quarta-feira, 19 de maio de 2021

Soda Limonada apresenta nova identidade visual

 


Com o conceito “#QueSejaSoda”, a marca se propõe a revelar a verdade nua e crua que essa fase da vida traz. As neuras e indecisões serão retratadas nos filmes da marca, que irão circular no universo digital, expondo dilemas e tentando quebrar expectativas.

   

Tem muita gente por aí que passou a infância e a adolescência inteirinha idealizando a vida adulta. Mas quando chegou lá, percebeu que existe uma grande diferença entre expectativa e realidade. Pensando naqueles que já sacaram que ser adulto não é encantador ou glamuroso, Soda Limonada entra em cena para apresentar sua nova campanha e, com toda sua acidez, ironizar o mito da vida adulta. E tem mais, tudo isso, revelando sua nova identidade visual.

A campanha tem assinatura da agência Circus/MediaMonks.

Com o conceito “#QueSejaSoda”, a marca se propõe a revelar a verdade nua e crua que essa fase da vida traz. As neuras e indecisões serão retratadas nos filmes da marca, que irão circular no universo digital, expondo dilemas e tentando quebrar expectativas.

“Para criar essa campanha, a gente buscou uma tensão verdadeira da vida das pessoas. Em cima disso, decidimos mostrar, de forma divertida e descontraída, as dores e as delícias que acompanham a vida adulta de hoje em dia”, explica Zeca Borghi, gerente de marketing de Soda Limonada. “Nosso último esforço de comunicação foi feito na década de 80 e, de lá para cá, muita coisa mudou, especialmente, no contexto cultural”, conclui.

“Entramos nas conversas, nas verdades humanas. Queremos que as pessoas se identifiquem com os dilemas de Soda, que vejam que tudo pode ficar mais divertido com um toque de acidez”, destaca Luciana Haguiara, diretora executiva de criação da Circus/MediaMonks.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Ambev testa delivery com drone

 


Além de explorar formas inovadoras e mais eficientes para a distribuição de produtos, empresa acredita que o projeto poderá contribuir com a mobilidade urbana e o meio ambiente

Por Redação - 10/05/2021

Além de explorar formas inovadoras e mais eficientes para a distribuição de produtos, a Ambev acredita que o projeto poderá contribuir com a mobilidade urbana e o meio ambiente, já que deve ajudar a diminuir o número de veículos nas ruas e, consequentemente, a emissão de poluentes. A próxima fase de testes contará com um novo drone, capaz de voar por até 20 quilômetros levando uma carga de 8Kg. 

O mercado de Delivery vem investindo em inovação como forma de oferecer uma melhor experiência ao cliente e também ampliar suas oportunidades de venda. As ferramentas para delivery ajudam restaurantes a vencer a crise, por exemplo, e são imprescindíveis para a obtenção de resultados que garantam a sobrevivência do negócio.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Como criar Stories no Instagram: 15 dicas para engajar e reter o público!

INSTAGRAM • 10 maio 2021 • 11 min. de leitura


como criar stories no instagram: imagem de uma mão segurando um celular com um story da mLabs aberto na tela


Por Redator da mLabs

Publicado em 10 de maio de 2021

Se deixar, a gente fica horas no celular passando o dedo para o lado e olhando os Stories, não é mesmo?

Esse formato de conteúdo caiu no gosto dos usuários e, é claro, das marcas, que precisam saber como criar Stories no Instagram para alcançar e engajar sua audiência.

Alguns números do Instagram mostram o potencial dos Stories para o marketing:

·        500 milhões de contas (metade dos usuários da rede) usam os Stories todo dia;

·        um terço dos Stories mais visualizados são de empresas;

·        1 em cada 5 Stories orgânicos recebe uma mensagem direta.

Se você possui um negócio próprio ou usa o Instagram como ferramenta de marketing, confira algumas dicas com base na nossa experiência que te ajudarão a conquistar mais visualizações e interações!

1. Saiba quantas vezes postar nos Stories do Instagram

O Instagram Stories não tem limite de posts. Você pode publicar quantos frames quiser para tornar a sua história mais interessante. Isso não quer dizer que você precise cansar o usuário com milhares de publicações.

Um estudo da Buffer e da Delmondo aponta que a medida ideal para os Stories seria de 1 a 7 frames. Isso porque até o sétimo frame, a taxa de conclusão é de 70% — a partir daí, ela tende a cair.

como criar stories no instagram: imagem de um gráfico sobre stories na sequência da Buffer

Mas o próprio estudo alerta: isso não é uma regra! O mais importante é testar no seu perfil com a sua audiência. 

Pelo gráfico, dá para ver que os Stories com uma sequência de frames acima de 7 ainda conquistam resultados, o que mostra o grande potencial desse formato.

2. Dê atenção ao conteúdo do segundo frame

Além da quantidade, a dica aqui é cuidar também o conteúdo de cada frame.

Uma sequência de Stories estratégica precisa olhar especialmente para o segundo frame, que é determinante para o usuário continuar ou não vendo os frames seguintes.

O relatório da Conviva revela que, a partir do segundo frame, é menos provável que o usuário tome uma ação de interrupção, como voltar, avançar ou sair do Story.

como criar stories no instagram: imagem de um gráfico da conviva

Portanto, esse frame deve apresentar um conteúdo TOPZÊRA, que entregue um grande valor ou instigue o usuário a continuar assistindo. 

Colocar um resumo do que você vai contar nos próximos frames ou uma pergunta cuja resposta esteja nos frames seguintes, ajuda a manter os usuários engajados – testa e depois conta pra gente se funcionou! 😉

3. Use hashtags no Instagram de maneira estratégica

As hashtags são poderosas aliadas na sua estratégia. Se usadas da maneira correta, elas ampliam o alcance dos seus Stories e impulsionam a sua performance de marketing no Instagram.

Isso acontece porque ao inserir essas palavras clicáveis no seu Story, você permite que a marca seja encontrada com mais facilidade. Nós recomendamos usar hashtags relacionadas ao nicho da marca e à imagem correspondente nos seus Stories.

Existem algumas ferramentas que nós usamos na mLabs e que nos ajudam a escolher hashtags, são elas:

·        Hashtag Generator: mostra opções de hashtags similares e relacionadas a um termo;

·        Leetags: importante para geração de hashtags otimizadas;

·        Display Purposes: ajuda para encontrar ideias de hashtags.

 

4. Use o Storytelling para reter a atenção do público

Realmente, deslizar o dedo para sair dos Stories é a ação do usuário que as marcas tentam e devem combater.

Como mostra o levantamento da Conviva, ações de saída diminuem à medida que o usuário avança na sequência de Stories. Portanto, o desafio é reter a atenção do usuário por mais tempo!


como criar stories no instagram: imagem de um gráfico da conviva

Storytelling é um caminho para reter os usuários. Afinal, pessoas se engajam com histórias. Então, quando os posts têm uma narrativa por trás, a retenção tende a ser maior. 

Ao criar Stories no Instagram, pense em uma história com início, meio e fim, com protagonistas e heróis, com desafios e vitórias. Esses elementos que criam uma conexão com quem está do outro lado da tela.

5. Invista em Stories com imagens

Você sabia que o primeiro frame é o único em que imagens têm uma taxa de saída maior que vídeos?


como criar stories no instagram: imagem de um gráfico da conviva

A diferença é pequena, mas mostra que os vídeos levam as pessoas a saírem dos Stories mais do que as imagens.

Isso acontece porque vídeos geralmente têm áudio, demoram para carregar em conexões lentas e exigem mais atenção. Já o conteúdo das imagens é consumido rapidamente.

Então, aproveite que imagens são mais fáceis de produzir e invista nesse formato nos seus Stories.

Uma boa ideia é introduzir a sequência com um vídeo ou animação rápida no primeiro frame, para humanizar as publicações, e postar frames de imagens em seguida.

6. Use templates customizáveis

Ao usar templates nos Stories você deixa o conteúdo mais dinâmico e estimula a interação com os usuários. É uma ótima maneira para dar vida ao seu conteúdo e fazer com que mais pessoas participem da sua estratégia.

Dá uma olhada no modelo que nós criamos com os potinhos das alegrias do social media. Quando disponibilizamos esse template no nosso Story vários seguidores aderiram à brincadeira e preencheram os potinhos com as suas opções.


como criar stories no instagram: imagem de uma mão segurando um celular com um story da mLabs aberto na tela

Mas, não se esqueça, para que essa estratégia funcione, é preciso pedir para os seguidores marcarem o seu perfil nos Stories. Caso contrário, você não conseguirá acompanhar os compartilhamentos e nem retribuir a ação fazendo UGC (conteúdo gerado pelo usuário).

7. Faça uma enquete relacionada à sequência de Stories

Quando o usuário chega ao final da sequência de Stories, é um sinal de que ele gostou do que você publicou. Mas a experiência dele com a marca não precisa terminar por aí.

Para aumentar a retenção e o engajamento do usuário, que tal inserir uma enquete do Instagram ao final da sequência sobre o que você acabou de publicar? 

Isso faz com que o usuário volte nos Stories para retomar o que você falou e responder à pergunta com mais precisão.

O nosso big boss, Rafael Kiso (CMO da mLabs) costuma usar bastante essa estratégia ao criar sequência de Stories no seu perfil do Instagram.

 

8. Deixe seu Story envolvente com animações em vídeo

Criar conteúdo com animações em vídeo é uma excelente maneira de aliar dinamismo e Storytelling para despertar o interesse e engajar e encantar os seguidores no Insta.

Esses Stories animados batem recordes de alcance e engajamento na rede social. Além disso, essa é uma excelente alternativa para dar visibilidade para a marca, já o algoritmo do Instagram inibiu a exibição orgânica de todos os conteúdos postados no feed.

Existem vários temas que podem ser abordados em formato de vídeo animado, como DIY (do it your self), tutoriais, bastidores, ofertas e promoções e muito mais.

Algumas ferramentas facilitam o processo de criação e edição de conteúdos animados altamente virais, as principais são CanvamLabs Studio, Mojo, Inshot, Life Lapse etc.

 

9. Insira links nos seus Stories (arrasta pra cima)

O link nos Stories dá possibilidade de inserir CTAs (chamadas para ação) no conteúdo para direcionar o público a fazer algo específico em outras páginas, como compras em lojas virtuais, inscrição em webinars, acessar artigo do blog etc.

Mas para que a estratégia dê certo é preciso entregar na página o que você promete na Stories, não adianta ter um bom post, fazer as pessoas clicarem no link se, ao chegar na sua página o usuário não encontrar o que você prometeu.

Também é importante pensar na experiência do usuário no celular. Como é a usabilidade do seu site, ele está poluído demais? Tenha essas questões em mente antes de inserir um link do seu site nos Stories.

Essa funcionalidade, porém, ainda não está disponível para todas as contas na plataforma. Para saber mais sobre o tema, confira o nosso artigo sobre Como colocar link no Stories do Instagram? Veja como e quais contas podem fazer isso!

10. Marque empresas e parceiros

Ao marcar empresas e parceiros no Instagram você aumenta a interação, dá mais visibilidade para o conteúdo e, de quebra, pode conquistar mais seguidores.

Com uma boa dose de criatividade, ideias aparentemente simples acabam se transformando em chances de ouro para trabalhar a sua estratégia de marketing.

Fazer marcações nos Stories é muito simples, o pulo do gato é usar esse recurso para divulgar parcerias com empresas do mesmo segmento que você, criando uma estrutura de cooperação nas redes e mídias sociais.

 

11. Compartilhe UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário)

As publicações que os usuários fazem no seu próprio perfil falando sobre o produto ou serviço — chamadas de UGC — são extremamente valiosas para a marca.

Elas mostram que o usuário teve uma boa experiência, tanto que ele deseja mostrar isso para outras pessoas. 

Quando você compartilha no seu perfil os posts do Feed ou dos Stories desses usuários, eles funcionam como prova social e demonstram os benefícios que a marca entrega.

Então, se você ainda não faz isso, está perdendo uma grande oportunidade de não só valorizar quem publicou, mas também influenciar outros usuários. 

Nós adotamos essa prática no nosso perfil do Instagram e escolhemos dias e horários para compartilhar UGC dos nossos clientes. Se você segue a gente, provavelmente, já encontrou alguns desses compartilhamentos por lá!


como criar stories no instagram: três imagens de publicações de clientes e nos stories do instagram em que mostram o uso da ferramenta na tela do computador, uma visita no estande da mLabs em um evento de marketing e uma mensagem do cliente por direct message elogiando a plataforma

Mas como fazer os usuários publicarem sobre a marca? Olha, só de informar que quem publicar com o seu @ vai aparecer nos seus Stories, já motiva muita gente!

Mas as marcas que oferecem um benefício a mais (um desconto, um conteúdo exclusivo etc.) ou uma experiência incrível de atendimento, por exemplo, conseguem engajar ainda mais.

12. Faça perguntas para os seus seguidores

sticker de perguntas nos Stories ajuda a aumentar o engajamento no Instagram e descobrir a opinião dos seus seguidores sobre a marca ou os seus produtos.

Confira algumas dicas de como colocar em prática:

·        peça opiniões aos seguidores: as pessoas gostam de emitir a própria opinião sobre os assuntos, especialmente em relação a produtos e serviços que utilizam;

·        traga um convidado: a marca não precisa ser a única a responsável por responder as perguntas enviadas pelo Instagram Stories, convide especialistas;

·        esclareça as dúvidas dos seguidores: dar oportunidade para as pessoas tirarem dúvidas sobre a empresa e seus produtos é uma ótima maneira de estimular o engajamento;

·        inicie as conversas: escolha um assunto que tenha identificação com o segmento da sua marca e os interesses do seu público-alvo.

13. Marque produtos do Instagram Shopping nos Stories

Se você já usa o Instagram Shopping, sabe que ao marcar produtos nas suas publicações você facilita o acesso às compras e estimula os usuários a conhecerem a sua loja do Instagram.

Mas como isso funciona nos Stories? É simples! Essa marcação é feita por meio de uma etiqueta (tag) que permite colocar o nome e o preço do produto no post. Ao criar um Story, é só usar a tag de venda. O procedimento é bem similar à utilização no feed, inclusive.

Quer um pouco de inspiração? Veja como a marca Forever 21 explora o recurso de forma criativa nos seus Stories.


instagram shopping: imagem de dois stories com uma mulher usando um vestido sentada na grama

14. Promova os seus Stories não dependa só do orgânico

Os anúncios nos Stories do Instagram são criados no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Depois de publicados na plataforma, os Ads passam a aparecer na timeline dos usuários.

Existem, basicamente, três formatos para publicação nos Stories: vídeos, imagem única e carrossel. Nesse último, imagens sequenciais são veiculadas, aumentando a gama de possibilidades de ações.

A principal vantagem de criar anúncios no formato de histórias é que eles ficam no topo do layout e, graças a isso, costumam ser visualizados antes.

Para saber mais veja nosso post sobre Como fazer bons anúncios nos Stories do Instagram e coloque as suas ideias em prática!

 

15. Crie Stories no Instagram com antecedência

Não deixe a publicação dos Stories para a última hora. O app pode falhar, as imagens podem perder qualidade ou ficar fora do formato.

Por isso, é bom planejar e agendar posts nos Stories com antecedência para garantir a qualidade dos posts e a sequência de frames ideal.

Se você ainda não sabe, a mLabs pode ajudar nessa tarefa! 

A nossa plataforma de gestão de redes sociais tem a função agendamento de posts tanto para Feed ou Stories, que permite deixar tudo programado já com stickers, GIFs, enquetes, perguntas, hashtags, menções, links e vários outros recursos do app.

Para facilitar ainda mais a sua vida, a plataforma também oferece o mLabs Studio, uma ferramenta nativa de criação de imagens para o Instagram Stories e outras redes sociais, com templates editáveis e o tamanho certo para cada plataforma.

E é claro que a gente não vai deixar você só na vontade, cadastre-se agora e faça um teste grátis na mLabs para conhecer melhor todas as funcionalidades!

Com todos os macetes que você viu por aqui, a taxa de saída dos seus Stories tende a cair e MUITO! É claro que sempre tem aqueles usuários menos engajados e os haters que assistem uma parte do conteúdo para criticar.

Mas o foco da criação de conteúdo deve ser sempre no público que se identifica com a marca e precisa das soluções que ela oferece! 😉

  Fonte: https://www.mlabs.com.br/blog/como-criar-stories-no-instagram/?TMID=6091a4440548ab70183cbbfd&utm_content=006-newsletter-emeiao-contatos-mai-2021&utm_campaign=newsletter-emeiao-contatos-mai-2021&utm_source=mLabs&utm_term=newsletter&utm_medium=email

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Como grandes marcas já estão utilizando estratégias de CX em 2021

 


Tamires Tribst

Por Tamires Tribst em 24 de fevereiro 2021

Tempo de leitura: 5 minutos

No post de hoje falaremos como grandes marcas já estão utilizando estratégias de CX em 2021.

Implementar estratégias de Experiência do Cliente em 2021 será fundamental para empresas que desejam acompanhar as novas tendências de consumo aceleradas durante a pandemia e saber como gerar experiências mais encantadoras mesmo em tempos de crise.

Se você deseja entender mais sobre Estratégias de Experiência do Cliente, acesse nosso conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre Customer Experience.

Apesar do ano ainda estar no começo muitas marcas já estão investindo em novidades e tendências em estratégias de CX para o primeiro semestre.  

MAGALU: 

Em janeiro a Magazine Luiza anunciou a criação de um canal de atendimento exclusivo em libras e uniu acessibilidade e Experiência do Cliente em uma única estratégia. Através da ferramenta o consumidor poderá acessar o atendimento pós-venda por videoconferência com uma equipe formada por pessoas surdas treinadas para realizarem atendimento em libras. 

O canal já está disponível no site da Magalu e pode ser acessado de segunda à sexta-feira das 9h às 18h. Basta clicar em “Atendimento”, selecionar “Libras” e o cliente será direcionado a um agente especializado. 

Segundo o IBGE, o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Com essa medida a empresa ampliou as possibilidades de atendimentos para pessoas da comunidade surda, além de dar mais um passo rumo a uma das principais estratégias da varejista: excelência no atendimento. 

AZUL

A companhia de linhas aéreas Azul viu uma grande oportunidade de encantamento quando uma criança esqueceu seu brinquedo, um coelhinho Sansão, na brinquedoteca do aeroporto de Florianópolis. 

A Azul não só encontrou o Coelhinho e o devolveu para sua dona de 4 anos, como elaborou uma verdadeira jornada. A empresa produziu imagens mostrando Sansão de mochila andando pelo aeroporto e embarcando com destino a Cuiabá, cidade onde a criança morava. 

A iniciativa deu fruto a um vídeo publicitário, além de uma parceria com a marca Maurício de Souza para que a própria Mônica entregasse o Coelhinho pessoalmente para a menina. 

O resultado foi uma família inteira feliz e clientes satisfeitos, além da oportunidade de promover a marca Azul mostrando como a companhia se importa e cuida dos clientes. 

Esquecer um objeto importante em um aeroporto pode ser uma situação de muito atrito e frustração. A empresa transformou em final feliz um episódio que poderia ter sido motivo de tristeza e estresse para toda a família de passageiros.

RENAULT

Seguindo a tendência de serviços por assinatura, a Renault anunciou em janeiro seu próprio canal de assinaturas de veículos no Brasil. A estratégia, que já é adotada por outras montadoras como Toyota, Audi, Volkswagen, Fiat e Jeep, possibilita que o cliente escolha um veículo em apenas 10 minutos sem burocracia e de forma online. 

O canal é chamado de Renault On Demand e visa facilitar o aluguel de carros e facilitar o processo para pessoas que não pretendem investir em um veículo próprio ou em um modelo novo. 

O Renault On Demand oferece assistência 24h como reboque, chaveiro e serviços emergenciais e possibilita a contratação de planos personalizados incluindo adicionais de acordo com a necessidade do cliente. 

O diferencial do canal é a promessa de atender em todo o território nacional, enquanto que esse tipo de serviço de outras montadoras estão disponíveis apenas em algumas cidades. 

Serviços por assinaturas transformam processos que demandam alto investimento e burocracia em simples tarefas fáceis de serem executadas. Comprar e manter um carro pode ser custoso e estressante, mas com a nova tendência a experiência de ter e dirigir um carro se tornou mais acessível e prazerosa.

NUBANK

A Nubank tem como missão a excelência em atendimento, além de facilitar a vida financeira das pessoas. Para isso, a empresa anunciou que a partir de fevereiro os clientes poderão realizar pagamentos por meio do Google Pay.

Assim, os clientes poderão utilizar o próprio celular para realizar compras na função débito e crédito em estabelecimentos que aceitam pagamento por aproximação, em sites e aplicativos.

O Google Pay é uma carteira digital que permite fazer pagamentos com apenas um clique, tudo o que o usuário precisa fazer é confirmar a transação utilizando o celular.

Pagamentos digitais por aproximação otimizam tempo em filas e em transações. Ter mais agilidade na hora de pagar garante que o momento de compra seja mais agradável e que a experiência promova mais felicidade e satisfação no cliente. 

HERMES PARDINI

O Grupo Pardini tem realizado testes de transportes de amostras biológicas por drones. O objetivo da iniciativa é reduzir o tempo de atendimento de emergência dos pacientes.

Uma rota aérea dura em média 6 minutos, enquanto que o transporte terrestre leva cerca de 30 minutos para ser realizado. 

O Grupo mostra através dessa estratégia como utilizar a tecnologia em favor da Experiência do Cliente, uma vez que otimiza processos, garante um atendimento mais rápido e agilidade na realização de exames e entrega de resultados. 

Esperar por resultados de exames é um momento delicado e muitas vezes o tempo é crucial para o tratamento do paciente. 

Agilidade e rapidez nesse momento é fundamental para que médicos possam atuar de maneira mais assertiva, além de ajudar os pacientes a terem um pouco mais de tranquilidade para que a experiência hospitalar não seja traumática. 

INTER

Na busca por oferecer um super aplicativo, o Banco Inter anunciou que a função delivery estará disponível no início de março. Com a estratégia a empresa visa estar presente em todo o ciclo de vida dos consumidores, além do cenário financeiro. 

A ideia é que o cliente Inter possa ter em único aplicativo o maior número de funções, garantindo comodidade e praticidade nas compras. 

Lembrando que o app do banco já oferece um marketplace de varejo que oferece descontos exclusivos com marcas parceiras e ainda utiliza um sistema de cashback. 

Ter todas as necessidades atendidas em uma única ferramenta, sem dúvida, facilita a vida do cliente. Realizar compras, transações, pagamentos, pedir comida e muitas outras funções através de um único aplicativo é a tendência que muitos consumidores estão buscando. 

Mais uma vez o digital se mostra como um grande facilitador de processos que antes eram demorados, complicados e inseguros. 

Com os cases citados acima podemos perceber que encantar clientes e desenvolver estratégias de CX tem sido uma prática pautada principalmente em um uso inteligente dos meios digitais e saber aproveitar as oportunidades certas. 

A tecnologia é uma forte aliada na busca por facilitar processos de compra, gerar satisfação e otimizar o tempo dos clientes. Por isso, os super aplicativos estão entre as principais tendências de estratégias de CX em 2021.

Continue acompanhando nosso blog para acompanhar ao longo do ano como as empresas irão utilizar estratégias de CX. Você também pode nos acompanhar nas redes sociais (InstagramLinkedIn Facebook). 

Ainda não conhece a Track.co? Então acesse o nosso site. Te convidamos a saber mais sobre a nossa nova plataforma, a mais completa e atualizada em termos de métricas de Experiência do Cliente.