sexta-feira, 21 de maio de 2021

Entenda as diferenças entre os marketplaces para ter mais sucesso em suas vendas

Artigo Atualizado em: 12/05/2021

Estar presente nos marketplaces é hoje essencial para qualquer e-commerce. Além de serem portas de entrada para lojas virtuais, esses grandes shoppings online carregam um grande nome e por isso podem ser a melhor solução para conseguir aumentar as vendas online.

Para decidir em qual marketplace entrar é preciso ter claro quais as especificidades de cada um deles e também quais são as regras que precisam ser seguidas, assim como responsabilidades e direitos.

O ANYMARKET possui integrações com diversos marketplaces como Via Varejo, B2W, Amazon, Carrefour, Magazine Luiza, Walmart, Web Continental, Buscapé, Cissa Magazine, MadeiraMadeira,Walmart, Mercado Livre, Netshoes, Dafiti, Kanui e Tricae.

Não existem regras únicas adotas por todos eles. Cada marketplace ou grupo de marketplaces adota seu próprio modelo, porém a maioria possui regras próximas como tempo mínimo de operação, avaliação em empresas como E-bit e Reclame Aqui, além do registro formal que envolve inscrições estaduais e CNPJ.

O Marketplace ideal para sua loja

Os marketplaces como Dafiti, Kanui e Tricae tem um nicho claramente voltado para moda e confecções, já o lojista que pretende vender artigos esportivos deve estar presente na Netshoes, já os outros marketplaces são ótimos para vender os mais variados produtos, desde móveis até eletrônicos. A seguir iremos discorrer em nosso artigo os principais marketplaces e suas particularidades ou se preferir, você poderá fazer o download do nosso ebook que possui informações mais detalhadas.


É muito importante que o lojista saiba aonde vender seu produto, conheça seu público para alcançá-lo da melhor maneira possível. O Submarino é um marketplace conhecido mais pelos produtos eletrônicos, já a Casas Bahia é mais voltada para móveis. Estar presente nos marketplaces é importante porém é mais importante saber aonde seus produtos terão mais destaque.

Pessoas pesquisando na internet, busca por marketplace para vender, como escolher marketplace

Parte de ser bem-sucedido nos marketplaces é entendê-los, para que seja possível otimizar anúncios a aparecer no Buybox, local onde aparecem anúncios em destaque.

Então, vamos conhecer mais sobre cada marketplace!

Amazon

Amazon

A Amazon é um marketplace considerado recente no Brasil. É possível anunciar na Amazon desde 2017! Essa é uma oportunidade para ser um dos primeiros a anunciar determinados produtos.

A empresa americana é reconhecida pela preocupação constante com as experiências de seus consumidores, sempre trabalhando para exceder às expectativas. É preciso preparar o seu negócio e deixá-lo mais competitivo, oferecendo melhores experiências aos consumidores. 

O que vender na Amazon: O Marketplace da AMAZON atua no segmento geral com o comércio de produtos como Livros, Celulares e Telefonia, Eletrônicos, TV e Áudio, Informática e Acessórios, Games e Consoles, Casa e Cozinha, Ferramentas e Construção, Papelaria e Escritório.  

Mercado Livre

Mercado Livre

No caso do Mercado Livre é importante ter anúncios com títulos que facilitem a busca, descrição detalhada,  qualificações de venda feitas pelos compradores, rápido atendimento, entre outras.

É o maior marketplace da América Latina e reúne milhões de vendedores e compradores num cenário de mais de 60 milhões de ofertas de produtos, automóveis e serviços.

Com 52 milhões de visitantes únicos por mês, o Mercado Livre é o 6º site mais visitado da Internet. Possui diversas soluções como Mercado Pago (solução de pagamento), Mercado Envios (tecnologia de gestão de logística), Mercado Livre Publicidade (responsável pela comercialização de publicidade dentro da plataforma) e Mercado Shops (plataforma para criação de loja online).

O que vender no Mercado Livre: Esse marketplace é bastante abrangente e comporta todas as categorias de produtos.

 

Via Varejo

Via Varejo (Cnova)

Na Via Varejo é preciso focar na qualidade dos anúncios, assim como nas imagens de qualidade, preços e frete competitivos, tratamento de reclamações, entregas no prazo e um bom atendimento.

Esse marketplace posiciona-se como um dos maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo. A Via Varejo administra importantes marcas como o Ponto Frio, Casas Bahia e Extra, já integrados ao ANYMARKET.

Premiada 11 vezes como Top of Mind, possui mais de 59 milhões de visitas em sua páginas, 1,4 milhões de itens vendidos, 100 milhões de buscas e 1 milhão de pedidos.  

O que vender na Via Varejo: O destaque aqui é para Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Móveis, mas as marcas do grupo Via Varejo abrangem todos os tipos de categorias.

B2W

B2W

Assim como os outros marketplaces a B2W também preza por descrições detalhadas, imagens de qualidade, preço competitivo, bom frete e avaliações positivas de clientes.

O B2W Marketplace é um grupo líder no ranking de alcance do e-commerce B2C, atinge 22% do varejo na web e 70% dos heavy users (consumidores potenciais). 

Dentre as marcas que fazem parte do Grupo B2W o ANYMARKET  está integrado com Shoptime, Americanas.com e Submarino.

O que vender na B2W: As marcas se destacam em Eletroeletrônicos, Smartphones, Livros e Eletrodomésticos, mas você pode anunciar diversas categorias.

Magazine Luiza

Magazine Luiza

A Magazine Luiza foi o primeiro comércio eletrônico do mundo! Com grande visão tecnológica a Magazine Luiza implementou em 1981 um sistema de computação nas lojas e em 1986 inagurou o 1º Centro de Distribuição (CD) em Ribeirão Preto-SP, totalmente automatizado. Esse avanço propociou que em 1992 nascesse com a Magazine Luiza o primeiro modelo de comercio eletrônico do mundo. As “Lojas Eletrônicas” (Lojas Virtuaissão resultado de um projeto inovador onde vendiam produtos por meio de terminais multimidia sem necessitar de produtos em exposição ou no estoque

Possui mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, 35 milhões de acessos em media em sua pagina e possui as melhores comissões do mercado.  

O que vender na Magazine Luiza: Móveis e Eletroeletrônicos são destaques, mas a Magazine Luiza anuncia de tudo! Uma novidade é a categoria Mercado, que comporta produtos de limpeza, pet shop, perfumaria e entre outros.

Netshoes

Zattini

Netshoes e Zattini

A Netshoes é um grupo presente em 3 países (Brasil, Argentina e México), com mais de 22 milhões de clientes. É o maior marketplace de lifestyle esportivo na America Latina, e uma das 100 marcas de maior prestígio no Brasil!

O Grupo Netshoes possui também a Zattini. Dessa forma, atua em 3 segumentos: Esporte (Netshoes), Moda e Beleza (Zattini).

Dentre as características necessárias para firmar parceria com o grupo Netshoes, consta: Originação e originalidade do produto, gestão do canal adequado com headcount dedicado, idoneidade da empresa, catálogo aderente ao posicionamento da marca, emitir Nota Fiscal Eletrônica, Picking e Packing capaz de atender o volume do canal.

O que vender na Netshoes: As marcas presentes na Netshoes são Mizuno, New Era, Optimum Nutrition, Mormaii, Penalty e Fut Fanatics. Anuncia-se calçados, roupas, suplementos, acessórios e artigos esportivos.

O que vender na Zattini: Na Zattini, as marcas em destaque são Osklen, Sunglass Hut, Foxtou, Cantão, Enjoy, Malwee e Levi’s. Além de produtos do segmento de Moda, também é possível anunciar artigos para bebês, produtos de beleza e itens para casa (como móveis, iluminação e cama, mesa e banho).

Grupo GFG (Dafiti, Kanui e Tricae)

O Global Fashion Group (Grupo GFG) atua com mais de 3000 marcas nacionais e internacionais.

Sua atuação compreende cinco plataformas de marca em 24 países com mais de 9000 colaboradorares e é lider no mercado de moda online em cinco regiões diferentes do mundo.  

Dafiti

Dafiti

A Dafiti é um marketplace que possui mais de 10 milhões de visitantes únicos por mês. É o maior marketplace de moda do Brasil, e uma das empresas que compõe o Grupo GFG.

Todos os marketplaces de moda como Dafiti, Kanui e Tricae prezam muito pela qualidade das imagens e também pela variedade de produtos.

O que vender na Dafiti: Roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza e utilidades para casa são categorias presentes neste marketplace.

Kanui

Kanui

Último marketplace de Moda da nossa lista, a Kanui é líder nos segmentos de Surf, Skate e Lifestyle. Se esses são os interesses do seu público, aposte na Kanui para reforçar sua presença online!

O que vender na Kanui: Todos os itens de vestuário, e também artigos esportivos como skates, bicicletas, patins e etc.

Tricae

Tricae

Maior vitrine infantil do Brasil, a Tricae foi criada em 2011 com foco em produtos para crianças de 0 a 12 anos.

O que vender na Tricae: Roupas e calçados infantis, brinquedos, móveis e decoração, artigos para gestantes e artigos escolares.

Carrefour

Carrefour

O Carrefour é conhecido como uma rede internacional de hipermercados. Como marketplace não é diferente: boa parte das categorias de produtos encontradas no hipermercado são anunciadas.

O que vender no Carrefour: Casa e decoração, tecnologia e eletrônicos, infanto-juvenil, saúde e bem-estar, auto e ferramentas.

MaderiaMadeira

MadeiraMadeira

Este marketplace foi lançado em 2009 e é um pioneiro na venda online de materiais de construção, acabamento e decoração. Com mais de 50 mil produtos e 2.500 entregas por dia, a MadeiraMadeira conta com mais de um milhão de clientes satisfeitos.

O que vender na MadeiraMadeira: Móveis; Pisos e Revestimentos; Portas e Janelas; Iluminação; Banheiro; Cozinha; Eletrodomésticos; Eletroportáteis; Ar e Ventilação; Decoração; Cama, Mesa e Banho; Utilidades Domésticas; Jardim e Lazer; Ferramentas; Alimentação; Áudio e Vídio; Automotivo; Brinquedos; Ferragens; Fitness.

WebContinental

WebContinental

Pertencente ao Grupo Infoar, a WebContinental possui 3 Centros de Distribuição pelo Brasil e é considerada a loja preferida do Sul do Brasil. Anuncia mais de 15 mil produtos e cresce 3x mais que o mercado em seus 10 anos de e-commerce.

O que vender na WebContinental: Ótimo canal para anunciar produtos de Ar e Ventilação. Outras categorias são EletrodomésticosEletroportáteisMóveis e DecoraçãoTecnologiaCultura e LazerEstilo e Bem-Estar; Itens para Crianças e BebêsAutomotivoComercial e Industrial; Ferramentas e Peças. 

Logo da Saraiva no ANYMARKET

Saraiva

Trabalhar com o marketplace Saraiva é uma ótima oportunidade para comerciantes de produtos do ramo de educação, cultura e entretenimento. O site recebe mais de 220 milhões de visitas por ano e está entre os maiores e-commerces do Brasil

O que vender na Saraiva: Livros – E-books – Aparelhos telefônicos – Consoles e games – Informática – Papelaria -Acessórios (fones, caixas de som, cartões de memória)

 

Logo da Centauro no ANYMARKET

Centauro

O marketplace da Centauro é voltado para produtos do segmento esportivo. Fundada em 1981 com o objetivo de democratizar o esporte no país, a empresa foi pioneira no conceito de megastore e hoje é considerada a maior varejista de artigos esportivos da América Latina. Além disso, a companhia conta com mais de 180 lojas físicas espalhadas por todo o Brasil.

O que vender na Centauro: Esportes, Roupas, Calçados, Acessórios (relógios, óculos, mochilas etc.), Equipamentos (bicicletas, pranchas, piscinas)

 Logo da Ricardo Eletro no ANYMARKET

Ricardo Eletro

A Ricardo Eletro foi fundada em 1989 no interior de Minas Gerais e hoje é uma das maiores varejistas brasileiras no segmento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Atualmente é a terceira maior empresa no segmento e possui mais de 700 lojas no país.

O que vender na Ricardo Eletro: Ar e ventilação, Casa e ferramentas, Celulares e telefones, Eletrodomésticos, eletroportáteis, Informática, Móveis e decoração, Utilidades domésticas

Logo da ZOOM no ANYMARKET

Zoom

Criado em 2001 Zoom é um comparador de preços que surgiu com o objetivo de ser uma alternativa ao Buscapé. A empresa permite que os clientes comparem, em uma mesma interface, os preços de produtos de diferentes marcas – se o consumidor clicar em uma oferta, ele é redirecionado ao site específico da loja.

O que vender na Zoom: Celulares e telefones, Informática, TV e eletrônicos, Eletrodomésticos, Eletroportáteis, Moda e acessórios, Móveis e decoração, Esporte e lazer, Games

Camicado

A Camicado é rede de lojas especializada em casa e decoração. Possui grande variedade de produtos.

O que vender na Camicado: Artigos de decoração, utensílios de cozinha, mesa posta, eletroportáteis, cutelaria, cama, mesa e banho e organização.

Agora que você já conheceu os principais marketplaces, saiba mais informações e diferenciais e escolha qual o marketplace ideal para o seu negócio. Baixe agora nosso ebook no banner abaixo:


A média de comissão nos marketplaces

A comissão em cada marketplace pode variar de acordo com o tipo de anúncio ou categoria de produtos, porém os números médios são:

  • Mercado Livre:
    • Comissão premium – 16% (cliente pode parcelar em 12x sem juros, maior relevância e outras vantagens)
    • Comissão padrão – 11%
  • B2W: 16% para todos os parceiros independente de categoria
  • Via Varejo: de 14% a 18%
  • Cobasi: em torno de 20%
  • Walmart: 16%
  • Netshoes: de 20% a 30%
  • Dafiti: de 25% a 30%
  • Wish: 15%
  • Camicado: em média 25%
  • GFG: de 25% a 30%
  • Amazon – em média 11%
  • Magazine Luiza – em média 12%
  • Dia Group – Comissão por categoria, mínimo 13%
  • Carrefour: por categoria
    • Auto e Ferramentas – 13%
    • Casa e Decoração – 14%
    • Eletrodomésticos – 12%
    • Eletroportáteis – 13%
    • CD e DVD – 10%
    • Instrumentos Musicais – 14%
    • Livros – 10%
    • Papelaria – 10%
    • Estilo e Beleza – 14%
    • Infantil – 13%
    • Tecnologia – 12%
    • PET – 13%
    • Saúde e Bem Estar – 13%

O maior comissionamento é o dos marketplaces de nicho (Netshoes, Dafiti e Cobasi). Isso acontece pois o objetivo não é o volume de lojas e sim a qualidade do produto e a performance do seller. Por isso,  na Netshoes, por exemplo, todos os sellers têm um analista de performance.

Os valores de comissão estão sujeitos a alterações/atualizações pelos marketplaces.

Mesmo sendo diferentes, percebe-se que muitos marketplaces têm algumas regras em comum, por isso o mais importante para os lojistas é entender de fato o que cada um deles pode ou não proporcionar de melhoria nas vendas. Vale lembrar que cada marketplace possui sua própria comissão, isso é muito importante para que os lojistas saibam quanto de fato vão receber por cada venda.  


Fonte: https://marketplace.anymarket.com.br/marketplaces/entenda-as-diferencas-entre-os-marketplaces/?utm_campaign=newsletter_semanal_-_20-05-21&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Soda Limonada apresenta nova identidade visual

 


Com o conceito “#QueSejaSoda”, a marca se propõe a revelar a verdade nua e crua que essa fase da vida traz. As neuras e indecisões serão retratadas nos filmes da marca, que irão circular no universo digital, expondo dilemas e tentando quebrar expectativas.

   

Tem muita gente por aí que passou a infância e a adolescência inteirinha idealizando a vida adulta. Mas quando chegou lá, percebeu que existe uma grande diferença entre expectativa e realidade. Pensando naqueles que já sacaram que ser adulto não é encantador ou glamuroso, Soda Limonada entra em cena para apresentar sua nova campanha e, com toda sua acidez, ironizar o mito da vida adulta. E tem mais, tudo isso, revelando sua nova identidade visual.

A campanha tem assinatura da agência Circus/MediaMonks.

Com o conceito “#QueSejaSoda”, a marca se propõe a revelar a verdade nua e crua que essa fase da vida traz. As neuras e indecisões serão retratadas nos filmes da marca, que irão circular no universo digital, expondo dilemas e tentando quebrar expectativas.

“Para criar essa campanha, a gente buscou uma tensão verdadeira da vida das pessoas. Em cima disso, decidimos mostrar, de forma divertida e descontraída, as dores e as delícias que acompanham a vida adulta de hoje em dia”, explica Zeca Borghi, gerente de marketing de Soda Limonada. “Nosso último esforço de comunicação foi feito na década de 80 e, de lá para cá, muita coisa mudou, especialmente, no contexto cultural”, conclui.

“Entramos nas conversas, nas verdades humanas. Queremos que as pessoas se identifiquem com os dilemas de Soda, que vejam que tudo pode ficar mais divertido com um toque de acidez”, destaca Luciana Haguiara, diretora executiva de criação da Circus/MediaMonks.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Ambev testa delivery com drone

 


Além de explorar formas inovadoras e mais eficientes para a distribuição de produtos, empresa acredita que o projeto poderá contribuir com a mobilidade urbana e o meio ambiente

Por Redação - 10/05/2021

Além de explorar formas inovadoras e mais eficientes para a distribuição de produtos, a Ambev acredita que o projeto poderá contribuir com a mobilidade urbana e o meio ambiente, já que deve ajudar a diminuir o número de veículos nas ruas e, consequentemente, a emissão de poluentes. A próxima fase de testes contará com um novo drone, capaz de voar por até 20 quilômetros levando uma carga de 8Kg. 

O mercado de Delivery vem investindo em inovação como forma de oferecer uma melhor experiência ao cliente e também ampliar suas oportunidades de venda. As ferramentas para delivery ajudam restaurantes a vencer a crise, por exemplo, e são imprescindíveis para a obtenção de resultados que garantam a sobrevivência do negócio.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Como criar Stories no Instagram: 15 dicas para engajar e reter o público!

INSTAGRAM • 10 maio 2021 • 11 min. de leitura


como criar stories no instagram: imagem de uma mão segurando um celular com um story da mLabs aberto na tela


Por Redator da mLabs

Publicado em 10 de maio de 2021

Se deixar, a gente fica horas no celular passando o dedo para o lado e olhando os Stories, não é mesmo?

Esse formato de conteúdo caiu no gosto dos usuários e, é claro, das marcas, que precisam saber como criar Stories no Instagram para alcançar e engajar sua audiência.

Alguns números do Instagram mostram o potencial dos Stories para o marketing:

·        500 milhões de contas (metade dos usuários da rede) usam os Stories todo dia;

·        um terço dos Stories mais visualizados são de empresas;

·        1 em cada 5 Stories orgânicos recebe uma mensagem direta.

Se você possui um negócio próprio ou usa o Instagram como ferramenta de marketing, confira algumas dicas com base na nossa experiência que te ajudarão a conquistar mais visualizações e interações!

1. Saiba quantas vezes postar nos Stories do Instagram

O Instagram Stories não tem limite de posts. Você pode publicar quantos frames quiser para tornar a sua história mais interessante. Isso não quer dizer que você precise cansar o usuário com milhares de publicações.

Um estudo da Buffer e da Delmondo aponta que a medida ideal para os Stories seria de 1 a 7 frames. Isso porque até o sétimo frame, a taxa de conclusão é de 70% — a partir daí, ela tende a cair.

como criar stories no instagram: imagem de um gráfico sobre stories na sequência da Buffer

Mas o próprio estudo alerta: isso não é uma regra! O mais importante é testar no seu perfil com a sua audiência. 

Pelo gráfico, dá para ver que os Stories com uma sequência de frames acima de 7 ainda conquistam resultados, o que mostra o grande potencial desse formato.

2. Dê atenção ao conteúdo do segundo frame

Além da quantidade, a dica aqui é cuidar também o conteúdo de cada frame.

Uma sequência de Stories estratégica precisa olhar especialmente para o segundo frame, que é determinante para o usuário continuar ou não vendo os frames seguintes.

O relatório da Conviva revela que, a partir do segundo frame, é menos provável que o usuário tome uma ação de interrupção, como voltar, avançar ou sair do Story.

como criar stories no instagram: imagem de um gráfico da conviva

Portanto, esse frame deve apresentar um conteúdo TOPZÊRA, que entregue um grande valor ou instigue o usuário a continuar assistindo. 

Colocar um resumo do que você vai contar nos próximos frames ou uma pergunta cuja resposta esteja nos frames seguintes, ajuda a manter os usuários engajados – testa e depois conta pra gente se funcionou! 😉

3. Use hashtags no Instagram de maneira estratégica

As hashtags são poderosas aliadas na sua estratégia. Se usadas da maneira correta, elas ampliam o alcance dos seus Stories e impulsionam a sua performance de marketing no Instagram.

Isso acontece porque ao inserir essas palavras clicáveis no seu Story, você permite que a marca seja encontrada com mais facilidade. Nós recomendamos usar hashtags relacionadas ao nicho da marca e à imagem correspondente nos seus Stories.

Existem algumas ferramentas que nós usamos na mLabs e que nos ajudam a escolher hashtags, são elas:

·        Hashtag Generator: mostra opções de hashtags similares e relacionadas a um termo;

·        Leetags: importante para geração de hashtags otimizadas;

·        Display Purposes: ajuda para encontrar ideias de hashtags.

 

4. Use o Storytelling para reter a atenção do público

Realmente, deslizar o dedo para sair dos Stories é a ação do usuário que as marcas tentam e devem combater.

Como mostra o levantamento da Conviva, ações de saída diminuem à medida que o usuário avança na sequência de Stories. Portanto, o desafio é reter a atenção do usuário por mais tempo!


como criar stories no instagram: imagem de um gráfico da conviva

Storytelling é um caminho para reter os usuários. Afinal, pessoas se engajam com histórias. Então, quando os posts têm uma narrativa por trás, a retenção tende a ser maior. 

Ao criar Stories no Instagram, pense em uma história com início, meio e fim, com protagonistas e heróis, com desafios e vitórias. Esses elementos que criam uma conexão com quem está do outro lado da tela.

5. Invista em Stories com imagens

Você sabia que o primeiro frame é o único em que imagens têm uma taxa de saída maior que vídeos?


como criar stories no instagram: imagem de um gráfico da conviva

A diferença é pequena, mas mostra que os vídeos levam as pessoas a saírem dos Stories mais do que as imagens.

Isso acontece porque vídeos geralmente têm áudio, demoram para carregar em conexões lentas e exigem mais atenção. Já o conteúdo das imagens é consumido rapidamente.

Então, aproveite que imagens são mais fáceis de produzir e invista nesse formato nos seus Stories.

Uma boa ideia é introduzir a sequência com um vídeo ou animação rápida no primeiro frame, para humanizar as publicações, e postar frames de imagens em seguida.

6. Use templates customizáveis

Ao usar templates nos Stories você deixa o conteúdo mais dinâmico e estimula a interação com os usuários. É uma ótima maneira para dar vida ao seu conteúdo e fazer com que mais pessoas participem da sua estratégia.

Dá uma olhada no modelo que nós criamos com os potinhos das alegrias do social media. Quando disponibilizamos esse template no nosso Story vários seguidores aderiram à brincadeira e preencheram os potinhos com as suas opções.


como criar stories no instagram: imagem de uma mão segurando um celular com um story da mLabs aberto na tela

Mas, não se esqueça, para que essa estratégia funcione, é preciso pedir para os seguidores marcarem o seu perfil nos Stories. Caso contrário, você não conseguirá acompanhar os compartilhamentos e nem retribuir a ação fazendo UGC (conteúdo gerado pelo usuário).

7. Faça uma enquete relacionada à sequência de Stories

Quando o usuário chega ao final da sequência de Stories, é um sinal de que ele gostou do que você publicou. Mas a experiência dele com a marca não precisa terminar por aí.

Para aumentar a retenção e o engajamento do usuário, que tal inserir uma enquete do Instagram ao final da sequência sobre o que você acabou de publicar? 

Isso faz com que o usuário volte nos Stories para retomar o que você falou e responder à pergunta com mais precisão.

O nosso big boss, Rafael Kiso (CMO da mLabs) costuma usar bastante essa estratégia ao criar sequência de Stories no seu perfil do Instagram.

 

8. Deixe seu Story envolvente com animações em vídeo

Criar conteúdo com animações em vídeo é uma excelente maneira de aliar dinamismo e Storytelling para despertar o interesse e engajar e encantar os seguidores no Insta.

Esses Stories animados batem recordes de alcance e engajamento na rede social. Além disso, essa é uma excelente alternativa para dar visibilidade para a marca, já o algoritmo do Instagram inibiu a exibição orgânica de todos os conteúdos postados no feed.

Existem vários temas que podem ser abordados em formato de vídeo animado, como DIY (do it your self), tutoriais, bastidores, ofertas e promoções e muito mais.

Algumas ferramentas facilitam o processo de criação e edição de conteúdos animados altamente virais, as principais são CanvamLabs Studio, Mojo, Inshot, Life Lapse etc.

 

9. Insira links nos seus Stories (arrasta pra cima)

O link nos Stories dá possibilidade de inserir CTAs (chamadas para ação) no conteúdo para direcionar o público a fazer algo específico em outras páginas, como compras em lojas virtuais, inscrição em webinars, acessar artigo do blog etc.

Mas para que a estratégia dê certo é preciso entregar na página o que você promete na Stories, não adianta ter um bom post, fazer as pessoas clicarem no link se, ao chegar na sua página o usuário não encontrar o que você prometeu.

Também é importante pensar na experiência do usuário no celular. Como é a usabilidade do seu site, ele está poluído demais? Tenha essas questões em mente antes de inserir um link do seu site nos Stories.

Essa funcionalidade, porém, ainda não está disponível para todas as contas na plataforma. Para saber mais sobre o tema, confira o nosso artigo sobre Como colocar link no Stories do Instagram? Veja como e quais contas podem fazer isso!

10. Marque empresas e parceiros

Ao marcar empresas e parceiros no Instagram você aumenta a interação, dá mais visibilidade para o conteúdo e, de quebra, pode conquistar mais seguidores.

Com uma boa dose de criatividade, ideias aparentemente simples acabam se transformando em chances de ouro para trabalhar a sua estratégia de marketing.

Fazer marcações nos Stories é muito simples, o pulo do gato é usar esse recurso para divulgar parcerias com empresas do mesmo segmento que você, criando uma estrutura de cooperação nas redes e mídias sociais.

 

11. Compartilhe UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário)

As publicações que os usuários fazem no seu próprio perfil falando sobre o produto ou serviço — chamadas de UGC — são extremamente valiosas para a marca.

Elas mostram que o usuário teve uma boa experiência, tanto que ele deseja mostrar isso para outras pessoas. 

Quando você compartilha no seu perfil os posts do Feed ou dos Stories desses usuários, eles funcionam como prova social e demonstram os benefícios que a marca entrega.

Então, se você ainda não faz isso, está perdendo uma grande oportunidade de não só valorizar quem publicou, mas também influenciar outros usuários. 

Nós adotamos essa prática no nosso perfil do Instagram e escolhemos dias e horários para compartilhar UGC dos nossos clientes. Se você segue a gente, provavelmente, já encontrou alguns desses compartilhamentos por lá!


como criar stories no instagram: três imagens de publicações de clientes e nos stories do instagram em que mostram o uso da ferramenta na tela do computador, uma visita no estande da mLabs em um evento de marketing e uma mensagem do cliente por direct message elogiando a plataforma

Mas como fazer os usuários publicarem sobre a marca? Olha, só de informar que quem publicar com o seu @ vai aparecer nos seus Stories, já motiva muita gente!

Mas as marcas que oferecem um benefício a mais (um desconto, um conteúdo exclusivo etc.) ou uma experiência incrível de atendimento, por exemplo, conseguem engajar ainda mais.

12. Faça perguntas para os seus seguidores

sticker de perguntas nos Stories ajuda a aumentar o engajamento no Instagram e descobrir a opinião dos seus seguidores sobre a marca ou os seus produtos.

Confira algumas dicas de como colocar em prática:

·        peça opiniões aos seguidores: as pessoas gostam de emitir a própria opinião sobre os assuntos, especialmente em relação a produtos e serviços que utilizam;

·        traga um convidado: a marca não precisa ser a única a responsável por responder as perguntas enviadas pelo Instagram Stories, convide especialistas;

·        esclareça as dúvidas dos seguidores: dar oportunidade para as pessoas tirarem dúvidas sobre a empresa e seus produtos é uma ótima maneira de estimular o engajamento;

·        inicie as conversas: escolha um assunto que tenha identificação com o segmento da sua marca e os interesses do seu público-alvo.

13. Marque produtos do Instagram Shopping nos Stories

Se você já usa o Instagram Shopping, sabe que ao marcar produtos nas suas publicações você facilita o acesso às compras e estimula os usuários a conhecerem a sua loja do Instagram.

Mas como isso funciona nos Stories? É simples! Essa marcação é feita por meio de uma etiqueta (tag) que permite colocar o nome e o preço do produto no post. Ao criar um Story, é só usar a tag de venda. O procedimento é bem similar à utilização no feed, inclusive.

Quer um pouco de inspiração? Veja como a marca Forever 21 explora o recurso de forma criativa nos seus Stories.


instagram shopping: imagem de dois stories com uma mulher usando um vestido sentada na grama

14. Promova os seus Stories não dependa só do orgânico

Os anúncios nos Stories do Instagram são criados no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Depois de publicados na plataforma, os Ads passam a aparecer na timeline dos usuários.

Existem, basicamente, três formatos para publicação nos Stories: vídeos, imagem única e carrossel. Nesse último, imagens sequenciais são veiculadas, aumentando a gama de possibilidades de ações.

A principal vantagem de criar anúncios no formato de histórias é que eles ficam no topo do layout e, graças a isso, costumam ser visualizados antes.

Para saber mais veja nosso post sobre Como fazer bons anúncios nos Stories do Instagram e coloque as suas ideias em prática!

 

15. Crie Stories no Instagram com antecedência

Não deixe a publicação dos Stories para a última hora. O app pode falhar, as imagens podem perder qualidade ou ficar fora do formato.

Por isso, é bom planejar e agendar posts nos Stories com antecedência para garantir a qualidade dos posts e a sequência de frames ideal.

Se você ainda não sabe, a mLabs pode ajudar nessa tarefa! 

A nossa plataforma de gestão de redes sociais tem a função agendamento de posts tanto para Feed ou Stories, que permite deixar tudo programado já com stickers, GIFs, enquetes, perguntas, hashtags, menções, links e vários outros recursos do app.

Para facilitar ainda mais a sua vida, a plataforma também oferece o mLabs Studio, uma ferramenta nativa de criação de imagens para o Instagram Stories e outras redes sociais, com templates editáveis e o tamanho certo para cada plataforma.

E é claro que a gente não vai deixar você só na vontade, cadastre-se agora e faça um teste grátis na mLabs para conhecer melhor todas as funcionalidades!

Com todos os macetes que você viu por aqui, a taxa de saída dos seus Stories tende a cair e MUITO! É claro que sempre tem aqueles usuários menos engajados e os haters que assistem uma parte do conteúdo para criticar.

Mas o foco da criação de conteúdo deve ser sempre no público que se identifica com a marca e precisa das soluções que ela oferece! 😉

  Fonte: https://www.mlabs.com.br/blog/como-criar-stories-no-instagram/?TMID=6091a4440548ab70183cbbfd&utm_content=006-newsletter-emeiao-contatos-mai-2021&utm_campaign=newsletter-emeiao-contatos-mai-2021&utm_source=mLabs&utm_term=newsletter&utm_medium=email