sábado, 12 de março de 2022

Google Trends: o que é e como utilizar nas estratégias de marketing

Escrito por Rakky Curvelo 

O que você faz pra encontrar os termos e assuntos mais relevantes para os conteúdos que produz e para as suas campanhas de mídia paga na web? É bem provável que utilize ou já tenha utilizado o Google Trends em algum momento, certo?


Esse recurso do Google é um dos mais importantes e interessantes pra profissionais de marketing que desejam identificar oportunidades certas para as suas estratégias no meio digital.

Mas saiba que dá para extrair muito mais dessa ferramenta! Por isso, vamos explicar melhor sobre o funcionamento do Google Trends e de que maneira ele pode ajudar você a ter os melhores resultados com as suas ações de marketing digital. Confira!

 A pesquisa pode ser refinada conforme alguns critérios, entre os quais estão a categoria (do entretenimento à política, por exemplo) e o tipo de busca, incluindo formatos variados, como imagens, notícias, vídeos e outros.

Tudo o que foi pesquisado de 2004 em diante está incluso na ferramenta, exceto termos com poucas buscas ou que tenham caracteres especiais.

De maneira geral, o Google Trends é uma ótima ferramenta de insights, sendo muito útil, por exemplo, para as estratégias de marketing digital, pois é possível direcionar melhor as ações de campanhas a fim de que elas correspondam às palavras-chave mais buscadas.

Está em dúvida se em determinada região do Brasil as pessoas usam mais ferramentas de marketing digital ou software de marketing digital? O Google Trends pode ajudar com essa resposta, por exemplo. Gostaria de saber se um influenciador é mais pesquisado do que outro para uma parceria? O Trends também pode ajudar nessa pesquisa.

Por que usar o Google Trends?

Essa ferramenta é muito útil para diversos profissionais, principalmente para aqueles que trabalham na área de marketing digital e por quem está em busca de novas extensões do Chrome para facilitar a sua rotina.

Isso porque ela ajuda na elaboração da estratégia mais adequada para a sua audiência. A seguir, apresentamos alguns motivos pra você utilizar o Google Trends. Acompanhe!

Ajuda a obter insights

Ao utilizar a ferramenta, você consegue saber quais são os assuntos mais pesquisados do momento, por exemplo. Com isso, pode produzir um conteúdo — tanto para blogs, YouTube ou outras redes sociais — mais alinhado aos interesses e realidade da sua persona.

Além disso, ao produzir um conteúdo relevante, aumentam as chances de a sua página ter um posicionamento melhor no Google, o que pode gerar maior visibilidade ao seu negócio.

Contribui para encontrar tendências

Em geral, as empresas que têm maior destaque no mercado são aquelas que investem em inovações tecnológicas e que acompanham as principais tendências da sua área de atuação.

Por isso, é muito importante que você esteja por dentro dos principais assuntos para não perder participação no mercado. Ao saber como usar o Google Trends, você pode acompanhar essas tendências e manter o seu negócio sempre atualizado.

Permite o comparativo dos termos de busca

Outro motivo para você utilizar essa ferramenta é a possibilidade de fazer o comparativo das palavras-chave. Você já ficou em dúvida se deveria utilizar um termo ou outro na sua estratégia de conteúdo?

Com o uso do Google Trends você não terá mais esse problema, pois ele oferece informações pra que você avalie qual é o termo mais popular entre os seus usuários e que faz mais sentido para o seu negócio.

Ajuda a aumentar vendas

Ao acompanhar as principais tendências de pesquisa no Google Trends, você consegue preparar o seu estoque pra não perder vendas e ainda aumentar a visibilidade da sua marca.

Imagine que você tenha uma loja de sapatos e que um dos produtos mais buscados do momento é bota de cano alto. Se você já tem esse item na sua loja, é possível adotar estratégias de SEO, por exemplo, para que a sua empresa apareça nos resultados de pesquisa dos usuários.

É uma ferramenta gratuita

Diferentemente de várias ferramentas disponíveis no mercado, o Google Trends é gratuito e não oferece custo algum aos usuários. Só esse já é um bom motivo de utilizar essa solução, concorda? Afinal, ela oferece diversas funcionalidades muito úteis para marcas e empresas.

Identifica sazonalidade

Ao analisar as informações disponibilizadas pelo Google Trends, você consegue identificar facilmente quais são os períodos sazonais. Com isso, é possível definir o orçamento necessário para as campanhas pagas, como as que você realiza no Google Adwords, bem como estabelecer a rotina de produção mais adequada.

Fornece inputs para a projeção de cenários

A análise de dados tem apresentado uma relevância cada vez maior em empresas de qualquer tamanho ou área de atuação. Aquelas que conseguem utilizar as informações disponíveis pra traçar diferentes cenários e tomar decisões estratégicas conseguem se destacar no mercado e alcançar melhores resultados.

Dessa forma, as informações fornecidas pelo Google Trends podem ser utilizadas como insumos de modelos matemáticos e estatísticos que apoiam a tomada de decisão nos negócios. Por isso, esse é mais um motivo de utilizar essa ferramenta na sua empresa.

Como o Google Trends funciona?

A lógica é bem simples, o Google faz o armazenamento de todos os dados e organiza as pesquisas feitas no buscador e em outras plataformas comandadas por ele, como o YouTube.

Durante esse processo, informações pessoais, buscas que pouquíssimas vezes são feitas pelos usuários e aquelas pesquisas realizadas pela mesma pessoa em um curto espaço de tempo são excluídas, tendo por objetivo oferecer uma visualização mais clara.

Portanto, quando você acessa a ferramenta e faz a sua busca por um determinado termo, um gráfico é criado com a variação do número de pesquisas feitas sobre o assunto ao longo do tempo, indicando qual é o interesse do público.

O eixo vertical indica o volume de busca; já o horizontal, o tempo nesse gráfico. Por isso, ao observar os altos e baixos da linha azul, você consegue entender como o interesse do público aumentou ou diminuiu em um certo período. Inclusive, com o recurso, é possível identificar se há um “boom” em determinadas buscas e quando isso acontece.

Como usar o Google Trends?

Você pode utilizar a ferramenta de três maneiras distintas. Acompanhe!

Pesquisas por termo

Se você quer saber o volume de busca de determinado termo, basta digitá-lo na barra de pesquisa do Google Trends, que o resultado referente aos últimos 12 meses será exibido na sua tela.

Para uma pesquisa mais refinada, você pode delimitar o país, a categoria, o período e a modalidade de busca na web, como YouTube, imagem, notícia etc.

Pesquisas do momento

Agora, se você quer saber quais são as pesquisas mais quentes do momento, a ferramenta também tem um recurso pra isso. Basta abrir o menu do Google Trends e selecionar a opção “Principais pesquisas”.

Você também pode visualizar os resultados de acordo com categorias específicas como esportes, tecnologia, ciência, entre outras.

Pesquisas do ano

A ferramenta também oferece um recurso muito interessante que é a exibição das principais pesquisas realizadas no ano. Para ver esse resultado, basta ir até o menu e selecionar a opção “Pesquisas do ano”.

Esses resultados também podem ser exibidos de acordo com diversas categorias como filmes, campeonatos, games, entre outras.

Quais são as principais funcionalidades do Google Trends e como usar?

O buscador oferece uma série de informações organizadas sobre assuntos diversos, principalmente sobre o comportamento dos usuários dentro dele. Confira, a seguir, algumas das funcionalidades e o que elas têm de mais interessante!

Identifica tendências

A ferramenta é um excelente recurso para identificar as principais tendências e a sazonalidade de cada uma. Por exemplo, se você buscar a palavra-chave “black friday”, há um aumento na procura em outubro e um pico em novembro, sendo este o mês que acontece o evento. Ou seja, é uma busca sazonal.

Faz a comparação de palavras

O comparativo de palavras é outra funcionalidade interessante pra quem deseja usar melhor a ferramenta do Google. Ele permite analisar como duas palavras sinônimas se comportam. Para quem faz anúncios, isso é superútil: você pode inserir aquela que melhor se encaixa nas buscas do seu público e impactá-lo de maneira mais direta.

Mostra a palavra certa

Pegando um gancho no tópico anterior, o Google Trends é ideal para os estrategistas que querem usar a palavra certa em suas ações. Você tem a chance de conferir os locais nos quais o termo em específico é usado, entender como as pessoas buscam o termo, ou seja, se elas procuram em conjunto com outras palavras, e assim por diante.

Permite o download das informações

Além de analisar todos os dados por meio da própria ferramenta, você também pode fazer o download pra acessá-los sempre que for necessário. Para isso, basta selecionar as opções definidas pra essa finalidade que as informações são baixadas automaticamente no seu dispositivo.

Fornece os resultados por tipo ou formato

Você conhece o Google imagens e outras categorias do buscador? Os resultados do Google Trends podem ser exibidos exatamente da mesma forma. Isso porque ele permite que você refine as suas pesquisas de acordo com a categoria desejada como imagens, vídeos, notícias etc.

Como os insights podem impactar sua estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing feita tanto nos meios offline quanto online precisa ser planejada pra poder gerar o impacto desejado, certo? Quando falamos do Google Trends, especificamente, é possível usar a ferramenta em diversas frentes do marketing digital. Vamos conhecer melhor algumas delas!


Produção de conteúdo

Segundo a pesquisa Content Trends, as empresas que adotam o marketing de conteúdo como estratégia conseguem ter em média 1,3 vezes mais visitas em seus sites, além de gerar cerca de 1,4 vezes mais leads. Mas, para obter esses resultados, não basta fazer um material de qualidade, é preciso muito mais.

É justamente aí que entram os insights obtidos a partir da ferramenta do Google. Quando você sabe aplicar as palavras-chave certas de acordo com o Google Trends, a efetividade do conteúdo se torna maior, como aparecer no topo das buscas — o que é essencial pra gerar interesse do público.

Ações em diversas frentes do meio digital

Saber como usar o Google Trends é bastante útil para diversos times do marketing, desde produtores de conteúdo até estrategistas, especialistas de SEO, growth e outros. A abrangência da ferramenta é grande, ajudando, inclusive, com a indicação de influenciadores ou pessoas pra possíveis parcerias.

Dessa forma, ela gera insights poderosos para as diversas frentes do negócio, sendo essencial às marcas que desejam uma estratégia robusta nos canais digitais, do conteúdo visual a uma publicidade paga para divulgação de um produto. Depois, você ainda pode conferir os resultados no Google Analytics, que faz a interpretação de dados e monitora o tráfego do seu site.

Atuação no momento certo

Outra vantagem do Google Trends é a possibilidade de analisar os picos de interesse do público sobre determinado assunto. Lembra quando falamos sobre a “black friday”? Isso permite antecipar e planejar campanhas, colocando no momento certo a sua estratégia em ação, e fazer o seu calendário editorial de maneira antecipada, evitando desperdícios de recursos e tempo.

Como analisar os resultados do Google Trends?

Não adianta nada ter o Google Trends se você não sabe como analisar as informações fornecidas, certo? Porém, para analisar os resultados da ferramenta, você não precisa ser nenhum especialista em matemática ou estatística. E nem precisa conhecer modelos numéricos muito sofisticados. Isso porque os valores exibidos podem ser interpretados facilmente.

Ao fazer uma pesquisa, é exibido um gráfico com uma pontuação de 0 a 100, que é uma referência para a popularidade da palavra-chave. Veja o que cada valor representa:

  • 0 — significa que não existiam dados suficientes pra mensurar a popularidade do termo;
  • 50 — representa que a palavra-chave tem metade da popularidade;
  • 100 — corresponde ao valor máximo de popularidade do termo pesquisado.

Por meio da análise dos gráficos, você também consegue identificar termos que tiveram um aumento repentino nas buscas e outros que têm buscas mais recorrentes. A partir dessas informações, é possível identificar quais são as estratégias que devem ser utilizadas no seu negócio.

Como você pode perceber, ter ferramentas de marketing digital é o primeiro passo pra garantir uma estratégia eficaz e precisa. Além disso, conhecer o Google Trends e como usar essa ferramenta na sua estratégia faz toda a diferença. Afinal, existem diversos recursos a serem explorados e que são interessantes pra diferentes ações, do conteúdo às campanhas de mídia paga. Inclusive, essa é uma opção interessante para as mídias digitais.

E aí, gostou deste artigo? Já sabe por que você deve utilizar o Google Trends no seu negócio e entendeu como essa ferramenta pode fornecer insights valiosos? Então, não perca tempo e saiba o que e quais são as atualizações do algoritmo do Google. Até a próxima!

sexta-feira, 4 de março de 2022

Storytelling Estratégico: o que é e como aplicar nos negócios?

 O storytelling é gerar significado para um cenário, além de provocar sentimentos como de alegria e  tristeza por exemplo. Dessa forma, é possível cativar a sua audiência com histórias e quando bem construída nos ajuda em nossos objetivos.

Para se aprofundar no assunto, entenda como comunicar sua ideia e desenvolver narrativas que podem funcionar tão bem para prender nossa atenção em qualquer formato.

 

Jornada do Herói de Campbell

A jornada do herói é um arquétipo narrativo comum ou modelo de história que envolve um herói em uma aventura, aprendendo uma lição, vencendo com novos conhecimentos e depois se transformando.

Em O Herói de Mil Faces (1949), Joseph Campbell, professor de literatura no Sarah Lawrence College, propôs a teoria de que todas as narrativas mitológicas têm a mesma estrutura básica. A jornada do herói de Campbell resume o conceito da seguinte forma:

“Um herói escapa do mundo comum para uma região de maravilhas sobrenaturais. Forças extraordinárias são encontradas, e uma vitória decisiva é conquistada: o herói volta dessa misteriosa aventura com o poder de conceder bênçãos a seu semelhante”.

Joseph Campbell

 

Como se tornar um bom storyteller?

O conceito apresenta uma narrativa em looping em que o protagonista supera vários desafios para se tornar um herói, capaz de engajar leitores e espectadores. Assim, esta fórmula narrativa é dividida em 12 passos para reunir todos os elementos que nos chamam a atenção:

  1. Homem cotidiano: o herói começa a jornada em seu mundo comum.
  2. Chamado à aventura: recebe um chamado para se aventurar pelo desconhecido.
  3. Recusa do chamado: inicialmente, recusa o chamado por insegurança ou obrigações que o mantém preso ao seu mundo.
  4. Encontro com o mentor: ao se comprometer com a missão, o herói se encontra com um mentor ou recebe ajuda externa.
  5. Travessia do problema menor: marca o momento em que o herói cruza uma fronteira para entrar de fato em um novo universo.
  6. Testes, amigos e aliados: enfrenta desafios para alcançar seu objetivo e é cada vez mais forçado a se transformar, testado e desafiado.
  7. O casulo: questiona a sua aventura e a sua necessidade de ter saído lá do seu universo comum.
  8.  Provação suprema: momento muito difícil causado pelos questionamentos que ele teve no passo anterior.
  9.  Recompensa: venceu aquela provação do passo anterior e agora está muito mais seguro a sua transformação.
  10. Retorno: precisa sair do mundo extraordinário que promoveu sua transformação e voltar para o primeiro passo.
  11. Ressurreição: passa por um grande desafio que consegue solucionar na sua jornada.
  12. Liberdade: depois de ter aprendido com todas a lições deixa de ser o herói para seguir com sua vida.

 

Storytelling com Dados: alcance objetivos com dados e boas histórias

 

Como usar a Jornada do Herói nos negócios?

Além do sucesso absoluto na produção audiovisual, a Jornada do Herói também é muito útil para os negócios.

Ao utilizar técnicas de storytelling, você deve enxergar o cliente como protagonista da história, conforme mostra o modelo abaixo:

  • Homem cotidiano: Este é o mundo atual do cliente ou público-alvo onde há um problema que precisa ser resolvido.
  • Chamado à aventura: é a busca para identificar problemas e encontrar soluções.
  • Recusa do chamado: o cliente inicialmente resiste e você precisa superar essas objeções.
  • Encontre-se com o mentor: neste caso, o mentor é você e sua marca, e transmite a confiança necessária no processo de compra.
  • Travessia do problema menor:  quando os clientes conseguem ter uma nova perspectiva sobre a solução.
  • Testes, amigos e aliados: neste caso, o pequeno desafio é superar as crenças e medos limitantes do cliente.
  • O casulo: é o momento antes da decisão, em que você deve revisar as dores do cliente e apresentar seus benefícios.
  • Aprovação suprema: é a batalha final pelo “sim” do cliente.
  • Recompensa: é a merecida conversão de um lead para cliente.
  • Retorno: é no pós-venda quando o cliente retorna com uma solução valiosa para transformar sua vida.
Fonte: https://blog.aaainovacao.com.br/storytelling-estrategico-negocios/?amp%3Bamp%3Bamp%3Butm_campaign=equipe-aaa&%3Bamp%3Bamp%3Butm_source=email-insight&utm_campaign=_a_semana_aaa_181&utm_medium=social&utm_source=RD+Station

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Como anunciar no YouTube: um guia para você aprender a usar o YouTube Ads

Escrito por Rakky Curvelo 


A era dos vídeos atingiu em cheio o mercado. Se antes o marketing utilizava os recursos audiovisuais das TVs como principal maneira de divulgação das marcas, hoje, os vídeos na internet se destacam, como mostra a pesquisa Digital 2021 da We Are Social em parceria com a Hootsuite.


Isso acontece não só pela democratização que as redes sociais trouxeram para as empresas. Qualquer negócio hoje pode investir em campanhas pagas, mesmo sem ter muitos recursos, como é o caso do marketing digital no Instagram. O fato é que a opção por esses canais oferece a possibilidade de anunciar para um público mais direcionado, medir os resultados e ter melhores resultados nas vendas.

Mas, afinal, como anunciar no YouTube? A resposta está no guia completo que preparamos para você. Continue a leitura!

Com a ajuda de mecanismos de segmentação, você consegue fazer com que a sua marca alcance pessoas com potencial de se tornarem os seus clientes. O diferencial está na dinamicidade de formatos de anúncios que podem ser veiculados na rede social.

Como foi explicado, o YouTube Ads é parte do Google, logo, todo o planejamento de campanhas, segmentação, ajuste do orçamento, bem como o acompanhamento de métricas é realizado na plataforma do buscador.

Por que anunciar nessa plataforma?

Para explicar o porquê você deve anunciar na plataforma, vamos, primeiramente, mostrar algumas estatísticas sobre o poder dos vídeos:

  • o YouTube conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo;
  • cerca de 42,9% de todos os usuários globais da Internet acessam a plataforma de vídeos todo mês;
  • mais de 1 bilhão de horas de conteúdo são consumidas diariamente na plataforma;
  • o YouTube é o segundo site com maior tráfego da internet, perdendo apenas para o Google, que não por acaso é a sua empresa-mãe;
  • o tempo médio de uso do YouTube por usuário é de 16 minutos e 44 segundos diariamente.

Só por aí dá para ter uma ideia de quanto o YouTube está presente na vida das pessoas que acessam a internet e da sua importância. As empresas que apostam na plataforma têm mais chances de alcançar ao menos uma parte do seu público, dada a popularidade dos vídeos no dia a dia. Agora, vamos entender um pouco mais sobre a importância de investir na ferramenta!

Aumento do tráfego no site

Uma ótima razão para começar a investir no YouTube é o poder que a plataforma tem de direcionar mais tráfego para o seu site. Você pode utilizar CTAs ou mesmo veicular o seu e-commerce ou blog na descrição dos vídeos, ou nos próprios vídeos, dependendo dos botões clicáveis. Isso ajuda a criar um incentivo para os usuários acessarem o link.

Outra opção é estabelecer um direcionamento para redes sociais do negócio ou ainda induzi-los a baixar um material rico criado. Tudo isso é interessante para poder conquistar leads e adicioná-los a sua rede de contatos. Gerar tráfego está entre as principais métricas do marketing digital e o YouTube pode ser um grande aliado no alcance dela.

Crescimento das vendas

Aproveitar a maior audiência da maior plataforma de vídeos do mundo também tem reflexo direto nas suas vendas. Ao criar anúncios no YouTube Ads, além de atingir o público com o seu conteúdo, há também a possibilidade de conversão em vendas.

Dependendo do tipo de anúncio veiculado, e também da proposta, você pode comercializar os seus produtos ou serviços. Inclusive, você pode ter um canal próprio para sua empresa e monetizar o conteúdo. Ou seja, são várias as possibilidades de ter ganhos com a plataforma.

Quantidade de usuários

Os milhões de usuários no YouTube no Brasil são outra boa razão para anunciar na plataforma. Hoje, muitas pessoas acessam os vídeos para checar informações, assistir tutoriais, ouvir música e outros.

O próprio Google tem priorizado os vídeos ao apresentar seus resultados de busca. Isso significa uma aderência do público aos conteúdos audiovisuais. Fora a oportunidade de atingir um público de milhões de pessoas.

Otimização no uso de recursos

O YouTube oferece diferentes opções de segmentação do público. Isso por si só permite um planejamento mais certeiro das campanhas. Afinal, como o foco no público que tem perfil para se tornar cliente é maior, consequentemente, as chances de fechar mais vendas também são maiores.

A plataforma tem foco total nos interesses da audiência. Sabendo qual tipo de conteúdo o público-alvo consome, você consegue aproveitar os dados do YouTube para atingir as pessoas certas. Em suma, você consegue otimizar o uso de recursos, evitando desperdícios.

Popularidade no mobile

O Brasil tem quase 250 milhões de celulares e um dos aplicativos mais populares e presentes neles é justamente o Mobile. Só para se ter uma ideia, atualmente, mais da metade das visualizações na plataforma vêm dos dispositivos móveis.

Isso dá às marcas uma grande oportunidade de impactar o público durante o dia, enquanto elas estão usando o celular. Não é preciso que elas acessem um computador para poder começar a impactá-la. Essa flexibilidade faz toda a diferença.

Quais são os tipos de anúncios?

Se você quer saber como anunciar no YouTube, deve conhecer os tipos de anúncios que a plataforma oferece. Engana-se quem pensa que apenas os anúncios no início dos vídeos são a única opção disponível. Conheça a seguir mais detalhes sobre cada uma das opções oferecidas.

Anúncios in-stream

Os anúncios in-stream são classificados como aqueles que têm uma maior duração. Eles podem aparecer tanto antes do vídeo a ser exibido quanto durante a sua execução. Há a opção também entre os ignoráveis ou não-ignoráveis, ou seja, o usuário pode escolher pular após 5 segundos de anúncio ou ele não pode ser pulado.

A cobrança por ele tem como base o cost per view (CPV) ou custo por visualização. No caso, o anunciante paga pelo conteúdo apenas se ele for exibido por pelos menos 30 segundos ou menos, isso em caso de anúncios que têm uma menor duração. Existe também o pagamento por CPM, que é feito com base nas impressões.

Para saber como anunciar no YouTube utilizando esse recurso é importante entender quando usar cada uma das opções:

  • in-stream pulável: geralmente é a opção para os negócios que desejam promover um conteúdo antes, durante ou depois de um vídeo no YouTube, ou mesmo em sites e aplicativos de parceiros do Google;
  • in-stream não-pulável: segue a mesma lógica do pulável, a diferença aqui está no intuito de que os usuários vejam a mensagem toda sem pular o vídeo. Nesse caso, o anúncio tem duração de 15 segundos ou menos.

Geralmente, os objetivos de campanhas dessas duas opções também costumam ser diferentes. O pulável tem como premissa vendas, leads, tráfego no site, reconhecimento da marca, consideração do produto. Já o não-pulável é usado para alcance e reconhecimento da marca em sua maioria.

Anúncio breve (bumper)

Os anúncios breve ou bumper ads são aqueles anúncios curtos que aparecem no início dos vídeos e impossíveis de ser ignorados. Eles são voltados para aumentar o alcance da marca, bem como a identificação dela.

Eles têm seis segundos ou menos de duração e são exibidos antes, durante ou depois do vídeo, não havendo a opção de o usuário pular o anúncio. A cobrança tem como base 1 mil visualizações.

Essa opção é uma das mais recentes da plataforma e foi colocada em atividade em 2016. Apesar disso, ele tem se tornado um dos formatos mais apreciados pelas grandes marcas e também pelos times de marketing, devido ao alto número de visualizações que traz para os anúncios. Porém, vale a pena ter cuidado, pois esse modelo é mais útil quando a campanha tem uma sequência de vídeos.

A dica é que os anúncios sejam bastante visuais e consigam prender a atenção do usuário já no início devido à curta duração. Para quem deseja alcançar usuários de forma ampla com uma mensagem curta e impactante, essa é a opção perfeita.

Anúncio de vídeo discovery

Outra dica de como anunciar no YouTube Ads é por meio do anúncio de vídeo discovery. Eles são utilizados em locais de descoberta, geralmente, na lista de vídeos relacionados do YouTube.

Comumente, aparecem com uma imagem em miniatura do vídeo, que vem acompanhada de um texto que convida o usuário para assisti-lo. Esse tipo de anúncio também pode aparecer na página inicial da plataforma em smartphones, assim como nas recomendações de vídeos relacionados.

A cobrança acontece quando os usuários clicam e assistem ao vídeo. Em seguida, o material é reproduzido na página inicial do canal ou de exibição do YouTube. Geralmente, essa opção é feita para negócios que querem consideração de marca ou produtos.

Anúncios de masthead

Masthead é a parte superior da página inicial do YouTube. Portanto, os anúncios veiculados nessa parte são conhecidos pelo mesmo nome. No entanto, diferentemente das outras opções, para poder veicular um anúncio nesse espaço é preciso passar pela avaliação de um representante de vendas do Google. Tal processo pode demorar até 2 dias.

O uso do formato é uma opção para aqueles negócios que querem gerar reconhecimento de um produto ou serviço novo ou ainda alcançar um público maior em um curto espaço de tempo.

Um vídeo de destaque desse tipo é reproduzido de maneira automática e com o som desativado por até 30 segundos, no caso de computadores. Depois dessa reprodução automática, o vídeo vai para o formato miniatura, caso as pessoas decidam clicar no conteúdo, elas serão direcionadas para a página de exibição do YouTube. No caso da exibição em dispositivos móveis, o vídeo é reproduzido em sua totalidade, sendo essa a principal diferença.

A cobrança também é feita por CPM, ou seja, a cada mil impressões. Um fato interessante é que nessa opção é possível atuar conjuntamente da equipe de publicidade do Google, a fim de receber as estimativas e metas da campanha.

Anúncios de vídeo action

Os anúncios de vídeo action entraram em ação em 2020, sendo uma das últimas opções de como anunciar no YouTube. A criação do modelo foi motivada pelo impacto que a pandemia do coronavírus trouxe para o mercado.

Muitos negócios precisaram migrar ou mesmo aumentar a sua atuação no mundo digital, logo, esse tipo de anúncio veio para ser uma opção de divulgação mais direta para as marcas divulgarem seus produtos ou serviços na plataforma.

Outro ponto interessante da opção é que ela permite criar um acesso para um catálogo de produtos e ainda adicionar um CTA, para qual o usuário é direcionado para uma página específica de compras.

Se você está pensando em como anunciar no YouTube em 2022, vale a pena considerar as opções descritas, aliás, mais de uma delas. A própria plataforma oferece orientações para as campanhas dependendo do objetivo dela, que pode variar entre vendas, tráfego de site, promoção de aplicações, entre outras.

Quais são os tipos de segmentação?

Uma das premissas básicas de como anunciar no YouTube é fazer a segmentação do seu público na plataforma. Ela é essencial para que a sua campanha alcance um nicho específico de público.

Além de ajudar a chegar às pessoas certas, com que a marca de fato quer conversar, a segmentação aumenta as chances de encontrar leads qualificados, gerando mais vendas. Confira a seguir como é feita essa divisão!

Localização

Na segmentação por localização é considerada a região em que os usuários estão localizados. É possível determinar qual localidade é interessante para o seu negócio, assim, o anúncio só será exibido para os usuários que estiverem nela. Você escolhe países, regiões dentro do país, raio em torno de um lugar, entre outros. Há uma série de opções disponibilizadas para o anunciante.

Lembrando que ela se baseia em diferentes indicadores, como configurações, dispositivos e também comportamento do usuário na plataforma. Considerar a localização é a melhor maneira de veicular anúncios, até mesmo para poder direcionar as vendas.

Rede de pesquisa ou vídeos

Nesse modelo, os anúncios serão exibidos na pesquisa feita por meio do buscador do próprio YouTube. Eles aparecerão conforme as palavras-chaves pesquisadas pelo usuário.

Além de aparecer no YouTube, os vídeos podem ser encontrados no resultado de pesquisa do Google e em sites parceiros. Como já dissemos, o buscador tem priorizado os vídeos nas pesquisas, então, conteúdos de qualidade e otimizados conseguem ser bem ranqueados.

Dispositivos

Quando a escolha é a segmentação por dispositivos, você garante que o formato dos anúncios fique de acordo com a tela em que ele será exibido e também como o sistema operacional do aparelho usado.

Quando os anúncios são feitos no mobile, existe a opção de adaptar as campanhas para os navegadores, mas também de projetar a ação para dentro do próprio aplicativo. O mais importante é otimizar e focar a usabilidade, porque os dispositivos móveis exibem os vídeos de forma diferente de notebooks e até mesmo televisões.


Como colocar um anúncio no YouTube?

Quer aprender como colocar anúncio no YouTube? Siga as dicas a seguir para ter resultados mais satisfatórios!

Tenha uma conta no Gmail para criar um canal no YouTube

O primeiro passo é ter uma conta no Gmail. Depois de fazer o seu login, é hora de criar um canal no YouTube. O canal deve ter uma descrição detalhada da marca e os temas dos conteúdos serão publicados.

Faça o cadastro no Google Ads

Para criar uma conta do Google Ads, é necessário ter um endereço de e-mail (Gmail) e um site. Mesmo sem o site é possível anunciar no Google, para isso devem ser usadas campanhas inteligentes, que é a opção para novas anunciantes.

Depois disso, é hora de veicular a conta do YouTube. É preciso fazer o login no canal do YouTube, clicar em "configurações", depois em "canal", "avançado" e por último "vincular conta". Cabe lembrar que é preciso selecionar as permissões que serão concedidas e depois clicar em "concluir".

Faça o upload do vídeo

Em seguida, é preciso fazer o upload do vídeo que será usado como campanha. O processo é realizado na própria tela inicial do YouTube, mas, para isso, a sua conta precisa estar ativa. Depois, é só clicar no ícone da câmera que fica no canto superior direito e, por último, "enviar vídeo".

Crie uma campanha no Google Ads

Quer saber como anunciar no Google Ads o seu vídeo? Primeiro, acesse a sua conta no Google Ads e a aba "campanhas". Na sequência, é preciso definir qual é o tipo de campanha a ser criada, escolhendo a opção "vídeo". Informar o objetivo da campanha também é importante, mas é possível avançar nas etapas mesmo sem essa informação.

Configure a campanha

Depois desses passos, chega o momento de configurar a campanha. Nesse caso, serão solicitados dados como o nome da campanha, o orçamento a ser investido e também a data de início e fim da ação.

Se você fica em dúvida em como anunciar no YouTube, a própria plataforma conta com uma central de ajuda completa. No mais, durante a configuração não se esqueça de segmentar o público o qual deseja atingir, que já ensinamos. Não se esqueça de inserir palavras-chaves e escolher o destino do anúncio, que pode ser um site, material rico ou outro.