terça-feira, 29 de abril de 2014

O que é realmente Marketing? E o que ele deve fazer por uma empresa?

 
marketing

Existe uma grande confusão com o que o Marketing pode fazer por uma empresa. Em partes essa confusão ocorre pelo posicionamento de muitos profissionais que confundem comunicação com marketing e pelos empresários que em muitos aspectos consideram que fazer banners, folders, cartões de visitas, organizar eventos é fazer Marketing.
O parágrafo abaixo foi extraído do site: http://halfen-mktsport.blogspot.com.br/2009/12/vulgarizacao-do-marketing.html e retrata perfeitamente o que desejo transmitir:
“A confusão acerca de que Marketing é a mesma coisa que divulgação, ou propaganda, ou promoção, ou ainda eventos está presente tanto na cabeça de altos executivos como de jovens recém-chegados ao mercado. Corrobora para a disseminação dessa confusão, o cidadão comum que, de tanto ouvir falar que o fulano que gosta de aparecer está fazendo seu marketing, passa a incorporar o vocabulário como uma espécie de sinônimo de “aparecer”.”
Como a minha primeira formação profissional foi a contábil (Onde atuei por 15 anos, e a grande maioria dos profissionais e empresários do setor não tem visão sobre Marketing) eu também tive muitas dificuldades de entender toda a amplitude do Marketing.
Até mesmo porque primeiro comecei a trabalhar com Marketing e estudá-lo de forma autodidata e depois fui procurar a minha formação superior.
Tenho visto muitos profissionais do setor que não conhecem sobre negócios, que são afoitos e procuram criar  ações sem planejamento e organização.
Sendo o profissional um consultor independente ou empregado de uma empresa, deve primeiro conhecer a onde está pisando, a cultura da empresa, sua missão, valores, as pessoas que compõe o quadro e o que cada uma faz.
Recentemente conheci o caso de uma profissional que entrou em uma empresa, e cometeu uma série de erros básicos:
  1. Não fez nenhuma reunião com os gerentes;
  2. Não procurou entender como funcionava o negócio internamente;
  3. Não procurou conhecer a mão de obra ou recursos técnicos disponíveis;
  4. Criou ações sem um prévio planejamento;
  5. Preocupou-se excessivamente com a criação de eventos sociais internos.
O resultado disto foi um desastre, má vontade dos envolvidos, algumas antipatias gratuitas e o principal confusão e perda de cedibilidade, tudo devido a:
  1. Falta de visão sistêmica: esqueceu que uma empresa é formada por várias conexões internas;
  2. Por não conhecer o funcionamento da empresa achou que tudo era fácil;
  3. Não sabia como era a rotina das pessoas que ela envolveu nos processos;
  4. Subestimou o tempo de trabalho dos envolvidos, pois não considerou que eles não estavam exclusivos para ela;
  5. Gerou um aparente mal estar, pois agiu como se tudo gira-se em torno do Marketing;
  6. Preocupou-se em criar ações superficiais, sem estudos mais profundos.
  7. Deixou a impressão de mais do mesmo, ou seja, mais um profissional do Marketing que não entende de negócios.
Essas falhas todas ocorreram justamente porque muitos profissionais do setor não terem afinidade com o mundo dos negócios, e para o profissional do Marketing visão de negócios e empreendedorismo são fundamentais.
Organização e Planejamento empresarial são fundamentais para um profissional do Marketing, entender o mercado onde está inserido e todos os seus agentes do ambiente interno e do ambiente externo. Do contrário o trabalho não trará o resultado esperado.
Portanto fica o alerta tanto para profissionais, quanto para empresários que desejam contratar serviços de Marketing:
  1. Não existe Marketing sem Planejamento;
  2. Não existe Planejamento sem Organização;
  3. Não existe Organização sem estudar uma empresa.
Marketing não é pirotecnia, com promessas de vendas nas nuvens e muito barulho, mas sim um trabalho sério, direcionado para a empresa, com base em estudos e análises de mercado, criando estratégias reais, objetivas e mensuráveis, que fazem uma empresa evoluir e alcançar outro nível de competição.
Marketing é: organizar uma empresa, estabelecer um planejamento e criar ações estratégicas para crescer.
Deseja fazer o Marketing da sua empresa?
  1. Deseja criar novas oportunidades de negócio?
  2. Criar novos produtos ou novos serviços?
  3. Criar uma estratégia para reposicionar sua empresa, sua marca, seus produtos/serviços?
  4. Ou ainda criar um público conectado a sua marca?
  5. Necessita de um diferencial competitivo?
fonte: http://alexandreferrao.com.br/o-que-e-realmente-marketing/

Marketing de guerrilha: 7 cases de sucesso para você se inspirar

 

Ao transpor os conceitos de guerrilha do campo militar para os negócios, Jay Conrad Levinson mostrou que pequenas empresas podem adotar táticas alternaticas de marketing para sobreviver no mercado atual, cada vez mais competitivo e mais parecido com um território em guerra

Redação, Administradores.com,


Intervenção urbana em Nova York
Quando pensamos na palavra guerrilha, imagens de guerras e confrontos armados vêm imediatamente à nossa cabeça. O termo, que teve origem na Guerra do Vietnã, está fortemente associado a estratégias bem elaboradas de ataques por uma parte mais fraca contra outra mais forte. Uma das principais características da guerrilha é contar com o elemento-surpresa para anular as deficiências de quem ataca - sejam elas de equipamentos ou treinamento militar.
Em 1984, Jay Conrad Levinson vislumbrou um campo de atuação para a palavra e criou o "guerrilla marketing", traduzido para o português como marketing de guerrilha. Ele descreveu o marketing de guerrilha como uma estratégia capaz de "atingir as metas convencionais, tais como lucros e alegria, com métodos não convencionais, como investir energia em vez de dinheiro". Ao transpor os conceitos de guerrilha do campo militar para os negócios, o autor mostrou que pequenas empresas podem adotar táticas alternaticas de marketing para sobreviver no mercado atual, cada vez mais competitivo e mais parecido com um território em guerra.
Conheça 7 casos de sucesso de marketing de guerrilha
Café gigante nas ruas de Nova York

A intervenção urbana é uma das “modalidades” mais usadas no Marketing de Guerrilha. O motivo é simples: é uma das que mais impressiona o receptor. E foi exatamente esse artifício que a Procter & Gamble usou para promover a sua linha de papel toalha Big Spills. A empresa derramou produtos de tamanho gigante pela rua. Em Nova York foi colocada uma xícara de café de seis metros de altura derrubado e derramando sobre a calçada - com vapor e aroma do café feito na hora. Em Los Angeles havia um picolé de sete metros de comprimento no chão. Além do produto, uma placa compunha o cenário na rua: “esse é um pequeno trabalho para o Big Spills”.
Blogueiro suspenso na Avenida Paulista

Em maio do ano passado, o canal de televisão a cabo NetGeo realizou uma performance de suspensão corporal na Avenida Paulista, em São Paulo, para apresentar a série Tabu América Latina. Na ocasião, o blogueiro Rafael Mendes foi pendurado em posição vertical por dois ganchos inseridos em seus ombros. Rafael ficou suspenso por cerca de duas horas a uma distância de 50 metros do solo.
Ao mesmo tempo, a hashtag #tabu foi promovida no Twitter e a participação dos internautas que mencionavam o perfil @NatGeo_BR pôde ser acompanhada pelo site da ação, onde a suspensão do blogueiro foi transmitida em um streaming de vídeo.
Post-it para estudantes

Com grande circulação em escritórios e empresas, a post-it resolveu atingir os estudantes e mostrar a necessidades dos lembretes. Em uma universidade do Peru, a marca instalou a mensagem "Devolver o livro de inglês" esculpida em um letreiro de gelo. A medida que o dia passava, o letreiro derretia e mostrava aos estudantes, que assim como o gelo, a memória é frágil.
Nissan contra concorrentes
Em uma ação na cidade alemã Dusseldorf, a fabricante de carros colou adesivos nos modelos de Porshe. Os adesivos continham a mensagem "Gostaria de ver por outra perspectiva?"Em duas semanas de campanha, a Nissan obteve um aumento de 23% no test drive de seus carros. Veja o vídeo da campanha abaixo:

Carros Smart se transformam em peças de Pong
Em uma surpreendente ação da agência alemã BBDO, a empresa transformou o simpático veículo Smart em uma das peças do clássico game Pong, do Atari. No entanto, o mais interessante mesmo foi o fato de que as pessoas que andavam na rua de Berlim entravam no carro e utilizavam o veículo como o próprio controle do game. A ação queria trazer uma
experiência única aos clientes e conseguiu.

Nivea refrigerando o ponto de ônibus

Muitas empresas gostam de utilizar as paradas de ônibus em estratégias de ações de marketing de guerrilha. Claro, muitas pessoas passam em frente ou param nesses pontos, o que se torna uma ótima possibilidade para visualizar um produto ou uma mensagem. O Guaraná Antarctica resolveu colocar balizas de futebol para promover a Copa do Mundo e seu refrigerante. No anúncio do Fitness First, o banco funciona como uma balança e o peso é apresentado no quadro para que todos vejam. Já a Nivea colocou um refrigerador de ar escondido em um pacote enorme de pó Nycil, para imitar o efeito de frescor do produto sobre a pele.
Formas idiotas de morrer
Como transmitir uma informação de forma efetiva com outras tantas milhares de mensagens que aparecem? A receita foi bem encontrada em “Dumb Ways To Die”, uma campanha para promover a segurança em trens e metrôs na Austrália. Ao invés de alertar para os quesitos de segurança, a ideia foi mostrar maneiras estúpidas de morrer na malha ferroviária. O alcance conquistado pelo vídeo nas mídias sociais superou qualquer expectativa. Só no YouTube foram mais de 55 milhões visualizações e diversas versões feitas por pessoas de todo o mundo, inclusive uma caprichada sobre o Rio de Janeiro (adm.to/dumb_rj). E a campanha conseguiu seu objetivo: contribuiu para uma redução de mais de 30% dos acidentes. A responsável pela ação foi a agência McCann Melbourne. Assista:



sexta-feira, 25 de abril de 2014

10 blogs que todo administrador precisa conhecer

 

Confira as dicas que a nossa equipe organizou para você

Redação, www.administradores.com,


Muitas vezes, um pequeno texto de 10 linhas tem um poder transformador maior do que uma disciplina inteira
Inspiração. Essa foi a palavra-chave que elegemos quando decidimos elaborar aqui uma lista com indicações de blogs que achamos que vale a pena você, administrador, acompanhar. Os bancos da universidade ensinam muito e são fundamentais para a formação de grandes profissionais. Mas, muitas vezes, um pequeno texto de 10 linhas tem um poder transformador maior do que uma disciplina inteira.
Confira abaixo nossas indicações:

Geração de Valor

Parte de um projeto maior homônimo idealizado pelo empresário Flávio Augusto da Silva, o blog Geração de Valor (carinhosamente chamado por seus leitores de GV) reúne insights e textos inspiracionais escritos por Flávio com o objetivo de motivar jovens empreendedores. Um escritor tão ávido quanto empreendedor, ele publica praticamente todos os dias e tem uma legião de seguidores. Para se ter uma ideia, só no Facebook, são mais de 2 milhões.
http://geracaodevalor.com/blog/

Richard Branson

O blog do fundador da Virgin também reúne textos inspiracionais escritos por ele, além de divulgar as novas iniciativas desse empreendedor compulsivo. Branson é uma das figuras mais admiradas do mundo dos negócios e acompanhar o que ele escreve é uma ótima maneira de buscar inspiração.
http://www.virgin.com/richard-branson

ZenHabits

Outro blog interessantíssimo é o do americano Leo Babauta, o ZenHabits. Eleito como o blogueiro mais influente dos EUA, Leo não fala diretamente sobre negócios ou métodos científicos de gestão. Mas suas experiências bem sucedidas em questões como organização do tempo, planejamento de carreira, motivação e combate ao estresse o creditam como autoridade nesses assuntos, que são estratégicos para empreendedores.
http://zenhabits.net/
Você pode ler alguns textos de Leo Babauta em português no Administradores.com.

FÊliz com a Vida

Escrito pela publicitária brasileira Fernanda Nêute, o blog é mais um da lista que não fala diretamente sobre negócios. Mas, com sua linguagem direta e com base em experiências reais vividas pela autora, o blog é uma fonte riquíssima de inspiração para quem está naquela fase entre deixar um emprego e construir um negócio. Se você precisa de um empurrãozinho para criar coragem de fazer o que sempre quis, com certeza vai encontrar lá.
http://www.felizcomavida.com/

Marcelo Toledo

Uma das principais referências do Brasil quando o assunto são startups, Marcelo escreve sobre questões técnicas que todo empreendedor iniciante precisa conhecer, principalmente os que empreendem na área de tecnologia.
http://marcelotoledo.com/

Dan Waldschimidt

Depois de reunir conhecimentos sobre negócios ao longo de cerca de 20 anos como executivo de grandes empresas americanas, Dan resolveu compartilhar isso em seus livros, palestras e no blog. Suas dicas podem ajudar bastante na hora de tomar uma decisão importante em seu negócio.
http://danwaldschmidt.com
Você pode ler alguns textos de Dan Waldschimidt em português no Administradores.com.

Blog do Buffer

O Buffer é uma espécie de agregador de redes sociais, que permite que os usuários utilizem todas as suas contas em apenas uma plataforma. Mas o blog não tem (necessariamente) nada a ver com isso. Lá, os executivos e outros membros publicam textos sobre diversos assuntos relacionados ao mundo dos negócios, de dicas de motivação a análises complexas de organizações, eles escrevem de tudo um pouco. Vale acompanhar.
http://blog.bufferapp.com/
No Administradores.com você pode ler textos de dois autores do blog: Leonhard Widrich e Belle Cooper.

Jovem Administrador

Escrito pelo jovem administrador Diego Andreasi, o blog está aqui nesta lista por um motivo chave: o autor é um dos leitores de obras de Administração e Negócios mais ávidos que já conhecemos. Todas as semanas tem uma análise nova de algum livro por lá. Vale a pena acompanhar:
http://jovemadministrador.com.br/

Blog do Hiller

Escrito pelo professor Marcos Hiller, o blog reúne diversos textos sobre Marketing e, em especial, sobre branding, área foco das pesquisas do autor, que costuma discutir o assunto à luz de acontecimentos do dia a dia de uma maneira bastante perspicaz.
http://blogdohiller.blogspot.com.br/

Blog da Administração

Para encerrar com chave de ouro, listamos aqui o blog do administrador Wagner Siqueira, atual presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA/RJ). Com textos mais densos, ele mergulha fundo nos assuntos bem específicos da profissão e é uma leitura fundamental para você, administrador, refletir sobre sua profissão.
http://www.admwagnersiqueira.com/

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Campanha responde carta de mãe preocupada sobre o filho com Síndrome de Down




A CoorDown, uma organização italiana que ajuda pessoas com Síndrome de Down, recebeu um e-mail de uma grávida preocupada ao descobrir que o filho teria o problema genético. Na mensagem, a futura mãe questionava que tipo de vida a criança teria e como seria seu futuro.

Para responder a pergunta, a agência Saatchi& Saatchi Itália transformou o e-mail em uma campanha em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de Março. No vídeo, 15 pessoas respondem à mãe, mostrando as alegrias e os desafios que ela deve esperar quando seu filho chegar.


O vídeo é emocionante e tem como objetivo promover a cultura da diversidade e integração, principalmente na escola e no trabalho. “Todos têm o direito de ser feliz”, diz a mensagem final da campanha. Assista:




Os melhores e piores horários nas mídias sociais

Acreditem, o assunto não está batido. A dúvida sobre os melhores e piores horários para postar nas mídias sociais é super comum. Ainda mais quando postar nas mídias sociais é diferente para cada marca. O seu público acessa em um determinado horário ou está espalhado por diversos fusos? Você está esperando por uma compra ou uma reação? Encontrar o melhor para cada marca passa muito por tentativas de acerto e erro.
Claro, conhecer o seu público nas mídias sociais é um passo básico e que imaginamos já ter sido cumprido. Mas qualquer que seja o seu planejamento de posts nas mídias sociais, este infográfico oferece algumas pistas para orientar na busca pelo melhor horário para postar nas mídias sociais – e os piores também.
 
 
 
 

10 Ferramentas que Podem Salvar Empreendedores de Primeira Viagem

       


O que é: As ferramentas de gestão e planejamento podem ajudar os empresários a organizar funções iniciais que são vitais para o funcionamento de um negócio.
Por que usar: Existem diversas ferramentas de gestão e planejamento que visam aperfeiçoar e facilitar a organização do negócio, desde as finanças até o controle de produção. Com elas, ser empreendedor hoje em dia é muito mais fácil do que 50 anos atrás. Com a internet tornou-se ainda mais acessível para o empresário iniciante utilizar ferramentas que aprimorem sua gestão.

10 ferramentas que podem salvar empreendedores de primeira viagem

1. Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica

Uma das grandes dúvidas de qualquer empresário é saber se o seu negócio será lucrativo ou não. A Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica lhe permitirá saber se o investimento terá um retorno financeiro positivo nos próximos anos, ou seja, com esta ferramenta será fácil saber com antecedência se o seu negócio será viável.

2. Planilha de Investimento Inicial

Um dos erros que um empreendedor de primeira viagem pode cometer é achar que tem dinheiro o suficiente para começar o negócio. O cálculo errado do investimento inicial pode pesar lá na frente, quando as contas começarem a apertar e você sentir que precisava de mais dinheiro do que pensava. Com a planilha de investimento inicial você terá a noção exata de quanto dinheiro gastará nos primeiros meses do negócio.

3. Planilha de Formação de Preços para Serviços

Colocar o preço certo para cada serviço prestado por sua empresa é essencial para a lucratividade e o sucesso do negócio. Se o preço é muito baixo, pode haver prejuízo, se for muito alto, espantará os clientes. O preço deve ser justo tanto para o cliente quanto para o empreendedor tirar o seu lucro.
Usando a Planilha de Formação de Preços para Serviços você definirá o preço levando em conta diversos fatores, entre eles, os custos e as horas de serviço, bem como os preços usados pela concorrência.

4. Planilha de Precificação de Mensalidade

O custo da mensalidade também é uma preocupação dos novos empreendedores. As taxas devem ser justas o suficiente para que os dois lados da mesa saiam ganhando.
Planilha de Precificação de Mensalidade permite que você defina o preço ideal da mensalidade do seu serviço para obter um nível de lucratividade aceitável.

5. Planilha de Necessidade de Capital de Giro

A empresa sempre deve ter uma reserva para cobrir a diferença entre entradas e saídas do caixa, ainda mais quando os prazos são diferentes. Isso é o que chamamos de “Capital de Giro”, ou seja, uma reserva em dinheiro que ajuda o negócio a “girar” financeiramente.
Mas qual seria o valor desse capital de giro? Para descobrir, use a Planilha de Necessidade de Capital de Giro. Essa ferramenta permitirá que você calcule o valor necessário para custear a diferença entre a entrada e a saída de dinheiro do caixa.

6. Planilha de Pesquisa de Mercado

Toda empresa visa oferecer o melhor serviço para seus clientes. E a empresa consegue oferecer melhores serviços se conhecer quem são e o que querem seus clientes.
Para entender a clientela, utilize a Planilha de Pesquisa de Mercado, que oferece um exemplo de questionário para ser usado em qualquer tipo de negócio. Outra utilidade dessa ferramenta é criação de bancos de dados e gráficos que representam as informações fornecidas por seus clientes.

7. Planilha de Indicadores de Vendas

Basicamente, o sucesso de qualquer empresa depende de estratégia (e uma boa estratégia) é construída com dados. A Planilha de Indicadores de Vendas, como o próprio nome diz, revela como anda a situação das negociações de sua empresa. A planilha fornece gráficos para você analisar com precisão se as negociações estão funcionando ou não. Com esses dados em mãos, será possível introduzir mudanças no jeito de negociar com o cliente.

8. Planilha de Curva de Valor

Uma das melhores maneiras de sair na frente dos concorrentes é oferecer um produto ou serviço que seja diferenciado. E para saber como se diferenciar da concorrência, use a Planilha de Curva de Valor, que permite a você conhecer a oferta de valor e benefícios da concorrência, desse modo, a sua empresa poderá buscar meios de acertar os pontos que ainda não foram atendidos pelo mercado.

9. Planilha de Avaliação de Modelos de Negócios

Você sabe como avaliar a sua empresa? Tem idéia de como descobrir se o negócio vale a pena ser empreendido? Com a Planilha de Avaliação de Modelos de Negócios é possível saber se uma idéia é boa ou ruim, se o seu negócio está atingindo as expectativas esperadas e se a sua empresa está “rendendo”.

10. Planilha de Plano de Negócio

Se você tem uma startup, então sabe que um plano de negócios é imprescindível para atrair investimentos de aceleradoras. O mesmo acontece para empresas que buscam apoio de bancos financiadores.
Sem um plano de negócios, o investidor não poderá saber se a sua empresa tem potencial para crescer e ser lucrativa. Usando a Planilha de Plano de Negócio você terá meios de criar um plano empresarial que será de grande auxilio no início do seu negócio.

Boas ferramentas de gestão

Todas essas ferramentas podem ser adquiridas no site da LUZ, uma empresa voltada para a educação de empreendedores. No site você encontra mais informações sobre as ferramentas aqui apresentadas, bem como dicas e tutoriais para obter sucesso no empreendedorismo.
Que tal adquirir outras ferramentas para fazer seu negócio decolar? Acesse o site da LUZ.vc e conheça as planilhas e cursos disponíveis!

 
Fonte: http://blog.luz.vc/marketing/10-ferramentas-que-podem-salvar-empreendedores-de-primeira-viagem/?utm_source=LUZ.vc+%7C+Blog&utm_campaign=0fb83377fd-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_16cade68b1-0fb83377fd-295015693#sthash.KAzxIh5T.dpuf

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Desculpa, profissional de Marketing

 

Postado por Bruno Mello - 16/04/2014
                     
A missão do Mundo do Marketing é promover o setor. Acreditamos que um Marketing bem feito, no mais amplo dos sentidos, tem poder de transformar o mundo. Temos como propósito fazer com que o Marketing esteja no DNA das empresas e que, por isso, possam criar melhores produtos e serviços, gerar mais valor para elas e principalmente para seus clientes e colaboradores. Queremos que todas as marcas façam diferença na vida das pessoas. Que possam verdadeiramente resolver seus problemas e auxilia-las em sua qualidade de vida.
Por estes motivos oferecemos conteúdos que evidenciem as melhores práticas. Reportagens, artigos, blogs, vídeos, noticiário, cases, estudos, pesquisas, infográfico, tudo tem como objetivo principal informar e formar melhores profissionais de Marketing que possam transformar as empresas em que trabalham. Em nossos editorias, no entanto, os textos ganham contornos críticos, justamente buscando essa transformação. Não raro, cobramos posturas diferentes do profissional de Marketing para que ele possa ser o principal agente das mudanças dentro das empresas.
Sabemos que é uma tarefa árdua, mas até hoje não tínhamos focado em outro cenário: o CEO, a gestão e o ambiente das empresas. Definitivamente, sem um ambiente propício, sem o aval dos principais executivos das empresas, o profissional de Marketing tem seu trabalho dificultado. Recentemente ecoamos em nossa manchete uma frase do Luli Radfahrer dizendo que o profissional de Marketing é preguiçoso porque se acomoda diante do trabalho difícil que tem pela frente. Agora, trazemos outra reflexão, de Walter Longo, que justifica o nosso pedido de desculpas.
Outro ponto de vista
Conversamos sobre o medo que muitos profissionais de Marketing têm de não arriscar em busca de inovações que possam de fato mudar a história das companhias. Essa era a nossa visão. Mas Walter Longo tem outra, a qual passamos a defender. Segundo o mentor de estratégia do Grupo Newcomm, “O Marketing do medo imperou nos últimos 20 anos quando trocamos o homem “do” negócio por homens “de” negócio. Os empresários que começaram o negócio tinham muito mais coragem de ousar. Na hora em que trocamos o homem “do” negócio por homens “de” negócio nós passamos a ter uma visão mais tática, mais curto-prazista onde errar era proibido”.
Por diversas vezes tratamos aqui sobre esse erro de avaliação. Olha-se para o fim do mês e não para o fim do mundo, como diz João de Simoni Neto. Mas, “Daqui para frente teremos que alterar o clima organizacional se quisermos ter a chance de existir. O grande risco hoje é não arriscar. Se antes tínhamos que andar para não ficar no lugar, agora temos que correr para não sair do lugar. E isso passa por uma certa dose de risco. As empresas que não ariscarem são as que mais estarão correndo risco de perderem a sua razão de continuar existindo”, aponta Longo.
Na visão de Walter Longo, “Não é o homem de Marketing que tem que resolver isso. É a organização que tem que criar um clima organizacional adequado que permita o erro e esse erro, se percebido, seja alterado na velocidade que o mundo exige. Pessoas e marcas comentem erros. O que não é permitido é que não se corrija estes erros na maior velocidade possível. Todas as vezes que uma marca teve um problema e corrigiu rapidamente, o consumidor entendeu, perdoou e continuou valorizando”.
Adicionamos que não é o profissional de Marketing que vai resolver isso, sozinho. De fato, é necessário a anuência da alta gestão da companhia para fazer algo diferente. Ao profissional de Marketing cabe provocar esta mudança. Fazer de seu setor um proliferador da mudança. Buscar desenvolver as melhores práticas e puxar toda a empresa para uma visão orientada pelo Marketing. Sozinho, de fato, é difícil. Mas é preciso começar e evangelizar novos adeptos a religião do Marketing.
Leia também: Perfil do Profissional de Marketing no Brasil. Pesquisas do Mundo do Marketing Inteligência, exclusivo para assinantes.
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