sexta-feira, 11 de julho de 2014

Posicionamento e Diferenciação



posicionamento e diferenciacao

Conhece alguma empresa que diz ser a melhor e a mais barata do mercado ao mesmo tempo? E algum produto que almeja ser mais eficiente que todos os seus concorrentes e é vendido pela metade do preço dos demais?
Difícil não é mesmo?! Mas tenho certeza que você conhece produtos muito semelhantes, com preços semelhantes, onde um te faz se sentir mais confortável e seguro, enquanto seu similar faz com que você se sinta mais ousado(a), jovial ou moderno(a)… Quem sabe um calçado; Uma roupa; Uma bebida…

Você já parou para pensar por que algumas indústrias insistem em fabricar roupas, por exemplo, com modelos tão antiquados, sem graça e sem estilo? E o pior, os vendem ao mesmo preço e talvez, até mais caro do que outras, muito mais modernas e estilizadas…
Simples… Existe mercado para todos os gostos, estilos e preferências, como nós todos estamos cansados de saber. Mas será que nossa empresa pode ou deve tentar conquistar um pouquinho de cada um desses gostos diferentes?

Que empresa é essa?


O que responderia um cliente seu, ao ser assim questionado em frente ao seu negócio?
Definir um posicionamento é dizer para toda a sua comunidade o que eles irão encontrar no seu negócio, na sua empresa. Quem quer resultados não pode se esconder, nem ficar com medo de dar informações para a concorrência.
Aliás, ainda tem muita gente que acredita que esconder o seu preço é a forma certa de se defender dos seus concorrentes. E de fato é! Mas esse é o objetivo maior de uma empresa? Ficar na defensiva? Se esconder?
Quanto mais claro e transparente é o seu negócio, mais você ajuda as pessoas a se direcionarem para ele, quando estiverem em busca de algo que se ajusta a sua proposta.
Exemplo: Se eu sei que uma empresa só trabalha com telhas de barro e eu quero comprar telhas de barro, eu, como consumidor, preferiria ir a esta empresa que só trabalha neste segmento, do que ir olhar outra que vende diversos tipos diferentes, por um único motivo: Especialização!


O posicionamento pode ter diversos sentidos, diversas origens:


Pelo preço: Uma loja pode escolher só comercializar produtos de baixíssimo custo. Talvez este nem seja seu maior diferencial competitivo, pois existem muitas que também escolhem esta fatia de mercado. Mas manter sua política de preços baixos faz com que ela se posicione e se apresente como opção dentro de seu mercado.
O mesmo pode acontecer com valores altos. Uma revenda de automóveis seminovos pode escolher vender carros sempre na faixa máxima de preço, mesmo que seus concorrentes tenham carros do mesmo modelo e por preço mais acessível. E mais, em grande parte das vezes essa é uma ótima escolha de posicionamento.
Ok? Mas por que alguém compraria algo mais caro, sabendo que há mais barato? Aí sim, pelo diferencial competitivo.

Comprometimento com a qualidade:


Sua empresa pode ser uma referência em determinado setor de serviços, se você se comprometer, mais do que os seus concorrentes, a oferecer excelência. Isso inclui o entendimento, que você deverá saber o que há no mercado, quais as falhas que seus concorrentes cometem e quais são os fatores percebidos pelo seu cliente, que diferenciam e caracterizam esta qualidade.
Atenção:
Posicionamento é a escolha de uma estratégia como proposta de valor para apresentar ao seu mercado. É como o seu cliente o perceberá. É o seu espaço que sua empresa ocupará na mente dele. 
Para complementar o seu entendimento, leia também o artigo Marketing de Relacionamento – Uma questão de Empatia.

E o que é Diferencial Competitivo?


Diferencial é oferecer o seu ponto forte como carro chefe, carregá-lo como um de seus valores.
Sua empresa pode se diferenciar por um ou outro processo, atributo ou característica, quando esta se destaca por marcar sua relação com um maior número de clientes. É algo que você tem ou faz que mais satisfaz os seus clientes.
Sua empresa pode se diferenciar pelo atendimento, pelo suporte, pela assistência… Pode também se diferenciar pela qualidade, desempenho, conformidade, durabilidade de um produto ou serviço, entre outros…

Resumindo:


Posicionamento define aquilo que você faz. Faz parte de sua missão. Você pode mudar de estratégia em um determinado ponto, e trabalhar um reposicionamento, adequando sua missão de o que fazer, como fazer e para quem fazer.
Já a sua diferenciação, ou o seu diferencial competitivo pode partir de um detalhe característico de um produto ou serviço, ou ser uma vantagem ou um benefício que só os seus clientes tenham a possibilidade de usufruir; transformando-se em argumento suficiente para justificar sua escolha.

Para finalizar

Espero ter contribuído para auxiliar no seu entendimento quanto a essas questões. Mas se você ainda tiver dúvidas, ou queira contribuir com este conteúdo, mencionando algo que eu tenha deixado de fora, ou até mesmo complementando-o, fique a vontade. Este espaço é seu!
Lembrando que aqui abaixo temos dois campos para comentários, um que você pode participar estando “logado” no Facebook, e o outro abaixo do próprio blog, que você pode acessar com nome e e-mail e ainda pode marcar seu site. icon smile

terça-feira, 8 de julho de 2014

O preço psicológico como estratégia de marketing. Funciona?



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Por: Ricardo Verçoza
O que faria a diferença em um produto para você? Desempenho? Durabilidade? Status? Preço? Bem, para muita gente a última opção é o que vai definir entre a escolha de um produto ou outro, e muitas empresas já perceberam que para aquele consumidor que ainda não é fidelizado é um dos fatores influenciadores na sua decisão.
O preço faz parte do tão conhecido “Mix de Marketing”, ou dos 4Ps (preço, produto, praça e promoção), e é o único que produz receita (já que os demais produzem custos) e se a empresa deseja que seu produto ou marca e todo o conjunto de ações de marketing sejam relevantes para o consumidor (possível cliente) também deve dedicar atenção a estratégia de preço. Neste caso, o preço psicológico. E o que seria um preço psicológico? O preço psicológico fundamenta-se no modo como o consumidor associa o preço com as características e atributos do produto (ou do serviço), e se torna um aliado devido à elevadíssima quantidade de informação gerada atualmente para que os consumidores tenham de processar o que é relevante para si. É aquele que, propositalmente, a empresa coloca com centavos (geralmente na casa dos noventa), não exibindo valores “redondos”, e outra forma de identifica-lo é “preço quebrado”. Exemplos deste tipo de preço são R$ 19,99, R$ 49,95 ou R$ 199,90.
A diferença entre o preço quebrado e o preço redondo é mínima, mas seu efeito causa no consumidor um impacto psicológico. Por exemplo: para um produto que custe R$ 99,99 o consumidor passa a vê-lo por “noventa e nove” reais, o que diminuí o impacto causado por cem reais, caso a empresa optasse por divulgá-lo com este preço. O valor percebido torna-se um elemento inicial ou até determinante para convidar o consumidor a apreciar o produto/serviço. No entanto, temos que avaliar até que ponto o consumidor (e até mesmo o cliente) é sensível a está estratégia de marketing.
Se o preço psicológico tem o poder de influenciar a decisão do consumidor, é necessário que a empresa saiba dosar sua utilização, pois o uso frequente deste pode levar os consumidores a se acostumarem com o produto, deixando de causar o efeito desejado (que no caso é a impressão de preço baixo). Além disso, deve-se observar também que a retirada do preço psicológico após um longo período de uso pode levar o consumidor a acreditar que a empresa está subindo o preço de suas mercadorias, um fato que pode ser crítico para os resultados de vendas. Respondendo a pergunta lá do título, acredito que o preço psicológico pode ser utilizado como estratégia de marketing sim, e nesta lógica deixo três cuidados básicos que podem ser tomados para utilizá-lo:
• Mescle a estratégica do preço psicológico com outras estratégias de marketing. Diversificar é manter-se competitivo;
• Não subestime o consumidor abusando da utilização do preço psicológico. Com o crescimento da economia, o consumidor está ficando mais consciente e com mais poder aquisitivo, fazendo do preço um elemento “secundário”;
• Enfatize outras características do produto/serviço. Certamente há outras formas de chamar a atenção do consumidor e conseguir fidelizá-lo.
O assunto é muito amplo e possivelmente você poderá discordar de meus pensamentos. Se discordar, convido a comentar expondo sua opinião. Se concordar, também convido a comentar expondo sua vivência, seja como consumidor ou como funcionário de uma empresa (independente do cargo). Sinceramente, o importante é deixar de acreditar que as velhas fórmulas sempre vão gerar os mesmos resultados, quando o mercado está cada vez mais dinâmico! Paz e Bem.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Propagandas na Copa do Mundo 2014



É lógico que a maioria das marcas está focando nos melhores jogadores, como Neymar, David Luiz, Cristiano Ronaldo, entre outros, juntamente com o tema “Copa do Mundo no Brasil”.

Para iniciar este post, também vi propagandas decepcionantes e clichês como a campanha do Itau, com um jingle normal, com a Fernanda Takai e Paulo Miklos.

Uma grande campanha foi a da cerveja Brahma para que mudasse o Dia dos Namorados, lançando o  primeiro filme da campanha batizada de #Movimento11. Na propaganda, casais aparecem chorando em razão da possibilidade de perder a estreia do Brasil na Copa. 

“A ideia do #Movimento11 surgiu por acreditarmos que o Dia dos Namorados e a abertura da Copa do Mundo são dois eventos muito importantes e que não poderiam dividir a mesma data. Não gostamos da ideia de meia comemoração, queremos que os casais aproveitem a data deles sem pensar em mais nada", disse Cristiano Fonseca, gerente de Marketing de Brahma.


A campanha da Nike, uma animação com o Ronaldo Fenômeno, salvando o "verdadeiro" futebol não poderia ficar de fora. Também achei a história muito engraçada e a personificação dos jogadores muito boa.



Mas a campanha que mais me agradou foi a do Mc Donalds. Com extrema criatividade, sem precisar colocar grandes craques do futebol, utilizando pessoas com grandes talentos ganhou meus parabéns.


E não adianta. A gente critica, dá palpite, reclama, mas quando a seleção brasileira entra em campo, um clima todo especial toma conta do país, algo contagiante acontece em cada lar, em cada canto onde se tenha uma TV ou um rádio que transmita os jogos da Copa.

Nós criticamos as obras e os tantos milhões e milhões que foram gastos para fazer o mundial no país, enquanto tantas áreas necessitam de recursos para que a população tenha mais qualidade de vida. Mas é Copa do Mundo e é Brasil!

Vamos Brasiiiillll!


Advertisements in the 2014 World Cup 

It is logical that most brands are focusing on the best players like Neymar, David Luiz, Cristiano Ronaldo, among others, with the theme "World Cup in Brazil." 
To start this post, I also saw advertisements and disappointing campaigns like Itau, with a normal jingle with Fernanda Takai and Paulo Miklos. 
A great campaign was the Brahma beer changed for Valentine's Day, releasing the first film named # Movimento11 campaign. In advertising, couples appear crying because of the possibility of losing the debut of Brazil in the World Cup. 
"The idea came about # Movimento11 believe that Valentine's Day and the opening of the World Cup are two very important events and could not share the same date. Do not like the idea of half celebration, we want couples to enjoy their day without thinking about anything else, "said Cristiano Fonseca, manager of Marketing Brahma. 
The Nike campaign, an animation with Ronaldo, saving the "real" football could not stay away. I also found a very funny story and the good embodiment of the players.
But the campaign that pleased me most was the Mc Donalds. With extreme creativity without putting big stars of football, using people with great talents gained congratulations. 
Does not matter. We criticize, guess, complain, but when the Brazilian team enters the field, a all special time takes place of the country, something contagious happens at every home, in every corner where you have a TV or a radio to transmit the Cup games. 
We criticize the works and so many millions and millions spent to come true that global event in the country, while so many areas need resources that people have a better quality of life. But it's the World Cup and is Brazil! 

It's the World Cup. Let's go Brasiiiillll!
 

Você é extremamente apaixonado pelo que faz? Aqui estão alguns motivos porque você deve ser apaixonado pelo que faz

Porque você deveria seguir sua paixão?
Paixão é a energia que nos mantém em movimento, que nos enche de significado, felicidade e expectativa. A paixão é uma força poderosa em realizar coisas que você tem em mente.
Em última análise, a paixão é a força motriz por trás do sucesso e da felicidade, que nos permite viver uma vida melhor
Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre o poder da paixão, aqui estão algumas citações sobre a importância da paixão. Que elas sirvam como inspiração para você.
  • Cada grande sonho começa com um sonhador. Lembre-se sempre, você tem dentro de você a força, a paciência, e a paixão para alcançar as estrelas para mudar o mundo” – Harriet Tubman.
  • Não há paixão quando nos limitamos a dar menos – quando nos contentamos com uma vida que é menos do que você é capaz de viver”- Nelson Mandela.
  • Desenvolva paixão por aprender. Se você fizer isso, você nunca deixará de crescer” – Anthony J. D’Angelo.
  • Paixão é energia. Sinta o poder que vem de se concentrar no que o excita” – Oprah Winfrey.
  • Se a paixão te leva, deixe a razão segurar as rédeas”- Benjamin Franklin.
  • Devemos agir por paixão antes que possamos senti-la” – Jean Paulo Sartre.
  • É óbvio que não podemos explicar a paixão para uma pessoa que nunca a sentiu, da mesma maneira que não podemos explicar a luz para os cegos – TS Eliot.
  • Nada é tão importante quanto a paixão. Não importa o que você queira fazer em sua vida, faça apaixonado” – Jon Bon Jovi.
  • É impossível sentir uma falsa paixão” – Barbara Corcoran.
  • Você tem que estar trabalhando em um ideia, um problema ou um erro que quer consertar. Se você não é apaixonado o suficiente, você nunca vai conseguir” – Steve Jobs.
  • Sim, em toda minha pesquisa, os maiores líderes olharam para dentro e foram capazes de contar uma boa história com autenticidade e paixão” – Deepak Chopra.
  • Se você sente que há algo lá fora que deveria estar fazendo, se você tem paixão por isso, pare de desejar e apenas faça” – Wanda Skyes.
  • Se você não ama o que faz, você não vai fazer com muita convicção ou paixão” – Mia Hamm.
  • É dever da alma ser fiel a seus próprios desejos. Deve-se abandonar tudo para seguir sua paixão” – Rebecca West.
  • Eu não tenho talentos especiais. Sou apenas apaixonadamente curioso” – Albert Einstein.

Fonte: http://www.jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/porque-voce-deveria-seguir-sua-paixao?hvid=48adRt#.U7bA6SS5fIV

quarta-feira, 25 de junho de 2014

10 aplicativos que todo administrador deve conhecer

 

Conheça ferramentas que podem ajudar você e sua empresa a melhorar a produtividade e agilizar o trabalho de sua equipe

   
Redação, Administradores.com,
 
       
Que os celulares inteligentes vieram para ajudar os usuários nas mais diferentes tarefas diárias não é novidade alguma. O que poucos sabem é que aplicativos também são desenvolvidos para ajudar empreendedores em suas mais variadas funções, dentro e fora das empresas, facilitando o trabalho (e muito!).
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 aplicativos que podem ajudar você e sua equipe a melhorarem a produtividade e agilizar o trabalho na empresa.
1) Contábil
O app brasileiro faz cálculos de pagamentos via CLT. Através da remuneração bruta de salário, ele calcula desconto do INSS e Imposto de Renda, além da remuneração líquida e pensão alimentícia. Também faz os cálculos de pagamentos via RPA (recibo de pagamento de autônomo). Ele está disponível somente para iOS.
2) Google Drive
O Google Drive é talvez o mais importante e completo sistema de armazenamento em nuvem disponível hoje na internet. O serviço pode ser sincronizado com o Gmail e demais aplicativos do Google, facilitando o compartilhamento de arquivos, visualização e criação. Quando disponibilizados na nuvem, os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar, desde que o usuário esteja conectado à internet. Ele pode ser utilizado por empresas que desejam compartilhar arquivos com funcionários e outras companhias através das funções de compartilhamento público ou privado, escolhido pelo usuário no momento do envio. O aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
3) When I Work
O When I Work foi criado para permitir o compartilhamento de informações da empresa (como compromissos, dados e reuniões) diretamente com seus funcionários. Os membros precisam estar com o aplicativo instalado em seus dispositivos e logados, através de uma conta criada no próprio app, para assim receberem as informações. Por ele é possível criar ou cancelar novos compromissos, divulgar informações de equipes de tarefas em aberto, visualizar requisições de tarefas e adicionar (ou retirar) membros da database. Ele está disponível para Android.
4) Simulador de importação
O aplicativo brasileiro foi criado pelo Sebrae-SP para ajudar empreendedores a calcularem os custos de importações de determinadas mercadorias do exterior. É possível ainda exportar resultados e comparações para e-mails ou salvá-los em arquivos .csv, . pdf ou .jpg, para assim facilitar o compartilhamento com sua equipe. Ele está disponível para Android e iOS.

5) Cisco WebEx Meetings
O Cisco WebEx foi criado para a realização de videoconferências em alta qualidade. Comparado com outros aplicativos do gênero, ele vence por oferecer maior qualidade nas chamadas com função multiponto,  além de vídeo em tela cheia e visualização de conteúdo e vídeos simultaneamente, no iPad. O app também dispõe de uma agenda de reuniões e compartilhamento de arquivos com suporte ao Dropbox, além da possibilidade de criação de espaços personalizados para reuniões e seus arquivos anexados. Ele está disponível para Android e iOS.
6)Evernote
O Evernote é um dos aplicativos mais queridos e recomendados pelos gestores de tempo. O app é indicado para quem deseja organizar observações, dados, lembretes e afins no modo off-line, como também arquivos online. O aplicativo disponibiliza blocos de anotações para que sejam salvos qualquer tipo de texto e determinados tipos de mídias (fotos, links), facilitando na hora de lembrar o que deve ser feito na empresa ou na sua vida pessoal. Ele está disponível para dispositivos Android, iOS e Windows Phone.
7) Instapaper
O Instapaper é um aplicativo simples e amigável, criado para solucionar um probleminha comum de quem utiliza a internet para leituras. Ele salva artigos que você encontra na rede para ler em outro momento mais apropriado. O aplicativo tira toda a formatação do documento original e sincroniza com outros dispositivos. Ele está disponível para Android e iOS.
8) Neotriad
O Neotriad permite que você liste as tarefas diárias e determine um tempo dedicado para cada uma delas. O app foi criado para servir como uma “agenda pessoal” do usuário. Ele dispõe de uma interface simples, que pode ser utilizada para gerenciar o tempo de suas equipes e de seus funcionários. Ele está disponível para Android e iOS.
9) Dropbox
O Dropbox é um serviço de armazenamento na nuvem, estilo Google Drive, criado para quem precisa estar conectado em vários gadgets sem portar os arquivos em discos rígidos. Com ele, é possível armazenar e compartilhar arquivos direto na nuvem. Para isso, o usuário precisa apenas mover os arquivos para a pasta do Dropbox no computador ou smartphone. O Dropbox é utilizado por empresas que desejam compartilhar arquivos com seus funcionários em seus mais variados departamentos, facilitando, agilizando e impossibilitando a perda de documentos importantes, já que, uma vez enviado, o arquivo só é apagado com autorização do dono da conta. Ele está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
10) Smartr
O Smartr foi criado para organizar os contatos espalhados nas mais diversas contas utilizadas pelo usuário. Números nos e-mails, redes sociais e telefones são sincronizadas e colocadas à sua disposição, ganhando tempo e facilitando o processo de identificação de um contato. O Smartr conta com uma interface amigável, colocando todas as informações das pessoas com quem você convive em um só lugar. Além disso, o app mostra o histórico de interações que você teve com o seus contatos, como número de e-mails, números em comum, entre outros. Ele está disponível para Android e iOS.

terça-feira, 24 de junho de 2014

7 passos para afundar seu programa de fidelidade

 

Postado por Fabio Passerini - 18/06/2014
               
Atualmente vemos um crescimento nas ações de marketing que envolvem algum tipo de premiação. Estas ações podem ser atividades mais simples, como curtir uma foto no facebook, ou mais elaboradas, como enviar uma frase criativa para um concurso ou mesmo os famosos sorteios de natal de shopping center.
Programas de fidelidade também são focados em premiação, que podem ser tanto pelo acúmulo de pontos ao longo do tempo, como por ações de indicação de amigos, alcance de metas específicas ou outras regras específicas de cada programa.
Muitas vezes somos procurados para estruturar estas ações para as empresas, cuidando de todo o processo estratégico, criativo e logístico, e vemos que alguns conceitos básicos são desconsiderados por negligência ou mesmo desconhecimento do seu impacto na imagem da empresa patrocinadora.
O risco de premiar sua audiência de forma inadequada supera o custo da ação desenvolvida e atinge a imagem dos produtos e serviços, bem como a sua própria reputação da empresa. Desta forma é fundamental desenvolver um trabalho que busque a coerência e a relevância da premiação ao mesmo tempo que permita seu monitoramento preciso e em tempo real.
O poder do consumidor insatisfeito é enorme e continua crescendo, à medida que o ambiente digital se torna cada vezmais conectado. Nos “7 passos infalíveis para você destruir sua ação de premiação, frustrar seu público e manchar sua reputação”, mostramos os fundamentos básicos ao premiarmos nossa audiência. E, para chamar a atenção, fizemos isso de forma reversa, “ensinando” como destruir sua ação, invertendo a linguagem de forma divertida e irônica. Desejamos que esta modesta contribuição auxilie os gestores no desenvolvimento de ações de premiação mais sólidas e que encantem cada vez mais seu público.
1- PLACEBO
O primeiro passo para alcançar seu objetivo é transformar sua ação em um Placebo. Ou seja, dar prêmios sem valor significativo ou com características de brindes e amostras, divulgar suas ações de forma intensiva em vários canais simultâneos, com chamadas contundentes, entregando pouco resultado para o esforço dos participantes interessados.
2- ABADÁ
O segundo passo é usar a diferenciação explícita dos participantes, seja por renda, volume de compras, ou outros critérios exclusivos, como um abadá de carnaval. Assim você transmite para seu público uma sensação de favorecimento indevido ou de participação como um prêmio de consolação para quem não é tão “diferenciado”. Ainda, permite que a maioria tenha acesso somente aos benefícios ou prêmios inferiores, ao mesmo tempo que desfila as vantagens e benefícios dos poucos escolhidos.
3- SÃO SILVESTRE
A esta altura, você já deve ter percebido que é possível alcançar sua meta. O terceiro passo é transformar sua ação em uma maratona. Para isso, basta fazer ações muito longas para que os participantes recebam um prêmio. As etapas precisam ser complexas e, se possível, com uma mecânica confusa e diferente a cada etapa só para dar mais emoção aos participantes! (#SQN) Assim, os participantes são levados a acreditar que a empresa patrocinadora não quer premiar ninguém e está usando uma estratégia de forçar a desistência pelo cansaço.
4- LETRAS MIÚDAS
Se você ainda não conseguiu fazer boa parte dos participantes desistir, use as letras miúdas para isso. Um regulamento extenso, com muitas cláusulas de exclusão e proteção a favor da empresa, além de um linguajar hermético e altamente jurídico é uma garantia de caminhar para sua meta final. Além disso, um regulamento sem possibilidade de impressão e armazenamento, ou ainda sem permitir consulta futura, é um reforço importante.
5- HÉRCULES
Como Hércules e seus 12 Trabalhos, crie necessidades como: Cadastro com etapas complicadas, plataformas de conteúdo que necessitam de logins diferentes, necessidade de instalação de aplicativos ou softwares, Envio de documentos pelo correio, Recebimento de senhas aleatórias por carta impressa. E ainda a obrigação de comparecer em dia e hora determinados pela empresa patrocinadora em local de acesso difícil para retirada do prêmio.
6- SPAM
Estamos chegando ao fim e podemos nos inspirar em algo odiado por todos: SPAM. Faça promessas irreais em regulamentos confusos, crie etapas sem clareza e com dificuldade de acompanhar o desempenho. Crie todo tipo de dificuldade de contato dos participantes com a sua empresa patrocinadora, por meio de telefones que ninguém atende e e-mails que voltam com mensagem de erro. Isso é fundamental para comprometer sua credibilidade.
7- SANTO EXPEDITO
Chegamos ao fim: agora você tem que jogar pesado, pois é sua última cartada! Aposte em criar: metas quase impossíveis, Etapas complicadíssimas e fórmulas de pontos complexas, um game infindável e com dificuldade crescente ao infinito.
Fidelidade, Promoção
 

quarta-feira, 18 de junho de 2014

5 boas práticas de assessoria de imprensa para você ficar de olho

 

Por em 10 de junho de 2014 · 

Assessor de Sucesso

Existem poucas coisas mais difíceis do que fazer um jornalista gostar de uma assessoria de imprensa. Mas existem assessorias admiradas por eles, e é natural que por isso emplaquem mais pautas, mais ao gosto de seus clientes. Isso acontece não apenas porque os repórteres acham agradável lidar com elas, mas por causa dos efeitos benéficos em adotar estas práticas matadoras. Vamos a cinco delas.

1. Conhecer os jornais


Boas assessorias são formadas por profissionais que conhecem os veículos que querem pautar tão bem quanto os repórteres que trabalham neles. Sabem que o caderno ‘Comida’ da Folha de S.Paulo sai às quartas mas que o ‘Paladar’ do Estadão chega às quintas. Sabem onde baixar os mídia kits das revistas da Abril. Sabem os números de circulação e de audiência dos principais veículos e programas que interessam. E têm o saudável hábito de sempre conferir quem assina cada reportagem que lhes chega aos olhos. Toda essa informação vale ouro na hora de redigir o próximo release ou fazer o próximo telefonema.

2. Saber a hora de sugerir

Que tal um filé com fritas? Pode ser uma ótima sugestão, mas não se você acaba de se empanturrar de macarronada. Boas assessorias dominam o timing e sabem a hora de certa de sugerir pautas. No dia do fechamento do caderno: má ideia. Logo depois de ele atingir as bancas: boa ideia, a menos que seja para propor exatamente o mesmo assunto. Com antecedência, exclusividade e às vésperas da reunião de pauta de uma semana lenta: o que você está esperando?

3. Manter uma boa administração

Jornalistas são vítimas constantes de um fenômeno conhecido em algumas redações como “só a Dilma sabe”. Funciona assim: o repórter liga para apurar uma coisa boba, como certo número ou a data de uma foto, e recebe a resposta de que “só o fulano sabe disso, e ele viajou/está em reunião/está de férias”. De certos assessores, a expectativa é que não responderão ao repórter sequer o endereço de onde trabalham se não houver autorização expressa de algum misterioso superior. As melhores assessorias contam com profissionais bem-informados e sabem dividir tarefas. Tanto para assessores quanto para jornalistas vale a Lei de Murhpy: no dia em que o Fulano, único que atende a conta X, estiver doente, vai ser o dia em que o repórter do jornal mais importante da cidade vai telefonar querendo apurar algo sobre o cliente X. Ninguém precisa ser especialista em todos os assuntos, mas boas assessorias não deixam a capacidade de seus clientes responder à imprensa depender de um profissional só.

4. Fazer jornalismo

Boas assessorias não saem vazando para a imprensa tudo o que sabem sobre seus clientes. É claro. Mas boas assessorias também sabem muita coisa sobre seus clientes que não devem ou não precisam sair na imprensa! Eles conhecem a história, os objetivos, os nomes das principais pessoas e pelo menos alguns números básicos sobre as finanças dos clientes. Essa relação íntima permite inclusive saber o que pode ser dito a jornalistas se eles perguntarem, o que precisa de autorização e o que é segredo de Estado.

5. Usar distribuidores e agregadores de conteúdo

Algumas ferramentas online oferecem recursos para divulgar e distribuir conteúdo na internet que otimizam o tempo gasto em outros meios como telefonemas ou mala direta. Recentemente no mercado, o DINO reúne todos estes recursos. Além disso, a plataforma permite acompanhar o desempenho das distribuições da assessoria por meio de gráficos, números e relatórios. Assim a assessoria pode medir o desempenho de suas ações e saber onde se deve melhorar para ficar ainda mais eficaz.
E então, que achou destas práticas? Comente!