quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A Psicologia das Cores no Marketing e no Dia-a-Dia

 

         
A Psicologia das Cores é muito importante no Marketing e no Dia-a-Dia é fundamental para entendermos o significado das cores e como podemos usar uma determinada cor para nosso benefício.
Cores são poderosas e influenciam diretamente produtores e consumidores. Estudos apontam que:
  • 84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
  • 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar;
  • Mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita.
Pensando na importância do assunto, o Viver de Blog produziu um rico infográfico com absolutamente tudo sobre a Psicologia das Cores e o Significado das Cores.
Clique na imagem abaixo para baixar uma versão em alta qualidade desse infográfico:

Infográfico Psicologia Cores 600 [Infográfico] A Psicologia das Cores no Marketing e no Dia a Dia

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

R$ 20 milhões em vendas pelo Facebook. Detalhes do case Tecnisa

 


Construtora usa segmentação comportamental e comunicação diferenciada para chegar ao público alvo do empreendimento Jardim dos Perdizes. ROI foi de R$ 56,00 para cada R$ 1,00


Por Bruno Garcia, do Mundo do Marketing | 09/09/2013


bruno.garcia@mundodomarketing.com.br


tecnisa,facebook,vendas,digital,mídias sociaisEngajamento, relevância e segmentação comportamental são as palavras chave para a Tecnisa vender R$ 20 milhões pelo Facebook. O número se refere a um único empreendimento, o bairro planejado Jardim dos Perdizes, e é consequência de uma estratégia focada na geração de conteúdo e no trabalho com audiências customizadas. O retorno foi alto, principalmente levando em conta que a rede social é mais voltada para o relacionamento e não para vendas: para cada R$ 1,00 investido, a construtora recebeu R$ 56,00 de ROI.

O lançamento exigia uma estratégia diferente. Por tratar-se de um novo bairro e não apenas mais um condomínio, a Tecnisa tinha o desafio de despertar a atenção das pessoas e o interesse delas em residir em uma região que não conheciam. Para isso, a empresa investiu em conteúdo e usou as ferramentas disponíveis no Facebook para atingir cada segmento de acordo com suas características comportamentais. Foram produzidos 600 posts para a rede, além de seis mil anúncios criativos. Também foi desenvolvida uma fanpage específica para o produto, o que normalmente não é o padrão da Tecnisa. O esforço integrado a outras iniciativas superou as expectativas: no primeiro dia de lançamento, as vendas chegaram a 70% da primeira fase do empreendimento.

A área do Jardim dos Perdizes possui ao todo 250 mil metros quadrados, sendo 50 mil de área verde e outros 44 mil para parques. “O mercado imobiliário costuma trabalhar dois pilares: investimento em links patrocinados e nos portais verticais. Mas qual é o volume de buscas dos usuários para algo que ainda não existe? Era preciso mostrar o que o produto tem a oferecer, o que compõe este bairro de fato para que as pessoas começassem a pensar numa possível mudança nos próximos anos. Isso exigia uma estratégia diferenciada”, comenta Gustavo Reis, Gerente de Mídias Online da Tecnisa, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Ações para audiências customizadas
Para garantir um maior retorno de sua comunicação, a Tecnisa baseou suas ações em elementos comportamentais das pessoas que seguiam o novo empreendimento. Ao invés de olhar unicamente para o perfil sócio econômico, a companhia buscou identificar hábitos e a partir disso comunicar benefícios para a vida dos futuros moradores. “Cada apartamento tem valores a partir de R$ 1,2 milhão. Raciocinando pela mídia antiga, poderíamos fazer uma veiculação de anúncio no caderno de economia de um grande jornal, pois seu leitor gravita em um grupo interessante. O raciocínio que aplicamos no Facebook foi diferente: uma pessoa poderia escolher morar ali pensando em qualidade de vida, ou por ser palmeirense e estar próximo à nova arena do clube”, explica Gustavo Reis.

Esta lógica permite que as ações da marca sejam mais assertivas e olhem para o que o consumidor realmente valoriza ao escolher um imóvel, uma compra que envolve aspectos racionais e também subjetivos. “Qual mensagem gera mais impacto para alguém que possui poder aquisitivo para comprar um apartemento no Jardim dos Perdizes: more no bairro planejado mais moderno de São Paulo, ou, se você gosta de cinema, que tal morar próximo ao Shopping Bourbon, que possui as salas mais modernas? Se identificamos que o usuário se encaixa no perfil de renda e gosta de cinema, não importa se ele é um auditor, investidor ou empresário. Vou atuar com ele a partir do seu comportamento”, complementa o Gerente de Mídia Online da Tecnisa.

Este modelo de aproximação gera maior relevância e engajamento para os fãs da marca, o que fez do Facebook o principal canal da Tecnisa dentro do digital. A companhia mantém presença em outras plataformas como Twitter, Pinterest, Google Plus, YouTube, Flickr, Foursquare e Slideshare, além do seu blog e espaço dedicado a inovações, mas a rede social se tornou a principal delas.

Relacionamento em primeiro lugar
tecnisa,facebook,vendas,digital,mídias sociaisO diálogo que se inicia nas redes sociais não é focado na venda. O primeiro passo na conduta digital da construtora é interagir com os usuários, fortalecendo o relacionamento. A receita vem gerando bons resultados: de toda a venda da Tecnisa, 40% vêm dos seus canais digitais. São pessoas que compram um imóvel sem necessariamente visitar um estande de divulgação e sem encontrar presencialmente um corretor. “Há toda uma sinergia entre as ações e isso faz com que a venda seja uma consequência deste processo. Acreditamos muito no relacionamento no curto, médio e longo prazo. A comunicaão de marca tem começo, mas não tem fim”, explica Marcelo Trevisani, Especialista de E-business e Social Media da Tecnisa, em entrevista ao portal.

Quando um usuário interage com a marca pelas redes sociais, a empresa é ágil em respondê-lo para gerar maior engajamento. Somente quando é verificado o interesse em falar sobre a compra do imóvel, o consumidor é encaminhado para outros canais. “O atendimento começa ali, mas a partir do interesse manifestado pelo consumidor, buscamos trazer o usuário para falar com os corretores por outros meios, mesmo que seja um chat privado. Há informações que definitivamente as pessoas não vão querer passar pelas redes sociais. Com este procedimento, mantemos a privacidade e reafirmamos a nossa seriedade e compromisso”, diz Gustavo Reis.

Outro pilar de toda a estratégia de presença digital da Tecnisa é a transparência. Com a presença em diversas redes, a empresa adota uma conduta focada na construção de vínculos e na geração de confiança na marca. “Este ponto é fundamental dentro da estratégia de encontrabilidade no ambiente online e gera um nível de engajamento ainda maior”, afirma Marcelo Trevisani, em entrevista ao portal.
Aproveite e leia também: Como fazer o melhor uso de uma fanpage? Pesquisa exclusiva para assinantes + Mundo do Marketing. Acesse aqui.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Administradores em Enfase

Nos anos 1930 – em meio a tensões políticas que reconfiguraram as estruturas de poder e levaram à presidência da República o gaúcho Getúlio Vargas – o Brasil vivenciou uma importante fase de transformação na sua base econômica, que pode ser considerada a grande (e tardia) revolução industrial tupiniquim.

Com amplos investimentos na indústria de base e de energia, megaestatais do naipe de Petrobrás, Vale do Rio Doce e Chesf ganharam vida. Nesse passo, caía a dependência dos importados e começava a ganhar corpo a indústria nacional, gerando o aumento da demanda por mão de obra nas cidades e fazendo emergir uma nova figura, responsável por gerenciar o trabalho: o administrador.

Nas décadas seguintes, a função ganhou força e, no furor da aceleração econômica impulsionada pelo desenvolvimentismo de Juscelino Kubitschek, os profissionais com formação específica na área já eram disputados pelas empresas que buscavam a modernização dos seus métodos.

Com a criação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo na Fundação Getúlio Vargas (Eaesp/FGV), em 1954, e da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), em 1956, a área ganhou maior notoriedade e influência, culminando, mais tarde, em duas conquistas históricas: a regulamentação da profissão e a fixação do currículo mínimo para os cursos de graduação, respectivamente, em 1965 e 1966.

Ao longo desse caminho, apesar dos muitos problemas que ainda tem de superar, o Brasil também evoluiu e está hoje na vanguarda do desenvolvimento. E, para esse crescimento que enche os olhos do mundo, sem dúvidas, o trabalho dos administradores tem feito a diferença.

Diante das novas demandas e desafios apresentados pelos mercados cotidianamente, o papel de conduzir uma equipe de maneira produtiva e sustentável – com um olhar atento a todos os aspectos que cercam e integram um empreendimento – é cada vez mais indispensável.

É com esse espírito que alguns administradores têm se destacado, chamando atenção com práticas diferenciadas e dando suas contribuições para o desenvolvimento das organizações, dos seus profissionais, das suas próprias carreiras e, consequentemente, do Brasil.

Foi pelas mãos de administradores desse time, por exemplo, que uma pequena loja de variedades do interior de São Paulo se tornou um dos maiores grupos varejistas do Brasil – e referência em políticas corporativas para mulheres; um pequeno empreendimento fundado no Ceará se expandiu para todos os estados do país e uma empresa de aviação imprimiu um novo conceito ao setor ajudando a iniciar uma nova era das viagens aéreas no país.

Nesse mês, em que comemoramos o Dia do Administrador, decidimos trazer para vocês algumas dessas histórias de sucesso, de administradores que empreendem, transformam e inspiram. Nas próximas páginas você vai conferir como Luiza Helena Trajano, Deusmar Queirós, Roberto Justus, Gustavo Cerbasi e David Neeleman tornaram-se exemplos para profissionais dos mais diversos segmentos, administrando com sucesso negócios que conquistaram o respeito e a admiração dos brasileiros.

Roberto Justus | CEO da Newcomm e apresentador de TV



Visionário, carismático, extremamente competente no que faz – e também muito polêmico. Ao mesmo tempo em que desperta críticas, ele tem conquistado fãs e inspirado profissionais. Filho de imigrantes húngaros, Roberto Luiz Justus – ao contrário do que muitos pensam – não se formou em Publicidade, mas em Administração de Empresas, pela Universidade Mackenzie.

Deu os primeiros passos na vida profissional atuando em negócios da família, mas, em 1981, os deixou de lado para seguir seu próprio caminho no mercado publicitário. Como sócio da Fischer & Justus Comunicações S. A., cuidou das áreas de Administração e Finanças da empresa, liderando um processo de prospecção de clientes que já em 1982 lhes rendeu um grande cliente: a Calvin Klein.

Ao fundir-se com a Young & Rubicam (Y&R) dando origem à Fischer, Justus, Young & Rubicam, a empresa já era uma das principais do mercado brasileiro, tendo assumido posição de vanguarda na adoção de novos modelos como a integração das áreas de publicidade, comunicação corporativa e marketing. Em 1986, veio o reconhecimento, com trabalhos vencedores e finalistas nos principais prêmios do Brasil e do mundo, como os festivais de Cannes e Nova York.

Com o Grupo Newcomm – que fundou em 1998 – Justus associou-se à holding britânica WPP e passou a ser sócio do maior conglomerado de comunicação do mundo, responsável por quatro empresas no Brasil: Y&R, Wunderman, Energy e Ação.

Essa trajetória de sucesso, por si, já seria suficiente para inspirar muita gente. Mas, provavelmente, ela não teria ficado tão conhecida e Justus não teria conquistado tantos admiradores se não tivesse ido para a TV.

Como apresentador do programa “O Aprendiz” na TV Record, o empresário ganhou fama com seu estilo durão de comandar equipes, que lhe rendeu críticas, mas também muitos elogios. No ano passado, foi eleito o publicitário mais confiável do Brasil e o líder mais admirado pelos jovens brasileiros.

“O marketing pessoal dele encanta as pessoas. Mas não é só isso. Roberto Justus é extremamente competente, inteligente e carismático, e tudo isso faz dele essa figura tão admirada”, destaca o consultor Christian Barbosa, amigo de Justus, com quem chegou a ensaiar uma sociedade.

E, de acordo com Christian, o fato de Justus estar no topo da lista dos líderes mais admirados pelos jovens não é gratuito. “Ele reúne várias características que o fazem se identificar com a geração Y. É empreendedor, prático e tem iniciativa, vai lá e resolve. Embora não pertença a ela, Roberto Justus é a própria Geração Y”, ressalta.

Luiza Helena Trajano | Presidente do Grupo Magazine Luiza



Nascida em Franca, no interior de São Paulo, aos 12 anos Luiza resolveu abdicar das férias escolares para trabalhar na loja da família. Depois dessa primeira experiência, a menina tomou tanto gosto pelos negócios que resolveu repeti-la nos anos seguintes.

Em alguns anos, ela já fazia parte oficialmente dos quadros da empresa, onde chegou a ocupar praticamente todas as funções, da cobrança à presidência, cargo que assumiu em 2008, momento em que intensificou seu processo de expansão com ações ousadas, como a inauguração simultânea de 44 lojas na Grande São Paulo.

Formada em Administração e Direito, Luiza Helena Trajano foi eleita no ano passado pela AmericaEconomia uma das 10 executivas mais poderosas da América Latina. Mas poder não é uma palavra à qual ela tem procurado se associar à frente do Magazine Luiza – que se tornou um dos principais grupos varejistas do Brasil, tendo entre suas principais marcas a descentralização na tomada de decisões e a valorização permanente dos colaboradores, com destaque para as políticas de apoio às mulheres empregadas na rede.

Conhecida por valorizar o olho no olho na relação com suas equipes, Luiza Trajano também tem se aproximado dos clientes pelas redes sociais. “Eu gosto muito do contato direto com o consumidor por meio das redes sociais, como faço aqui no Twitter”, disse em seu perfil na rede de microblogs.
Foi pelo Twitter, inclusive, que ela confirmou ter recebido da presidente Dilma Rousseff o convite para assumir o comando da futura Secretaria da Micro e Pequena Empresa, cargo que – até o fechamento desta edição – ainda não havia definido se aceitaria ou não. “Ainda não decidi e pedi um tempo à presidenta, pois estou estudando com muito carinho. Incentivar o desenvolvimento da micro e pequena empresa sempre foi minha missão pessoal”, disse Luiza.

Já com o Youtube, a empresária tem encontrado uma maneira de chegar a todos os seus funcionários – até mesmo aqueles que tentaram uma vaga no Magazine Luiza e não conseguiram. Em um vídeo direcionado aos participantes de um dos processos seletivos da rede em São Paulo, por exemplo, Luiza agradece o interesse dos inscritos e os aconselha, deixando uma mensagem que resume bem os motivos pelos quais ela é uma administradora que inspira: “o que as pessoas que hoje estão dando certo têm de tão diferente de outras que deram certo no passado? Antigamente, a gente mostrava um currículo e tão anos de trabalho numa empresa eram importantes. Hoje, a gente sabe que isso não é. Primeiro, independente de tudo, a gente precisa dar resultado. E, nessa era, a gente só dá resultado se souber lidar com as pessoas”.

David Neeleman | Sócio-fundador da Azul Linhas Aéreas



Brasileiro descendente de holandeses, David G. Neeleman nasceu e viveu em São Paulo até se mudar com os pais para os Estados Unidos, quando tinha apenas cinco anos. Aos dezoito, voltou ao Brasil como missionário mórmon para uma temporada no interior de Paraíba e Pernambuco que, de acordo com ele, lhe abriu os olhos para uma realidade que ainda não conhecia do seu país de origem. Pouco depois, voltou à América do Norte decidido a, um dia, retornar aos trópicos e fazer negócios por aqui.

Em 2008, o projeto tornou-se realidade. Com bases estabelecidas em Barueri-SP, a Azul Linhas Aéreas iniciou suas operações e trouxe ao Brasil a proposta de aviação de baixo custo. “A Azul surgiu para oferecer preços mais baixos do que uma tarifa de ônibus e, assim, promover a inclusão da nova classe média no transporte aéreo”, afirma Neeleman.

“Queremos sempre que nossa malha ofereça aos nossos clientes acesso a locais que são pouco servidos pelo serviço aéreo, pois temos na nossa visão o objetivo de fazer das viagens aéreas algo mais acessível, humano, fácil e econômico”, afirma Neeleman.

Desde 2012, a Azul prepara sua fusão com a Trip.

Gustavo Cerbasi | escritor, professor e consultor financeiro



Diferentemente dos demais administradores apresentados aqui, Gustavo Petrasunas Cerbasi não é presidente de nenhuma mega companhia. Seu grande negócio é ele mesmo. Formado em Administração Pública pela FGV, sua carreira engrenou mesmo quando decidiu enveredar pela área de finanças, que – curiosamente – era a que ele menos gostava durante o curso.

“Quando me formei, um amigo me chamou para auxiliá-lo preparando laudos de avaliação de empresas em uma consultoria financeira. Inesperadamente, aquilo foi o grande marco da minha carreira. Depois, passei a me dedicar à área, comecei a prestar consultorias, dar aulas e logo me tornei palestrante”, destaca Cerbasi.

Após uma temporada no Canadá – quando se afastou das aulas no Brasil – o então consultor financeiro tomou a decisão de escrever um livro, no qual pudesse compartilhar de forma simples e direta aquilo que aprendeu sobre finanças até então. Mesmo criticado por colegas da academia, que não aceitavam que ele tratasse o conhecimento de maneira “tão rasa”, Cerbasi tocou o desafio e o resultado foi um sucesso de vendas.

“O argumento dos meus superiores da área acadêmica era de que, com toda a bagagem que tinha, não poderia vender conhecimento de forma tão popularesca, quase como auto-ajuda. Mas toquei o projeto com a consciência de que um pouco do conhecimento que eu passava para os alunos de um MBA por 30 ou 50 mil reais poderia chegar a outras pessoas por pouco dinheiro”, destaca Cerbasi.
Depois do primeiro livro, “Dinheiro – os segredos de quem tem”, vários outros vieram e se tornaram best-sellers, levando o autor, em 2009, à concorrida lista dos 100 homens mais influentes do ano da revista Época.

O grande segredo desse sucesso, de acordo com o próprio Cerbasi, foi sua capacidade de identificar oportunidades e aceitar as mudanças. “Quando meu amigo me chamou para trabalhar no projeto de consultoria, eu estava prestes a tentar um concurso da Receita Federal e, muito provavelmente, eu passaria, pois havia me dedicado bastante àquilo. Na verdade, eu tinha a impressão de que seguiria carreira no serviço público”, destaca.

Mais adiante, optou por mudar novamente e se afastar da rigidez acadêmica e se dedicar aos livros, às palestras e às consultorias. Para fazer isso, entretanto, precisava de dinheiro para se manter até as coisas engrenarem de vez. Mas isso não foi problema para o homem que, mais tarde, se tornou um dos maiores especialistas em finanças pessoais do país.

“Eu não estava feliz com minha carreira. Como professor iniciante, eu só pegava aulas que não me interessavam. Então, a minha receita de sucesso foi fazer poupança no menor tempo possível, para poder escolher com o que trabalhar”, explica Cerbasi.

E ele deixa a dica: “aquelas pessoas que estão felizes com suas carreiras, não tenham pressa de se aposentar. Trabalhem até os 70! Já quem está infeliz, poupe, invista, junte dinheiro para que possa escolher com o que trabalhar”.

Deusmar Queirós | presidente da rede de farmácias Pague Menos



Nordestino do município de Amontada, interior do Ceará, Deusmar Queirós foi cedo para a capital Fortaleza, onde cursou a faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas e fundou a primeira loja da rede Pague Menos. De lá até aqui foi um percurso longo e difícil, mas de grandes conquistas.
Ainda nos anos 1980, adotou o modelo de drugstore, ampliando a gama de produtos oferecidos nas lojas da sua rede, passando a vender – além de medicamentos – artigos de beleza e higiene. Em seguida, implementou o primeiro modelo de autosserviço em farmácias do Nordeste, dispondo as gôndolas dos novos produtos fora dos balcões. Também de forma pioneira, iniciou a prestação de serviço de correspondente bancário dentro das lojas para recebimento de contas de luz, água e telefone.

Nos anos 1990, a fase foi de expansão, colhendo os resultados das ações de sucesso desenvolvidas na década anterior. No início dos anos 2000, a rede já contava com 200 lojas. Hoje são 446, em 150 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil, com mais de 11 mil funcionários e um faturamento que superou os R$ 2 bilhões em 2010.

No quesito responsabilidade social, Deusmar tem implementado na Pague Menos, desde 1985, diversas iniciativas, como seus programas de doação de ambulâncias e cadeiras de rodas. Em 1998, a empresa foi a primeira nordestina a adotar um município no programa social Alfabetização Solidária. Cinco anos mais tarde, firmou parceria com a Unicef e deu início ao Infância Feliz Pague Menos, que contribui para a educação de crianças de baixa renda por meio da doação de livros a bibliotecas comunitárias.

Outro ponto chave é o relacionamento com as equipes de colaboradores, que tem resultado em um índice de turnover anual baixíssimo (2% em 2010). De acordo com dados oficiais da companhia, 3% dos funcionários a acompanham desde sua fundação, em 1981, 10% atuam na rede há mais de dez anos e a média geral é de 6,5 anos de casa. “Desde o início, embasamos nosso modelo de negócio no tripé Inovação, Conveniência e Cidadania”, destaca Deusmar. E ele complementa: “Procuramos crescer passo a passo, mas sem deixar de nos reinventar continuamente”.



Fomos ao Facebook e ao Twitter perguntar aos nossos fãs e seguidores o que eles esperam de um administrador que lhes inspira. Veja o que eles pensam:

Facebook

Livia Rodrigues - Postura de administrador, que tenha uma relação humana de confiança e credibilidade acima de tudo com seus colaboradores.

Luis Paulo - O administrador tem que ter clareza e firmeza no que faz e diz, tem que mostrar o correto para quem errou e parabenizar aquele que concluiu com êxito o que lhe foi pedido, ouvir e receber o que sua equipe tem a dizer, além de jamais se colocar acima deles, mas sempre ao lado, porque um muro não é feito apenas de um tijolo.

Oton Cabral - O administrador deve ser ético, ter visão e liderança para guiar seus companheiros ao melhor resultado possível. Ser um grande coordenador de esforços.

Patrick William - Hoje o administrador deve ter uma postura voltada para um crescimento sustentável, pois, por meio dessa postura, ele atingirá as bases econômicas, sociais e ambientais de uma empresa. Com essa visão, ele irá inspirar não somente os profissionais, mas as organizações.

Simone Farah - Um líder que demonstre com seus próprios atos aquilo que prega aos seguidores.

Twitter

rafamktblu - Uma pessoa ética, de bem com a vida, que sabe ouvir e dar feedback. Alguém à frente do seu tempo, que busca melhorar sempre.

JervisFilho - Não é o administrador perfeito, mas aquele que, quando erra, se arrepende, reconhece perante os liderados. Esse homem sim é exemplar.

_Leanddro - Ser carismático, saber ser líder e ser um exemplo de resiliência.

Jizabely - Liderança, motivação, flexibilidade e saber que a melhor ferramenta que ele tem são as pessoas.

FabianaMedeyros - Gostar do que faz, envolvendo planejamento, organização, controle e execução.

admadonai - Atitudes que levam o liderado a crescer e querer ser igual ou melhor do que o líder: sabe se relacionar; autocrítica; humildade.

Marketing de Experiência para entrar na Mente dos Consumidores

       


A mente do cliente é conquistada por percepções e não por produtos ou serviços. E a melhor forma de gerar percepções positivas é através de experiências positivas. A interação de um cliente com a marca ou empresa gerará um relacionamento muito forte.
Atuo com formação e reestruturação de equipes de vendas e tenho certeza de que este conteúdo colaborará muito para todos. Buscar entender psicologicamente os consumidores é fundamental.
Um produto pode ter as características buscadas pelos consumidores, mas se não houver conexão, percepção e experiências positivas os consumidores irão preferir buscar o atendimento de suas necessidades e desejos em outro lugar. Existem várias formas de criar experiências positivas e necessariamente não precisa ser no segmento em que a empresa atua.

MARKETING DE EXPERIÊNCIAS

O Marketing de Experiência deve ser usado para que o cliente viva uma sensação que aquela marca pode lhe causar e guardar na mente este momento prazeroso. Pode ser um cheiro, um paladar, uma música ou uma ação. Vai depender de cada empresa, qual produto ela quer que o cliente se identifique e que sensações ele pode viver com este produto.
A experiência gerada nos participantes e nos internautas foi de acreditar no próximo, que fazem parte de uma corrente de felicidade. Que o nosso mundo tem solução. E a Kibon gerou esta experiência.
E o mais incrível é que uma ação como essa tem baixíssimo custo, se é que precisa de dinheiro para fazer uma ação desta.
O marketing de experiência não é realizada para gerar vendas imediatas. O objetivo é construir um relacionamento com o cliente, onde a própria empresa pode despertar desejos de uma interação e necessidades nele que nem ele mesmo sabia.
Será mais fácil este consumidor se identificar com a marca, e isso provavelmente o fidelizará – claro, dependendo da manutenção deste relacionamento por parte da empresa. Sendo mantida uma relação saudável para ambos, a empresa conhecerá melhor este consumidor e poderá lhe causar mais experiências boas com a marca.
Uma experiência bem aplicada pode fidelizar clientes, envolvê-los com a marca e fazer com que vivam algo diferente, inesquecível, além de fazer o diferencial em relação aos concorrentes.

KIBON E A CORRENTE DA FELICIDADE

Lembro de um vídeo chamada “Corrente da Felicidade” que rodou nas redes sociais, a partir de 2012.
A Kibon instalou câmeras escondidas em um ponto de venda em São Paulo que mostrava os consumidores escolhendo um picolé e se dirigindo ao caixa para pagamento. Neste momento, eram informados que o picolé já havia sido pago por um desconhecido.
Nesta ação, 97% das pessoas compartilharam este momento de bondade e deixaram o picolé pago para o próximo cliente.
A Kibon disponibilizou este vídeos na redes sociais e conquistou quase 500.000 acessos no Youtube.
 
A experiência gerada nos participantes e nos internautas foi de acreditar no próximo, que fazem parte de uma corrente de felicidade. Que o nosso mundo tem solução. E a Kibon gerou esta experiência.
E o mais incrível é que uma ação como essa tem baixíssimo custo, se é que precisa de dinheiro para fazer uma ação desta.
Ao pesquisar mais sobre o tema Marketing de Experiência, lembrei de um livro, considerado um dos essenciais no estudo de marketing. E cito alguns trechos abaixo, agregando mais conteúdo.

AS 22 CONSAGRADAS LEIS DO MARKETING – AL RIES E JACK TROUT

No livro “As 22 Consagradas Leis do Marketing”, os autores, Al Ries e Jack Trout, organizaram e formataram os 22 ensinamentos a partir das melhores práticas de marketing, coletadas em 4o anos de análises.
Cito abaixo algumas leis incríveis, que combinam com o tema do artigo.
Lei Número 3 – É melhor ser o primeiro na mente do consumidor, do que ser o primeiro no mercado.
Ser o primeiro na mente do consumidor é o objetivo principal do marketing. Ser o primeiro no mercado é importante, simplesmente porque facilita a localização do produto na mente do consumidor, antes que qualquer um outro o faça.
O marketing é uma batalha de percepções, não de produtos. O que pensem os clientes potenciais é mais importante do que o que ocorre num determinado momento no mercado. Uma vez que a mente de uma pessoa esta estruturada e predisposta, não pode ser mudada.
É por isso que entrar explosivamente na mente do consumidor á a forma mais eficiente e produtiva de fazer marketing. Se você o faz em forma delicada e imperceptível, é pouco provável que cause o impacto suficiente como para ser notado.
O método convencional de marketing é gastar muitíssimo dinheiro para se posicionar na mente do consumidor. Porém, se você trabalha com uma mente aberta, inclusive uma pequena quantidade de dinheiro pode ser altamente eficiente.
A idéia de que gastar mais dinheiro é a resposta a todas as interrogantes do marketing é incorreta. As vezes, os grandes orçamentos podem conseguir um êxito grandioso; mas outras vezes fracassam. Dai que conseguir mentes abertas deve ser o objetivo fundamental.
Lei Número 4 - O marketing nunca é uma batalha de produtos, mas sim de percepções.
Contrário à opinião popular, o melhor produto não sempre consegue a maioria do mercado a longo prazo. Acreditar que o melhor produto vence sempre é uma ilusão, por uma simples razão: decidir qual é o “melhor” produto está baseado numa apreciação subjetiva, não em processos científicos.
Os produtos com mais êxito se enfocam em criar a percepção correta na mente do cliente potencial. A maioria das pessoas formarão suas percepções baseados na sua breve experiência com o mesmo; muitas vezes, inclusive, baseados na experiência de outros. Com esta pouca informação, os consumidores criarão uma verdade universal.
Os especialistas em marketing que não compreendem essa lei, vêem seu produto como o herói da sua iniciativa de marketing e investem muito tempo e recursos fazendo comparações objetivas, para demonstrar que seu produto é superior a todos os outros disponíveis no mercado.
 
Fonte:http://sergioricardorocha.com.br/marketing-de-experiencia-para-entrar-na-mente-dos-consumidores/?goback=.gde_1525847_member_271472840#!

Administradores que inspiram

 


Nesse mês em que comemoramos o Dia do Administrador, decidimos trazer para vocês algumas histórias de sucesso, de administradores que empreendem, transformam e inspiram


Simão Mairins, Revista Administradores,


Nos anos 1930 – em meio a tensões políticas que reconfiguraram as estruturas de poder e levaram à presidência da República o gaúcho Getúlio Vargas – o Brasil vivenciou uma importante fase de transformação na sua base econômica, que pode ser considerada a grande (e tardia) revolução industrial tupiniquim.

Com amplos investimentos na indústria de base e de energia, megaestatais do naipe de Petrobrás, Vale do Rio Doce e Chesf ganharam vida. Nesse passo, caía a dependência dos importados e começava a ganhar corpo a indústria nacional, gerando o aumento da demanda por mão de obra nas cidades e fazendo emergir uma nova figura, responsável por gerenciar o trabalho: o administrador.

Nas décadas seguintes, a função ganhou força e, no furor da aceleração econômica impulsionada pelo desenvolvimentismo de Juscelino Kubitschek, os profissionais com formação específica na área já eram disputados pelas empresas que buscavam a modernização dos seus métodos.

Com a criação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo na Fundação Getúlio Vargas (Eaesp/FGV), em 1954, e da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), em 1956, a área ganhou maior notoriedade e influência, culminando, mais tarde, em duas conquistas históricas: a regulamentação da profissão e a fixação do currículo mínimo para os cursos de graduação, respectivamente, em 1965 e 1966.

Ao longo desse caminho, apesar dos muitos problemas que ainda tem de superar, o Brasil também evoluiu e está hoje na vanguarda do desenvolvimento. E, para esse crescimento que enche os olhos do mundo, sem dúvidas, o trabalho dos administradores tem feito a diferença.

Diante das novas demandas e desafios apresentados pelos mercados cotidianamente, o papel de conduzir uma equipe de maneira produtiva e sustentável – com um olhar atento a todos os aspectos que cercam e integram um empreendimento – é cada vez mais indispensável.

É com esse espírito que alguns administradores têm se destacado, chamando atenção com práticas diferenciadas e dando suas contribuições para o desenvolvimento das organizações, dos seus profissionais, das suas próprias carreiras e, consequentemente, do Brasil.

Foi pelas mãos de administradores desse time, por exemplo, que uma pequena loja de variedades do interior de São Paulo se tornou um dos maiores grupos varejistas do Brasil – e referência em políticas corporativas para mulheres; um pequeno empreendimento fundado no Ceará se expandiu para todos os estados do país e uma empresa de aviação imprimiu um novo conceito ao setor ajudando a iniciar uma nova era das viagens aéreas no país.

Nesse mês, em que comemoramos o Dia do Administrador, decidimos trazer para vocês algumas dessas histórias de sucesso, de administradores que empreendem, transformam e inspiram. Nas próximas páginas você vai conferir como Luiza Helena Trajano, Deusmar Queirós, Roberto Justus, Gustavo Cerbasi e David Neeleman tornaram-se exemplos para profissionais dos mais diversos segmentos, administrando com sucesso negócios que conquistaram o respeito e a admiração dos brasileiros.

Roberto Justus | CEO da Newcomm e apresentador de TV



Visionário, carismático, extremamente competente no que faz – e também muito polêmico. Ao mesmo tempo em que desperta críticas, ele tem conquistado fãs e inspirado profissionais. Filho de imigrantes húngaros, Roberto Luiz Justus – ao contrário do que muitos pensam – não se formou em Publicidade, mas em Administração de Empresas, pela Universidade Mackenzie.

Deu os primeiros passos na vida profissional atuando em negócios da família, mas, em 1981, os deixou de lado para seguir seu próprio caminho no mercado publicitário. Como sócio da Fischer & Justus Comunicações S. A., cuidou das áreas de Administração e Finanças da empresa, liderando um processo de prospecção de clientes que já em 1982 lhes rendeu um grande cliente: a Calvin Klein.

Ao fundir-se com a Young & Rubicam (Y&R) dando origem à Fischer, Justus, Young & Rubicam, a empresa já era uma das principais do mercado brasileiro, tendo assumido posição de vanguarda na adoção de novos modelos como a integração das áreas de publicidade, comunicação corporativa e marketing. Em 1986, veio o reconhecimento, com trabalhos vencedores e finalistas nos principais prêmios do Brasil e do mundo, como os festivais de Cannes e Nova York.

Com o Grupo Newcomm – que fundou em 1998 – Justus associou-se à holding britânica WPP e passou a ser sócio do maior conglomerado de comunicação do mundo, responsável por quatro empresas no Brasil: Y&R, Wunderman, Energy e Ação.

Essa trajetória de sucesso, por si, já seria suficiente para inspirar muita gente. Mas, provavelmente, ela não teria ficado tão conhecida e Justus não teria conquistado tantos admiradores se não tivesse ido para a TV.

Como apresentador do programa “O Aprendiz” na TV Record, o empresário ganhou fama com seu estilo durão de comandar equipes, que lhe rendeu críticas, mas também muitos elogios. No ano passado, foi eleito o publicitário mais confiável do Brasil e o líder mais admirado pelos jovens brasileiros.

“O marketing pessoal dele encanta as pessoas. Mas não é só isso. Roberto Justus é extremamente competente, inteligente e carismático, e tudo isso faz dele essa figura tão admirada”, destaca o consultor Christian Barbosa, amigo de Justus, com quem chegou a ensaiar uma sociedade.

E, de acordo com Christian, o fato de Justus estar no topo da lista dos líderes mais admirados pelos jovens não é gratuito. “Ele reúne várias características que o fazem se identificar com a geração Y. É empreendedor, prático e tem iniciativa, vai lá e resolve. Embora não pertença a ela, Roberto Justus é a própria Geração Y”, ressalta.

Luiza Helena Trajano | Presidente do Grupo Magazine Luiza



Nascida em Franca, no interior de São Paulo, aos 12 anos Luiza resolveu abdicar das férias escolares para trabalhar na loja da família. Depois dessa primeira experiência, a menina tomou tanto gosto pelos negócios que resolveu repeti-la nos anos seguintes.

Em alguns anos, ela já fazia parte oficialmente dos quadros da empresa, onde chegou a ocupar praticamente todas as funções, da cobrança à presidência, cargo que assumiu em 2008, momento em que intensificou seu processo de expansão com ações ousadas, como a inauguração simultânea de 44 lojas na Grande São Paulo.

Formada em Administração e Direito, Luiza Helena Trajano foi eleita no ano passado pela AmericaEconomia uma das 10 executivas mais poderosas da América Latina. Mas poder não é uma palavra à qual ela tem procurado se associar à frente do Magazine Luiza – que se tornou um dos principais grupos varejistas do Brasil, tendo entre suas principais marcas a descentralização na tomada de decisões e a valorização permanente dos colaboradores, com destaque para as políticas de apoio às mulheres empregadas na rede.

Conhecida por valorizar o olho no olho na relação com suas equipes, Luiza Trajano também tem se aproximado dos clientes pelas redes sociais. “Eu gosto muito do contato direto com o consumidor por meio das redes sociais, como faço aqui no Twitter”, disse em seu perfil na rede de microblogs.
Foi pelo Twitter, inclusive, que ela confirmou ter recebido da presidente Dilma Rousseff o convite para assumir o comando da futura Secretaria da Micro e Pequena Empresa, cargo que – até o fechamento desta edição – ainda não havia definido se aceitaria ou não. “Ainda não decidi e pedi um tempo à presidenta, pois estou estudando com muito carinho. Incentivar o desenvolvimento da micro e pequena empresa sempre foi minha missão pessoal”, disse Luiza.

Já com o Youtube, a empresária tem encontrado uma maneira de chegar a todos os seus funcionários – até mesmo aqueles que tentaram uma vaga no Magazine Luiza e não conseguiram. Em um vídeo direcionado aos participantes de um dos processos seletivos da rede em São Paulo, por exemplo, Luiza agradece o interesse dos inscritos e os aconselha, deixando uma mensagem que resume bem os motivos pelos quais ela é uma administradora que inspira: “o que as pessoas que hoje estão dando certo têm de tão diferente de outras que deram certo no passado? Antigamente, a gente mostrava um currículo e tão anos de trabalho numa empresa eram importantes. Hoje, a gente sabe que isso não é. Primeiro, independente de tudo, a gente precisa dar resultado. E, nessa era, a gente só dá resultado se souber lidar com as pessoas”.

David Neeleman | Sócio-fundador da Azul Linhas Aéreas



Brasileiro descendente de holandeses, David G. Neeleman nasceu e viveu em São Paulo até se mudar com os pais para os Estados Unidos, quando tinha apenas cinco anos. Aos dezoito, voltou ao Brasil como missionário mórmon para uma temporada no interior de Paraíba e Pernambuco que, de acordo com ele, lhe abriu os olhos para uma realidade que ainda não conhecia do seu país de origem. Pouco depois, voltou à América do Norte decidido a, um dia, retornar aos trópicos e fazer negócios por aqui.

Em 2008, o projeto tornou-se realidade. Com bases estabelecidas em Barueri-SP, a Azul Linhas Aéreas iniciou suas operações e trouxe ao Brasil a proposta de aviação de baixo custo. “A Azul surgiu para oferecer preços mais baixos do que uma tarifa de ônibus e, assim, promover a inclusão da nova classe média no transporte aéreo”, afirma Neeleman.

“Queremos sempre que nossa malha ofereça aos nossos clientes acesso a locais que são pouco servidos pelo serviço aéreo, pois temos na nossa visão o objetivo de fazer das viagens aéreas algo mais acessível, humano, fácil e econômico”, afirma Neeleman.

Desde 2012, a Azul prepara sua fusão com a Trip.

Gustavo Cerbasi | escritor, professor e consultor financeiro



Diferentemente dos demais administradores apresentados aqui, Gustavo Petrasunas Cerbasi não é presidente de nenhuma mega companhia. Seu grande negócio é ele mesmo. Formado em Administração Pública pela FGV, sua carreira engrenou mesmo quando decidiu enveredar pela área de finanças, que – curiosamente – era a que ele menos gostava durante o curso.

“Quando me formei, um amigo me chamou para auxiliá-lo preparando laudos de avaliação de empresas em uma consultoria financeira. Inesperadamente, aquilo foi o grande marco da minha carreira. Depois, passei a me dedicar à área, comecei a prestar consultorias, dar aulas e logo me tornei palestrante”, destaca Cerbasi.

Após uma temporada no Canadá – quando se afastou das aulas no Brasil – o então consultor financeiro tomou a decisão de escrever um livro, no qual pudesse compartilhar de forma simples e direta aquilo que aprendeu sobre finanças até então. Mesmo criticado por colegas da academia, que não aceitavam que ele tratasse o conhecimento de maneira “tão rasa”, Cerbasi tocou o desafio e o resultado foi um sucesso de vendas.

“O argumento dos meus superiores da área acadêmica era de que, com toda a bagagem que tinha, não poderia vender conhecimento de forma tão popularesca, quase como auto-ajuda. Mas toquei o projeto com a consciência de que um pouco do conhecimento que eu passava para os alunos de um MBA por 30 ou 50 mil reais poderia chegar a outras pessoas por pouco dinheiro”, destaca Cerbasi.
Depois do primeiro livro, “Dinheiro – os segredos de quem tem”, vários outros vieram e se tornaram best-sellers, levando o autor, em 2009, à concorrida lista dos 100 homens mais influentes do ano da revista Época.

O grande segredo desse sucesso, de acordo com o próprio Cerbasi, foi sua capacidade de identificar oportunidades e aceitar as mudanças. “Quando meu amigo me chamou para trabalhar no projeto de consultoria, eu estava prestes a tentar um concurso da Receita Federal e, muito provavelmente, eu passaria, pois havia me dedicado bastante àquilo. Na verdade, eu tinha a impressão de que seguiria carreira no serviço público”, destaca.

Mais adiante, optou por mudar novamente e se afastar da rigidez acadêmica e se dedicar aos livros, às palestras e às consultorias. Para fazer isso, entretanto, precisava de dinheiro para se manter até as coisas engrenarem de vez. Mas isso não foi problema para o homem que, mais tarde, se tornou um dos maiores especialistas em finanças pessoais do país.

“Eu não estava feliz com minha carreira. Como professor iniciante, eu só pegava aulas que não me interessavam. Então, a minha receita de sucesso foi fazer poupança no menor tempo possível, para poder escolher com o que trabalhar”, explica Cerbasi.

E ele deixa a dica: “aquelas pessoas que estão felizes com suas carreiras, não tenham pressa de se aposentar. Trabalhem até os 70! Já quem está infeliz, poupe, invista, junte dinheiro para que possa escolher com o que trabalhar”.

Deusmar Queirós | presidente da rede de farmácias Pague Menos



Nordestino do município de Amontada, interior do Ceará, Deusmar Queirós foi cedo para a capital Fortaleza, onde cursou a faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas e fundou a primeira loja da rede Pague Menos. De lá até aqui foi um percurso longo e difícil, mas de grandes conquistas.
Ainda nos anos 1980, adotou o modelo de drugstore, ampliando a gama de produtos oferecidos nas lojas da sua rede, passando a vender – além de medicamentos – artigos de beleza e higiene. Em seguida, implementou o primeiro modelo de autosserviço em farmácias do Nordeste, dispondo as gôndolas dos novos produtos fora dos balcões. Também de forma pioneira, iniciou a prestação de serviço de correspondente bancário dentro das lojas para recebimento de contas de luz, água e telefone.

Nos anos 1990, a fase foi de expansão, colhendo os resultados das ações de sucesso desenvolvidas na década anterior. No início dos anos 2000, a rede já contava com 200 lojas. Hoje são 446, em 150 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil, com mais de 11 mil funcionários e um faturamento que superou os R$ 2 bilhões em 2010.

No quesito responsabilidade social, Deusmar tem implementado na Pague Menos, desde 1985, diversas iniciativas, como seus programas de doação de ambulâncias e cadeiras de rodas. Em 1998, a empresa foi a primeira nordestina a adotar um município no programa social Alfabetização Solidária. Cinco anos mais tarde, firmou parceria com a Unicef e deu início ao Infância Feliz Pague Menos, que contribui para a educação de crianças de baixa renda por meio da doação de livros a bibliotecas comunitárias.

Outro ponto chave é o relacionamento com as equipes de colaboradores, que tem resultado em um índice de turnover anual baixíssimo (2% em 2010). De acordo com dados oficiais da companhia, 3% dos funcionários a acompanham desde sua fundação, em 1981, 10% atuam na rede há mais de dez anos e a média geral é de 6,5 anos de casa. “Desde o início, embasamos nosso modelo de negócio no tripé Inovação, Conveniência e Cidadania”, destaca Deusmar. E ele complementa: “Procuramos crescer passo a passo, mas sem deixar de nos reinventar continuamente”.



Fomos ao Facebook e ao Twitter perguntar aos nossos fãs e seguidores o que eles esperam de um administrador que lhes inspira. Veja o que eles pensam:

Facebook

Livia Rodrigues - Postura de administrador, que tenha uma relação humana de confiança e credibilidade acima de tudo com seus colaboradores.

Luis Paulo - O administrador tem que ter clareza e firmeza no que faz e diz, tem que mostrar o correto para quem errou e parabenizar aquele que concluiu com êxito o que lhe foi pedido, ouvir e receber o que sua equipe tem a dizer, além de jamais se colocar acima deles, mas sempre ao lado, porque um muro não é feito apenas de um tijolo.

Oton Cabral - O administrador deve ser ético, ter visão e liderança para guiar seus companheiros ao melhor resultado possível. Ser um grande coordenador de esforços.

Patrick William - Hoje o administrador deve ter uma postura voltada para um crescimento sustentável, pois, por meio dessa postura, ele atingirá as bases econômicas, sociais e ambientais de uma empresa. Com essa visão, ele irá inspirar não somente os profissionais, mas as organizações.

Simone Farah - Um líder que demonstre com seus próprios atos aquilo que prega aos seguidores.

Twitter

rafamktblu - Uma pessoa ética, de bem com a vida, que sabe ouvir e dar feedback. Alguém à frente do seu tempo, que busca melhorar sempre.

JervisFilho - Não é o administrador perfeito, mas aquele que, quando erra, se arrepende, reconhece perante os liderados. Esse homem sim é exemplar.

_Leanddro - Ser carismático, saber ser líder e ser um exemplo de resiliência.

Jizabely - Liderança, motivação, flexibilidade e saber que a melhor ferramenta que ele tem são as pessoas.

FabianaMedeyros - Gostar do que faz, envolvendo planejamento, organização, controle e execução.

admadonai - Atitudes que levam o liderado a crescer e querer ser igual ou melhor do que o líder: sabe se relacionar; autocrítica; humildade.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem

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30 melhores artigos marketing digital 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
Se você tem como objetivo chegar mais longe, é preciso se apoiar no ombro de gigantes.
Apesar de ainda estar muito longe de onde desejo chegar, não posso negar que tive pequenas conquistas que me orgulham.
Desde o meu site sobre investimentos com 1.500.000 pageviews em 2 anos até o meu infoproduto que teve um lucro de R$ 8.295,22 em menos de 14h, eu só tenho uma certeza:
Esse caminho nunca foi fácil, mas aprender com gigantes foi o principal motivo para essas pequenas conquistas.
Assim como mestres e mentores, eles ensinaram a um iniciante como eu o difícil, mas almejado caminho para chegar mais longe.
Porém, para encontrar esses “gigantes” sobre marketing digital foi preciso filtrar muita informação, até encontrar aqueles que realmente valem a pena seguir.
Nesse artigo, o meu objetivo é compartilhar com você 30 dos melhores sites e artigos sobre marketing digital aqui no Brasil que podem ajudar bastante o seu site e seu negócio.
Continue lendo para conhecer esses 30 sites e artigos essenciais para seu aprendizado.

1. Brainstorm9

Um grande site com boas seções sobre advertising e social media.
Com belo design e conteúdo de qualidade, não é à toa que o Brainstorm9 cresceu rapidamente, atingindo mais de 30.000 visitantes únicos por dia.
Artigo: UNICEF manda avisar que likes no Facebook não salvam a vida de ninguém
Comentários: Ativistas de sofá estão em todo lugar no facebook. Curtem tudo, mas nada fazem. O ótimo post retrata como o que a Unicef pensa disso e como podemos realmente ajudar a salvar vidas.

2. Resultados Digitais

Ótimo site com dicas valiosas e pé-no-chão sobre marketing. O André Siqueira, fundador do site é experiente, inteligente e fera em marketing digital. Basta ver a qualidade do site e dos artigos publicados.
Artigo: Materiais Educativos
Comentários: Embora não seja exatamente um artigo, é uma coleção de excelentes materiais sobre praticamente tudo o que você precisa para melhorar o marketing do seu negócio/site. Leitura obrigatória!

3. Conrado Adolpho

O Conrado Adolpho é o criador do curso 8Ps do Marketing Digital, autor de livros como o Google Marketing e atende grandes clientes como o Itaú.
Transparência e honestidade são 2 características que se destacam no Conrado. Excelente profissional.
Artigo: Qual a diferença entre o marketing digital norte americano e o brasileiro?
Comentários: A experiência de um brasileiro em um dos maiores eventos de marketing digital: O Traffic and Conversion Summit. O artigo compara o estilo empreendedor já enraizado do americano com o nosso estilo, ainda batalhando para chegar avançar.

4. Martha Gabriel

A Martha Gabriel é uma pessoa que você precisa seguir, sendo um dos nomes mais importantes do marketing digital no Brasil.
Ela á autora de 4 livros (dentre eles, o Marketing na Era Digital) e palestrante de 3 TEDx, nomeado três vezes como melhor palestrante em congresso nos Estados Unidos.
Artigo: As TOP 3 tendências de marketing para 2013
Comentários: Mobile, Sustentabilidade e Transmedia Storytelling são as 3 tendências de marketing para 2013. Nesse artigo, a Martha fala um pouco mais sobre cada um deles.

5. Jornal do Empreendedor

Uma série de artigos para ajudar a despertar o espírito empreendedor dentro de nós.
Artigo: 7 razões porque a sua marca nunca será como a Apple
Comentários: Muitos empreendedores se apóiam na Apple como exemplo de sucesso e isso não é errado. Porém, conheça as 7 razões pelas quais sua marca não será como a Apple.

6. Escola Dinheiro

O Escola Dinheiro foi fundado pelo Paulo Faustino, empreendedor e blogueiro que dedica a sua vida à produção de conteúdos de qualidade para sites no Brasil e Portugal.
Artigo: Como Ganhar R$ 451,60 no Hotmart com um Blog Novo em 45 Dias
Comentários: Ao contrário de 99% das pessoas que tentam vender um produto na internet, esse artigo traz uma estratégia sensata de como ganhar uma renda extra promovendo produtos afiliados.

7. Ferramentas Blog

Criado pelo Marcos Lemos, o Ferramentas Blog é um site dedicado a compartilhar artigos sobre wordpress e blogger, para você ter todas as ferramentas necessárias para montar e crescer seu próprio blog.
Artigo: Como Enfrentar os Haters do seu Blog
Comentários: Pessoas ignorantes e inconvenientes é o que não falta na internet. Se você possui um site/blog já deve ter tido contato com uma. No artigo, o Marcos mostra como proceder nesses casos.

8. Arata Academy

A Arata Academy é a empresa do empreendedor Seiiti Arata, grande amigo e parceiro de longa data.
O Seiiti é sem dúvida um dos empreendedores digitais que mais admiro, devido à sua preocupação com a qualidade dos seus materiais acima de tudo.
Os vídeos dele são sensacionais, altamente recomendados.
Artigo: Como Motivar sua Equipe de Trabalho
Comentários: Nesse artigo, Seiiti compartilha seus comentários sobre o livro do Daniel Pink: Motivação 3.0. Muito mais do que oferecer altos salários, é preciso pensar em formas alternativas de motivar uma equipe, compartilhadas com maestria nesse artigo.

9. Quero Ficar Rico

Quero Ficar Rico é um dos maiores sites sobre finanças e investimentos, bem mais popular do que o meu HC Investimentos. icon smile 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
Rafael Seabra, fundador do site é uma pessoa com quem me comunico sempre que posso.
Toda conversa nossa começa com o intuito de durar 1 hora, mas sempre vamos além das 2 horas pela grande troca de informações de qualidade.
Artigo: Como Ganhar Dinheiro
Comentários: Muito se fala sobre como ganhar dinheiro na internet. Porém, sabemos que na realidade são poucas pessoas que vivem disso para pagar suas contas. Nesse artigo, Rafael compartilha uma estratégia sensata e 3 produtos digitais que talvez possa ajudar o seu site, caso utilize marketing de afiliados.

10. Midiatismo

Midiatismo é um site criado pelo Dennis Altermann e oferece conteúdo de sobra sobre marketing, comunicação digital e tecnologia.
Artigo: O Melhor Horário para Postar no Facebook P2
Comentários: Nesse artigo, Dennis mostra através de um infográfico qual é o horário que você deve concentrar seus esforços no facebook para atingir um maior número de leitores.

11. Empreendedor Digital

Fundado pelo Bruno Picinini, o Empreendedor Digital é parada obrigatória quando o assunto é empreendimentos digitais.
Mesmo o bruno estando na Tailândia, Malásia, Estados Unidos ou até mesmo no Brasil, estamos sempre trocando ideias valiosas.
Artigo: 8.5 Maneiras De Se Ganhar Dinheiro Na Internet (De Verdade)
Comentários: Mais do que um artigo, um guia sobre várias maneiras de se ganhar dinheiro na internet. Sem esquemas, sem desonestidade. Apenas estratégias que funcionam há tempos e uma delas pode funcionar para você.

12. Blog Luz

O Blog Luz, fruto da incubadora de empresas Gênesis da PUC-Rio, possui uma grande gama de artigos sobre empreendedorismo e startups.
Artigo: 10 Exemplos de Redesign Conceituais de sites famosos feitos por usuários comuns
Comentários: Esse artigo me chamou atenção pelos excelentes designs que “usuários comuns” criaram como alternativa para importantes sites como Google+, Wikipedia, Facebook e Twitter.

13. Jovem Empresário

Jovem Empresário é um ótimo site que traz um mix de Empreendedorismo, Marketing, Finanças e Investimentos.
Artigo: Alguns Motivos para Você Não Fazer Faculdade
Comentários: O artigo, um tanto polêmico, retrata uma dúvida cada vez mais comum com o avanço da internet e o modo com que obtemos e compartilhamos conhecimento. São apresentados 8 motivos pelos quais talvez não valha a pena você fazer uma faculdade.

14. Biz Revolution

Seguindo o bordão “QUEBRA TUDO”, Ricardo Jordão é um empresário digno de se acompanhar.
Se você conseguir claro, porque ele compartilha tantas ideias boas e inspiradoras que é até mesmo difícil acompanhar todo seu conteúdo.
Artigo: Celebrando as Cores do Marketing
Comentários: O artigo em forma de infográfico mostra como a evolução dos últimos 50 anos no que diz respeito as cores e como as empresas as utilizam em seus logos.

15. Gerenciando Blog

Um blog sobre blog, com diversas dicas para quem possui um site em wordpress ou blooger.
Artigo: Google e a Ditadura do Top10 – Parte 1
Comentários: Artigo baseado no termo cunhado pela Martha Gabriel “Ditadura do Top 10″, que mostra a necessidade de estar na primeira página do google e alguns meios de como chegar lá.

16. Marketing Digital

O nome já diz tudo. Esse site sobre Marketing Digital tem diversos artigos interessantes como o que separei abaixo.
Artigo: Você Acha que o Marketing nas Mídias Sociais Diminuiu a Importância do Email Marketing?
Comentários: No artigo, o infográfico comparando

17. Sandra Turchi

A Sandra é empresária, consultora, professora, palestrante e autora.
No seu site, ela compartilha artigos sobre empreendedorismo digital, mais especificamente no setor de e-commerce.
Artigo: Quer mudar de vida? Que tal empreender no mundo digital?
Comentários: Um artigo voltado para quem já está de saco cheio do “modelo tradicional” e sente o sangue empreendedor correndo em seu sangue.

18. Interney

Edney, mais conhecido como Interney, é das antigas. Envolveu-se com a internet ainda em 1995 e trabalha com informática desde 1990.
Depois de ser demitido do seu emprego por atualizar seu blog durante o horário de trabalho, ele superou todas as dificuldades e rapidamente conseguiu ganhar mais de 50% do que ganhava no emprego antigo somente com o crescimento do site, utilizando anúncios publicitários.
Artigo: O facebook não comeu seu post, foi você que não fez a lição de casa
Comentários: Nesse artigo, o Edney (Interney) compartilha porque apenas 1/3 do que você publica no facebook aparece para seus amigos, o mesmo sendo válido para páginas (fanpages) e o que fazer para contornar isso.

19. Mestre SEO

Conheci a Mestre SEO há uns 2 anos atrás quando escutava o Mestrecast (podcast) no caminho da faculdade.
A qualidade da informação me chamou atenção e desde então ainda acompanho (na medida do possível) os passos deles.
Artigo: Google Analytics para WordPress (Plugin)
Comentários: O mestre Frank Marcel, especialista em Google Analytics, compartilha suas dicas para configurar o melhor e mais popular plugin de Google Analytics para wordpress.

20. Escola WP

Escola WP (WordPress) é um site voltado exclusivamente para wordpress e compartilha artigos sobre templates, plugins e todos assuntos relacionados ao wordpress.
Artigo: Guia de Configuração do Plugin W3 Total Cache para WordPress
Comentários: Outro importante plugin para wordpress é o W3 Total Cache. No artigo da Escola WP, você pode encontrar o passo-a-passo para configurar esse plugin.

21. Rogério Job

O Rogério Job é um empreendedor digital que vive exclusivamente de seus rendimentos online e compartilha dicas de como alcançou esse estilo de vida tão desejado hoje em dia.
Artigo: 10 Erros que Matam a Produtividade no Trabalho em Casa
Comentários: Trabalhar em casa nem sempre é tão fácil quanto parece para quem “olha” de fora. No artigo, o Rogério compartilha 10 erros comuns que matam a produtividade ao trabalhar em casa.

22. Insistimento

Do fundador Marcos Rezende, o Insistimento quer dizer “insistir no talento para transformá-lo em empreendimento” e nasceu em um momento de crise pessoal e financeira que ele viveu onde a única saída foi encontrar força no seu próprio poder pessoal.
Artigo: Aprender inglês deve ser prioridade número um para quem quer empreender
Comentários: Sempre ressaltei que dominar o inglês é fundamental para o crescimento profissional. Esse artigo vai de encontro a esse pensamento e traz 3 vantagens em saber inglês.

23. Ponto Marketing

Ponto Marketing é um site que fala sobre marketing digital de maneira simples e direta, com artigos que valem a pena serem lidos.
Artigo: Marketing, pessoas e redes sociais: A história e vitória do Twitter
Comentários: Interessantíssimo artigo sobre a história (e vitória) do Twitter, mostrando um pouco de como ele foi lançado e rapidamente cresceu o seu número de usuários, sendo uma plataforma totalmente grátis.

24. Midias Sociais

Social Blend ou www.midiassociais.net é um site voltado a explorar o mundo das midias sociais, com foco em como as grandes marcas estão utilizando as redes sociais para atrair mais atenção, seja através de conteúdos de qualidade como vídeos virais.
Artigo: Visual.ly lança ferramenta para transformar seu google analytics em um infográfico
Comentários: O artigo mostra como montar um infográfico com os seus dados do Google Analytics. Você ainda pode receber um resumo semanal em seu email dos dados atualizados.

25. Midia Boom

Blog sobre comunicação e mídias sociais. Destaque para a área de infográficos.
Artigo: Afinal, o que são e-books?… Suas vantagens, livros mais vendidos, Kindle…
Comentários: Infográfico muito bom sobre o que são eBooks, suas vantagens e estatísticas desse setor.

26. Hotmart

O Hotmart é, na minha opinião, o melhor site para produtores e vendedores afiliados de infoprodutos.
Falo por experiência própria, já que o meu eBook sobre investimentos tem por trás todo o serviço do hotmart no gerenciamento dos pagamentos, distribuição e afiliados.
Além do ótimo serviço, eles ainda possuem um blog muito útil para quem deseja criar/vender um infoproduto.
Artigo: 5 passos para fazer sua primeira venda como afiliado de um produto digital
Comentários: Muitos iniciantes acreditam que vender um produto afiliado é apenas colocar esse link em todos os lugares possíveis. Isso é chato, ruim e pouco efetivo. No artigo, são compartilhados 5 passos para iniciar suas vendas comissionadas.

27. Blog Midia 8

De um projeto acadêmico para um site de sucesso sobre comunicação digital e redes sociais. Esse é o Blog Midia 8.
Artigo: A Globo acertou ou errou em relação ao Facebook? Acertou e errou
Comentários: Uma dupla visão sobre a estratégia da Globo em retirar todos os seus links do facebook.

28. Sucesso na Internet

Esse site conta com boas dicas sobre empreendimentos digitais, além de apenas falar sobre como ganhar dinheiro.
Artigo: Vantagens e Desvantagens de um Programa de Afiliados Internacional
Comentários: No artigo, ele expõe os dois lados sobre participar de um programa de afiliados internacional.

29. Caio Ferreira

O Caio Ferreira é super gente boa. É o tipo de cara que está sempre pronto para ajudar.
Por diversas vezes já me ajudou com dúvidas que tinha, prestativo do início ao fim.
O site dele é recheado de podcasts e até eu já participei de um! icon smile 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
Artigo: Como começar a promover um produto novo
Comentários: Nesse podcast, ao contrário dos outros em que o Caio entrevista um especialista em alguma área, ele compartilha as suas melhores dicas sobre como promover um produto novo.

30. Escola para Blogueiros

Escola para Blogueiros é um ótimo site do Jonathan Taioba.
Se você ainda não o conhece, sugiro fazer uma visita ao site e ler o conteúdo que ele escreve e produz.
Definitivamente é uma personalidade no ramo de empreendedorismo digital que vale a pena acompanhar.
Artigo: As 3 verdades para o sucesso – quanto antes você entender isso, melhor!
Comentários: Ao contrário do que muitos pensam sobre “ganhar dinheiro dormindo” o sucesso é proporcional a qualidade com que você busca resolver problemas e mostrar soluções práticas. O artigo do Jonathan é a reunião de 3 verdades que você precisa escutar se quiser alcançar o sucesso.

Conclusão

30 melhores artigos marketing digital 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
É muito provável que grandes nomes do marketing digital e do empreendedorismo online tenham ficado de fora dessa lista.
Bel Pesce e Flávio Augusto, por exemplo, são mais nomes que admiro e busco me inspirar para melhorar o meu trabalho.
Se você conhece grandes mestres brasileiros que não foram citados aqui no artigo, por favor, compartilhe nos comentários.
Aprender com quem já “chegou lá” e continua a compartilhar seu conhecimento é fundamental para progredirmos em nosso trabalho.
Para não ficar de fora e receber todos os novos artigos desse site, coloque seu email no campo abaixo e seja o primeiro a saber de todas as novidades.

Empreendedorismo em ação


Dez competências exercitadas durante a organização de um grande evento.

Tom Coelho,

“Empreendedorismo não é uma ciência, nem uma arte.É uma prática.”(Peter Drucker)


Desde o ano 2000 participo do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), uma das diretorias do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). O grupo tem por objetivo identificar, aglutinar e desenvolver lideranças institucionais e empresariais, bem como promover a capacitação profissional e pessoal, incentivando e difundindo ações empreendedoras nos diversos setores da economia brasileira.

A atuação do NJE dá-se mediante a realização de palestras, cursos, reuniões de networking, visitas técnicas empresariais, ações sociais, entre outros eventos, com destaque para um congresso anual realizado de forma itinerante em polos econômicos do Estado. Em 2013, este evento acontecerá em Santos, nos dias 5 e 6 de setembro.
Através do Congresso, buscamos o debate propositivo de temas relacionados a boas práticas de gestão, além de apresentar cases de sucesso. A programação deste ano conta com a presença de Paulo Skaf (presidente do CIESP/FIESP), Ozires Silva (fundador da Embraer), Fábio Barbosa (presidente executivo do Grupo Abril), além de renomados conferencistas. Serão 18 palestras, além de um espetáculo teatral corporativo e a participação do Coral Cênico do SESI. A agenda completa está disponível em www.nje.com.br.
O evento é aberto ao público e totalmente gratuito, pois é nosso propósito maior compartilhar o conhecimento. E embora beneficiados com a generosidade de todos os palestrantes, que participam em sistema pro bono, a realização envolve custos diversos. Por isso, organizar um evento deste porte é uma autêntica ação empreendedora, na qual as seguintes competências são exercitadas:
1. Planejamento. Começamos a organizar este congresso no dia seguinte ao término do realizado ano passado. Foi quando definimos a cidade-sede, iniciamos a busca pelo auditório, formulamos os primeiros convites aos palestrantes e principiamos a formatação de um projeto para captação de patrocínios com a finalidade de tornar a iniciativa autossustentável. Esta anterioridade foi o que nos permitiu conseguir espaço na agenda da maioria dos conferencistas.
2. Ousadia. Pela primeira vez em dez anos, o congresso será realizado em dois dias e com uma feira de exposição paralela. É dever de todo empreendedor tomar iniciativas e correr riscos calculados, porém com responsabilidade.
3. Negociação. Com recursos escassos, barganhar torna-se imperativo. Assim, conseguimos reduzir custos, propor permutas, buscar apoios diversos.
4. Resiliência. A famigerada expressão “o ‘não’ nós já temos” é constantemente lançada. No decorrer do processo, acostumamo-nos a ouvir negativas: de palestrantes, de fornecedores, de patrocinadores potenciais.  E não desistimos.
5. Administração do tempo. Mesmo trabalhando com um ano de antecedência, o tempo conspira contra nós continuamente, em especial quando consideramos que os integrantes do NJE/CIESP são todos voluntários. É um exercício constante conciliar as demandas pessoais, corporativas e também institucionais.
6. Pensamento estratégico. Todas as ações são engendradas pensando não apenas no evento em curso, mas nos próximos, em especial o que será realizado em 2014, no município de Santo André. Por isso, um conferencista sem agenda ou um patrocinador sem verba neste ano, são automaticamente nomeados prospects potenciais.
7. Networking. A força das redes de contato e dos relacionamentos mostra-se essencial para possibilitar a construção de uma programação tão valiosa. E as mídias sociais assumem seu protagonismo na divulgação do evento.
8. Trabalho em equipe. O êxito perseguido é fruto da dedicação de diversas pessoas. Assim, há os que se envolvem em comunicação visual, na elaboração de manuais e releases, nas tratativas com os conferencistas, nas negociações com os fornecedores, em aspectos jurídicos e contratuais. Cada qual em sua expertise.
9. Liderança. No momento, estou como diretor estadual deste grupo. Notem: estou, e não sou, pois toda liderança é transitória, ainda mais quando em uma entidade ou associação. Assim, o dever do líder é supervisionar, subsidiar, apoiar, empoderar e incentivar sua equipe. E seu maior desafio é preparar quem o substituirá.
10. Marketing. É o fator essencial que referendará o sucesso do evento. Sem uma comunicação adequada, atraente, envolvente e ampla, todo o esforço será em vão.
Por fim, é importante fazer dois registros. Primeiro, que a força da marca CIESP, cuja credibilidade foi construída no decorrer dos últimos 85 anos, abre portas, o que enseja enorme responsabilidade ao representar a entidade.
Segundo, o apoio de nossa diretoria, tanto na sede, quanto nos 42 escritórios regionais distribuídos em todo o Estado de São Paulo, a quem, em nome de todos os integrantes doo NJE, presto a maior gratidão.
Espero contar com sua presença no 10º Congresso Estadual de Empreendedorismo do NJE/CIESP!
* Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor de “Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento” (Flor de Liz, 2011), “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional” (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com