segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A importância da pesquisa de mercado para o sucesso dos negócios


Da abertura até reestruturação de empresas, a ferramenta é estratégica para quem quer se manter no mercado


Redação, Administradores.com,


De janeiro a setembro de 2013, 1.427.162 novas empresas foram criadas no Brasil de acordo com o Indicar Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Delas, cerca de 24% não irão sobreviver aos primeiros dois anos devido a fatores econômicos, falta de planejamento ou inadimplência. O desconhecimento sobre o mercado em que atuam também colabora para um resultado negativo mas, para esse problema, os empresários podem recorrer a uma ferramenta estratégica: as pesquisas de
mercado.
O especialista e diretor executivo da Idealis Pesquisa & Comunicação, Alexander Luiz, alerta que as pesquisas de mercado são de suma importância nesse processo inicial de abertura de uma empresa. Segundo ele, elas permitem identificar fatores que irão impactar diretamente no negócio, como concorrência, localização, perfis de consumidores, demanda, teste de preço, teste de produto, teste de embalagem e projeções de venda, entre outros.
“Os estudos levantam dados reais e confiáveis que municiam os empresários com informações decisivas para a tomada de decisões. Seu principal objetivo é dar subsídios que viabilizem os negócios”, explica. Para ele, entender bem o segmento onde se está inserido deve ser considerado como parte integrante do processo de estruturação das empresas e um dos primeiros passos antes de se iniciar uma atividade comercial. É a partir daí que se desenvolvem planos e estratégias que permitam a continuidade das atividades a médio e longo prazo.
“Os resultados das pesquisas de mercado podem orientar o profissional a investir em alguma ação específica, modificar sua proposta original ou até mesmo desistir da iniciativa. Isso porque os estudos apresentam, com alto grau de clareza, o cenário em que a empresa irá atuar”, reforça   Alexander.
 Para se chegar a esse cenário, institutos como a Idealis realizam entrevistas com o público-alvo da organização, coletam dados estatísticos em órgãos oficiais (como Prefeituras e IBGE) e, quando  possível, até fazem projeção de margem de lucro. Tudo isso considerando também os muitos fatores que afetam um negócio, como a área onde está localizado, quantidade de pessoas que circulam, sazonalidade, se a movimentação pode gerar volume de venda, os concorrentes diretos e indiretos.
Cada caso envolve uma série de critérios específicos que variam de segmento para segmento e influenciam também a maneira como a pesquisa vai ser feita — por exemplo, se o público vai ser entrevistado na rua, por telefone, e-mail ou uma combinação de métodos. “De posse dos resultados das pesquisas de mercado, o empresário consegue ter uma visão mais ampla sobre onde estará pisando, quais caminhos pode percorrer.
Isso certamente contribui para aumentar as estimativas de sucesso de sua empresa”, afirma Alexander Luiz.  Informação para gerar diferencial competitivo
Se o que se deseja é conhecer informações estratégicas de empresas que já estão no mercado, há diferentes tipos de estudo. Para comparar a percepção que os líderes têm de sua organização com a visão do cliente, procede-se à pesquisa de posicionamento. A pesquisa de satisfação permite verificar como os públicos de relacionamento avaliam os produtos, serviços e atendimento. Também é possível entender como os clientes percebem a marca da empresa, comparar o negócio com a  concorrência, e mensurar quais são os detalhes subjetivos que motivam o consumo (pesquisa etnográfica), além de outros quesitos.
O empresário ainda acrescenta que, embora as pesquisas de mercado possam ser aplicadas a qualquer tipo de empresa e segmento, ainda são poucos os que a utilizam como ferramenta permanente de mensuração. “Geralmente, o mercado tem uma visão de que as pesquisas são restritas às grandes empresas, mas esse mito tem que acabar. Pequenos e médios empreendedores têm percebido a importância da ferramenta, mas acreditam que o custo de um projeto de pesquisa é bastante oneroso para seu negócio e isso é um mito. Tudo depende no nível de informação que se quer obter e é possível fazer uma pesquisa de mercado que se adeque às necessidades de quem quer abrir ou manter um empreendimento”, esclarece. 
Assim,as pesquisas podem dar novos direcionamentos para o planejamento e também para as ações porque funcionam como um termômetro que indica comoestá o mercado. Pode-se definir como um produto ou serviço está sendo avaliado, o que poderia acontecer se se tivesse adotado outras medidas e como se pode resolver um problema amparado por dados empíricos. “Não existe uma hora específica para se utilizar as pesquisas de mercado pois elas são úteis a todos os momentos e ajudam as empresas a estarem melhor posicionadas em seu segmento”, afirma Luiz. 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A diferença entre o plano e o modelo de negócio

A diferença entre o plano e o modelo de negócio

Dentro das centenas de métodos sobre empreendedorismo, esses dois se destacam como ferramentas essencial


A primeira preocupação de toda pessoa que está com uma nova ideia é saber como ela pode estruturá-la de modo que outras pessoas também entendem, sem deixar passar nenhuma informação relevante. Dentro das centenas de métodos sobre empreendedorismo, dois se destacam como ferramentas essencial: Plano de Negócio e Modelo de Negócio.

O Plano de Negócio

O Plano de Negócio (também conhecido como Business Plan) é o método mais tradicional usado há dezenas de anos para explicar novas empresas. Normalmente, é um arquivo em Word/PDF que descree extensamente todas as áreas do negócio, como:

a) Descrição dos Produtos e Serviços
b) Análise da Concorrência
c) Estratégia de Marketing
d) Segmento de Clientes
e) Distribuição Societária
f) Classificação Tributária
g) Estrutura Organizacional
h) Projeção Financeira e de Retorno

Tipicamente, a pesquisa envolvida na elaboração desses documentos é cara e demorada, mas os planos de negócios são demandados para serem avaliados por bancas por incubadoras, investidores e algumas instituições de fomento.

Um último ponto a se notar é que os Planos de Negócios são feitos a partir da ideia de negócio, muitas vezes associadas às capacidades técnicas do empreendedor. Ou seja, todo o plano é feito para "provar" que aquela ideia é viável em termos de mercado e financeiro.

O Modelo de Negócio

Já o Modelo de Negócio (também conhecido como Business Model) é uma ferramenta nova desenvolvida pelo consultor Alexander Osterwalder em 2008. Ela foi criada de maneira colaborativa com mais de 400 empreendedores. Seu objetivo é criar uma maneira visualmente simples para que se entenda o funcionamento de negócio e alinhe-se as expectativas de todos os envolvidos. Os 9 campos do quadro (Canvas) são e devem ser preenchidos na seguinte ordem:

a) Segmento de Clientes
b) Oferta de Valor
c) Canais
d) Relacionamento
e) Fontes de Receita
f) Recursos Chave
g) Atividades Chave
h) Parcerias Chave
i) Estrutura de Custo
 

O Modelo de Negócio tem sido cada vez mais aceito no mercado, pois ele é uma ferramenta mais adequada para novas empresas que ainda possuem um alto grau de incerteza sobre o seu negócio e permite que novos testes e hipóteses sejam vislumbrados. Aqui a premissa é que você acredita que existe um problema no mercado, mas está longe de saber como resolvê-lo, ou até mesmo se esse é o mercado correto.

As diferenças entre as Ferramentas

Logicamente, já deu para perceber que são ferramentas diferentes em muitos aspectos, mas similares em outras. Vamos resumir essa comparação do quadro abaixo:


Por fim, como podemos perceber, ambas as ferramentas são válidas e interessantes na hora de estruturar o seu negócio. Enquanto uma aprofunda mais dados e demonstra um caminho que pode ser explicado para outros, a outra é mais flexível e permite outras visões ajudando mais na implementação da proposta e discussão entre sócios/funcionários.

Algumas expressões podem ser mal interpretadas por seu chefe ou subordinado.


Por Silvia Balieiro*

A escritora Darlene Price, autora do livro Well Said! Presentations e Conversations That Get Results (Apresentações e conversas que dão resultado) selecionou para o site da revista Forbes algumas das frases que nunca devem ser ditas no ambiente de trabalho. Selecionamos aqui dez exemplos. Confira e lembre-se de banir essas expressões do seu vocabulário durante o expediente.
“Não é justo” – em vez de dizer que você está sendo injustiçado porque só o seu colega ganhou aumento ou porque só você precisou trabalhar no feriado, tente juntar dados e informações que apresentem bem o seu trabalho e façam com que ele seja reconhecido.
“Não é problema meu”, “Não sou pago para isso” - atitudes egoístas podem limitar o crescimento profissional. Por mais que um pedido feito a você seja inconveniente ou inapropriado, imagine que ele é importante para quem o fez, portanto, tente não se mostrar indiferente ou insensível ao problema de outras pessoas.
“Eu acho” – Que frase soa melhor: “Eu acho que a nossa empresa pode ser uma boa parceira para você?” ou “Eu acredito que a nossa empresa pode ser a uma boa parceira para você? O “Eu acho” transmite uma certa insegurança para o interlocutor.
“Eu vou tentar” – Quando dizemos que iremos tentar fazer algo, está implícito que há a possibilidade de falharmos. Quando for falar com alguém no ambiente de trabalho, especialmente com seus superiores, prefira usar palavras como “Eu vou fazer”.
“Ele é um idiota”, “Ela é uma preguiçosa”, “Odeio essa empresa” – Evite fazer esse tipo de comentário imaturo sobre seu trabalho e seus colegas, pois isso poderá se voltar contra você. Se você tiver uma reclamação realmente pertinente sobre alguém ou alguma coisa, tente comunicar seus superiores com tato e neutralidade.
“Mas nós sempre fazemos desse jeito” – Os líderes valorizam a inovação, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Uma frase como esta revela exatamente o oposto, ou seja, que você está fechado para novidades. Em vez de dizer isso, tente falar: “Que interessante, como poderíamos fazer esse trabalho?” Ou “Isso é bem diferente do que temos feito, vamos discutir os prós e contras”.
“Isso é impossível” ou “Não há nada que eu possa fazer” – Ao falar dessa forma mostrando uma atitude pessimista, passiva e sem esperança. Será mesmo que todas as possibilidades de solucionar o caso já foram checadas? Para não deixar uma impressão negativa entre seus colegas, prefira dizer “Vamos discutir as possibilidades diante das circunstâncias” ou “O que eu posso fazer é isso”.
“Você deveria ter feito assim” ou “Você poderia ter feito de tal forma” – O ambiente de trabalho precisa ser um lugar de colaboração e trabalho em equipe. Ao apontar o dedo e dizer como alguém deveria ter feito seu trabalho, criamos um desconforto para todo mundo. Ao dar um feedback, tente usar expressões como “Da próxima vez, me passe as informações imediatamente” ou “Recomendo que no futuro você…”.
“Eu posso estar errada, mas…” ou “Esta pode ser uma ideia boba, mas…” – Quando usamos uma expressão depreciativa, você acaba depreciando também a ideia que vem a seguir. Não é necessário usar esse tipo de expressão ao fazer uma sugestão. Em vez de dizer “Posso estar enganado, mas acho que estamos gastando tempo com essa discussão sem importância”, prefira falar “A meu ver estamos gastando tempo com essa discussão sem importância”.
“Eu não tenho tempo para isso agora” ou “Estou muito ocupado” – Ainda que isso seja verdade, ninguém quer se sentir menos importante que alguém ou alguma coisa. Prefira dizer: “Será que podemos discutir isso outra hora?” ou “Que tal se eu passar na sua sala em 15 minutos para discutirmos isso?”.
(*) É jornalista e editora executiva da revista Época Negócios (Editora Globo).
Fonte: Portal Época Negócios.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Máquina de fazer coxinha aumenta produção com baixo investimento


Máquina de fazer coxinha e outros salgados e docinhos é opção para empreendedor
Máquina de fazer coxinhas e outros salgados é opção para empreendedor no segmento de alimentos e buffet
Ter uma máquina de fazer coxinha é um ótimo caminho para quem deseja ganhar dinheiro rápido, mas o grande problema era a produção, que nem sempre acompanhava a demanda. Pensando nisso o empresário Wilson De Biasi que possui uma empresa especializada na fabricação de equipamentos para o setor de alimentação e desenvolveu uma máquina de fazer salgados como coxinhas, quibes e tantos outros, com características inovadoras.
Para lançar a máquina de fazer coxinha e outros salgados, o empresário fez um investimento de R$ 400 mil há dois anos para modernizar a linha de produção e colocar o produto no mercado, atualmente ele já colhe os frutos dessa iniciativa.
O equipamento para fabricação de salgados e docinhos foi lançado a cerca de 8 meses e mesmo com pouco tempo no mercado já é um dos produtos mais vendidos da empresa. O modelo compacto custa a partir de R$ 28 mil.
A máquina de fazer salgados e doces já representa 30% do faturamento da empresa, que gira em torno de R$ 700 mil por mês. O empresário tem clientes espalhados pelo Brasil e já vendeu o equipamento também para Portugal, Japão, Itália e outros países da América do Sul.

Praticidade e alta produção na máquina de salgados

Para o empresário o público que busca sua máquina de fazer coxinhas e outros salgados e docinhos é bem definido. “O pessoal que procura esse tipo de equipamento é o que trabalha em casa, que faz na mão pra vender para os vizinhos e assim por diante”, diz Wilson De Biasi. O funcionamento da máquina é simples e prático já que os moldes dão o formato exato do produto.
Com a máquina, para produzir coxinha, por exemplo, basta que a pessoa coloque a massa em um compartimento, o recheio em outro e pronto. Basta apertar um botão e a massa é modelada com as hastes da máquina e a coxinha cai na esteira, em segundos, já no tamanho padrão. Segundo ele, o equipamento tem capacidade para produzir até 2.500 unidades de coxinha por hora.

Máquina de fazer coxinha inspira criação de empresa

A praticidade da máquina de fazer coxinhas atraiu a curiosidade do publicitário Sérgio Murbach que junto com o filho Felipe, formado em gastronomia, se tornaram sócios numa pequena fábrica de salgados e doces para festas e eventos, a Croquete e Cia. A empresa, que ainda está no início das atividades e por enquanto opera com 25% da capacidade de produção, com auxílio da máquina de salgados já atingiu uma produção média de 15 mil unidades, entre salgados e doces.
“Esse número vai aumentar e nós temos capacidade, com a estrutura atual, de chegar a uma produção de até 60 mil unidades por mês. A partir daí, com implementação de mais mão de obra e com o mesmo equipamento nós podemos chegar até 240 mil unidades por mês”, diz Murbach. A automação traz vantagens e ganho de escala “Enquanto na produção manual uma pessoa faz 300 salgados por hora, na máquina faz 2.500, então é uma boa vantagem até mesmo na folha de pagamento”, analisa o novo empresário. Os sócios esperam o retorno do capital investido na aquisição da máquina de salgados em 18 meses.
Além da aplicação industrial, a máquina de fabricar coxinhas pode ser usada por que deseja montar um buffet de festas e outras atividades relacionadas à venda de salgados e doces. As opções são praticamente ilimitadas, dependendo apenas da sua imaginação.

Onde encontrar a máquina de fazer coxinhas e outros equipamentos

Atualmente temos diversas opções de máquinas para fazer salgados no Brasil. A equipe do Empreendedor Online selecionou algumas para que você possa ter uma referencia inicial caso deseje adquirir uma delas.
Indiana Máquinas
Rua Bom Jesus, 302 – Água Rasa, São Paulo – CEP: 03344-000
Telefones: (11) 3636-9090 / 2966-7999
Site da Empresa: www.maquindiana.com.br
Bralyx
Endereço: Rua Vígario Albernaz, 21, São Paulo – SP – Brasil
Telefone: (11) 5072-2099
Site da Empresa: www.bralyx.com
Incalfer
Endereço: Rua Cecília, 147 – Vila Esperança – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3296-7700
Site da Empresa: www.incalfer.com.br
Como você pode ver o mercado para quem deseja fabricar e vender salgados e docinhos no Brasil é muito grande, e melhor, não para de crescer. Você pode saber mais sobre maquinas de fazer coxinhas, salgados e doces e outras máquinas que podem ajudar muito o seu negócio na nossa seção de Máquinas Para Ganhar Dinheiro e para se manter atualizado, assine nosso Boletim Informativo.

12 maneiras de motivar a sua equipe

Como engajar a equipe para conquistar metas

Existem duas maneiras de conseguir algo de alguém: Forçando-o a fazer ou incentivando. Infelizmente muitos gerentes ainda usam da força, da ameaça e do medo para conseguir as coisas. É verdade que existe uma coisa chamada meta que precisa ser alcançada. No entanto, pra alguns gerentes é mais trabalhoso influenciar a equipe. Pra que perder tempo em apresentar um significado motivador para se alcançar a meta? Muitos gerentes e chefes pensam somente em curto prazo. Por isso usam a fórmula da Meta: META medo neles.  Aí a equipe não consegue o resultado esperado, META treinamento neles. Mesmo assim, a coisa não melhora então: META cobrança pra cima deles. E aí começam uma série de metas: META desculpa, META incompetência e META na equipe a falta de liderança. Se no final ainda não conseguir alcançar a meta, META todos para fora e META  novos colaboradores para dentro da equipe. Repita sempre esse processo e aplica a fórmula da Meta.
Na verdade ninguém é responsável pela motivação do outro. Sabemos que isso deve vir de cada um, mas o papel do gestor, da empresa e até mesmo do funcionário é oferecer seja através de um ambiente de trabalho, relacionamento e comprometimento elementos que facilitem o processo de motivação.  O grande erro das lideranças e até mesmo das empresas e apenas limitar na motivação de seus colaboradores e esquecem de que nada disso irá funcionar se não existir engajamento. Mas o que é o engajamento?
Engajamento é o quanto alguém está envolvido ou comprometido emocionalmente e intelectualmente para que possa gerar mudança e seu comportamento. Em resumo: Levar as pessoas a realizarem coisas através de seus próprios interesses. É preciso haver um significado, de resto será encarado como um dever ou obrigação. Uma pessoa pode sair de casa cedo para votar para presidente, pois está engajado em mudar seu país. Outro faz a mesma coisa, por que é obrigado a fazer.

Quando se encontra um significado para agir é mais estimulante fazer o que os outros nos pedem. Ser influenciado é diferente de ser manipulado. A influência estimula nas pessoas a vontade de fazer o que nós queremos. Manipular alguém é usar de outros recursos para que façam coisas, mesmo sem ter vontade.
Segue abaixo dicas para influenciar positivamente sua equipe:
1-      Conheça cada um. Saiba seus valores, o que eles querem, qual sua missão de vida. Tente saber das fraquezas, dúvidas e objetivos individualmente
2-      Trate a equipe igualmente, mas lidere de forma individual.
3-      Seja claro e honesto em tudo que pede e coloca no grupo
4-      Para engajar o outro, seja o primeiro a estar engajado
5-      Reconheçam as qualidades individuais de cada um e ajude-os a melhorar o que precisa ser melhorado
6-      Mostre para a equipe a importância da Tarefa
7-      Ajude a equipe na execução da tarefa
8-      Desenvolva um ambiente positivo de trabalho. Ninguém consegue se comprometer num lugar onde intrigas, fofocas, competição interna e tensão predomina
9-      Jogue fora o manual antigo de perfil de chefe: Cara brava, meter medo, cobrar resultados e dar bronca. Isso é material de gestor fracassado que não tem competência para o cargo.  O manual do líder que engaja a equipe diz: Respeito, integridade, honestidade, participação e desenvolvimento
10-   Certifique de que todos entenderam o que é para ser feito. Seja claro e mostre o que você espera de cada um.
11-   Acompanhe periodicamente e separadamente seus colaboradores atuando como coach e verificando em parte do processo eles estão, quais as suas dificuldades e o que fazer para melhorar
12-   Esqueça aquelas reuniões inúteis de gestores fracassados que tiram seus colaboradores do trabalho para cobrar resultados desse trabalho. Faça reuniões produtivas.

Como mencionado acima, é fundamental conhecer todos que trabalham com você. Quais as necessidades de cada um, o que os motiva e quais seus valores? Uma das maneiras mais eficazes para conseguir influenciar os outros é a confiança e o respeito. Como conseguir garra e motivação de sua equipe se você mesmo não está motivado. Como engajar os outros se você não está engajado. O entusiasmo é o ponto de partida. Mas não é só isso. Se a meta não é motivadora e não traz nenhum benefício de realização, desafio e conquista as pessoas não encontrarão entusiasmo nem recompensa para atingir essa meta. Poderão com certeza atingi-la para cumprir um dever ou tarefa, mas a longo prazo isso não irá funcionar mais. Toda empresa precisa crescer, precisa faturar e gerar lucro. Mas quem gera esse lucro para a empresa? As pessoas. O que as pessoas precisam ter para gerar lucro para a empresa? Talento, competências pessoais, habilidades entre outros. Isso não se consegue em curto prazo.  Para fazer uma empresa crescer todo dia, é preciso ter uma visão de longo prazo e para isso focar no desenvolvimento de sua equipe, ajudando-a em sua caminhada, construindo um futuro e isso não acontece acertando agora para poder errar depois.  A meta pode ser de curto prazo. Ela significa o amanhã.  Entretanto o futuro é formado por muitos amanhãs.
Abraços com sucesso
Claudio Assumpção

Apresentação em 60 segundos


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“Ninguém quer sair no meio da frase”, foi o que disse Johnny Depp certa vez, em meio a outro texto, em outro contexto, mas essa frase é perfeitamente ajustável para o nosso mercado: afinal, você não quer ver seu possível investidor cochilando no meio da sua apresentação, certo?
Investidores, empresários ou avaliadores assistem ou recebem apresentações o tempo todo. Centenas deles. E eles decidem em apenas alguns minutos, principalmente por já terem passado o dia todo assistindo a diversas outras apresentações – ou mesmo que você seja a primeira pessoa da agenda a apresentar, ainda assim seu tempo será curto pois haverá uma fila após você.
Conquistar a atenção já é difícil, mantê-la é ainda mais e fazer com que sua apresentação se torne memorável, então, um verdadeiro desafio. E tudo isso é possível, dentro de 60 segundos – a abertura abaixo ajudou uma grande multinacional de saúde a receber um alto investimento e vencer um prêmio importante em sua área:
Você sabia que são aplicadas mais de 1,8 milhões de vacinas a cada ano?
Você sabia que metade dessas vacinas são aplicadas com agulhas reutilizadas?
Você sabia que isso contribui para espalhar as mesmas doenças que estão sendo combatidas?
Imagine se houvesse agulhas de uso único disponível por uma pequena fração do custo atual.
Você não precisa apenas imaginar, nós criamos essas agulhas.

Iniciando a apresentação desta maneira, o apresentador obteve a atenção da sua plateia e conseguiu manter os smartphones guardados por mais algum tempo. Veja como você pode fazer o mesmo:

1. Comece com três inesperados “você sabia?” pertinentes ao seu tema
Faça uma pesquisa detalhada do tema e introduza elementos surpreendentes para levar sua plateia a pensar “sério?”: quais são os dados mais recentes que você pode fazer referência e oferecer um novo insight sobre o tema que você está apresentando?

2. Utilize a palavra “imagine” para sua resposta inovadora, já apresentando o ponto principal que você quer mostrar
Começar a resposta com um “Imagine” traz o seu espectador para o que você quer falar na sequência. Agora, ele está imaginando o que você está dizendo, totalmente engajado no seu conteúdo, ao invés de ficar olhando o e-mail no smartphone. Condense a promessa do que você está propondo em uma única frase sucinta faz com que seu espectador pense “quem não iria querer isso?”

3. Feche com: “Você não tem que imaginar, nós criamos…”
Essa é a hora de mostrar que aquela ideia não é mera especulação. Que aquilo existe, é possível e que você é o único que pode entregá-la.
Para isso você pode mostrar um estudo de caso que demonstra a validade do que você fez, ou buscar um depoimento de um perito da indústria que mostra veracidade em suas alegações.

Agora, os espectadores estarão mais motivados e interessados em lhe dar atenção, porque você provou que o tempo deles não será perdido e valerá a pena investi-lo em você.

Como Implementar uma Pesquisa de Satisfação na sua Empresa

Em empresas, uma das ferramentas mais úteis para a obtenção de informações valiosas sobre sua clientela é, sem dúvidas, a pesquisa de satisfação. Afinal, ficar agindo baseando-se em palpites ou em conjecturas, não é uma postura muito útil dentro do mundo dos negócios.

A pesquisa de satisfação é fundamental para o setor de marketing e é através dela que a corporação:
·         Reconhece se o público-alvo de seu produto ou serviço está satisfeito com o que vem sendo oferecido;
·         Tem uma noção mais clara das opiniões frequentes sobre a imagem da marca;
·         Consegue feedback sobre produtos ou serviços;
·         Analisa formas de captar novos clientes, entre outros.

pesquisa de satisfacao com clientes
Esses resultados, absolutamente fundamentais para o crescimento de qualquer negócio, permitem, inclusive, que a empresa consiga por em prática um programa adequado de fidelização de clientela. Tal estratégia é de grande validade, sobretudo em um mercado competitivo como o atual.
Essa pesquisa de satisfação é feita, geralmente, por meio de um questionário ou formulário a ser respondido por seus clientes. Sua elaboração deve ser feita, com o objetivo de conseguir dados claros para análise, comparação e consolidação. Cada uma dessas etapas influenciam diretamente nas estratégias de mercado que serão adotadas pela empresa.

A seguir, algumas dicas para dar início ao seu próprio questionário de pesquisa de satisfação:
1.     Conhecimento sobre o público e mercado-alvo
Delimitação é a palavra-chave. Isso quer dizer que: é preciso restringir, em termos tanto geográficos quanto demográficos. A área de marketing tende a se concentrar no que se convenciona chamar de “melhores clientes”, ou seja, os mais habituais. Assim, é possível acompanhar onde a empresa tem acertado. Além disso, para perceber onde estão os pontos frágeis do negócio, deverão ser analisados os casos de clientes que apenas fizeram uma compra, que reclamaram, ou deixaram seus “carrinhos de compras” de lado, sem converter a venda;

2.     Métrica
Espécie de medidor de fidelidade e de satisfação da clientela. A mais usada é o Net Promoter Score, que utiliza uma escala de 11 tópicos, identificando todos os pontos positivos e negativos de forma simples e objetiva. Separa o consumidor em três conjuntos: passivos, detratores e promotores;

3.     Modelo para criação
Todo modelo é criado para servir como base à sua proposta. Então, esse tipo de apoio deve ser buscado apenas como “inspiração” para criar seus próprios itens, focando em sua proposta de negócio e necessidades. A internet reúne farto material para essa finalidade, o que é de grande auxílio para qualquer empreendedor. Em geral, há quatro blocos básicos em uma  pesquisa de satisfação benfeita:
·         Qualidade – percepção do consumidor em relação a seu negócio. Trata-se do momento de opinar sobre a experiência vivida pelo cliente, em sua aquisição;
·         Valor – julgamento, por parte do cliente, da relação custo-benefício das ofertas da empresa;
·         Expectativa – como o cliente avalia que a empresa atuou para corresponder às suas expectativas de consumo e atendimento;
·         Satisfação – verificar qual o nível de satisfação do cliente. É importante, nesta seção, destrinchar em várias categorias – como, por exemplo, design, embalagem, entrega, preço, qualidade, atendimento, entre outros -, para resultados ainda mais completos;

4.     Simplicidade e concisão
O quanto mais simples for seu questionário, maior é a probabilidade de que mais clientes o respondam por completo. Com uma linguagem simples, perguntas curtas, divididas de forma equilibrada, reduzirá, ao máximo, a possibilidade de clientes abandonarem a avaliação;

graficos de pesquisas

5.     Dar retorno
De tempos em tempos, é imprescindível que a empresa manifeste como faz uso dos resultados dessas pesquisas, de modo a valorizar a participação dos clientes. Deve ainda manifestar quais serão suas ações para melhorar o atendimento.
Tudo isso servirá para fidelizar os clientes habituais e, além disso, criar uma espécie de propaganda positiva para a empresa. Certamente, um dos resultados desse processo será a atração de novas fatias de público, em geral, carente de bom atendimento.

Fonte:http://blog.luz.vc/marketing/como-implementar-uma-pesquisa-de-satisfacao-na-sua-empresa/?utm_source=LUZ.vc+%7C+Blog&utm_campaign=156a7bec0c-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_16cade68b1-156a7bec0c-295015693