Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barra bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos dispositivos equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo). Mesmo com sua popularização, ps códigos QR ou Qr Codes,ainda são desconhecidos por muitas pessoas mesmo as que possuem web cams, smartphones ou tablets.
De acordo com algumas fontes pesquisadas, eles foram inventados em 1994, mas só começaram a ser publicados e usados por empresas a a partir de 2003. No Brasil, só em 2005 ele começou a ser utilizado e já são 8 anos aqui, mas são muitas as pessoas que ainda falam: “QR o quê? Hum? Hã? O que você falou?”. No mundo, os QR Codes estão sendo usados ??para combater o comportamento anti-social, e já são milhões de pessoas que os escanerizam facilitando o acesso às informações. O medo das pessoas perguntarem, a timidez, ou até mesmo a pressa em saber de determinada marca, faz dele um recurso excelente para interatividade. No caso de impresso transacional como faturas e extratos, a adição de códigos QR pode ajudar as empresas a entregar ações tangíveis, agregando valor à peça. Por exemplo, um código QR em uma conta de serviço público pode levar o cliente diretamente para um site de pagamento seguro na Web. A conta é então imediatamente paga com a confirmação do valor. Então já são motivos óbvios para uma marca ou empresa buscar produzir os seus códigos, ainda mais por eles serem livres para criação e de Royalties. Até cartões de visitas podem ser produzidos em um código, olha só a economia e a atitude ecológica passando seus contatos diretamente nos dispositivos dos interessados.
Os QR Codes estão diretamente ligados a uma informação, apresentação, formulário, link, vídeo,download, promoção, brinde ou surpresa. As pessoas podem através de seus dispositivos, fazer downloads gratuitamente de leitores ou scanners de códigos QR e começar a interagir com os códigos. Eles estão dispostos em lugares estratégicos e causam uma enorme curiosidade para sabermos o que nele está criptografado. Acredito que qualquer pessoa que já os conhece e as que a partir de agora conhecerão, terão muitas possibilidades para escaneá-los nas oportunidades que os virem. Hoje eles estão dispostos em revistas, jornais, embalagens de produtos, sites, outdoors, banners, etc. Eles proporcionam um comportamento social nas pessoas e podem fazer cada vez mais por sua marca. Mas assim, como não é culpa do telefone quando não chama, do email que não retorna, do feedback de alguém, não é culpa do QR Code se não é escaneado. Ele tem sempre que ser divulgado.
É muito fácil digitalizar os códigos de um QR Code. Só é preciso pensar a interação com uma boa estratégia de marketing. Neste caso, ele provavelmente poderá otimizar a comunicação móvel , para direcionar e trazer mais pessoas aos seu empreendimento. Os códigos QR portam o consumidor para uma agradável experiência digital, brindes são oferecidos e as recompensas para os consumidores podem ser em cupons especiais, mais informações ou pontuação em programas de fidelidade. Check-ins são feitos na sede da sua empresa através de códigos QR, agora pense e me responda: cocê está trabalhando sua marca com eles? Se ainda não, confira algumas dicas:
Confira abaixo 10 dicas para os profissionais de marketing implementarem os códigos QR em campanhas:
- Concentre-se em peças impressas, como anúncios em revistas ou embalagens;
- Anexar uma mensagem que comunique valor ao cliente na leitura do código;
- Ofereça uma página de desembarque mobile amigável;
- Use QR Code para integrar seus programas de marketing digital e físico;
- Meça e analise os resultados;
- Reconheça, agradeça e recompense seus clientes, se eles estiverem satisfeitos replicarão os benefícios em seus networks;
- Direcione clientes ao seu ambiente seguro Web para compras através de QRs;
- Direcione clientes a canais de vídeos institucionais da sua empresa;
- Seus canais de comunicação e endereços físicos podem ser impressos nele;
- As demais funcionalidades e formas de interatividades inovadoras através dos QRs, eu te conto através do email denis@qinetwork.com.br , para consultorias e produção, afinal podemos ter muita criatividade e utilidades dentro desse recurso.