segunda-feira, 11 de abril de 2016

10 Sites de Cursos Online Gratuitos

Nesse mercado cada vez mais competitivo, se manter qualificado e atualizado é primordial para se destacar e alcançar o novo trabalho tão desejado ou uma promoção. E com a ajuda da tecnologia, a internet é uma grande aliada aos bons profissionais. 
Sendo assim, vou indicar 10 sites com diversos cursos gratuitos que podem contribuir para o seu sucesso profissional. A maioria dos cursos fornecem certificados de conclusão.
Fonte:

Ciclo P.D.C.A

por 



Ciclo de aperfeiçoamento contínuo do processo


Definição

É um método de gestão que propõe abordagem organizada para a solução de problemas ou acompanhamento de um processo.

Objetivo

Orientar de forma simples e segura as etapas de preparação e execução de atividades predeterminadas, para atingir o sucesso no aprimoramento ou implantação de um processo qualquer.

Descrição

O ciclo de aperfeiçoamento contínuo do processo pressupõe quatro etapas cíclicas e contínuas . A sigla P.D.C.A. vem do inglês:

- P (Plan) -> Planejar;
- D (Do) -> Executar;
- C (Check) -> Verificar/Controlar;
- A (Act) -> Agir/Aprimorar.

Planejar

Consiste em estabelecer um plano, que pode ser um cronograma , um gráfico ou um conjunto de padrões. Esta etapa subdivide-se em :

Definir metas (o que fazer)

A meta deve ser:

- Clara - entendida da mesma forma por todos;
- Exequível - algo cuja execução seja possível;
- Mensurável - algo que pode ser medido (mensurado).

Definir método (como fazer)

Além do como fazer , é necessário que se defina : quem , quando , onde, quanto  e por que vai fazer.

Essas perguntas são conhecidas como o método 5W d 1H que vêm do inglês:  Who? (quem?); when?(quando?); where?(onde?); what?(quanto?); why?(por que?) e how?(como?).

Executar

Executar tarefas exatamente como prevista na fase anterior (planejamento) e coleta de dados para verificação do processo.

Nesta etapa é essencial treinamento no trabalho decorrente do plano e a coleta de dados resultantes da execução.

Verifcar/Controlar

Comparar dados coletados na fase anterior (execução) com os resultados obtidos a partir da meta planejada.

Agir/Aprimorar

Nesta etapa o responsável pelo processo deve cuidar para que haja a consolidação dos resultados , se estes estiverem conforme o planejado ou propor ações corretivas, se algum problema foi localizado durante a fase anterior (verificação/controle).

Quando os resultados obtidos estão conforme o planejado e se deseja consolidá-los , surge o ciclo S.D.C.A. (Standardize, Do , Check, Act - Padronizar , Executar, Verificar/Controlar, Agir/Aprimorar).

A constante interação do ciclo P.D.C.A. com o ciclo S.D.C.A. possibilita a chamada melhoria contínua (Kaizen).

Aplicar os dois ciclos ou não aplicá-los determina os dois tipos básicos de empresas: As empresas que não aplicam o ciclo P.D.C.A. apresentam um comportamento caracterizado popularmente como serrote.

Neste caso as melhorias obtidas são perdidas com o tempo devido a não incorporação das mesmas ao sistema.

As empresas que aplicam o ciclo P.D.C.A. e posteriormente o ciclo S.D.C.A. têm um comportamento caracterizado como escada.

Como todo processo tem um caráter dinâmico, ou seja , está constantemente sendo readaptado pelas novas exigências dos clientes , o ciclo P.D.C.A. também deve ter esse dinamismo e , para tanto , deve ser reavaliado frequentemente.

Nessas empresas os resultados das melhorias são mantidos e o ciclo recomeça de um novo patamar , aperfeiçoando cada vez mais a qualidade . O conhecimento adquirido será sempre somado.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

7 dicas, macetes e apps que uso para organizar o meu dia e ser mais produtivo no trabalho


Quando era mais jovem, minha cabeça borbulhava de ideias e queria contá-las para alguém, fazer algo de valor. Mas a maioria delas eram abortadas – ou nem chegavam a ser ouvidas. E como a maioria de vocês já sabe, foi nesse momento que decidi abrir a Samba Tech com uma cultura interna diferenciada.
O sonho de empreender pode parecer fácil para quem olha de fora, mas, na verdade, é duro, cheio de obstáculos e também muito, mas muito corrido. Muitos me perguntam como organizo minha rotina corporativa com minha vida pessoal. Tudo é muito dinâmico. Para ter uma ideia, ao longo de uma semana chego a estar em cinco cidades e dois países diferentes e, às vezes, mal consigo ficar em casa ou ir ao escritório da Samba, em Belo Horizonte.
Além de contar com o suporte de uma equipe fora de série, que me mantém tranquilo e atualizado sobre tudo o que está acontecendo nas diferentes áreas das empresas, busquei algumas formas para me organizar e aumentar a minha produtividade e qualidade no trabalho.
Vou contar algumas delas para vocês, confira.
  1. Dias temáticos: Cada dia da minha semana é dedicado a um tema. Por mais que eu tenha uma série de atividades variadas, sei que a segunda-feira, por exemplo, é o dia em que estou focado nas métricas da empresa (gestão das KPIs) e no RH. Na terça, costumo me voltar para a área Marketing; na quarta o foco é em produtos, na quinta em tecnologia e sexta em clientes e finanças. Dessa forma, consigo criar um padrão, manter minha mente ativa em um determinado assunto e me comunicar de forma mais eficiente com esses times.
  2. Tecnologia: Como todo mundo sabe, sou fanático por inovação e gosto de trazer para o meu dia a dia uma série de ferramentas digitais que possam me ajudar. No WhatsApp, por exemplo, criei grupos de comunicação direta com todos os times. Tenho lá o grupo "Vendas + CEO", onde envio e recebo mensagens do time comercial, de onde quer que eu esteja. Uma outra ferramenta que tenho utilizado é o Kast, do qual fui selecionado para ser um beta tester. Esse é um aplicativo para comunicação corporativa em vídeo. Com ele, é muito fácil manter toda a empresa atualizada sobre o que está rolando, quais são as novidades e os desafios que estão por vir. Muitas vezes, devido a correria, não consigo parar para escrever um e-mail ou enviar uma mensagem de texto. Dessa forma, gravo um vídeo rapidamente e a mensagem chega a todos os funcionários de forma ágil, homogênea e sem burocracia. Também utilizo o Slack para ver o que acontece em todas as áreas da empresa e poder me dar idéias em cima de discussões que acontecem por lá!
  3. Conectividade: Um líder precisa estar conectado com o mundo e com tudo que acontece. Mas é muito difícil conseguir ler todos os artigos, ebooks e papers que recebo diariamente. Por isso uso o aplicativo Pocket, para armazenar e gerenciar as informações que recebo pela internet. Aí, quando entro no avião, ligo meu fone da Beats, toco minhas playlists no Spotify e começo a leitura de coisas que guardei durante a semana. Também mantenho as apresentações comerciais da Samba e as minhas palestras noDropbox.
  4. Ideia: A cabeça de um empreendedor borbulha de novas ideias. Para conseguir mantê-las frescas, andava com um Moleskine para todos os lugares onde ia. Mas depois era bem difícil encontrar as anotações. Aí passei a usar oEvernote, não só para escrever, mas também para gravar áudios – que às vezes é bem mais prático que a escrita. Também uso muito o Blogo, ferramenta que facilita a vida de quem gosta de escrever para blogs. 
  5. Planejamento: Dentre todos esses compromissos que tenho diariamente, meu maior desafio é entender que preciso estar disponível em qualquer lugar do mundo. Portanto, procuro ter uma visão do que vou fazer nos próximos três a cinco dias. Às vezes é bem complicado, mas é dessa forma que consigo me preparar com antecedência para os compromissos. E a melhor ferramenta para isso, na minha opinião, é o Wunderlist. Lá monto o meu To-Do dos próximos dias, semanas e meses. Anoto tópicos importantes para as próximas reuniões de conselho da Samba AdsRaccoonSamba Tech,Smartalk e Dito; faço lista de funcionalidades futuras para cada produto da Samba, assuntos importantes para reunião de diretoria e até coisas que preciso fazer em casa (como comprar flores pra esposa). Também uso um plugin para o Chrome chamado de Momentum, que faz uma pergunta diariamente: "Qual o seu principal foco hoje?". 
  6. Informação: Para me manter atualizado sobre as metas da empresa, mesmo quando estou fora, utilizo o PowerBi da Microsoft, que integra com os produtos que usamos no suporte/operações (Zendesk), RH (Recruiterbox eADP), TI (Github), Marketing (RDStation), Vendas (Salesforce e PipeDrive) e Financeiro (SAP), me dando os dados mais importantes via um aplicativo de celular.
  7. Saúde e Lazer: Já tive diversas pulseiras que medem os passos e batimentos cardíacos, mas até hoje device o que mais gostei foi o relógio da Moto 360, da Motorola. Ele se conecta bem com meu Android Nexus 6P, e com o aplicativo de esportes da UnderArmour. Quando tempo tempo e quero sair um pouco da rotina adoro jogar o The Division, pro Xbox One em casa e o Fifa 2016 na Samba. 

Hoje, além de CEO da Samba Tech, gerencio outras duas empresas e faço parte do board de outras três. Toda essa responsabilidade me obriga a estar presente em muitas reuniões e decidir junto com outros empreendedores novas estratégias para alavancar esses negócios no mercado.
Como podem ver, o sonho de empreender não é fácil, mas talvez fique um pouquinho mais se você souber equilibrar todos os compromissos do dia a dia.
Aí você me pergunta, e o descanso onde entra na sua rotina? O único momento em que me desconecto do mundo business é quando estou com minha família. Procuro sair do escritório às 18h, pois quero ver meus filhos acordados quando chegar em casa, e assim que entro por lá, o celular fica bem longe.
Todo empreendedor precisa dos seus momentos de respiro, para limpar a mente e iniciar o dia seguinte com força total. É fundamental entender que os momentos devem ser vividos de forma intensa e com qualidade. Quando estou fazendo algo, seja em casa ou no trabalho, estou ali 100%. E é isso que faz toda a diferença.
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/7-dicas-macetes-e-apps-que-uso-para-organizar-o-meu-dia-caetano?trk=eml-b2_content_ecosystem_digest-recommended_articles-45-null&midToken=AQHkHofj3U9XgQ&fromEmail=fromEmail&ut=1YSdudRuabjTc1

7 livros essenciais para empreendedores


As obras cobrem temas que vão desde gestão financeira até o marketing, passando por estratégia competitiva e muito mais

Redação, www.administradores.com, ompartilha
iStock

Empreender exige conhecimento e leitura. Quem deseja fazer com que um negócio cresça e prospere, precisa adquirir conhecimento e isso se dá, entre outras coisas, por meio dos livros. Pensando nisso, selecionamos sete obras consideradas essenciais para quem é empreendedor ou pretende ser.
Os livros cobrem temas que vão desde gestão financeira até o marketing, passando por estratégia competitiva e muito mais.
Confira abaixo nossas sugestões:

1 - "O fim do marketing como nós conhecemos", de Sergio Zyman

Este livro narra de forma ácida o case da New Coke, que aconteceu nos anos 1980. Foi um grande e raro erro de marketing da Coca-Cola, que na época lançou um novo refrigerante no mercado, com sabor mais adocicado e retirou o produto tradicional do mercado americano. No livro, Zyman explica o que aconteceu na época e como a empresa lidou com o problema que atingiu o negócio em todas as suas esferas. 

2 - “Princípios de Administração Financeira”, de Lawrance J. Gitman 

É conhecido como a Bíblia da gestão financeira. Adotado por muitos cursos de Administração, é um livro para se fazer os exercícios e ser consultado com frequência, especialmente para quem está fazendo planejamento financeiro. Um livro com um sentido prático e que, usado em consonância com uma plataforma de gestão financeira eficiente, como o QuickBooks ZeroPaper, pode trazer grandes resultados.

3 - "Quem pensa enriquece", de Napoleon Hill

Escrito há 70 anos, o conteúdo permanece atual ao abordar a construção das riquezas e sua relação com o cérebro humano. Para o autor, o comportamento das pessoas é um fator decisivo em relação à prosperidade, mais até que acesso à informação e formação privilegiada.

4 - “O Segredo de Luísa”, de Fernando Dolabela

É um livro indicado para quem está no início da trajetória como empreendedor. Fernando Dolabela, especialista no assunto e um dos palestrantes mais bem referenciados do Brasil, conta a história de uma jovem do interior de Minas Gerais que está descobrindo os caminhos para montar um negócio.

5 - "Como fazer amigos e influenciar pessoas", de Dale Carnegie

Na era do networking, nada melhor que revisitar um clássico dos relacionamentos e gerenciamento de pessoas. Um dos fatores mais importantes para o sucesso está na construção de boas relações.

6 - "Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros", de Gustavo Gerbasi e Rafael Pachoarelli

“Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros” ajuda os iniciantes a organizarem a movimentação financeira dos negócios. A linguagem é acessível, mas os temas e conceitos da área são abordados com profundidade.

7 - “Matemática para Empreendedores”, de James Teixeira

O empreendedor não pode se desprender de conceitos matemáticas. A boa gestão financeira é um dos pilares do sucesso. Esse livro ensina a manter o equilíbrio das contas.

5 apps que todo o empreendedor deve usar


A tecnologia é uma grande aliada do novo perfil empreendedor. Além de facilitar o trabalho e aumentar a produtividade, a tecnologia permite melhorar o serviço prestado e assim melhorar significativamente a experiência dos clientes. Existem diversos benefícios de aderir a soluções tecnológicas em um negócio, seja ele grande ou pequeno.
Os aplicativos são ótimas ferramentas não somente para ajudar a empresa, mas sim para auxiliar empreendedores na organização, produtividade e tomada de decisões. Muitos deles também oferecem qualificação para quem está iniciando como empreendedor ou para aqueles que procuram por conhecimento a fim de solucionar problemas ou expandir seu empreendimento.
Abaixo nós separamos 5 aplicativo que todo o empreendedor deve usar.
- Agendor
O Agendor auxilia empreendedores e equipes de vendas ao organizar e centralizar o cadastro de clientes em uma única plataforma. Além disso, é possível gerenciar saídas e entradas de produtos e analisar o desempenho comercial de sua empresa. Clique aqui para fazer o download.
- Evernote
O Evernote permite que os empreendedores o utilizem de diferentes maneiras. Por ir muito além de um simples app de anotações, os profissionais podem adaptá-lo às necessidades de seus empreendimentos. Muitas empresas utilizam o serviço como uma central para troca de informações. Outras utilizam o app para catalogar produtos ou gerenciar pedidos de clientes de maneira mais detalhada. Clique aqui para fazer o download.
- Asana
Com o Asana os empreendedores podem ajudar equipes a organizarem seus projetos, desde os primeiros passos até a sua conclusão. Com ele é possível comentar tarefas, editá-las e se comunicar com toda a equipe. Clique aqui para fazer o download.
- CamCard
Cartões de visitas ainda são ferramentas usadas com bastante frequência entre profissionais de diversas áreas. Mas com a tecnologia é possível organizá-los de maneira fácil e mantê-los centralizados e com facilidade de acesso. O CamCard permite que você possa salvá-los em seu celular. Clique aqui para fazer o download.
- Coach.me
O Coach.me é um aplicativo que ajuda os empreendedores a cumprirem suas metas diárias. Com ele o usuário pode definir tarefas e receber alertas para cumpri-las. Além disso, o app disponibiliza um fórum onde os usuários podem trocar informações. Clique aqui para fazer o download.
Independentemente de qual setor você escolher para iniciar o seu próprio negócio é importante estar qualificado e ter conhecimento suficiente para ser um empreendedor. Para você que já é um empreendedor, o conhecimento pode ajudar a sua empresa a ir muito mais longe.

Para ajudar você a realizar o seu sonho de ter o seu próprio negócio ou para você que já possui a sua empresa, nós da WFour Cursos desenvolvemos um dos melhores cursos online na área. O Curso de Empreendedorismo possui um conteúdo essencial para você que vai começar a empreender ou quer saber como levar o seu negócio ao sucesso. Para conhecer mais sobre o curso, que é sem mensalidades e possui certificado, basta acessarwww.wfourcursos.com/empreendedorismo.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS: 9 MOTIVOS PARA MONITORAR AS MÍDIAS SOCIAIS DA SUA EMPRESA


Postado por Gabriel Motta
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Há algum tempo atrás, quando um cliente se sentia lesado por conta de um produto ou serviço, o alcance dessa reclamação se resumia a família e amigos mais próximos, sendo improvável que a imagem da empresa fosse muito prejudicada pelo boca a boca negativo.
Hoje, nos tempos de redes sociais, qualquer cliente insatisfeito pode postar sua reclamação no Facebook e isso tomar proporções gigantescas, impactando milhões de usuários e prejudicando seriamente a reputação de sua marca. Por isso, é tão importante realizar o monitoramento de redes sociais. Conheça a seguir algumas razões para apostar no monitoramento:

Por Que Monitorar As Redes sociais: A Importância Do Monitoramento de Mídias Sociais Para Empresas

As redes sociais são um ambiente democrático onde quem tem o poder de elogiar, criticar e sugerir melhorias é o cliente. Mesmo parecendo um ambiente hostil para algumas empresas, a realidade é que é possível (e muito recomendado) se beneficiar das opiniões dos seus clientes.
Se sua empresa for capaz de resolver prontamente os problemas e reclamações, der destaque aos elogios e considerar as sugestões como feedbacks de melhoria, certamente estará no caminho certo.
Veja agora as principais vantagens que sua empresa obterá ao acompanhar de perto seu público nas mídias sociais, por meio do monitoramento de redes sociais:

BENEFÍCIOS DE INVESTIR NO MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS

  • Realize SAC 2.0 e resolva problemas dos clientes

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Costuma ser problemático quando um dos seus clientes tem problemas com seu o produto ou serviço, especialmente quando a reclamação é compartilhada nas redes sociais com visibilidade para o mundo inteiro. No entanto, isso também pode representar uma oportunidade de estabelecer um relacionamento com o cliente, entendendo seu problema e o solucionando.  
Se sua empresa identificar e resolver estas questões rapidamente, isso evitará que a imagem da sua marca seja comprometida, além de estabelecer um relacionamento de proximidade e confiança com seus clientes.  O atendimento via redes sociais é conhecido como SAC 2.0 ou ainda SAC 3.0 - e facilita a comunicação entre cliente e empresas.Entenda o que é SAC 2.0 E Dicas de Como Fazer Na Sua Empresa
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Scup, 47% dos brasileiros já preferem ser atendidos exclusivamente pelas redes sociais - e não mais por meios tradicionais, como SAC telefônico e e-mail. Por isso, realizar o SAC 2.0 já é uma realidade para as empresas brasileiras.
2) Identifique os fãs da sua marca - e aqueles que estão insatisfeitos
Ao monitorar as redes sociais é fácil identificar os seus maiores fãs, ou seja, aqueles consumidores que são fiéis e defendem a sua marca. Dessa maneira, você pode criar estratégias para manter esses clientes mais próximos, incentivando-os indiretamente a continuarem falando bem da sua marca. Você também pode alavancar os comentários positivos desse público fiel e utilizá-los como um depoimento confiável de clientes satisfeitos com seus serviços.
Mais do que isso, por meio do monitoramento de redes sociais é possível identificar quais clientes - ou potenciais consumidores - estão insatisfeitos com sua marca. E melhor ainda: o porque. Com esses insights, é possível identificar os pontos falhos de seus serviços e o que precisa ser aprimorado. Além disso, ao resolver um problema de um cliente, você estará iniciando um processo de fidelização de sua base de prospectos e clientes.
3) Monitore Seus Concorrentes Nas Redes Sociais
Toda empresa quer saber o que os clientes pensam sobre os concorrentes e seus serviços: Quais são seus pontos falhos? O que poderia ser melhor? O preço está agradando?
Através das redes sociais essa tarefa fica muito mais fácil. Analisando o perfil dos seus concorrentes, é possível identificar o que os clientes deles gostam e o que não gostam, quais os maiores problemas que eles reportam, quais reclamações ou elogios são feitos, etc.
A partir disso, sua empresa poderá aprender muito sobre a concorrência e utilizar essas informações estrategicamente para melhorar seus serviços e ganhar vantagem no mercado.

4) Obtenha informações estratégicas sobre a performance da sua marca

O que pode ser melhorado no seu produto? Quais são os pontos da sua empresa que não estão agradando os clientes e por que? Você tem essa informação atualmente?
Uma das melhores maneiras de melhorar os serviços ou produtos de uma empresa é conhecer a opinião dos clientes. Saber o que eles estão falando de sua marca, receber críticas construtivas, elogios e sugestões, certamente, ajudará a sua empresa a se aperfeiçoar e saber o que está agradando e o que não está. Assim, o negócio como um todo pode ser melhorado.

5) Aperfeiçoe suas campanhas de marketing online

Nas redes sociais, cada ação gera uma reação que pode ser analisada em tempo real. Essas informações podem ser muito benéficas para planejar melhor suas campanhas, identificando quais as palavras-chave são mais relevantes, por exemplo. Assim, é possível aperfeiçoar suas abordagens perante os consumidores.
A maioria das ferramentas de monitoramento de redes sociais permite analisar cada menção pública que cita sua marca, e as classifica automaticamente por sentimento: positivo, negativo ou neutro. Assim, é possível mensurar o sentimento geral de sua audiência nas redes sociais - bem como os ponto chave das reclamações.

6) Previna Crises e Faça a Gestão de Crises de Imagem

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Caso sua equipe não esteja sempre atenta às menções a sua marca nas redes sociais, crises de imagem podem ocorrer antes que você consiga resolver as reclamações de seus clientes insatisfeitos.
A maioria dos problemas que dão origem a crises de imagem e reputação, se identificados com antecedência, podem ser resolvidos por meio do monitoramento de redes sociais em tempo real. Dessa maneira, é possível agir rápido para encontrar uma solução, antes que o problema seja amplamente divulgado.

7) Identifique Tendências e Oportunidades Estratégicas

O monitoramento das mídias sociais é uma ótima forma de ganhar vantagem competitiva. Identificando as tendências nas redes sociais, é possível saber hoje o que fará sucesso amanhã e utilizar isso para planejar futuras campanhas e surpreender o seu público.

8) Mensure e aperfeiçoe suas campanhas de marketing online

Nas redes sociais, cada ação gera uma reação que pode ser analisada em tempo real. Essas informações podem ser muito benéficas para planejar melhor suas campanhas, identificando quais as palavras-chave são mais relevantes, por exemplo. Assim, é possível aperfeiçoar suas abordagens perante os consumidores.

9) Esclareça as dúvidas das suas personas

De uns tempos pra cá, as dúvidas relacionadas a um determinado serviço ou produto são tiradas diretamente nas redes sociais. Os usuários hoje fazem perguntas diretamente na página da empresa e para outros usuários da rede. Se sua empresa responder prontamente essas dúvidas, se mostrando ativa e prestativa, certamente ela ganhará pontos com os clientes.

O QUANTO CUSTA NÃO MONITORARAS REDES SOCIAIS DA SUA MARCA?