A comunicação por mensagem instantânea não é algo recente. Aliás, a
própria internet surge, em 1969, como forma de enviar mensagens entre
laboratórios de pesquisas militares nos EUA – à época, chamada de Arpanet.
E se você é um usuário mais antigo da web, deve se lembrar, lá por
meados dos anos 90, de aplicativos como o ICQ, o grande precursor dos
mensageiros instantâneos. Já no começo deste século, esses programinhas se
popularizaram com a explosão do MSN, da Microsoft, que surgiu nos computadores
domésticos em todo canto do mundo.
Hoje em dia, mensageiros instantâneos fazem parte da rotina de pessoas e
empresas de forma tão natural que causa surpresa encontrar alguém que ainda não
use algum deles.
Mais do que apenas uma forma de trocar mensagens rápidas, eles já são
usados dentro das estratégias de Marketing nos negócios, especialmente o Messenger e
o WhatsApp, ambos do Facebook.
No entanto, um aplicativo tem chamado a atenção das empresas mais
recentemente, e é sobre ele que vamos falar neste artigo: o Telegram e
suas aplicações nas estratégias de Marketing Digital e,
principalmente, de .
Vamos nessa que tem bastante coisa legal pra te mostrar!
Telegram: o que é e por que usar
essa ferramenta?
O Telegram é um app mensageiro criado em 2013 pelos irmãos russos
Nikolai e Pavel Durov, os mesmos que desenvolveram o VK, a maior rede social da
Rússia. Apesar disso, o Telegram é uma empresa independente e sem vínculo com
essa rede.
O aplicativo é muito rápido e seguro, e é considerado um
concorrente emergente do WhatsApp. Embora ainda seja bem menos usado do que o
seu “rival” americano, o Telegram tem crescido exponencialmente em número de
usuários, e possui diversas vantagens em relação ao concorrente.
Apesar de não ser tão novo, apenas recentemente se tornou conhecido aqui
no Brasil. Com o crescimento das estratégias de negócios focadas nos
dispositivos móveis, empreendedores passaram a adotar o Telegram devido às
limitações que viam no WhatsApp. E é fácil entender o motivo dessa busca por
uma ferramenta mais eficaz para a comunicação via mobile.
De acordo com a Pesquisa Anual de Uso de TI nas Empresas, feita pela
FGV, atualmente no Brasil há mais de 235 milhões de smartphones
ativos (mais de um por habitante). Outro estudo, da Agência
Telebrasil, aponta que 70% da população no País têm acesso à
internet e, destes, 97% acessam por smartphones.
Com esses números, era de esperar que o mercado se movimentasse para
inovar, principalmente quando falamos em processos de Marketing. Não é à toa
que as empresas começaram a buscar novas formas de divulgar suas marcas e
se comunicar com seus leads e
clientes com foco no mobile. E o Telegram aparece como uma alternativa muito
atrativa para isso.
Por que o Telegram está crescendo
como instrumento de Marketing Digital?
À medida que você conhece as funcionalidades e vantagens do aplicativo,
fica fácil entender a ascensão do que podemos chamar de Telegram
Marketing – especialmente como ferramenta para alavancar a presença digital da sua
marca.
Outra evidência do crescimento acelerado do aplicativo como forma de
negócio é devida à evolução da tecnologia digital. Um exemplo bem simples são
os chatbots, que otimizam serviços de atendimento ao consumidor.
Você pode programar respostas automáticas para perguntas mais frequentes e
otimizar tempo e recursos com essa prática.
Fonte: Memedroid/Junior Masyer.
Mas os recursos do Telegram no Marketing Digital vão muito além das
conversas com robôs. Ele serve principalmente para trazer proximidade
entre marca e cliente, tão necessária nas relações comerciais da
atualidade.
Antes de mostrar como você pode incluir o Telegram nas estratégias de
marketing do seu negócio, é importante que você conheça os recursos e vantagens
oferecidos pelo aplicativo, de forma a tirar o maior proveito dessa excelente
ferramenta de comunicação. Confira!
Um tour pelo Telegram: conheça as
principais funcionalidades do aplicativo
O Telegram é multidispositivo
O Telegram pode ser usado simultaneamente no seu smartphone,
tablet ou PC/notebook (via web ou aplicativo), inclusive para enviar
arquivos muito pesados (de até 1,5 GB).
O software é compatível com Windows, Mac OS X e Linux. E na versão
mobile, pode ser instalado no Android, Apple iOS e Windows Phone.
A questão de privacidade também é levada a sério pelo aplicativo.
Enquanto no Whatsapp conversar com outro usuário significa expor o seu número
de celular, o Telegram permite que você esteja acessível simplesmente
usando um pseudônimo ou apelido.
É bem fácil fazer isso:
- Na
interface do Telegram, acesse as configurações do aplicativo e toque em “Nome
de usuário”.
- Digite
o seu nome ou escolha um pseudônimo que será usado para se identificar na
rede sem usar o número do seu celular.
- Ao
pesquisar ou digitar o URL https://telegram.me/username (substituindo o
“username” pelo nome escolhido), qualquer pessoa pode entrar em contato
com o usuário do Telegram sem saber seu número de telefone.
Veja na imagem abaixo:
Grupos e Canais para todos os
gostos
O Telegram supera todas as limitações típicas do WhatsApp no quesito
administração de grupos. Enquanto o aplicativo americano permite criação de
grupos com, no máximo, 256 pessoas, no Telegram é permitido criação de grupos
com até 200 mil membros.
Além disso, os canais do Telegram permitem que todos os assinantes sejam
informados sem que possam participar da comunicação. Atente-se a essa diferença
fundamental: enquanto os grupos são de fato abertos à contribuições de
terceiros, os canais representam uma ferramenta de informação
gerenciada pelos administradores.
Não há limites para o número de usuários que podem ser alcançados usando
os canais do Telegram (no Whatsapp, a função Broadcast, ou lista de
transmissão, limita igualmente os envios aos 256 contatos de um grupo).
Bots para todos os gostos
O Telegram também oferece a possibilidade de consultar os chamados bots,
ferramentas de software desenvolvidas por programadores terceirizados que
oferecem pequenas soluções a questões específicas.
Para interagir com um robô e receber respostas automáticas, basta
digitar o nome do bot na caixa de pesquisa do Telegram (toque no ícone
representando uma pequena lupa) – é importante ater-se à sintaxe fornecida por
cada bot em particular.
Esta é uma das ferramentas mais legais do Telegram, já que você encontra
bots para quase tudo o que imagina: horóscopo, poker, tempo, idiomas, enfim,
basta pesquisar e encontrar o seu robô preferido para
interagir.
Além disso, você também pode criar seus próprios bots e integrá-los em
outras ferramentas de comunicação. Prometo voltar a este tópico mais à frente
neste artigo, OK?
Hashtags para filtrar buscas
Dentro dos grupos é possível usar hashtags: colocando o sinal
de cerquilha (#) antes de qualquer termo (exatamente como acontece no Twitter e
no Instagram), você pode identificar rapidamente as mensagens que contêm a
mesma palavra-chave. Basta tocar em uma hashtag para acessar instantaneamente a
“função de filtro”.
A ferramenta que permite citar uma mensagem anterior, especialmente útil
em conversas em grupo, é ativada no Telegram mantendo pressionado o texto que
você deseja redefinir.
Criptografia de ponta a ponta com
chats secretos
Quando o Telegram revelou que usava seu próprio protocolo criptográfico
para proteger as mensagens trocadas entre cliente e servidor, os especialistas
em criptografia ficaram desconfiados.
De fato, a empresa alega usar servidores descentralizados em vários
países, sujeitos a diferentes legislações, mesmo que use um protocolo
criptográfico desenvolvido de forma autônoma (cujo nome é MTProto). Ainda que
essa prática não seja a mais recomendada pela comunidade internacional
especializada em segurança digital.
No Telegram, portanto, para confiar na criptografia de ponta a
ponta e ter a certeza de que suas informações estarão criptografadas
por todo o caminho (de um usuário para outro), sem a possibilidade de que as
mensagens possam “vazar”, você precisa iniciar um chat secreto. Para isso,
basta selecionar a opção “Novo Chat Secreto”, conforme a imagem abaixo:
As principais vantagens do chat secreto são:
- Criptografia
de ponta a ponta:
isto é, toda a mensagem é criptografada desde o envio até o recebimento.
- Sem
rastros nos servidores: suas mensagens não ficam armazenadas em nenhum lugar.
- Timer
de autodestruição: você pode definir um timer para que suas mensagens sejam
destruídas após esse tempo.
- Encaminhamento
desativado:
não é possível encaminhar a mensagem para outra conversa.
Envio de arquivos de qualquer
tipo
O Telegram permite enviar arquivos de todos os formatos para seus
contatos: não há limitações quanto aos tipos de dados que podem ser
compartilhados.
Portanto, você pode trocar PDFs, arquivos do Word, planilhas, imagens de
todos os tipos, arquivos executáveis, vídeos, áudio/música, entre outros.
O Telegram também não impõe restrições quanto ao tamanho dos arquivos.
Eles podem ter até 1,5 GB de tamanho para serem enviados a
outros contatos ou compartilhados em grupos.
Ainda, acessando as configurações do aplicativo, na seção “Dados e
Armazenamento”, depois em “Download automático de mídia”, é possível
delimitar qual conteúdo e sob quais circunstâncias (conexão à rede WiFi, rede
móvel, roaming) o app deve baixar.
Para impedir que as fotos recebidas apareçam na Galeria do dispositivo,
basta acessar as configurações do Telegram, dentro de “Configurações de
Chats”, e verificar se a opção “Salvar na galeria” está desativada.
Stickers e GIFs para animar suas
conversas
Para tornar as conversas mais agradáveis, o Telegram suporta figurinhas
(stickers) e GIFs. Aliás, antes de você pensar que não é nenhuma novidade,
saiba que o Telegram já tinha esse recurso muito tempo antes de o WhatsApp
adotar o mesmo processo.
É possível baixar diversos tipos de pacotes de figurinhas diretamente do
aplicativo.
Vantagens de usar o Telegram como
ferramenta de Marketing Digital
Você já viu quais são as principais funcionalidades do Telegram. Agora
quero mostrar, mais especificamente, um resumo das vantagens dessas
funcionalidades para serem aplicadas no seu negócio.
O aplicativo tem muitas vantagens para sua marca como ferramenta de
marketing. E não é à toa que cada vez mais empresas o utilizam para entrar em
contato com seus clientes, negociar pedidos e oferecer seus serviços e
produtos.
Veja por que usar o Telegram Marketing em sua empresa:
- Economia
de tempo e investimento graças à com bots. É possível fornecer
informações aos usuários sobre consultas individuais, além de enviar
vídeos, imagens, documentos, pagamentos etc.
- Aumento
da confiança do cliente. Marcas que oferecem suporte ao cliente por
meio de mensagens instantâneas geram mais confiança nos usuários. Eles as
consideram empresas acessíveis, portanto, com mais facilidade para
contato.
- Segmentação
de público com listas de discussão. Você pode criar várias listas de discussão
e, dessa forma, direcionar conteúdo relevante para os usuários de acordo
com suas preferências.
- Organização
dos comentários dos clientes. Isso pode melhorar sua estratégia de atenção
social para avaliar melhor o impacto de suas campanhas e a qualidade do
seu conteúdo.
- Ampliação
da cobertura da marca. A capacidade de criar canais públicos que qualquer usuário pode
acessar permite que você divulgue melhor seu conteúdo. Além disso, os
usuários também podem compartilhá-los com outras pessoas, tornando-os
virais.
- Otimização
de espaço. O
Telegram é baseado em um sistema de armazenamento em nuvem. Portanto,
dificilmente ocupa espaço no dispositivo.
Telegram e Marketing Digital: 9
estratégias para usar no seu negócio
Agora que você já conhece as funcionalidades do aplicativo e suas
principais vantagens, vamos partir para a mais importante premissa deste
artigo: como usar o Telegram em sua estratégia de Marketing Digital.
Há múltiplos tipos de conteúdo que podemos transmitir por meio do
aplicativo, pela perspectiva dos negócios, incluindo:
- Mensagens
de texto;
- Imagens;
- Vídeo;
- Documentos
em vários formatos;
- Ligações;
- Arquivos
de áudio.
É importante ressaltar que, por ser uma ferramenta poderosa e
versátil, pode e deve ser integrada a uma estratégia de marketing
personalizada e de forma interconectada a várias frentes do negócio. O
interessante é que você pode adaptar essas ações inclusive para fazer .
A seguir, você vai conhecer 9 ações estratégicas para aproveitar
ao máximo o uso do Telegram como um canal poderoso para o seu negócio.
Acompanhe!
1. Crie um canal interno no
Telegram para coordenar as atividades da equipe
Esta primeira dica não é, necessariamente, uma estratégia de marketing.
Mas é importante para desenvolver os próximos passos.
É muito provável que sua empresa precise enviar comunicados úteis e
compartilhar materiais com sua rede de colaboradores, especialmente para o
desenvolvimento das atividades. É uma ação relativamente simples, mas que se
torna trabalhosa quando a empresa possui diversas equipes exercendo funções
interconectadas.
E a solução é igualmente simples: crie um canal da empresa no
Telegram para que os colaboradores se inscrevam. Se for necessário, dá
para criar canais distintos para cada setor ou departamento da corporação.
Nas mensagens do Telegram, é possível inserir qualquer tipo de conteúdo,
e esse recurso é particularmente útil quando é necessário enviar recados ou
materiais para equipes externas, como os vendedores.
Por exemplo, um vendedor está visitando um grande cliente e precisa do
catálogo de produtos mais atualizado. Ele pode consultar o canal no Telegram e
baixar o arquivo na hora.
Com um canal, ou vários canais no Telegram, os gestores da
empresa conseguem coordenar suas equipes com muito mais facilidade.
2. Crie um canal personalizado
para seus clientes e usuários
Os tempos mudaram. A informação em tempo real é mais do que um diferencial,
hoje em dia é de urgência pragmática. Afinal, as informações viajam na
velocidade da luz, se atualizam e ficam defasadas num piscar de olhos.
As empresas já sentem essa necessidade de se comunicar em tempo real com
seus clientes, compartilhando novidades, promovendo eventos, entre outros.
Portanto, um recurso muito útil que recomendo que você explore é
ter um canal exclusivo da sua marca, mas desta vez direcionado aos
seus clientes e potenciais clientes. Esse canal terá uma URL
personalizada para facilitar o acesso do usuário e o compartilhamento.
O canal funciona de forma parecida a uma fanpage do Facebook, porém com
a interação sendo unidirecional. Isto é, somente você pode pode compartilhar
conteúdo. Os usuários podem acessar livremente o canal, o qual não possui
limite de usuários.
Graças ao seu canal, você pode alcançar um grande público-alvo com todo
o conteúdo desejado, sem restrições. Se você criar uma boa estratégia, seu
canal se tornará uma ótima fonte de informações para suas promoções, descontos
e campanhas.
3. Tenha um grupo de discussão
para um produto específico
Além do canal, pode ser interessante também a criação de um grupo. Neste
caso, seus usuários podem interagir e conversar com outros usuários, discutir
estratégias, promover ações etc. Mas aqui vale um ponto de atenção muito
importante: só tenha um grupo se você tiver condições de moderá-lo, para evitar
“sujar” o nome da sua marca.
Um grupo pode funcionar como um fórum de discussão, onde alguns usuários
mais experientes tiram dúvidas de outros usuários mais novatos. Em outras
palavras, você teria um verdadeiro serviço de atendimento ao consumidor
praticamente gratuito — se seu grupo tiver um número expressivo de
usuários avançados.
Além disso, podem surgir muitos insights para novos lançamentos,
avaliações sobre o seu negócio, sugestões para aperfeiçoar seu produto ou
aprimorar seu serviço etc.
Veja no exemplo abaixo o grupo de uma empresa que vende cursos de
tecnologia. Ele é bastante movimentado e os próprios usuários costumam tirar
dúvidas de outros.
4. Distribua conteúdo
gratuitamente em seus canais do Telegram
Não há como fugir das estratégias de Inbound Marketing se
você pretende usufruir do que a tecnologia oferece de melhor para o mundo dos
negócios. E isso inclui o marketing de conteúdo, isto é, a
distribuição de materiais informativos para educar seus prospects e clientes
sobre os assuntos relacionados ao seu negócio.
Independentemente da quantidade de conteúdo compartilhado ou do número
de usuários inscritos nos canais, o Telegram permite que você envie essas
mensagens de forma totalmente gratuita. Ou seja, ao contrário de outras redes
sociais, você não precisa realizar campanhas pagas (como Facebook Ads e Google Ads)
para melhorar o alcance das publicações.
Além disso, toda vez que você publicar algo, os usuários receberão uma
notificação nos seus dispositivos. Dessa forma, a entrega de mensagens melhora
muito.
Cada canal do Telegram é fornecido com seu próprio link público ou
privado para permitir que qualquer pessoa participe do canal. Portanto, os
usuários podem se manter informados sobre sua marca e suas atualizações.
Eis um exemplo de uma campanha de Telegram aplicada ao Marketing de
Conteúdo. Na imagem abaixo, o canal Tudo Sobre Inbound Marketing, da
Conexorama, é usado para compartilhar os novos conteúdos do blog, bem como as
últimas novidades relacionadas ao Marketing Digital, principalmente estratégias
de Inbound.
5. Compartilhe conteúdo
interessante criado por terceiros
Talvez você torça o nariz para esta dica, mas ela pode ser muito
valiosa. Não use seu canal única e exclusivamente para compartilhar seu próprio
conteúdo. Lembre-se de que o Telegram funciona como uma rede social, portanto,
se você encontrar um artigo, um podcast, um vídeo ou até um meme que possa interessar a seus
seguidores, não hesite em compartilhá-lo.
Esta é uma boa maneira de atrair pessoas para sua rede e aumentar seus
seguidores. Isso também fortalece sua credibilidade, pois seus usuários
perceberão que você está pesquisando novos conteúdos para compartilhar, e não
apenas empurrando o seu próprio goela abaixo.
Outra coisa: não se esqueça de referenciar o autor do conteúdo
compartilhado. Além de ser a prática correta de direitos autorais, você ainda
pode dar início a uma possível parceria ou colaboração mútua. Pense nisso!
6. Evite o excesso de
autopromoção
Lembra que eu disse acima que o Telegram não tem um Ads, como as outras
redes sociais? Pois é, se isso é positivo por você não precisar desembolsar
grana, também tem o lado do usuário nesta história: a comunidade do aplicativo
não é muito chegada em publicidade.
Então, se você transformar seu canal em um meio de promover
constantemente sua marca, é muito provável que os usuários acabem te
abandonando.
As pessoas são atraídas pela possibilidade de criar conexões mais
profundas com as marcas de que mais gostam. Seu canal de Telegram deve ser uma
oportunidade de se conectar melhor com os clientes e mostrar seu lado mais
humano.
Isso significa que você não vai fazer promover seus produtos e serviços?
Calma, não é bem assim. Você pode sim promover, mas de uma forma mais sutil,
sem exagerar. Pense primeiro em criar conexão, só depois em promoção.
Essa é a chave para tornar seus seguidores fiéis à sua marca. Mostre
interesse por eles e pelo que eles apreciam ao compartilhar conteúdo relevante.
7. Crie concursos e ofereça
brindes para aumentar o engajamento
Uma maneira muito eficaz e interessante de aumentar o engajamento dos
seus usuários é implementar concursos dentro da sua estratégia. Proponha jogos
divertidos ou promova concursos que os incentivem a interagir entre si e com
sua marca.
Embora esta ação funcione melhor para alguns segmentos de negócio em
relação a outros, é interessante pensar nessa possibilidade. Estude bem sua persona para
entender suas motivações e ver se isso se aplica.
Essa estratégia é muito popular no Instagram, por exemplo, quando a
página pede para curtir a publicação, seguir outra página e marcar 3 amigos,
oferecendo algum brinde que será sorteado entre os participantes.
Você também pode criar concursos que envolvam a geração de conteúdo por
usuários, ou até mesmo usar o canal para direcionar seus usuários para
participar de algum concurso em outra rede social.
8. Promova as outras redes
sociais onde você também está presente
Outra excelente forma de usar o Telegram como ferramenta de
marketing é interconectar suas redes sociais para que seus seguidores
possam encontrá-lo facilmente em outras plataformas.
Esse aspecto poupa muito esforço, pois você pode enviar mensagens em
diferentes plataformas, além de poder promover suas outras redes sociais no
Telegram, convidando seus usuários a te seguir no Facebook, no Instagram, no
YouTube e onde mais você estiver presente.
9. Crie bots no Telegram para
automatizar seu Marketing
Deixei por último o meu recurso favorito do Telegram como ferramenta de
Marketing Digital. Trata-se da capacidade de criar bots. Já falei um pouquinho
dessa funcionalidade lá em cima, neste artigo. Agora quero finalizar mostrando
a você como é possível usar seus próprios bots na sua estratégia.
Esses robozinhos são programas particularmente úteis para automatizar
mensagens. Por exemplo, eles podem responder automaticamente perguntas básicas,
enviar documentos e arquivos aos seus clientes ou preparar questionários.
O Telegram também auxilia os usuários durante todo o processo de criação
do bot. A partir da própria interface da API, oferece instruções detalhadas.
Procure pelo @BotFather, o bot principal do Telegram, que te
auxilia na criação do seu próprio robô.
Não vou entrar em detalhes técnicos sobre a criação de bots, pois não é
o foco deste artigo. Mas se você possui habilidades de programação, pode ir
diretamente para a página do desenvolvedor e aprofundar o
processo com bots mais avançados.
Qualquer que seja a opção escolhida, é fato que ela enriquecerá seus
canais com mais oportunidades para automatizar ações, receber informações dos
usuários e resolver problemas. Os robôs permitem um grande número de opções:
- Disponibilizar
jogos aos usuários;
- Pesquisar
conteúdos na Internet;
- Enviar
lembretes e recados;
- Conectar-se
com outros usuários;
- Integrar
serviços diversos, entre outros.
Graças aos bots, os erros humanos podem ser significativamente
reduzidos. Além de não necessitar de uma equipe dedicada 24 horas por dia para
atendimento ao cliente no canal. Basta projetar o bot baseando-se nas
necessidades da marca e começar a tirar proveito da funcionalidade. Incrível,
não?
Como você viu, o Telegram é uma poderosa ferramenta de Marketing
Digital que permite alcançar seu público em tempo real e com uma alta
taxa de conversão. Ainda que o aplicativo não seja tão popular no Brasil.
Mas isso está mudando, e você pode fazer sua parte ajudando a espalhar a
“Palavra do Telegram” pelos quatro cantos do planeta. Que tal começar
agora compartilhando este artigo nas suas redes sociais e fazer todo mundo
conhecer essa fantástica ferramenta?