terça-feira, 11 de abril de 2023

Audience Insights do TikTok: veja como usar para ter ideias de conteúdo

 


TikTok é uma ferramenta dinâmica e intensa. Se você não está produzindo conteúdo de maneira constante, pode cair no esquecimento. Porém, algumas vezes parece ser impossível ter ideias para postar tanto. É aí que o Audience Insights do TikTok entra como a principal ferramenta para movimentar, inclusive, o seu TikTok Ads.

Quer saber mais sobre esse recurso, como ele funciona e como extrair o máximo de proveito dele? Então, está na hora de saber mais sobre a ferramenta capaz de gerar ideias de conteúdos irresistíveis. Continue lendo e aproveite todas as informações!

Inclusive, você pode entender melhor como o seu público-alvo predefinido consome conteúdos dentro do aplicativo, especificamente. E é lógico que isso é valioso para quem quer ter um contato mais intenso com esses usuários, viralizando nas redes sociais.

Então, suponha que você já tem um público-alvo bem definido e que quer começar a se relacionar com ele no TikTok. O primeiro passo é entender quais são os conteúdos que estão “fazendo a cabeça” desse pessoal lá dentro.

Você terá acesso a uma relação mais generalista dos temas que despertam interesse nessas pessoas, mas poderá também se aprofundar neles. Para ter uma ideia, é possível até saber a faixa de preço do dispositivo que o usuário está usando na rede; tudo com a intenção de direcionar melhor a segmentação das suas campanhas.

Veja como usar o TikTok em sua estratégia de Marketing nas Redes Sociais

Você pode usar os dados gerados pelo Audience Insights da forma como a sua imaginação permitir. Mas é claro que existem algumas aplicações que são amplamente difundidas no mercado e dão super certo. Então, o ideal é ficar de olho nelas e experimentar. Olha só!

 

1. Use os insights no planejamento de campanhas

A primeira maneira de fazer um bom uso do Audience Insights do TikTok é aproveitando todos os insights de audiência gerados para elaborar campanhas mais alinhadas com a preferência do seu público.

Isso significa explorar melhor as suas hashtags de interesse, direcionar seus conteúdos para quem interage com os vídeos e até mesmo trabalhar com públicos personalizados que engajaram com um conteúdo específico.

2. Aprenda mais sobre o seu público

Além de validar as informações que você já tem sobre o seu público-alvo, você também pode aprofundar o seu conhecimento sobre ele, adquirindo novos dados relevantes sobre o seu perfil, demografia ou comportamento na rede.

Isso permite que a sua empresa consiga estabelecer uma comunicação direto ao ponto, engajando os usuários logo no início dos conteúdos e prendendo a sua atenção.

3. Crie estratégias mais segmentadas

Talvez sua empresa não consiga engajar todos os públicos com um único tipo de conteúdo. Mas, com o Audience Insights do TikTok, é possível criar conteúdos distintos, segmentados e atrativos, para públicos diferentes.

Mesclando os seus conteúdos e abordagens, é completamente viável captar a atenção mesmo de grupos diferentes de consumidores nos quais sua marca tem interesse.

4. Planeje seu conteúdo com base nos interesses

E, falando em interesses, você pode descobrir uma fonte praticamente inesgotável de insights ao planejar seus conteúdos sempre com base nos assuntos mais buscados e assistidos pela sua audiência.

Assim, seu perfil na rede social vai se moldando conforme o comportamento do seu público-alvo, o que o mantém sempre atento às suas postagens.

Quais são as vantagens de usar o TikTok?

E se você ainda está se perguntando sobre o porquê de usar a rede social, aqui vão algumas razões pelas quais você deveria começar a apostar no TikTok para negócios como um recurso estratégico. Confere aí!

Conta com um alto índice de crescimento

Pode não parecer, mas o TikTok estourou na popularidade entre os usuários, deixando a concorrência surpresa com a sua participação como mídia social, mesmo com gigantes já inseridos e consolidados nesse mercado.

Apesar de ser uma rede social que deu os seus primeiros passos no uso pessoal, não demorou até que as empresas percebessem que poderiam aproveitar o recurso a seu favor.

Por isso, se você quer ter acesso a uma larga escala de usuários, seja para divulgar sua marca ou mesmo aprender mais sobre o seu público, essa é uma ótima alternativa. Por isso, o TikTok pode ser um ótimo local para você testar interações com os seus consumidores.

Grande número de usuários ativos

Os usuários ativos são aqueles que estão sempre presentes de alguma maneira na rede social, ou seja, que a acessam todos os dias. Por isso, tudo o que você posta pode ser rapidamente visualizado por um número bastante expressivo de pessoas.

A melhor parte é que, além de ser um público que “está sempre ali”, ele também interage de forma ativa com as publicações. Curtidas, comentários e compartilhamentos são muito mais comuns no TikTok do que em outras redes sociais. E é assim que você consegue entender com mais precisão o que funciona ou não para a sua audiência.

Jovens no centro da atenção

Se você tem um negócio nichado para o público jovem, suas chances de sucesso com o TikTok são ainda maiores. A maioria dos usuários tem entre 12 e 30 anos, o que costuma ser bastante favorável se a sua intenção for tornar a marca popular.

É claro que, apesar do estereótipo do jovem brasileiro, é preciso ir mais a fundo para entender o comportamento desses usuários online. Por isso, o Audience Insights do TiktTok também é relevante nesse sentido.

Já é popular entre grandes empresas

E se você está com um pé atrás em manter sua conta ativa no TikTok porque pode “pegar mal”, não se preocupe. A rede social já foi aderida por grandes companhias e já é encarada pelo mercado como uma ferramenta organizacional também.

Existe uma máxima no marketing de que você deve estar onde o seu cliente está. Por isso, se você precisar ir para o TikTok para consolidar boas memórias relacionadas à sua empresa, tudo bem. No fim, quem vai dar o tom às publicações e definir quando postar no TikTok é você.

Usar o Audience Insights do TikTok é uma ótima maneira de aumentar a participação da sua marca em ambientes digitais, além de ser uma estratégia e tanto para descobrir do que o seu público gostae conhecer melhor o seu comportamento. Então, aproveite a seu favor!

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Como aproveitar o BBB para criar conexões com seu público

 Escrito por Daniella Terreros


O BBB divide opiniões. Enquanto muitos criticam o formato do programa, outros exaltam o entretenimento gerado pela competição.

Seja amando, seja lançando hate, o engajamento do Big Brother Brasil é indiscutível. Os olhos dos brasileiros se voltam ao reality pelos mais diversos motivos: cenas engraçadas, debates sobre temas relevantes, participantes icônicos e por aí vai. Até mesmo as ações de marketing promovidas pelos anunciantes viram assunto nas rodas de conversa.

Fato é que o BBB segue, há mais de 20 anos, uma fórmula de sucesso. Até mesmo as edições mais flopadas são um sucesso de público. O programa é um dos mais rentáveis da maior emissora de televisão do Brasil.

Você pode aproveitar os primeiros meses do ano e aumentar sua receita, investindo no marketing sazonal proporcionado pelo BBB. Continue a leitura e saiba como.

Em síntese, o marketing sazonal é o trabalho realizado para vender produtos ou serviços e divulgar a marca durante uma época específica do ano. São exemplos:

  • dia dos namorados — ótimo para floriculturas celebrarem o amor com condições especiais para compra de flores e comunicação visual romântica;
  • natal — temas natalinos dividem as vitrines com parcelamentos estendidos para que as pessoas comprem os presentes de final de ano;
  • verão — saldões incríveis de roupas para as pessoas investirem o 13º salário.

Para você isso não é uma surpresa. Mas já parou para pensar que o marketing sazonal não precisa se restringir a estações do ano e datas comemorativas? A estratégia também pode envolver períodos específicos do ano em que eventos se tornam o assunto do momento por alguns dias, semanas ou meses. É o caso do BBB.

Aproveitar o Big Brother Brasil como gatilho para marketing, promoções e vendas trará todos os benefícios do marketing sazonal traduzidos em uma campanha moderna e criativa. 

Vantagens do marketing sazonal

Seja com o BBB, seja com outra data comemorativa, sempre vale a pena reforçar os principais benefícios de se investir em um planejamento estratégico de marketing sazonal!

Foco nas necessidades do negócio

A marca precisa faturar mais, captar leads ou melhorar a visibilidade no mercado? Aproveite a época para realizar campanhas criativas voltadas para a necessidade atual do negócio.

Histórico de dados

As campanhas sazonais podem ser replicadas todos os anos. Manter um histórico das métricas contribui para estruturar os próximos planejamentos, de acordo com o que deu muito certo no período.

Adaptação de problemas

Da mesma forma que você tem dados para replicar os acertos, o marketing sazonal também permite que você se adapte aos problemas. É como se todo ano você tivesse uma chance de fazer mais e melhor.

Kit completo para criar uma estratégia de marketing na sazonalidade

Como saber se meus clientes acompanham BBB?

Mais importante do que estar atrelado a um feriado oficial, o marketing sazonal é uma forma de ajustar suas campanhas à realidade da persona do negócio.

Identificar datas relevantes ao longo do ano não é difícil. Você pode, por exemplo, avaliar o tráfego do último em relação a vendas e rentabilidade do negócio. Assim, conseguirá descobrir quais campanhas foram mais atraentes e para quais épocas do ano seu produto cai melhor.

Analisar os números promovidos pelo BBB na sua empresa não é tão simples se você nunca investiu nesse mote de campanha. O fato de o programa estar passando na televisão não influencia em nada nos resultados da empresa — a não ser que você seja anunciante ou um dos participantes faça uma publi espontânea sobre a marca.

Dito isso, como saber se meus clientes acompanham Big Brother Brasil e vão entender as referências de campanha?

Provavelmente, seus clientes são espectadores da competição. O BBB é um dos programas mais assistidos do Brasil. A não ser que seu público seja muito nichado, isso não vai ser um problema, já que algumas pesquisas apontam que 84% dos brasileiros dizem acompanhar o programa. Seja pela televisão, seja somente pelas redes sociais, o conteúdo é consumido em larga escala.

Dos 84%, mais da metade são mulheres. Sul, sudeste e nordeste são as regiões em que o reality é mais popular. No entanto, a maior rejeição está no sul. 

Como criar uma campanha de marketing aproveitando o BBB?

Sua empresa é única. As políticas de preços e promoções são individuais. Provavelmente, você tem uma estratégia para gerar leads. Veja algumas sugestões para alinhar o BBB a essa realidade.

Revise outras campanhas sazonais

Revise os investimentos em marketing sazonal feitos anteriormente e busque pelas campanhas bem-sucedidas. Veja onde foi seu grande acerto na linguagem, na geração de leads, na finalização das vendas e em outras etapas da jornada do cliente.

A intenção é repetir os passos de sucesso, adaptando a campanha ao BBB. Identidade visual, bordões, sons — como o do Big Fone ou o “Brasil”, de Gil do Vigor — fazem parte dos elementos que podem ser aplicados.

Além da jornada, repita o que deu certo. Se você realiza um formato de promoção frequente, aproveite para repetir. Os consumidores começam a esperar por essas promoções sazonais e serão positivamente surpreendidos com uma campanha fora de época.

Inclua todos os canais na sua estratégia

O que você posta nas mídias sociais é crucial para um plano de marketing sazonal bem-sucedido. Tratando-se de BBB, não há dúvidas disso, já que os memes e pequenos vídeos de reprodução são formatos muito apreciados pelos usuários que consomem os conteúdos do programa.

Ainda assim, não se esqueça de conectar todos os canais em sua estratégia. O que quer que você promova em seu site, lista de e-mail, blog e outros canais deve refletir a mesma abordagem em suas mídias sociais.

Incentive o conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelos seus seguidores nas redes sociais é uma ferramenta de marketing valiosa. Por meio de enquetes, perguntas e respostas, você pode incentivar seus seguidores a criar conteúdo sazonal para você.

Pode, ainda, oferecer incentivos para a criação de postagens que apresentem sua marca positivamente. Por exemplo, você pode dar brindes para quem recomendar um determinado produto como se estivesse oferecendo a imunidade concedida pelo anjo.

Sugira que eles usem hashtags específicas e também marquem o perfil. Além de você controlar os participantes, outras pessoas ficarão sabendo da promoção.

Promoções únicas

Ainda falando sobre conceder brindes para aqueles que produzirem postagens, você também pode realizar promoções únicas, como fornecer um determinado produto às primeiras pessoas que responderem a uma enquete acertando o resultado do paredão.

Essa foi uma estratégia de marketing sazonal bastante utilizada durante a Copa do Mundo. Comentários acertando o placar eram premiados com PIX e outras vantagens. Não há nada que impeça de reproduzir essa estratégia no BBB, gerando engajamento.

Como o BBB ajuda a criar conexão com os clientes?

Não dá para pensar na clientela só na hora de realizar uma venda. Fidelizar significa estabelecer um relacionamento, mantendo o público próximo da sua marca.

Cada vez que você posta um meme, uma imagem, um vídeo sobre o BBB, você se aproxima dessas pessoas, mostrando que, de certa forma, vocês se identificam para além das relações comerciais.

Sua estratégia de marketing sazonal não deve se reduzir a promoções, brindes e vendas. Pense que você está realizando um movimento de aproximação, abrindo mercado para que outras pessoas conheçam seus produtos e serviços por meio de um conteúdo que elas adoram consumir como lazer.

Como saber mais sobre o BBB?

Para que a sua marca fale sobre o BBB e aproveite os benefícios listados ao longo deste artigo, os responsáveis pelo planejamento de conteúdo e postagens devem entender sobre o reality e acompanhar o jogo. Com o pay per view 24 horas por dia no ar, há conteúdo em potencial o tempo todo.

Mas você não precisa se dedicar ao programa integralmente: o Twitter pode dar uma mãozinha. A rede social ferve durante os meses em que o programa está no ar. São centenas de posts por minuto, com frases, fotos, imagens e opiniões sobre tudo o que está acontecendo na casa. Além disso, muitas pessoas resgatam fatos de outras edições, o que ajuda a entender mais sobre o programa.

O Twitter é uma ótima ferramenta para apoiar a sua estratégia, ajudando a não errar no timing e no discurso. Observar a opinião das pessoas é crucial para não cometer deslizes, por exemplo, exaltando certos participantes e validando comportamentos mal vistos pelo público.

Há pessoas fascinadas por acompanhar a vida alheia no Big Brother Brasil. Muitos vão parar de rodar o feed e os stories ao ver qualquer menção ao reality show. Entre amantes e haters, utilizar o BBB como estratégia de marketing sazonal é uma forma de se conectar ao público.

Goste ou não, o reality é um grande vencedor de audiência. Uma campanha bem planejada baseada no programa tem sim o poder de aumentar o tráfego em seu site, gerar leads, promover maior envolvimento com os clientes e reconhecimento da marca. Foque nas referências, acompanhe os assuntos em alta e invista no BBB!

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Escrita para Instagram: aprenda o que é ideal para a rede social

 


Você sabia que o tipo de escrita para Instagram que você usa influencia no aumento da audiência e no engajamento dos usuários? Assim como outras redes sociais, o Instagram tornou-se uma importante ferramenta para alcançar o público-alvo e manter uma relação mais próxima com ele.

Mas você precisa saber se comunicar com a audiência, postando conteúdos com legendas que ajudem a alcançar os objetivos da empresa. Desenvolver um estilo de escrita e técnicas específicas são fundamentais nesse objetivo.

Entenda como deve ser a copywriting para Instagram e conheça um conjunto de técnicas para destacar seu negócio nessa rede social.

Caso ultrapasse os 125 caracteres, as chances de leitura completa da publicação podem diminuir. Isso acontece porque será preciso clicar em “mais” para seguir com a visualização do texto, o que leva uma parcela das pessoas a desistirem dessa ação.

Como escrever conteúdos para Instagram

O uso de determinadas técnicas pode fazer toda a diferença para garantir o crescimento do perfil do seu negócio. Confira as dicas de escrita para Instagram a seguir.

Tom de voz

O tom de voz define a maneira como sua empresa comunica valores, missão e posicionamento no mercado. Por meio das palavras, torna-se possível expressar o estilo da marca e se aproximar mais do público.

De acordo com a estratégia de marketing digital no Instagram, a empresa pode adotar um tom de voz formal ou informal. Também é preciso identificar se a fala adotada com o público será na primeira pessoa do plural (“Nós da empresa..”) ou do singular (“Eu, fundador da empresa...”) etc.

Personalidade

A escrita para Instagram também deve deixar transparecer a personalidade do negócio. É importante que o estilo que você escolher para textos e hashtags ajudem a atrair os clientes em potencial. Demonstre como a solução oferecida pela empresa pode contribuir para solucionar suas dores.

A personalidade presente na produção dos conteúdos deve ser única para criar uma conexão com esse público. Alguns exemplos de traços para definir e personalizar a escrita são:

  • sério;
  • divertido;
  • prático;
  • motivacional;
  • criativo;
  • feliz;
  • caloroso.
  • passional;
  • energético;
  • acadêmico.

Vocabulário

Em relação ao vocabulário, a forma escrita também expressa o que a marca representa. Nesse sentido, é preciso definir o uso ou não de abreviações, gírias, nível de formalidade. O copywriting deve considerar até mesmo os termos proibidos nos conteúdos postados no Instagram.

Textos com vocabulário mais informal contêm termos e expressões que trazem mais proximidade com os clientes, como:

  • Opa!
  • Fala, camarada!
  • Beleza?
  • Aeeee!
  • Wow!
  • Combinado?
  • Valeu!

Já numa proposta formal, em que o intuito é ser mais direto, evitando o uso de palavras coloquiais nas postagens, podemos ter expressões como:

  • “Apresentamos o nosso lançamento...”
  • “Temos o prazer de anunciar...”
  • “Atenciosamente.”

Linha editorial

Definido o padrão da escrita, é hora de planejar a linha editorial para crescer no Instagram. Trata-se dos temas para os conteúdos a serem publicados no perfil da empresa em determinado período.

As etapas da linha editorial devem ser pensadas de forma cronológica, levando a audiência a percorrer uma jornada até o destino final. Também incluem abordagens usadas em datas especiais, como Dia das Mães, Black FridayNatal e datas relacionadas ao segmento da marca.

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Temas

As postagens no Instagram precisam abordar temas alinhados a assuntos do interesse da audiência. Esses temas surgem a partir da identificação da linha editorial a ser seguida. Você pode escrever, por exemplo, textos sobre:

  • produtos e serviços oferecidos pela empresa;
  • medos e desejos da audiência;
  • bastidores da marca;
  • hobbies relacionados ao público-alvo;
  • enquetes, quizzes e perguntas.

Escrever sobre temas relevantes permite construir aos poucos a confiança dos seguidores. Conforme seguem os conteúdos postados, eles cada vez mais se convencem de que a sua empresa é a melhor opção.

Objetivo

Quais são os objetivos da empresa ao postar no Instagram? Entender o propósito das postagens é fundamental antes de postar no Instagram, pois é isso o que vai direcionar a escrita dos conteúdos. Entre os objetivos mais comuns, estão:

  • aumentar o tráfego ou a visibilidade da marca;
  • gerar leads;
  • ampliar as vendas;
  • entreter;
  • engajar;
  • informar.

É bom lembrar que você pode revisar esses objetivos na frequência que desejar (mensal, trimestral, anual). Procure sempre acompanhar as métricas para avaliar os resultados das estratégias.

Escaneabilidade

O Instagram é um aplicativo usado sobretudo no celular, o que exige dinamismo. A escrita precisa atrair a atenção do leitor para que ele acompanhe o texto até o final. Uma leitura truncada, com parágrafos longos, por exemplo, pode levar o texto a ser abandonado no meio do caminho.

A escaneabilidade funciona justamente para evitar que isso aconteça. A técnica consiste em otimizar os conteúdos para facilitar a leitura e torná-la mais fluída. Utilização de negrito, parágrafos curtos e frases objetivas são recursos usados para uma leitura mais dinâmica e prazerosa.

Uso de emojis

Os emojis são mais conhecidos pelas carinhas amarelas que expressam emoções como alegria, tristeza e raiva. Eles funcionam muito bem para interagir de maneira humorada com o cliente, o que vai depender do posicionamento e da estratégia adotada pela marca.

Mas existem mais opções que podem ser usadas na escrita para Instagram da empresa, seja qual for a personalidade da marca. Além dos emojis faciais, existem os que representam objetos, lugares, setas, check e alertas.

Esses recursos do Instagram não afetam a formalidade ou a credibilidade do conteúdo. Eles são indicados para destacar informações, dar uma quebra no texto e trazer mais fluidez à leitura. Mas evite exageros, pois isso pode prejudicar a leitura e causar poluição visual.

Caracteres especiais

Os caracteres especiais — símbolos gráficos, sinais de acentuação e pontuação, entre outros — também são usados nas redes sociais no lugar dos emojis para demonstrar sentimentos, emoções etc.

O problema é que nem todo mundo conhece e entende o significado dos caracteres. Se você postar, por exemplo, os símbolos :) para representar um sorriso, há usuários que vão ler como “dois pontos e parênteses”. Por essa razão, o ideal é utilizar o próprio emoji correspondente.

A forma de escrita para Instagram deve ser baseada no perfil da sua audiência. Esse cuidado é fundamental para que seja possível alcançar os melhores resultados nas suas postagens. Analise com frequência aquilo que está funcionando e aquilo que pode ser melhorado.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e baixe o Relatório de engajamento no Instagram e confira tendências, dados do mercado mundial e estratégias para alcançar o sucesso nessa importante rede social!