sexta-feira, 21 de julho de 2023

O Marketing por trás do filme da Barbie


Especialista analisa estratégias e reforça que storytelling traz novo fôlego para a marca, que vem se atualizando ao longo dos anosPor Priscilla Oliveira

O Marketing por trás do filme da Barbie

Nesta quinta, dia 20 de julho, os cinemas brasileiros receberão finalmente o longa-metragem da Barbie. O filme é um dos lançamentos mais esperados dos últimos tempos e conseguiu um feito raro na indústria do cinema: após o filme registrar a maior pré-venda do ano no Ingresso.com, ele se tornou o responsável pela maior pré-venda da Warner Bros. no Brasil.

O segredo por trás desse sucesso? O Marketing! A parceria da Mattel com a Warner Bros. resultou em um trabalho que une storytelling, nostalgia e branding. Isso porque a narrativa dos cinemas é única e pensada exclusivamente na geração atual. Ainda assim, o apelo nostálgico é grande, fazendo com que milhares de adultos queiram reviver no cinema a expectativa em torno da boneca tal quando eram crianças.

Muito mais do que um filme que busca alavancar a venda das Barbies, o longa-metragem chega com a estratégia de afirmar todo o branding da personagem – e isso não há o que negar. São dezenas de licenciamentos, de marcas de roupas até cosméticos, passando ainda por categorias como alimentação, higiene e, claro, brinquedos.

O Barbiecore, estilo colorido que envolve a personagem, foi abraçado no mundo todo e conquistou adultos e crianças. O filme, no entanto, foi classificado como 12 anos, excluindo os menores dessa parte tão importante que é o lançamento do filme. Se isso atrapalha nos resultados? De forma alguma.

“O buzz que a Mattel provocou com a produção do filme Barbie certamente impactará nas vendas da boneca e no aumento de licenciamentos em torno da marca. O Barbiecore já foi abraçado pelo mercado e vai atingir todos os públicos. Mesmo com uma narrativa adulta, o conceito da história é de consciência coletiva – eu sou diferente, mas tenho um lugar no mundo que vou encontrar. A Barbie não quer ser mais um estereótipo – ela quer criar novas jornadas e histórias”, contou Koca Machado, professora de Branded Content e Storytelling da ESPM e sócia do Grupo Sal, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Reposicionamento e vendas

A especialista ainda explica que a logline do filme entrega um reposicionamento da boneca e como ela está inserida no comportamento contemporâneo da sociedade: “Depois de ser expulsa da Barbieland por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade.”

Com isso, a Mattel conseguiu criar um grande buzz sobre a marca e sobre toda a transformação que ela viveu nas últimas décadas. “O filme impacta as vendas porque conta com uma ferramenta que antes a Barbie não tinha: uma história. Tudo que é falado em torno da Barbie foi criado pelo inconsciente coletivo. Loura, linda, com um corpo mais do que perfeito. Essa persona não tem mais lugar no mundo contemporâneo, nós queremos ser o que somos e a Barbie também. Sendo assim, deixa a Barbie contar a história dela para todos”, pontua Koca.

Somado à força da narrativa, a Mattel materializa a história com ícones pop. A Barbie é a Margot Robbie – literalmente uma Barbie do século 21, linda, atriz e influente. O mesmo para Ryan Gosling, que encanta o público desde que era criança, na Disney Channel. A música é da Billie Eilish, uma das artistas mais aclamadas pelos jovens.

“É fórmula de sucesso em posicionamento, narrativa e uma história para todas as gerações. Vai vender boneca, vai distribuir licenciamento para produtos e vai iniciar mais uma franquia: Barbie, o filme. A narrativa é viva e tende a acompanhar a evolução dos tempos e das pessoas”, analisa a professora de Branded Content e Storytelling da ESPM.

 

Brand Equity

A Barbie é uma das marcas com maior Brand Equity do mundo. Seu valor não está diretamente ligado à precificação da imagem da Mattel e sim ao seu valor agregado ao que ela está ligada. Tudo o que é possível mensurar no Marketing e melhorar o branding, ela já tem aperfeiçoado: brand preference, brand experience, brand association, brand awareness, brand loyalty e perceived quality.

Para que isso ocorresse de forma ordenada foi preciso criar um planejamento conciso e realista a respeito de tudo o que circunda a marca no mercado, desde os hábitos de consumo e nível de satisfação dos clientes, até ações frequentes para reforçar o Brand Experience. Então, ao se antecipar às tendências, a Barbie construía uma relação com os consumidores de vanguardista.

Apesar do estereótipo do corpo esguio inicial, a boneca ganhou versões atualizadas que iam desde a profissão à diversidade de corpos, chegando até a lançar recentemente uma versão trans em homenagem à atriz Laverne Cox. A pluralidade de lançamentos incluindo nomes relevantes do mercado fez um grande diferencial para a marca se tornar sempre jovem. Nicky Minaj, J.Lo, Frida Kahlo, Cher, além de collabs com grandes estilistas e versões de personagens da Disney tornou a boneca um referencial quanto ao quesito inovação no mercado de brinquedos.

Uma boneca com um pé no futuro 

Antes mesmo da criação dos avatares das marcas, a Barbie já iniciava sua vida digital com uma conta própria no Instagram, postando seu dia a dia e atividades. “A Barbie andou para que a Magalu pudesse correr. Ela sempre se associou às marcas e aderiu às tendências globais. Ela falava de diversidade antes mesmo que outras empresas falassem disso”, contou Carla Ramalho Panício, especialista em marca e beleza.

Mesmo nos momentos mais difíceis, em que viu sua marca perder espaço de maior fabricante de brinquedos do mundo para a Lego, entre 2013 e 2020, ela seguiu inovando e construindo novas narrativas. “Alguns fatores foram responsáveis por essa queda, como o fato das pessoas terem menos filhos, o aumento na preferência por jogos eletrônicos e a rotina mais atribulada das crianças que passam mais tempo em escolas e cursos do que brincando. A Barbie também teve dificuldade de entrar no mercado chinês, algo que impacta as vendas”, analisou Carla.

É nesse ponto que a live action da Barbie chega para impulsionar e renovar a imagem da boneca no mundo. “A Mattel aproveitou para imergir o consumidor no universo da Barbie que já estava esquecido e usou as redes sociais para isso, com conta para o filme e até filtro que utiliza inteligência artificial”, avaliou Carla Ramalho Panício.

Como se não bastassem todas as ações, collabs, licenciamentos e buzz, a atriz principal do filme levou a experiência da boneca a outro patamar: apareceu nas premieres do filme vestindo looks idênticos aos da Barbie tal qual uma versão humanizada. “Você pode ser uma marca antiga e se manter relevante, mas tem que ter um ouvido atento ao consumidor e outro mais ainda às tendências e movimentos do mercado, se associando à marcas e parceiros que corroborem seu propósito, mas mantendo fiel aos seus valores”, conclui Carla.

3 lições que o Marketing do filme da Barbie ensina sobre lançamento de produtos

 


Especialista aponta que estratégia do filme pode ser usada no lançamento de diversos tipos de produtos

3 lições que o Marketing do filme da Barbie ensina sobre lançamento de produtos

O novo filme da Barbie será lançado nesta quinta, dia 20 de julho, mas há mais de um ano tem posto em prática diversas estratégias de Marketing que contribuíram para torná-lo o filme mais aguardado do ano. De acordo com a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula, a estratégia do lançamento de Barbie se baseia em princípios importantes do Marketing que podem ajudar empresas no lançamento de produtos.

“É interessante como um filme sobre uma boneca ganhou uma grande proporção dessa forma e grande parte disso se deve às excelentes estratégias de Marketing utilizadas, o que nos ajuda a entender a importância de desenhar uma boa estratégia para o lançamento de um produto e de como isso pode alavancar as vendas”, avalia Jennifer.

A estratégia de Marketing de Barbie

Trailers, álbum com grandes nomes da música internacional, turnê com atores, figurinos clássicos e várias outras estratégias foram usadas ao longo da divulgação do filme, o que, segundo Jennifer de Paula, segue bases importantes do Marketing.

“Uma das principais características que podemos observar é o apego à marca, a cor rosa, a fonte utilizada, todos os detalhes caminham em concordância com a marca ‘Barbie’, isso é algo que muitas empresas não fazem, não têm um branding bem definido, o que faz com que uma estratégia destoe e acabe não atingindo corretamente o público-alvo”.

Fan Service – No mundo do entretenimento existe um termo chamado “fan service”, que significa “dar aquilo que os fãs querem”, isso tem sido amplamente utilizado pelo filme e reforça um importante ponto do Marketing, conhecer bem seu público-alvo. “Tanto para o desenvolvimento do produto, quanto para o desenho de toda a estratégia de Marketing para o seu lançamento, é fundamental entender para quem você vai falar” explica Jennifer de Paula.

Co-branding – Outra característica percebida na estratégia do filme são parcerias com outras empresas, o que ajudou a potencializar o alcance do filme e gerar uma aproximação com o cliente. Cinemas, redes de fast-food, marcas de roupas, entre outras contribuíram para a estratégia de co-branding.

“O co-branding é uma estratégia de marketing onde duas ou mais marcas se unem para criar uma parceria colaborativa, nesse tipo de ação, as marcas compartilham recursos, expertise e reputação para desenvolver um produto, serviço ou campanha conjunta. O co-branding permite aproveitar a sinergia entre as marcas envolvidas, buscando benefícios mútuos, como expansão de mercado, aumento da visibilidade, fortalecimento da imagem de marca e atração de novos clientes”, explica Jennifer de Paula.

Marketing de relacionamento – A marca “Barbie” é um ótimo exemplo de um excelente trabalho de Marketing de relacionamento, gerando produtos não apenas para crianças, como o próprio filme, que se conecta com clientes de longa data da marca.

“O Marketing de relacionamento também oferece vantagens competitivas, pois os clientes satisfeitos tendem a recomendar a marca a outros, aumentando o alcance e a reputação. Além disso, o conhecimento do cliente permite a personalização de ofertas e a identificação de oportunidades”, pontua Jennifer de Paula. 


Fonte: Mundo do Marketing

26 termos essenciais para o Marketing de Influência

 


92% dos brasileiros conectados à internet aplicam frequentemente dicas e conselhos de influenciadoresPor Ian Cândido - 18/07/2023


26 termos essenciais para o Marketing de Influência

Os resultados da equação “influenciadores + influenciados” se fortalecem cada vez mais no Brasil. Em 2023, 79% dos brasileiros afirmam consumir algum conteúdo desenvolvido por criadores ou influenciadores digitais, sendo que 65% acompanham diariamente o trabalho de pelo menos um influencer.

É o que indicam dados coletados por uma pesquisa sobre creators economy realizada pelo IAB Brasil e Offerwise, que também apontam que 92% dos brasileiros conectados à internet costumam aplicar frequentemente as dicas e conselhos de influenciadores.

Os números divulgados pela pesquisa evidenciam a solidez da creators economy no país e coloca as estratégias de Marketing de Influência no radar de prioridades de empresas que desejam obter ganhos significativos, sobretudo nos canais digitais.

Para auxiliar profissionais que desejam se aprofundar nesta área em constante evolução, a AMPLI, empresa de tecnologia de marketing de influência online, reuniu em um glossário 16 termos e conceitos que envolvem o universo do Marketing de Influência.

Alcance: Número de pessoas que visualizam o conteúdo publicado por um influenciador. O alcance pode ser medido através de impressões de posts ou visualizações de vídeos ou áudios.

Benchmarking: Processo de comparação dos resultados de uma campanha de Marketing de Influência com os de outras empresas do mesmo setor. Este processo também envolve incorporar os melhores desempenhos de outras empresas e aperfeiçoar métodos e táticas.

CPA (Custo Por Ação): Modelo de pagamento utilizado no marketing de influência, em que o anunciante paga ao influenciador por cada ação específica que o usuário realiza, como clicar em um link, se inscrever em uma página ou realizar uma compra.

Divulgação: Compartilhamento de um produto ou serviço por meio do conteúdo de um influenciador.

Engajamento: Medida de comprometimento e interação da audiência com o conteúdo do influenciador, expresso como uma porcentagem do número de seguidores. Essas interações incluem cliques, comentários, curtidas etc.

Follower: Seguidor de um influenciador nas redes sociais.

Guest blogging: Estratégia de divulgação de conteúdo que consiste em estabelecer uma relação ganha-ganha entre dois blogs. O Guest Blogging é uma publicação de um autor convidado em blog de parceiros, geralmente do mesmo segmento de atuação, que visa aumentar o alcance e engajamento das publicações.

Hashtag: Palavra ou frase precedida pelo símbolo “#”, que é usada para categorizar o conteúdo e facilitar sua descoberta. Quando um usuário utiliza o símbolo #, o conteúdo transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações com a mesma hashtag.

Impressão: O número de vezes que um conteúdo específico é exposto a um público. Uma impressão significa apenas que o conteúdo foi entregue ao feed de um usuário da rede social, sem levar em conta o engajamento.

Jornada do cliente: Processo de acompanhamento da jornada do usuário desde que toma conhecimento de um produto ou serviço até se tornar um cliente.

KPI (Key Performance Indicator): Indicador-chave de desempenho utilizado para medir e avaliar o sucesso de uma campanha de Marketing de influência. Os KPIs são os valores quantitativos fundamentais que medem o desempenho de uma campanha e servem como base para metas.

Landing page: Página web específica projetada para converter visitantes em leads ou clientes. Também conhecidas como páginas de captura, normalmente possuem poucos elementos e são focadas em um CTA principal.

Multicanal: Estratégia de marketing que se concentra em alcançar clientes por meio de vários canais, como redes sociais, e-mail e publicidade online.

Nicho: É formado por um pequeno número de pessoas ou empresas que compartilham características e necessidades semelhantes.

Orgânico: Refere-se ao alcance natural de uma publicação nas redes sociais, sem a necessidade de pagar por publicidade para alcançar as pessoas.

Pixel de rastreamento: Código que é inserido em uma página web para rastrear e coletar informações sobre o comportamento do usuário.

Quota de mercado: Refere-se à porcentagem de vendas de um determinado produto ou serviço em relação ao mercado global.

Retargeting: Processo de mostrar anúncios personalizados aos usuários que interagiram anteriormente com um site ou uma marca, aumentando as chances de adquirirem um produto ou serviço.

Segmentação: Processo de dividir a audiência em grupos menores e mais específicos para personalizar a mensagem e melhorar a eficácia da companha.

Taxa de conversão: Percentual de pessoas que tomam uma ação desejada, como fazer uma compra ou se inscrever em um site, após ver o conteúdo de um influenciador.

UGS: Do inglês User Generated Content, é todo tipo de conteúdo gerado pelos usuários que é usado em campanhas de Marketing.

Valoração: Avaliação do valor de uma marca ou produto, muitas vezes realizada por influenciadores que podem ajudar a aumentar a percepção de valor dos consumidores. A valoração também pode se referir ao valor atribuído a um influenciador com base em seu número de seguidores, engajamento e outros fatores.

Word-of-mouth: Processo de disseminação de informações sobre um produto ou serviço por meio de recomendações pessoais de clientes satisfeitos.

Xarope de conversão: Uma técnica de Marketing para incentivar a ação do consumidor por meio de incentivos.

Youtuber: Uma pessoa que cria e publica conteúdo de vídeo na plataforma do YouTube.

Zoombie: Refere-se às pessoas que não têm uma presença ativa nas redes sociais, mas que ainda assim consomem conteúdo por meio delas.

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Como e quando usar IA generativa e quais ferramentas ter em mente

 


Quando o ChatGPT entrou em cena no ano passado, ele revolucionou toda a indústria da inteligência artificial. Essa ferramenta de IA generativa gera respostas para praticamente qualquer pergunta.

A IA generativa é a forma mais recente de inteligência artificial e está ganhando destaque nas manchetes. Embora a tecnologia não seja nova, a IA agora é capaz de criar conteúdo autêntico que pode ser utilizado em marketing.

Neste post, vamos analisar o que é a IA generativa, seus benefícios, limitações, casos de uso e ferramentas que podem ser adicionadas à sua estratégia de marketing.

Como funciona? A IA generativa começa com um comando, mais conhecido como prompt. Primeiro, escreva instruções sobre o que a IA deve criar. Em seguida, basta personalizar os resultados com comentários sobre o estilo ou o tom.

[Download gratuito] - Guia completo para usar a IA generativa
na criação de conteúdo

Benefícios de se usar IA generativa

Quando usada corretamente, a IA é capaz de gerar resultados impressionantes. Vamos debater os benefícios de usá-la a seguir.

1. A IA generativa consegue criar conteúdo de marketing.

A IA generativa pode ajudar a criar conteúdo, incluindo blogs, imagens e e-mails para uma sequência de nutrição de leads e muito mais. Isso reduz o tempo que os profissionais de marketing gastam no processo de criação.

Por fim, isso simplificará o processo, permitindo que eles dediquem mais tempo às estratégias.

Essas ferramentas também podem ajudar os profissionais de marketing a resumir informações complexas e a criar imagens para seus materiais de marketing.

Se você tem receio de deixar a IA fazer todo o trabalho, ferramentas como o Gerador de Conteúdo da HubSpot podem ajudar de forma mais abrangente no processo de criação de conteúdo.

O Gerador de Conteúdo cria esboços para suas postagens e oferece sugestões quando você está sem criatividade.

IA generativa, gerador de conteúdo da HubSpotComece a usar o Gerador de Conteúdo agora mesmo.

2. A IA generativa pode ajudar os representantes de vendas.

A IA generativa é capaz de redigir e-mails, reduzindo o esforço dos representantes de vendas na hora de atender os clientes.

Você pode até mesmo especificar o tom da mensagem. Talvez você queira algo mais formal para os novos prospects e algo mais coloquial para os contatos mais antigos. A IA ajuda você a atingir todos os públicos.

3. A IA generativa ajuda a melhorar respostas.

Com ela, fica muito mais fácil destilar as informações. Muitas ferramentas escrevem respostas a dúvidas gerais. Você pode fornecer informações complexas de forma rápida e clara.

Isso acaba sendo extremamente útil para a sua equipe de atendimento. Vamos imaginar que já acabou o expediente e a sua equipe de suporte já foi embora. A IA generativa pode ajudar a responder perguntas simples que não estejam pré-programadas no seu chatbot.

Limitações da IA generativa

Embora a IA generativa seja uma tática interessante para os profissionais de marketing, é sempre bom levar alguns fatores em consideração:

  • Precisão dos resultados. Os resultados precisam ser revisados para saber se as informações são precisas e descobrir qual fonte foi usada para gerar o conteúdo.
  • Segurança cibernética. Novas tecnologias abrem portas para novas ameaças desconhecidas. Evite inserir informações e dados confidenciais diretamente nos canais de IA.

Além disso, a IA tem três limitações importantes que a sua equipe de marketing precisa saber.

Cresça usando as novas ferramentas de IA da HubSpot

1. Violação de direitos autorais

A IA generativa usa dados (ou seja, outros conteúdos) para gerar as respostas. Essas ferramentas podem acabar cometendo plágio ao negligenciarem os criadores do conteúdo original. Você não encontrará links de origem nem fontes adequadas nesse conteúdo.

O plágio suja a imagem da sua empresa. E, além disso, você pode enfrentar reivindicações de direitos autorais. Caso não atribua os créditos, você pode acabar infringindo o trabalho de outras pessoas.

2. Qualidade.

A IA generativa precisa de muitos dados para gerar conteúdos autênticos e de qualidade. Mas ainda é necessário que um ser humano revise esse conteúdo antes de publicá-lo.

E, mesmo que o conteúdo seja de alta qualidade, é difícil saber se a informação gerada pela IA generativa é precisa ou equivocada.

Você precisa empregar funcionários para garantir que todas as informações vindas da IA sejam verdadeiras. Além disso, está cada vez mais fácil criar conteúdo falso (deep fakes). [prova visual]

3. Conteúdo enviesado

O conteúdo gerado pela IA generativa pode acabar seguindo a linha das fontes originais. Isso significa que o resultado pode ter um certo viés, mesmo que essa não seja a sua intenção.

Sem saber de onde vem a informação, você terá muito trabalho ao analisar a parcialidade e a precisão do conteúdo gerado.

Quando usar IA generativa

1. Criação de conteúdo de marketing

A IA generativa consegue criar conteúdo de marketing, incluindo textos, imagens, vídeos e áudios. Se você está com dificuldade de pensar na frase certa, a IA pode ser um assistente e tanto.

Por exemplo: a IA é capaz de criar artigos de blog, legendas para imagens, e-mails, textos para redes sociais e até descrições de produtos. Além disso, ela ajuda a criar gráficos e ilustrações realísticas para você usar nas suas campanhas de marketing.

Mas lembre-se de pedir a um integrante da sua equipe que revise o conteúdo gerado. O revisor garantirá que as informações estejam de acordo com a imagem da sua empresa. Ele também terá de verificar a veracidade e a parcialidade.

2. Chatbots de atendimento ao cliente e suporte técnico

Esse tipo de inteligência artificial pode ser usado para chatbots de atendimento ao cliente, seja no seu site ou via SMS.

Isso pode reduzir o tempo de resposta às perguntas dos clientes e liberar os representantes para lidarem com questões mais complexas.

3. Respostas a e-mails

Os representantes de vendas também podem usar a IA generativa para responder a e-mails. Se os seus representantes estão cansados de escrever mensagens em massa, a IA generativa pode criar conteúdo personalizado com tons específicos, tudo em questão de segundos.

Além disso, a IA é capaz de obter dados do seu CRM para garantir a personalização correta das suas mensagens. Caso tenha interesse, comece a usar o ChatSpot agora mesmo.

Este bot de IA usa comandos de chat para interagir com os dados do seu CRM para que você tenha todo o histórico de qualquer cliente que entre em contato.

4. Demonstrações de produtos.

A IA generativa é bastante útil na hora de criar demonstrações para seus produtos. Por exemplo: se você quiser criar um vídeo, basta usar as ferramentas de IA generativa para cumprir essa tarefa.

Ela também dá sugestões de como melhorar a experiência de usuário. A IA pode escrever um script ou responder qualquer pergunta que você tenha durante o processo de pós-produção.

Ferramentas de IA generativa

Já sabemos o que é a IA generativa e como usá-la no marketing, mas quais ferramentas podemos utilizar? Vamos lá.

1. Gerador de Conteúdo da HubSpot

IA barata, gerador de conteúdo da HubSpotFonte da imagem

As ferramentas de geração de conteúdo da HubSpot ajudam você a redigir textos de todos os tamanhos em poucos segundos. Você pode usar tanto o conteúdo manual como o gerado por IA para criar textos para publicações, landing pages, e-mail marketing e muito mais.

O Gerador de Conteúdo pode ajudar você com o processo de redação. A ferramenta gera ideias para artigos do blog e cria um esboço que serve como guia.

Preço: grátis

Ideal para: profissionais de marketing e redatores

Destaque: o gerador de conteúdo pode otimizar o mecanismo de pesquisa (SEO).

2. ChatSpot

IA barata, chatspot Fonte da imagem

ChatSpot é um bot de CRM conversacional que pode ser conectado à HubSpot. Com comandos de chat, você consegue interagir com os dados do seu CRM. Com esses comandos (prompts), você poderá enviar e-mails e obter informações.

O ChatSpot também é capaz de gerar textos longos. Você pode usar essa ferramenta para redigir rascunhos para o seu blog.

Preço: grátis

Ideal para: profissionais de marketing e equipes de vendas

Destaque: o ChatSpot ajuda você a pesquisar os tópicos que serão abordados nos artigos do seu blog.

3. Writesonic

Ferramenta de IA generativa, WritesonicFonte da imagem

O Writesonic é uma das melhores ferramentas de IA generativa para se criar qualquer tipo de texto criativo. Ele ajuda você a gerar conteúdo otimizado para SEO para seus blogs, anúncios, e-mails e sites 10 vezes mais rápido.

Primeiro, você precisa inserir o tópico a ser abordado e o idioma desejado. Em seguida, o Writesonic fornecerá ideias para o seu artigo na forma de títulos. Depois, basta pedir à IA que redija uma introdução, um resumo ou o artigo completo.

Preço: os planos anuais começam em US$ 12,67 por mês. Existem outros planos personalizados.

Ideal para: profissionais de marketing e agências

Destaque: o Writesonic se integra ao WordPress, Zapier e SEMrush.

4. Jasper

Ferramenta de IA generativa, JasperFonte da imagem

Se a sua equipe precisa de uma solução de IA, vale a pena considerar o Jasper. Essa IA generativa oferece uma ampla gama de serviços, que podem beneficiar vários membros da sua equipe.

O Jasper ajuda a criar e-mails, mensagens em redes sociais e artigos de blog. Você pode até dar comandos para que ele crie imagens e ilustrações.

Digamos que você queira escrever um artigo para o blog. Basta abrir um novo documento na interface do Jasper. Em seguida, insira o tópico, o briefing do conteúdo, o tom desejado e quaisquer palavras-chave que sejam relevantes. O texto aparecerá assim que você clicar em “gerar”.

Se você clicar mais de uma vez, a IA criará mais textos com base no que já foi escrito no documento.

O Jasper usa um processo semelhante na criação de conteúdo visual. Você pode descrever a imagem ideal, o estilo e o meio artístico. Dali em diante, a IA fará todo o trabalho.

Preço: o plano Starter anual custa US$ 40 por mês. Os planos Boss Mode anuais custam US$ 82 por mês. Eles oferecem preços personalizados para empresas.

Ideal para: equipes

Destaque: o Jasper se integra ao Chrome e incentiva a colaboração com membros da equipe em tempo real.

5. Synthesia

Ferramenta de IA generativa, SynthesiaFonte da imagem

O Synthesia é uma das melhores opções para criação de vídeos. A plataforma usa IA para gerar avatares realísticos que podem ser dublados. Você pode personalizar os idiomas, as vozes e os visuais dos avatares.

Depois disso, basta enviar o seu script.

Em pouco tempo, você terá um vídeo realista sem gastar horas com produção. Com o Synthesia, você conseguirá criar vídeos de treinamento e de marketing de produto.

Preço: os planos pessoais são anuais e custam a partir de US$ 30 por mês. Há preços corporativos mediante solicitação.

Ideal para: equipes de marketing que geram conteúdos em vídeo

Destaque: a plataforma vem com uma biblioteca de mídias grátis, e você pode enviar as diretrizes da sua marca.

6. Bardeen

Ferramenta de IA generativa, BardeenFonte da imagem

Se você procura um jeito de automatizar tarefas demoradas, o Bardeen está aqui para ajudar. Esta ferramenta de IA se integra a e-mails, calendários, mensagens, aplicativos e muito mais, para que você possa trabalhar de forma mais eficiente.

Os usuários podem usar o Bardeen para automatizar programação de e-mails, gerenciar tarefas e obter sugestões inteligentes de texto.

O Bardeen também é uma excelente opção na hora de analisar dados de diversos sites. Seu extrator permite que você transfira dados de site diretamente para planilhas e aplicativos web.

Preço: planos grátis disponíveis. Planos profissionais custam a partir de US$ 10 por mês.

Ideal para: equipes de marketing, vendas e recrutamento

Destaque: o Bardeen permite que a IA automatize fluxos de trabalho manuais para aumentar a produtividade.

7. Copy.ai

Ferramenta de IA generativa, Copy.AIFonte da imagem

Se você está sem criatividade ou está cansado de reformular a mesma mensagem para diferentes tweets, o Copy.ai pode ajudar. Essa plataforma pode ajudar você a escrever conteúdos longos e mensagens em redes sociais otimizadas para diversas plataformas.

Comece especificando para qual plataforma será o conteúdo. Em seguida, dê à IA o contexto da sua publicação. Isso pode ser um tópico e uma palavra-chave específicos ou, no caso de redes sociais, a seção de um relatório. Dessa forma, o Copy.ai criará o texto.

Se você está criando conteúdo para redes sociais, o Copy.ai gerará várias opções para você usar. Você pode escolher qual funciona melhor ou agendar todas elas.

Preço: os planos anuais começam em US$ 36 por mês.

Ideal para: equipes, blogueiros

Destaque: o Copy.ai é uma ótima opção para quem está começando a trabalhar agora com inteligência artificial. Ele pode ajudar você a escrever artigos de blog, publicações em redes sociais com alta taxa de conversão e e-mails cativantes.

8. ChatGPT

generative-ai-ChatGPTFonte da imagem

O ChatGPT é uma inteligência artificial conversacional capaz de ajudar em diversas tarefas. Você pode usá-lo para redigir e-mails e criar qualquer tipo de texto de marketing.

Basta escrever um comando na interface da plataforma para obter sua resposta. O ChatGPT ajuda em diversas pesquisas, cria novos textos e até parafraseia trabalhos já existentes.

Preço: o ChatGPT é grátis no momento. Os planos Plus começam em US$ 20 por mês.

Ideal para: blogueiros individuais

Destaque: o ChatGPT foi a primeira IA generativa a alcançar altos níveis de sucesso e adesão. Por conta disso, ele dispõe de um enorme conjunto de dados.

9. Rephrase.AI

Ferramenta de IA generativa, Rephrase.AIFonte da imagem

O Rephrase.AI é outra plataforma de IA generativa que se concentra em fornecer vídeos personalizados para suas necessidades de marketing. Essa ferramenta converte textos sem formatação, como os do seu blog, em vídeos de qualidade profissional em questão de minutos.

A empresa enfatiza a reutilização de conteúdo antigo para melhorar a jornada do cliente e suas campanhas de marketing.

Preço: os planos pessoais custam a partir de US$ 25 por mês. Há preços corporativos mediante solicitação.

Ideal para: equipes que criam vídeos

Destaque: além de ajudar na criação de vídeos, o Rephrase.ai também ajuda a rastrear e a analisar o desempenho da sua campanha.

10. Soundraw

Ferramenta de IA generativa, SoundrawFonte da imagem

O Soundraw é altamente acessível e pode rapidamente criar música de alta qualidade para uma variedade de aplicações de marketing. Você pode usar essa ferramenta para criar um tema musical para o podcast da sua empresa ou uma música de fundo para vídeos explicativos.

Preço: grátis; Pessoal, US$ 16,99/mês anualmente

Ideal para: quem trabalha com transmissões, podcasts e criação de conteúdos e vídeos

Destaque: talvez você não saiba exatamente como quer que sua música soe, mas tenha uma ideia geral da atmosfera do vídeo. O Soundraw permite que você classifique por humor.

11. Designs.ai

Ferramenta de IA generativa, Designs.AIFonte da imagem

O Designs.ai é uma plataforma de IA generativa que permite aos usuários criar, editar e dimensionar conteúdo. Você pode criar logotipos, vídeos, dublagens, designs visuais e textos de marketing.

Nosso elemento predileto desse programa é a opção de colaborar e compartilhar projetos entre as equipes.

Preço: os planos básicos anuais custam US$ 19 por mês. Os planos profissionais anuais custam US$ 49 por mês. Há preços corporativos mediante solicitação.

Ideal para: equipes e donos de marca

Destaque: o Designs.ai é capaz de criar imagens impressionantes. Ele também conta com o recurso de texto-para-fala, que converte scripts em áudio.

12. Easy Peasy AI Chat

Ferramenta de IA generativa, Easy Peasy AI ChatFonte da imagem

O Easy Peasy AI Chat tem modelos para qualquer tipo de texto de marketing que você precise criar. Ele também pode ajudar você a criar imagens, notas de podcast e publicações em redes sociais.

Preço: grátis; Básico, US$ 4,99/mês anualmente; Starter, US$ 8/mês anualmente; Pro, US$ 18/mês anualmente

Ideal para: equipes

Destaque: adoramos a opção de “escrever como um falante nato do idioma”. Isso mantém a sua marca conversacional, independente de onde você estiver no mundo.

Utilização da IA generativa

A IA generativa é uma nova tecnologia que definitivamente chegou para ficar. Embora ela possa ser bastante útil para equipes de marketing, é importante estar ciente das limitações dessa tecnologia.

Encontre as ferramentas que ajudarão sua equipe de marketing a poupar tempo e otimizar recursos para aproveitar ao máximo a IA e melhorar sua produtividade.