domingo, 4 de junho de 2017

Como escrever uma boa redação na entrevista de emprego?

Para estimular e ajudar quem está participando de entrevistas, elaborei algumas estratégias para escrever uma excelente redação. Essas dicas podem ser úteis para processos de seleção, concursos e provas. Compartilho um pouco do meu conhecimento como jornalista para contribuir com os profissionais que estão em busca de oportunidade e emprego. Se você me enviar o seu texto, comprometo-me a revisar e dar dicas de aperfeiçoamento de linguagem gratuitamente. Se tiver dificuldades em aplicar minhas dicas, pode perguntar. Se cada um ajudar um pouco, construiremos uma corrente do bem.
- Um texto pode ser construído das seguintes formas: introduzindo o assunto principal no primeiro parágrafo ou criando uma história interessante que prenda a atenção e deixando para desenvolver o tema principal no segundo parágrafo.
- Se o tema for sugerido, você precisa estar atualizado sobre o assunto para desenvolver a sua ideia de forma inteligente. Caso o tema seja livre, aproveite para falar um pouco sobre a sua profissão, as novas tendências do mercado e como as dificuldades podem ser transformadas em oportunidades.
-  Uma sugestão que sempre funciona: responda no primeiro parágrafo as perguntas: o quê, quem, como, por quê, para quê e onde.
- Deixe para escolher o título por último, pois você poderá utilizar uma frase do próprio texto ou palavras-chave.
- Coloque o verbo do título sempre no presente e não use ponto final.
- Lembre-se que todo texto precisa ter começo, meio e fim.
- Evite escrever frases muito longas, com mais de duas linhas. Sempre é melhor colocar um ponto final do que usar muitas vírgulas.
- Faça um texto curto, direto e de fácil entendimento. Evite ser prolixo.
- Histórias pessoais e profissionais relacionadas a bons valores e boas práticas no ambiente de trabalho são bem-vindas.Você pode começar ou terminar o texto contando uma história.
- Leia muito para ter criatividade e um rico vocabulário.
- Pratique bastante. Escreva redações sobre assuntos variados. Escolha temas diversificados como economia, política, ciência, saúde, esportes, artes ou a sua área de atuação (arquitetura, medicina, enfermagem, engenharia, informática, educação, literatura, etc.). Exemplo: pesquise sobre o cenário político e como a Lava-Jato impactou na sociedade. Depois escreva um artigo opinando sobre como você, profissional, enxerga os impactos desse trabalho na sua carreira, na sociedade e no mundo.
- Conte estórias reais ou use metáforas. Exemplo: para explicar que sem um objetivo, não há caminho a seguir, o escritor Lewis Carroll, autor do livro Alice no País das Maravilhas, conta que em determinado ponto da floresta, completamente perdida, Alice se vê diante de vários caminhos. De repente ela vê o Gato Risonho e pergunta em que direção deveria seguir. Ele, então, pergunta aonde ela gostaria de ir. A menina responde que não sabe. Então, o Gato lhe diz: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve!”

Gostou do artigo? Siga-me nas redes sociais. Blog: http://cultecia.wordpress.com - Instagram: _vanessagts
Vanessa Guimarães é jornalista, consultora de Comunicação Corporativa e palestrante. Pós-graduada em Comunicação Organizacional Estratégica, com especialização em Liderança Integral na Unipaz. Fez curso de Empatia na School of Life Brazil e de Storytelling. Em 14 anos de carreira, sua trajetória profissional inclui experiência em jornal impresso, site, comunicação interna, endomarketing, planejamento estratégico e assessoria de imprensa. É autora do blog Cult & Cia. e de uma coluna na Obvious Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário