O Guaraná Antarctica decidiu suspender a exportação do produto até o fim de julho para 17 países que disputarão a Copa do Mundo, como forma de mostrar apoio ao Brasil, segundo a empresa.
Na lista da brincadeira da marca da Ambev estão Argentina, Alemanha, Bélgica, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Japão, Polônia, Suécia, Suíça, Austrália, Arábia Saudita, México, Peru e Uruguai.
“Não gostou? Vai reclamar com o papa”, diz o anúncio. “Ih, não, ele é argentino”, adiciona.
O slogan da campanha é “Tudo pela Seleção” e a criação da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi. A marca tem parceria com a seleção brasileira desde 2002 e tem contrato com o atacante Gabriel Jesus.
“Vamos proteger a nossa ‘fórmula mágica da brasilidade’ dos nossos adversários temporariamente. Esse é o jeito Guaraná de torcer, passar confiança e fortalecer ainda mais o elo entre o refrigerante mais brasileiro de todos, a seleção e os nossos torcedores”, comenta Felipe Ghiotto, diretor de marketing do Guaraná Antarctica.
De acordo com Ghiotto, além da exportação do produto final, o envio de insumos para os países em que há fábrica própria também será suspenso até o fim de julho. “O abastecimento nesses locais durante o período depende do estoque de Guaraná que cada país tem”, diz.
Segundo a empresa, a exportação é feita geralmente para cerca de 50 países e, durante a Copa, os outros territórios que não disputam o torneio receberão o produto.
O diretor de marketing afirma que não teme perder mercado, pois a ação será por um período curto e o produto não será retirado desses locais —apenas não serão enviados. Valores de exportação e resultados não são divulgados.
“Essa é uma campanha que não tem nenhum objetivo de segregar, mas de unir quem está com a gente em território nacional, em um momento onde todos estão juntos torcendo pelo mesmo objetivo”, diz.
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