INSTAGRAM • 10 maio 2021 • 11 min. de
leitura
Por Redator da mLabs
Publicado em 10 de maio de 2021
Se deixar, a gente fica horas no celular passando o dedo para o lado e
olhando os Stories, não é mesmo?
Esse formato de conteúdo caiu no gosto dos usuários e, é claro, das
marcas, que precisam saber como criar Stories no Instagram para alcançar e
engajar sua audiência.
Alguns números do Instagram mostram
o potencial dos Stories para o marketing:
·
500 milhões de contas (metade dos
usuários da rede) usam os Stories todo dia;
·
um terço dos Stories mais
visualizados são de empresas;
·
1 em cada 5 Stories orgânicos recebe
uma mensagem direta.
Se você possui um negócio próprio ou usa o Instagram como ferramenta de
marketing, confira algumas dicas com base na nossa experiência que te ajudarão
a conquistar mais visualizações e interações!
1. Saiba quantas
vezes postar nos Stories do Instagram
O Instagram Stories não tem limite de posts. Você pode publicar quantos
frames quiser para tornar a sua história mais interessante. Isso não quer dizer
que você precise cansar o usuário com milhares de publicações.
Um estudo da Buffer e da Delmondo aponta que a medida ideal para
os Stories seria de 1 a 7 frames. Isso porque até o sétimo frame, a
taxa de conclusão é de 70% — a partir daí, ela tende a cair.
Mas o próprio estudo alerta: isso não é uma regra! O mais importante é
testar no seu perfil com a sua audiência.
Pelo gráfico, dá para ver que os Stories com uma sequência de frames
acima de 7 ainda conquistam resultados, o que mostra o grande potencial desse
formato.
2. Dê atenção ao
conteúdo do segundo frame
Além da quantidade, a dica aqui é cuidar também o conteúdo de cada
frame.
Uma sequência de Stories estratégica precisa olhar especialmente
para o segundo frame, que é determinante para o usuário continuar ou não
vendo os frames seguintes.
O relatório da Conviva revela que, a partir do segundo frame, é menos
provável que o usuário tome uma ação de interrupção, como voltar, avançar ou
sair do Story.
Portanto, esse frame deve apresentar um conteúdo TOPZÊRA, que entregue
um grande valor ou instigue o usuário a continuar assistindo.
Colocar um resumo do que você vai contar nos próximos frames ou uma
pergunta cuja resposta esteja nos frames seguintes, ajuda a manter os usuários
engajados – testa e depois conta pra gente se funcionou! 😉
3. Use hashtags no
Instagram de maneira estratégica
As hashtags são poderosas
aliadas na sua estratégia. Se usadas da maneira correta, elas ampliam o alcance
dos seus Stories e impulsionam a sua performance de marketing no Instagram.
Isso acontece porque ao inserir essas palavras clicáveis no seu Story,
você permite que a marca seja encontrada com mais facilidade. Nós recomendamos
usar hashtags relacionadas ao nicho da marca e à imagem correspondente nos seus
Stories.
Existem algumas ferramentas que nós usamos na mLabs e que nos ajudam a
escolher hashtags, são elas:
·
Hashtag Generator: mostra opções de hashtags
similares e relacionadas a um termo;
·
Leetags: importante para
geração de hashtags otimizadas;
·
Display Purposes: ajuda
para encontrar ideias de hashtags.
4. Use o
Storytelling para reter a atenção do público
Realmente, deslizar o dedo para sair dos Stories é a ação do usuário que
as marcas tentam e devem combater.
Como mostra o levantamento da Conviva, ações de saída diminuem à medida
que o usuário avança na sequência de Stories. Portanto, o desafio é
reter a atenção do usuário por mais tempo!
O Storytelling é um
caminho para reter os usuários. Afinal, pessoas se engajam com histórias.
Então, quando os posts têm uma narrativa por trás, a retenção tende a ser
maior.
Ao criar Stories no Instagram, pense em uma história com início, meio e
fim, com protagonistas e heróis, com desafios e vitórias. Esses elementos que
criam uma conexão com quem está do outro lado da tela.
5. Invista em
Stories com imagens
Você sabia que o primeiro frame é o único em que imagens têm uma taxa de
saída maior que vídeos?
A diferença é pequena, mas mostra que os vídeos levam as pessoas a
saírem dos Stories mais do que as imagens.
Isso acontece porque vídeos geralmente têm áudio, demoram para carregar
em conexões lentas e exigem mais atenção. Já o conteúdo das imagens é consumido
rapidamente.
Então, aproveite que imagens são mais fáceis de produzir e invista nesse
formato nos seus Stories.
Uma boa ideia é introduzir a sequência com um vídeo ou animação rápida
no primeiro frame, para humanizar as publicações, e postar frames de imagens em
seguida.
6. Use templates
customizáveis
Ao usar templates nos Stories você deixa o conteúdo mais
dinâmico e estimula a interação com os usuários. É uma ótima maneira
para dar vida ao seu conteúdo e fazer com que mais pessoas participem da sua
estratégia.
Dá uma olhada no modelo que nós criamos com os potinhos das alegrias
do social media. Quando
disponibilizamos esse template no nosso Story vários seguidores aderiram à
brincadeira e preencheram os potinhos com as suas opções.
Mas, não se esqueça, para que essa estratégia funcione, é preciso pedir
para os seguidores marcarem o seu perfil nos Stories. Caso contrário, você não
conseguirá acompanhar os compartilhamentos e nem retribuir a ação fazendo UGC (conteúdo gerado pelo usuário).
7. Faça uma enquete
relacionada à sequência de Stories
Quando o usuário chega ao final da sequência de Stories, é um sinal de
que ele gostou do que você publicou. Mas a experiência dele com a marca não
precisa terminar por aí.
Para aumentar a retenção e o engajamento do usuário, que tal inserir
uma enquete do Instagram ao
final da sequência sobre o que você acabou de publicar?
Isso faz com que o usuário volte nos Stories para retomar o que você
falou e responder à pergunta com mais precisão.
O nosso big boss, Rafael Kiso (CMO da
mLabs) costuma usar bastante essa estratégia ao criar sequência de Stories no
seu perfil do Instagram.
8. Deixe seu Story
envolvente com animações em vídeo
Criar conteúdo com animações em vídeo é uma excelente maneira de aliar
dinamismo e Storytelling para despertar o interesse e engajar e encantar os
seguidores no Insta.
Esses Stories animados batem recordes de alcance e engajamento na rede
social. Além disso, essa é uma excelente alternativa para dar visibilidade para
a marca, já o algoritmo do Instagram inibiu
a exibição orgânica de todos os conteúdos postados no feed.
Existem vários temas que podem ser abordados em formato de vídeo
animado, como DIY (do it your self), tutoriais, bastidores, ofertas e promoções
e muito mais.
Algumas ferramentas facilitam o processo de criação e edição de
conteúdos animados altamente virais, as principais são Canva, mLabs Studio, Mojo, Inshot, Life Lapse etc.
9. Insira links nos
seus Stories (arrasta pra cima)
O link nos Stories dá possibilidade de inserir CTAs (chamadas para ação) no conteúdo para
direcionar o público a fazer algo específico em outras páginas, como compras em
lojas virtuais, inscrição em webinars, acessar artigo do blog etc.
Mas para que a estratégia dê certo é preciso entregar na página
o que você promete na Stories, não adianta ter um bom post, fazer as
pessoas clicarem no link se, ao chegar na sua página o usuário não encontrar o
que você prometeu.
Também é importante pensar na experiência do usuário no celular.
Como é a usabilidade do seu site, ele está poluído demais? Tenha essas questões
em mente antes de inserir um link do seu site nos Stories.
Essa funcionalidade, porém, ainda não está disponível para todas as
contas na plataforma. Para saber mais sobre o tema, confira o nosso artigo
sobre Como colocar link no Stories do
Instagram? Veja como e quais contas podem fazer isso!
10. Marque empresas
e parceiros
Ao marcar empresas e parceiros no Instagram você aumenta a
interação, dá mais visibilidade para o conteúdo e, de quebra, pode conquistar
mais seguidores.
Com uma boa dose de criatividade, ideias aparentemente simples acabam se
transformando em chances de ouro para trabalhar a sua estratégia de marketing.
Fazer marcações nos Stories é
muito simples, o pulo do gato é usar esse recurso para divulgar parcerias com
empresas do mesmo segmento que você, criando uma estrutura de cooperação nas
redes e mídias sociais.
11. Compartilhe UGC
(Conteúdo Gerado pelo Usuário)
As publicações que os usuários fazem no seu próprio perfil falando sobre
o produto ou serviço — chamadas de UGC — são extremamente valiosas para a
marca.
Elas mostram que o usuário teve uma boa experiência, tanto que ele
deseja mostrar isso para outras pessoas.
Quando você compartilha no seu perfil os posts do Feed ou dos Stories
desses usuários, eles funcionam como prova social e demonstram os benefícios que
a marca entrega.
Então, se você ainda não faz isso, está perdendo uma grande oportunidade
de não só valorizar quem publicou, mas também influenciar outros
usuários.
Nós adotamos essa prática no nosso perfil do Instagram e escolhemos dias
e horários para compartilhar UGC dos nossos clientes. Se você segue a gente,
provavelmente, já encontrou alguns desses compartilhamentos por lá!
Mas como fazer os usuários publicarem sobre a marca? Olha, só de
informar que quem publicar com o seu @ vai aparecer nos seus Stories, já motiva
muita gente!
Mas as marcas que oferecem um benefício a mais (um desconto, um conteúdo
exclusivo etc.) ou uma experiência incrível de atendimento, por exemplo,
conseguem engajar ainda mais.
12. Faça perguntas
para os seus seguidores
O sticker de perguntas nos
Stories ajuda a aumentar o engajamento no Instagram e descobrir a opinião dos
seus seguidores sobre a marca ou os seus produtos.
Confira algumas dicas de como colocar em prática:
·
peça opiniões aos seguidores: as pessoas gostam de emitir a própria opinião sobre os assuntos,
especialmente em relação a produtos e serviços que utilizam;
·
traga um convidado: a marca não precisa ser a única a responsável por responder as
perguntas enviadas pelo Instagram Stories, convide especialistas;
·
esclareça as dúvidas dos
seguidores: dar oportunidade para as
pessoas tirarem dúvidas sobre a empresa e seus produtos é uma ótima maneira de
estimular o engajamento;
·
inicie as conversas: escolha um assunto que tenha identificação com o segmento da sua
marca e os interesses do seu público-alvo.
13. Marque produtos
do Instagram Shopping nos Stories
Se você já usa o Instagram Shopping, sabe que ao marcar produtos
nas suas publicações você facilita o acesso às compras e estimula os usuários a
conhecerem a sua loja do Instagram.
Mas como isso funciona nos Stories? É simples! Essa marcação é
feita por meio de uma etiqueta (tag) que permite colocar o nome e o preço do
produto no post. Ao criar um Story, é só usar a tag de venda. O
procedimento é bem similar à utilização no feed, inclusive.
Quer um pouco de inspiração? Veja como a marca Forever 21 explora o recurso de forma
criativa nos seus Stories.
14. Promova os seus
Stories não dependa só do orgânico
Os anúncios nos Stories do Instagram são criados no Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Depois de publicados na plataforma, os Ads passam a aparecer na timeline dos
usuários.
Existem, basicamente, três formatos para publicação nos Stories: vídeos,
imagem única e carrossel. Nesse último, imagens sequenciais são
veiculadas, aumentando a gama de possibilidades de ações.
A principal vantagem de criar anúncios no formato de histórias é que
eles ficam no topo do layout e, graças a isso, costumam ser visualizados antes.
Para saber mais veja nosso post sobre Como fazer bons anúncios nos Stories do Instagram e
coloque as suas ideias em prática!
15. Crie Stories no
Instagram com antecedência
Não deixe a publicação dos Stories para a última hora. O app pode
falhar, as imagens podem perder qualidade ou ficar fora do formato.
Por isso, é bom planejar e agendar posts nos Stories com antecedência
para garantir a qualidade dos posts e a sequência de frames ideal.
Se você ainda não sabe, a mLabs pode ajudar nessa tarefa!
A nossa plataforma de gestão de redes sociais tem
a função agendamento de posts tanto
para Feed ou Stories, que permite deixar tudo programado já com stickers, GIFs,
enquetes, perguntas, hashtags, menções, links e vários outros recursos do app.
Para facilitar ainda mais a sua vida, a plataforma também oferece
o mLabs Studio, uma ferramenta nativa de criação de
imagens para o Instagram Stories e outras redes sociais, com templates
editáveis e o tamanho certo para cada plataforma.
E é claro que a gente não vai deixar você só na vontade, cadastre-se
agora e faça um teste grátis na mLabs para
conhecer melhor todas as funcionalidades!
Com todos os macetes que você viu por aqui, a taxa de saída dos seus
Stories tende a cair e MUITO! É claro que sempre tem aqueles usuários menos
engajados e os haters que assistem uma parte do conteúdo para criticar.
Mas o foco da criação de conteúdo deve ser sempre no público que se
identifica com a marca e precisa das soluções que ela oferece! 😉
Fonte: https://www.mlabs.com.br/blog/como-criar-stories-no-instagram/?TMID=6091a4440548ab70183cbbfd&utm_content=006-newsletter-emeiao-contatos-mai-2021&utm_campaign=newsletter-emeiao-contatos-mai-2021&utm_source=mLabs&utm_term=newsletter&utm_medium=email