domingo, 8 de julho de 2018

Os 7 pecados mortais do Marketing

Por Bruno Rio

A gestão de Marketing é, sem dúvida, uma das funções mais fascinantes e entusiasmantes que alguém pode abraçar. A cada momento surgem novos desafios. Ter a oportunidade de estar bem no centro do cockpit a “conduzir toda aquela máquina”,procurando a melhor forma de reforçar e valorizar a nossa proposta de valor junto dos clientes, mas também nas trincheiras tornando mais claras as vantagens/diferenças face à concorrência é uma Missão apaixonante e estimulante. Este é um desígnio que nos absorve, nos leva o tempo e nos consome a energia, mas que nos devolve em triplicado em motivação, satisfação de dever cumprido e/ou prazer em aprender mais, todos os dias. Este é um trabalho elaborado, altamente cognitivo, mas que pede coração e exige mangas arregaçadas e disponibilidade para pôr as mãos na massa!
Assim, é fácil depreender que o Marketing não é para todos! Para este numerus claususque tenha o drive e a real afinidade emocional de ir desenvolvendo a paleta de skillsadequada e necessária, aí então esta pequena tribo (independente do tipo de negócio ou produto em que trabalhe) poderá ser muito feliz. Importante explicar que, neste contexto profissional, ser feliz é bem diferente de viver num Paraíso pacífico, retemperador em estado de relaxamento com um single malt em riste, contemplando o horizonte. Isso não é cenário. Excepto em algum sonho nas poucas horas de sono que consigam encaixar. Ou se trabalharem numa empresa monopolista estatal e até nesse extremo, terão os seus dias mais complicados.
Sendo totalmente sincero e isto é facilmente corroborável por qualquer colega que trabalhe em Marketing, há dias/fases verdadeiramente infernais. Qual suplício de Sísifo. Tudo acontece e o devir universal parece conspirar contra nós. É algo que não vem nos livros ou manuais nem está evidente nos contratos de trabalho. Mas contem com eles. Esperem-nos e saibam que com eles virão insónias, calafrios, arritmias e cabelos brancos. A única coisa que podem fazer (além de meditação) é estarem e manterem-se preparados, evitando a todo o custo, os atalhos para o Purgatório do Marketing.
Para tentar mapear e ajudar evitar esses caminhos tortuosos, darei a minha versão adaptada dos 7 Pecados Capitais do Marketing que, certamente, vos serão minimamente evidentes e, quiçá, reconhecíveis com vivências individuais. Recordemo-los:
1.      A Gula representa o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida ou bebida. Esse desvio também está relacionado ao, natural, egoísmo humano querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já se tem. Aplicado ao Marketing, a gula representa a voracidade por fazer mais, em menos tempo. Quantos de Nós já não viram o seu plano de Marketing a sofrer a décima adenda incremental sem alteração proporcional (e no mesmo sentido) dos recursos? Muito arriscado pois todos já sabemos que Menos é mais.
2.      A Avareza diz respeito ao apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando a devoção divina em segundo plano. Ora na gestão do Marketing, toda a nossa devoção deve ser direccionada para a satisfação plena e incondicional dos nossos clientes. O valor Percebido que os nossos clientes têm sobre nós depende completamente do jogo entre a nossa promessa e a efectiva entrega. Em qualquer categoria, haverá sempre clientes para a proposta de valor de excelência e para o preço mais competitivo desde que o binómio satisfação/preço lhes seja favorável. Investiremos mais tempo e recursos na promessa ou na entrega? Gerar e gerir este binómio de desejo tem um preço. A questão é saber se estamos dispostos a pagá-lo.
3.      A Luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer físico e sensorial. Também pode ser entendido no seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões” e que consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade descontrolada ou lascívia. A respectiva versão na gestão de Marketing deste comportamento é cedermos à tentação da masturbação mental marketeira, que é como quem diz jogar para os prémios criativos. Assumir projectos, campanhas e acções porque são “fixolas”, moderninhas ou um óptimo exercício de criatividade mas, lamentavelmente, sem relevância para o cliente, sem retorno para a empresa e sem afinidade com a marca. Não podemos acreditar num Marketing de estilo mas sim num de Combate.
4.      A Ira representa um sentimento intenso e descontrolado de raiva, ódio e/ou rancor. Também este pecado tem aplicação ao Marketing. Neste caso remete-nos àqueles momentos em que uma empresa reage descontrolada e desproporcionalmente à actividade da concorrência. Actualmente vivemos num mundo de elevada e intensa competição. O que esperávamos? Uma passadeira vermelha rumo ao topo do mercado? Do outro lado, também estão bons e motivados profissionais. Não podemos desesperar à primeira falha ou imprevisto do nosso plano minuciosamente estudado. Vão existir ajustes, revisões. Mas num processo que se quer ágil não podem haver precipitações nem reacções a quente, muito susceptíveis a erros. A execução tem de ser estratégica.
5.      A Preguiça, por sua vez, estava associada a toda a pessoa que vivesse em estado de falta de cuidado com reduzido empenho, apresentando um estado vegetativo de desleixo e negligência como hábito. Num enquadramento de gestão, a preguiça remete-me para o não envolvimento das equipas, para uma postura de Laissez Faire; Laissez Passer. Como pode uma marca ou uma empresa ambicionar a conquistar os clientes externos se nem sequer for bem-sucedida internamente com os seus próprios assalariados e que vivem as suas dinâmicas, cultura e desafios diariamente? Há que promover e garantir que todos Vestem a Camisola.
6.      A Inveja é o pecado que representa o desejo exasperado por posses, status que outro detêm. O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é alheio. No meu entender, este é um dos pecados mais graves da Gestão de Marketing. Quantas indústrias e negócios não depositam todas as suas fichas na angariação de novos clientes, ignorando e até desconsiderando clientes de longa data? Basta olhar para as empresas de telecomunicações que encaram o seu mercado como se fora um leaking bucket. “Desde que a taxa de angariação seja superior ao churn, está tudo bem”. Mas estará mesmo? Este tipo de abordagem tende a ignorar totalmente o conceito de valor de ciclo de vida de cliente ecoloca uma pressão enorme sobre o NPS que é a melhor indicador preditivo de crescimento de quota e rentabilidade de marca. Afinal L€aldade para que a queremos?
7.       O Orgulho ou Vaidade, vulgo, soberba também merece um destaque particular no universo Marketeiro. Não me interpretem mal. A relevância e o contributo e mais-valia individual de um gestor ambicioso, dedicado, pragmático, audaz, politicamente capaz e ambicioso é inestimável para uma organização e para qualquer marca. No entanto, o foco, o propósito da nossa acção tem de estar totalmente investido na resposta cabal e às reais necessidades de negócio e de construção da marca em que trabalhamos. O "acho que", "não gosto", "a minha campanha", " o meu projeto" têm de ser erradicados. Gerir uma marca é um exercício de humildade e de serviço e não pode ser encarado como uma montra ou one man show. O reconhecimento interno ou dos nossos pares de profissão; os pisa papéis dourados ou até as oportunidades de crescimento profissional a que todos ambicionamos são resultados! Não podem ser objectivos. Para sermos bem sucedidos, em Marketing, teremos de executar o nosso ego.
A verdade é que todos pecaremos e erraremos. Uma e outra vez. Afinal, somos meros seres humanos. Não errar é mera utopia, uma ideia bem longínqua para além da linha do horizonte. E para que serve então a Utopia? Se a cada vez que nos aproximamos, ela se afasta na mesma medida do nosso passo? Remato com a bela e certeira resposta do poeta uruguaio Eduardo Galeano: “Para seguir caminando.”

sexta-feira, 6 de julho de 2018

8 cursos online para aprender aquilo que a faculdade não ensinou

por: Afonso Bazolli

8-cursos-online-para-aprender-aquilo-que-a-faculdade-nao-ensinou-televendas-cobranca
Sente que a universidade não preparou você para todos os desafios da vida profissional? Estas aulas oferecidas por Coursera, edX e Miríada X podem ajudar
Por: Claudia Gasparini
Uma boa graduação, repleta de leituras e experiências, costuma ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Ainda assim, a faculdade deixa de ensinar muitas competências exigidas pelo mercado de trabalho.
Como funcionam os mecanismos de uma negociação? Como analisar um problema e encontrar soluções criativas para ele? Qual é o segredo para um trabalho em grupo realmente eficiente? Como aprender melhor e mais rápido?
Embora temas dessa natureza raramente apareçam na lousa de uma universidade, não faltam cursos online que abordam esses assuntos em profundidade. Frequentemente gratuitas, as aulas podem ser acompanhadas por qualquer pessoa com acesso à internet e muitas vezes são ministradas por instituições de renome.
Na lista a seguir, elaborada por EXAME.com, há cursos organizados por universidades de países como Estados Unidos, Holanda, Espanha e Colômbia. Confira 8 cursos recomendados a seguir:
“Como resolver problemas e tomar decisões de forma criativa”
Complexo e incerto, o mundo atual exige escolhas rápidas e eficazes de qualquer profissional. Este curso ensina a tomar decisões de modo analítico, isto é, explorar os contornos do problema, aventar hipóteses e implementar a melhor solução disponível. A partir de diagramas, árvores e outras técnicas, o aluno consegue enxergar melhor o “desenho” do problema e encontrar uma chave inovadora e estratégica para resolvê-lo.
Instituição: Delft University of Technology (Holanda)
“Trabalho em equipe: um guia prático”
A maioria das pessoas trabalha em grupo de forma meramente intuitiva, isto é, sem pensar muito sobre o assunto. Parar para refletir sobre tema, porém, ajuda a tornar a experiência mais agradável e eficiente. Este curso apresenta os diversos tipos de equipes, seus ciclos temporais e o que as torna altamente produtivas. Também há lições sobre como se tornar um participante mais ativo e resolver conflitos interpessoais.
Instituição: University of Queensland (Austrália)
“Aprendendo a aprender”
Técnicas de aprendizagem podem ser usadas para qualquer finalidade e em qualquer campo de atuação. O ponto de partida deste curso são os dois modos básicos de processamento de informações pelo cérebro. Em seguida, as aulas abordam temas como táticas de memorização e de retenção de assuntos difíceis. O objetivo é fornecer dicas pouco óbvias para absorver conhecimentos mais facilmente em qualquer contexto.
Instituição: University of California, San Diego (Estados Unidos)
“As habilidades essenciais para o ambiente de trabalho”
Esta série de aulas ajudará você a desenvolver algumas das competências mais desejadas em um profissional atualmente, que vão muito além do preparo técnico oferecido na graduação. Há módulos sobre gestão do tempo, finanças, negociação, tomada de decisão, gerenciamento de projetos e comunicação, por exemplo.
Instituição: University of California, Irvine (Estados Unidos)
“Técnicas para gestão de projetos”
Com base em estudos de caso, este curso apresenta princípios e ferramentas do gerenciamento de projetos. Desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a metodologia PM4R (Project Management for Results) é a base conceitual para o conteúdo apresentado nas aulas.
Instituição: Banco Interamericano de Desarrollo (BID)
“Gestão da ansiedade antes de exames e apresentações”
Este curso faz um “raio-X” da ansiedade: o que é, como surge e como se sustenta ao longo do tempo. Em seguida, são abordados os sintomas do problema e como usar a gestão dos próprios pensamentos para controlá-los. Há ainda um módulo especialmente voltado para administrar o seu comportamento em exposições orais, com base em técnicas de linguagem corporal. É preciso se cadastrar no site para ter acesso ao conteúdo.
Instituição: Universidad Cardenal Herrera (Espanha)
“Busca de emprego 2.0”
Em tempos difíceis para a economia, a disputa por vagas de trabalho anda cada vez mais acirrada. Nesse ambiente de competição, ganham os mais qualificados – mas também quem usa as melhores técnicas para conquistar os recrutadores. Neste curso, você aprenderá a buscar emprego de forma ativa, elaborar um bom currículo, criar uma “marca” pessoal e usar as redes sociais para impulsionar as suas chances de contratação. É preciso se cadastrar no site para ter acesso ao conteúdo.
Instituição: Universidad a Distancia de Madrid (Espanha)
“Impulsione sua empregabilidade”
Nem uma sólida formação acadêmica e nem ótimas experiências profissionais garantem que você conseguirá uma posição no mercado de trabalho. Este curso apresenta formas de incrementar a sua empregabilidade, isto é, o conjunto de competências e qualidades pessoais que tornam um profissional mais atraente para as empresas. Entre outras lições, o aluno descobre como apresentar suas experiências profissionais da forma mais cativante possível para um recrutador.
Fonte: Blog Televendas & Cobrança

segunda-feira, 2 de julho de 2018

5 LIÇÕES DA COPA DO MUNDO PARA VOCÊ MELHORAR SEU NEGÓCIO E ENCANTAR O CLIENTE

Nigéria: O uniforme diferenciado, desenhado pela Nike a pedido do país, logo caiu no gosto dos fãs do futebol (Foto: Divulgação )
Quase metade de população mundial estará atenta aos jogos da Copa do Mundo até 14 de junho, dia da grande final. A estimativa é que a audiência das transmissões das partidas entre os 32 países classificados para o campeonato atinja 3,4 bilhões de pessoas.  É possível tirar algumas lições de marketing de venda direta ao consumidor (direct-to-consumer, em inglês) de um evento que movimenta tanta paixão, um ingrediente fundamental também para ligar clientes e marcas? Claro que sim. O empreendedor Zubin Mowlavi listou para a Entrepreneur cinco exemplos de ações bem-sucedidas de equipes de futebol que podem inspirar iniciativas de relacionamento direto com clientes no mundo dos negócios.
1 - Crie fãs para a sua marca
A Nigéria ganhou destaque na Copa antes mesmo de pisar nos gramados. O uniforme diferenciado, desenhado pela Nike a pedido do país, logo caiu no gosto dos fãs do futebol. A empresa diz que recebeu mais de 3 milhões de pedidos da camisa nigeriana. Ou seja, uma camiseta diferenciada e atraente levou pessoas que nunca foram aficionadas pelo país africano a comprar e usar o uniforme do time. Conclusão: vale apostar em soluções para criar uma conexão entre os clientes e produtos. E, sim, design é uma arma essencial de atração.
2 - Escolha o time que vai a campo
As seleções que disputam a Copa do Mundo, assim como os times que competem nos campeonatos regionais, nacionais ou locais, procuram tirar o máximo dos times. Em alguns casos, a força reside em um excelente jogador. Outras contam com o poder do grupo de 11 profissionais.  Com as empresas não é diferente. É possível ter um carro-chefe ou uma composição de produtos em que nenhum tenha relevo, mas que no todo funcionam muito bem. Teste os produtos no mercado até encontrar aquele ou aqueles com maior capacidade de atrair mais consumidores e mantê-los fiéis a sua marca.
3 - Siga o cliente, não o contrário
Assim como as equipes de futebol jogam com diferentes formações em campo para explorar seus pontos fortes, as empresas devem elaborar estratégias de marketing e vendas de maneira que acompanhem o caminho percorrido pelos clientes e nunca imaginar que eles seguirão o funil de marketing e publicidade estabelecido. Imagine que os consumidores estão no campo, e que você terá de jogar com eles, indo de um lado para o outro, para frente e para trás, até que cheguem ao momento da compra.
4 - Espere antes de mudar de tática
Os técnicos de futebol não mudam de tática de jogo o tempo todo. Em uma partida, eles esperam normalmente até os primeiros minutos do segundo tempo para sentir que a estratégia não funcionou e fazer as alterações. Nas empresas também é preciso dar um tempo para coletar dados estatísticos suficientes para uma avaliação criteriosa antes de efetuar mudanças.
5 - Alinhe toda a empresa
No futebol, titulares, reservas, comissão técnica e profissionais de apoio estão igualmente empenhados em fazer o time chegar à vitória, executando cada um a sua função. Nas empresas, a união de esforços deve ser a mesma. Uma marca só é vitoriosa quando cada colaborador entende os objetivos globais traçados pela direção e sabe exatamente qual é seu papel para atingi-los.
Fonte: https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2018/06/5-licoes-da-copa-do-mundo-para-voce-melhorar-seu-negocio-e-encantar-o-cliente.html

sexta-feira, 22 de junho de 2018

COMO VENDER PELO FACEBOOK: APRENDA A USAR ESSA REDE SOCIAL COMO UMA FERRAMENTA DE VENDAS

O crescimento acelerado das redes sociais e, mais importante, a democratização do acesso à internet permitem que cada vez mais pessoas se lancem no mercado do empreendedorismo digital. E com um mercado tão competitivo, é importante estar atento a novas formas de vender, se posicionar o mercado, divulgar sua marca e se manter sempre na frente da concorrência. E como o ambiente virtual é bastante dinâmico, sempre surgem novas formas de vender. Redes sociais que antes eram focadas apenas em entretenimento agora são excelentes ferramentas para empreendedores, que podem utilizá-las para vários tipos de negócios, como vender pelo Facebook, Instagram e lojas virtuais.
Se você quer se aventurar nesse mercado ou já é um empreendedor e quer encontrar novas maneiras de distribuição para melhorar as vendas, confira tudo que você precisa saber para vender pelo Facebook e acelerar o seu negócio.
Por que vender pelo Facebook?
Quantas pessoas você conhece que não possuem uma conta no Facebook? Pois é, em novembro do ano passado a rede atingiu 2 bilhões de usuários ativos por mês. Por dia, esse número chega a pouco mais de 1,3 bilhões de pessoas. O número de usuários mensais mostrou um crescimento de 16% em relação ao ano anterior (2016) e as projeções é que esse número cresça ainda mais.
Além do grandioso número de usuários, o Facebook é, também, acessado em diversas plataformas. Esses usuários utilizam a rede pelo computador, por tablets, smartphones e muito mais. É por isso que esta rede social é tão efetiva em conectar empresas com pessoas ao redor do mundo. Milhares de empresas já sabem como vender pelo Facebook e já utilizam essa rede comparte importantíssima de sua estratégia.

Facebook para empresas

Com tanto foco em marketing digital e o crescimento de empreendimentos no meio virtual, o Facebook percebeu essa mudança de comportamento online e criou o Facebook para empresas. O Facebook para empresas é a ferramenta de negócios da rede social e, diferentemente de um perfil pessoal, possui um layout, posicionamento, alcance e funcionalidades – anúncios, por exemplo – totalmente voltados para negócios.
Basicamente, o Facebook para empresas faz com que a sua mensagem chegue até as pessoas corretas da forma correta. E além disso, pode ser vinculada a outras ferramentas potentes para o marketing digital, como o ‘Instagram para empresas’ e o Messenger, ambos do próprio Facebook.
Nessa ferramenta da rede social, é possível criar e gerenciar a página da sua empresa, entrar em contato com clientes – e ter clientes entrando em contato com você – e, na mais nova funcionalidade anunciada pelo Facebook, criar uma loja virtual vinculada à sua marca e anunciar produtos diretamente.
Então, com uma rede social tão grande e uma ferramenta pensada especialmente para negócios, basta entender melhor como vender pelo Facebook e começar a impulsionar suas vendas. Veja o passo a passo a seguir!

Como vender pelo Facebook: passo a passo

Usar o Facebook para empresas não é difícil, mas é preciso tirar um tempinho para aprender como melhor aproveitar essa rede para vender pelo Facebook. Então, vamos ver um passo a passo que vai te ensinar tudo sobre como vender pelo Facebook, como configurar sua página, configurar a loja virtual, fazer anúncios e até dicas de boas práticas para vender no ambiente online. Vamos lá?
O primeiro passo é criar uma página para o seu negócio!

1- Crie a sua página

Criar sua página no Facebook é gratuito e bem simples. Ela vai servir como a base para você criar a presença digital da sua marca, loja ou empresa.
Para criar a página você deve ir no painel superior direito do Facebook, clicar na setinha para baixo e encontrar o botão ‘Criar Página’, como na imagem abaixo.
passo 1 como vender pelo facebook
Após esse passo, você deve escolher qual o tipo e a categoria que o Facebook deve anexar sua página. Esse dado é extremamente importante, afinal, toda estratégia de vendas online começa pelas pessoas certas encontrando o seu negócio.
passo 2 como vender pelo facebook
Depois disso, basta colocar um nome e clicar no botão ‘Começar’. Pronto! A página já foi configurada.
Dica: Após clicar em ‘começar’ o Facebook pede que você adicione uma foto de perfil e uma foto de capa para a sua página. Essas imagens são muito importantes! As imagens servem para criar identificação e engajamento com o público e atraem muito mais. Com certeza você clicaria primeiro em uma página que tem uma imagem em vez da que não tem, não é mesmo?
passo 3 como vender pelo facebook
Agora você deve colocar uma breve descrição da sua página. Isso vai servir para ajudar o público que chegar até ela identificar rapidamente o que sua empresa faz ou oferece. Essa descrição aparecerá, também, nos resultados de busca, portanto, capriche! Conte um pouco sobre sua marca e tente, sempre, destacar-se da concorrência de uma forma positiva e eficiente.
E agora, com sua página pronta e completa, é hora de caprichar no marketing pessoal para fortalecer sua marca! Mas lembre-se, o importante não é somente ganhar mais ‘likes’, mas saber como transformar essas curtidas em oportunidades de negócio e vendas.
Você sabe como aumentar seu público usando o marketing pessoal? Isso pode ser muito importante na hora de construir sua presença digital e aumentar sua autoridade online. 
2 – Configure uma loja virtual na sua página
Uma das novas funcionalidades do Facebook para empresas é a criação de lojas virtuais dentro das páginas. Com isso, fica mais fácil ainda centralizar a tarefa de vender pelo Facebook em uma só plataforma. E a melhor parte é que é muito fácil configurar essa loja virtual!
Para colocar isso na sua página você deve fazer o seguinte:
Primeiro, vá na aba ‘Configurações’ da sua página e, em seguida, encontre o botão ‘Editar página’. Em ‘guias’ você consegue ver tudo que é exibido no painel lateral da sua página. Por exemplo, na página da Samba temos as guias representadas na imagem abaixo. Algumas são guias padrão, outras são guias especiais que adicionamos na nossa página do Facebook para Empresas.
Bem na parte inferior desta página existe um botão ‘adicionar uma guia’ e, em seguida, você pode adicionar a guia ‘Loja’, como a imagem abaixo mostra.
passo 6 como vender pelo facebook
E ah, é muito importante ler e entender – e cumprir, claro – todos os termos e regras de uma loja virtual, afinal, existem muitas práticas de vendas que tanto você quanto a plataforma precisam assegurar que serão feitas da melhor forma possível.
Você deve adicionar se quer que as pessoas entrem em contato pela própria página ou realizem as compras em um ambiente externo, como o seu site. É preciso, também, selecionar qual moeda o preço deve ser exibido – real ou dólar, por exemplo.
Em seguida, você pode clicar em ‘adicionar produto’ e começar a colocar todos os seus produtos à venda em um catálogo virtual atrelado à página.
Agora que você já configurou sua página de empresa, a deixou atrativa e pronta para funcionar, também, como uma loja virtual, o próximo passo é fazer com que as pessoas certas cheguem até você!

3- Crie anúncios e campanhas

Criar anúncios é uma grande e importante parte de saber como vender pelo Facebook. Para fazer anúncios você deve ter seguido os passos anteriores de configurar uma página na plataforma para empresas (mas não necessariamente o de configurar a loja). Os anúncios do Facebook são extremamente efetivos e garantem que a sua mensagem chegue, não só até as pessoas certas, mas em formatos bem atraentes e diversificados.
Mas antes de criar os anúncios, é preciso refletir um pouco e entender sobre as seguintes coisas:
  • Persona: criar uma persona é criar uma representação fictícia do seu cliente ideal. Isso não quer dizer pessoa inventada, pois a persona deve ser criada em cima de bases reais de pesquisa de mercado e de comportamento. Descrevendo quem é o seu cliente ideal – idade, profissão, gênero, hobbies, escolaridade etc. – você consegue sempre manter em mente para quem você vai vender e concentrar esforços para seus anúncios chegarem até essas pessoas. E claro, você pode ter mais de uma persona.
  • Finalidade do anúncio: os anúncios do Facebook possuem diversas finalidades, como: tráfego, envolvimento na publicação, instalação de algum aplicativo, conversões, cadastros entre outras. Sabendo exatamente, além de quem você quer atingir, qual é o objetivo do seu anúncio, você consegue adequar sua mensagem para ele.
  • Mensurar resultados: A plataforma de anúncios do Facebook te deixa analisar os resultados desses anúncios. Mensurar resultados é uma prática importantíssima, pois te deixa ciente do que funcionou e o que não funcionou na sua campanha. Dessa forma, você pode repetir tudo que funciona e ajustar tudo que ainda precisa de melhorias.
  • Importância de testes: Faça testes de diferentes formatos, imagens e linguagens nos anúncios. Você verá que alguns terão melhores resultados que outros e alguns podem até te surpreender! Essas atividades como vender pelo Facebook ou Instagram, por exemplo, são muito novas ainda, por isso, estão em constante mudança. Se adaptar é muito importante para manter-se relevante!
E agora que você já pensou nisso tudo, está na hora de saber como vender pelo Facebook efetivamente! Vamos lá?
Confira como fazer anúncios efetivos dos seus produtos e aproveitar ao máximo essa plataforma.

Criar campanha

Na aba gerenciador de anúncios você encontrará a tela acima. Nela você deve escolher a finalidade da sua campanha. A finalidade faz parte de todos aqueles detalhes que mencionamos acima. Em resumo, os objetivos são os seguintes:
  • Reconhecimento de marca: Alcançar pessoas que se identificam e podem se interessar pela sua marca.
  • Alcance: Fazer com que o seu anúncio alcance o maior número possível de pessoas.
  • Tráfego: Fazer com que as pessoas acessem seu site, blog ou outra plataforma externa ao Facebook.
  • Envolvimento: Curtir. Comentar. Compartilhar! Essa finalidade de anúncio fará com que as pessoas realmente se envolvam com eles.
  • Instalação de aplicativo: Conseguir que pessoas instalem seu aplicativo.
  • Visualizações em vídeo: Conseguir mais pessoas assistindo e engajando com o seu conteúdo em vídeo.
  • Geração de cadastros: Conseguir dados de cadastro de pessoas interessadas, como nome, telefone, e-mail ou outras formas de contato.
  • Conversões:  Essa finalidade fará com que as pessoas realizem alguma conversão (marketing) dentro de suas páginas.
  • Visitas ao estabelecimento: Os anúncios também podem ser utilizados para estabelecimentos físicos. Esse tipo de anúncio envolve pessoas e faz com que elas visitem sua loja, restaurante, academia etc.
  • Venda de catálogo de produto: Exibe os produtos cadastrados na sua loja virtual vinculada à sua página de empresa.
Depois de decidido a finalidade do anúncio, está na hora de criá-lo de verdade.

Segmentação de público

Para escolher o público que você quer alcançar com seu anúncio, você tem duas opções nessa plataforma: Utilizar um público personalizado, ou seja, grupos de pessoas que já interagiram com a sua página ou pessoas que possuem gostos semelhantes. Ou criar audiência a partir de um direcionamento detalhado. Nessa opção, você cria do zero segmentações de público baseadas em gênero, idade, interesses, relacionamentos e muito mais! Nesse caso, você precisa ter em mente a persona do seu negócio e criar públicos baseado nelas.

Escolher o posicionamento dos anúncios

Como já dissemos, o Facebook para Empresas é vinculado a muitas outras redes e ferramentas voltadas para negócios. Então, não é somente sobre como vender pelo Facebook em si, mas sobre como utilizar todas as ferramentas que ele te possibilita para vender melhor nas mais diversas redes afiliadas.
Então, escolher o posicionamento dos seus anúncios é escolher a forma que ele irá aparecer para o público. Você pode escolher se ele será veiculado somente no Facebook, se aparecerá no Messenger e até mesmo no Instagram. E dentro de cada plataforma você pode ainda escolher o formato deles. No Facebook, por exemplo, ele pode aparecer no feed de notícias ou na aba lateral direita. Isso tudo é personalizável na hora de criar o anúncio ou conjunto de anúncios.
Defina o orçamento
Na plataforma de anúncios do Facebook não há um valor fechado para criar suas publicações. Nela, você pode definir quanto quer gastar e por quanto tempo você quer que seu anúncio fique ativo. É claro que isso influencia na quantidade de pessoas que o anúncio irá atingir, porém, investindo um pouco já é possível atingir grandes resultados.
E pronto! Basta aguardar que seus anúncios sejam aprovados pelo Facebook e começar a vender!
Pode parecer muito complexo, mas com o tempo você pega o jeito. E uma dica é, se você quiser saber tudo sobre o Facebook Ads, você pode conferir neste artigo aqui: um guia completo das funcionalidades da plataforma de anúncios do Facebook que te mostra como tirar melhor proveito dela.

Dicas para vender melhor

Se você quer saber como vender pelo Facebook, é preciso avaliar diversos fatores. Além de configurar sua página, sua loja e seus anúncios, você deve se atentar a boas práticas para vender mais ainda!

Use imagens

Imagens chamam a atenção! Uma pessoa tem muito mais chance de clicar em um anúncio que possui uma foto do que um que não tem. Além disso, você pode criar uma identidade visual da sua marca e reforçar sua presença online e seu branding. E olha, se imagens são efetivas, os vídeos são ainda mais…

Use vídeos

Você sabia que consumidores se mostram 4x mais dispostos a assistir um vídeo do que ler sobre um produto? Além disso, pesquisas mostram que a chance de pessoas concretizarem a compra é duas vezes maior se elas assistiram a um vídeo sobre o produto. Vídeos são ferramentas poderosas e muito efetivas para sua estratégia de marketing e vendas.

Use humor

Fazer postagens divertidas pode ser efetivo para chamar atenção do público. É claro que é preciso dosar esse bom humor com o profissionalismo, mas isso não quer dizer que você precisa ser sério o tempo todo! Ser engraçado pode ajudar as pessoas a criar mais identificação com a sua marca, o que significa uma maior fidelização.

Seja sincero!

Por último, lembre-se sempre de oferecer somente o que pode, de fato, cumprir. Essa é uma das partes mais importantes sobre como vender pelo facebook. Frustrar um cliente é a pior coisa que você pode fazer, afinal, além dele nunca mais voltar a comprar com você, ele ainda pode dar feedback negativo e desestimular futuros clientes. Então, seja honesto, sincero e ágil. Ofereça apenas o produto ou serviço que você pode realmente cumprir.

Hoje em dia o Facebook é utilizado para bem mais do que apenas lazer. O número de usuários, alcance e ferramenta para empresas dessa rede tem muito potencial para ser um poderoso aliado para suas vendas.
Fonte: https://sambatech.com/blog/insights/como-vender-pelo-facebook/?utm_campaign=newsletter_-_0906&utm_medium=email&utm_source=RD+Station