Como aplicar o conceito da jornada do herói na sua marca? Com a IA é possível criar jornadas personalizadas e impactantes para sua marca
A jornada do herói é um conceito narrativo que pode ser aplicado tanto em histórias fictícias quanto em estratégias de marketing. Ela é composta por etapas que o protagonista deve passar para superar obstáculos e atingir seus objetivos. Mas como aplicar esse conceito na sua marca ou na sua persona de especialistaClique e conheça a história dos grandes nomes do Marketing...?
Usando a inteligência artificial (IA), é possível criar jornadas personalizadas e impactantes para sua marca ou especialista.
Sendo assim, neste artigo vamos mostrar como a IA pode ser usada para entender o perfil do seu público-alvo e criar jornadas que os inspirem e engajem.
Vamos te ensinar a usar o ChatGPT e outras ferramentas de IA para criar prompts que ajudam a mapear as etapas da jornada do herói e a definir os pontos de contato com seu público. Além disso, vamos explorar como a IA pode ser usada para otimizar cada etapa da jornada e aumentar a conversão.
Se você quer criar jornadas épicas para sua marca ou especialista, continue lendo e descubra como a IA pode ajudar a impulsionar sua estratégia de marketing.
Comandos iniciais: dando o contexto e o resumo da história de seu especialista
Aqui, vamos usar como exemplo o caso em que você deseja criar a jornada do herói em copys de venda de cursos/mentorias/produtos/serviços de um determinado especialista. Mas boa parte dessas estratégias se aplicam ao caso de você estar criando a jornada do herói de sua marca.
Inicialmente é necessário dar contexto à IA sobre as respostas que você irá precisar. Neste caso, vamos contar o resumo da história de seu especialista, para que posteriormente a IA encaixe-a na jornada do herói.
Você pode usar algum texto que já tenha pronto (que fale sobre seu produto, pensionamento, público-alvo etc.), ou então pode usar um comando como os listados abaixo.
- Observações:
- para facilitar o entendimento da máquina, vamos supor que você seja o especialista.
- esse prompt realmente é grande e mais demorado para fazer, mas ele irá te ajudar muito!
- os 12 passos da jornada do herói foram adaptados para 10, voltados para o mercado de especialista-mentor.
Prompt:
Olá! Estou precisando de ajuda para adaptar e adequar a minha história de vida no framework da Jornada do Herói, descrito por Joseph Campbell.
Irei listar algumas informações, e posteriormente te pedirei algumas respostas.
INFOMAÇÕES SOBRE MIM:
– Meu nome é:
– Hoje eu atuo como:
– Minha principal missão hoje é : “Ajudar [público-alvo] a conquistar [desejos/sonhos] e derrotar a [dores e desejos]”
MINHA HISTÓRIA:
1. O chamado à aventura : (Minha vida estava tranquila até que surgiu um problema, ameaça ou oportunidade.)
2. Recusa do chamado : (No início, fui relutante embarcar nessa jornada, pois tinha tais Objeções.)
3. Algo me empurrou : (Aconteceu algo na minha vida, e isso me fez querer enfrentar o desafio)
4. Cruzando o limiar : (Conte o início da sua jornada, primeiras lutas e derrotas)
5. O encontro com a solução : (conte como você encontrou a solução para enfrentar de vez os problemas e desafios)
6. O desenvolver da solução : (conte como você foi aperfeiçoando a solução e tornando ela única)
7. A prova final: (conte a situação que te fez entender que finalmente tinha encontrado a solução definitiva, e a testou em grandes desafios )
8. Apoteose : (conte os resultados que você teve, provas do sucesso, e como você chegou no ápice)
9. A dádiva final : (conte como, após sua jornada, você decidiu ajudar outras pessoas a enfrentarem os mesmos problemas e desafios)
10. De herói a mentor: (conte como é sua vida como especialista/mentor, como tem ajudado outras pessoas, e como eles tem tido resultados)
MEU PRODUTO/SERVIÇO:
– O meu produto/serviço é: (preencher)
– A promessa principal do meu produto é: (preencher)
– Os principais diferenciais do meu produto/serviço são: (preencher)
– Público-alvo do meu produto: (preencher)
– Os principais desejos e objetivos do público-alvo são: (preencher)
– As principais dores do meu público são: (preencher)
– O tom de voz que geralmente uso é: (informal, formal, criativo, dinâmico, irreverente)
A partir destas informações, escreva uma história completa sobre minha jornada, em primeira pessoa, seguindo o framework da Jornada do Herói, descrito por Joseph Campbell.
Divida a história em capítulos e dê um título a cada capítulo.
Use um tom emocional, cativante, que gere conexão entre mim e meu público.
Use markdowns, H1,H2 e H3 para facilitar a leitura.
Comandos de otimização
Agora é a hora de otimizar a sua história. Para isso, vá pedindo otimizações e ajustes bloco a bloco, especificando onde deseja melhor, e como deseja. Por exemplo:
- Reescreva a etapa 6: “Como encontrei a solução definitiva”, tornando-a mais emocional, e adicionando elementos de surpresa, drama e superação.
- Reescreva as etapas de 1 a 5, considerando que meus piores inimigos foram: a falta de fé, a procrastinação, e a falta de um mentor.
Comandos de resumo
Uma boa ideia pode ser pedir ao ChatGPT para resumir esta história para você. Isso pode ser muito útil, pois em diversas situações é necessário que você conte sua história em poucas linhas. Alguns comandos para isso são:
- Resuma a história que você criou anteriormente em no máximo 300 palavras. Foque nas jornada de transformação, em como ajudo as pessoas hoje em dia.
- Resuma a história que você criou anteriormente, ressaltando os pontos de maior emoção e drama da história.
- Resuma a história que você criou anteriormente, para eu contá-la em um podcast.
- Resuma a história que você criou anteriormente, como se ela fosse ser usada em um artigo de revista.
Agora é só usar a criatividade e a tecnologia a seu favor!