domingo, 29 de julho de 2012

Livro de Gestão Estratégica de Marca

Publicado por


Nossa indicação dessa semana é o livro Gestão Estratégica de Marca de autoria de Kevin Lanne Keller e Marcos Machado. A obra aborda o bem mais valioso de uma empresa, a marca.
Uma marca, mesmo sendo um ativo intangível e valioso, criar e mantê-la representa um grande desafio. O conceito “brand equity” fornece aos profissionais de marketing um denominador comum para interpretar os efeitos potenciais de diferentes estratégias para as marcas. O “brand equity” representa o valor agregado a um produto como resultado de investimentos anteriores em uma marca.
O livro está dividido em nove capítulos que abordam os seguintes temas:
- Capítulo 1: definição de marca e o papel que ela desempenha nas estratégias de marketing e gestão de marca;
- Capítulo 2: apresenta o conceito de brand equity baseado no cliente, esboça sua estrutura e resume diretrizes para sua construção, mensuração e gerenciamento;
- Capítulo 3: desenvolve um modelo conceitual do conhecimento de marca e aborda a importante questão do posicionamento;
- Capítulo 4: aborda o primeiro tópico de construção do brand equity, ou seja, escolhendo elementos de marca (nomes de marca, logotipos, símbolos, slogans, etc);
- Capítulo 5 e 6: construção do brand equity, que se dá por meio de otimização do mix de marketing ;
- Capítulo 7: examina a alavancagem de associações secundárias de outras entidades (por exemplo: empresas, regiões, pessoas, outras marcas e assim por diante);
- Capítulo 8: considera questões relacionadas a estratégias de arquitetura de marcas (por exemplo, quais elementos de marca uma empresa opta por utilizar nos vários produtos que comercializa) e mostra como brandy equity pode ser maximizado por meio de todos os diferentes produtos e marcas de uma empresa;
- Capítulo 9: esboça os prós e os contras de extensões de marca e desenvolve diretrizes para sua avaliação e para introdução de novos produtos.
Uma verdadeira bíblia do Branding e Gestão de Marcas! #ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário