terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

10 perguntas a fazer antes de contratar um fornecedor de Marketing Digital


Yuri Moreno *
23/02/2018 - 13h50
Apenas pesquisar não é o bastante: você deve compreender sobre as capacidades e abordagens de cada candidato e como são suas core competencies
Procurando uma empresa de Marketing Digital que aumente sua presença online e trabalhe seu Business?
Antes de fechar parceria, veja o que você precisa saber para contratar a uma agência de Marketing Digital. Afinal, neste vasto mar chamado Brasil, mais de 90% das agências afirmaram prestar serviços online e muitas delas se denominam como de comunicação, Inbound Marketing, 360º, performance, branding e outros títulos, segundo pesquisa Panorama das Agências Digitais.
Essa pluralidade pode deixar até mesmo os marinheiros mais experientes perdidos. Apenas pesquisar não é o bastante: você deve compreender sobre as capacidades e abordagem de cada candidato e como são as core competencies (ou competências chave) que diferem uma empresa da outra.
As melhores e mais bem sucedidas delas não sentem como se estivessem trabalhando para o seu negócio como um serviço terceirizado, e sim como parte de sua equipe. São profissionais que se esforçam para colaborar e ouvir, se dedicam a construir, medir, analisar e melhorar continuamente com você, ao invés de para você.
Algumas questões que você deve lançar para a agência que estiver prospectando e que irão ajudar na decisão pelo parceiro ideal são:
1) Como vocês irão me destacar dos meus competidores?A agência precisa entender seu público-alvo e o que você, diferente dos outros concorrentes, pode oferecer a ele. 
2) O quanto você sabe sobre meu tipo de negócio?O marketing digital B2C e B2B exige diferentes estratégias e ferramentas. Uma agência que tenha experiência em trabalhar com empresas similares à sua pode ter uma vantagem em obter os resultados que você espera. Além disso, pergunte se ela pode fornecer estudos de caso ou histórias de sucesso.
3) Você pode dar alguma amostra do seu trabalho?Para quaisquer serviços que você pretenda contratar, peça para ver exemplos: design de sites, conteúdo de blog, white papers, cópia de um email marketing, e assim por diante.
4) Como iremos nos comunicar?
Descubra com quem você estará trabalhando regularmente e com que frequência você manterá contato. Será abordado apenas um ponto de contato ou quem quer que esteja disponível no momento?
5) Como você se reportará sobre o nosso progresso?
A agência fornecerá um relatório e um resumo fácil de ler? Qual a periodicidade? Haverá  uma reunião que guie sua empresa sobre o relatório ou apenas um envio detalhado do mesmo por email? Qual o formato da reunião? descubra quanto tempo é dedicado à estratégia colaborativa antes de cada entrega.
6) De quanto tempo será o contrato?Lembre-se: O marketing digital é sinônimo de confiança, onde leva-se tempo para cultivar e crescer resultados. Uma agência deve ser capaz de entender o seu negócio e dar início às suas campanhas de marketing, mas é essencial ter em mente que efeitos substanciais demoram a aparecer- Portanto, nada de abandonar seu parceiro após o primeiro mês se você não tiver retorno.
7) Quais serão as nossas responsabilidades?A sua atuação e a de seu parceiro deverão ser bem delimitadas. Quem fica responsável pelo quê? Publicar no blog, desenvolver respostas para comentários, etc.
8) Como é o workflow dos processos? Peça para que falem mais sobre o fluxo do trabalho relativo. Como eles planejam aumentar o tráfego orgânico do seu site? E o trabalho com as diferentes equipes (SEO, Anúncios patrocinados, Conteúdo)? 
9) Que tipos de conteúdo diferenciados são produzidos?Descubra se a agência tem experiência produzindo conteúdos que vão além do básico: roteiros de vídeo, animações curtas, campanhas de e-mail, whitepapers, transmissões ao vivo.
10) Quais métricas estão incluídas em um relatório padrão?CPC, CTR,  taxa de conversão de palavras-chave e landing pages - a agência deve fornecer relatórios fáceis de ler e que deixam claro como suas campanhas foram realizadas. Importante abordar também quais mudanças são geralmente ser feitas, tanto a curto quanto longo prazo, para métricas que se podem se mostrar insuficientes.

(*) Yuri Moreno é estrategista de marketing, com foco em aquisição e consultor em novas tecnologias

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