quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Apresentação em 60 segundos


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“Ninguém quer sair no meio da frase”, foi o que disse Johnny Depp certa vez, em meio a outro texto, em outro contexto, mas essa frase é perfeitamente ajustável para o nosso mercado: afinal, você não quer ver seu possível investidor cochilando no meio da sua apresentação, certo?
Investidores, empresários ou avaliadores assistem ou recebem apresentações o tempo todo. Centenas deles. E eles decidem em apenas alguns minutos, principalmente por já terem passado o dia todo assistindo a diversas outras apresentações – ou mesmo que você seja a primeira pessoa da agenda a apresentar, ainda assim seu tempo será curto pois haverá uma fila após você.
Conquistar a atenção já é difícil, mantê-la é ainda mais e fazer com que sua apresentação se torne memorável, então, um verdadeiro desafio. E tudo isso é possível, dentro de 60 segundos – a abertura abaixo ajudou uma grande multinacional de saúde a receber um alto investimento e vencer um prêmio importante em sua área:
Você sabia que são aplicadas mais de 1,8 milhões de vacinas a cada ano?
Você sabia que metade dessas vacinas são aplicadas com agulhas reutilizadas?
Você sabia que isso contribui para espalhar as mesmas doenças que estão sendo combatidas?
Imagine se houvesse agulhas de uso único disponível por uma pequena fração do custo atual.
Você não precisa apenas imaginar, nós criamos essas agulhas.

Iniciando a apresentação desta maneira, o apresentador obteve a atenção da sua plateia e conseguiu manter os smartphones guardados por mais algum tempo. Veja como você pode fazer o mesmo:

1. Comece com três inesperados “você sabia?” pertinentes ao seu tema
Faça uma pesquisa detalhada do tema e introduza elementos surpreendentes para levar sua plateia a pensar “sério?”: quais são os dados mais recentes que você pode fazer referência e oferecer um novo insight sobre o tema que você está apresentando?

2. Utilize a palavra “imagine” para sua resposta inovadora, já apresentando o ponto principal que você quer mostrar
Começar a resposta com um “Imagine” traz o seu espectador para o que você quer falar na sequência. Agora, ele está imaginando o que você está dizendo, totalmente engajado no seu conteúdo, ao invés de ficar olhando o e-mail no smartphone. Condense a promessa do que você está propondo em uma única frase sucinta faz com que seu espectador pense “quem não iria querer isso?”

3. Feche com: “Você não tem que imaginar, nós criamos…”
Essa é a hora de mostrar que aquela ideia não é mera especulação. Que aquilo existe, é possível e que você é o único que pode entregá-la.
Para isso você pode mostrar um estudo de caso que demonstra a validade do que você fez, ou buscar um depoimento de um perito da indústria que mostra veracidade em suas alegações.

Agora, os espectadores estarão mais motivados e interessados em lhe dar atenção, porque você provou que o tempo deles não será perdido e valerá a pena investi-lo em você.

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