quinta-feira, 9 de julho de 2020

Entenda como calcular o seu Lifetime Value e confira dicas de como melhorar os índices de LTV da sua empresa e gerar ainda mais lucro


Por Liz Campbell em 1 de julho de 2020


Manter um bom relacionamento com o seu cliente e mantê-lo engajado na compra dos produtos ou serviços da sua empresa pelo maior tempo possível, é mais barato e lucrativo do que adquirir novos clientes do zero, iniciando um novo relacionamento.
Para metrificar e entender melhor o lucro que o cliente gera para a empresa, calculamos o Lifetime Value, mais conhecido na sopa de letrinhas do marketing como LTV.
Por isso, é cada vez mais importante manter altos índices de Lifetime Value, assim é possível calcular a taxa de lucro gerado pelos seus clientes dentro de um período de tempo pré-determinado.
Ficou curioso(a) para conhecer mais sobre essa métrica, calcular e mapear sua taxa de LTV, e descobrir se seus esforços – de vendas e atendimento – para manter o cliente saudável estão sendo eficientes?
Então confira este artigo, onde vou explicar para que serve e como calcular o seu Lifetime Value, além de dar dicas de como melhorar os índices de LTV da sua empresa.
O que você vai encontrar nesse artigo:
·         Por onde começar?
Afinal, o que é Lifetime Value (LTV)?
Se você chegou até aqui, já sabe da importância de metrificar a satisfação dos seus clientes, sempre procurando entender se suas estratégias de marketing e vendas estão sendo eficientes para gerar lucros à sua empresa.
No mercado Saas (Software as a Service), o LTV se tornou um critério valioso para mapear o engajamento do cliente com o serviço, visto que a aquisição já prevê um tempo mínimo de parceria entre o cliente e o produto adquirido.
Portanto, o Lifetime Value se tornou uma métrica essencial para descobrir quanto seu cliente gera de custos e ganhos para a sua empresa e para mapear o valor de vida útil do cliente.
Em outras palavras, calcular quanto cada cliente trouxe de lucro para o seu negócio durante o tempo de parceria.
Vale lembrar que Lifetime Value é apenas um dos KPIs de Marketing e, apesar de muito importante, é essencial olhar também para outras métricas, como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
Além disso, quando relacionamos o Lifetime Value ao CAC, procuramos ter um LTV maior que o Custo de Aquisição do Cliente. Dessa forma sabemos que o cliente trouxe ganhos maiores do que o custo que exigiu para ser conquistado.
Relação entre Lifetime Value e CAC

Quanto maiores os índices de LTV, mais efetividade e valor você tem gerado para o cliente, mantendo-o saudável e trazendo lucros ao seu negócio. 
Por onde começar?
Antes de calcular o LTV precisamos levantar alguns pontos importantes:
  • Qual é o tempo médio de duração do relacionamento que você possui com seus clientes? (Um ano, seis meses, três meses)
  • Qual é o valor médio das vendas que você faz neste período?
  • Quantas transações seu cliente costuma realizar dentro deste período? (Mensalidade, Upsell, Cross-sell)
Ter uma base de dados sobre esses valores é o primeiro passo para calcular o valor de vida útil do cliente. Se sua empresa possui os dados mapeados por um período maior de tempo, seu índice de LTV será mais preciso. 
É necessário entender aqui o período de tempo que você precisa que seu cliente se mantenha ativo e comprando seu produto ou serviço, para que ele supere o seu custo de aquisição (CAC) e gere lucros ao seu negócio.
Qualquer tipo de negócio pode ter o cálculo do LTV?
A resposta é sim, porém o cálculo varia para cada tipo de negócio, devendo ser pensado no período de tempo que seu cliente costuma se manter ativo nas compras de sua empresa.
Por exemplo, se você possui uma padaria, o período de tempo a ser calculado para o LTV será menor, visto que o cliente deste segmento tem um relacionamento mais rápido, em um curto período de tempo, o que gera um valor mais baixo no LTV.
Já para o segmento de serviços, como um SaaS (Software as a Service), o relacionamento com o cliente costuma ser mais duradouro, e com um tempo mínimo de parceria definido, tornando assim, mais alto o índice de lucro (valor) que ele gerou para o seu negócio.
Mas isso não quer dizer, que não possa ser calculado para qualquer tipo de empresa.
Pelo contrário, ainda que o seu tempo médio de relacionamento com o cliente seja menor, comparar os índices de lucratividade com o custo de aquisição, é essencial para saber se suas estratégias estão sendo eficientes.
Afinal, o Lifetime Value pode ser recalculado sempre que suas estratégias de marketing e vendas, sofrerem alterações. Assim, você pode estar sempre mapeando seus índices de lucro com os seus clientes.
Como calcular o Lifetime Value?
Você já sabe até aqui que manter o cliente satisfeito dentro da sua empresa garante menores custos do que a aquisição de um novo, e que medir o valor (lucro) gerado por ele é essencial dentro das suas estratégias de marketing.
Mas afinal, qual é a fórmula do lifetime value que devo usar  para descobrir o lucro  que cada cliente gera aos negócios, em determinado período de tempo?
Valor do ticket médio 
(no período analisado)
x
Média de compras por cliente 
(dentro do período analisado)
Média de tempo do relacionamento entre cliente e empresa 
(no período analisado)

Para ficar mais simples de entender, vou colocar aqui uma aplicação na prática da fórmula do Lifetime Value:
Vamos supor que você decidiu calcular o LTV geral da sua empresa dentro do período de um ano.
O valor gasto todo mês pelo seu cliente, é de R$600,00
(Ticket médio)
Como seu gasto é recorrente por mês, ele realiza uma média de 12 compras durante o ano contabilizado, sendo uma por mês.
(Média de compras por cliente)
O tempo de relacionamento médio que vocês possuem (cliente x empresa) até o cancelamento do contrato é de 2 anos.
(Média de tempo no relacionamento)
Aplicando esses números na fórmula chegaríamos a esse valor:
LTV = R$600 (ticket médio) x 12 (média de compras) x 2 (tempo médio de relacionamento)
LTV = R$600 x 12 x 2
LTV = R$14.400 mil
Com esse exemplo, o lifetime dos seus clientes seria de R$14.400 mil.
Ou seja, esse seria o valor gasto em média por cada cliente na sua empresa dentro do período de dois anos.
Como adaptar o cálculo para o período médio de relacionamento com o meu cliente?
Em geral, calculamos o LTV dentro do período de um ano, mas você pode adaptar esse tempo de acordo com o com a sua empresa (ex: seis meses, três meses, etc.).
Ou seja, você pode avaliar em um período específico em que você trabalhou com novas estratégias ou ações de marketing e vendas, ou até mesmo durante o tempo médio que o seu negócio propõe de relacionamento com o cliente.
Suponhamos que você venda um clube de assinaturas trimestral, e que faça mais sentido para você calcular o Lifetime Value dentro deste período.
Para isto, basta colocar na fórmula a média de ticket multiplicado pela média de compras, multiplicado novamente pela média de tempo no relacionamento que você teve com seus clientes dentro dos três meses.
Neste exemplo, dentro do período de três meses seu cliente gastou por mês R$600,00 (ticket médio); teve uma média de 3 compras dentro deste período (média de compras);  a média de relacionamento foi de 3 meses (média de tempo do relacionamento).
Aplicando na fórmula, teremos os seguintes valores:
LTV = R$600 (ticket médio) x 3 (média de compras) x 3 (tempo médio de relacionamento)
LTV= R$600 x 3 x 3
LTV= R$5.400
Neste período em específico, o LTV seria de R$5.400 por cliente.
Por isso, para ter uma maior precisão no índice sempre pense no período que deseja calcular. A partir disso, colete os dados relacionados a este espaço de tempo e aplique os números na fórmula.
E se depois de calcular você encontrar métricas baixas do LTV? Ou queira melhorar os índices que você possui?
4 dicas para aumentar o Lifetime Value de seus clientes:
1. Cuide do relacionamento com o seu cliente
Já falamos muito até aqui sobre a importância de definirmos o período de tempo para adicionarmos à fórmula, não é mesmo?
Então, você já sabe que um dos dados que mais pode pesar dentro desta balança é o tempo de relacionamento que você mantém com o seu cliente.
Ainda que seu serviço seja um relacionamento temporário, como no exemplo do clube de assinatura trimestral, você quer ter um cliente fidelizado, que faça novas compras, e seja um defensor da marca, não é mesmo?
Para isso é necessário cuidar (e muito) do relacionamento com o seu cliente.
Afinal, não adianta fazer um enorme esforço e prometer milhares de coisas com a sua solução, se seu cliente não for amparado em casos de dúvidas, insatisfações ou sugestões de melhorias.
Não pense apenas nos pontos negativos que possam vir a aparecer ao longo do relacionamento, mas na implementação do seu serviço – principalmente se você precisa ensinar ao cliente como explorar o máximo potencial do produto que ele está adquirindo.
Por isso, esteja sempre dando o seu melhor dentro do relacionamento com o cliente. Ouça críticas, e saiba como trabalhar em cima desses problemas para trazer novas soluções ao seu cliente.
Quanto maior o tempo de duração do relacionamento entre cliente e empresa, maiores serão seus índices de LTV e, consequentemente, maiores serão seus lucros.
2. Seja empático e gerencie momentos de crise
Se você possui uma área de Customer Success dentro da sua empresa, essa deve ser uma atividade diária: ser empático.
É importante entender que nem sempre o cliente está passando por um bom momento. É por isso que empresas ou parceiros que demonstram preocupação e cuidado com seus clientes se destacam, conseguindo fidelizar clientes com sucesso.
Gerencie momentos de crise, buscando de maneira empática as melhores formas de solucionar os problemas. Coloque-se no lugar de cliente, e pense: Como eu me sentiria passando por essa situação? Como posso resolver?
Desta forma, você conseguirá ter um relacionamento duradouro e saudável com os seus clientes.
3. Entregue valor
Quanto mais suporte você puder oferecer ao seu cliente, maiores serão as chances de aumentar a duração da sua parceria, gerando cada vez mais confiança e entrega de valor.
Mostrar relatórios com números positivos, fazer treinamentos para implementar uma nova funcionalidade do seu serviço ou ter um time de suporte disponível para sanar dúvidas, são ótimas formas de mostrar a real importância que este cliente tem para a sua empresa.
Além disso, superar as metas de resultados também é uma forma de mostrar o valor de seu produto, ajudando com que seu cliente entenda que um upsell ou cross-sell pode trazer ainda mais resultados.
É necessário que ele saiba o verdadeiro valor da parceria com a sua empresa para que, a partir disso, você consiga aumentar seu ticket médio, despertando assim o sentimento de desejar pagar mais para obter mais vantagens ou melhorias no uso do produto que você está ofertando.
4. Eduque seu cliente
Umas das melhores formas de fazer seu cliente entender as como usar o máximo potencial que seu serviço tem a oferecê-lo é educando com conteúdos úteis e atrativos.
Uma estratégia bem planejada de conteúdos, envolvendo artigos, materiais ricos e até mesmo redes sociais e e-mail, é uma ótima maneira de conseguir novos clientes e educar aqueles que já estão na sua carteira.
É importante ressaltar que não existem fórmulas mágicas para alavancar seu Lifetime Value, mas com paciência e dedicação é possível manter um relacionamento saudável com o seu cliente.
Acompanhar suas métricas e ajustar a novas estratégias é essencial para estar sempre melhorando seus índices de LTV.
Está pronto para colocar em prática tudo o que conversamos por aqui?
Se ficar com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!


terça-feira, 7 de julho de 2020

Instagram funciona? 7 razões para sua empresa apostar agora


Uma das grandes mudanças causadas pela pandemia da COVID-19 foi a súbita corrida das empresas na busca pela maturidade digital. Na busca por canais eficazes para manter o relacionamento com seus clientes, muitos se perguntaram: o Instagram funciona para empresas B2B?
A resposta é: depende de qual é o seu objetivo com ele. Com mais de 25 milhões de contas comerciais e investimentos de mais de US$ 7 bilhões em publicidade, o Instagram tem se mostrado uma excelente opção para fazer vendas, reforço de marca e relacionamento com clientes.
Seja você uma empresa B2C moderna ou uma empresa B2B tradicional, certamente o Instagram funciona – basta apostar no objetivo certo e em um planejamento estratégico.
Mas se você ainda está cético a respeito, listamos aqui sete bons motivos para mostrar que o Instagram funciona para a sua empresa – confira!

1) Seus clientes estão lá – e esperam por você

As pessoas estão cada vez mais visuais – vídeos ao invés dos textos, imagens que explicam muito em menos tempo. O Instagram é justamente a síntese disso.
Certamente seus clientes buscam por sua marca na plataforma, seja especificamente pelo nome ou por hashtags relacionadas à sua empresa ou local.
De qualquer forma, não encontrar sua empresa não é uma coisa positiva para sua presença digital.
Mesmo se você não planeje ser incrivelmente ativo no Instagram, a melhor prática é criar uma conta que, no mínimo, tenha o nome da sua empresa, informações de contato e algumas postagens para mostrar seus produtos e um pouco do seu core. Dessa forma, sua conta no Instagram funciona como mais um canal de relacionamento com o cliente. Sem isso, o risco é que ele busque pela concorrência – e a encontre.

Leia também: Instagram funciona para empresas B2B:
dicas para transformar seu feed

2) Seus concorrentes certamente estão no Instagram

Outro bom motivo para apostar no Instagram como estratégia de marketing digital é justamente garantir que seus concorrentes não tenham a vantagem competitiva de ter acesso ao seu cliente ou lead onde você não está – leads, aliás, que  são essenciais ao seu negócio.
Além disso, a plataforma também é uma excelente forma de acompanhar a evolução dos seus concorrentes e do setor em geral: acompanhe as novidades, lançamentos de novos produtos e serviços, prêmios e certificações, entre outros.

3) É uma forma de obter provas sociais

O Instagram funciona muito bem para obter bons testemunhos sobre a qualidade de seus produtos e serviços.
Veja um exemplo: sua empresa ofereceu um serviço excepcional a um cliente, mandou um presente ou mensagem especial no seu aniversário ou ajudou a superar um problema difícil no projeto atual.
É altamente provável que ele use o Instagram para compartilhar a história – e esta resenha positiva pode valer ouro para a sua empresa.
Esse tipo de iniciativa ajuda a atrair novos clientes potenciais, ampliar o conhecimento sobre a sua marca e muito mais.

4) É mais um sinal de confiança

Ter uma conta no Instagram é mais um sinal de que sua empresa é respeitável, atualizada, real e transparente.
Neste momento, em de mudança de hábitos de consumo, quando a quase totalidade dos negócios tem sido feita online, ter este canal onde seus clientes podem conhecer e se relacionar com a sua empresa é altamente valioso.

5) Você pode criar uma vitrine e vender seus produtos

Se sua empresa vende produtos e serviços, o Instagram funciona como um canal de vendas: com a chegada do serviço Instagram para Empresas, a capacidade de compartilhar fotos e vídeos do Instagram vinculados diretamente a esses produtos em seu site ou e-commerce é um excelente recurso de vendas!
Para aproveitar esse recurso, é preciso criar um catálogo de produtos a partir da sua página do Facebook (é de onde o Instagram extrai as informações do produto). Sua agência de marketing digital pode cuidar disso facilmente para você.

Leia também: Você precisa de uma agência de marketing digital integrado?

6) Gere tráfego para seu site

Não são apenas seus produtos e serviços que podem ser exibidos em suas postagens: o Instagram funciona também para divulgar os materiais ricos produzidos por sua empresa:
  • Catálogos de produtos;
  • Tabelas de Preços;
  • White papers;
  • Infográficos;
  • Artigos de blog e qualquer outro conteúdo publicado no seu site.

7) Gerencie a reputação da sua marca

Quando se trata de gerenciamento de reputação online e otimização de mecanismos de pesquisa para a sua marca, o Instagram funciona como uma poderosa fonte de dados.
Sua reputação online é fundamental para os seus negócios – por isso você precisa estar atento sobre o tipo de resultados que aparecem quando leads pesquisam o nome da sua empresa ou marca.
Além do seu site, seus canais sociais geralmente também aparecem na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa.
Por esse motivo, é uma prática recomendada criar contas comerciais em todas as redes sociais (incluindo o Instagram) com a sua marca, mesmo que você não planeje usá-las com frequência.
A ideia aqui é controlar o máximo possível a página de resultados do mecanismo de pesquisa, criando perfis e conteúdos que apontam para sua marca.
Como você pode ver, o Instagram funciona bem para garantir resultados expressivos para sua empresa – o segredo é encontrar o tom certo para suas postagens na rede. Se você precisar de ajuda com isso, conte com a gente!

Estratégia de redes sociais: 5 dicas úteis



Como a maior parte do Brasil ainda segue praticando isolamento social, o acesso à internet cresce a cada dia – fazendo com que muitas empresas adotem uma estratégia de redes sociais pensada para este período.
Sabemos que muitos empresários ficaram tentados a colocar seu planejamento de marketing digital em stand-by, por uma série de motivos. No entanto, mais do que nunca, as empresas precisam permanecer engajadas e ágeis em responder ao cenário em mudança – tanto do aumento de tráfego no meio digital, como das novas necessidades dos consumidores.
Se você não fizer isso, seus concorrentes conectarão com satisfação seu (antigo) público-alvo com suas marcas, produtos e serviços.
Acredite: há inúmeras maneiras de sua organização se conectar com leads e clientes, criar lealdade à marca e, dependendo do seu setor, até aumentar as vendas online. Entenda melhor como tudo isso funciona com a leitura a seguir.

Por que uma estratégia de redes sociais é importante (também) em momentos de incerteza

Momentos como este demandam muito de uma empresa – e saber usar o marketing digital a seu favor pode ser decisivo. Listamos alguns pontos que podem ajudar a esclarecer a questão – veja abaixo:
  • De acordo com uma pesquisa recente, o Facebook registrou um aumento de 70% no uso de todos os seus aplicativos no mês de março. As pessoas estão recorrendo às redes sociais para manterem-se entretidas, conectadas às pessoas e informadas enquanto estão em casa;
  • Muitas empresas reformularam seus orçamentos de marketing digital neste período, focando nas redes sociais e no e-mail marketing para continuar a construir uma marca e envolver os clientes;
  • As pessoas estão recorrendo a diferentes canais para acessar novos conteúdos, como o TikTok, quem vem sendo cada vez mais explorado por celebridades e influenciadores brasileiros.
Esses são apenas alguns dados que deixam claro que agora é um momento decisivo para sua marca explorar uma estratégia de redes sociais mais eficaz e focada nos hábitos do seu cliente ideal e assim construir relacionamentos com clientes novos e existentes.

Quais são os canais e redes sociais mais indicados para sua empresa neste período?

Um dos principais desafios que as marcas enfrentam durante uma crise global é saber quando e como ajustar as estratégias de marketing digital. É por isso que é mais importante do que nunca ouvir seu público durante esse período incerto.
escuta social é um ótimo ponto de partida: através dela é possível obter uma visão mais profunda das discussões em torno da sua marca, bem como do setor e da comunidade em geral.
Ao manter um dedo no pulso da conversa e aplicar esses aprendizados à abordagem final, sua estratégia de redes sociais pode posicionar sua marca como um participante atencioso, orgânico e valioso para a conversa.
Mas existem alguns outros cuidados para obter bons resultados em seus perfis sociais – saiba mais no próximo tópico!

5 dicas para ajustar sua estratégia de redes sociais já

Obter bons resultados em meio a este momento tão dinâmico requer esforço, paciência e muita atenção ao cenário. Comece observando estas questões:

1) Comunique como suas operações estão funcionando

Atualize as informações da sua empresa sobre as medidas tomadas para manter seus funcionários e consumidores seguros e bem atendidos:
  • Alterações no horário de funcionamento;
  • Novos canais de atendimento;
  • Formatos de entrega de seus produtos e serviços, entre outros.
Lembre-se que o Facebook permite à sua empresa fixar qualquer uma dessas alterações na parte superior da sua página.

2) Ofereça valor aos clientes e leads

Disponibilize um conteúdo relevante e pensado para oferecer caminhos e soluções neste momento. Utilize as perguntas frequentes como ponto de partida e destaque artigos em seu blog corporativo que fornecem informações dentro da sua área de especialização.
Entre as ações de sua estratégia de redes sociais, considere dar espaço para discussões ao vivo ou em vídeo, palestras e seminários on-line através dos recursos disponíveis em cada plataforma.

3) Explore suas provas sociais

Escritórios fechados e linhas de produção operando em um novo ritmo podem tornar a pauta para novos conteúdos mais desafiadora.
Um caminho é utilizar as provas sociais recebidas durante este período para criar novas ofertas de conteúdo: elogios de clientes podem virar cases, artigos de blog, vídeos e tudo que possa ajudar a envolver os usuários com a sua marca, interagir com sua empresa e fornecer mais conteúdo para postagem – ou repostagem.

4) Faça mais vídeos

O público nunca esteve tão familiarizado com vídeos como agora: teleconferências para reuniões de trabalho e entre amigos, aulas à distância e até em consultas médicas, lives de artistas da música nacional e internacional – há um novo mundo se abrindo.
Busque entre a sua equipe alguns especialistas que possam ajudar a trazer valor e relacionamento com seu público através de vídeos distribuídos com base em sua estratégia de redes sociais.

5) Crie uma conversa bidirecional

Como falamos no tópico anterior, a escuta social pode ser essencial neste momento – e abrir canais de diálogo vão facilitar esse processo.
Por isso aposte em uma comunicação de mão dupla: poste perguntas simples ou use funcionalidades do Instagram Stories, como as enquetes, testes, entre outros.
Apenas esteja preparado para se envolver e responder de maneira oportuna (e rápida), de forma a fortalecer o engajamento.
Explore suas oportunidades com uma estratégia de redes sociais durante esse período. Manter comunicações, experimentar coisas novas e criar engajamento agora ajudará a preparar o cenário para garantir mais lealdade e engajamento agora e no futuro.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Por que o TikTok se tornou uma febre entre os brasileiros


Plataforma de vídeos curtos chama a atenção das marcas nacionais ao conseguir ir além dos adolescentes e jovens adultos. Criatividade da população é reconhecida pela empresa

Por Priscilla Oliveira - 22/06/2020
Rodrigo Barbosa, gerente de comunidade do TikTokUm novo modelo de consumo de conteúdo chama a atenção das marcas: é o vídeo curto. Com formatos de 15 segundos a um minuto, ele desafia o usuário a narrar em pouco tempo uma história. Os Centennials são os responsáveis pela explosão em popularidade de plataformas como o TikTok - que depois de explodir na Ásia no segundo semestre de 2019, ganhou força no ocidente, sendo o aplicativo mais baixado na AppStore e segundo mais baixado na Play Store, ficando atrás apenas do WhatsApp, segundo a consultoria Sensor Tower. No Brasil, ele segue viralizando em todas as faixas etárias.
Propriedade da ByteDance, o aplicativo de mídia foi lançado como Douyin, na China, em setembro de 2016 e passou por algumas reformulações até se tornar uma das ferramentas mais comentadas durante o isolamento social por causa da pandemia de COVID-19. De acordo com pesquisa da Kantar Ibope no Brasil, o acesso ao TikTok durante a quarentena aumentou aproximadamente 35% entre os adolescentes e jovens adultos. Além disso, a plataforma também teve um aumento de acessos de 24% entre adultos de 35 a 55 anos e de 14% vindos de pessoas com idade acima dos 55 anos.
O crescimento não espanta, afinal, o brasileiro passa bastante tempo conectado e é um país que tipicamente gosta de interações rápidas e curtas. “Notamos o alto nível de criatividade na plataforma. Todas as idades estão aderindo e inspirando outras pessoas por meio de suas experiências com o aplicativo. Temos uma estratégia local forte, na qual incentivamos os usuários a criar conteúdo para sua cultura e tendências regionais”, conta Rodrigo Barbosa, gerente de comunidade do TikTok, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Veja abaixo a íntegra:
Mundo do Marketing – A empresa previa uma adesão tão grande dos brasileiros?
Rodrigo Barbosa - Os brasileiros gostam particularmente de vídeos de humor, com muitos desses vídeos do TikTok se tornando virais em outras plataformas. Além disso, o TikTok no Brasil também possui uma variedade de outros ótimos conteúdos em esportes, música, beleza, culinária e uma variedade de tópicos que atraem brasileiros de todas as idades, como dicas de faça você mesmo, decoração, arquitetura e construção muito mais. Sempre há algo novo e surpreendente que encanta os usuários. Acreditamos que existe um enorme potencial para o TikTok permitir que mais usuários no Brasil e na América Latina mostrem seus talentos e criatividade a um público novo e global.
Mundo do Marketing – O que mais surpreendeu no modo de usar do TIKTOK no Brasil?
Rodrigo Barbosa - Podemos afirmar que o nível de criatividade que temos visto na plataforma é simplesmente incrível. Todos os dias, brasileiros de todas as esferas da sociedade estão se juntando ao TikTok, em todas as idades, sexo, carreira, mostrando suas habilidades criativas e seu dia a dia de uma maneira única, inspirando outras pessoas através de suas experiências com o aplicativo.
Mundo do Marketing – Possuem dados de quanto o app cresceu após o isolamento social?
Rodrigo Barbosa - O TikTok é um dos aplicativos mais baixados do mundo e recentemente ultrapassou a marca de dois bilhões de downloads em todo o mundo na App Store e no Google Play, de acordo com dados da SensorTower. Mais do que nunca, as famílias estão recorrendo a plataformas?online?como o TikTok para se?manterem?entretidas, informadas e conectadas. Isso?já vinha acontecendo?antes da?COVID-19, mas?se intensificou?desde o início?da pandemia, com as?famílias expressando?sua criatividade, compartilhando?suas histórias.
Mundo do Marketing – Qual é a estratégia da empresa para esse ano?
Rodrigo Barbosa - Como empresa privada, não compartilhamos essas informações. Atualmente, estamos focados em nosso produto, fornecendo aos usuários uma excelente experiência em aplicativos e continuamos a introduzir novos recursos no TikTok, a fim de manter a nossa comunidade motivada a criar e compartilhar seu conteúdo de maneira criativa. Gostamos de ver sua felicidade e senso de união, por isso continuaremos focando nisso.
Mundo do Marketing – Em que posição de usuários do TIKTOK o Brasil está?
Rodrigo Barbosa - Desde o nosso lançamento aqui, recebemos uma resposta muito positiva do mercado e estamos entusiasmados com o forte engajamento de nossa comunidade brasileira e a contínua tendência de crescimento no país. Todos os dias, os brasileiros de todas as gerações estão juntando-se ao TikTok, mostrando suas habilidades criativas e vida cotidiana de uma maneira única e inspiradora através de suas experiências na plataforma. Embora o TikTok seja uma plataforma global, estamos comprometidos em construir uma experiência local personalizada, independentemente do mercado em que operamos. Temos uma estratégia local forte, na qual incentivamos os usuários a criar conteúdos relevantes para sua cultura e tendências regionais. Nossas equipes de operações locais estão sempre alinhadas para garantir que a ferramenta ofereça o melhor suporte para expandir a criatividade e a descoberta de nossas comunidades mais diversas.
Mundo do Marketing – Quem é o público-alvo do TIKTOK, já que vemos todas as idades publicando vídeos?
Rodrigo Barbosa - A geração Millenial e a geração Z desfrutam especialmente de nossa plataforma, mas podemos afirmar que há uma diversidade incrível em nossa comunidade global em termos de idade, etnia e carreiras, por exemplo. De certa forma, há algo para todos no TikTok e os brasileiros de todas as esferas da vida estão mostrando sua criatividade seu cotidiano de maneira única, inspirando os outros através de suas experiências positivas e alegres.
Mundo do Marketing – Os vídeos curtos ganham adesão pela rapidez, porém ainda existe um público mais crítico que continua preferindo os maiores. Como vocês pretendem capturar a audiência dessa pessoa?
Rodrigo Barbosa - O TikTok reduziu as barreiras de criação de conteúdo, fornecendo ferramentas fáceis de edição no aplicativo, com videoclipes, efeitos sonoros, filtros e muito mais, para que os usuários possam criar rapidamente videoclipes curtos e de alta qualidade que possam ser compartilhados intensamente, um recurso importante para a atual geração móvel . O formato exclusivo do TikTok, sua diversidade de conteúdo e tom alegre estimula e reflete o entusiasmo de novos públicos na plataforma.
Mundo do Marketing – Redes como Instagram e Youtube começaram com vídeos maiores e optaram por ferramentas de vídeos curtos. Vocês pretendem fazer o processo oposto?
Rodrigo Barbosa - O TikTok é uma plataforma para conteúdo criativo. Seu objetivo não é socializar, conhecer pessoas, mas consumir e criar conteúdo criativo, positivo e divertido. Seu maior diferencial é que a criatividade é a verdadeira e única chave para ter sucesso no aplicativo. O TikTok possui um formato exclusivo de conteúdo, que estimula e reflete o entusiasmo de novos públicos na plataforma.
Mundo do Marketing – A Nestlé recentemente contratou um gerente de Marketing para sua marca Nescau usando o TikTok. Que outros tipos de ações vocês já viram de utilização da ferramenta?
Rodrigo Barbosa - As marcas veem o TikTok como uma maneira interessante de alcançar, engajar e se envolver com um público mais amplo. A ferramenta dá origem a tendências interativas e memes criativos que incentivam todos a participar. Ao permitir que os usuários criem seu próprio conteúdo para uma campanha, as marcas podem dar aos usuários a sensação de fazer parte da marca, transformando-os em autênticos e poderosos embaixadores da marca. As Havaianas, por exemplo, cocriaram o projeto Especialistas de Verão, que trouxe uma web série, com conteúdos originais dos bastidores da gravação de uma música inédita, além dos famosos desafios que contaram com a participação de diversos criadores e influenciadores do TikTok. O clipe seguiu um formato de making off, com Carlinhos Brown (Bahia) no seu próprio estúdio (Studio Ilha dos Sapos no Candeal), em Salvador, e os demais artistas, alternando com momentos nas ruas da cidade. A Web Serie - Os Especialistas de Verão - foi composta por três episódios e contou com a participação do time Rédea Curta, Thiago Almasy e Sulivã Bispo, grupo de humor que apresentou de forma leve e divertida os bastidores da criação musical. O objetivo das Havaianas foi engajar o público de sua marca e lifestyle, criando uma verdadeira conexão com o público jovem.
Na esfera dos esportes, a NBB Caixa foi a primeira liga esportiva a fechar parceria de conteúdo com conosco. O conteúdo do @NBBoficial no nosso app explora o entretenimento e o estilo de vida do basquete, com desafios, lances engraçados e bastidores dos times e atletas, além de quadros especialmente produzidos para a plataforma. Já o time de futebol Corinthians estreou na plataforma em outubro do ano passado e, para marcar o momento, o TikTok criou um sticker especial para permitir que os torcedores do Corinthians expressem de forma criativa sua paixão pelo Timão. O time também convidou um tiktoker, o @jhowdancer para administrar a conta do time durante um jogo contra o Santos, e convidou outros creators para outras partidas do time. Para nós, do TikTok, a parceria com o Corinthians foi uma forma de diversificar o conteúdo da plataforma e interagir com novas audiências, fortalecendo a presença online do clube.
A Guaraná Antarctica também firmou uma parceria. A marca levou sua inventividade e personalidade para os milhões de usuários, mostrando que o produto é #CoisaNossa. A parceria é única no mundo e alimenta uma forma inovadora de trabalhar com as marcas. A fabricante acredita que estar no TikTok de uma forma autêntica os ajuda a criar algo totalmente novo no mercado brasileiro. Eles querem descobrir e crescer juntos com a plataforma e engajando uma geração influente. Para iniciar a parceria, a marca lançou uma série de 27 latas temáticas com mensagens especiais sobre coisas que só os brasileiros sabem fazer, como o próprio Guaraná Antarctica. As latas também apresentaram um TikTok code – espécie de QR code que, ao ser escaneado, redirecionaram para o perfil de Guaraná Antarctica no TikTok, a primeira marca a integrar a presença do TikTok no produto.
Mundo do Marketing – Quais são os investimentos em experiência que vem sendo feitos para o usuário?
Rodrigo Barbosa - Atualmente, estamos nos concentrando em continuar construindo a melhor experiência de plataforma possível para nossos usuários. Estamos super empolgados com as oportunidades em potencial que temos pela frente. Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos criadores e parceiros para criar uma comunidade divertida, positiva e abrangente. Nossas equipes lançaram e continuarão lançando recursos novos, divertidos e emocionantes, que refletem as necessidades dos usuários, além de fornecer as ferramentas e os recursos para que os usuários criem conteúdo melhor e de alta qualidade. Além disso, temos uma estratégia de localização robusta que incentivamos os usuários a criar conteúdo relevante para a cultura e as tendências locais. Nossas equipes de operação garantem que o TikTok forneça um suporte da comunidade para criatividade e descoberta para nossos usuários locais.
Mundo do Marketing – Que ações já realizaram com influenciadores? Como escolhem os nomes a serem trabalhados?
Rodrigo Barbosa - Temos o prazer de ver um número crescente de oportunidades para a nossa comunidade de criadores de TikTok. Acreditamos que isso atesta nossa plataforma única: uma que incentiva a diversão, a criatividade e promove um forte senso de comunidade. Estamos sempre explorando maneiras de agregar valor adicional à nossa comunidade de criadores. Adoramos quando os criadores fazem negócios com a marca, como resultado de seu conteúdo de qualidade e compreensão do público, e adoramos quando essas pessoas se conectam com empresas que desejam aprender mais sobre como obter sucesso na plataforma. O TikTok já promoveu diversas campanhas com influenciadores em prol de causas e datas importantes. As últimas campanhas com influenciadores foram:
Dia dos Namorados, uma data romântica que deve ser celebrada e contamos com a presença da atriz Marina Ruy Barbosa, da cantora Ludmilla e da ex-BBB Mari Gonzalez; Desimpedidos, uma campanha de comemoração dos 7 anos do famoso canal, que contou com a presença do influenciador Fred e do jogador Falcão; Dia do Orgulho Nerd, com influenciadores relevantes do nicho; Adotei, em parceria com Luísa Mell e Movimento Corpo Livre, com a influenciadora Alexandra Gurgel. Os influenciadores sempre têm grande ligação com o tema que queremos dar visibilidade.
Mundo do Marketing – Tem espaço para todos os nichos de influenciadores?
Com certeza, o TikTok possui uma variedade de ótimos conteúdos em esporte, música, beleza, culinária, além de dicas de faça você mesmo, decoração, arquitetura e construção. O TikTok é uma plataforma para todos.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Nestlé testa equipamento que elimina embalagens em pontos de venda


Equipamento passa por análise em pontos de venda na Suíça e pode ser implantado em outros setores da cadeia de abastecimento
A Nestlé começou a testar em lojas na Suíça um formato de venda em que o consumidor consiga comprar produtos da marca sem a necessidade de embalagens, a partir de recipientes levados pelos próprios clientes aos supermercados. A empresa realiza testes com máquinas que contém café solúvel e ração para gato e visa, com a iniciativa, contribuir para a redução de embalagens de uso único. Dessa forma, a empresa reforça seu compromisso em tornar suas embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025.
Além disso, nas lojas escolhidas em Rorschach, Orbe e La Tour-de-Peilz, na Suíça, os consumidores podem acessar as informações das embalagens de cada produto, como ingredientes, valores nutricionais e prazo de validade, de forma digital. A previsão da marca é disponibilizar este equipamento em toda a cadeia de abastecimento para fazer novos testes nos próximos meses já que a tecnologia utilizada no equipamento permite que todo o processo tenha garantia de rastreabilidade. Confira o vídeo que mostra o equipamento funcionando em uma loja na Suíça.