Certamente você já ouviu o conceito de público-alvo, mas vamos conversar aqui sobre um aprofundamento desse conceito. Falamos de persona, que é um elemento que pode potencializar a sua estratégia de marketing e contribuir para o aumento das vendas.
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Infelizmente essa ainda não é uma prática adotada por 100% das empresas, principalmente por não saberem como executar tal processo. Como consequência, a maior parte desses negócios acaba tendo dificuldades para conquistar novos clientes e alcançar os resultados desejados e planejados.
Infelizmente essa ainda não é uma prática adotada por 100% das empresas, principalmente por não saberem como executar tal processo. Como consequência, a maior parte desses negócios acaba tendo dificuldades para conquistar novos clientes e alcançar os resultados desejados e planejados.
Mais importante do que conhecer o conceito e entender sua importância é saber como praticá-lo — que como falamos, é a grande dificuldade das organizações. Esse é justamente o objetivo deste artigo: ajudar você, passo a passo, a construir a persona do seu negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é uma persona?
Iniciando pelo básico, persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal, ou seja, uma descrição mais detalhada do seu público-alvo. Essa representação semificcional ajuda a empresa na definição e na execução das suas diversas estratégias de marketing, uma vez que, por meio da persona, é possível compreender melhor quem é o seu cliente e quais são as dores dele.
Esse detalhamento é importante para que você consiga calibrar melhor a sua mensagem — não somente no sentido da abordagem, mas em relação à linguagem, aos interesses, aos ambientes, horários e formatos. Dessa forma, é possível obter mais retornos com as ações de marketing.
Além disso, é importante dizer que uma mesma empresa pode ter mais de uma persona.
Persona, muito além do público-alvo
Ainda há confusões entre os conceitos de público-alvo e persona. O primeiro termo está relacionado a um grupo de pessoas que o negócio deseja atingir. Ele descreve questões sociais, demográficas e de gênero, por exemplo.
Por outro lado, como já colocamos, a persona é uma forma mais humanizada e que traz informações mais detalhadas sobre o seu cliente ideal, como nome, idade, hábitos e hobbies.
De maneira geral, é importante ter conhecimento tanto sobre o seu público-alvo quanto sobre a sua persona. Entretanto, ter uma persona desenhada permite a construção de uma estratégia de marketing direcionada a um personagem que representa o seu cliente ideal — o que ajuda a atingir melhores resultados.
Persona negativa
Assim como é possível criar uma representação do cliente ideal, também é comum a criação das chamadas personas negativas, ou seja, a figura de quem que você não deseja como cliente.
A construção de personas negativas é interessante para otimizar esforços do time de vendas com leads gerados a partir da sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Isso acontece porque são disponibilizados materiais com informações detalhadas sobre um assunto específico. Como consequência, há o controle do custo de aquisição de leads e clientes, e o retorno do investimento em campanhas de marketing aumenta.
Qual é a importância de construir uma persona?
Sua empresa pode se tornar líder do seu mercado desenvolvendo suas características de Inbound e credibilidade. Para começar e evitar os erros mais comuns de marketing, é preciso ir além do conceito de público-alvo e desenvolver suas personas.
A explicação para isso é muito simples: o desenvolvimento de personas permite a compreensão total de quem são e quais são os hábitos dos seus clientes. Essas são informações verdadeiras e compartilhadas pelos seus próprios clientes.
Esse detalhamento é importante para que você consiga calibrar melhor a sua mensagem, não somente no sentido da abordagem, mas a linguagem, os interesses, os ambientes, os horários e o formato.
Com esse conhecimento, a equipe de marketing consegue definir com mais precisão:
- quais conteúdos precisam ser produzidos;
- qual é o melhor formato de conteúdo para a persona;
- o tom de voz da marca;
- como, quando e em quais canais de comunicação a empresa precisa se fazer presente.