segunda-feira, 6 de junho de 2016

30 dicas de como criar um nome de empresa


30 novembro, 2015 3:08 pm Criado por  
Saber como criar um nome de empresa é uma questão que aflige a maioria dos empresários quando estão passando pela fase de abertura de um novo negócio.
E esta é uma dúvida completamente normal e demonstra que este empreendedor tem total entendimento da importância da escolha do nome. Afinal, é por meio dele que seus produtos e serviços serão chamados no mercado. É assim que sua marca será conhecida e divulgada para o público. Qualquer erro neste momento crucial pode ter consequências bastante desanimadoras.o-que-nc3a3o-escrever-no-currc3adculo
Imagine um ótimo serviço ou produto ser rejeitado pelo público alvo devido a escolha de um nome infeliz?
E os custos e gastos de ter que mudar isso, reimprimir materiais, “re-adesivar” veículos, trocar os logos em fachadas, camisetas, uniformes, folders, cartões de visita etc.
Para ajudar você a criar um nome de empresa que seja o mais adequado para o seu negócio e que se mantenha por muito tempo atual, apresentaremos uma série de dicas nesta postagem.
Começando pela função do nome de uma empresa. Afinal, não há como criar um nome para empresa sem saber exatamente qual sua função, concorda?
como-funciona-assessoria-contabilidade
10 Funções do nome para uma empresa
  1. Identificar produtos e serviços
  2. Diferenciar a empresa dos concorrentes
  3. Ajudar seu público a se lembrar de sua empresa
  4. Possibilitar a divulgação de sua marca
  5. Chamar mais atenção no ponto de venda e outros canais
  6. Evidenciar seus diferenciais competitivos
  7. Um nome adequadamente criado passa o posicionamento de sua marca
  8. Criar uma identidade com o público
  9. Agregar valor à marca
  10. E, é claro: vender mais e ter mais lucro!
Na verdade, tudo que se faz em um negócio, no final das contas, tem este objetivo de trazer resultados, apontado no item 10 de nossa lista. E não tem como criar o nome da empresa sem ter esse objetivo em mente. Ressaltamos essa função do nome para dissuadir alguns empresários que insistem em usar o nome da empresa para homenagear familiares, cidades ou mesmo promover seu nome pessoal.
Isso pode acontecer? Sim, até pode, mas só será produtivo se também atender aos interesses mercadológicos da empresa.
Caso contrário, o empresário estará desperdiçando uma importante e estratégica oportunidade, como criar um nome de empresa perfeito, apenas para atender seu gosto pessoal.
redator-publicitário

Como criar o nome da empresa

Dividimos esta tarefa em 3 fases:
  1. Pesquisar e definir informações
  2. Ter ideias de nomes
  3. Fazer o checklist final
Vamos lá, criar o nome para uma empresa?
  1. Pesquisar e definir informações
  1. Qual seu público alvo?
  2. Qual seu perfil demográfico? Onde mora? Que idade tem? Sexo, estado civil, escolaridade, profissão etc.
  3. Qual seu perfil psicológico: Do que gosta? Quais são seus valores? Como se diverte? Quem admira e são seus ídolos? Que causas defende? Quem ele influencia e por quem é influenciado, entre outras perguntas.
  4. Faça uma lista de seus produtos e serviços.
  5. Defina claramente seu posicionamento, isto é: que lugar quer ocupar nos corações e mentes desse público?
  6. Determine seus diferenciais: qual o benefício oferecido para que seu público escolha a sua marca, e não a marca de um concorrente, na hora de adquirir seu produto ou serviço?
  7. Relembre sua missão, visão e valores.
  8. Pesquise as marcas dos concorrentes no mercado para entender como trabalham o nome.
  9. Pesquise uma lista de nomes de empresas em geral que parecem adequados e porquê.
  10. Veja se há algum impedimento jurídico para certos tipos de nomes ou palavras em seu ramo.
Agora que você e sua equipe tem tudo isso na cabeça, vai ficar bem mais fácil de achar ideias para saber como criar um nome de empresa que acerte em cheio o seu público alvo!
  1. Ter ideias de nomes
É a parte mais desafiadora. E também a mais divertida.
35cb7242f72e2a1c75e05bed60cd04f6bea17bfc
E pode ter certeza: Não tem como criar o nome para a empresa sem fazer um Brainstorm. É bem provável que você já tenha ouvido falar das tempestades cerebrais (significado de brainstorm em inglês), mas será que se lembra direitinho como se faz um?
Lá vai:
  1. Reúna a equipe, em torno de umas 8 pessoas (ou mais), em um lugar agradável.
  2. Não se esqueça de água, sucos e lanchinhos.
  3. Defina o período da reunião (2 a 4 horas) e avise que haverá um intervalo bem no meio.
  4. Escolha um mediador.
  5. Determina um “secretário” para anotar todas as ideias que forem surgindo em um flip chart.
  6. Passe o briefing com tudo que pesquisou.
  7. Esclareça o objetivo: escolher 4 ou 5 sugestões de nomes para a empresa.
  8. Inicie a “tempestade cerebral”, mas lembre-se: é proibido criticar, dizer que não vai funcionar, ou apontar erros nos nomes sugeridos! O objetivo é não inibir essa avalanche de ideias: queremos quantidade!
  9. Na volta do intervalo, aí sim: os participantes debatem entre si as ideias, questionam e complementam.
  10. São definidos os 4 ou 5 melhores nomes.

Está quase acabando este processo de como criar nome para a empresa, vamos fazer o checklist?
  1. Fazer o checklist final
Marque um X nos itens atendidos:como criar um nome de empresa
Este nome:
  1. (   ) Nos diferencia dos concorrentes?
  2. (   ) Cria identificação com o público?
  3. (   ) É curto?
  4. (   ) É simples e direto?
  5. (   ) Fácil de lembrar?
  6. (   ) Fácil de entender e pronunciar?
  7. (   ) Tem foco, isto é, não tenta passar “mensagens” demais?
  8. (   ) Não tem dupla interpretação?
  9. (   ) Tem significados estranhos em outros idiomas?
  10. (   ) É original e único?
Nem sempre é possível atender a todos itens da lista. Seja criterioso e tome sua decisão.
Em seguida, registre imediatamente o nome no INPI!
como criar um nome de empresa

Como criar um nome para empresa recebendo centenas de opções?

Sabe uma outra excelente maneira de encontrar um nome para sua empresa e até mesmo para um produto ou serviço?
Na verdade, além de nome, você pode pedir também para criar um slogan, separadamente para um nome que já existe, ou já pedir os dois de uma vez só!
Conheça o We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, com mais 85 mil profissionais de design e criação cadastrados. Funciona assim: você se cadastra no site e faz seu pedido de criação de nome (ou outro material de comunicação que precise).
Rapidamente você começa a receber sugestões e em 24 horas já terá dezenas delas. E então você vai selecionando e pedindo ajustes até escolher a melhor! Antes do que você imagina, já terá um nome para usar em sua empresa ou seu produto. Tudo isso online, muito rápido, prático e com ótimos preços que você pode pagar em até 12 vezes no cartão de crédito!
E mais: se não gostar de nenhuma opção enviada, recebe seu dinheiro de volta!
como criar um nome de empresa

Sobre o autor dessa postagem

Pedro Renan

CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo, certificado pela Hubspot, Rock Content e Resultados Digitais. Cursou Administração na FGV, com passagens pelas áreas financeira, comercial e atendimento. Pedro é apaixonado por empreendedorismo e inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário