terça-feira, 26 de maio de 2020

Como fazer um webinar? Passo a passo para criar o seu evento online

Escrito por Rodrigo Souto


De todas as estratégias de marketing interativas, os webinars estão entre os mais relevantes. Isso, porque entregam um conteúdo rico ao público interessado, melhorando a geração e qualificação de leads. 
Entretanto, com o cenário causado pela Covid-19, empresas que faziam eventos presenciais precisaram se reinventar de forma rápida. Moral da história? Tornou-se uma necessidade básica saber como fazer um webinar.
Além de possibilitar a migração de eventos presenciais para o digital, os webinars trazem uma percepção de marca mais forte: 75% dos profissionais de marketing concordam que essas conferências online os ajudam na presença digital. 
Dessa maneira, é preciso entregar os melhores eventos, e nós trazemos um passo a passo prático para isso!

Opte pelo tema certeiro

Fazer um webinar sobre um tópico que gere valor aos seus clientes é o caminho do sucesso. Reúna as principais dúvidas que chegam até sua empresa e trabalhe a partir delas. Por exemplo, supondo que você venda softwares para e-commerce, o webinar pode tratar de um assunto pertinente ao momento, seja sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), seja sobre técnicas para melhorar as vendas.
O objetivo de um webinar é trazer mais relevância à sua marca, transformando-a em autoridade no assunto. Além disso, ele permite gerar, qualificar e engajar leads mais prontos para fechar negócio — e isso é possível quando você oferece à audiência um conteúdo rico.

Decida se será ao vivo ou gravado

Um cuidado fundamental é refletir sobre fazer ao vivo ou gravar, já que a preparação pede algumas particularidades. Um webinar ao vivo precisa de divulgação extra, para garantir que as pessoas estarão conectadas na hora certa. 
Já o modelo gravado permite edições em caso de erros. Os dois tipos podem ser usados posteriormente na estratégia de marketing digital, enviando o material por e-mail ou possibilitando o download em Landing Pages.

Estude o modelo ideal

Não existe uma equação exata de como fazer um webinar — isso varia de acordo com o público, o tema a ser tratado e os seus recursos. Mas é fato que alguns tipos fazem bastante sucesso. Veja só:
  • entrevista: esta opção pede dois participantes, um deles como o entrevistador, e o outro como o especialista no tema. As perguntas devem se basear em dúvidas preexistentes ou coletadas via redes sociais, o que permite mais engajamento das pessoas;
  • perguntas e respostas: parecido com o anterior, mas, aqui, o palestrante responde às perguntas do público. Mesmo se se optar pela versão ao vivo, é interessante colher as dúvidas antes ,para se preparar em questão de tempo e informações. Ao final, você pode abrir para novos questionamentos;
  • aula: imagine contar com um especialista em e-commerces que traz informações sobre como empresas e empreendedores podem alavancar as vendas online. Essa conferência vai agir diretamente sobre a dor da persona. A aula também pode ser usada para apresentar os benefícios de novos produtos;
  • painel: funciona como um painel de discussão, com vários palestrantes que falam sobre um tópico predeterminado. Um moderador deve facilitar essa conversa.

Escolha a ferramenta mais apropriada

O mercado está repleto de opções de ferramentas com funcionalidades específicas. A escolha daquela que mais vai agregar à sua produção envolve um estudo de features, valores e curva de aprendizado. A seguir, trazemos algumas das mais usadas:

Faça o roteiro antes

Você não precisa decorar cada frase, até porque a falta de espontaneidade gera pouca conexão com as pessoas, dificultando o engajamento. A ideia é que o roteiro sirva como um guia dos assuntos que não podem ser esquecidos.
Estudar esse planejamento significa trazer apontamentos e insights que você precisa abordar na conferência digital, sempre com naturalidade. Também é importante treinar a fala, para ganhar mais desenvoltura, sobretudo nos casos de quem tem pouca experiência em fazer webinar.

Prepare os materiais necessários

Além do roteiro, o jeito de fazer um webinar pode envolver apresentações de slides, vídeos ou infográficos, que vão enriquecer o material. Dessa forma, pense em quais recursos serão necessários e adiante essa produção.

Escolha o melhor dia para transmiti-lo

Alguns estudos ajudam você a transmitir o webinar no dia e no horário que mais favorecem a participação em massa. De acordo com relatório da ON24, o melhor momento para isso é às 10h da manhã das terças-feiras.
Já segundo pesquisa da Webinar Success, terças, quartas e quintas-feiras, tanto pela manhã quanto à tarde, podem ser bons momentos. O melhor horário, neste caso, seria às 15h.

Divulgue o webinar

Fazer um webinar significa também se preocupar com a quantidade de pessoas que vão assistir a ele. Quanto maior esse número, mais possibilidades ao time de vendas e mais notoriedade à marca. Essa divulgação pode ser feita pelas redes da empresa e pelas do especialista, quando ele tem uma fama relevante. Veja algumas formas de otimizar este passo:
  • crie uma Landing Page com tema, data, hora e palestrantes, para que as pessoas possam se inscrever;
  • coloque um banner ou anúncio na página inicial do seu site, para que os visitantes lembrem-se do webinar;
  • aposte nas redes sociais para uma divulgação mais maciça. A criação de hashtags e peças que chamem a atenção dos interessados serão úteis;
  • faça uma campanha de e-mail com lembretes periódicos do webinar. Você pode começar com um save the date e partir para uma contagem regressiva. No dia do webinar, dispare um e-mail com o link direto para ele.

Entenda a opinião de quem assistiu ao evento

Uma pesquisa de satisfação após finalizado o webinar vai trazer ótimos insights, que poderão ser trabalhados no próximo evento e, ainda, prolongar o engajamento dos participantes. Uma boa prática é um e-mail de follow-up com a pesquisa e, também, o link para a gravação do webinar, pensando nas pessoas que não puderam acompanhá-lo.
sucesso do evento digital está relacionado ao cuidado em cada um dos passos. Tanto a divulgação quanto a preparação do webinar fazem toda a diferença, assim como ouvir o que o público tem a dizer após a realização. Usar métricas para os novos leads gerados e para a qualificação deles também permite uma noção mais ampla da performance da estratégia.
Com as opções de ferramentas existentes hoje, fazer um webinar se tornou uma prática mais simples. Por isso, é preciso produzir um conteúdo rico e relevante, para garantir que a sua estratégia se destaque.
Viu como fazer um webinar não tem segredo quando você segue um passo a passo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber dicas práticas como essas em seu e-mail!

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