Existe uma grande confusão com o que o Marketing pode fazer por uma empresa. Em partes essa confusão ocorre pelo posicionamento de muitos profissionais que confundem comunicação com marketing e pelos empresários que em muitos aspectos consideram que fazer banners, folders, cartões de visitas, organizar eventos é fazer Marketing.
O parágrafo abaixo foi extraído do site: http://halfen-mktsport.blogspot.com.br/2009/12/vulgarizacao-do-marketing.html e retrata perfeitamente o que desejo transmitir:
“A confusão acerca de que Marketing é a mesma coisa que divulgação, ou propaganda, ou promoção, ou ainda eventos está presente tanto na cabeça de altos executivos como de jovens recém-chegados ao mercado. Corrobora para a disseminação dessa confusão, o cidadão comum que, de tanto ouvir falar que o fulano que gosta de aparecer está fazendo seu marketing, passa a incorporar o vocabulário como uma espécie de sinônimo de “aparecer”.”
Como a minha primeira formação profissional foi a contábil (Onde atuei por 15 anos, e a grande maioria dos profissionais e empresários do setor não tem visão sobre Marketing) eu também tive muitas dificuldades de entender toda a amplitude do Marketing.
Até mesmo porque primeiro comecei a trabalhar com Marketing e estudá-lo de forma autodidata e depois fui procurar a minha formação superior.
Tenho visto muitos profissionais do setor que não conhecem sobre negócios, que são afoitos e procuram criar ações sem planejamento e organização.
Sendo o profissional um consultor independente ou empregado de uma empresa, deve primeiro conhecer a onde está pisando, a cultura da empresa, sua missão, valores, as pessoas que compõe o quadro e o que cada uma faz.
Recentemente conheci o caso de uma profissional que entrou em uma empresa, e cometeu uma série de erros básicos:
- Não fez nenhuma reunião com os gerentes;
- Não procurou entender como funcionava o negócio internamente;
- Não procurou conhecer a mão de obra ou recursos técnicos disponíveis;
- Criou ações sem um prévio planejamento;
- Preocupou-se excessivamente com a criação de eventos sociais internos.
- Falta de visão sistêmica: esqueceu que uma empresa é formada por várias conexões internas;
- Por não conhecer o funcionamento da empresa achou que tudo era fácil;
- Não sabia como era a rotina das pessoas que ela envolveu nos processos;
- Subestimou o tempo de trabalho dos envolvidos, pois não considerou que eles não estavam exclusivos para ela;
- Gerou um aparente mal estar, pois agiu como se tudo gira-se em torno do Marketing;
- Preocupou-se em criar ações superficiais, sem estudos mais profundos.
- Deixou a impressão de mais do mesmo, ou seja, mais um profissional do Marketing que não entende de negócios.
Organização e Planejamento empresarial são fundamentais para um profissional do Marketing, entender o mercado onde está inserido e todos os seus agentes do ambiente interno e do ambiente externo. Do contrário o trabalho não trará o resultado esperado.
Portanto fica o alerta tanto para profissionais, quanto para empresários que desejam contratar serviços de Marketing:
- Não existe Marketing sem Planejamento;
- Não existe Planejamento sem Organização;
- Não existe Organização sem estudar uma empresa.
Marketing é: organizar uma empresa, estabelecer um planejamento e criar ações estratégicas para crescer.
Deseja fazer o Marketing da sua empresa?
- Deseja criar novas oportunidades de negócio?
- Criar novos produtos ou novos serviços?
- Criar uma estratégia para reposicionar sua empresa, sua marca, seus produtos/serviços?
- Ou ainda criar um público conectado a sua marca?
- Necessita de um diferencial competitivo?
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