 Confira algumas dicas que devem sanar suas principais peguntas sobre sua loja virtual.
Confira algumas dicas que devem sanar suas principais peguntas sobre sua loja virtual.

Pensando em abrir uma loja virtual e não sabe por onde começar? Realmente, empreender gera muitas dúvidas, em especial quando não temos afinidade com determinadas ferramentas e conceitos.
Mas fique tranquilo, neste post vamos te contar tudo o que você precisa saber para abrir sua loja virtual e começar sua venda online. Garantimos que não é nada difícil e que você vai ter muito sucesso no mundo do e-commerce. Confira as principais dúvidas e comece já!
1. O que eu preciso saber e ter para abrir uma loja virtual?
Abrir uma loja virtual é um pouco diferente de abrir uma loja física. Apesar de você não precisar se preocupar com o ponto de venda, existem outros requisitos que são extremamente importantes, como é o caso da logística e distribuição. Mas como esse processo está mais para o final, vamos fazer um checklist do que você precisa saber e ter para abrir o seu e-commerce:
- Conhecimento de mercado: quem são seus concorrentes, qual a fatia de mercado de cada um deles, como agem, pensam e se destacam no mercado;
- Quem é o seu público: para quem você vende, como essas pessoas tomam a decisão de compra, o que as motiva e o que as leva a comprar de você ou de outra loja virtual;
- Uma boa plataforma de e-commerce: um site seguro e com design responsivo, que tenha todas as funcionalidades necessárias para gerir seus produtos, vendas e estoque;
- Um CRM para gerir os clientes: pode fazer parte da plataforma de e-commerce ou ser uma ferramenta à parte, mas deve ter integração com a sua loja virtual para automatizar processos e a comunicação com eles;
- Um bom sistema de logística e distribuição: gestão de estoque bem estruturada, parceiros que realizem as entregas e fornecedores de qualidade;
- Política de preços condizente com o mercado: produtos nem muito baratos nem muito caros, mas de acordo com o que seus clientes pagariam para tê-los, gerando uma boa margem de lucro para você.
2. Qual é o passo a passo para abrir uma loja virtual?
Depois que você já tiver estudado o seu mercado, feito uma boa pesquisa sobre o seu público-alvo e localizado os fornecedores ideais para a sua loja virtual, é hora de começar a montar o seu negócio:
- Adquira seu domínio (nome da loja) e escolha uma plataforma de hospedagem de sites;
- Escolha a plataforma de e-commerce que atenda às suas necessidades;
- Escolha os gateways de pagamento (cartões de crédito, Paypal, PagSeguro, etc);
- Defina o layout da sua loja virtual;
- Construa seu portfólio de produtos e abasteça seu estoque;
- Planeje a logística e distribuição de produtos;
- Contrate uma equipe comprometida para dar suporte aos seus clientes;
- Invista na divulgação da sua loja virtual com marketing digital.
3. Quais são as vantagens e desvantagens de terceirizar este serviço?
Planejar a sua loja virtual antes de sair atirando para todos os lados é a melhor forma de garantir que ela será um sucesso de venda online. Por parecer trabalhoso, muitos empreendedores terceirizam toda a fase de planejamento e implantação da loja virtual e acabam vendo um e-commerce funcional, mas muito longe do que esperavam.
Isso porque cada pessoa pensa de uma maneira diferente e, se você não participar do processo de desenvolvimento da sua loja virtual, o designer ou a empresa fornecedora da solução vão fazer o que acreditam ser melhor. Sendo assim, se você preferir terceirizar o trabalho todo, não deixe de acompanhar o desenvolvimento do seu e-commerce, opinando, dando sugestões e tendo a certeza de que a ferramenta que está sendo desenvolvida tem a cara da sua empresa.
Se não tiver muitos recursos de início, uma opção também é usar serviços e templates pré-definidos para e-commerces – fáceis de manusear e uma boa forma de testar seu negócio online antes de investir em um visual super arrojado. Em contrapartida, se preferir criar o seu e-commerce de forma personalizada e sozinho, busque informações, estude, peça opiniões de outras pessoas e faça o devido benchmarking. Lembre-se de que você precisa se destacar, não ser apenas mais um.
4. Quais são as ferramentas que podem auxiliar na criação de uma loja virtual?
A escolha da plataforma de e-commerce é a maior decisão que você vai ter que tomar para criar a sua loja virtual, pois é ela quem estará entre você e seus clientes. Para atender à demanda crescente, você precisa de uma plataforma com capacidade escalável, que seja integrada a um bom sistema de ERP para gestão logística e de CRM para a gestão de clientes, para que nada fuja do seu controle.
Uma boa opção para quem está em busca de uma ferramenta completa é a Loja Integrada, uma plataforma que facilita a criação do seu e-commerce e ainda conta com recursos que colocam você em pé de igualdade com a concorrência, como domínio próprio, ferramentas de pagamento, selos de segurança, otimização para o Google, loja no Facebook e versão mobile.
5. Abrir uma loja virtual ou vender em marketplace? O que é melhor?
Se você tem a estrutura necessária para ter sua própria loja virtual, é interessante que você desenvolva sua marca, capte seus próprios clientes e cresça com as próprias pernas. Mas se você não tem estrutura para suportar toda a operação de um e-commerce, talvez o marketplace seja uma boa alternativa. Tendo uma plataforma externa para expor seus produtos – que pode ser a Amazon ou o Mercado Livre, por exemplo - você atua apenas fornecendo e entregando os produtos.
Mas fique atento: no marketplace, a qualidade se mantém. Qualquer deslize de reputação da sua marca e ela pode ser retirada da cadeia de fornecimento a qualquer momento, se houver reclamação por parte dos clientes.
O trabalho de marketing também continua sendo necessário: por mais que você possa ter um alcance orgânico mais significativo dentro do marketplace, a concorrência ainda é pesada. Sua página deve ser bem apresentada e as descrições de seus produtos, fiéis e atraentes.
Ainda restaram dúvidas sobre como montar sua loja virtual? Baixe gratuitamente o eBook “Como montar seu e-commerce”, que contém um passo-a-passo detalhado e outras ferramentas para suas vendas online dispararem!
FONTE: Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/loja-virtual/?utm_campaign=nova_news__31082015_-_nao_empreendedores&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
 
 

