segunda-feira, 9 de julho de 2018

Gosta de assistir filmes e aprender ao mesmo tempo? Confera nossa lista de filmes para quem é do marketing e vendas


Para quem tem Netflix fica mais fácil, a plataforma conta milhões de filmes de vários gêneros e materiais que você perderia boa parte do seu dia procurando bons títulos.
Para quem já me conhece sabe eu leciono em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Marketing, Comunicação e Tecnologia. Mas o que talvez você não sabe (só se foi meu aluno) é que eu sugiro filmes e séries em praticamente toda aula.
Você é assim como eu que costa de assistir e aprender? Então pega a lista abaixo com uma pequena sinopse.

💡 DICA: Jobs (2013)

🎥 GÊNERO: Drama/Filme biográfico
🔎SINOPSE: Em 1976, Steve Jobs abandonou a faculdade e junto com seu amigo, o gênio da tecnologia Steve Wozniak, iniciaram uma revolução nos computadores com a invenção do Apple 1, o primeiro computador pessoal. Construído na garagem dos pais de Jobs, o Apple 1 e a formação da empresa Apple mudaram o mundo para sempre. Steve Jobs não se incomodava em passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que fez com que tivesse dificuldades em manter relações amorosas e de amizade. Pelo ponto de vista do Marketing o filme é uma boa aula sobre inovação em produtos, mas também em como comunicá-los ao público.

💡 DICA: O primeiro mentiroso

🎥 GÊNERO: Fantasia/Romance
🔎SINOPSE: Um roteirista de cinema não muito bem-sucedido e que vive em um mundo onde a mentira é completamente desconhecida, desenvolve a habilidade de mentir e começa a usar a nova arma em benefício próprio. O filme discute muito sobre persuasão e autenticidade.

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💡 DICA: O Homem que Mudou o Jogo

🎥 GÊNERO: Filme de Esportes/Drama
🔎SINOPSE: O dirigente Billy Beane nunca concordou com a sabedoria convencional que domina o mundo do beisebol. Surpreendido com um corte no orçamento do clube, Billy e seu parceiro recrutam jogadores mais baratos, mas com potencial. O filme mostra que um bom planejamento e boas estratégias podem nos levar aos objetivos.

💡 DICA: Joy: O Nome do Sucesso

🎥 GÊNERO: Drama/Ficção histórica
🔎 SINOPSE: Joy é uma jovem brilhante, mas leva uma vida pessoal extremamente complicada. Criativa desde a infância, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos. O filme discute sobre inovação em produtos, vendas e distribuição.

💡 DICA: O Quarto Poder

🎥 GÊNERO: policial/Drama
🔎 SINOPSE: O guarda de segurança, Sam, perdeu seu emprego em um museu; desesperado, ele retorna e exige que sua patroa, a Sra. Banks contrate-o novamente. Entretanto ele vem armado e seu plano dá errado quando ele, acidentalmente, atira em um ex-colega de trabalho e termina fazendo estudantes como reféns. Enquanto isso, um repórter de TV está em cena registrando tudo, pensando que essa grande história pode ser o seu retorno para a fama nos noticiários. Excelente filme que trata sobre o poder da mídia e das Relações Públicas.

💡 DICA: Hancock

🎥 GÊNERO: Filme policial/Fantasia
🔎SINOPSE: Hancock, um super-herói desajeitado, protege os cidadãos de Los Angeles mas causa danos colaterais a cada ato heroico que realiza. Hancock não se importa com o que as pessoas pensam. Entretanto, após salvar a vida de um executivo, ele vai passar por uma transformação. O filme fala do poder do Personal Branding e Relações Públicas.

Por: https://marketingsemgravata.com.br/filmes-de-marketing-vendas-e-publicidade/

Estudo mundial levanta os dados da internet no Brasil e no mundo, descubra as principais redes sociais e comportamento de compras online dos usuários

Dados internet brasileira 2018


Apresentar dados da internet no Brasil atualizados é um dos desafios que enfrento no meu curso de Inovação Digital – Gestão de Marketing Digital.
Por exemplo, o vídeo abaixo foi feito para demostrar os dados da internet, mas ele logo se desatualiza.

Dias desses, em um grupo de Facebook, vi um pedido para encontrar números atualizados das redes sociais, ou seja, um usuário queria saber onde poderia encontrar várias informações sobre a internet no Brasil.
Desde 2010 eu leciono nas disciplinas de Comunicação Digital para cursos de graduação e pós-graduação. Anualmente tenho que buscar e apresentar estudos atualizados sobre isso, então resolvi também compartilhar aqui no Blog do Marketing Sem Gravata.
Realmente é algo difícil de encontrar, mas isso me fez realizar uma pesquisa e, junto com minha equipe, relaciono aqui alguns dados importantes:

Dados do Digital em 2018

Há um estudo feito pelo pessoal da We Are Social e Hootsuite que revela dados interessantes: o Digital in 2018 Global OverviewSaber ler estes resultados têm implicações importantes para as empresas, governos e sociedade em geral.
Pouco mais de 25 anos desde que Tim Berners-Lee colocou a “World Wide Web” à disposição do público, desde aquela época, a Internet foi se tornando parte integrante da vida cotidiana da maior parte da população mundial. 
No mundo, por exemplo, mais da metade da população mundial usa a internet. Mas, não é apenas a internet que está crescendo rapidamente, é possível identificar uma série e pontos importantes neste relatório:
  • Mais da metade do mundo acessa a internet e usa um smartphone;
  • Quase dois terços da população mundial tem agora um celular;
  • Mais de metade do tráfego da web mundial vem de telefones celulares;
  • Aumento constante do uso de redes sociais via mobile.
Há também dados curiosos sobre o Brasil:
  • 34% dos brasileiros ainda não são usuários de internet;
  • Mais de 60% ainda não fazem compras online;
  • 85% dos internautas acessam a internet diariamente em uma média de 9 horas;
  • As maiores redes sociais do Brasil são: Youtube, Facebook e WhatsApp;
  • Há mais celulares do que pessoas no Brasil.

Fizemos um infográfico para poder ilustrar algumas das informações do estudo:
Dados internet brasileira 2018
Infográfico de dados 2018 do digital no Brasil
Sã0 dados que mostram como a população brasileira está cada vez mais móvel (um dado surpreendente é o número de chips móveis maiores do que a população total). E é claro, utilizamos muito as redes sociais, dentre elas o YouTube, Facebook e WhatsApp.
Para saber um pouco mais sobre estes e outros dados, inseri abaixo o estudo completo, pois são muitas informações relevantes que podem ajudar os profissionais de marketing:

Internet no Brasil em 2018


Comércio Digital brasileiro

O estudo We Are Social também levantou dados super bacanas sobre o mercado digital, não só apenas de quem compra online, mas qual o perfil do usuário, os maiores segmentos de vendas online, além de vários outros dados que, sem dúvida, ajudarão quem possuem e-commerce.
Para ajudar, compilamos em mais um infográfico os dados que acreditamos serem mais relevantes:
Comércio Digital Virtual E-commerce Dados Brasil 2018
Comércio Digital – Dados Brasil 2018

Isso também reflete quanto ao comércio eletrônico:
  • A maioria dos brasileiros pesquisam sobre produtos na internet;
  • Boa parte de brasileiros já compraram via internet sendo e também pelo celular;
  • O ticket médio de compra em e-commerces em 2016 foi de $281 dólares.

Para o profissional de marketing estes dados são importantes. Seja na hora de analisar informações do mercado e estudar o comportamento do consumidor no ambiente digital, mas também para apresentá-los a um cliente (se você for um consultor) ou para justificar ações para seu chefe (caso trabalhe em um departamento de marketing).

A linguagem corporal faz toda diferença

Baixe a animação com 5 dicas para melhorar a linguagem corporal e compartilhe na empresa:


domingo, 8 de julho de 2018

Os 7 pecados mortais do Marketing

Por Bruno Rio

A gestão de Marketing é, sem dúvida, uma das funções mais fascinantes e entusiasmantes que alguém pode abraçar. A cada momento surgem novos desafios. Ter a oportunidade de estar bem no centro do cockpit a “conduzir toda aquela máquina”,procurando a melhor forma de reforçar e valorizar a nossa proposta de valor junto dos clientes, mas também nas trincheiras tornando mais claras as vantagens/diferenças face à concorrência é uma Missão apaixonante e estimulante. Este é um desígnio que nos absorve, nos leva o tempo e nos consome a energia, mas que nos devolve em triplicado em motivação, satisfação de dever cumprido e/ou prazer em aprender mais, todos os dias. Este é um trabalho elaborado, altamente cognitivo, mas que pede coração e exige mangas arregaçadas e disponibilidade para pôr as mãos na massa!
Assim, é fácil depreender que o Marketing não é para todos! Para este numerus claususque tenha o drive e a real afinidade emocional de ir desenvolvendo a paleta de skillsadequada e necessária, aí então esta pequena tribo (independente do tipo de negócio ou produto em que trabalhe) poderá ser muito feliz. Importante explicar que, neste contexto profissional, ser feliz é bem diferente de viver num Paraíso pacífico, retemperador em estado de relaxamento com um single malt em riste, contemplando o horizonte. Isso não é cenário. Excepto em algum sonho nas poucas horas de sono que consigam encaixar. Ou se trabalharem numa empresa monopolista estatal e até nesse extremo, terão os seus dias mais complicados.
Sendo totalmente sincero e isto é facilmente corroborável por qualquer colega que trabalhe em Marketing, há dias/fases verdadeiramente infernais. Qual suplício de Sísifo. Tudo acontece e o devir universal parece conspirar contra nós. É algo que não vem nos livros ou manuais nem está evidente nos contratos de trabalho. Mas contem com eles. Esperem-nos e saibam que com eles virão insónias, calafrios, arritmias e cabelos brancos. A única coisa que podem fazer (além de meditação) é estarem e manterem-se preparados, evitando a todo o custo, os atalhos para o Purgatório do Marketing.
Para tentar mapear e ajudar evitar esses caminhos tortuosos, darei a minha versão adaptada dos 7 Pecados Capitais do Marketing que, certamente, vos serão minimamente evidentes e, quiçá, reconhecíveis com vivências individuais. Recordemo-los:
1.      A Gula representa o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida ou bebida. Esse desvio também está relacionado ao, natural, egoísmo humano querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já se tem. Aplicado ao Marketing, a gula representa a voracidade por fazer mais, em menos tempo. Quantos de Nós já não viram o seu plano de Marketing a sofrer a décima adenda incremental sem alteração proporcional (e no mesmo sentido) dos recursos? Muito arriscado pois todos já sabemos que Menos é mais.
2.      A Avareza diz respeito ao apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando a devoção divina em segundo plano. Ora na gestão do Marketing, toda a nossa devoção deve ser direccionada para a satisfação plena e incondicional dos nossos clientes. O valor Percebido que os nossos clientes têm sobre nós depende completamente do jogo entre a nossa promessa e a efectiva entrega. Em qualquer categoria, haverá sempre clientes para a proposta de valor de excelência e para o preço mais competitivo desde que o binómio satisfação/preço lhes seja favorável. Investiremos mais tempo e recursos na promessa ou na entrega? Gerar e gerir este binómio de desejo tem um preço. A questão é saber se estamos dispostos a pagá-lo.
3.      A Luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer físico e sensorial. Também pode ser entendido no seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões” e que consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade descontrolada ou lascívia. A respectiva versão na gestão de Marketing deste comportamento é cedermos à tentação da masturbação mental marketeira, que é como quem diz jogar para os prémios criativos. Assumir projectos, campanhas e acções porque são “fixolas”, moderninhas ou um óptimo exercício de criatividade mas, lamentavelmente, sem relevância para o cliente, sem retorno para a empresa e sem afinidade com a marca. Não podemos acreditar num Marketing de estilo mas sim num de Combate.
4.      A Ira representa um sentimento intenso e descontrolado de raiva, ódio e/ou rancor. Também este pecado tem aplicação ao Marketing. Neste caso remete-nos àqueles momentos em que uma empresa reage descontrolada e desproporcionalmente à actividade da concorrência. Actualmente vivemos num mundo de elevada e intensa competição. O que esperávamos? Uma passadeira vermelha rumo ao topo do mercado? Do outro lado, também estão bons e motivados profissionais. Não podemos desesperar à primeira falha ou imprevisto do nosso plano minuciosamente estudado. Vão existir ajustes, revisões. Mas num processo que se quer ágil não podem haver precipitações nem reacções a quente, muito susceptíveis a erros. A execução tem de ser estratégica.
5.      A Preguiça, por sua vez, estava associada a toda a pessoa que vivesse em estado de falta de cuidado com reduzido empenho, apresentando um estado vegetativo de desleixo e negligência como hábito. Num enquadramento de gestão, a preguiça remete-me para o não envolvimento das equipas, para uma postura de Laissez Faire; Laissez Passer. Como pode uma marca ou uma empresa ambicionar a conquistar os clientes externos se nem sequer for bem-sucedida internamente com os seus próprios assalariados e que vivem as suas dinâmicas, cultura e desafios diariamente? Há que promover e garantir que todos Vestem a Camisola.
6.      A Inveja é o pecado que representa o desejo exasperado por posses, status que outro detêm. O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é alheio. No meu entender, este é um dos pecados mais graves da Gestão de Marketing. Quantas indústrias e negócios não depositam todas as suas fichas na angariação de novos clientes, ignorando e até desconsiderando clientes de longa data? Basta olhar para as empresas de telecomunicações que encaram o seu mercado como se fora um leaking bucket. “Desde que a taxa de angariação seja superior ao churn, está tudo bem”. Mas estará mesmo? Este tipo de abordagem tende a ignorar totalmente o conceito de valor de ciclo de vida de cliente ecoloca uma pressão enorme sobre o NPS que é a melhor indicador preditivo de crescimento de quota e rentabilidade de marca. Afinal L€aldade para que a queremos?
7.       O Orgulho ou Vaidade, vulgo, soberba também merece um destaque particular no universo Marketeiro. Não me interpretem mal. A relevância e o contributo e mais-valia individual de um gestor ambicioso, dedicado, pragmático, audaz, politicamente capaz e ambicioso é inestimável para uma organização e para qualquer marca. No entanto, o foco, o propósito da nossa acção tem de estar totalmente investido na resposta cabal e às reais necessidades de negócio e de construção da marca em que trabalhamos. O "acho que", "não gosto", "a minha campanha", " o meu projeto" têm de ser erradicados. Gerir uma marca é um exercício de humildade e de serviço e não pode ser encarado como uma montra ou one man show. O reconhecimento interno ou dos nossos pares de profissão; os pisa papéis dourados ou até as oportunidades de crescimento profissional a que todos ambicionamos são resultados! Não podem ser objectivos. Para sermos bem sucedidos, em Marketing, teremos de executar o nosso ego.
A verdade é que todos pecaremos e erraremos. Uma e outra vez. Afinal, somos meros seres humanos. Não errar é mera utopia, uma ideia bem longínqua para além da linha do horizonte. E para que serve então a Utopia? Se a cada vez que nos aproximamos, ela se afasta na mesma medida do nosso passo? Remato com a bela e certeira resposta do poeta uruguaio Eduardo Galeano: “Para seguir caminando.”

sexta-feira, 6 de julho de 2018

8 cursos online para aprender aquilo que a faculdade não ensinou

por: Afonso Bazolli

8-cursos-online-para-aprender-aquilo-que-a-faculdade-nao-ensinou-televendas-cobranca
Sente que a universidade não preparou você para todos os desafios da vida profissional? Estas aulas oferecidas por Coursera, edX e Miríada X podem ajudar
Por: Claudia Gasparini
Uma boa graduação, repleta de leituras e experiências, costuma ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Ainda assim, a faculdade deixa de ensinar muitas competências exigidas pelo mercado de trabalho.
Como funcionam os mecanismos de uma negociação? Como analisar um problema e encontrar soluções criativas para ele? Qual é o segredo para um trabalho em grupo realmente eficiente? Como aprender melhor e mais rápido?
Embora temas dessa natureza raramente apareçam na lousa de uma universidade, não faltam cursos online que abordam esses assuntos em profundidade. Frequentemente gratuitas, as aulas podem ser acompanhadas por qualquer pessoa com acesso à internet e muitas vezes são ministradas por instituições de renome.
Na lista a seguir, elaborada por EXAME.com, há cursos organizados por universidades de países como Estados Unidos, Holanda, Espanha e Colômbia. Confira 8 cursos recomendados a seguir:
“Como resolver problemas e tomar decisões de forma criativa”
Complexo e incerto, o mundo atual exige escolhas rápidas e eficazes de qualquer profissional. Este curso ensina a tomar decisões de modo analítico, isto é, explorar os contornos do problema, aventar hipóteses e implementar a melhor solução disponível. A partir de diagramas, árvores e outras técnicas, o aluno consegue enxergar melhor o “desenho” do problema e encontrar uma chave inovadora e estratégica para resolvê-lo.
Instituição: Delft University of Technology (Holanda)
“Trabalho em equipe: um guia prático”
A maioria das pessoas trabalha em grupo de forma meramente intuitiva, isto é, sem pensar muito sobre o assunto. Parar para refletir sobre tema, porém, ajuda a tornar a experiência mais agradável e eficiente. Este curso apresenta os diversos tipos de equipes, seus ciclos temporais e o que as torna altamente produtivas. Também há lições sobre como se tornar um participante mais ativo e resolver conflitos interpessoais.
Instituição: University of Queensland (Austrália)
“Aprendendo a aprender”
Técnicas de aprendizagem podem ser usadas para qualquer finalidade e em qualquer campo de atuação. O ponto de partida deste curso são os dois modos básicos de processamento de informações pelo cérebro. Em seguida, as aulas abordam temas como táticas de memorização e de retenção de assuntos difíceis. O objetivo é fornecer dicas pouco óbvias para absorver conhecimentos mais facilmente em qualquer contexto.
Instituição: University of California, San Diego (Estados Unidos)
“As habilidades essenciais para o ambiente de trabalho”
Esta série de aulas ajudará você a desenvolver algumas das competências mais desejadas em um profissional atualmente, que vão muito além do preparo técnico oferecido na graduação. Há módulos sobre gestão do tempo, finanças, negociação, tomada de decisão, gerenciamento de projetos e comunicação, por exemplo.
Instituição: University of California, Irvine (Estados Unidos)
“Técnicas para gestão de projetos”
Com base em estudos de caso, este curso apresenta princípios e ferramentas do gerenciamento de projetos. Desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a metodologia PM4R (Project Management for Results) é a base conceitual para o conteúdo apresentado nas aulas.
Instituição: Banco Interamericano de Desarrollo (BID)
“Gestão da ansiedade antes de exames e apresentações”
Este curso faz um “raio-X” da ansiedade: o que é, como surge e como se sustenta ao longo do tempo. Em seguida, são abordados os sintomas do problema e como usar a gestão dos próprios pensamentos para controlá-los. Há ainda um módulo especialmente voltado para administrar o seu comportamento em exposições orais, com base em técnicas de linguagem corporal. É preciso se cadastrar no site para ter acesso ao conteúdo.
Instituição: Universidad Cardenal Herrera (Espanha)
“Busca de emprego 2.0”
Em tempos difíceis para a economia, a disputa por vagas de trabalho anda cada vez mais acirrada. Nesse ambiente de competição, ganham os mais qualificados – mas também quem usa as melhores técnicas para conquistar os recrutadores. Neste curso, você aprenderá a buscar emprego de forma ativa, elaborar um bom currículo, criar uma “marca” pessoal e usar as redes sociais para impulsionar as suas chances de contratação. É preciso se cadastrar no site para ter acesso ao conteúdo.
Instituição: Universidad a Distancia de Madrid (Espanha)
“Impulsione sua empregabilidade”
Nem uma sólida formação acadêmica e nem ótimas experiências profissionais garantem que você conseguirá uma posição no mercado de trabalho. Este curso apresenta formas de incrementar a sua empregabilidade, isto é, o conjunto de competências e qualidades pessoais que tornam um profissional mais atraente para as empresas. Entre outras lições, o aluno descobre como apresentar suas experiências profissionais da forma mais cativante possível para um recrutador.
Fonte: Blog Televendas & Cobrança

segunda-feira, 2 de julho de 2018

5 LIÇÕES DA COPA DO MUNDO PARA VOCÊ MELHORAR SEU NEGÓCIO E ENCANTAR O CLIENTE

Nigéria: O uniforme diferenciado, desenhado pela Nike a pedido do país, logo caiu no gosto dos fãs do futebol (Foto: Divulgação )
Quase metade de população mundial estará atenta aos jogos da Copa do Mundo até 14 de junho, dia da grande final. A estimativa é que a audiência das transmissões das partidas entre os 32 países classificados para o campeonato atinja 3,4 bilhões de pessoas.  É possível tirar algumas lições de marketing de venda direta ao consumidor (direct-to-consumer, em inglês) de um evento que movimenta tanta paixão, um ingrediente fundamental também para ligar clientes e marcas? Claro que sim. O empreendedor Zubin Mowlavi listou para a Entrepreneur cinco exemplos de ações bem-sucedidas de equipes de futebol que podem inspirar iniciativas de relacionamento direto com clientes no mundo dos negócios.
1 - Crie fãs para a sua marca
A Nigéria ganhou destaque na Copa antes mesmo de pisar nos gramados. O uniforme diferenciado, desenhado pela Nike a pedido do país, logo caiu no gosto dos fãs do futebol. A empresa diz que recebeu mais de 3 milhões de pedidos da camisa nigeriana. Ou seja, uma camiseta diferenciada e atraente levou pessoas que nunca foram aficionadas pelo país africano a comprar e usar o uniforme do time. Conclusão: vale apostar em soluções para criar uma conexão entre os clientes e produtos. E, sim, design é uma arma essencial de atração.
2 - Escolha o time que vai a campo
As seleções que disputam a Copa do Mundo, assim como os times que competem nos campeonatos regionais, nacionais ou locais, procuram tirar o máximo dos times. Em alguns casos, a força reside em um excelente jogador. Outras contam com o poder do grupo de 11 profissionais.  Com as empresas não é diferente. É possível ter um carro-chefe ou uma composição de produtos em que nenhum tenha relevo, mas que no todo funcionam muito bem. Teste os produtos no mercado até encontrar aquele ou aqueles com maior capacidade de atrair mais consumidores e mantê-los fiéis a sua marca.
3 - Siga o cliente, não o contrário
Assim como as equipes de futebol jogam com diferentes formações em campo para explorar seus pontos fortes, as empresas devem elaborar estratégias de marketing e vendas de maneira que acompanhem o caminho percorrido pelos clientes e nunca imaginar que eles seguirão o funil de marketing e publicidade estabelecido. Imagine que os consumidores estão no campo, e que você terá de jogar com eles, indo de um lado para o outro, para frente e para trás, até que cheguem ao momento da compra.
4 - Espere antes de mudar de tática
Os técnicos de futebol não mudam de tática de jogo o tempo todo. Em uma partida, eles esperam normalmente até os primeiros minutos do segundo tempo para sentir que a estratégia não funcionou e fazer as alterações. Nas empresas também é preciso dar um tempo para coletar dados estatísticos suficientes para uma avaliação criteriosa antes de efetuar mudanças.
5 - Alinhe toda a empresa
No futebol, titulares, reservas, comissão técnica e profissionais de apoio estão igualmente empenhados em fazer o time chegar à vitória, executando cada um a sua função. Nas empresas, a união de esforços deve ser a mesma. Uma marca só é vitoriosa quando cada colaborador entende os objetivos globais traçados pela direção e sabe exatamente qual é seu papel para atingi-los.
Fonte: https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2018/06/5-licoes-da-copa-do-mundo-para-voce-melhorar-seu-negocio-e-encantar-o-cliente.html