sábado, 12 de março de 2022

Estratégia de Marketing: descubra as mais eficientes para o seu negócio

 Escrito por Diego Santos 

Todo mundo tem boas ideias o tempo inteiro. Você sabe qual é a diferença de um insight para um negócio rentável? O trabalho estratégico para que a marca evolua e se torne escalável — que envolve ouvir o público para inovar e encantá-lo o tempo todo. Uma estratégia de marketing eficiente é vital para qualquer empresa, não importa seu tamanho.

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Ao ouvir e entender o público, analisando dados de venda, não só as ações de marketing são mais acertadas, como também é mais simples trazer novidades que falem diretamente com as necessidades de quem compra. Com isso, fidelizar a clientela se torna algo possível — tanto quanto melhorar o lifetime value e outros indicativos.
 
Neste texto, mostramos o caminho que você deve percorrer para que a estratégia agregue diferenciais competitivos à sua empresa. Confira!
Qualquer uma das ações de marketing precisa ser bem pensada para que a estratégia seja eficiente e não cause confusão no público, nem faça com que os esforços sejam em vão, assim como o dinheiro investido.
 
O Facebook é a rede social mais usada no mundo, com cerca de 2,8 bilhões de usuários. Só no Brasil, por volta de 130 milhões de pessoas usam a plataforma, mas não é por isso que a rede é o melhor canal para a sua marca. Se o seu público for mais jovem, o Instagram, o TikTok e o Twitter podem ser as melhores opções. Da mesma forma, o LinkedIn e o e-mail marketing se tornam ótimas possibilidades para alcançar executivos B2B.
 
Tudo depende do conhecimento do seu público e do objetivo da estratégia. Não é porque diversas empresas apostam em uma tática determinada que essa também vai ser a mais adequada para a sua empresa. Ao longo deste texto, apresentamos mais argumentos para uma estratégia de marketing eficiente.
 

Por que é importante investir em uma estratégia de marketing?

Toda empresa que almeja se destacar no mercado, ter uma marca forte, aumentar os lucros e ainda conquistar e fidelizar os clientes precisa investir em marketing. Ele é a principal porta de entrada para encontrar pessoas que de fato estão interessados em seus produtos e serviços.
 
Uma das suas principais vantagens é o fato de ajudar na melhoria da tomada de decisões, por exemplo. O marketing tem um papel crucial no que diz respeito à coleta de dados, ajudando assim no direcionamento dos esforços da sua equipe e também de recursos financeiros. Esse é o grande diferencial de uma empresa que faz bom uso de um planejamento estratégico de marketing daquela que não faz.
 

Quais pontos devem ser considerados ao criar uma estratégia de marketing?

Antes mesmo de escolher quais canais vão ser usados, fazer diversas postagens no blog ou nas redes sociais e veicular anúncios em mídia offline, você e a sua equipe precisam considerar alguns pontos essenciais que vão dar mais clareza à estratégia. Confira quais são eles!
 

Trace objetivos claros

Fazer marketing sem objetivos definidos é a mesma coisa que andar no escuro: você só vai gastar tempo e energia. Olhe para os números do seu negócio e entenda as necessidades mais urgentes, que podem ser:
  • melhorar a taxa de conversão: o que vai exigir uma abordagem mais direta, falando de ofertas e benefícios dos produtos e soluções, bem como uma revisão do site;
  • ter mais conhecimento sobre a marca: campanhas nas redes sociais, links patrocinados e até parceria com influenciadores podem ser um caminho;
  • reposicionar o negócio no mercado: quando novas soluções entram no portfólio ou a empresa precisa alcançar um novo público.

Defina KPIs

Toda estratégia de marketing precisa de indicadores que vão mostrar se você está no caminho certo ou se é preciso rever o planejamento. Os KPIs — sigla para Key Performance Indicators —, portanto, são essenciais.
 
É preciso ter dados que mostrem um panorama completo da estratégia, e não apenas métricas de vaidade. Mais do que ter um número alto de curtidas nas postagens, é preciso olhar a taxa de conversão, o ticket médio, o custo de aquisição de clientes (CAC) etc. Bons KPIs devem ser:
  • seguros: o indicador precisa vir de uma fonte de informação confiável para que você e a equipe consigam tomar decisões bem fundamentadas e certeiras;
  • relevantes: é fundamental que os KPIs estejam conectados aos principais objetivos da estratégia. Se isso não acontecer, os índices vão apresentar resultados aleatórios e irrelevantes para a realidade do projeto;
  • mensuráveis: não adianta ter um KPI abstrato na mensuração. Esses indicadores devem apresentar números e porcentagens que indicam um norte para os objetivos da empresa.

Preze por uma comunicação clara e constante

Isso vale tanto para a equipe interna quanto para o mercado. Internamente, todos os envolvidos precisam estar a par de cada uma das ações e dos objetivos esperados. Além disso, os colaboradores devem ter acesso aos dados de cada uma das ações. Isso pode ser facilitado com o uso de um software de automação de marketing — na ferramenta, todos os dados ficam concentrados e estão disponíveis para qualquer pessoa da equipe, evitando ruídos e falhas.
 
Quanto à comunicação que envolve os seus clientes ou possíveis clientes, é preciso fazê-la com constância, acionando os diversos canais e falando uma linguagem que seja facilmente absorvida pelo público. Quanto mais clareza, mais possibilidades de a estratégia ser certeira!

Por que uma estratégia de marketing se beneficia do Inbound?

Quando falamos em uma estratégia de marketing, é preciso considerar o marketing offline e o digital, com algumas ações de Outbound e, principalmente, uma estratégia de Inbound Marketing robusta, que trabalhe pelos seus objetivos.
 
Muitas empresas apostam quase exclusivamente no Inbound por conta das suas inúmeras vantagens. A primeira delas é que as equipes de Inbound veem mais resultados na estratégia do que os times que apostam no Outbound Marketing. Em porcentagens, 75% percebem mais acertos no Inbound e 62% no Outbound, de acordo com o estudo Estado do Inbound Brasil.
 
Outros benefícios do Inbound Marketing são:
  • propagandas invasivas têm cada vez menos chance de conquistar o público. Enquanto isso, o Inbound permite que as pessoas cheguem de forma ativa até uma empresa, consumindo conteúdo de boa qualidade e mantendo uma relação de confiança;
  • ao publicar conteúdos relevantes e criativos, é possível educar os possíveis clientes, tornando-os mais próximos e até promotores da marca;
  • reduzir custos sem perder a eficiência é uma necessidade para melhorar os diferenciais competitivos. Com o Inbound, a aquisição de clientes custa menos e o ciclo de vendas é reduzido;
  • o Inbound permite um ROI mais alto, conversões mais efetivas e aumento do LTV.
No Brasil, pouco mais de 58% das empresas apostam em estratégias de Inbound (de acordo com o estudo citado anteriormente). Esse é um número baixo se considerarmos que 93% dessas organizações pretendem aumentar os investimentos por conta dos bons resultados das campanhas.
 
O Inbound é uma estratégia de baixo risco e alto retorno, mas, para que isso aconteça, é preciso acertar a estratégia e esperar um pouco, pois os resultados vêm, sobretudo, no médio e no longo prazo.
Listamos um mix de estratégias de Marketing Digital, sobretudo de Inbound e de marketing offline. Sua empresa não precisa (nem deve!) seguir absolutamente todas elas. Lembre-se do que foi falado no começo: atente para os objetivos, pois eles vão guiar cada uma das ações.
 
Na sequência, explicamos pontos importantes sobre cada uma dessas estratégias. Acompanhe!
 

1. Construa personas sólidas

Uma coisa é muito certa no marketing: quando você deseja falar para todo mundo, acaba não falando para ninguém. Isso acontece porque o mercado está cada vez mais segmentado. Assim, conteúdos quase exclusivos, que falem diretamente e na linguagem do público, fazem muito mais efeito do que peças genéricas que tentam agradar a todos.
 
A melhor maneira de construir buyer personas é olhar para os dados do negócio, entender quem são os principais consumidores e como eles chegam até a empresa — mas é possível ir além.
 
Conversar com alguns consumidores traz insights preciosos. É o que aponta Adele Revella, CEO e fundadora do Buyer Persona Institute, em seu livro, que também leva o título de Buyer Persona: “você constrói personas eficazes ao entrevistar compradores que já avaliaram suas opções, consideraram ou rejeitaram as soluções”. Una os dados a esse know-how e você estará pronto para direcionar as estratégias ao público correto.
 

2. Trabalhe as redes sociais

Jamais ignore o poder das redes sociais para divulgar o seu negócio. Muitas companhias apostam nelas para se fortalecer ainda mais, como o Magazine Luiza e a Lu, personagem que responde a todos nas redes, e a Netflix, que sabe fazer o engajamento aumentar como poucas outras marcas.
 
Não basta copiar estratégias que deram certo. Primeiramente, entenda em qual ou quais redes se concentra o seu público — use as entrevistas de criação de personas com esse propósito também. Na sequência, considere a melhor forma de se conectar a ele — pode ser mostrando o produto e suas funcionalidades ou falando um pouco mais dos bastidores da empresa.
 
Um case de sucesso mais antigo, de 2015, foi a IBM, que usou a hashtag #ILookLikeAnEngineer para mostrar a diversidade dos seus profissionais.
Os vídeos também podem fazer a sua campanha subir de nível. De acordo com o Global Digital Report o YouTube tem mais de 2,5 bilhões de usuários, ficando atrás apenas do Facebook. O número mostra uma aderência cada vez maior das pessoas aos vídeos e a interatividade. Além de textos, boas imagens e infográficos, aposte em vídeos curtos e com mensagens certeiras nas redes sociais, bem como no seu blog.
 
É preciso escolher as redes de forma estratégica para monitorar todos os canais em que a sua marca esteja presente e não demorar a responder às mensagens. Lembre-se: menos é mais quando uma equipe é pequena e não consegue acompanhar todas as interações. Caso contrário, você só vai desperdiçar oportunidades.
 

3. Aposte no e-mail marketing

Não, ele não morreu. Não, ele não é antiquado. Cerca de 4 bilhões de pessoas no mundo têm, pelo menos, uma conta de e-mail. Além disso, as campanhas de e-mail marketing têm um ROI médio de 4400%, segundo dados da Campaign Monitor.
 
O fato de ter muito alcance com pouco investimento faz do e-mail marketing uma necessidade em qualquer estratégia. Pensando no Inbound, ele é a ferramenta ideal para nutrir e engajar os leads, além de promover os conteúdos postados no blog.
 
e-mail também é uma maneira rápida de avisar seus leads e clientes sobre novas promoções e novos produtos. É necessário, no entanto, ter cuidado ao mandar um e-mail por dia ou mensagens dia sim, dia não. O ideal é enviar cerca de um ou dois e-mails por semana para evitar que os contatos cancelem a inscrição na newsletter ou nem abram mais o que foi enviado.
 

4. Crie ou atualize seu blog o quanto antes

Você sabe que a forma de comprar mudou e que as pesquisas online acontecem tanto para comparar marcas quanto preços. No Brasil, 97% das pessoas que usam a internet buscam informações online antes de fechar qualquer negócio, de acordo com a CNDL/SPC. Por isso, ter um blog atualizado é uma necessidade para quem quer ser encontrado.
 
Quando você tem um blog com postagens regulares (no mínimo uma vez na semana), aumenta muito as chances de ser visto. Sendo assim, aposte em conteúdos — tanto de texto quanto em formato de vídeos — que foquem nas fases do funil de vendas (atração, consideração e conversão).
 
Supondo que você venda café, antes de falar sobre as vantagens da sua marca, apresente receitas com café, explique os benefícios da bebida, fale sobre os tipos de grão e, só então, discorra sobre a sua marca.
 
Um blog é uma ótima forma de poupar recursos em campanhas. Ao ter conteúdos duradouros (evergreen) sempre atualizados e relevantes, você passa a conquistar as primeiras posições do Google, ganha mais tráfego e, na sequência, conversões.
 

5. Trabalhe a favor do SEO

As primeiras posições de um buscador são o sonho de todo profissional de Marketing Digital, mas, para se transformar em realidade, é preciso trabalhar a favor do Search Engine Optimization (SEO).
 
O primeiro passo é descobrir quais palavras-chave são mais relevantes para o seu público e desenvolver conteúdos a partir delas. Qualquer publicação deve ser original e com escrita fluida, que favoreça também as buscas por voz. Usar intertítulos em forma de perguntas é uma boa opção.
 
Além disso tudo, a publicação deve conter fotos e ser escaneável, permitindo uma leitura dinâmica. Outro cuidado que conta muito para o Google é ter um blog mobile friendly, visto que, segundo a Global Web Index, 87% dos usuários acessam a internet com seus smartphones. Primeiramente, pense o site para mobile, depois, para o desktop.
 

6. Conte com links patrocinados

A estratégia de links patrocinados é eficiente quando você tem pressa para escalar as vendas ou está começando com a estratégia digital. Uma vez que os links patrocinados aparecem em destaque nas buscas e você pode pagar por clique (CPC), ação (CPA) ou por mil impressões (CPM), é possível prever gastos.
 
Essa estratégia deve ser pensada a partir de uma segmentação. Dessa forma, você atinge exatamente quem deseja e consegue mensurar os resultados para ver o sucesso da ação.
 

7. Aposte no retargeting

As taxas de conversão geralmente não contam com números altos — um bom índice fica entre 3% e 4%. Isso significa que 96% ou 97% das pessoas saem sem comprar nada. Por isso, o retargeting se torna uma estratégia eficiente.
É possível apostar em anúncios dinâmicos e personalizados com foco nos produtos que seus consumidores mais gostam. É válido usar o omnichannel com dados combinados para que você possa alcançar o cliente em diferentes dispositivos e ambientes enquanto ele compra na sua loja e passa por outros sites.
 

8. Não se esqueça daqueles que já são clientes

Criar um programa de fidelidade é uma forma de vender para quem já é consumidor, melhorando o ticket médio e o LTV. É possível fazer uma segmentação de contatos e enviar e-mails de nutrição com descontos e novidades que são relevantes para o público.
 
Não basta somente vender: é fundamental trabalhar a relação com os clientes. Como exemplo, podemos citar um pós-venda que busque entender o quanto a solução foi importante para o dia a dia da pessoa, se o cliente conseguiu desfrutar tranquilamente da solução oferecida pela sua empresa, se existem dúvidas etc. Essa preocupação genuína é fundamental para que o consumidor sinta segurança em voltar a comprar da sua marca.
 

9. Atinja seu público fora de casa também (OOH)

Já ouviu falar na mídia out-of-home (OOH)? Ela é interessante para impactar os possíveis clientes fora de suas casas. Outdoors a caminho do trabalho, pôsteres pela cidade, backbus ou busdoor (aqueles anúncios na parte traseira ou em alguma porta do ônibus) são bons exemplos disso.
 
Esse tipo de mídia tem alcance amplo e ajuda a fazer uma divulgação em massa. Se o seu negócio tem como objetivo impactar um grande número de pessoas, a OOH costuma gerar bons resultados. Melhor ainda é aliar pitadas de digital à estratégia: você pode usar QR Codes para mensurar o impacto desses anúncios ou oferecer códigos promocionais para que a conversão seja certeira.
 

10. Faça eventos

Pensando que as marcas não querem apenas vender, mas construir um relacionamento próximo aos consumidores, os eventos são uma boa ponte para isso. Eles podem ter como foco o lançamento de uma solução — gerando expectativa — ao fortalecer a imagem institucional da empresa e mostrar autoridade — por exemplo, quando são oferecidos workshops ou cursos de determinado assunto.
 
Essas são oportunidades que devem ser usadas para encantar os clientes, mostrando como a empresa está próxima. Vale influenciá-los na decisão e fortalecer o relacionamento com essas pessoas, conversando de maneira mais próxima com os participantes. Qualquer evento deve ser planejado com bastante antecedência (com Save The Date e envio de convites). Oferecer brindes ou demonstrações grátis do serviço também ajuda a impactar positivamente o público.
 
Na pandemia, uma tendência que surgiu foi a realização de eventos virtuais. Foi verificado um crescimento de 300% em relação a períodos anteriores, sendo que o YouTube liderou a preferência dos organizadores para a realização destes eventos. Mesmo no pós-pandemia, os organizadores ainda veem a alternativa em pleno desenvolvimento. O fato de permitir a participação de pessoas e até palestrantes de diferentes locais enriquece não só o conteúdo, mas também as trocas.
 

11. Tenha parcerias estratégicas

Segmentos complementares podem se tornar parceiros estratégicos com o objetivo de oferecer vantagens aos clientes e se tornar ainda mais competitivos. Serviços de hospedagem, por exemplo, podem se unir a empresas de Marketing Digital para oferecer cursos ou descontos mais interessantes.
 
As parcerias também podem facilitar a realização de eventos ou de grandes campanhas de marketing. O principal cuidado é escolher parceiros ideais, que tenham boa reputação e que não vão gerar problemas para a imagem que a sua empresa está construindo.
 

12. Entenda a necessidade de contar com rádios, jornais e televisão

Os anúncios em rádio, jornais e na televisão são mais invasivos, custam mais caro e nem sempre têm o retorno desejado, mas, dependendo de quem é o seu público, esse formato pode ser interessante.
 
Por mais que o Marketing Digital seja uma estratégia mais abrangente e com custos reduzidos, rádio e jornais atingem um nicho específico que pode ser relevante para determinadas empresas. A televisão é uma maneira de fazer propaganda em massa, mas o retorno não é tão simples de medir.
 

13. Monte um cronograma certeiro

Cada ação deve ser pensada em uma data específica. Dependendo do ramo, datas comemorativas devem ser muito trabalhadas, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e Dia dos Pais. É importante começar a trabalhar com um bom prazo, pensando em estoques e na indexação de páginas.
 
As postagens de blog devem começar a ser feitas com, pelo menos, um mês de antecedência. Se você publicar na semana do evento, o alcance acaba sendo pouco significativo. É fundamental fazer uma comunicação integrada. Se algum evento for realizado, faça com que as redes sociais e o e-mail marketing trabalhem a favor do sucesso dessa ação.
 

14. Trabalhe com uma ferramenta de automação de marketing

O Marketing Digital ganha em otimização de tempo e inteligência quando se usa uma ferramenta de automação. As tarefas repetidas são automatizadas e há diversos relatórios e insights que permitem repensar a estratégia, tornando-a mais acertada de acordo com as necessidades.
 
Outro ponto fundamental está relacionado à centralização de dados. Uma vez que toda a equipe tem acesso, é possível evitar erros como envios duplicados ou entrega de materiais para leads que não estão maduros o suficiente.

15. Mensure as ações em diversos momentos

Você viu que a definição de KPIs é primordial para a estratégia de marketing, mas não basta olhar para os dados no fim de cada campanha. Use os relatórios da automação periodicamente para entender os acertos e os erros de cada uma das etapas. Com isso, é possível aprimorar as ações a cada novo insight para que os objetivos sejam alcançados.
 
Quando você entende quais leads vieram de uma campanha de e-mail marketing ou quais postagens no blog geraram mais tráfego, tem conhecimentos estratégicos sobre a sua persona que devem ser usados para melhorar a conversão. A partir disso, é possível fazer projeções mais certeiras e construir metas com base em dados.
 

Quais são os principais tipos de estratégia de marketing?

Agora que você já sabe qual o caminho para criar uma estratégia efetiva, é hora de entender como aproveitar melhor cada uma das opções na gestão de marketing. Confira mais a seguir!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia, como o próprio nome diz, focada na criação de conteúdos relevantes. Textos, vídeos, ebooks, redes sociais... são muitas as opções de formato para criar um bom storytelling, mas os objetivos se convergem em apenas um: o de não fazer a promoção direta da marca, mas atrair um público-alvo por meio da solução de seus problemas.
Essa estratégia traz muitos benefícios para as empresas que a adotam. Além de ter um custo menor, se comparado com outras opções, ela também é capaz de gerar brand awareness, aumentar o engajamento com a marca, educar o mercado e gerar vendas.
 

Marketing de produto

A ideia macro do marketing de produto está em conectar pessoas e produtos, sendo uma das principais vertentes do marketing. Sua importância está pautada em garantir que o produto esteja adequadamente posicionado de acordo com as demandas do mercado, além de ser manter relevante conforme há uma evolução dele, sempre considerando o que o público-alvo precisa.
Para garantir a eficácia desse tipo de estratégia, alguns passos são de extrema importância, como: definir bem o seu público-alvo, destacar os diferenciais do produto e encontrar a melhor estratégia para a divulgação.
 

Marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha é outra estratégia inovadora para as marcas. A expressão foi inspirada na Guerra do Vietnã. Segundo conta a história, os vietnamitas usavam técnicas criativas e metodologias incomuns a fim de superar seus inimigos. Hoje, já é possível utilizar a estratégia inclusive em eventos online.
 
É uma estratégia feita para ser tão chamativa que é impossível passar despercebida, criando uma impressão duradoura na mente dos clientes. A principal dica aqui é usar a originalidade ao seu favor e ter cuidado com as emoções evocadas pela campanha, para se tornar de fato algo positivo para a sua marca.
 

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais modernas. O seu objetivo é atração, conversão e encantamento dos clientes. Ele se distancia do conceito tradicional de publicidade e permite a conexão com o público-alvo por meio do marketing de conteúdo, de técnicas de SEO e estratégias nas redes sociais.
Também conhecido como "novo marketing", a metodologia se baseia em um constante diálogo entre a marca e as pessoas, usando para isso o conteúdo como principal fonte para atrair a atenção do público. Para isso, ele recorre a diferentes tipos de ferramentas, como testes a/b até o marketing stack, mas também pode ser associado a outras estratégias, como o marketing conversacional.
 

A estratégia de marketing deve ser só online ou offline também?

Apesar de as ações offline custarem mais caro e serem mais complexas de medir os resultados, é importante marcar presença onde o seu público estiver. Dessa forma, ações pontuais offline conseguem ser mais relevantes para a sua audiência.
 
O omnichannel (ou ominicanal) vem da necessidade de integrar as campanhas e transmitir ao público uma experiência única — ao conhecer melhor o produto em uma loja física e comprar pela internet, por exemplo. Da mesma maneira que as pessoas são múltiplas e não ficam apenas online ou offline, as marcas devem acompanhar esse movimento e oferecer diversas possibilidades.
 
Para ter uma estratégia de marketing efetiva, entenda de fato quem é seu público e marque presença onde ele está, prezando pela boa qualidade das ações. Mais do que estar em todos os lugares, é preciso agir com inteligência, transmitindo mensagens eficientes e construindo um relacionamento de respeito. Acima de querer vender um produto ou uma solução, a preocupação é sempre com os clientes!
 
Ao chegar até aqui, certamente você tem várias ideias para colocar a sua estratégia de marketing em prática, certo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Google Trends: o que é e como utilizar nas estratégias de marketing

Escrito por Rakky Curvelo 

O que você faz pra encontrar os termos e assuntos mais relevantes para os conteúdos que produz e para as suas campanhas de mídia paga na web? É bem provável que utilize ou já tenha utilizado o Google Trends em algum momento, certo?


Esse recurso do Google é um dos mais importantes e interessantes pra profissionais de marketing que desejam identificar oportunidades certas para as suas estratégias no meio digital.

Mas saiba que dá para extrair muito mais dessa ferramenta! Por isso, vamos explicar melhor sobre o funcionamento do Google Trends e de que maneira ele pode ajudar você a ter os melhores resultados com as suas ações de marketing digital. Confira!

 A pesquisa pode ser refinada conforme alguns critérios, entre os quais estão a categoria (do entretenimento à política, por exemplo) e o tipo de busca, incluindo formatos variados, como imagens, notícias, vídeos e outros.

Tudo o que foi pesquisado de 2004 em diante está incluso na ferramenta, exceto termos com poucas buscas ou que tenham caracteres especiais.

De maneira geral, o Google Trends é uma ótima ferramenta de insights, sendo muito útil, por exemplo, para as estratégias de marketing digital, pois é possível direcionar melhor as ações de campanhas a fim de que elas correspondam às palavras-chave mais buscadas.

Está em dúvida se em determinada região do Brasil as pessoas usam mais ferramentas de marketing digital ou software de marketing digital? O Google Trends pode ajudar com essa resposta, por exemplo. Gostaria de saber se um influenciador é mais pesquisado do que outro para uma parceria? O Trends também pode ajudar nessa pesquisa.

Por que usar o Google Trends?

Essa ferramenta é muito útil para diversos profissionais, principalmente para aqueles que trabalham na área de marketing digital e por quem está em busca de novas extensões do Chrome para facilitar a sua rotina.

Isso porque ela ajuda na elaboração da estratégia mais adequada para a sua audiência. A seguir, apresentamos alguns motivos pra você utilizar o Google Trends. Acompanhe!

Ajuda a obter insights

Ao utilizar a ferramenta, você consegue saber quais são os assuntos mais pesquisados do momento, por exemplo. Com isso, pode produzir um conteúdo — tanto para blogs, YouTube ou outras redes sociais — mais alinhado aos interesses e realidade da sua persona.

Além disso, ao produzir um conteúdo relevante, aumentam as chances de a sua página ter um posicionamento melhor no Google, o que pode gerar maior visibilidade ao seu negócio.

Contribui para encontrar tendências

Em geral, as empresas que têm maior destaque no mercado são aquelas que investem em inovações tecnológicas e que acompanham as principais tendências da sua área de atuação.

Por isso, é muito importante que você esteja por dentro dos principais assuntos para não perder participação no mercado. Ao saber como usar o Google Trends, você pode acompanhar essas tendências e manter o seu negócio sempre atualizado.

Permite o comparativo dos termos de busca

Outro motivo para você utilizar essa ferramenta é a possibilidade de fazer o comparativo das palavras-chave. Você já ficou em dúvida se deveria utilizar um termo ou outro na sua estratégia de conteúdo?

Com o uso do Google Trends você não terá mais esse problema, pois ele oferece informações pra que você avalie qual é o termo mais popular entre os seus usuários e que faz mais sentido para o seu negócio.

Ajuda a aumentar vendas

Ao acompanhar as principais tendências de pesquisa no Google Trends, você consegue preparar o seu estoque pra não perder vendas e ainda aumentar a visibilidade da sua marca.

Imagine que você tenha uma loja de sapatos e que um dos produtos mais buscados do momento é bota de cano alto. Se você já tem esse item na sua loja, é possível adotar estratégias de SEO, por exemplo, para que a sua empresa apareça nos resultados de pesquisa dos usuários.

É uma ferramenta gratuita

Diferentemente de várias ferramentas disponíveis no mercado, o Google Trends é gratuito e não oferece custo algum aos usuários. Só esse já é um bom motivo de utilizar essa solução, concorda? Afinal, ela oferece diversas funcionalidades muito úteis para marcas e empresas.

Identifica sazonalidade

Ao analisar as informações disponibilizadas pelo Google Trends, você consegue identificar facilmente quais são os períodos sazonais. Com isso, é possível definir o orçamento necessário para as campanhas pagas, como as que você realiza no Google Adwords, bem como estabelecer a rotina de produção mais adequada.

Fornece inputs para a projeção de cenários

A análise de dados tem apresentado uma relevância cada vez maior em empresas de qualquer tamanho ou área de atuação. Aquelas que conseguem utilizar as informações disponíveis pra traçar diferentes cenários e tomar decisões estratégicas conseguem se destacar no mercado e alcançar melhores resultados.

Dessa forma, as informações fornecidas pelo Google Trends podem ser utilizadas como insumos de modelos matemáticos e estatísticos que apoiam a tomada de decisão nos negócios. Por isso, esse é mais um motivo de utilizar essa ferramenta na sua empresa.

Como o Google Trends funciona?

A lógica é bem simples, o Google faz o armazenamento de todos os dados e organiza as pesquisas feitas no buscador e em outras plataformas comandadas por ele, como o YouTube.

Durante esse processo, informações pessoais, buscas que pouquíssimas vezes são feitas pelos usuários e aquelas pesquisas realizadas pela mesma pessoa em um curto espaço de tempo são excluídas, tendo por objetivo oferecer uma visualização mais clara.

Portanto, quando você acessa a ferramenta e faz a sua busca por um determinado termo, um gráfico é criado com a variação do número de pesquisas feitas sobre o assunto ao longo do tempo, indicando qual é o interesse do público.

O eixo vertical indica o volume de busca; já o horizontal, o tempo nesse gráfico. Por isso, ao observar os altos e baixos da linha azul, você consegue entender como o interesse do público aumentou ou diminuiu em um certo período. Inclusive, com o recurso, é possível identificar se há um “boom” em determinadas buscas e quando isso acontece.

Como usar o Google Trends?

Você pode utilizar a ferramenta de três maneiras distintas. Acompanhe!

Pesquisas por termo

Se você quer saber o volume de busca de determinado termo, basta digitá-lo na barra de pesquisa do Google Trends, que o resultado referente aos últimos 12 meses será exibido na sua tela.

Para uma pesquisa mais refinada, você pode delimitar o país, a categoria, o período e a modalidade de busca na web, como YouTube, imagem, notícia etc.

Pesquisas do momento

Agora, se você quer saber quais são as pesquisas mais quentes do momento, a ferramenta também tem um recurso pra isso. Basta abrir o menu do Google Trends e selecionar a opção “Principais pesquisas”.

Você também pode visualizar os resultados de acordo com categorias específicas como esportes, tecnologia, ciência, entre outras.

Pesquisas do ano

A ferramenta também oferece um recurso muito interessante que é a exibição das principais pesquisas realizadas no ano. Para ver esse resultado, basta ir até o menu e selecionar a opção “Pesquisas do ano”.

Esses resultados também podem ser exibidos de acordo com diversas categorias como filmes, campeonatos, games, entre outras.

Quais são as principais funcionalidades do Google Trends e como usar?

O buscador oferece uma série de informações organizadas sobre assuntos diversos, principalmente sobre o comportamento dos usuários dentro dele. Confira, a seguir, algumas das funcionalidades e o que elas têm de mais interessante!

Identifica tendências

A ferramenta é um excelente recurso para identificar as principais tendências e a sazonalidade de cada uma. Por exemplo, se você buscar a palavra-chave “black friday”, há um aumento na procura em outubro e um pico em novembro, sendo este o mês que acontece o evento. Ou seja, é uma busca sazonal.

Faz a comparação de palavras

O comparativo de palavras é outra funcionalidade interessante pra quem deseja usar melhor a ferramenta do Google. Ele permite analisar como duas palavras sinônimas se comportam. Para quem faz anúncios, isso é superútil: você pode inserir aquela que melhor se encaixa nas buscas do seu público e impactá-lo de maneira mais direta.

Mostra a palavra certa

Pegando um gancho no tópico anterior, o Google Trends é ideal para os estrategistas que querem usar a palavra certa em suas ações. Você tem a chance de conferir os locais nos quais o termo em específico é usado, entender como as pessoas buscam o termo, ou seja, se elas procuram em conjunto com outras palavras, e assim por diante.

Permite o download das informações

Além de analisar todos os dados por meio da própria ferramenta, você também pode fazer o download pra acessá-los sempre que for necessário. Para isso, basta selecionar as opções definidas pra essa finalidade que as informações são baixadas automaticamente no seu dispositivo.

Fornece os resultados por tipo ou formato

Você conhece o Google imagens e outras categorias do buscador? Os resultados do Google Trends podem ser exibidos exatamente da mesma forma. Isso porque ele permite que você refine as suas pesquisas de acordo com a categoria desejada como imagens, vídeos, notícias etc.

Como os insights podem impactar sua estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing feita tanto nos meios offline quanto online precisa ser planejada pra poder gerar o impacto desejado, certo? Quando falamos do Google Trends, especificamente, é possível usar a ferramenta em diversas frentes do marketing digital. Vamos conhecer melhor algumas delas!


Produção de conteúdo

Segundo a pesquisa Content Trends, as empresas que adotam o marketing de conteúdo como estratégia conseguem ter em média 1,3 vezes mais visitas em seus sites, além de gerar cerca de 1,4 vezes mais leads. Mas, para obter esses resultados, não basta fazer um material de qualidade, é preciso muito mais.

É justamente aí que entram os insights obtidos a partir da ferramenta do Google. Quando você sabe aplicar as palavras-chave certas de acordo com o Google Trends, a efetividade do conteúdo se torna maior, como aparecer no topo das buscas — o que é essencial pra gerar interesse do público.

Ações em diversas frentes do meio digital

Saber como usar o Google Trends é bastante útil para diversos times do marketing, desde produtores de conteúdo até estrategistas, especialistas de SEO, growth e outros. A abrangência da ferramenta é grande, ajudando, inclusive, com a indicação de influenciadores ou pessoas pra possíveis parcerias.

Dessa forma, ela gera insights poderosos para as diversas frentes do negócio, sendo essencial às marcas que desejam uma estratégia robusta nos canais digitais, do conteúdo visual a uma publicidade paga para divulgação de um produto. Depois, você ainda pode conferir os resultados no Google Analytics, que faz a interpretação de dados e monitora o tráfego do seu site.

Atuação no momento certo

Outra vantagem do Google Trends é a possibilidade de analisar os picos de interesse do público sobre determinado assunto. Lembra quando falamos sobre a “black friday”? Isso permite antecipar e planejar campanhas, colocando no momento certo a sua estratégia em ação, e fazer o seu calendário editorial de maneira antecipada, evitando desperdícios de recursos e tempo.

Como analisar os resultados do Google Trends?

Não adianta nada ter o Google Trends se você não sabe como analisar as informações fornecidas, certo? Porém, para analisar os resultados da ferramenta, você não precisa ser nenhum especialista em matemática ou estatística. E nem precisa conhecer modelos numéricos muito sofisticados. Isso porque os valores exibidos podem ser interpretados facilmente.

Ao fazer uma pesquisa, é exibido um gráfico com uma pontuação de 0 a 100, que é uma referência para a popularidade da palavra-chave. Veja o que cada valor representa:

  • 0 — significa que não existiam dados suficientes pra mensurar a popularidade do termo;
  • 50 — representa que a palavra-chave tem metade da popularidade;
  • 100 — corresponde ao valor máximo de popularidade do termo pesquisado.

Por meio da análise dos gráficos, você também consegue identificar termos que tiveram um aumento repentino nas buscas e outros que têm buscas mais recorrentes. A partir dessas informações, é possível identificar quais são as estratégias que devem ser utilizadas no seu negócio.

Como você pode perceber, ter ferramentas de marketing digital é o primeiro passo pra garantir uma estratégia eficaz e precisa. Além disso, conhecer o Google Trends e como usar essa ferramenta na sua estratégia faz toda a diferença. Afinal, existem diversos recursos a serem explorados e que são interessantes pra diferentes ações, do conteúdo às campanhas de mídia paga. Inclusive, essa é uma opção interessante para as mídias digitais.

E aí, gostou deste artigo? Já sabe por que você deve utilizar o Google Trends no seu negócio e entendeu como essa ferramenta pode fornecer insights valiosos? Então, não perca tempo e saiba o que e quais são as atualizações do algoritmo do Google. Até a próxima!

sexta-feira, 4 de março de 2022

Storytelling Estratégico: o que é e como aplicar nos negócios?

 O storytelling é gerar significado para um cenário, além de provocar sentimentos como de alegria e  tristeza por exemplo. Dessa forma, é possível cativar a sua audiência com histórias e quando bem construída nos ajuda em nossos objetivos.

Para se aprofundar no assunto, entenda como comunicar sua ideia e desenvolver narrativas que podem funcionar tão bem para prender nossa atenção em qualquer formato.

 

Jornada do Herói de Campbell

A jornada do herói é um arquétipo narrativo comum ou modelo de história que envolve um herói em uma aventura, aprendendo uma lição, vencendo com novos conhecimentos e depois se transformando.

Em O Herói de Mil Faces (1949), Joseph Campbell, professor de literatura no Sarah Lawrence College, propôs a teoria de que todas as narrativas mitológicas têm a mesma estrutura básica. A jornada do herói de Campbell resume o conceito da seguinte forma:

“Um herói escapa do mundo comum para uma região de maravilhas sobrenaturais. Forças extraordinárias são encontradas, e uma vitória decisiva é conquistada: o herói volta dessa misteriosa aventura com o poder de conceder bênçãos a seu semelhante”.

Joseph Campbell

 

Como se tornar um bom storyteller?

O conceito apresenta uma narrativa em looping em que o protagonista supera vários desafios para se tornar um herói, capaz de engajar leitores e espectadores. Assim, esta fórmula narrativa é dividida em 12 passos para reunir todos os elementos que nos chamam a atenção:

  1. Homem cotidiano: o herói começa a jornada em seu mundo comum.
  2. Chamado à aventura: recebe um chamado para se aventurar pelo desconhecido.
  3. Recusa do chamado: inicialmente, recusa o chamado por insegurança ou obrigações que o mantém preso ao seu mundo.
  4. Encontro com o mentor: ao se comprometer com a missão, o herói se encontra com um mentor ou recebe ajuda externa.
  5. Travessia do problema menor: marca o momento em que o herói cruza uma fronteira para entrar de fato em um novo universo.
  6. Testes, amigos e aliados: enfrenta desafios para alcançar seu objetivo e é cada vez mais forçado a se transformar, testado e desafiado.
  7. O casulo: questiona a sua aventura e a sua necessidade de ter saído lá do seu universo comum.
  8.  Provação suprema: momento muito difícil causado pelos questionamentos que ele teve no passo anterior.
  9.  Recompensa: venceu aquela provação do passo anterior e agora está muito mais seguro a sua transformação.
  10. Retorno: precisa sair do mundo extraordinário que promoveu sua transformação e voltar para o primeiro passo.
  11. Ressurreição: passa por um grande desafio que consegue solucionar na sua jornada.
  12. Liberdade: depois de ter aprendido com todas a lições deixa de ser o herói para seguir com sua vida.

 

Storytelling com Dados: alcance objetivos com dados e boas histórias

 

Como usar a Jornada do Herói nos negócios?

Além do sucesso absoluto na produção audiovisual, a Jornada do Herói também é muito útil para os negócios.

Ao utilizar técnicas de storytelling, você deve enxergar o cliente como protagonista da história, conforme mostra o modelo abaixo:

  • Homem cotidiano: Este é o mundo atual do cliente ou público-alvo onde há um problema que precisa ser resolvido.
  • Chamado à aventura: é a busca para identificar problemas e encontrar soluções.
  • Recusa do chamado: o cliente inicialmente resiste e você precisa superar essas objeções.
  • Encontre-se com o mentor: neste caso, o mentor é você e sua marca, e transmite a confiança necessária no processo de compra.
  • Travessia do problema menor:  quando os clientes conseguem ter uma nova perspectiva sobre a solução.
  • Testes, amigos e aliados: neste caso, o pequeno desafio é superar as crenças e medos limitantes do cliente.
  • O casulo: é o momento antes da decisão, em que você deve revisar as dores do cliente e apresentar seus benefícios.
  • Aprovação suprema: é a batalha final pelo “sim” do cliente.
  • Recompensa: é a merecida conversão de um lead para cliente.
  • Retorno: é no pós-venda quando o cliente retorna com uma solução valiosa para transformar sua vida.
Fonte: https://blog.aaainovacao.com.br/storytelling-estrategico-negocios/?amp%3Bamp%3Bamp%3Butm_campaign=equipe-aaa&%3Bamp%3Bamp%3Butm_source=email-insight&utm_campaign=_a_semana_aaa_181&utm_medium=social&utm_source=RD+Station