sábado, 15 de outubro de 2016

5 livros para desenvolver (e melhorar) habilidades de liderança


Coach especializado no tema, João Cordeiro indica obras de pensadores que vão de Peter Drucker ao neurocientista David Rock; saiba quais são

Ana Pinho, do , em 05.10.2016
[Na Prática]
Psicólogo formado pela PUC-Campinas, João Cordeiro tem muita experiência como coach de altos executivos. Começou a atuar na área em 1985 e defende, entre outros temas, o autodesenvolvimento contínuo e os benefícios da tomada de responsabilidade para si como boas medidas de liderança, que ele discute em livros como “Desculpability” e “Accountability”.
Em entrevista ao Na Prática, ele recomenda que interessados em liderança desenvolvam uma biblioteca especializada aos poucos e deem atenção também à miríade de opções online, como TED Talks. “Podem ser muito úteis em seu desenvolvimento”, diz. 
Para começar a coleção, ele indica cinco pensadores essenciais para aprimorar seus conhecimentos. Confira abaixo:
1. “A cabeça de Peter Drucker”, de Jeffrey KramesConsiderado inventor da administração moderna, o austríaco Peter Drucker, que viveu entre 1909 e 2005, cresceu rodeado por grandes mentes, como Sigmund Freud e Albert Einstein. O autor Jeffrey Kames resume suas lições mais importantes – que influenciaram empresários como Bill Gates e Jack Welch – de maneira acessível e direta. “É talvez o mais importante de todos”, fala João. “Você se impressiona com como muito do que ele dizia ou pensava sobre administração é atual.”
2. “Empresas feitas para vencer”, de Jim CollinsTido por alguns como sucessor de Peter Drucker, Jim Collins elegeu um caminho baseado em estudos e pesquisas científicas para pensar administração, sucesso e fracasso. Em seu livro mais famoso, ele mapea as empresas que mais valorizaram na bolsa de valores no longo prazo e entrevista seus CEOs e presidentes em busca das razões para o sucesso. A chave, descobre, é ser um líder nível 5. “Que liderança é essa? É quando o CEO ou presidente consegue balancear alta competência técnica com humildade”, explica João. “Ao invés de ter um espelho, ele tem uma janela para ver seu time.”
3. “Paixão por vencer”, de Jack WelchUm dos empresários mais famosos do mundo, Jack Welch ganhou fama à frente da General Electric (GE). “Ser presidente de uma empresa de capital aberto por um ou dois anos é uma coisa. Por vinte e um anos é outra”, fala João. Ao longo desse tempo, Welch revolucionou a multinacional, focou e investiu em áreas específicas e criou uma nova cultura corporativa, fundada numa visão mais crítica dos negócios. No livro, voltado para pessoas em todos os níveis organizacionais, ele apresenta seus princípios básicos de negócios, gestão e liderança, entre outros temas.
4. “Blink: A decisão num piscar de olhos”, de Malcolm GladwellUm dos grandes bestsellers do jornalista Malcolm Gladwell, traz uma série de histórias e trata da tomada de decisões e dos fundamentos da chamada intuição. Baseado em estudos científicos, o livro defende que a tomada de decisões importantes não precisa necessariamente se basear em muito tempo de deliberação. “A intuição é algo que menosprezamos muitas vezes, mas é impressionante”, diz João. “E está disponível para todos, não é privilégio.”
5. “Quiet leadership: Six steps to transforming performance at work”, de David RockOs avanços da neurociência fazem mais do que fascinar: são úteis para muita gente. O neurocientista David Rock, da Universidade Columbia, especializou-se encontrar maneiras de aprimorar a capacidade de liderança através da observação da mente. Neste livro, que vem em formato de guia, ele apresenta mudanças que influenciam performance, produtividade e satisfação no trabalho.
“Recursos como ter água na sala, janelas com luz natural, alimentos que fazem bem como frutas e nozes fazem do que as pessoas se engajem melhor e retiram a tensão do ar”, exemplifica João. Ele aproveita para falar que Rock organiza um evento anual em novembro, em Nova York, onde discute novidades na áreas. “Se puder, vá e dê um grande salto na sua carreira como líder.”

Filmes para Lideranças e Profissionais de RH (86 indicações)


A arte de capacitar, inspirar e influenciar pessoas (recursos humanos) está presente nos mais diversos setores da economia. Porém nas grandes produções cinematográficas o impacto é muito maior e gera uma cadeia de sensibilização. 
Neste mini trabalho quero compartilhar com todos 86 indicações de filmes e as suas temáticas que por relevância sempre estão relacionados ao grande ativo das organizações: o comportamento humano. 
Logo abaixo você poderá ter acesso ao link de todos mas aqui deixo ainda 4 da lista dos que vi, vi de novo e ainda pretendo repetir várias vezes. 
1. Uma mente brilhante (conhecimento, inteligência e desafio)
O filme conta a história de um esquizofrênico chamado John Forber Nash. Ele é um matemático com um grau elevado de inteligência onde se fascina com os números, fórmulas e teoremas e tenta mudar essas teorias através de reformulações próprias, ou seja, ele se destacou elaborando uma teoria revolucionária que poderia mudar o ruma da economia moderna.
2. Chamas da Vingança (Coaching, Mentoring e Autodesenvolvimento)
John Creasy  é um desmotivado ex-agente da CIA, que é levado à Cidade do México por seu amigo Rayburn. Sem emprego, ele aceita a proposta de ser guarda-costas da pequena Pita, uma garota de 9 anos que é filha de um industrial. Incomodado com as perguntas constantes da garota, John inicialmente vê seu novo trabalho como um fardo mas, aos poucos, cria amizade com Pita e passa a ter um novo ânimo em sua vida.

3. Melhor Impossível (perfeccionismo, autocontrole e relacionamento interpessoal) 
Conta a história de um escritor – Melvin, que tem uma conduta que logo no início que faz o telespectador não gostar dele. Possui uma patologia com um quadro grave que o deixa com algumas características que podem ser percebidas: sarcástico e irônico no relacionamento com as pessoas, visto ser um homem extremamente culto, odeia todo mundo é tanto que tem atitudes preconceituosas, vive recluso em seu apartamento onde ninguém além dele entrava, briga com seus vizinhos e usa palavras de maneira cruel com algumas pessoas.
4. Perfume de Mulher (Coaching, Mentoring, Exemplo de como ganhar discussões) 
É importante observar como a comunicação se posiciona dentro de certas negociações e momentos conflitantes, as atitudes e conhecimentos de boa comunicação são vitais para os processos negociais.
O trabalho realizado faz-nos raciocinar muito mais longe e com mais propriedade em nossa área de trabalho ou até mesmo em nosso cotidiano, onde o verdadeiro e por vezes o menos notado desafio enfrentado pelas equipes durante os processos de decisão e negociação, pode ser solucionado através da boa comunicação.
Sim apenas 4 de aperitivo! Como não tenho Tetrafobia, que é uma aversão ou o medo do número 4 (superstição mais comum em países da Ásia Oriental como a China e Japão), vamos ao link - abaixo segue: 
Clique Aqui e faça o download de todas indicações de FILMES E SUAS TEMÁTICAS. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Instagram: o mais eficiente para consumidores reclamarem


por: Afonso Bazolli


05 de outubro de 2016 - 18:13
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Por: Guilherme Dearo
A maioria (71%) das reclamações de consumidores sobre marcas e seus serviços em redes sociais é feita no Facebook.
Mas a rede social, se comparada com Twitter e Instagram, é a menos eficiente quando o assunto é tempo de resposta e resolução do problema.
É no Instagram, onde o menor número de solicitações acontecem, que as marcas melhor respondem aos clientes e resolvem suas pendências.
A descoberta é de um novo estudo da Sprinklr, “Tempo de Resposta nas Redes Sociais”.
O estudo analisou 3,9 milhões de reclamações nas redes sociais no Brasil, feitas durante o primeiro semestre de 2016.
71% dos casos foram relatados no Facebook. 22% foram feitos no Twitter e 7% no Instagram.
O estudo descobriu o tempo de reação e resposta das marcas aos clientes.
1. Identificação do problema
No geral, 84% dos casos foram identificados pelas marcas em até um minuto.
O Instagram é a rede social mais rápida nesse atendimento: 90% dos casos foram identificados em até um minuto.
No Twitter, 87%. No Facebook, apenas 74%.
2. Primeira resposta ao cliente
Em 77% dos casos, em média, as marcas deram um retorno ao cliente em até uma hora.
Novamente, as marcas se mostraram mais eficientes no Instagram: 94% de resposta em até uma hora.
No Twitter, 73%. No Facebook, 65%.
3. Resolução do problema
Por fim, 80% dos casos foram solucionados em até 24 horas.
O Instagram vence nesse quesito, com 93% de soluções em menos de 24 horas.
No Twitter, 81%. No Facebook, 68%.
Setores
Os oito setores com mais reclamações ou solicitações de usuários são: telecomunicações, varejo, finanças, e-commerce, beleza, moda, serviços públicos e educação.
Telecomunicações, varejo, finanças, e-commerce são os setores que mais recebem reclamações e solicitações de clientes.
Já e-commerce, beleza e moda são os setores que mais perceberam o Instagram como um local para identificar e solucionar problemas.
Em telecomunicações, 88% dos casos são resolvidos em até 24h.
No e-commerce, a primeira resposta é dada em até 24h em 88% das vezes.
Mas a resolução é mais demorada: mais de 24h em 53% dos casos.
A maioria das reclamações de consumidores para marcas do varejo acontece no Facebook.
O Instagram é a rede social com mais reclamações para instituições financeiras.
Já o Twitter é o local predileto de quem quer reclamar de alguma empresa de telecomunicação.
Tendência
Os números mostram como o famoso SAC via telefone não pode ser mais a única solução das marcas para ajudar consumidores.
Ainda faltam leis que garantam o bom serviço de atendimento ao cliente nas redes sociais.
Por telefone, a Lei do SAC já legisla: a empresa tem até um minuto para atender ao telefonema do cliente e até cinco dias úteis para responder à solicitação.
E as marcas precisam ficar atentas para resolver os problemas e evitarem clientes insatisfeitos.
Quase 7 entre 10 trocam de fornecedor após uma má experiência. E 4 entre 10 demoram mais de dois anos até voltar a usar produto ou serviço de tal marca.
Além disso, o boca a boca é o segredo do negócio: 95% compartilham com amigos e conhecidos o problema que tiveram com a marca.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

8 tendências de marketing revolucionárias para enfrentar em 2017

Escrito por | @
O marketing se ajusta e reage constantemente às mudanças nas tecnologias e atitudes. Embora o marketing digital tenha sofrido uma transformação substancial nos últimos anos, a tecnologia que incitou as mudanças está crescendo em um ritmo mais rápido do que a maioria das marcas consegue acompanhar.
Então, o que isso significa para os profissionais de marketing que estão traçando suas estratégias para 2017? As marcas precisam olhar além dos canais comuns para permanecer à frente, em vez de simplesmente embarcarem no trem.

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Aqui, discutiremos essas tendências que estão mudando o marketing (de novo) e forneceremos um exame esclarecedor sobre o que os profissionais de marketing devem aproveitar em 2016 e 2017.

1) Marketing de relacionamento

Como a adoção do smartphone continua aumentando, com uma estimativa de 2 bilhões de clientes em todo o mundo comprando smartphones em 2016 (sendo o Brasil o sexto maior em termos de usuários), a oportunidade para as marcas se conectarem com seus clientes e prospects estará mais perto que nunca.
A meta do marketing de relacionamento é focar na construção de uma lealdade mais forte e envolvimento com o cliente em longo prazo, em vez de uma aquisição de cliente e vendas individuais rápidas e de curto prazo. Ele ajuda as empresas a desenvolver conexões mais fortes e emotivas entre o cliente e suas marcas, que impulsionam promoções boca a boca e geração de leads.
Através de conversas e relações significativas com o cliente, as empresas criam clientes leais e promotores da marca. As empresas que fazem bem o marketing de relacionamento definirão um padrão mais alto para outras marcas que estejam concorrendo pelas conexões mais significativas.
Assim, como as empresas podem desenvolver comunidades e personalizar seus esforços? Dados. Agora, temos dados em formatos que são fáceis de serem acessados e interpretados, através dos quais podemos desenvolver fortes planos de marketing de relacionamento. A partir de 2016 e continuando em 2017, o marketing personalizado e conduzido por dados se tornará cada vez mais importante.
Abordagens invasivas e de massa ao marketing decairão lentamente, à medida que os profissionais de marketing que focam em relacionamentos aumentarem seus negócios. Todos os relacionamentos sólidos são construídos sobre a confiança. A transparência entre clientes e marcas é essencial, portanto, as empresas devem ter isso em mente ao mapear as táticas de marketing de relacionamento.

2) Automação de marketing

Como os profissionais de marketing gastam pelo menos 50% de seu tempo em conteúdo, as empresas estão criando mais maneiras de automatizar o marketing. A automação de marketing sozinha vale US$5,5 bilhões e lidera na geração de leads e nutrição de prospects.
Usar uma plataforma de automação de marketing facilita a programação de e-mails, segmentação de contatos, automação de publicação de mídias sociais, gerenciamento do seu conteúdo e acompanhamento do ciclo de vida de clientes em seu funil de marketing. Essa tendência de automação destaca também o crescimento da convergência, que permite permanecer tão enxuto, focado e lucrativo quanto for possível, sem comprometer a qualidade.
Com ainda mais foco no marketing para fornecer resultados, os gerentes de marketing e CMOs devem fazer uma avaliação das habilidades de sua equipe, observar as falhas e definir uma estratégia de automação robusta para ajudar as vendas através do envolvimento de prospects, qualificação de leads e redução do ciclo de vendas geral.

3) Tecnologia de marketing baseada em localização

Como os profissionais de eventos e de marketing podem criar uma experiência interativa? Eles devem abordar os usuários no ponto de envolvimento. Tecnologias de marketing baseada na localização, como iBeacons e RFIDs, ajudam a tornar isso possível. iBeacons são transmissores pequenos e de baixo custo que usam tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) para detectar dispositivos próximos, que podem ser hospedados em lojas, mostruários de pontos de venda e áreas de merchandising.
iBeacons podem ajudar participantes de eventos a aproveitarem ao máximo as conferências através de inscrição e envolvimento em conversas e sessões. Além disso, a integração com Linkedin oferece a oportunidade de conectar-se com os participantes e enviar mensagens (incluindo notificações por push) sobre as últimas notícias, reduzindo a necessidade de comunicação atrasada por e-mail.
Uma identificação de radiofrequência (RFID) é um pequeno dispositivo eletrônico que contém um chip e uma antena, fornecendo um identificador exclusivo para esse tag. Pulseiras, cartões e aplicativos RFID permitem que os participantes interajam de maneiras novas e envolventes. Os organizadores de eventos podem permitir que os visitantes compartilhem facilmente sua experiência com seus amigos online. As marcas podem aumentar compartilhamentos e curtidas com apenas uma foto e toque na pulseira para compartilhar nas mídias sociais.
Tudo se trata de localização e da capacidade do profissional de marketing em extrair o máximo disso, em tempo real.

4) Realidade virtual

A tecnologia de realidade virtual, como Oculus Rift, terá inevitavelmente um enorme impacto na maneira que os profissional de marketing envolverão os consumidores. Uma das coisas mais importantes em marketing, especialmente para os Millennials, é a personalização. Com a capacidade de contar, literalmente, histórias imersivas, as empresas poderão se envolver como nunca.
As empresas que não fornecerem uma experiência virtual para clientes prospectivos, como lojas de varejo, terão uma queda nas vendas. A adoção da realidade virtual a partir de 2017 ocasionará, sem dúvida, algum tipo de mudança na ideologia de marketing. É melhor embarcar na realidade virtual agora, para visualizar em primeira mão os resultados dessa nova tecnologia.

5) Marketing efêmero

O Snapchat (em inglês) já está entrando no espaço de uma "plataforma de marketing padrão". No próximo ano, os profissional de marketing compreenderão que o Snapchat não é apenas uma ferramenta para experimentos divertidos em marketing. Ele é uma plataforma na qual os usuários estão se reunindo para absorver as mídias sociais em tempo real.
Para fornecer campanhas integradas que façam os constituintes se sentirem conectados, especialmente a geração mais jovem de consumidores (leia-se: os Millennials), você precisa oferecer conteúdo exclusivo que tem data de expiração. Esse marketing onde "menos é mais", ou efêmero, trata-se de uma comunicação que é mais curta e direta ao ponto. Em um mundo onde as pessoas têm cada vez menos tempo, esse modelo funciona.
O Snapchat é a plataforma definitiva para fazer com que os consumidores se sintam conectados e, ao mesmo tempo, únicos. Marcas como a ESPN, Vice já usam a plataforma para enviar suas mensagens a consumidores vorazes de mídia. Com o Snapchat, a publicidade se torna o produto, algo que os concorrentes não poderão ignorar. Aproveite essa enorme oportunidade para se conectar de maneira única, usando apenas uma pequena janela do tempo do seu público. Seja orgânico, fale como eles e vá direto ao assunto.

6) Pesquisa além dos mecanismos de pesquisa

Com o Facebook já trabalhando em testes para seu próprio mecanismo de pesquisa, parece inevitável que os recursos de pesquisa irão além do Google, Bing e Yahoo. À medida que os recursos de pesquisa melhorarem nas mídias sociais, as marcas obterão um impulso automático. Além disso, quando botões de comprar e mensagens de pagamento aparecerem nas mídias sociais em 2017, uma plataforma do tipo "tudo em um" se manifestará (mais convergência).
Com recursos de pesquisa avançados, métodos de pagamento integrados e impacto social que capacite os sites, como Facebook e Twitter, os consumidores poderão fazer compras, conversar com seus amigos sobre o que compraram e publicar a prova social de sua nova compra. A pesquisa avançada trará uma experiência social mais integrada que expande o domínio do comércio eletrônico. Se você alimentar seus esforços de marketing nessa pesquisa "tudo em um", do tipo comprar e compartilhar, das mídias sociais, é claro que sua marca terá retorno. Torne o processo de compra mais fácil, mas também transforme-o em umaexperiência.

7) A Internet das Coisas (IoT)

A tecnologia vestível viu uma taxa de adoção de 28% em 2016– ainda mais dados para profissional de marketing garimparem. Então, esses dados serão derivados dos hábitos cotidianos das pessoas? Parece que sim. Todos os anos, desde agora até o futuro próximo, veremos a IoT se tornar uma ferramenta cada vez maior que os profissionais de marketing poderão usar para se envolver com seus clientes.
Talvez, isso signifique que os anúncios terão em breve a capacidade de serem direcionados às pessoas de acordo com cada movimento. Para os profissionais de marketing, isso significa que seus dados precisarão se tornar mais conduzidos por comportamentos e, embora o poder dos dispositivos pareça ser desconcertante, você estará bem no alvo. No final das contas, as pessoas farão o que quiserem.

8) Inbound Marketing

Apesar de não ser uma novidade nos Estados Unidos, as empresas Brasileiras estão descobrindo cada vez mais o poder o Inbound Marketing. A metodologia Inbound acredita que a forma dos consumidores se relacionarem com as marcas mudou, e é importante saber em que estágio da compra eles estão para abordá-los de maneira estratégica e eficáz.
Para entender o Inbound Marketing e como ele pode te ajudar, não deixe de acompanhar em detalhes neste post.
Essas 8 tendências revolucionárias devem ser elementos essenciais em seus planos de marketing para 2017, especialmente se não foram em 2016. Siga em frente, pense no futuro e veja como as coisas evoluem!