quarta-feira, 15 de julho de 2020

Saiba mais sobre o Telegram e suas aplicações nas estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing


A comunicação por mensagem instantânea não é algo recente. Aliás, a própria internet surge, em 1969, como forma de enviar mensagens entre laboratórios de pesquisas militares nos EUA – à época, chamada de Arpanet.
E se você é um usuário mais antigo da web, deve se lembrar, lá por meados dos anos 90, de aplicativos como o ICQ, o grande precursor dos mensageiros instantâneos. Já no começo deste século, esses programinhas se popularizaram com a explosão do MSN, da Microsoft, que surgiu nos computadores domésticos em todo canto do mundo.
Hoje em dia, mensageiros instantâneos fazem parte da rotina de pessoas e empresas de forma tão natural que causa surpresa encontrar alguém que ainda não use algum deles.
Mais do que apenas uma forma de trocar mensagens rápidas, eles já são usados dentro das estratégias de Marketing nos negócios, especialmente o Messenger e o WhatsApp, ambos do Facebook.
No entanto, um aplicativo tem chamado a atenção das empresas mais recentemente, e é sobre ele que vamos falar neste artigo: o Telegram e suas aplicações nas estratégias de Marketing Digital e, principalmente, de .
Vamos nessa que tem bastante coisa legal pra te mostrar!
Telegram: o que é e por que usar essa ferramenta?
O Telegram é um app mensageiro criado em 2013 pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov, os mesmos que desenvolveram o VK, a maior rede social da Rússia. Apesar disso, o Telegram é uma empresa independente e sem vínculo com essa rede.
aplicativo é muito rápido e seguro, e é considerado um concorrente emergente do WhatsApp. Embora ainda seja bem menos usado do que o seu “rival” americano, o Telegram tem crescido exponencialmente em número de usuários, e possui diversas vantagens em relação ao concorrente.
Apesar de não ser tão novo, apenas recentemente se tornou conhecido aqui no Brasil. Com o crescimento das estratégias de negócios focadas nos dispositivos móveis, empreendedores passaram a adotar o Telegram devido às limitações que viam no WhatsApp. E é fácil entender o motivo dessa busca por uma ferramenta mais eficaz para a comunicação via mobile.
De acordo com a Pesquisa Anual de Uso de TI nas Empresas, feita pela FGV, atualmente no Brasil há mais de 235 milhões de smartphones ativos (mais de um por habitante). Outro estudo, da Agência Telebrasil, aponta que 70% da população no País têm acesso à internet e, destes, 97% acessam por smartphones.
Com esses números, era de esperar que o mercado se movimentasse para inovar, principalmente quando falamos em processos de Marketing. Não é à toa que as empresas começaram a buscar novas formas de divulgar suas marcas e se comunicar com seus leads e clientes com foco no mobile. E o Telegram aparece como uma alternativa muito atrativa para isso.
Por que o Telegram está crescendo como instrumento de Marketing Digital?
À medida que você conhece as funcionalidades e vantagens do aplicativo, fica fácil entender a ascensão do que podemos chamar de Telegram Marketing – especialmente como ferramenta para alavancar a presença digital da sua marca.
Outra evidência do crescimento acelerado do aplicativo como forma de negócio é devida à evolução da tecnologia digital. Um exemplo bem simples são os chatbots, que otimizam serviços de atendimento ao consumidor. Você pode programar respostas automáticas para perguntas mais frequentes e otimizar tempo e recursos com essa prática.
Meme sobre o Telegram. Dois personagens aparecem divulgando o telegram na porta da casa de uma pessoa aleatória e perguntam "Com licença senhor, tem 1 minuto pra conversar sobre a palavra do Telegram?"

Fonte: Memedroid/Junior Masyer.
Mas os recursos do Telegram no Marketing Digital vão muito além das conversas com robôs. Ele serve principalmente para trazer proximidade entre marca e cliente, tão necessária nas relações comerciais da atualidade.
Antes de mostrar como você pode incluir o Telegram nas estratégias de marketing do seu negócio, é importante que você conheça os recursos e vantagens oferecidos pelo aplicativo, de forma a tirar o maior proveito dessa excelente ferramenta de comunicação. Confira!
Um tour pelo Telegram: conheça as principais funcionalidades do aplicativo
O Telegram é multidispositivo
O Telegram pode ser usado simultaneamente no seu smartphone, tablet ou PC/notebook (via web ou aplicativo), inclusive para enviar arquivos muito pesados (de até 1,5 GB).
O software é compatível com Windows, Mac OS X e Linux. E na versão mobile, pode ser instalado no Android, Apple iOS e Windows Phone.
A questão de privacidade também é levada a sério pelo aplicativo. Enquanto no Whatsapp conversar com outro usuário significa expor o seu número de celular, o Telegram permite que você esteja acessível simplesmente usando um pseudônimo ou apelido.
É bem fácil fazer isso:
  • Na interface do Telegram, acesse as configurações do aplicativo e toque em “Nome de usuário”.
  • Digite o seu nome ou escolha um pseudônimo que será usado para se identificar na rede sem usar o número do seu celular.
  • Ao pesquisar ou digitar o URL https://telegram.me/username (substituindo o “username” pelo nome escolhido), qualquer pessoa pode entrar em contato com o usuário do Telegram sem saber seu número de telefone.
Veja na imagem abaixo:
Imagem mostra as configurações de privacidade de nome e número de telefone no Telegram
Grupos e Canais para todos os gostos
O Telegram supera todas as limitações típicas do WhatsApp no quesito administração de grupos. Enquanto o aplicativo americano permite criação de grupos com, no máximo, 256 pessoas, no Telegram é permitido criação de grupos com até 200 mil membros.
Além disso, os canais do Telegram permitem que todos os assinantes sejam informados sem que possam participar da comunicação. Atente-se a essa diferença fundamental: enquanto os grupos são de fato abertos à contribuições de terceiros, os canais representam uma ferramenta de informação gerenciada pelos administradores.
Não há limites para o número de usuários que podem ser alcançados usando os canais do Telegram (no Whatsapp, a função Broadcast, ou lista de transmissão, limita igualmente os envios aos 256 contatos de um grupo).
Bots para todos os gostos
O Telegram também oferece a possibilidade de consultar os chamados bots, ferramentas de software desenvolvidas por programadores terceirizados que oferecem pequenas soluções a questões específicas.
Para interagir com um robô e receber respostas automáticas, basta digitar o nome do bot na caixa de pesquisa do Telegram (toque no ícone representando uma pequena lupa) – é importante ater-se à sintaxe fornecida por cada bot em particular.
Esta é uma das ferramentas mais legais do Telegram, já que você encontra bots para quase tudo o que imagina: horóscopo, poker, tempo, idiomas, enfim, basta pesquisar e encontrar o seu robô preferido para interagir.
Além disso, você também pode criar seus próprios bots e integrá-los em outras ferramentas de comunicação. Prometo voltar a este tópico mais à frente neste artigo, OK?
Hashtags para filtrar buscas
Dentro dos grupos é possível usar hashtags: colocando o sinal de cerquilha (#) antes de qualquer termo (exatamente como acontece no Twitter e no Instagram), você pode identificar rapidamente as mensagens que contêm a mesma palavra-chave. Basta tocar em uma hashtag para acessar instantaneamente a “função de filtro”.
A ferramenta que permite citar uma mensagem anterior, especialmente útil em conversas em grupo, é ativada no Telegram mantendo pressionado o texto que você deseja redefinir.
Criptografia de ponta a ponta com chats secretos
Quando o Telegram revelou que usava seu próprio protocolo criptográfico para proteger as mensagens trocadas entre cliente e servidor, os especialistas em criptografia ficaram desconfiados.
De fato, a empresa alega usar servidores descentralizados em vários países, sujeitos a diferentes legislações, mesmo que use um protocolo criptográfico desenvolvido de forma autônoma (cujo nome é MTProto). Ainda que essa prática não seja a mais recomendada pela comunidade internacional especializada em segurança digital.
No Telegram, portanto, para confiar na criptografia de ponta a ponta e ter a certeza de que suas informações estarão criptografadas por todo o caminho (de um usuário para outro), sem a possibilidade de que as mensagens possam “vazar”, você precisa iniciar um chat secreto. Para isso, basta selecionar a opção “Novo Chat Secreto”, conforme a imagem abaixo:
Imagem mostra as configurações de privacidade de nome e número de telefone no Telegram
As principais vantagens do chat secreto são:
  • Criptografia de ponta a ponta: isto é, toda a mensagem é criptografada desde o envio até o recebimento.
  • Sem rastros nos servidores: suas mensagens não ficam armazenadas em nenhum lugar.
  • Timer de autodestruição: você pode definir um timer para que suas mensagens sejam destruídas após esse tempo.
  • Encaminhamento desativado: não é possível encaminhar a mensagem para outra conversa.
Envio de arquivos de qualquer tipo
O Telegram permite enviar arquivos de todos os formatos para seus contatos: não há limitações quanto aos tipos de dados que podem ser compartilhados.
Portanto, você pode trocar PDFs, arquivos do Word, planilhas, imagens de todos os tipos, arquivos executáveis, vídeos, áudio/música, entre outros.
O Telegram também não impõe restrições quanto ao tamanho dos arquivos. Eles podem ter até 1,5 GB de tamanho para serem enviados a outros contatos ou compartilhados em grupos.
Ainda, acessando as configurações do aplicativo, na seção “Dados e Armazenamento”, depois em “Download automático de mídia”, é possível delimitar qual conteúdo e sob quais circunstâncias (conexão à rede WiFi, rede móvel, roaming) o app deve baixar.
Print da configuração de dados e armazenamento no Telegram
Para impedir que as fotos recebidas apareçam na Galeria do dispositivo, basta acessar as configurações do Telegram, dentro de “Configurações de Chats”, e verificar se a opção “Salvar na galeria” está desativada.
Stickers e GIFs para animar suas conversas
Para tornar as conversas mais agradáveis, o Telegram suporta figurinhas (stickers) e GIFs. Aliás, antes de você pensar que não é nenhuma novidade, saiba que o Telegram já tinha esse recurso muito tempo antes de o WhatsApp adotar o mesmo processo.
É possível baixar diversos tipos de pacotes de figurinhas diretamente do aplicativo.
Vantagens de usar o Telegram como ferramenta de Marketing Digital
Você já viu quais são as principais funcionalidades do Telegram. Agora quero mostrar, mais especificamente, um resumo das vantagens dessas funcionalidades para serem aplicadas no seu negócio.
O aplicativo tem muitas vantagens para sua marca como ferramenta de marketing. E não é à toa que cada vez mais empresas o utilizam para entrar em contato com seus clientes, negociar pedidos e oferecer seus serviços e produtos.
Veja por que usar o Telegram Marketing em sua empresa:
  • Economia de tempo e investimento graças à com bots. É possível fornecer informações aos usuários sobre consultas individuais, além de enviar vídeos, imagens, documentos, pagamentos etc.
  • Aumento da confiança do cliente. Marcas que oferecem suporte ao cliente por meio de mensagens instantâneas geram mais confiança nos usuários. Eles as consideram empresas acessíveis, portanto, com mais facilidade para contato.
  • Segmentação de público com listas de discussão. Você pode criar várias listas de discussão e, dessa forma, direcionar conteúdo relevante para os usuários de acordo com suas preferências.
  • Organização dos comentários dos clientes. Isso pode melhorar sua estratégia de atenção social para avaliar melhor o impacto de suas campanhas e a qualidade do seu conteúdo.
  • Ampliação da cobertura da marca. A capacidade de criar canais públicos que qualquer usuário pode acessar permite que você divulgue melhor seu conteúdo. Além disso, os usuários também podem compartilhá-los com outras pessoas, tornando-os virais.
  • Otimização de espaço. O Telegram é baseado em um sistema de armazenamento em nuvem. Portanto, dificilmente ocupa espaço no dispositivo.
Telegram e Marketing Digital: 9 estratégias para usar no seu negócio
Agora que você já conhece as funcionalidades do aplicativo e suas principais vantagens, vamos partir para a mais importante premissa deste artigo: como usar o Telegram em sua estratégia de Marketing Digital.
Há múltiplos tipos de conteúdo que podemos transmitir por meio do aplicativo, pela perspectiva dos negócios, incluindo:
  • Mensagens de texto;
  • Imagens;
  • Vídeo;
  • Documentos em vários formatos;
  • Ligações;
  • Arquivos de áudio.
É importante ressaltar que, por ser uma ferramenta poderosa e versátil, pode e deve ser integrada a uma estratégia de marketing personalizada e de forma interconectada a várias frentes do negócio. O interessante é que você pode adaptar essas ações inclusive para fazer .
A seguir, você vai conhecer 9 ações estratégicas para aproveitar ao máximo o uso do Telegram como um canal poderoso para o seu negócio. Acompanhe!
1. Crie um canal interno no Telegram para coordenar as atividades da equipe
Esta primeira dica não é, necessariamente, uma estratégia de marketing. Mas é importante para desenvolver os próximos passos.
É muito provável que sua empresa precise enviar comunicados úteis e compartilhar materiais com sua rede de colaboradores, especialmente para o desenvolvimento das atividades. É uma ação relativamente simples, mas que se torna trabalhosa quando a empresa possui diversas equipes exercendo funções interconectadas.
E a solução é igualmente simples: crie um canal da empresa no Telegram para que os colaboradores se inscrevam. Se for necessário, dá para criar canais distintos para cada setor ou departamento da corporação.
Nas mensagens do Telegram, é possível inserir qualquer tipo de conteúdo, e esse recurso é particularmente útil quando é necessário enviar recados ou materiais para equipes externas, como os vendedores.
Por exemplo, um vendedor está visitando um grande cliente e precisa do catálogo de produtos mais atualizado. Ele pode consultar o canal no Telegram e baixar o arquivo na hora.
Com um canal, ou vários canais no Telegram, os gestores da empresa conseguem coordenar suas equipes com muito mais facilidade.
2. Crie um canal personalizado para seus clientes e usuários
Os tempos mudaram. A informação em tempo real é mais do que um diferencial, hoje em dia é de urgência pragmática. Afinal, as informações viajam na velocidade da luz, se atualizam e ficam defasadas num piscar de olhos.
As empresas já sentem essa necessidade de se comunicar em tempo real com seus clientes, compartilhando novidades, promovendo eventos, entre outros.
Portanto, um recurso muito útil que recomendo que você explore é ter um canal exclusivo da sua marca, mas desta vez direcionado aos seus clientes e potenciais clientes. Esse canal terá uma URL personalizada para facilitar o acesso do usuário e o compartilhamento.
O canal funciona de forma parecida a uma fanpage do Facebook, porém com a interação sendo unidirecional. Isto é, somente você pode pode compartilhar conteúdo. Os usuários podem acessar livremente o canal, o qual não possui limite de usuários.
Graças ao seu canal, você pode alcançar um grande público-alvo com todo o conteúdo desejado, sem restrições. Se você criar uma boa estratégia, seu canal se tornará uma ótima fonte de informações para suas promoções, descontos e campanhas.
3. Tenha um grupo de discussão para um produto específico
Além do canal, pode ser interessante também a criação de um grupo. Neste caso, seus usuários podem interagir e conversar com outros usuários, discutir estratégias, promover ações etc. Mas aqui vale um ponto de atenção muito importante: só tenha um grupo se você tiver condições de moderá-lo, para evitar “sujar” o nome da sua marca.
Um grupo pode funcionar como um fórum de discussão, onde alguns usuários mais experientes tiram dúvidas de outros usuários mais novatos. Em outras palavras, você teria um verdadeiro serviço de atendimento ao consumidor praticamente gratuito — se seu grupo tiver um número expressivo de usuários avançados.
Além disso, podem surgir muitos insights para novos lançamentos, avaliações sobre o seu negócio, sugestões para aperfeiçoar seu produto ou aprimorar seu serviço etc.
Veja no exemplo abaixo o grupo de uma empresa que vende cursos de tecnologia. Ele é bastante movimentado e os próprios usuários costumam tirar dúvidas de outros.
Print de um grupo de discussão no Telegram
4. Distribua conteúdo gratuitamente em seus canais do Telegram
Não há como fugir das estratégias de Inbound Marketing se você pretende usufruir do que a tecnologia oferece de melhor para o mundo dos negócios. E isso inclui o marketing de conteúdo, isto é, a distribuição de materiais informativos para educar seus prospects e clientes sobre os assuntos relacionados ao seu negócio.
Independentemente da quantidade de conteúdo compartilhado ou do número de usuários inscritos nos canais, o Telegram permite que você envie essas mensagens de forma totalmente gratuita. Ou seja, ao contrário de outras redes sociais, você não precisa realizar campanhas pagas (como Facebook Ads e Google Ads) para melhorar o alcance das publicações.
Além disso, toda vez que você publicar algo, os usuários receberão uma notificação nos seus dispositivos. Dessa forma, a entrega de mensagens melhora muito.
Cada canal do Telegram é fornecido com seu próprio link público ou privado para permitir que qualquer pessoa participe do canal. Portanto, os usuários podem se manter informados sobre sua marca e suas atualizações.
Eis um exemplo de uma campanha de Telegram aplicada ao Marketing de Conteúdo. Na imagem abaixo, o canal Tudo Sobre Inbound Marketing, da Conexorama, é usado para compartilhar os novos conteúdos do blog, bem como as últimas novidades relacionadas ao Marketing Digital, principalmente estratégias de Inbound.
A Conexorama possui um grupo sobre marketing digital no Telegram, o "Tudo sobre Inbound Marketing!
5. Compartilhe conteúdo interessante criado por terceiros
Talvez você torça o nariz para esta dica, mas ela pode ser muito valiosa. Não use seu canal única e exclusivamente para compartilhar seu próprio conteúdo. Lembre-se de que o Telegram funciona como uma rede social, portanto, se você encontrar um artigo, um podcast, um vídeo ou até um meme que possa interessar a seus seguidores, não hesite em compartilhá-lo.
Esta é uma boa maneira de atrair pessoas para sua rede e aumentar seus seguidores. Isso também fortalece sua credibilidade, pois seus usuários perceberão que você está pesquisando novos conteúdos para compartilhar, e não apenas empurrando o seu próprio goela abaixo.
Outra coisa: não se esqueça de referenciar o autor do conteúdo compartilhado. Além de ser a prática correta de direitos autorais, você ainda pode dar início a uma possível parceria ou colaboração mútua. Pense nisso!
6. Evite o excesso de autopromoção
Lembra que eu disse acima que o Telegram não tem um Ads, como as outras redes sociais? Pois é, se isso é positivo por você não precisar desembolsar grana, também tem o lado do usuário nesta história: a comunidade do aplicativo não é muito chegada em publicidade.
Então, se você transformar seu canal em um meio de promover constantemente sua marca, é muito provável que os usuários acabem te abandonando.
As pessoas são atraídas pela possibilidade de criar conexões mais profundas com as marcas de que mais gostam. Seu canal de Telegram deve ser uma oportunidade de se conectar melhor com os clientes e mostrar seu lado mais humano.
Isso significa que você não vai fazer promover seus produtos e serviços? Calma, não é bem assim. Você pode sim promover, mas de uma forma mais sutil, sem exagerar. Pense primeiro em criar conexão, só depois em promoção.
Essa é a chave para tornar seus seguidores fiéis à sua marca. Mostre interesse por eles e pelo que eles apreciam ao compartilhar conteúdo relevante.
7. Crie concursos e ofereça brindes para aumentar o engajamento
Uma maneira muito eficaz e interessante de aumentar o engajamento dos seus usuários é implementar concursos dentro da sua estratégia. Proponha jogos divertidos ou promova concursos que os incentivem a interagir entre si e com sua marca.
Embora esta ação funcione melhor para alguns segmentos de negócio em relação a outros, é interessante pensar nessa possibilidade. Estude bem sua persona para entender suas motivações e ver se isso se aplica.
Essa estratégia é muito popular no Instagram, por exemplo, quando a página pede para curtir a publicação, seguir outra página e marcar 3 amigos, oferecendo algum brinde que será sorteado entre os participantes.
Você também pode criar concursos que envolvam a geração de conteúdo por usuários, ou até mesmo usar o canal para direcionar seus usuários para participar de algum concurso em outra rede social.
8. Promova as outras redes sociais onde você também está presente
Outra excelente forma de usar o Telegram como ferramenta de marketing é interconectar suas redes sociais para que seus seguidores possam encontrá-lo facilmente em outras plataformas.
Esse aspecto poupa muito esforço, pois você pode enviar mensagens em diferentes plataformas, além de poder promover suas outras redes sociais no Telegram, convidando seus usuários a te seguir no Facebook, no Instagram, no YouTube e onde mais você estiver presente.
9. Crie bots no Telegram para automatizar seu Marketing
Deixei por último o meu recurso favorito do Telegram como ferramenta de Marketing Digital. Trata-se da capacidade de criar bots. Já falei um pouquinho dessa funcionalidade lá em cima, neste artigo. Agora quero finalizar mostrando a você como é possível usar seus próprios bots na sua estratégia.
Esses robozinhos são programas particularmente úteis para automatizar mensagens. Por exemplo, eles podem responder automaticamente perguntas básicas, enviar documentos e arquivos aos seus clientes ou preparar questionários.
O Telegram também auxilia os usuários durante todo o processo de criação do bot. A partir da própria interface da API, oferece instruções detalhadas. Procure pelo @BotFather, o bot principal do Telegram, que te auxilia na criação do seu próprio robô.
Não vou entrar em detalhes técnicos sobre a criação de bots, pois não é o foco deste artigo. Mas se você possui habilidades de programação, pode ir diretamente para a página do desenvolvedor e aprofundar o processo com bots mais avançados.
Qualquer que seja a opção escolhida, é fato que ela enriquecerá seus canais com mais oportunidades para automatizar ações, receber informações dos usuários e resolver problemas. Os robôs permitem um grande número de opções:
  • Disponibilizar jogos aos usuários;
  • Pesquisar conteúdos na Internet;
  • Enviar lembretes e recados;
  • Conectar-se com outros usuários;
  • Integrar serviços diversos, entre outros.
Graças aos bots, os erros humanos podem ser significativamente reduzidos. Além de não necessitar de uma equipe dedicada 24 horas por dia para atendimento ao cliente no canal. Basta projetar o bot baseando-se nas necessidades da marca e começar a tirar proveito da funcionalidade. Incrível, não?
Como você viu, o Telegram é uma poderosa ferramenta de Marketing Digital que permite alcançar seu público em tempo real e com uma alta taxa de conversão. Ainda que o aplicativo não seja tão popular no Brasil.
Mas isso está mudando, e você pode fazer sua parte ajudando a espalhar a “Palavra do Telegram” pelos quatro cantos do planeta. Que tal começar agora compartilhando este artigo nas suas redes sociais e fazer todo mundo conhecer essa fantástica ferramenta?


terça-feira, 14 de julho de 2020

Como a neurociência te ajuda a construir comerciais impactantes


Quando o assunto é comunicação publicitária, nós costumamos receber algumas perguntas de maneira recorrente dos nossos clientes e público em geral. 
  • Quais estratégias e elementos mais impactam o consumidor em um comercial?
  • Existe algum  tipo de “receita de bolo” para construir um filme publicitário impactante?
Para celebrar o dia mundial da propaganda, que acontece hoje (04 de dezembro), resolvi escrever este texto, que reunirá alguns aprendizados sobre como criar uma comunicação publicitária impactante para o consumidor. Esses conhecimentos foram retirados do BRAIN, nossa base de dados com mais de 1000 comerciais avaliados por meio de metodologias neurocientíficas. Todas as ondas de pesquisa realizadas desde 2013 até hoje nos renderam muitos aprendizados e insights de comunicação, aplicados por diferentes clientes. E é constatado: não existe receita de bolo para comunicação, mas existem caminhos capazes de potencializar os resultados. Vamos falar sobre alguns deles? 
Abordarei os três diferentes índices neurais avaliados pela Forebrain através do BRAIN: a atenção, motivação e memorização. 
ATENÇÃO
A atenção tem a ver com o nível de engajamento de um consumidor ao assistir um comercial. Os insights abaixo são capazes de potencializar os seus comerciais, no sentido de os tornarem mais atrativos e chamativos para o consumidor. 
Entenda as peculiaridades do seu público.
Atente-se sempre aos detalhes. Entender as particularidades do cérebro do seu público alvo faz com que você direcione a sua propaganda da melhor maneira possível, aumentando as chances de sua marca ser notada.
Por exemplo, assim como as mulheres possuem maior facilidade para interpretar uma comunicação não-verbal (isso acontece devido às pequenas diferenças no funcionamento do cérebro de homens e mulheres), existem muitas outras peculiaridades que são capazes de potencializar o engajamento do seu consumidor e fazer toda a diferença na hora de você se comunicar!
Crie um storytelling eficiente.
Um storytelling, quando bem executado, pode ser um grande aliado para engajar seu público. Ao entrar em contato com uma narrativa, nosso cérebro deixa de agir como um mero espectador e se torna um participante da ação, vivendo a situação narrada como se fosse real.
Portanto, nunca se esqueça: uma boa história (e bem contada) é capaz de engajar seu consumidor.
Efeitos sonoros funcionam, e muito.
Quando você está em um lugar tumultuado e alguém chama seu nome, você rapidamente direciona toda a sua atenção para essa pessoa, não é? Pois então, é assim que, muitas vezes, funciona a propaganda.
Efeitos sonoros, ou triggers atencionais –  como chamam os neurocientistas – podem ser uma estratégia muito eficiente para chamar atenção de seus consumidores em meio a tantos outros estímulos que competem por ela.

MOTIVAÇÃO 
A motivação está diretamente ligada a emoção do consumidor, que pode ser positiva, gerando  um comportamento de aproximação com a marca, ou negativa, contribuindo com o comportamento oposto. Veja os insights abaixo:
Se coloque no lugar do consumidor.
A empatia é uma das bases da comunicação da nossa espécie. Se para sobreviver precisamos entender o que e como as pessoas ao nosso redor pensam, para sabermos como nos comportar (e como nos comunicar), isso também é necessário!
Podemos – e devemos –  assumir que o mesmo vale para que uma marca sobreviva, certo? Quando você entende o momento em que o consumidor está vivendo, suas necessidades e seus desejos, você é capaz de desenvolver estratégias que são quase como uma conversa íntima com o inconsciente dele. Fazendo isso, a marca ganha muito mais valor, gerando um relacionamento forte e duradouro com seu público. Em momentos como o que vivemos atualmente, em que os consumidores estão vivenciando estresses cotidianos e momentos de bornout, além do fato de estarem cada vez mais focados em consumo consciente e empresas que acompanham esse movimento, acredite: ter empatia à realidade do consumidor é também entender como se posicionar de maneira consciente no mercado atual!
Tenha um porta-voz.
Sabe o item acima, que fala sobre gerar relacionamento? Pois é, isso é muito mais fácil de ser feito quando o público possui alguém para se relacionar com. Esse alguém pode ser um garoto-propaganda ou um personagem (fictício ou não). Simplificando, o porta-voz da sua marca. É muito mais fácil se sentir representado ou se imaginar em um relacionamento com algo que personifique a marca do que com uma empresa, concorda? Muito mais simpático. O uso de personagens na propaganda é uma estratégia antiga, que quando bem-feita, é muito eficiente em fortalecer o relacionamento da marca com o consumidor.
Mais risadas, por favor.
Pode parecer óbvio, mas o humor, quando bem executado, é uma ferramenta poderosa para fazer o consumidor se envolver emocionalmente. O humor é capaz de provocar sentimentos agradáveis, positivos, que fazem a gente se sentir bem e, dessa forma, é capaz de aproximar o consumidor da sua marca! Maravilhoso, né? Mas lembre-se: nem toda brincadeira é engraçada e nem toda piada é boa. É preciso cautela e planejamento para alcançar resultados realmente positivos!

MEMORIZAÇÃO
A memorização significa o quanto o consumidor está sendo capaz de construir novas memórias. Quando potencializada, a memorização aumenta as chances de sua marca ser lembrada!
Aposte no poder do reforço
Sabe quando você assiste a um comercial e fica com o jingle preso na sua cabeça durante semanas? Isso acontece porque nossos processos de memorização se beneficiam muito do que chamamos de reforço. Apresentar uma informação repetidas vezes, exatamente como num jingle, é uma das estratégias de reforço mais eficientes.
E tem mais, os reforços não precisam necessariamente ser repetições de estímulos ou de informações. Apresentar por escrito a mesma informação que está sendo falada, por exemplo, é mais uma estratégia de reforço altamente eficaz em potencializar os processos de memorização do espectador.
A familiaridade pode ser sua aliada
Apostar em construções que tragam elementos familiares ao seu consumidor, como por exemplo, apresentar um contexto, retratando uma situação ou personagens com os quais o espectador se identifique, é outra estratégia excelente para potencializar os processos de memorização e aumentar as chances de que sua marca seja lembrada.
Da mesma maneira, construções que trazem situações muito surreais ou muito distantes da realidade do espectador, podem prejudicar os processos de memorização. atenção!
Saiba utilizar as referências
Ainda com um pé dentro do conceito de familiaridade, é muito importante saber escolher as referências apresentadas no seu comercial. Diferentes públicos e gerações possuem diferentes referências culturais. Fazer referência a um filme antigo ou a um filme novo pode parecer essencialmente a mesma coisa, mas o impacto na memorização de jovens e adultos pode se mostrar bastante diferente.
Conhecer esses três índices neurais e entender como a neurociência te ajuda na criação de campanhas que sejam capazes de contemplar cada um desses pontos pode fazer uma grande diferença para que seu comercial seja realmente impactante e passe a mensagem que você deseja. :)
Se quiser mais insights sobre o assunto, é só entrar no nosso site. Para saber um pouco mais sobre o BRAIN e nossas últimas ondas, você pode acessar este link do Meio&Mensagem! 

Vídeo de apresentação profissional: o que é e por que você deve criar um

Por Marketing
O vídeo de apresentação profissional é um formato que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da comunicação corporativa. Afinal, em um vídeo é possível apresentar a imagem de sua empresa de maneira muito mais dinâmica e diferenciada.
Vender uma ideia ou produto, passar informações importantes ou até ensinar algo são alguns dos principais desafios que qualquer empresa enfrenta em seu processo de comunicação corporativa.
Essa preocupação é fruto do receio natural de qualquer empreendedor de não conseguir passar tudo que ele deseja de forma impactante para o seu público-alvo.
E é aí que o vídeo de apresentação profissional entra. Se você deseja apresentar sua empresa de forma diferenciada, atraindo mais clientes, investidores e/ou apoiadores, os vídeos são excelentes ferramentas. 
Neste artigo você conhecerá mais sobre os vídeos de apresentação profissional. Conheça os formatos deste tipo de conteúdo, ferramentas para criar vídeos do zero e dicas para construir um material diferenciado. Confira!

O que é um vídeo de apresentação?

O vídeo de apresentação profissional é um conteúdo audiovisual criado para apresentar os produtos, os serviços ou mesmo as ideias de uma empresa.
Diferentemente de outros tipos de vídeos, em um vídeo de apresentação profissional o enfoque é fazer com que o público conheça a empresa, a sua história, seus valores, entre outros aspectos.
Hoje em dia, muitas empresas estão substituindo as tradicionais apresentações de slides por uma apresentação mais dinâmica e atraente para o público em formato de vídeo. 
A diferença entre os vídeos e os slides é grande. Enquanto os slides apresentam, muitas vezes, as informações de forma mecânica, os vídeos permitem uma apresentação mais dinâmica. Eles prendem mais a atenção do público e tornam a experiência mais agradável. 
Além disso, os vídeos de apresentação profissional estão sendo utilizados como material auxiliar para os apresentadores, fortalecendo a oratória e a performance deles no palco.
Um vídeo de apresentação profissional é um poderoso aliado para o Conteúdo e a Performance (Pilares da Metodologia CDP), por serem extremamente didáticos. Para se ter uma ideia, um conteúdo audiovisual de 2 minutos equivale a 1,8 milhão de palavras.

Tipos de vídeos de apresentação profissional

Conheça os 3 tipos mais comuns de vídeos de apresentação profissional e saiba como escolher o ideal para os objetivos de sua empresa:

1. Apresentação de empresas

Se você é um empreendedor e está prestes a apresentar produtos, serviços ou ideias de sua empresa em uma reunião, saiba que o vídeo de apresentação profissional te ajudará a alcançar os seus objetivos
Futuros parceiros e possíveis investidores darão mais atenção ao que você tem a dizer caso utilize um vídeo para introduzir o assunto. Isso foi comprovado por pesquisas de mercado, que apontaram que preferem uma apresentação em vídeo do que uma apresentação em texto sobre o mesmo tema.
Além disso, as campanhas feitas em vídeos podem apresentar de maneira detalhada a sua empresa e impressionar quem assiste, dando confiabilidade e credibilidade à sua marca

 2. Apresentação de produtos

Os vídeos falam por si só. Por exemplo: a probabilidade de uma pessoa assistir a um vídeo de vendas é 98% maior do que a probabilidade desta mesma pessoa dar atenção a um vendedor.
Por isso, considere fortemente utilizar os vídeos para complementar o seu discurso de vendas e para enriquecer o poder de venda da sua empresa. 
Se você está lançando um novo produto, utilize o vídeo de apresentação profissional e divulgue o lançamento. Insira o seu vídeo com o seu produto na internet e aumente muito as suas vendas. Essa é uma excelente forma de mostrar credibilidade ao consumidor. 

3. Apresentação de estratégias

Também é possível colocar no seu vídeo de apresentação profissional aspectos da estratégia de sua empresa — como, por exemplo, quais são os planos do negócio para os próximos anos.
Essa pode ser uma apresentação interna, que não necessariamente será levada ao público externo. Além disso, você também pode apresentar as suas ideias de mercado, suas inovações, tudo de maneira visual e bem mais interessante.
Mesmo que o assunto a ser apresentado seja difícil de explicar, o vídeo pode te ajudar a fazer o público entender de forma clara e visível. 

4 passos para criar um vídeo de apresentação profissional

O vídeo de apresentação profissional realmente tem ajudado muitas empresas a entrar de vez no mercado digital e, com isso, elas têm conquistado mais parceiros e mais clientes. 
Todas as empresas precisam se adaptar à era digital e uma das formas de fazer isso é criando vídeos de apresentação profissional — que, atualmente, são uma ferramenta fundamental para o sucesso e o crescimento de uma empresa. 
Veja, a seguir, 4 passos para criar um vídeo profissional: 

1. Conheça a sua audiência

Para ter sucesso com o vídeo de apresentação profissional de sua empresa, é importante conhecer a sua audiência. Afinal, prender a atenção deles deve ser o principal objetivo do seu vídeo.
Portanto, pense e crie, antes de mais nada, uma persona para os materiais de apresentação de sua empresa, entre eles, o vídeo. Veja os problemas e os desejos que o seu público vivencia no momento.
Com essas informações em mãos, você poderá escolher a melhor linguagem a ser utilizada no vídeo. Seu vídeo ficará personalizado e interessante para o seu público. 

2. Sempre procure causar um impacto positivo

Sempre que começar a criar um vídeo de apresentação, procure causar um impacto positivo nas pessoas. 
Aqueles que se impressionarem com o seu vídeo certamente interagirão e, com certeza, procurarão saber mais sobre sua empresa. 
Por isso, coloque mensagens positivas e emocionantes em seu vídeo de apresentação profissional para proporcionar uma boa experiência ao seu público.

3. Utilize o Storytelling

Storytelling é uma fórmula de narrativa que cativa quem escuta. É uma técnica há muito tempo utilizada no cinema e nos livros, mas que também se encaixa muito bem nas apresentações profissionais para gerar empatia e aproximação das pessoas com as empresas. 
No seu vídeo de apresentação profissional, crie uma história e faça uma ligação de modo afetivo com o público. Isso criará um vínculo da sua empresa com os seus ouvintes e fará com que eles se tornem fiéis seguidores da sua ideia. 

 4. Não se esqueça do CTA

CTA  Call to Action, ou Chamada para ação, em português  é uma ferramenta utilizada em apresentações e palestras para mover os ouvintes a ação. Elas automaticamente são motivadas a agir em prol do objetivo dos oradores. 
No vídeo de apresentação profissional, utilize o CTA e leve o seu público a interagir com a sua empresa. Você pode inserir nos vídeos alguns cards e anúncios entre outras ferramentas e, com isso, levar as pessoas a executar alguma ação — seja ligar para a empresa ou até mesmo comprar o produto. 

3 dicas para incluir vídeos na apresentação profissional de sua empresa

Está motivado a criar vídeos de apresentação profissional para sua empresa? Ótimo! 
Para te ajudar, daremos agora 3 dicas para incluir os vídeos de apresentação na estratégia de comunicação profissional da sua empresa. Vamos lá!

1. Aposte em vídeos animados

Os vídeos animados, como o próprio nome diz, são capazes de tirar todo o peso de uma apresentação de informações densas e trazem dinamicidade e engajamento com a plateia.
As animações caíram no gosto das apresentações profissionais e isso é justificado pelo fato de que elas atingem todo tipo de público e cabem em diversos tipos de vídeos, sejam eles explicativos, vídeos institucionais ou mesmo comerciais.
Veja, abaixo, um exemplo de vídeo animado de apresentação profissional que a Smartalk desenvolveu para a Açaí Fresh:

2. Use e abuse de informações gráficas e visuais

É extremamente difícil manter um público conectado com a apresentação quando ela é totalmente estática. No entanto, se você fez seu dever de casa e conhece bem com quem está conversando, basta usar alguns recursos visuais impactantes para não deixar ninguém pegar no sono.
Sua plateia é fissurada em números e dados? Deixe-os destacados nos seus vídeos. Faça o mesmo com gráficos, tabelas e qualquer outra imagem que represente de forma icônica todo o seu discurso.

3. Fique atento ao tempo de duração do seu vídeo

Tempo vale ouro! Quando se trata de vídeos de apresentação profissionais, sabemos que conseguir usá-lo com sabedoria é fundamental. Nem sempre o vídeo poderá falar tudo por você: em muitos casos, será necessário um complemento ou algum tempo para responder perguntas, por exemplo. 
Por outro lado, se o vídeo de apresentação profissional também for muito sucinto, você poderá desperdiçar todo seu potencial e não dar o resultado esperado.
Tudo dependerá do tempo de que você dispõe, porém, em média, vídeos de apresentação profissional que duram entre 60 e 90 segundos são uma aposta mais que segura para começar.

5 ferramentas para desenvolver seu vídeo de apresentação profissional

A seguir, você conhecerá as 5 ferramentas que selecionamos para auxiliá-lo na criação de vídeos de apresentação profissional matadores para a sua empresa. Confira!

1. Prezi

Prezi é uma ferramenta online que permite que você crie slides e depois anime-os para criar um vídeo. O mais legal dessa ferramenta é a linguagem dinâmica que auxilia na construção do seu conteúdo. A ferramenta é fácil de usar, simples de entender e deixa a sua apresentação com mais vida. 
Confira um exemplo de como uma apresentação animada no Prezi pode ficar muito interessante:

2. Magisto

Magisto é uma ferramenta online que pode ser usada através do computador ou de um dispositivo móvel. Com ela você adiciona imagens, vídeos, textos e áudio de maneira fácil e simples.
Rapidamente você constrói um vídeo, trata a imagem com filtros especiais, acrescenta músicas e apresenta a sua empresa de um jeito bem criativo.

3. Editor de vídeo do seu computador

Se você tem um PC com sistema operacional Windows, você pode editar vídeos com o Movie Maker. Já para quem usa um Mac, é possível usar o iMovie
As duas ferramentas, que já vêm instaladas no sistema das respectivas plataformas, são simples de usar e muito fáceis de entender. Você adiciona imagens, textos e áudio em uma timeline e depois exporta seu conteúdo rapidamente.

4. WeVideo

WeVideo é mais uma excelente ferramenta online para ajudar você a criar a apresentação da sua empresa. Ele tem diversos recursos de edição, todos bastante simples. Por isso, é bastante indicado para quem não é especializado no assunto. 
Para quem busca funções mais avançadas, é possível adquirir um plano premium, que disponibiliza mais opções de edição e memória.

5. Youtube Editor

Youtube não é só um site de streaming de vídeos, ele também oferece a opção de edição de conteúdo audiovisual. 
Basta você logar em seu usuário no site, acessar a área editor e começar a compor a apresentação.  Ele não tem muitas opções de edição como filtros de imagem, mas tem o básico para quem deseja começar!

Conclusão

Para criar um vídeo de apresentação profissional digno de gerar resultados muito positivos, é necessário compreender com quem você falará. É importante entender como abordar o público de forma a gerar mais engajamento.
Um público entrosado com sua história resulta em um maior interesse na apresentação de sua empresa — e isso os vídeos tiram de letra. Portanto, aposte na criação de vídeos de apresentação profissional recheados de conexões entre sua empresa e seu público. 
Não deixe de usar os vídeos como um recurso capaz de surpreender e dar mais sentido a tudo isso! Quer continuar aprendendo? Baixe agora mesmo o Ebook: Como Usar Vídeos no Processo de Vendas
Com ele, você compreenderá o poder dos vídeos e saberá como usá-los de maneira eficiente em um processo de vendas para obter melhores resultados de negócio.