Esqueça os métodos tradicionais de aprendizado. Se você deseja que seus colaboradores assimilem com facilidade o conteúdo apresentado nos treinamentos corporativos é melhor investir na gamificação.
Jogos são capazes de aguçar a criatividade e, segundo a pesquisa realizada pelo departamento de psicologia da Leiden University, na Holanda, também contribuem para um raciocínio mais rápido. De acordo com Gabe Zichermann, autor do livro The Gamification Revolution, a gamificação ou gamification, em inglês, tem como base a aplicação do mecanismo e do raciocínio da criação de jogos em diversas atividades, tornando-as mais interessantes e proporcionando uma boa experiência para o público-alvo.
Nos Estados Unidos, por exemplo, algumas organizações têm utilizado esse método para reter profissionais e diminuir o índice de turnover – rotatividade de funcionários – por meio de treinamentos corporativos. Eles perceberam que com ele é possível melhorar a interação entre o colaborador e seu trabalho, assim como seu desempenho diante da concorrência.
Gabe Zichermann ressalta a importância de alinhar incentivos e motivação para aumentar a produtividade e, consequentemente, o desempenho dos colaboradores. Uma forma de fazer isso é investindo em desafios e missões, conquistas e recompensas e, em rankings.
A Samsung foi uma das primeiras empresas a encorporar o gamification e lançou o primeiro website gamificado da indústria de eletrônicos. Por meio do Samsung Nation os clientes mais leais podem competir por emblemas, pontos e outras recompensas ao assistir a vídeos institucionais, comentar em artigos e analisar produtos.
Outra empresa que também investiu na gamificação foi a Salesforce. Por meio do aplicativo Nitro os gerentes de vendas podem definir campanhas e competições motivacionais que recompensem vendedores ao baterem metas.
Entre os benefícios de aplicar o conceito de gamificação em webinars e treinamentos online estão o autoconhecimento e a autoavaliação. Os profissionais precisam se sentir ligados ao trabalho para poderem evoluir continuamente e as capacitações são importantes para isso. Nesse formato de aprendizado eles melhoram suas habilidades no próprio ritmo ao perceberem seus pontos fracos, ultrapassá-los e serem reconhecidos pelos esforços. O autodesafio também é um ponto-chave para motivá-los.
A gamificação também aumenta a coletividade. Quando aplicado em um treinamento para um time de colaboradores, pode promover empatia e trabalho em equipe, eliminando as diferenças e levando todos a se esforçarem para alcançar um mesmo objetivo.
Agora você entende como é importante investir nessa tendência em aprendizado?
Confira 4 dicas rápidas para implementar a gamificação nos treinamentos online de sua empresa:
1 – Defina os objetivos do treinamento antes de pensar em como você irá aplicar a gamificação no mesmo;
2 – Crie um enredo que envolva os participantes da capacitação – é preciso integrar informação relevante com inovação;
3 – Foque no aprendizado e em como a gamificação pode facilitar a compreensão das informações por parte de seus funcionários;
4 – Pense em uma gestão da informação que seja capaz de mensurar ações e indicadores que avaliem os resultados junto aos colaboradores.
2 – Crie um enredo que envolva os participantes da capacitação – é preciso integrar informação relevante com inovação;
3 – Foque no aprendizado e em como a gamificação pode facilitar a compreensão das informações por parte de seus funcionários;
4 – Pense em uma gestão da informação que seja capaz de mensurar ações e indicadores que avaliem os resultados junto aos colaboradores.
Como você já descobriu que é possível criar webinars utilizando a gamificação para interagir e aumentar o engajamento em seus treinamentos online, veja também a importância do fast training para capacitar seus colaboradores e mais dicas para captar a atenção dos mesmos. Conte com a Eventials para aprimorar ainda mais o conhecimento de sua equipe!
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