Escrito por Grace Lynn
O Instagram está enfrentando o gigante da mídia YouTube com o lançamento de sua nova plataforma de mídia social: o IGTV. A empresa do Facebook está buscando uma forma de expandir sua oferta, alcançar novos clientes e aumentar o uso do seu app, mesmo que isso signifique pegar emprestado usuários de outra plataforma.
O IGTV ainda é novo, e as marcas ainda estão buscando formas de aproveitar o recurso.
Mas existe um pouco de confusão em torno dele e se as marcas devem ou não utilizá-lo.
O que é o IGTV?
O IGTV é a nova plataforma de vídeos longos do Instagram. Ela acomoda vídeos de até uma hora para os usuários e marcas mais influentes da rede. Os fundadores do Instagram esperam que, com o novo recurso, o app se torne um ambiente mais propício à navegação e que os usuários passem mais tempo na plataforma.
O IGTV é diferente dos stories do Instagram porque os criadores têm um canal separado onde podem armazenar conteúdo dentro de suas contas. Também existe um aplicativo separado do IGTV. O foco da plataforma é o uso do vídeo vertical que, embora já seja bastante amplo, não é tanto quanto os vídeos horizontais de outros canais como YouTube ou Facebook.
Por que as marcas estão prestando atenção?
O IGTV é mais um recurso de uma plataforma em crescimento acelerado que pode ser usado pelas marcas para se conectarem com seus consumidores. Assim como com os outros recursos, o Instagram está incentivando o uso do IGTV adicionando notificações de novos vídeos e dando a ele prioridade no app.
Não importa onde seus posts fiquem no feed de um usuário, seu post do IGTV estará no topo com uma notificação visível, o que é ótimo para a consciência de marca.
Então o que falta para algumas marcas entrarem nessa?
A existência do IGTV não significa que você deva mexer no seu conteúdo na horizontal. Em vez disso, é hora de começar algo do zero e abraçar o vídeo na vertical. Por isso, as marcas precisam de tempo para se adaptar e passar a criar conteúdo nesse novo formato.
Por enquanto, o IGTV só oferece insights básicos e não é possível pagar para destacar um vídeo, o que dificulta as marcas na hora de comprovar ROI. Quinze dias depois do recurso, já se via uma queda no uso. Algumas marcas ainda estão esperando para ver se o recurso vai fazer sucesso.
O IGTV é um recurso muito novo e pode ser uma ótima ferramenta para profissionais de marketing destacarem suas marcas. Quem souber sair na frente na tendência e seguir o fluxo pode conseguir excelentes resultados. Mesmo que o novo recurso não atenda a todas as expectativas, você poderá aprender muita coisa com ele.
Quatro exemplos de marcas que estão arrasando no IGTV
1. Spotify
O Spotify está usando o novo recurso para compartilhar histórias de bastidores dos artistas que têm músicas em seu app. A marca também está aderindo à tendência do formato vertical para garantir que o conteúdo pareça mais pessoal, menos produzido e mais alinhado com seu público.
2. Vistaprint
O Vistaprint está usando a plataforma para compartilhar histórias que encantem seus consumidores. A empresa está aproveitando a oportunidade de fazer vídeos mais longos e manter o formato vertical. Ao compartilhar histórias motivacionais sobre pequenas empresas, a Vistaprint está aumentando seu alcance na plataforma e elevando o significado da marca.
3. Airbnb
O Airbnb começou a usar o IGTV logo que foi lançado e é um ótimo exemplo de marca que faz experimentos com novas oportunidades. A empresa promove o que tem no site com vídeos mais longos e educacionais sobre cada oferta.
4. Vox Media
A Vox está usando o IGTV para compartilhar histórias das notícias mais recentes. Esse é um excelente exemplo da mudança do uso do vídeo em notícias e mídia. A marca está aproveitando a onda e entrando em um mundo ainda intocado para o Instagram.
Por que sua marca deveria considerar o IGTV? Pode ser muito bom estar entre os primeiros usuários a passarem a usar vídeos verticais em um app que tem centenas de milhões de usuários por dia. Compartilhar conteúdo de duração mais longa permite que você conte histórias mais profundas para mostrar diferentes dimensões de sua empresa e ficar mais próximo de seu público. Pode ser que o IGTV não emplaque, mas a plataforma está fazendo de tudo para promover o novo recurso, o que é também é uma boa oportunidade para promover seu conteúdo.
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