sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
Anatomia do vendedor: 14 dicas para ser um gerente melhor.
Gestão de pessoas é muito mais uma arte do que uma ciência. Não existe uma fórmula secreta ou conjunto de regras a seguir. Como qualquer arte verdadeira é preciso estilo pessoal e um compromisso incansável para desenvolver essa arte. Vamos alistar algumas dicas que podem ajudar gestores, em especial gestores em início de carreira (em gestão):
1- Livre sua mente da palavra “gerente” e substitua-o por “líder”. Líderes não precisam de títulos ou promoções, são pessoas que inspiram e motivam sem levar em conta a configuração ou a equipe. Líderes são seguidos, lembre-se disso.
2- Mantenha um bom senso de humor. O bom humor te torna acessível e ajuda a manter a perspectiva da equipe. Não se muito a sério (que o leitor use de discernimento!). É muito mais fácil para um membro de sua equipe conversar com um gestor que sabe que tem bom humor que um gestor que vive “de cara fechada”. E você quer que sua equipe se sinta à vontade para conversar com você, certo?
3- Lembre-se que seus subordinados diretos são pessoas. Eles não são recursos e eles não são capital humano. São pessoas com famílias, sentimentos e problemas. Não é possível separar o trabalho da vida doméstica. Esteja ciente de que as pessoas têm vidas pessoais e faça o melhor que puder para ser sensível a elas. Trate todos como iguais, independentemente do seu título ou posição. Lembre-se de sorrir muito e manter sempre um comportamento agradável.
4- Conheça os seus pontos fortes e fracos. Conheça os pontos fortes de sua equipe, bem como a fraqueza e permita a melhoria. Sabendo quais são os pontos fracos, trabalhe cada um deles, sempre, para otimizar resultados.
5- Tenha um plano claro do que precisa ser feito. ”não ter um plano significa que o plano é falhar.” Defina metas de longo e de curto prazo. Monte um cronograma e o acompanhe de perto.
6- Seja decisivo. Quando perguntado sobre sua opinião, você deve tê-la bem pensada e apresentá-la de forma convincente. Você não deve vacilar. Para as grandes decisões, estabeleça um prazo,e cumpra o prazo. Se alguém oferecer um argumento que o convença a mudar uma decisão, reconheça a boa nova ideia e aja de acordo.
7- Comunique suas expectativas. Coloque-as por escrito, sempre que possível.Solicite feedback das pessoas que gerencia, sobre como estão lidando com as expectativas que você tem sobre eles ou sobre um projeto. Saiba o que eles esperam de você. Aceite quaisquer criticas e veja o que você pode fazer para melhorar como gestor.
8- Ter uma compreensão clara em sua mente de coisas que você pode mudar e as coisas que você não pode. simplesmente aceitar as coisas que você não pode mudar e não perca tempo com elas. Em seguida, concentre todos os seus esforços nas coisas que você pode mudar. Pessoas orientadas à ação são sempre bem sucedidas.
9- Lembre-se de que as coisas diferentes motivam pessoas diferentes e que as pessoas vão fazer o que elas têm incentivo para fazer. É o seu trabalho se certificar de que os seus incentivos coincidem com seus objetivos. A melhor forma de “premiar” um vendedor sempre é financeiramente, mas existem várias outras coisas que motivam: viagens, um troféu (funciona bem e deve ser acompanhado de uma “cerimonia de entrega”, o objetivo é valorizar o profissional), um produto que você saiba que seja de interesse e assim por diante. Saiba o que funciona em sua equipe e faça!
10- Manter a confiança de todos na organização. Gestores freqüentemente têm acesso a mais informações do que os outros funcionários. É imperativo que você nunca traia a confiança da empresa, o seu gerente, seus colegas, ou seus empregados.Certifique-se de que as pessoas podem confiar em você.
11- Seja consistente. Suas ações e reações devem ser consistentes. Você não quer ser o tipo de gerente que todo mundo pergunta que tipo de humor que você está em antes de se aproximar de você com um problema.
12- Concentre-se apenas em soluções e não em problemas. Pessoas querem estar perto de pessoas que são orientadas por soluções.
13- Contrate devagar e demita rapidamente. Tome seu tempo contratando pessoas de boa qualidade. Quando for contratar, entreviste várias pessoas entrevistar e faça uma análise completa de cada candidato pré selecionado. E se você tiver em sua equipe uma pessoa com uma personalidade perturbadora, que possa prejudicar sua equipe ou uma pessoa que não consegue realizar o que você precisa, tome todas as medidas para se livrar deles o mais rápido possível.
14 -Seja flexível. Caso precise mudar o rumo de uma decisão, não tenha medo de mudar. Se você ver que uma decisão tomada poderá acarretar em problemas, mude sem medo e se precisar, explique à sua equipe os motivos da mudança.
Fonte: http://falandodeconsultoria.wordpress.com/
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Boa noite! Obrigado por postar meu artigo em seu blog. Apenas peço que você indique a fonte do artigo, que é http://falandodeconsultoria.wordpress.com/2014/02/24/anatomia-do-vendedor-14-dicas-para-ser-um-gerente-melhor/
ResponderExcluirNovamente agradeço pela postagem e estou seguro que você deve ter se esquecido de colocar a fonte.
Abraços!
Marco Assis