segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pesquisa aponta perfil do empreendedor digital


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Nossa dica dessa semana é a reportagem Negócios Digitais da Revista Meu Próprio Negócio, edição especial – Lucre com E-commerce. A matéria aborda uma pesquisa encomendada pela RBS que aponta que os negócios em ascensão no mundo digital são os relacionados a conteúdo, social media, web mobile e e-commerce; e revela o perfil de quem empreende nessas áreas. No universo dos negócios digitais são os homens que lideram o ranking de quem mais investe na área. Eles são jovens, têm conhecimento e intimidade com o mundo digital e estão cientes de que inovar é exigência constante desse mercado.
 
Mas, qual é o perfil e áreas procuradas por esses empreendedores digitais, segundo a pesquisa?
  • Homens na faixa dos 20 e 30 anos e com MBA;
  • Vive no eixo sudeste-sul, com maior concentração em São Paulo e Rio Grande do Sul ;
  • A maioria decidiu empreender como forma de fazer o que gosta, mas mantém vínculos empregatícios com outras empresas;
  • Os dados indicam ainda que 75% dos empreendedores são homens de qualquer idade e 86% das iniciativas pertencem a membros das classes A e B;
  • Entre as mulheres, os empreendimentos digitais ocorrem mais na classe C;
  • As áreas mais procuradas para atuar são: mídias sociais, negócios de conteúdo e web mobile.
Outra característica desse segmento é que o ciclo de desenvolvimento dos negócios é bastante curto, saindo do papel para o mercado rapidamente. Atualmente, esses empreendedores não venderiam seus projetos. Porém, no futuro, essa pode ser a solução para adquirir dinheiro e experiência e, assim, poderem investir em novas ideias. Esses empreendedores lidam essencialmente com ideias inéditas, formatam a empresa, trabalham com ela durante um tempo, até estar financeiramente viável para vender. A maioria dos entrevistados não venderia suas empresas hoje, mas não descarta a possibilidade futuramente. Isso para poder financiar a próxima startup, como mais uma ideia inovadora e assim por adiante.
Se interessou pelo tema? Na reportagem você encontrará informações mais detalhadas sobre o perfil do empreendedor digital.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A facilidade de abrir empresas no Brasil [Infográfico]

           
Postado em 5 de outubro de 2012 por Camilla Slotfeldt

Quão fácil é abrir uma empresa no Brasil? Será que é mais fácil que em outros países da América Latina? O Brasil é considerado a potência do continente sulamericano, mas como será que, na prática, ele se compara aos outros países em termos de facilitação ao empreendedorismo?
Baseado em uma pesquisa da organização Doing Business, fizemos o seguinte infográfico para ilustrar essa situação. Espero que curtam!
E se gostar do infográfico e quiser inserí-lo no seu blog ou site, é só pegar o código HTML no fim do post!

Guia rápido para aprimorar sua estratégia no Instagram

 

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O serviço de compartilhamento de fotos Instagram tem conquistado os usuários de smartphones e, não por acaso, temos falado sobre essa rede social com certa frequência aqui no blog. O pessoal da Marketo preparou um infográfico com dicas bem bacanas que servem como um guia de uso dessa rede.
 
Por que o Instagram é uma aliada do marketing?
  • as pessoas se identificam com a simplicidade da ferramenta pois muitas vezes imagens falam mais do que textos;
  • imagens aproximam pessoas e não precisam ser enviadas para os e-mails dos usuários;
  • a diversão dita o uso da ferramenta e engaja os consumidores sem muito esforço;
  • com o crescimento do Instagram, uma estratégia bem feita pode impactar um número ainda maior de pessoas.
Como posso fazer um plano estratégico com o Instagram?
Algumas perguntas devem ser feitas antes de sair fotografando qualquer coisa por ai e compartilhar esse material na rede. Antes do primeiro clique, pense na curadoria de conteúdo e pergunte-se:
  1. o que minha audiência quer ver?
  2. como posso engajar pessoas com as imagens que vou compartilhar?
  3. o que fará com que as pessoas falem do meu negócio?
Fiz as perguntas acima. E agora?
Agora é hora de fotografar, mas considere o seguinte:
  • registre imagens exclusivas para o Instagram – não replique o conteúdo já compartilhado em outras redes;
  • revela algum “segredo” de sua empresa ou negócio que somente os usuários do Instagram descobrrão em imagem. Exemplo: mostre o processo de fabricação dos seus produtos;
  • capriche no ângulo e na composição das fotos;
  • mostre quem faz seu negócio funcionar. fotografar colaboradores e dar “cara” ao negócio fará bem para a reputação da sua empresa.
Outras dicas…
  • Use e abuse de hashtags que fazem sentido para seu negócio e para a imagem compartilhada. Mas não esqueça de lançar palavras-chave únicas para sua marca;
  • compartilhe fotos de eventos que você participou;
  • use o recurso da geolocalização para mostrar aos seguidores ou potenciais clientes sua movimentação;
  • promova games e competições com o Instagram fazendo com que seu perfil seja mais interativo.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Youtube: uma ferramenta estratégica para negócios

 

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Por meio do Youtube muitas empresas se utilizam de vídeos para conquistar consumidores e colaboradores. Com mais de 800 milhões de usuários e 1 trilhão de visualizações por ano, o Youtube também se consolidou como uma ferramenta de negócios. Conforme dados levantados pelo estudo do Global Social Media Checkup, 79% das grandes corporações mundiais possuem perfis oficiais na plataforma, um aumento de 39,5% em relação a 2011. Do marketing ao engajamento social, algumas empresas têm adotado o uso da rede social. Um exemplo foi a campanha viral da Nokia, que fez o vídeo “Perdi meu amor na balada” para o lançamento do Nokia 808 Pureview. Ao contar um romance fictício, o curta atraiu mais de 1 milhão de visualizações, porém, a ação gerou polêmica: uma parte da audiência se sentiu enganada com a estratégia. Assista ao vídeo:
 
 
Para mostrar de uma forma mais ampla como os vídeos possuem força, apresentamos o infográfico abaixo da Sambatech sobre o número do mercado de vídeos online. Alguns dados são destaque, dentre eles:
 

- 96% das pessoas que têm costume de acessar a internet assistem vídeos online, sendo que 1/3 comentam, 2/5 fazem upload e ½ compartilham;
- a cada 5 usuários de internet da América Latina 4 assistem vídeos online;
- entre 2006 e 2010 o número de vídeos online aumentou 600%;
- as pessoas utilizam seus devices para consumo de vídeos: smartphones (21%), tablet (63%) e notebooks (72%).
Resta alguma dúvida que vídeo é uma grande estratégia para sua empresa mostrar a cara no mercado de uma forma diferente e interativa?

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Hyundai entra na categoria dos hatches para concorrer com o Gol

 

Marca mantém posicionamento premium mas entra em segmento de maior volume de vendas com estratégia baseada em conteúdo nas redes sociais e nos canais mobile

Por Bruno Garcia, do Mundo do Marketing | 28/09/2012

bruno.garcia@mundodomarketing.com.br

Hyundai,Volkswagen,Chevrolet,reposicionamentoA Hyundai Motors Brasil lança em outubro o HB20, um hatch médio que representa a aposta da montadora para ingressar em categorias com maior volume de vendas. Com preço estimado a partir de R$ 31 mil e chegando a R$ 48 mil na versão top de linha, o modelo terá como principais concorrentes o Gol, da VolksWagen, e o Corsa, da Chevrolet. Este é o primeiro veículo da marca não voltado para o segmento premium. A estratégia de lançamento exigiu cuidado para chegar a um novo perfil de consumidor sem perder o posicionamento da companhia sul-coreana, muito ligado a luxo, elegância e design.
O projeto vem sendo desenvolvido pela Hyundai há um ano. A utilização da internet e das redes sociais foi um dos caminhos para atingir um perfil de público mais amplo. “A marca sempre esteve posicionada para um grupo de maior poder aquisitivo. Com a chegada do HB20, a comunicação tem que falar com um consumidor mais de massa, ou seja, precisamos chegar a um maior volume de pessoas. Criamos perfil nas redes sociais, um canal no Youtube, entre outras ações. O conteúdo foi um dos pilares deste novo momento na comunicação da Hyundai”, explica Rodrigo Cerveiro, Diretor de Planejamento da Z+, responsável pelo posicionamento do novo produto, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A organização pretende não apenas entrar em um novo segmento, mas mudar a percepção desta categoria de automóveis. O fato de ter todo o seu histórico voltado para veículos mais elitizados não atrapalhou. “Todo o trabalho de construção da marca até hoje só contribuiu. Quando tomou-se a decisão de entrar em um segmento abaixo, a percepção sobre a Hyundai já era totalmente positiva. A diferença com a chegada do HB20 é que a empresa se torna mais plural. Mas não se trata de um carro básico. Pelo contrário: o novo veículo traz as mesmas características que consagraram a montadora, porém em um modelo mais acessível”, afirma Rodrigo Cerveiro.
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Skol apresenta nova identidade visual sábado passado, 29

 

Marca produz vídeo com a música “Linda Demais”, do grupo Roupa Nova, que tem como protagonista uma lata de cerveja em situações românticas e bem humoradas

Por Bruno Garcia, do Mundo do Marketing | 28/09/2012

bruno.garcia@mundodomarketing.com.br

A partir de amanhã, dia 29, a Skol apresenta ao mercado a sua nova identidade visual. Com a ação “A Skol está de Roupa Nova”, a marca traz um vídeo com a música “Linda Demais”, do grupo Roupa Nova. No clipe, uma lata de cerveja é a protagonista de cenas românticas e divertidas. Também foi criado um aplicativo para o Facebook que permitirá ao usuário trocar o layout da própria página para brincar com os amigos surpreendendo-os com um novo visual, utilizando elementos da música e do vídeo. Materiais de ponto de venda e conteúdo para outras mídias completam a ação. A criação é da F/Nazca e o design da nova lata é da Narita Design.

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sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bel Pesce: jovem dá lição de empreendedorismo em palestra no Sebrae

 

Bel Pesce empolgou a plateia ao mostrar que é possível obter sucesso cedo com dedicação

Por Hédio Ferreira Júnior, Agência Sebrae

Com uma mente que parece não parar de fervilhar e a desenvoltura típica de uma jovem ávida por conhecimento, a paulista Bel Pesce, 24 anos, superlotou o auditório doSebrae Nacional na noite dessa quarta-feira (26). A jovem falou à uma plateia majoritariamente na faixa etária dos 20 anos, e contou êxitos de uma carreira bem-sucedida e recheada de episódios engraçados e improváveis.
Simpática, Bel é uma menina de aparência simples e que passaria despercebida entre a turma que a ouviu por quase duas horas. Determinada a conseguir tudo que planejava - contando apenas com a falta de vergonha em tentar um sim quando o não ela já conhecia -, decidiu aos 17 anos tentar uma vaga no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. O detalhe: prazos de inscrição e entrevista já haviam terminado.
Tanto fez que conseguiu o que lhe disseram ser impossível. Ao chegar nos Estados Unidos e se envolver em feiras e eventos para os quais ainda não tinha experiência curricular, conseguiu estagiar em uma das maiores empresas da internet, o Google, ainda no primeiro semestre da faculdade. Ela também ousou dar passos que pareciam absurdos ao deixar a empresa e trancar o mestrado para se dedicar a um projeto menor, mas no qual ela vislumbrava sucesso. "Minha família e meus amigos achavam que eu era louca, mas meus riscos eram completamente calculados", disse ela.
Como é definida na contracapa de seu livro A menina do Vale - como o empreendedorismo pode mudar sua vida, Bel é mesmo um ponto fora da curva. Ela montou sua própria startup, empresa jovem e inovadora, em busca de modelo negócio escalável e sustentável no Vale do Silício, na Califórnia.
Hoje, Bel Pesce faz parte do time fundador da Lemon, empresa de aplicativos para smartphones, que após três meses de lançamento já contava com mais de um milhão de usuários.
Simples, bem articulada, extremamente carismática e bem-humorada, ela decidiu, no ano passado, contar as suas histórias recheadas de improbabilidades em uma publicação lançada na internet. Em apenas um mês foram atingidos 500 mil downloads, sucesso que migrou para a versão impressa por meio da editora Casa da Palavra. O livro foi autografado por ela após a palestra no Sebrae.
Aprender, Bel garante, é uma motivação diária. Do tipo que faz dez coisas ao mesmo tempo, ela já concluiu os cursos de engenharia elétrica, ciências da computação, administração, economia e matemática. Cursava na faculdade 13 disciplinas ao mesmo tempo - quando a recomendaram não passar de quatro - e admite que para conseguir sucesso em um projeto é preciso dar um passo de cada vez e testar o interesse das pessoas pelo seu produto.
"A minha definição de empreendedorismo é a de quem cria serviços e produtos que podem tocar a vida das pessoas", descreveu. Ela contou que muitos dos seus projetos também fracassaram, mas que aprender com os erros está na fórmula de quem quer crescer. "Errar faz parte do empreendedorismo. Quando se valoriza o erro é sinal de que se é capaz de corrigir e melhorar. E, mais do que isso, não ter medo de arriscar".
Atualmente, Bel dedica 99% do seu tempo e de suas funções na Lemon. O ciclo de palestras pelos Sebrae começou em Belo Horizonte, passando pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e se encerra nesta quinta-feira (27) em Porto Alegre.
Com projetos para a área da educação, ela diz ainda ter vontade de fazer música e jura que mesmo no ritmo alucinante a que se propõe trabalhar quer uma casa cheia de filhos. "Às vezes queremos fazer tudo estruturado e nem sempre é assim. Pipocar ideias de pequenas coisas pode fazer com que, juntas, elas valham muito", definiu os passos de sua carreira que podem ser perfeitamente encaixados aos seus planos pessoais.