quarta-feira, 18 de julho de 2018

Benefícios do Instagram para a sua empresa


Instagram começou sua jornada em 2010 e, desde então, vê o número de usuários, que usam a rede social para compartilhar fotos e vídeos, crescer exponencialmente.
Isso despertou o interesse das empresas, que viram na plataforma um poderoso canal para divulgar suas marcas e interagir com seu público. Mark Zuckerberg, CEO do Instagram e Facebook, afirma que “um usuário do Instagram passa em média 21 minutos por dia no aplicativo”.
Estima-se que hoje mais de 15 milhões de empresas têm presença no Instagram a ponto de ganhar uma ferramenta específica. Mas, como obter os melhores benefícios da plataforma? E para quais empresas ele realmente entrega resultados? Conheça essas respostas no artigo a seguir.

Benefícios do Instagram para a sua empresa

Não há dúvida de que o Instagram é uma ferramenta útil para contar histórias sobre sua marca e posicioná-la na mente do consumidor através das imagens.
A rede é uma poderosa ferramenta de marketing digital que:
  • Aumenta a visibilidade das marcas: o conteúdo visual permite uma resposta mais ativa por parte do consumidor;
  • Incentiva o envolvimento com seu público: um estudo da Fortune 500 afirma que o Instagram é a rede social com o maior percentual de interação entre marca e usuários – 30% das pessoas dão like em pelo menos 10 conteúdos todos os dias;
  • Humaniza marcas: permite que sua empresa proporcione uma perspectiva nova e mais emocional sobre seus produtos e serviços, por meio do seu “estilo de vida”;
  • Dá mais informações sobre seu alvo: o Instagram permite a escuta ativa do consumidor, conhecendo o conteúdo que lhe interessa e abrindo novas formas de abordar o alvo;
  • Comunica-se com novos públicos: 70% dos usuários do Instagram pesquisaram por uma marca na plataforma. 41% dos usuários seguem uma marca no Instagram para receber ofertas especiais;
  • Proporciona publicidade espontânea: comentários positivos nas postagens da empresa ou uma postagem por parte de um usuário ou influencer sobre os produtos da empresa são provas sociais – uma espécie de propaganda boca a boca. O melhor tipo de publicidade que qualquer empresa pode obter.
Mas, para usufruir de todas essas vantagens, sua empresa precisa contar com uma gestão eficaz do Instagram – seja realizado por recursos internos ou através de uma agência de marketing digital. Confira no tópico a seguir como fazer isso.

Como gerir eficazmente a conta do Instagram da sua empresa?

É importante começar com o pé direito – e o nome de usuário é ponto de partida para uma estratégia bem-sucedida no Instagram.
O ideal é ser o mais simples e plausível possível: coloque o nome da sua empresa. Se esse usuário já estiver ocupado (por qualquer motivo, existem pessoas muito raras por aí), faça variações simples para que os usuários o encontrem facilmente. Algo como o nome de sua empresa e a área de atuação. Por exemplo: nosso usuário é @up2placedigital, mas poderia ser algo como @up2place_mkt.
A descrição da conta deve explicar resumidamente o que sua empresa está fazendo e, se possível, com um call to action, já que você pode inserir um link para o site de sua empresa e trazer tráfego da rede social.
Além disso, sua empresa também deve:
  • Conhecer seu público – para desenvolver uma estratégia de conteúdo, é essencial conhecer bem o seu público. Quem são eles, em que conteúdo estão interessados, quais são suas necessidades e como você pode agregar valor a elas com as imagens e vídeos de sua empresa;
  • Desenhar uma estratégia – é fundamental projetar um plano de marketing de mídia social da empresa e ver como integrar o Instagram às demais ações.
    Observe o que a concorrência está fazendo nessa rede social, encontre um caminho para integrar a comunicação e lembre-se de medir e analisar os resultados em todos os momentos;
  • Faça uma agenda de conteúdo – todo planejamento de marketing de conteúdo precisa ser bem organizado. Um calendário de conteúdo será uma ferramenta muito útil para distribuir estrategicamente os tópicos e o tipo de conteúdo ao longo de suas campanhas.
    Além disso, escolha os dias e horários de publicação mais apropriado para maximizar as oportunidades de visualização do conteúdo;
  • Criar ações com influenciadores – o conteúdo patrocinado no Instagram cresceu 2940% nos últimos quatro anos, mostrando que as ações com os influenciadores têm uma grande capacidade de amplificar a mensagem das marcas e atingir seu público alvo.
  • Fazer anúncios – sua empresa também pode fazer campanhas publicitárias no Instagram, vinculadas ao Facebook. É preciso apenas planejar sua campanha nos Anúncios do Facebook e selecionar o Instagram em locais. É possível ainda criar anúncios com o Instagram Ads Stories – sua agência pode resolver isso rapidamente.
Esperamos que este breve guia possa ter ajudado você a iniciar o caminho do sucesso para o Instagram de sua empresa. Se você tiver dúvidas, perguntas ou quiser adicionar algum ponto, por favor deixe sua contribuição nos comentários.

Fonte: https://www.up2place.com.br/como-fazer-um-instagram-de-sucesso-para-sua-empresa/?utm_campaign=news_julho_-2_-_2018&utm_medium=email&utm_source=RD+Station



Código de Defesa do Consumidor no e-commerce: como funciona?


por: Afonso Bazoll
17 de julho de 2018 - 18:08
Codigo-de-defesa-do-consumidor-no-e-commerce-televendas-cobranca
Por: William Franklin
Já são mais de 51 milhões de brasileiros que, em algum momento da vida, fecharam uma compra pela internet. E a expectativa é que esse número se torne cada vez maior! Mas a verdade é que, para que essa previsão efetivamente se torne real, ainda existe um grande obstáculo a ser superado: o medo do prejuízo por adquirir um produto de má qualidade ou que nunca chega.
Para inibir essas práticas e garantir mais segurança aos usuários, o Código de Defesa do Consumidor também regulamenta as práticas no e-commerce. Quer saber direitinho como isso funciona? Então acompanhe:
A oferta precisa fornecer dados completos
Uma das principais modificações feitas no Código de Defesa do Consumidor em relação ao e-commerce exige que a oferta forneça dados completos sobre a aquisição. Isso significa que, além das descrições dos produtos, o valor completo da compra também precisa estar descrito, incluindo aí possíveis encargos e tributos. Essa medida pretende inibir vendas com taxas ocultas, aquelas que só são percebidas na hora do pagamento ou mesmo após o fechamento da compra. No caso de compras coletivas ou clubes de compras, o consumidor precisa ser informado de antemão qual é o número mínimo de compradores para que a oferta seja válida.
As informações precisam ser apuradas
Tudo bem que a oferta precisa ser completa, mas obviamente também é essencial que os dados estejam corretos, correspondendo à realidade. É preciso, por exemplo, que as dimensões sejam informadas de maneira apurada, assim como o uso do produto. As fotos também devem corresponder à realidade, com qualquer particularidade devendo ser informada, pois, caso contrário, constitui propaganda enganosa. Como, no caso dos e-commerces, o cliente não está com o produto em mãos para realmente avaliar suas características, as regras sobre as descrições dos produtos são bastante rígidas, exigindo o máximo de veracidade possível, sob pena de devolução do produto por parte do consumidor, além da incidência de multas.
Os dados devem ser devidamente protegidos
Uma das maiores preocupações dos consumidores que fazem compras online diz respeito à segurança de seus dados, tanto os pessoais quanto os bancários. Por isso, um dos itens do Código de Defesa do Consumidor voltado para o e-commerce é que essas informações devem ser protegidas. E, em caso de vazamento de dados, as autoridades devem ser imediatamente comunicadas. Quanto ao uso de informações pessoais, é vedada a prática de SPAM, visto que os e-mails promocionais só podem ser enviados com a expressa permissão do consumidor.
O fornecedor deve arcar com custos de devolução
Se o cliente se sentir insatisfeito com a compra e desejar devolvê-la — desde que dentro de um prazo máximo de 7 dias — ou se a mercadoria apresentar algum defeito, os custos de devolução serão de responsabilidade do fornecedor. Assim, se o produto estiver com defeito ou a devolução por qualquer outro motivo estiver dentro do prazo, após o recebimento, a obrigação com os gastos é única e exclusivamente de quem vende.
O fornecedor é responsabilizado em caso de danos
Especialmente quando se trata de um site de compras coletivas, o fornecedor é solidariamente responsável em caso de vícios de qualidade ou quantidade. Imagine, por exemplo, que você adquira um item em um site de compra coletiva, mas o produto não é entregue ou o serviço não é oferecido, causando prejuízo. No caso, em outra época, o responsável pelo site poderia alegar que a responsabilidade seria apenas da empresa responsável pela oferta. Com as recentes mudanças no Código de Defesa do Consumidor, entretanto, o responsável pelo site de compras coletivas também passa a ter responsabilidade na reparação do dano.
O Código de Defesa do Consumidor no e-commerce atua de modo a garantir o máximo de segurança para os compradores, a fim de que possam fazer compras seguras, cômodas e que correspondam às expectativas.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Guia definitivo: entenda o novo comportamento do consumidor

Guia definitivo: entenda o novo comportamento do consumidor

A internet mudou drasticamente a forma como nos relacionamos com pessoas e empresas em nosso dia-a-dia – e gerou um novo comportamento do consumidor.
Com isso, a forma como as empresas cuidam, divulgam e vendem suas marcas passa a cada dia por profundas transformações. E o marketing tradicional vem perdendo terreno, dando lugar a uma nova forma de se relacionar com o consumidor.
Se você quer saber como sua empresa pode se adequar e, principalmente, se antecipar às tendências de comportamento do consumidor, leia mais a seguir.

Os hábitos de consumo do seu cliente mudaram – e sua empresa precisa mudar junto

Estar conectado garante às pessoas uma série de comodidades na hora de fazer suas compras:
  • Facilidade para conhecer as características de um produto,
  • Resenhas e dicas das pessoas que já compraram,
  • Pesquisar preços,
  • Fugir do trânsito ou shoppings lotados.
Muitos ainda se dirigem aos pontos de venda para ver o produto com os próprios olhos e fazer uma real experimentação. Mas a vendas online certamente chegaram para ficar – e a presença digital de sua empresa precisa estar preparada.
Isso pode ser comprovado por números: só em 2016, o varejo eletrônico brasileiro faturou R$ 44,4 bilhões. E a popularização dos smartphones contribuiu para estes resultados. O volume de transações realizadas através dos dispositivos móveis passou dos 12,5% de 2015 para 21,5% em 2016.
Outra questão que pode explicar estes números reflete a situação econômica do País: em tempos de crise, as pessoas tendem a pesquisar ainda mais os melhores preços.

O conceito das lojas físicas precisa evoluir para sobreviver

As lojas físicas não tendem a sumir do mapa. Mas será necessário adaptá-las para essa era de transformação digital. A tendência é que elas cada vez mais se transformem em estratégias para ampliar a experiência do cliente com as marcas.
Isso envolve as interações digitais, áreas de experimentação e muito mais, em uma experiência verdadeiramente omnichannel.
E isso influencia diretamente nas estratégias de marketing das empresas. Antes as opções para acessar seu cliente em potencial estavam nos anúncios em jornais e revistas de grande circulação ou nos intervalos dos programas de maior audiência na TV.
Hoje as possibilidades são infinitas: as empresas podem impactar seu consumidor através de diversos canais – e dentro do seu cotidiano, de forma proativa.
Isso propicia ações muito mais diretas, assertivas e com investimentos menores: cada vez mais as pessoas acessam sites de buscas, suas redes sociais e seus e-mails pessoais todos os dias. Especialmente antes de tomar suas decisões de compras.
É por isso que investir em Inbound Marketing através de uma campanha de mídia tem se mostrado cada vez mais uma estratégia de baixo custo, alto retorno e com um ROI cada vez mais positivo.

Experiência de compra: muito além de embalagens bonitas

A chegada das novas mídias mudou também os impulsos e motivações para a compra.
Os consumidores ainda buscam benefícios, vantagens e preços competitivos ao adquirir um produto ou serviço – mas as marcas precisam ir além. O novo comportamento do consumidor busca, acima de tudo, uma excelente experiência de compra.
Isso vale tanto para o ambiente digital como para as lojas físicas. É preciso transformar cada ida à loja em uma experiência única e uma ação de relacionamento com a marca.
Um exemplo amplamente conhecido é a Apple: suas lojas físicas e digitais oferecem uma abordagem omichannel, desde o layout até o próprio processo de compra – que usa seu ID na Apple Store para fechar o negócio.
O consumidor é levado a experimentar o produto e ser impactado por seus diferenciais seja qual for o ambiente. Além de muitos outros projetos como o Immersive Retail Experience, da famosa marca Gucci.

Traga seu consumidor de volta

“Se o seu cliente entrou na sua loja, ele não pode sair de mãos vazias”. Se antes essa era uma das leis do varejo, o novo comportamento do consumidor permite uma abordagem mais efetiva e menos agressiva através do remarketing.
O termo define a técnica de agrupar consumidores de acordo com o seu comportamento no ambiente digital.
A estratégia engloba então as pessoas que apenas olharam produtos mas não efetivaram a compra, que até colocaram o produto no carrinho mas abandonaram, entre outros.
Segundo o Google AdWords, 97% dos visitantes de um e-commerce podem não converter em vendas em sua primeira visita.
Mas nem tudo está perdido, muito pelo contrário. Uma estratégia clara pode trazer seus clientes com a ajuda da tecnologia.
Dessa forma é possível garantir que sua empresa possa impactar esses consumidores através de lembretes constantes de que o produto ainda está esperando pela compra ao exibir banners durante a navegação.
Essa estratégia pode ser ativada com uma campanha de investimentos em Google e Facebook Ads.
Tudo isso deve ser aliado às políticas transparentes de comercialização: fotos reais e com tratamento mínimo garantem que o cliente não fique frustrado por não receber exatamente o produto que comprou.
Também é importante oferecer estimativas honestas sobre o custo e prazo de entrega e permitir uma primeira troca gratuita.

O marketing mudou, está mudando e ainda vai mudar mais

Por mais que algumas pessoas ainda insistam em rejeitar a tecnologia, a transformação digital é um processo sem volta.
E as empresas que não se adequarem a isso podem sumir do mapa – segundo um estudo da Universidade de Washington, 40% das atuais empresas do ranking da Fortune 500 podem encerrar suas atividades nos próximos 10 anos por não se adaptarem a este cenário.
Os chatbots são um bom exemplo disso. Muitas empresas estão aproveitando esta facilidade para oferecer um atendimento mais ágil para seus clientes.
Mas o segredo é não robotizar demais as relações – as relações de consumo estão cada vez mais nas mãos dos clientes.
Para esclarecer melhor os pontos de atenção que sua empresa deve observar a curto, médio e longo prazo, listamos a seguir as principais tendências de comportamento do consumidor:

Dance conforme a música

O controle do consumidor sobre as relações entre ele e as empresas é uma realidade cada vez mais palpável.
Hoje eles decidem o que querem, quando eles querem, como eles o recebem e onde e com quem eles compartilham. Mais do que nunca, é preciso conhecer o comportamento do consumidor – e as buyer personassão fundamentais nesse processo.
A empresa que consegue entender as motivações e dores do cliente, oferecendo não só soluções para seus problemas atuais como se antecipando aos problemas que ele pode vir a ter, estará certamente à frente da concorrência.

Mais smartphones, mais consumo inteligente

Só em 2014 mais de 50 milhões de smartphones foram vendidos no Brasil. E esse número só tende a crescer, forçando as empresas a acompanharem esse ritmo.
Especialmente quando pensamos na conveniência que estes dispositivos oferecem aos consumidores – é natural que eles esperem o mesmo nível de praticidade por parte das marcas.
Apps que disponibilizem cupons de desconto, ofertas especiais para a compra via smartphone, processo descomplicado de cadastro.
É essencial às marcas oferecer uma mecânica inovadora, que permita o acesso rápido e instantâneo às suas promoções.
O Starbucks é um bom case de sucesso nesse sentido: a empresa criou um cartão de recompensas que pode ser usado sempre que o consumidor fizer uma compra.
Mas ao contrário dos programas tradicionais de fidelização de clientes, a empresa interligou os sistemas.
Assim o cliente pode verificar e recarregar o seu cartão através do telefone, site, na própria loja ou pelo aplicativo.
Qualquer alteração é atualizada em todos os canais em tempo real: o cliente estar na fila, perceber que está sem créditos ainda na fila, fazer a recarga pelo app e chegar ao caixa pronto para fazer seu pedido.
Esse tipo de ação é que faz a diferença na vida do consumidor e que ajuda a estabelecer conexões com a empresa. É isso que gera um cliente fiel – um convertido, que endossa a marca. E que contribui para aumentar o número de conversões e de convertidos.

Consumidores conscientes

As mudanças climáticas estão afetando mais e mais pessoas em todo o mundo. E as empresas que estão atentas a isso certamente ganham pontos extras frente à concorrência.
Enviar faturas por e-mail, para poupar papel, oferecer bônus para quem recicla as embalagens vazias – todo esforço nesse sentido é válido.
jornada do consumidor é complexa e está em constante evolução. É fundamental que as tendências do consumidor orientem o direcionamento de suas estratégias de marketing.

Todas essas informações e tendências são importantes. Use-as para desenvolver uma compreensão invejável do comportamento do consumidor – passado, presente e futuro.
Por: https://www.up2place.com.br/conheca-o-novo-comportamento-do-consumidor/?utm_campaign=2_news_maio&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

terça-feira, 10 de julho de 2018

10 Táticas Comprovadas para Crescer no Instagram

Aprenda 10 táticas comprovadas para crescer no Instagram, envolver os fãs com sua marca e gerar novos negócios através do marketing digital.

1. Use o IGTV

O IGTV acabou de ser lançado na semana passada e já está revolucionando como assistimos TV na internet.
O aplicativo do Instagram que tem app para Android e iOS, também pode ser usado no aplicativo normal, e permite criar um canal similar a um do Youtube e compartilhar vídeos maiores do que o limite do Instagram tradicional de 60 segundos. Assim, contas não verificadas podem publicar vídeos de até 10 minutos, e contas verificadas 60 minutos.
O CEO do Instagram, Kevin Systrom, ainda não comentou se o aplicativo terá anúncios. Confira o anúncio oficial aqui e crie seu canal para ganhar seguidores no Instagram com a ferramenta mais nova disponível na plataforma.

2. Poste constantemente (pelo menos uma vez ao dia)

A ferramenta de marketing Tailwind estudou mais de 10.000 perfis do Instagram em 2017 para entender como a postagem frequente afeta o crescimento de seguidores e as taxas de engajamento.
Eles descobriram que quanto mais você publica, mais curtidas e seguidores você ganha.
De acordo com o estudo, perfis que postam cerca de sete vezes ou mais em uma semana (ou ao menos uma vez ao dia) receberam mais curtidas e ganharam seguidores mais rapidamente que aqueles que postaram em uma menor frequência.
Segundo a pesquisa, o impacto de postagens frequentes é:
Você pode quase dobrar sua taxa de crescimento de seguidores ao passar de menos de um post por semana para 1-6 posts por semana. Você pode mais que dobrar sua taxa de crescimento de seguidores novamente ao postar de 1-6 vezes por semana ao menos uma vez por dia.”
Foco principal: postar no Instagram constantemente é uma das melhores formas para ganhar seguidores. As marcas que são capazes de realizar um fluxo de postagem mais regular apresentam geralmente os melhores resultados.
De acordo com a linha do tempo do algoritmo do Instagram, a consistência parece ser um elemento chave para que suas postagens sejam exibidas e vistas na parte superior da linha do tempo. Se suas postagens forem compartilhadas regularmente e tiverem um bom engajamento, o palpite é que o algoritmo do Instagram coloque seus posts próximos à parte superior dos feeds de seus seguidores.

3. Vídeos, vídeos ao vivo e Stories

Apesar do Instagram ter iniciado como uma rede de compartilhamento de fotos, ele cresceu para além das fotos. Com diversos recursos de vídeo, vídeo ao vivo e o Stories, as marcas podem criar diversos tipos de conteúdo para engajar seguidores e elevar seu número de seguidores.
Confira alguns motivos para tentar postar diferentes tipos de novos conteúdos:
  • O envolvimento médio dos vídeos está crescendo mais rapidamente do que o engajamento médio das imagens;
  • Ao realizar uma live no Instagram, você deve aparecer bem no topo no feed Stories;
  • Mais de 250 milhões de pessoas utilizam o Instagram Stories diariamente;
  • Sessenta e oito por cento dos profissionais de marketing possuem o intuito de criar mais Stories em 2018;

4. Estude e utilize hashtags de qualidade

Talvez nenhuma rede social leve as hashtags mais a sério que o Instagram. Utilizar as hashtags corretas (e localizadas) pode expor sua imagem para o tamanho e nichos corretos de audiência. Os usuários do Instagram parecem não incomodar-se com o uso de hashtags nesta rede da mesma forma que em outras ferramentas sociais.
O Simply Measured fez dois estudos e descobriu que as postagens do Instagram com hastags mais uma tag de localização recebem o maior engajamento médio. Em outras palavras, hashtags podem ser sua melhor aposta para o crescimento rápido no Instagram.
Veja abaixo um excelente post do Buffer onde 10 hashtags foram utilizadas, inclusive a hastag de localização (#tianjin – uma cidade na China).
O Instagram permite um máximo de 30 hashtags por post. A empresa TrackMaven descobriu que nove hashtags parecem ser um ótimo número para receber o máximo de engajamento.
Com ferramentas gratuitas para o Instagram como Display PurposeFocalmark e AutoHash, você pode facilmente conferir hashtags relevantes e de qualidade para seus posts no Instagram. Por exemplo, com o Display Purpose, simplesmente digite algumas palavras que estejam relacionadas com a sua imagem e ele recomendará algumas hashtags para você.

5. Compartilhar conteúdos gerados pelos usuários

A ferramenta Buffer conseguiu um salto de quase 400% no número de seguidores(de 4.250 para 21.000) por meio da estratégia do compartilhamento de conteúdos gerados por seus próprios usuários.
Uma das maneiras mais eficazes de pensar em conteúdos gerados por usuários é a utilização do conteúdo deles em suas próprias mídias sociais ou website. Uma dica importante é sempre fornecer o crédito ao criador original do conteúdo (o usuário).
Você pode utilizar hashtags exclusivas para enfatizar as suas interações com seus usuários. Estas hashtags podem abrir uma grande variedade de opções de conteúdo. Pode ser desde histórias de uso de seu produto e/ou serviço até dicas fornecidas por profissionais que estejam relacionadas com a sua atividade. A imagem abaixo demonstra o conteúdo de um usuário sendo compartilhado dentro do Instagram do Buffer:
Você perceberá que o aumento do número de seguidores a partir de um conteúdo de qualidade gerado pelos usuários poderá também aumentar a probabilidade de seus seguidores do Instagram tornarem-se clientes.

6. Colabore com outros

Outra ótima maneira de ampliar seu alcance e ganhar seguidores no Instagram é colaborar com outras pessoas, seja por meio de parcerias ou patrocínios.
Por meio de parcerias é possível alcançar e alavancar um novo público. Uma relação de ganha-ganha com outros influenciadores, marcas e profissionais podem render bons frutos.
Caso você tenha disponibilidade de orçamento para gerenciamento de mídias sociais, o marketing de influenciadores pode ser uma alternativa adequada para você.
Veja um exemplo de uma postagem colaborativa:
Na imagem acima, os influenciadores do Instagram marcaram a conta do Instagram de Daniel Wellington (@danielwellington) em sua postagem patrocinada, o que levou as pessoas a conferirem seu perfil. Através dessa estratégia, ele acumulou mais de quatro milhões de seguidores até o momento.

7. Publique nos melhores momentos

Depois de analisar mais de cinco estudos sobre os melhores tempos para postar, aprendi que não há melhor momento universal para postar no Instagram.
Em vez disso, cada marca tem seus melhores tempos para postar de acordo com seu persona e mapa de empatia. Você também tem o seu!
A pontualidade de um post é um dos principais fatores no algoritmo do Instagram. Então, um possível melhor momento para você postar no Instagram é quando seus seguidores são mais ativos. Veja como você pode encontrar essa informação:
  • No aplicativo Instagram, toque em sua foto de perfil.
  • Toque no Instagram Insights (gráfico de barras)
  • Desça até “Seguidores” e em “Ver mais”
Na parte inferior da página você verá os dias da semana e horários os quais seus usuários são mais ativos. No gráfico abaixo, os seguidores parecem estar mais ativos das 9h às 15h. Você também pode conferir onde seus seguidores estão localizados e realizar algumas experiências nos horários em que eles têm a tendência a estarem mais ativos.

Alternativamente, você pode usar outras ferramentas para encontrar o melhor momento para postar usando seus dados do Instagram. Isso é interessante se você não tiver um perfil de negócios no Instagram e, portanto, não tiver acesso ao Instagram Insights.

8. Use suas análises

Uma das principais maneiras de aumentar seu número de seguidores no Instagram é postar conteúdo de alta qualidade com o qual seus seguidores gostam e com quem se envolver.
Como você sabe o que seus seguidores gostam? O Instagram Insights fornece os dados para você entender quais postagens seus seguidores mais gostam.
  • No aplicativo Instagram, toque na sua foto de perfil
  • Toque no ícone Instagram Insights (gráfico de barras)
  • Desça até a seção “Postagens” e toque em “Ver mais”
Aqui você verá suas principais postagens classificadas por impressões. Você pode tocar na frase no topo da página e alterar os filtros de acordo. Por exemplo, você pode ver seus principais vídeos nos últimos três meses classificados por comentários.

Você percebe alguma tendência?
Um determinado tipo de imagem recebe mais impressões ou engajamento? Poste mais dessas imagens e veja se seus seguidores continuam gostando e interagindo com elas.
Você pode mergulhar ainda mais fundo nos dados selecionando uma postagem e tocando em “Visualizar insights”. Por exemplo, suponha que ao descobrir que, com um de seus posts recentes, você poderia ter chegado a mais de 1.000 pessoas que não seguindo você. Caso eles gostem de sua nova postagem, há uma grande chance de que eles possam lhe seguir para postagens semelhantes.

9. Envolva seus fãs

No algoritmo do Instagram, o engajamento é um dos principais fatores (talvez o principal) ao determinar quantas pessoas receberão uma postagem.
Quanto mais engajamento um post tiver, mais as pessoas o visualizarão em seu feed.
Com muitos engajamentos, suas postagens podem até ser exibidas nas principais listagens hashtags ou na guia “Explorar”, atingindo ainda mais pessoas e possivelmente ganhando mais seguidores.
Uma ótima prática é a de proativamente engajar seus seguidores, curtindo ou respondendo aos comentários deles em suas postagens. Como eles se esforçaram para verificar suas postagens e comentar sobre elas, é ótimo retribuir continuando a conversa. Lembre-se de que o Instagram é uma ferramenta de rede social, não uma rede social em si. A rede é feita de pessoas e das interações entre elas.

10. Concursos e promoções

Algumas das postagens mais comentadas de qualquer perfil no Instagram estão relacionadas a concursos e promoções. Lembre-se sempre de observar as leis vigentes em nosso país para promover e divulgar seus produtos e serviços.
Esses posts são ótimos para aumentar seu alcance no Instagram e conquistar novos seguidores. Por exemplo, você pode convidar seus seguidores para comentarem com seus emoticons favoritos ou marcar um amigo para participar do concurso.
Com a ajuda do algoritmo ou de seus seguidores, você pode alcançar muitas pessoas que nunca ouviram falar de sua marca antes. E se eles gostarem das postagens no seu perfil, podem optar por segui-lo.

Bônus: Postagens cruzadas

Por fim, verifique se seus fãs atuais sabem que você está no Instagram por meio de postagens cruzadas. O Instagram simplifica o compartilhamento de suas postagens no Facebook, Twitter e Tumblr, o que pode ser uma ótima tática para obter uma exposição extra.
E há uma grande vantagem em cross-post! Um estudo da Buzzsumo com mais de um bilhão de posts no Facebook de três milhões de páginas de marcas descobriu que as imagens postadas no Facebook via Instagram recebem mais engajamento do que as imagens publicadas diretamente via Facebook:

Quais são as suas experiências para ganhar seguidores no Instagram?
Uma maneira fácil de manter esse princípio central é passar um pouco de tempo a cada dia apenas curtindo e explorando o Instagram. Você pode responder a comentários com fotos, seguir novos amigos e comentar em postagens incríveis. É o tempo gasto mostrando e compartilhando o amor pelo que você faz que pode render novos seguidores. Também cria uma melhor experiência de mídia social mais intensa para todos.
Fonte:https://vitaminapublicitaria.com.br/10-taticas-comprovadas-para-crescer-no-instagram/?utm_campaign=ate_perdendo_a_gente_sempre_ganha_63&utm_medium=email&utm_source=RD+Station