Utilizando os princípios da neurociência em conjunto com as estratégias de marketing, o neuromarketing é trabalhado em conteúdos e ações planejadas para oferecer estímulos e causar reações específicas no público-alvo.
Fazendo análises de como seu público reage a certos conteúdos nos diferentes canais digitais e consultando pesquisas e estudos sobre o comportamento das pessoas no ambiente digital, você pode traçar estratégias diferenciadas e gerar resultados incríveis.
Veja como aplicar o neuromarketing nas estratégias de sua marca no ambiente digital para gerar resultados mais relevantes.
Neuromarketing: gatilhos mentais
Para incentivar ações de conversão em seu público, é possível trabalhar com gatilhos mentais. Estes, são estímulos que levam os seres humanos a tomarem decisões impulsivas, pois o cérebro entende que é preciso agir rapidamente.
Um destes gatilhos é a prova social. A neurociência mostra que nós somos seres sociáveis e temos uma tendência a seguir as decisões da maioria. Mostre ao seu público que outras pessoas já converteram e ele terá o impulso de converter também.
Outro gatilho importante é a urgência. Ofertas limitadas de produtos ou serviços, descontos por tempo determinado ou vagas limitadas informam o cérebro humano da urgência para se tomar uma decisão e a tendência é agirmos por impulso.
Um exemplo de utilização de gatilho mental para gerar conversões é a Black Friday, que deixa milhões de pessoas simplesmente sedentas por consumir as ofertas, que nem sempre são as melhores do mercado.
Neuromarketing: uso das cores
A percepção do público com relação a um conteúdo e uma marca tem muito a ver com as cores utilizadas.
Os seres humanos tem, psicologicamente, a tendência de associar cores a sentimentos e você pode utilizar esta percepção humana para gerar resultados mais interessantes para sua marca.
O site Viver de Blog fez um incrível infográfico explicando como as cores influenciam no comportamento do público e você pode acompanhá-lo ao final deste artigo.
Neuromarketing: ofereça poucas escolhas
Segundo uma pesquisa da Universidade de Columbia nos Estados Unidos – o excesso de opções, tende a confundir os consumidores, que ficam indecisos e não conseguem tomar uma decisão.
Isso faz com que muitas pessoas ou deixem a decisão para uma outra oportunidade ou evitem a decisão por completo, o que é terrível para quem busca realizar conversões no ambiente digital.
Tenha foco em suas estratégias de marketing digital, escolha os produtos ou serviços que você deseja trabalhar, apresente ao público, ofereça argumentos de venda e facilite a decisão das pessoas.
Neuromarketing: colete e analise dados e faça testes A/B
A neurociência é uma ciência que estuda o comportamento humano e demonstra por amostragem como as pessoas costumam reagir aos estímulos externos.
Só que os seres humanos são complexos e é claro que existem outros contextos que podem influenciar na forma como um grupo de pessoas reage a certos estímulos.
Por isso é extremamente importante que você acompanhe como seu público-alvo reage às suas estratégias de marketing, colete todos os dados possíveis com plataformas de business inteligence e molde suas estratégias de acordo com o que funciona melhor para seu negócio.
Tente também fazer testes A/B em seus conteúdos para saber quais cores e quais calls to action geram mais conversões com seu público.
Testes e análises constantes te ajudam a conhecer mais seu público-alvo e fazer ajustes para otimizar resultados.
Neuromarketing: contrate especialistas para aplicar estratégias eficientes
Tudo o que foi discutido neste artigo representa apenas alguns aspectos do neuromarketing que você pode trabalhar, mas existem diferentes relações entre o marketing, a neurociência, psicologia e comportamento humano que podem alimentar suas estratégias digitais.
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