sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Como melhorar o relacionamento entre equipes de diferentes gerações na era digital?


Gerenciar pessoas é uma tarefa difícil, principalmente na era digital. O motivo é a existência de diversas gerações com perfis e valores muito diversos. Veja como melhorar o relacionamento entre equipes de diferentes gerações na era digital

Sandra Turchi
iStock
Gerenciar pessoas nunca foi tarefa fácil, mas está se tornando cada vez mais difícil para as organizações e gestores na era digital. O motivo é a existência de diversas gerações com perfis e valores muito diversos, o que gera conflitos e muitas vezes dificulta a boa convivência interpessoal dos colaboradores, colocando em xeque os objetivos, valores e missão da empresa.
Atualmente três grupos com identidades e características bem definidas convivem no mercado de trabalho: as gerações X, Y e Z. Cada uma delas é composta por indivíduos que se distinguem uns dos outros não apenas pela faixa etária, mas por seus anseios e objetivos. Enquanto a população X nasceu em meados de 1965 até o ano de 1979 (ou seja, tem hoje entre 35 e 49 anos), a população Y engloba os anos seguintes até 2000 (idades entre 20 a 29 anos). A geração Z inclui a população entre 12 a 19 anos atualmente.
Enquanto a geração Z é altamente conectada, multitarefa e alheia a regras, a geração X é movida por normas preestabelecidas, prefere a rotina à mudança e mescla um perfil off-line com online no ambiente profissional. No meio desta dicotomia encontra-se a geração Y, que compartilha com a geração Z o uso desenfreado das tecnologias, mas está em busca de um equilíbrio entre o pessoal e o profissional.
Diante dessa turbulência de características, desejos e anseios de cada grupo, as empresas buscam equilibrar a convivência no ambiente de trabalho para diminuir o ruído que existe entre essas gerações, buscando uma sinergia entre as equipes para que os resultados organizacionais possam ser obtidos com maior eficácia e harmonia. Nesta busca, não há como fugir dos relacionamentos, por isso é preciso estabelecer novas formas de interação e convivência entre as partes envolvidas.
Estrutura hierárquica
A geração X lida muito bem com as estruturas hierárquicas verticalizadas, contudo, o mesmo não se aplica às gerações Y e Z. Com o acesso ao conhecimento cada vez mais facilitado, as duas últimas gerações se sentem tão capacitadas quanto qualquer outro profissional mais experiente e maduro, exigindo um relacionamento de igual para igual no trabalho, esquecendo-se, às vezes, da importância da experiência. Para que todos se sintam mais à vontade para contribuir com os resultados da empresa, é preciso construir estruturas hierárquicas “horizontais”, portanto mais democráticas e “livres” na coordenação das equipes.
Gestão participativa
A falta de reconhecimento e valorização do profissional das gerações Y e Z, seja pela idade ou por pouca experiência prática, o torna um profissional volátil, instável, sempre à procura de novas oportunidades de trabalho, onde ele possa demonstrar o seu verdadeiro potencial. Ao implantar uma gestão mais participativa, a voz é dada a todos, que podem compartilhar seus conhecimentos e experiências no dia a dia da empresa e assim identificar soluções para os problemas específicos da organização.
Flexibilidade
Para os profissionais das gerações Y e Z a flexibilidade dos horários e uma maior autonomia na execução de suas atividades são pré-requisitos cruciais na hora de escolher um emprego. Esses desejos e valores, assim como a informalidade no tratamento e relacionamento para com clientes e fornecedores deixam a geração X apreensiva, ainda mais quando ela está em posição de liderança. Ao implantar outras formas de gestão, como a gestão por projetos, a empresa dá a todos os envolvidos a oportunidade de trabalhar de uma forma diferenciada, equilibrando os ânimos e tornando as relações menos conflitantes no ambiente de trabalho.
Treinamento e capacitação
Por fim, de nada adianta implementar formas inovadoras de gestão se o pensamento e o modo de agir das pessoas envolvidas não mudarem também. Portanto, investir em treinamentos e capacitações em que as pessoas possam expressar suas dúvidas e anseios, aprendendo a lidar com a diversidade e aceitar os colegas de trabalho com suas virtudes e defeitos, é algo que não pode ser deixado de lado.
As gerações são formadas de acordo com o contexto político, social, econômico, cultural e tecnológico em que vivem, mas não existe um fator que defina exatamente um grupo de pessoas. Cada pessoa é única e deve trabalhar suas competências comportamentais individualmente, buscando sempre a melhoria contínua. Desta forma, cabe às empresas investir em novas formas de interação entre as gerações, mas cabe ainda mais a elas refletirem seus papéis e transformarem sua maneira de perceberem e valorizarem os demais.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

8 maneiras de causar a melhor primeira impressão possível

Escrito por
Gustavo Paulillo

Veja como você pode causar uma excelente primeira impressão e impressionar seus clientes

Todo mundo está familiarizado com o ditado “uma imagem valem mais do que mil palavras”. É verdade também o caso da primeira impressão, que falam mais do que mil palavras.
A realidade é que todos nós fazemos julgamentos muito rápidos, mesmo com as ideias de “não julgar um livro pela capa” em mente, acabamos julgando muitas pessoas pelo que aparentam – antes de conhecermos o que elas são.
Essas rápidas decisões que tomamos inspirou Malcom Gladwell a escrever um livro inteiro ao assunto em Blink – a decisão num piscar de olhos.
Um dos casos mais fascinantes que ele aborda no livro envolve grupos de alunos que são convidados a fazer uma avaliação sobre um professor.
Um grupo fez a avaliação após 1 semestre inteiro de aulas com o professor, enquanto o outro grupo apenas assistiu a um vídeo de 1 hora com o professor. Nesse segundo grupo, uma parte viu meia hora de vídeo, enquanto outra parte viu apenas 2 segundos sem som.
Você consegue adivinhar os resultados?
O último grupo, que assistiu apenas 2 segundos do vídeo sem nenhum som deu as mesmas avaliações dos alunos que ficaram o semestre todo na sala de aula com o professor.
Nossos julgamentos e nossa primeira impressão são muito precisos. Muitos psicólogos também notam que, em entrevistas de emprego, decisões de contratação são inconscientemente feitas dentro dos primeiros 2 segundos.
Por isso, podemos chegar à conclusão de que a primeira impressão é absolutamente crucial e, assim, aqui estão 8 maneiras de você causar a melhor primeira impressão possível.
A primeira impressão é a que fica: maneiras de causar uma ótima primeira impressão
A primeira impressão é a que fica: maneiras de causar uma ótima primeira impressão

#1. Sorria

A dra. Vivian Diller é uma psicóloga que estuda o papel da beleza na cultura contemporânea e apontou que, de todas as características faciais humanas, é o sorriso de uma pessoa que provoca a reação mais positiva e imediata dos outros.
Sempre que você estiver em público, e especialmente se você tiver uma reunião com cliente, certifique-se que você está com seus dentes brancos e brilhantes prontos para sorrir.
O sorriso vai te ajudar a causar uma boa primeira impressão com seus clientes.
O sorriso vai te ajudar a causar uma boa primeira impressão com seus clientes.

#2. Cuide da sua linguagem corporal

Amy Cuddy, em seu TED intitulado de “suas formas de linguagem corporal dizem quem você é”, com mais de 10 milhões de visualizações, descobriu arelação fascinante entre nossas posturas corporais e como ela influencia nossos sentimentos e percepções, e também como elas influenciam a percepção dos outros sobre nós.
Fique ereto e ande de cabeça erguida. Você não apenas vai se sentir mais capaz, mas a pessoa que você está prestes a conhecer também se sentirá assim.

#3. Veja e acredite

O poder da visualização recebeu imensa credibilidade à luz dos recentes desenvolvimentos no campo a neuropsicologia.
Tem sido demonstrado que o cérebro não diferencia uma imagem imaginada na mente e uma que realmente acontece. Isso explica porque muitos atletas são treinados para ensaiar mentalmente antes de se envolver fisicamente nela.
Antes de sua reunião, despeje uma reunião bem sucedida em sua mente: se você se ver como uma pessoa confiante e sorridente, isso vai funcionar durante a sua reunião.
Faça como os atletas: visualize o que você quer alcançar em sua mente.
Faça como os atletas: visualize o que você quer alcançar em sua mente.

#4. Fale para si mesmo

A fala positiva já existe há muito tempo e tem sido utilizada e defendida por muitas pessoas bem sucedidas em todo o mundo.
Assim como um treinador gritando para encorajar seu time do lado de fora, podemos fazer a mesma coisa para nós mesmos. Diga a si mesmo que você é uma pessoa incrivelmente confiante com um sorriso incrível que deixa uma impressão extremamente positiva em todos que você encontrar.
Faça disso o seu próprio mantra e repita isso para si mesmo antes da sua próxima reunião com clientes.

#5. Converse consigo mesmo

Isso é importante em situações de grupo. Embora seja bom ter uma outra pessoa fazendo a introdução inicial com o seu nome, ele não deve ir muito mais longe do que isso.
Por isso, uma pessoa confiante inicia a conversa, faz perguntas e se envolve com as pessoas que estão falando para não ser apenas um espectador.

#6. Vista para impressionar

Saia com uma boa roupa. Jennifer Baumgartner, uma psicóloga e autora observa a correlação entre o seu estado de espírito e seu equipamento. Se você não pode impressionar pela maneira em que está vestido, então você não será impressionante.
Mais importante, as pessoas que se encontram não vão se sentir muito impressionados também.
Estar bem vestido vai ajudá-lo a impressionar.
Estar bem vestido vai ajudá-lo a impressionar.

#7. Todo mundo tem um bilhete de ouro

Seus pensamentos se tornarão evidentes em sua atitude e a forma como você vai se transmitir.
Se você acha que a pessoa que você está falando é apenas um desperdício de tempo, então você irá trata-los dessa maneira. A verdade é que nós não temos nenhuma ideia do que qualquer um tem capacidade de fazer.
Essas pessoas, pessoalmente podem não ter a capacidade de abrir uma enorme porta para nós, mas o melhor amigo dela pode ser o CEO da empresa que estamos tentando prospectar há mais de 6 meses.
Trate todas as pessoas como se elas tivessem o potencial para mudar o seu destino.

#8. O discurso de elevador

E se você tiver apenas 30 segundos para convencer alguém a não te matar? Com sorte, você nunca vai viver essa situação, mas ela é definitivamente uma ótima maneira para você pensar sobre como montar uma ótima introdução sobre si mesmo.
Um ponto importante ao se encontrar com novas pessoas é tentar não dominar a conversa. Faça a sua introdução sucinta o suficiente para dar uma ideia de quem você é, mas não se esqueça de pedir para as pessoas falarem sobre si mesmas.
Faça a outra pessoa se sentir importante por você estar interessado nela, e você vai se surpreender com a forma como ela se torna interessada em você.

Pratique a partir de agora

Um vendedor encontra novas pessoas diariamente. Portanto, você provavelmente encontrará uma pessoa nova hoje, seja em uma ligação de vendas, seja em uma reunião com clientes ou em um evento de networking.
Certifique-se de que todos os 8 itens desse checklist estejam claros para você e, ao seguir esse passo-a-passo você, sem dúvidas vai deixar as pessoas ao seu redor com uma grande primeira impressão a seu respeito.
Funil de Vendas do AgendorColoque em prática ess

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Aplicativo resolve contas através da câmera do celular


Criado para auxiliar nos estudos, é fácil imaginar o programa sendo usado de outras maneiras

Redação, Administradores.com, 
Reprodução/Vimeo
De acordo com a MicroBlink, o app foi desenvolvido para ajudar nos estudos, principalmente das pessoas que não tem acesso a um professor e precisa de reforço: até aí, é uma intenção nobre. Porém, é fácil imaginar o aplicativo sendo usado de outras maneiras. Ele pode ser utilizado pra fazer rapidamente a lição de casa, ou, caso o aluno seja discreto o suficiente, usar como cola na prova.
Geralmente, para pegar os que colam, os professores exigem que a equação contenha não só seu resultado, mas também todo o cálculo para chegar até ele. O PhotoMath também faz isso: não só resolve em instantes, como também mostra passo a passo o processo. Apesar de ser uma ferramenta a mais para os estudantes interessados, pais e professores provavelmente terão que ter uma atenção extra no uso do serviço e dos celulares em sala de aula.
O PhotoMath já está disponível na App Store e Windows Phone Store, com a versão para Android agendada para lançamento no início de 2015. Confira o vídeo: