Especialista mundial em marketing digital, Martha Gabriel, comenta as três principais megatendências do marketing para 2013.
Quando um ciclo se encerra, é natural avaliarmos os resultados que obtivemos e nos prepararmos para o ciclo seguinte, que se inicia. É assim todo ano e agora não poderia ser diferente. O que 2013 nos reserva? Segundo Ray Kurzweil –futurista, inventor e autor de best-sellers–, estamos vivendo a Era do Crescimento Exponencial e, portanto, a velocidade de transformações que temos experimentado nesses 12 primeiros anos do Século XXI tende a continuar vertiginosa.
No entanto, apesar de as transformações tecnológicas que nos cercam serem muito rápidas, as megatendências da última década permanecem as mesmas em 2013 –o que tem variado de ano para ano é o quanto cada uma dessas tendências se dissemina e se torna mais imediata. Por exemplo, a realidade aumentada e o uso de mobile tags (QRcodes) têm sido tendências há anos. No entanto, podemos dizer que 2012 foi o ano em que os QRcodes se firmaram enquanto a realidade aumentada ainda não se tornou mainstream, ainda não está em voga.
Assim, não temos grandes novidades para 2013 em termos de megatendências, mas estamos na iminência da consolidação de diversas delas.
Assim, meu objetivo, aqui, é trazer as três principais tendências de marketing para 2013, ou seja, aquelas que acredito impactarão mais rapidamente o mercado nesse ano e que, portanto, as empresas devem prestar mais atenção.
1. Mobile:
Apesar de o mobile ser tendência já há quase uma década e ter se disseminado amplamente em 2012, a maior parte das empresas ainda não está investindo em mobile –tanto no que se refere aos seus sites quanto aos investimentos de mídia.
No entanto, as pessoas “já são mobile”. Temos testemunhado uma epidemia de mobilidade por meio da popularização dos smartphones e tablets; as estatísticas apontam que em 2014 o acesso mobile ultrapassará o acesso desktop à internet; estudos mostram que os smartphones estão se tornando cada vez mais parte de nós, extensão dos nossos corpos, e que isso tudo tem transformado o comportamento das pessoas virtualmente em todas as áreas de suas vidas –relacionamento, educação, entretenimento, compras etc. A navegação em multitelas já é um fenômeno que está revolucionando a TV e demais mídias tradicionais.
Pois bem, cada vez mais as pessoas chegarão aos nossos produtos, marcas e empresas por meio do mobile. Você tem um site móvel que oferece boas experiências para o seu público? O mobile –mídia paga, ganha e própria– deveria ser prioridade nas empresas em 2013.
2. Sustentabilidade
Sem dúvida, sustentabilidade tem sido tendência também há mais de uma década e não é novidade. No entanto, conforme a população do planeta cresce, novos desafios em sustentabilidade surgem e, enquanto não resolvermos essa equação, sustentabilidade continuará entre as principais tendências de todas as áreas do conhecimento.
Ações de consumo colaborativo e economia de felicidade são exemplos de tendências associadas a sustentabilidade, que estão intimamente relacionadas a marketing, e que podem e devem ser incluídas nas ações de 2013 para o bem das empresas e de todos.
3. Transmedia storytelling
Vivemos uma era da comunicação fragmentada e sobrecarga informacional de forma que ninguém mais consegue forçar um indivíduo a prestar atenção ao que não for relevante para ele. A atenção das pessoas se tornou o principal e mais valioso ativo de marketing das empresas.
Nesse contexto, uma das maneiras mais eficientes de chamar a atenção das pessoas e causar engajamento é por meio de alinhamento de valores compartilhados, embutindo nossos produtos e marcas em histórias que transportam esses valores. Por isso, transmedia storytelling desponta como uma das principais ferramentas de marketing, tornando-se uma das tendências mais imediatas. Como já dizia Platão, “quem conta as histórias controla o mundo”.
Apesar dessas tendências serem as três mais iminentes para ações de marketing, devemos também ficar constantemente de olho em todas as megatendências que vêm se delineando ao longo da última década (cloud computing, big-data, gamefication, social everything, realidade aumentada, internet das coisas, vídeo, interfaces gestuais etc.), tanto no que se refere a tecnologia quanto a impactos no comportamento do consumidor. Como tempo e dinheiro são recursos limitados para qualquer empresa, a inteligência consiste em estar antenado para escolher em quais tendências investir no momento certo.
Saiba mais sobre transmedia storytelling (vídeo com Martha Gabriel).
*Martha Gabriel é pesquisadora, professora e coordenadora do MBA em Marketing da HSM Educação
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