“RH com Você – Para Refletir: Parábola da formiga desmotivada”
"Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz.
O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões. A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!
O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial... A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer uma pesquisa de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as finanças, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta empresa!
E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?
A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida."
Autor Desconhecido
Situação como essa infelizmente é bem comum nas organizações hoje. Eu mesmo já vivenciei isso algumas vezes!
Muitas vezes somos excelentes profissionais e quando entramos na empresa chegamos “com tudo”, cheios de energia, querendo “fazer acontecer”, mas não somos notados, não temos nosso valor, competência e empenho percebidos.... nosso gestor não nos “enxerga”!
Por mais que tenhamos gás, que sejamos motivados e empenhados, não há espírito motivador que resista á esse tipo de coisa. Aos poucos a motivação vai caindo e a desmotivação vai fluindo no profissional e o desempenho vai caindo aos poucos...
O ponto “x” da questão somos só nós formigas ou também o marimbondo?
Infelizmente a formiga não pode demitir o marimbondo...
Têm muita diferença entre ser uma pessoa competente e uma pessoa apaixonada: A competente faz o trabalho dela com qualidade e preza por isso, o apaixonado o faz com qualidade e com dedicação única... faz de uma forma única que faz com que todo mundo reconheça que foi ele quem fez.
O competente pode ser substituído a qualquer momento, o apaixonado jamais! Pois mesmo que não esteja mais na empresa será notado, haverá pessoas que podem até fazer melhor que ela, mas igual nunca!
Reflitam...
RAFAEL MENDES
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sexta-feira, 6 de março de 2015
RH com Você: Para Refletir - Parábola da formiga desmotivada
quinta-feira, 5 de março de 2015
5 vídeos motivacionais imperdíveis para empreendedores
Como a motivação está inserida na capacidade de superação dos obstáculos para chegar ao sucesso?
Quando falamos em motivação profissional, é importante pensar de quem deve partir essa iniciativa. Manter um grupo motivado só é possível com um líder motivado. Os empreendedores que conseguem se fortalecer com as adversidades são aqueles que têm histórias de sucesso em sua trajetória.
A motivação não pode ser vista apenas nos dias de glória de seu negócio, mas também nos dias de dificuldade e adversidades. A capacidade de constante motivação traz objetividade e clareza à rotina de trabalho de uma empresa. Essa fluidez, consequentemente, trará resultados e manterá o foco para o sucesso de suas metas, apesar dos obstáculos no caminho.
5 Vídeos em que a motivação foi o caminho para o sucesso
Por isso, selecionamos uma lista de vídeos motivacionais que vão ajudar a aguçar a sua criatividade e capacidade:
AS CONEXÕES QUE MOVEM A VIDA
Marcelo Sales é um empreendedor, e um nerd, e tem muito orgulho disso. O primeiro negócio dele foi vender suco de uva na rua, e foi aí que as conexões começaram a mover sua vida, até virar fundador da Movile, Empreendedor Endeavor, e fundador da aceleradora de negócios 21212.com. Sem dúvida, essa é uma das histórias mais incríveis do empreendedorismo brasileiro, contada com maestria e bom-humor fantásticos.
ACREDITE EM VOCÊ, SEMPRE
Robinson Shiba, fundador do China in Box, mostra que determinação e perseverança são algumas das chaves para o sucesso. Tem que acreditar que vai dar certo. “Mas só acreditar sem implantação, sem ação, não funciona”. O paranaense de Maringá formou-se em odontologia, exerceu a profissão, mas não desistiu de um sonho que surgiu após uma viagem aos Estados Unidos: abrir uma rede de delivery de comida chinesa na caixinha. A ideia não foi bem recebida pela mãe, que insistia que ele mantivesse seus olhos na profissão de dentista. Seu pai, no entanto, frisava durante toda sua trajetória: “Eu acredito em você, filho”. Assista à inspiradora e bem humorada história de Robinson Shiba.
A ESCOLA DA VIDA
Fazer rir e chorar é com ele mesmo. Edivan Costa, dono da SEDI, empresa líder no ramo de regularizações, tem uma trajetória de superação inspiradora. Ex-jogador de futebol do Palmeiras, motoboy e, enfim, empreendedor. Mesmo com todos os obstáculos que a vida colocou em seu caminho nesta odisseia, ele nunca desistiu de sonhar grande, mas afirma: “Pensar em desistir faz parte do sonho”. Assista à história de Edivan Costa, fundador da SEDI, um exemplo de busca constante por conhecimento e deotimismo.
DO CAIXA DA LOJA À BOLSA DE VALORES
Luíza Helena Trajano, a fundadora da Magazine Luíza, aprendeu a inteligência emocional com a mãe, e o empreendedorismo e o espírito de vendedora com a tia, também Luiza. Somando valores como honestidade, sonho grande, generosidade e aprendizado constante, transformou a loja fundada pelos tios em um dos maiores varejistas do país. “Eu sou vendedora. A minha família é vendedora. Eu não tenho vergonha de dizer isso. Comecei a trabalhar no varejo aos 12 anos porque queria comprar presente de Natal para as pessoas que eu gostava. Com o dinheiro das comissões eu consegui. Todo mundo que trabalha vende algo para alguém. No Magazine Luiza, durante cinco anos, todo mundo tinha o cargo de vendedor no crachá. Isso é motivo de orgulho e não de vergonha.”, diz. Conheça e emocione-se com a história de Luiza Helena Trajano.
FAÇA POUCAS COISAS NOTA 10 EM VEZ DE MUITAS NOTA 6
“Quando você acabou de mudar, você acabou”. Com essa frase de Benjamim Franklin, o criador do Mercado Livre e da Kaszek Ventures, Hernan Kazah, explica sua busca por novos desafios. Segundo Hernan, a meta é sempre “não ter fim”, construir empresas auto sustentáveis e que existam muito além de seus fundadores. Conheça a história deste argentino que começou numa garagem com muitos sonhos, ideias e motivações, e continua se reinventando como empreendedor.
Marcas aproveitam o fenômeno da "cor do vestido" para fazer marketing
Entrar na discussão e brincar com o assunto foi a forma encontrada por essas empresas para engajar clientes nas redes sociais
Administradores.com,
Divulgação/ Garnier
Se você ainda não decidiu se o vestido é branco e dourado ou preto e azul, não entendeu as explicações sobre isso ou não sabe do que estamos falando (nesse caso, não sabemos onde você estava), leia este link. Se você já sabe do que se trata, continue conosco.
Na onda da discussão que dividiu a internet de ontem para hoje, sobre o tal vestido que pode ser enxergado em branco e dourado ou preto e azul (e a discordância tem desfeito amizades, separado famílias), algumas marcas decidiram brincar com o fenômeno, aproveitando a discussão como estratégia de marketing.
É a prova de que um trending topic, ou seja, um assunto que está movimentando a internet, não pode ou não deve ser ignorado pelo mundo dos negócios. As novas mídias exigem que as marcas estejam conscientes desse mundo e entendam sua linguagem, de forma a entrar na conversa e engajar clientes através das redes sociais.
Veja alguns exemplos:
Post by Esmalte Colorama.
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Este tweet da Samsung diz: "Azul. Preto. Branco. Dourado. Vemos todas eles"
A Lego twitou: "Encontramos um jeito para você ter os dois!"
A loja JC Penney disse: "Prometemos, não estamos brincando com você. Esse vestido é azul e preto"
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Campanha polêmica mostra "planejamento de marketing" da vida de Jesus
A produtora de encenações publicitárias 1one Productions criou uma campanha inusitada, talvez até polêmica, para se promover. O vídeo mostra Jesus com seus discípulos no que parece ser uma reunião com uma agência publicitária, para discutir o futuro de sua "marca". Seus milagres, então, seriam ações de marketing. A ideia é mostrar que a produtora é capaz de tornar qualquer "façanha" possível.
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