terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O que a empresa ganha com a Gestão da Qualidade?

Olá! Hoje o tema abordado está relacionado diretamente em uma área um tanto quanto conhecida pelas empresas por sua capacidade de estar à frente de ações relacionadas à melhoria continua da Qualidade, ou seja, já pensou como seria a sua empresa hoje sem a Gestão da Qualidade?


Abaixo relacionei alguns fatores que considero muito importante para uma empresa, e isso se torna possível quando a mesma tem em sua estrutura um setor de Gestão da Qualidade muito bem estruturado com profissionais determinados nas atividades e não podemos esquecer que este setor depende também de ter uma estrutura adequada para suas necessidades.

- Objetividade no desempenho de metas

Como seria ter metas definidas sem ter acompanhamento dos resultados e das ações que contribuíram para estas realizações? Por isso digo que objetividade esta atrelada não somente na meta, mas sim, fazer acontecer. Isso é um problema, quando ações são promovidas aos ventos, sem registros e acompanhamento, pois os históricos dos ganhos se perdem, e isso é claro a história da empresa relacionada à melhoria também.

- Padronização de seus procedimentos internos

Uma coisa é apresentar um determinado processo e outra é treinar e qualificar este mesmo processo com dados e informações padronizadas, lembre-se que todo o processo deve estar formalizado como um procedimento com objetivo de adequar suas etapas e este mesmo procedimento servirá como manual deste já citado processo.

- Avaliação continua de resultados

Resultados devem estar atrelados por uma ação determinada por uma necessidade, então avaliar este comportamento é necessário, e sempre quando os resultados não atingir o desejável, devemos analisar e planejar novamente, portanto a Gestão da Qualidade tem a função de juntamente com demais setores tornarem esta ação um hábito diária.

- Adequações de melhorias internas

Uma das funções de um setor de Gestão da Qualidade é estar envolvido na melhoria interna e externa da empresa, pensando sempre que melhorias devem estar de fato envolvidas nos ganhos de uma organização, para isso é sempre muito bom estar diretamente a Gestão da Qualidade ligada aos processos de produção, onde os profissionais sempre tem algo a dizer, e ouvir é um dos pontos chaves do sucesso, porém a melhoria esta sempre dependendo de um fluxo, sendo ele:

Ouvir ou detectar a necessidade de melhoria;

Analisar

Planejar ação

Avaliar os resultados.

- Representação

O Representante da direção é sempre o funcionário da empresa conhecido também como Gestor da Qualidade, analista da Qualidade e ou conforme determinação da empresa responsável pela administração deste setor, lembrando que o Gestor da Qualidade deve estar sempre voltado para as atividades da Qualidade, ou seja, processos de implementação, Gestão, treinamento e auditorias internas e externas diante de uma certificadora para o processo de certificação ou manutenção de um certificado normalizado e outras atividades oriundas deste cargo, mas onde a empresa ganha com este funcionário? Este funcionário este sempre focado no tema Qualidade e a excelência deste setor para melhores resultados da empresa.

Os resultados sempre estão atrelados à direção de uma empresa, onde resultados devem ser vistos como ganhos, mas muitas vezes este resultados necessita-se de investimentos, avaliar investimentos sempre requer um tempo, mas enfim a Gestão da Qualidade não deve ser acumulo de funções e se necessário este setor devem ser desenvolvido em grupo, seja na parte de documentação, metrologia e outros, mas depende da visão de cada empresa.

Mas embora estes argumentos já citado, eu ressalto que muitas empresas tiveram ótimos ganhos e até mesmo crescimento resultante deste setor, a visão da direção da empresa é determinante para este sucesso, mas como profissional da área por mais de 10 anos, digo, empresas são resultantes da ação humana, e claro, ter um grupo falando todos os dias sobre Qualidade e sua excelência não é nada ruim.

Lembre-se de que Gestão da Qualidade é sempre ações e resultados. Se sua empresa não tem ainda um setor com foco na Gestão da Qualidade, procure um profissional desta área, pois seus resultados irão mudar rapidamente, porém é válido lembrar que a Qualificação deste funcionário deve estar sempre em pauta, pois a visão deste é baseada em sua formação.

Enfim os ganhos com este setor são infindáveis,dependendo da parceria de um profissional Qualificado e a direção da empresa.



Zafenate P. Desidério

Idealizador/Fundador e editor de Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário