segunda-feira, 6 de junho de 2016

30 dicas de como criar um nome de empresa


30 novembro, 2015 3:08 pm Criado por  
Saber como criar um nome de empresa é uma questão que aflige a maioria dos empresários quando estão passando pela fase de abertura de um novo negócio.
E esta é uma dúvida completamente normal e demonstra que este empreendedor tem total entendimento da importância da escolha do nome. Afinal, é por meio dele que seus produtos e serviços serão chamados no mercado. É assim que sua marca será conhecida e divulgada para o público. Qualquer erro neste momento crucial pode ter consequências bastante desanimadoras.o-que-nc3a3o-escrever-no-currc3adculo
Imagine um ótimo serviço ou produto ser rejeitado pelo público alvo devido a escolha de um nome infeliz?
E os custos e gastos de ter que mudar isso, reimprimir materiais, “re-adesivar” veículos, trocar os logos em fachadas, camisetas, uniformes, folders, cartões de visita etc.
Para ajudar você a criar um nome de empresa que seja o mais adequado para o seu negócio e que se mantenha por muito tempo atual, apresentaremos uma série de dicas nesta postagem.
Começando pela função do nome de uma empresa. Afinal, não há como criar um nome para empresa sem saber exatamente qual sua função, concorda?
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10 Funções do nome para uma empresa
  1. Identificar produtos e serviços
  2. Diferenciar a empresa dos concorrentes
  3. Ajudar seu público a se lembrar de sua empresa
  4. Possibilitar a divulgação de sua marca
  5. Chamar mais atenção no ponto de venda e outros canais
  6. Evidenciar seus diferenciais competitivos
  7. Um nome adequadamente criado passa o posicionamento de sua marca
  8. Criar uma identidade com o público
  9. Agregar valor à marca
  10. E, é claro: vender mais e ter mais lucro!
Na verdade, tudo que se faz em um negócio, no final das contas, tem este objetivo de trazer resultados, apontado no item 10 de nossa lista. E não tem como criar o nome da empresa sem ter esse objetivo em mente. Ressaltamos essa função do nome para dissuadir alguns empresários que insistem em usar o nome da empresa para homenagear familiares, cidades ou mesmo promover seu nome pessoal.
Isso pode acontecer? Sim, até pode, mas só será produtivo se também atender aos interesses mercadológicos da empresa.
Caso contrário, o empresário estará desperdiçando uma importante e estratégica oportunidade, como criar um nome de empresa perfeito, apenas para atender seu gosto pessoal.
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Como criar o nome da empresa

Dividimos esta tarefa em 3 fases:
  1. Pesquisar e definir informações
  2. Ter ideias de nomes
  3. Fazer o checklist final
Vamos lá, criar o nome para uma empresa?
  1. Pesquisar e definir informações
  1. Qual seu público alvo?
  2. Qual seu perfil demográfico? Onde mora? Que idade tem? Sexo, estado civil, escolaridade, profissão etc.
  3. Qual seu perfil psicológico: Do que gosta? Quais são seus valores? Como se diverte? Quem admira e são seus ídolos? Que causas defende? Quem ele influencia e por quem é influenciado, entre outras perguntas.
  4. Faça uma lista de seus produtos e serviços.
  5. Defina claramente seu posicionamento, isto é: que lugar quer ocupar nos corações e mentes desse público?
  6. Determine seus diferenciais: qual o benefício oferecido para que seu público escolha a sua marca, e não a marca de um concorrente, na hora de adquirir seu produto ou serviço?
  7. Relembre sua missão, visão e valores.
  8. Pesquise as marcas dos concorrentes no mercado para entender como trabalham o nome.
  9. Pesquise uma lista de nomes de empresas em geral que parecem adequados e porquê.
  10. Veja se há algum impedimento jurídico para certos tipos de nomes ou palavras em seu ramo.
Agora que você e sua equipe tem tudo isso na cabeça, vai ficar bem mais fácil de achar ideias para saber como criar um nome de empresa que acerte em cheio o seu público alvo!
  1. Ter ideias de nomes
É a parte mais desafiadora. E também a mais divertida.
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E pode ter certeza: Não tem como criar o nome para a empresa sem fazer um Brainstorm. É bem provável que você já tenha ouvido falar das tempestades cerebrais (significado de brainstorm em inglês), mas será que se lembra direitinho como se faz um?
Lá vai:
  1. Reúna a equipe, em torno de umas 8 pessoas (ou mais), em um lugar agradável.
  2. Não se esqueça de água, sucos e lanchinhos.
  3. Defina o período da reunião (2 a 4 horas) e avise que haverá um intervalo bem no meio.
  4. Escolha um mediador.
  5. Determina um “secretário” para anotar todas as ideias que forem surgindo em um flip chart.
  6. Passe o briefing com tudo que pesquisou.
  7. Esclareça o objetivo: escolher 4 ou 5 sugestões de nomes para a empresa.
  8. Inicie a “tempestade cerebral”, mas lembre-se: é proibido criticar, dizer que não vai funcionar, ou apontar erros nos nomes sugeridos! O objetivo é não inibir essa avalanche de ideias: queremos quantidade!
  9. Na volta do intervalo, aí sim: os participantes debatem entre si as ideias, questionam e complementam.
  10. São definidos os 4 ou 5 melhores nomes.

Está quase acabando este processo de como criar nome para a empresa, vamos fazer o checklist?
  1. Fazer o checklist final
Marque um X nos itens atendidos:como criar um nome de empresa
Este nome:
  1. (   ) Nos diferencia dos concorrentes?
  2. (   ) Cria identificação com o público?
  3. (   ) É curto?
  4. (   ) É simples e direto?
  5. (   ) Fácil de lembrar?
  6. (   ) Fácil de entender e pronunciar?
  7. (   ) Tem foco, isto é, não tenta passar “mensagens” demais?
  8. (   ) Não tem dupla interpretação?
  9. (   ) Tem significados estranhos em outros idiomas?
  10. (   ) É original e único?
Nem sempre é possível atender a todos itens da lista. Seja criterioso e tome sua decisão.
Em seguida, registre imediatamente o nome no INPI!
como criar um nome de empresa

Como criar um nome para empresa recebendo centenas de opções?

Sabe uma outra excelente maneira de encontrar um nome para sua empresa e até mesmo para um produto ou serviço?
Na verdade, além de nome, você pode pedir também para criar um slogan, separadamente para um nome que já existe, ou já pedir os dois de uma vez só!
Conheça o We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, com mais 85 mil profissionais de design e criação cadastrados. Funciona assim: você se cadastra no site e faz seu pedido de criação de nome (ou outro material de comunicação que precise).
Rapidamente você começa a receber sugestões e em 24 horas já terá dezenas delas. E então você vai selecionando e pedindo ajustes até escolher a melhor! Antes do que você imagina, já terá um nome para usar em sua empresa ou seu produto. Tudo isso online, muito rápido, prático e com ótimos preços que você pode pagar em até 12 vezes no cartão de crédito!
E mais: se não gostar de nenhuma opção enviada, recebe seu dinheiro de volta!
como criar um nome de empresa

Sobre o autor dessa postagem

Pedro Renan

CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo, certificado pela Hubspot, Rock Content e Resultados Digitais. Cursou Administração na FGV, com passagens pelas áreas financeira, comercial e atendimento. Pedro é apaixonado por empreendedorismo e inovação.

domingo, 29 de maio de 2016

6 situações em que um trabalhador não pode ser demitido

Lei garante estabilidade em determinadas situações

Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior*, www.administradores.com, 
iStock
Tanto você, trabalhador, quanto você, empresário, devem estar atentos ao que diz a legislação brasileira sobre demissões. Existem algumas situações em que a lei garante estabilidade ao colaborador e ele não pode ser demitido. Abaixo, nós elencamos alguns desses casos. É importante frisar, no entanto, que não foram consideradas situações que envolvem eleições sindicais e outras correlatas, sendo tratados apenas casos comuns do cotidiano.
Pré-aposentadoria - Quando o trabalhador está perto de aposentar, seja integral ou proporcional, desde que haja previsão nesse sentido nas normas coletivas da categoria, ele conquista “estabilidade pré-aposentadoria”, ou seja, no período fixado na norma (que costuma ser de 12 ou 24 meses anteriores à aposentadoria) ele não pode ser dispensado sem justa causa.
Pré-dissídio - Muitas categorias asseguram estabilidade de 30 dias antes da data base da convenção coletiva a seus filiados. Com base na legislação que aponta que: “O empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a um salário mensal, seja ele optante ou não pelo FGTS". Portanto 30 dias antes da data base de dissídio, se algum funcionário for dispensado sem justa causa, caberá uma multa por estabilidade de dissídio. Devido a nova Lei do Aviso Prévio, que a cada 1 ano trabalhado acrescenta-se 3 dias por ano, a data de início da estabilidade será variável dependendo do tempo de trabalho do empregado na empresa.
Acidente de trabalho - O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de 12 meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa. A estabilidade para esse caso começa a partir do término do auxílio-doença concedido ao empregado que sofreu acidente de trabalho. Para ter direito à estabilidade de doze meses é necessário que o afastamento por motivo de acidente seja superior a quinze dias (se for menor não há direito ao beneficio, pois nesse caso os dias que ficou sem trabalhar serão pagos pelo empregador) e o empregado acidentado tem, obrigatoriamente, que dar entrada ao pedido de auxílio-doença junto ao INSS. Se ele simplesmente deixar de trabalhar por mais de quinze dias e não dar entrada no benefício não terá direito à estabilidade. Caso o empregado contraia alguma doença profissional e for comprovado que essa doença decorreu da atividade que desempenhava também terá direito ao benefício.
Gestação – é proibida a dispensa sem justa causa da trabalhadora gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Se o empregador dispensar sem ter conhecimento da gravidez, terá de reintegrar ao trabalho ou pagar a indenização decorrente da estabilidade em caso de demissão. E a gestante só pode voltar ao trabalho se a demissão ocorrer durante o período de estabilidade. Caso entre com uma ação trabalhista e a sentença do juiz se dê após o período de estabilidade, só será possível obter a indenização (pagamento de salários e demais direitos que receberia se estivesse trabalhando). Como são cinco meses de estabilidade, então teria direito a receber o valor do salário mais direitos multiplicados por cinco. A empregada que ficar grávida durante o contrato de experiência ou durante contrato determinado também terá direito a estabilidade.
Aborto involuntário - Se a gestante sofrer aborto, se tem entendido a estabilidade fica prejudicada. Tal entendimento se fundamenta no fato da Constituição garantir a proteção da maternidade e da infância através da estabilidade, em ocorrendo o aborto espontâneo a empregada gozo apenas de duas semanas de repouso.
Documento coletivo da categoria - O direito à estabilidade pode ser garantido em cláusula no documento coletivo da categoria, como criar garantia de emprego para outros casos (estabilidade para quem está para se aposentar, por exemplo) e ainda aumentar o prazo da estabilidade.
*Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior é advogado, contabilista e sócio da Bento Jr. Advogados. Especializado em direito tributário, direito empresarial, direito processual, empreendedorismo e direito constitucional.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Bom negócio: delivery de salada de frutas dá grana e saúde


Quando foi demitido do seu emprego, Simão estava sem dinheiro, cansado e abaixo do peso. Hoje lucra R$ 2 mil por mês, trabalha nos seus horários e tem disposição!

Reportagem: Christiane Oliveira
SIMÃO PEDRO OLIVEIRA | <i>Crédito: Arquivo Pessoal
SIMÃO PEDRO OLIVEIRA | Crédito: Arquivo Pessoal
Comecei 2013 com o pé esquerdo. Logo em janeiro fui demitido do supermercado onde trabalhava como repositor de mercadorias. Fiquei transtornado. Eu ganhava pouco, só um salário mínimo, mas era com esse dinheiro que ajudava a pagar as contas da casa onde vivo com meus pais e irmãos. Cansado de ter minha sorte decidida por outros, decidi virar meu próprio patrão. Até pintou uma vaga num lugar bacana, mas não queria mais ser funcionário. Como sou religioso, pedi um sinal a Deus antes de tomar uma decisão e Ele respondeu. De repente, senti uma forte convicção de que trabalhar pra mim era o caminho a seguir e me agarrei a essa sensação. Ainda bem. Hoje sou empresário e ganho duas vezes mais que no emprego! 

Apesar de ter uma certeza espiritual de que deveria empreender, não sabia por onde começar. Achava que deveria vender alguma coisa, porque já tinha experiência vendendo produtos de limpeza de porta em porta. Além disso, meu sonho é fazer faculdade de contabilidade e aprender a gerenciar meu próprio negócio. Passei um mês pensando no que fazer e nenhuma ideia me arrebatava. As possibilidades eram muitas, mas nenhuma parecia ser mais promissora que a outra. Enquanto isso, as contas acumulavam e minha preocupação aumentava. 

Foi Deus quem me falou para vender. Só obedeci 

Foi nesse ponto que Deus entrou na minha história de novo. Um dia, eu estava na igreja quando um homem, que eu só conhecia de vista, chegou pra mim: “Filho, Deus está pedindo para eu falar que é para você vender salada de frutas!”. Olhei pra ele desorientado. Como ele sabia que eu pensava em vender alguma coisa? Pego de surpresa, apenas agradeci e disse que ia obedecer. 

No caminho para casa, não parava de pensar naquilo. “Mas salada de frutas? Como e onde vou vender isso?” Eu nunca tinha feito uma salada de frutas antes. Só comido. Mas, se Ele tinha falado, então estava dito. Falei sobre isso pra minha mãe e mais uma coincidência: uma mulher da igreja havia dito a mesma coisa pra ela! Encorajado pela minha fé, pedi ajuda ao Daniel, um amigo que trabalhava numa distribuidora. Falei pra ele do meu projeto e perguntei se poderia comprar embalagens fiado para pagar no dia seguinte. Comprei 50 potes por R$ 7. Depois, peguei R$ 30 com minha mãe e comprei as frutas. Como a maçã, a banana e a pêra ficam pretas muito rápido, peguei mamão, melão, abacaxi, manga e laranja. São frutas refrescantes que ainda têm um caldinho e estão à venda o ano todo.

Comecei com o básico e acrescentei as coberturas 

Naquela noite, deixei as frutas cortadas na geladeira em potes com tampa e acordei cedo para espremer as laranjas e fazer o caldo da salada. Peguei os 15 potinhos, coloquei num isopor com gelo, amarrei na bicicleta e fui para o centro. Vendi todos por R$ 2! Depois, comprei mais ingredientes. Como já tinha os potes, gastei menos. Fiz isso por seis meses. Conseguia ajudar nas contas da casa e economizei R$ 800, que usei para dar entrada num freezer e num computador. 

Era hora de expandir. Eu já vendia salada de frutas em lanchonetes e lojas do centro, porque o comércio é o melhor cliente. As pessoas já me recomendavam, o que fez meu número de pedidos crescer. Aí, incrementei os potinhos. Passei a oferecer coberturas de kiwi, morango, uva, mel, leite condensado, farinha láctea, leite em pó e granola. Cobro R$ 2,50 nos potes de 200 ml e R$ 3 nos de 250 ml. A que mais sai até hoje é a de leite condensado. Também passei a vender potes de 1 kg por R$ 12. 

Pago as contas, tenho moto e junto dinheiro! 

Como já estava conhecido, comecei a oferecer meu telefone para os clientes. Disse que aceitava encomendas e fazia entregas. Assim nasceu meu delivery. Meu slogan é “Viva saudável evitando gorduras. Coma salada de frutas”. As pessoas gostam. De lá pra cá, conquistei clientes fixos, como uma lanchonete que compra 20 potes de 200 ml por semana e um comerciante que compra 12 de 1 kg. Estou na boca do povo! Além disso, toda semana vendo ao menos 60 potinhos nas ruas a R$ 2,50. Lucro cerca de R$ 2 mil por mês, o dobro do que ganhava como repositor! 

Para agilizar as entregas, comprei uma moto. Agora eu posso! Tenho mais qualidade de vida que no passado. Antes, trabalhava todo fim de semana, mesmo doente. Hoje, se acordo ruim, fico até mais tarde na cama. Estava abaixo do peso e me alimentava mal. Agora sou pura saúde! Agradeço a Deus pela oportunidade, mas não parei por aqui. Estou juntando dinheiro para alugar um ponto e vender saladas de fruta, sorvete e açaí. Também quero estudar. Com a graça do Senhor, alcançarei tudo isso e muito mais! - SIMÃO PEDRO OLIVEIRA, 23 anos, vendedor, Souza, PB

“Minhas dicas para montar os potes e vender muito!”

✓ Faça o suco de laranja no dia da venda. Se fizer de véspera, ele fica passado e pode estragar o sabor da salada. 

✓ Evite frutas que escurecem, como maçã, banana e pera. Se quiser usá-las, mergulhe-as em água com limão após cortar. 

✓ Prefira frutas que soltem suco: abacaxi, melão e melancia. Elas formam um caldo próprio. 

✓ Cubra as frutas com filme plástico antes de tampar o pote. 

✓ Congelar as frutas tira o frescor. Guarde-as na geladeira. 

✓ Evite misturar frutas muito duras e azedas com as mais moles e doces. Prefira as que estão disponíveis o ano todo. 

✓ Acrescente coberturas para dar um toque especial às saladas e atrair mais clientes. Elas cobrem qualquer sabor azedinho.


sexta-feira, 13 de maio de 2016

8 filmes e séries que falam de política


A ficção explica os bastidores do poder político

POR THALITA LINHARES - EM 12.05.2016

Nos últimos meses não se fala em outra coisa além do cenário político brasileiro, e os próximos passos do Congresso. Para entender mais sobre o processo e os bastidores do poder político, preparamos uma lista com nove tramas que mostram o cenário. Confira:

House of Cards
A série do Netflix conta a história de Frank Underwood, congressista que tinha a promessa de um cargo no gabinete da presidência, caso assegurasse a eleição do presidente dos Estados Unidos. Após não receber o cargo prometido,  Francis, junto com sua esposa, Claire Underwood, elabora um plano para chegar ao poder.
A política brasileira, durante o processo de impeachment, foi comparada com a série em diversos aspectos. Entre eles, antes de perder o cargo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, estava sendo chamado de Frank brasileiro.

Getúlio
Com Tony Ramos como protagonista, o filme brasileiro conta a história e os bastidores do governo do ex-Presidente Getúlio Vargas.

Todos os Homens presidente
Baseado em fatos reais, o filme de 1972 conta a história de dois repórteres do jornal Washington Post que, alertados por uma fonte secreta, descobrem o que está por trás da invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata. As investigações revelam o envolvimento do presidente republicano, Richard Nixon, que o leva à renúncia.

O mordomo da  Casa Branca
A trama gira em torno da vida do afro-americano Cecil Gaines que durante 34 anos serviu como mordomo na Casa Branca. Baseado numa história real, Gaines, durante oito governos presidenciais americanos, testemunhou diversos fatos e se envolve na turbulência política e social do período.

The West Wing – Nos bastidores do poder
West Wing é uma série que mostra acontecimentos da ala Oeste da Casa Branca e os bastidores do poder político. Estrelada Martin Sheen como Presidente, a trama de 1999, apresenta a vida do Presidente e suas movimentações políticas.

A dama de ferro
O filme biográfico de 2011 é baseado na vida de Margaret Thatcher, a primeira-ministra do Reino Unido do século 20 com mais tempo no cargo. Interpretada po Meryl Streep, a primeira-ministra teve que enfrentar diversos tipos de preconceitos em um mundo até então dominado por homens.  Ela tomou visibilidade quando durante a recessão econôminica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu maior desafio foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.

Scandal
A série conta a história de Olivia Pope, ex-funcionária da Casa Branca que abre uma empresa especializada em comunicação e gestão de crise. No decorrer da trama, ela passa a resolver os problemas de seus clientes com metodologias ilícitas e, muita vezes, antiéticas pra que a situação não chegue na boca do público.

Veep
Na série de comédia, a senadora Selina Meyer  integra a chapa que conquista a eleição presidencial norte-americana e assume o posto de vice-presidente dos Estados Unidos.  Ela então descobre que o trabalho político está longe de ser o que ela imaginava, e terá que lidar com a imprensa e com os constantes jogos do poder.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Veja 25 lições profissionais para aprender antes dos 25 anos


por: Afonso Bazoll
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Encontrar o que te faz feliz é a chave para uma carreira sólida. O empresário canadense Derrick Fun, um dos mais bem sucedidos com menos de 30 anos, listou 25 lições para alcançar seus objetivos
O canadense Derrick Fung está entre os melhores e mais bem sucedidos empresários com menos de 30 anos, selecionados por ninguém menos que a poderosa Forbes. Ele deixou seu emprego na carreira de investimentos para seguir o sonho no ramo musical e tecnológico. Aos 25 anos, é CEO da empresa de música Tunezy, e escreve textos inspiradores sobre carreira e mostra como nunca é tarde para se fazer o que gosta.
“Quando completei 25 anos, há alguns meses atrás, passei a anotar algumas coisas que aprendi durante esse meu curto período de existência no planeta. O meu último ano foi como um passeio louco de montanha-russa, no qual tive a oportunidade de perceber certas coisas que nunca tive chance anteriormente. No ano passado, eu estava trabalhando no que considerava meu ‘emprego dos sonhos’ – antes de descobrir o meu ‘trabalho’ atual (não gosto nem de chamar de trabalho)”, disse ele em um seu blog pessoal.
Derrick relacionou as 25 lições que aprendeu de pessoas que conseguiram alcançar certas coisas na vida – empresários, advogados, figurões, banqueiros e até mesmo políticos. Ele concluiu que não existe fórmula nenhuma para o sucesso, mas existem lições que podem ser aprendidas durante essa caminhada. Veja a lista baseada nas suas experiências:
1. Arrisque-se enquanto ainda é jovem. Quanto mais velho você ficar, será mais difícil assumir riscos – mas eles sempre devem ser calculados.
2. A coisa mais importante que você aprende na escola é como aprender. Uma vez que você já dominar isso, nada vai ficar em seu caminho. Nunca pare de aprender.
3. Eu prefiro dizer que tentei e falhei do que viver uma vida de arrependimentos. Se você não tenta, perde toda chance que passa por você.
4. Sonhe alto. A vida é muito curta para sermos medíocres.
5. Música é a solução mais simples e barata para os problemas da vida. Monte sua lista de música favorita, coloque fones de ouvido e saia para dar uma volta. Você se sentirá bem instantaneamente.
6. Beba cerveja. Latinhas e latinhas de cerveja. Vai fazer você se sentir mais criativo. Ah, e vinho também.
7. Frequente barzinhos e conheça pessoas de diferentes classes sociais. Isso irá ajudá-la a entender as pessoas, e a tornará uma comunicadora melhor.
8. Comece seu próprio negócio o mais cedo possível. Mesmo que seja uma barraquinha de limonada, isso irá ensiná-la lições de empreendimento que você usará para o resto da vida.
9. Se você vai fracassar, fracasse rápido e torne isso público. Não prolongue essa situação. Depois disso, dê a volta por cima. Saber que os outros viram seu fracasso vai encorajá-la a mostrar que ele estão errados.
10. Conheça pessoas diferentes. A vida dá diversas voltas, e você nunca sabe o que pode acontecer.
11. Quando a vida te der um limão, faça uma limonada. Então chame todos os seus amigos. Seja otimista. Isso o consumirá como um chama de fogo.
12. O sucesso não nos leva à felicidade. Você precisa ser feliz antes de se tornar uma pessoa de sucesso. Ache o que te faz feliz – e não pare até você alcançar isso.
13. Muitas pessoas não querem começar seu negócio porque têm medo. O sucesso empreendedor está para aqueles que estão dispostos. Se você tem medo de largar seu emprego de oito horas é porque isso não foi feito para você.
14. Cerque-se de pessoas que são mais inteligentes que você. Essa é a única maneira que você será desafiado para crescer.
15. Apenas aquelas pessoas que estão na luta com você merecem celebrar o seu sucesso.
16. Selecione seus desafios com cuidado. Existem apenas 24 horas no dia. Se algo não está valendo seu tempo, é hora de dizer não, ou terceirize tudo!
17. A coisa mais importante para se investir é em você mesmo. Assista aulas para se tornar uma pessoa melhor e nunca pare de aprender. Compre livros. Muitos.
18. Amigos de verdade nunca vão questionar porque você sumiu da face da Terra. Eles estarão ali por você incondicionalmente.
19. Quanto mais confortável você estiver em um trabalho que você não gosta, mais difícil fica largá-lo para seguir seus sonhos. Aprenda que você pode, e vá mudar o mundo.
20. O trabalho dos sonhos não existe. Você tem que criá-lo.
21. Viaje o quanto você puder. Você voltará com novas perspectivas do mundo e mais ideais de como pode mudá-lo.
22. “Obrigada” – A palavra mais poderosa do dicionário.
23. Deus nos deu um propósito. Não se acomode até você encontrar o seu. Eu não achava que o meu era sentar em frente a um computador e ficar procurando arquivos, então continuei procurando.
24. O mundo parece ser grande e assustador. Quanto mais velho você fica, mais você percebe que tudo tem um jeito. Nada está escrito em pedra. Não fique preso no status quo.
25. A vida não é fácil. Mas ter o apoio das pessoas certas durante sua jornada é essencial – e esse é um longo desafio.

O recrutamento via redes sociais já é realidade e dá frutos


por: Afonso Bazolli

Um estudo internacional da Jobvite, empresa norte-americana que atua no mercado de soluções para recrutamento, apontou que 92% dos profissionais que atuam na área de recursos humanos pretendem utilizar as redes sociais para contratação.
Outra pesquisa da Robert Half, especializada em recrutamento, mostra que 44% das companhias brasileiras usam redes sociais para avaliar candidatos a colaboradores, enquanto 39% falariam com o candidato antes de decidir sobre a contratação. Um dado importante: apenas 17% das empresas brasileiras disseram que não deixariam de contratar um candidato com ótimo currículo devido a alguma informação negativa ou foto inadequada em seu perfil no Facebook, Twitter ou Orkut.
É justamente nesse ponto negativo que as redes sociais têm influenciado às empresas. Dados da CareerBuilder, atuante no segmento de soluções em capital humano, indicam que, nos Estados Unidos, ao menos dois em cada cinco gerentes e profissionais de RH (43%) dizem ter obtido informações que levaram à eliminação de um determinado candidatos à vaga de emprego por conta das informações que ele compartilhava nas redes sociais. Em metade dos casos de exclusão, consideraram o conteúdo provocativo ou inapropriado.
48% encontraram indícios de consumo de drogas e álcool e 33% apontaram o uso de linguajar chulo. Foram desclassificados também candidatos com baixa capacidade de comunicação, representando 30%; comentários preconceituosos com 28%; e mentiras em relação às suas qualificações com 24%.
Contudo, os empregadores também relataram a descoberta de conteúdos que tornaram os candidatos mais atraentes: 57% mencionaram que o candidato transmitiu uma imagem profissional; 50% revelaram boa sensação em relação à personalidade do avaliado; e 50% se depararam com uma ampla gama de interesses do candidato.
É notável a utilização das redes sociais para vislumbrar o comportamento do candidato e sua personalidade fora da entrevista, identificando como o profissional se encaixaria na cultura da empresa. O recrutamento nas redes sociais é uma realidade e pode trazer frutos às corporações.
No Brasil a tendência também se confirma com o aumento no uso da Internet e Redes sociais. Segundo dados do IBOPE Media, no primeiro trimestre, o Brasil passou da casa dos 100 milhões de pessoas com acesso à Internet. Com 102,3 milhões, o período apresentou um crescimento de 9% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior, que fechou com 94,2 milhões.
O brasileiro está mais online, e o principal, cada vez mais ágil na captura de informações. As redes sociais também são utilizadas intensamente: o Facebook já computa 67 milhões de perfis com origem nacional, registrando um crescimento de 458% em sua base de participantes no Brasil em um período de dois anos. O LinkedIn, rede social mais voltada para o mundo profissional, possui mais de 13 milhões de usuários brasileiros. De acordo com o próprio CEO da rede no país, o site pretende alcançar agora pessoas que não estão efetivamente procurando por vagas, mas que estariam dispostos a ouvir propostas.
A prática em utilizar redes sociais para fins profissionais está cada vez mais em alta, afinal, são rios de informações que podem auxiliar o recrutador a traçar um perfil do candidato.

3 coisas que você precisa saber sobre a criatividade


Primeira coisa: a criatividade não é um mistério

Redação, Administradores.com, 

Você dá valor à criatividade em seu negócio ou ambiente de trabalho? Se sua resposta não foi um grande e enfático "sim", saiba que está na hora de repensar sua postura. "A criatividade é geralmente negligenciada. As pessoas de negócios tendem a pensar que o que elas fazem é algo muito planejado, muito organizado, muito estratégico, e é claro que deveria ser, mas os negócios não poderão prosperar, especialmente sob condições de competitividade moderna, sem inovação, e a inovação depende da criatividade", afirma a professora da Universidade de Harvard Teresa Amabile, especialista em criatividade.
Amabile, que pesquisa sobre criatividade há mais de 35 anos e é autora do “The Progress Principle”, livro referência em criatividade corporativa, falou sobre o tema na nova temporada do"Leadership: a Master Class", disponível para assinantes do Administradores Premium. Abaixo, elencamos alguns pontos fundamentais para entender a criatividade, de acordo com Amabile:
1. A criatividade não é um mistério
Devemos à criatividade alguns dos maiores progressos da humanidade. Por ser uma força tão forte, acabamos criando ao redor dela uma aura de mistério. A verdade é que ela é bem simples. "Criatividade é a produção de tudo, seja uma ideia, um produto tangível, um desempenho, tudo que é moderno e adequado. Nos negócios, criatividade é fazer algo diferente do que já foi feito, algo que contribua para uma finalidade válida", afirma a professora Teresa Amabile.
2. A criatividade nasce em qualquer lugar
É um mito a ideia de que a criatividade ocorre apenas na área das artes. "Criatividade pode acontecer em qualquer domínio de esforço humano, em geral, contanto que as pessoas estejam fazendo algo novo que funcione, que seja possível", explica a especialista. 
3. É preciso conhecimento para ser criativo
Amabile defende que, para ser criativo, é preciso primeiro ter um conjunto de habilidades. "Você nunca será capaz de ser inovador em física nuclear a menos que você saiba algo, provavelmente muito, sobre física nuclear. Então você deve ter aprofundamento na
área que você trabalha, seja nas artes, matemática, marketing, qualquer que seja", afirma. A especialista conta que esse aprofundamento depende de talento, algo que nos é parcialmente inato, mas que também depende muito de experiência, e de
treinamento, seja formal ou informal.
Você pode assistir aqui ao trailer da nova temporada de Leadership: a Master Class. Para ver o conteúdo completo, além de ter acesso a outros cursos e workshops e uma série de benefícios como destaque para publicação de artigos, assinatura da revista digital Administradores, basta assinar o Administradores Premium. Saiba mais aqui: https://www.administradores.com.br/premium