Antes de iniciar seu trabalho de Inbound Marketing é preciso entender a diferença entre funil de vendas e funil de marketing, que muitos acreditam representar o mesmo processo. Entenda neste artigo a diferença entre os termos e o que isso representa na formação e manutenção das estratégias Inbound.
O funil de marketing
Em uma estratégia Inbound, o funil de marketing existe para identificar o público atingido pelas ações inbound e separá-los em diferentes etapas rumo à conversão em leads.
Este trabalho é direcionado a identificar no público-alvo aquelas pessoas que têm potencial para tornarem-se clientes e desenvolver um relacionamento entre elas e a marca. O funil de marketing é dividido em quatro etapas distintas:
- Consciência: a primeira etapa consiste em, através das campanhas de marketing, chamar a atenção do público-alvo, fazendo-os interagir com a marca acessando seu website, landing pages, redes sociais e outros canais e adquirindo conhecimentos que possam, de alguma forma serem relacionados com a marca, seus valores, produtos e serviços.
- Interesse: A segunda etapa é voltada para a transformação do público visitante em leads, oferecendo mais conteúdos e materiais de interesse e, em troca, recebendo dados de contato destas pessoas que tiveram interesse em aprofundar seus conhecimentos, explorando mais do que a marca tem a oferecer em termos de conteúdo.
- Relacionamento: Agora que a marca já possui leads, converter o que é apenas um interesse em necessidade, fazendo com que os leads considerem adquirir produtos ou serviços que permitam que eles realizem suas necessidades, entre estes os oferecidos pela marca.
- Decisão: Por fim, sabendo que o lead não só conhece seus problemas e desejos e se interessa pelas soluções apresentadas, está na hora de apresentar argumentos de vendas, informações específicas de produtos e ofertas para com o intuito de converter o lead em cliente da empresa, está na hora de iniciar o funil de vendas.
O funil de vendas
Os leads que passam pelo funil de marketing, o que é o ideal dentro de uma estratégia Inbound, estão prontos para serem trabalhados pela equipe de vendas e entram em um outro fluxo, conhecido como funil de vendas.
Este fluxo pode ser definido de formas diferentes de acordo com cada negócio, já que a jornada de compra varia de acordo com a organização de cada empresa. Entretanto, todas as marcas seguem basicamente o mesmo caminho.
Os leads que chegam a serem trabalhados pela equipe de vendas passam por um processo de qualificação, onde a equipe de vendas conversa com o lead para entender se ele está, de fato pronto para ser trabalhado.
Depois o representante da marca recebe do lead um briefing de seus problemas e as soluções que procura e o vendedor então faz uma proposta levando em conta todo o conhecimento adquirido desde o funil de marketing. Assim, inicia-se o processo de negociação e, enfim, o fechamento da venda.
A importância dos funis
Os funis descritos neste artigo são igualmente relevantes para a estratégia de marketing digital, com o funil de marketing sendo trabalhado pela equipe de marketing, conquistando, nutrindo e preparando leads para serem trabalhados no funil de vendas.
Seguindo essas etapas, você garante leads com muito mais qualidade para a equipe de vendas e a própria equipe de vendas também consegue identificar mais facilmente se um lead está de fato pronto para o funil de vendas ou se deve ser retornado para o funil de marketing para ser mais trabalhado dentro dos fluxos Inbound.
Investindo em estratégias Inbound sua marca não só fortalece sua presença no imaginário dos consumidores como também tem muito mais assertividade no esforço de vendas. Quer implementar estratégias como estas no marketing de sua marca?
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