terça-feira, 8 de maio de 2012

Livro com dicas de como aplicar conceitos de marketing iDireto

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Nossa indicação da semana é o livro Redefinindo Marketing Direto Interativo na Era Digital, de autoria de Stan Rapp, da Editora M.Books, que foca como se beneficiar de uma verdade fundamental sobre o marketing contemporâneo.

Afinal, o que é marketing interativo? É uma ferramenta de marketing e consequentemente um novo marketing direto, que se formou pela integração da tecnologia de banco de dados e do conhecimento dos sistemas de informações, com técnicas próprias da pesquisa de mercado, da segmentação e da comunicação do marketing direto.

O autor defende que o marketing interativo é direto e vice-versa. Para que o consumidor obtenha benefícios a partir dessa realidade, Stan Rapp introduz o paradigma iDireto no mecanismo de crescimento do século XXI. Esse conceito trabalha a junção de tecnologias digitais e práticas de marketing direto. Alguns pontos considerados importantes do marketing são apresentados com uma variedade de perspectivas que visam oportunidades inéditas.

A lacuna entre o que você presumiu e o futuro do marketing idireto é tão vasta que se faz necessária uma equipe de líderes intelectuais para lidar com a questão. Ninguém tem todas as respostas. Neste livro, Rapp reúne os pontos importantes do marketing com uma variedade de perspectivas que lhe abrirão os olhos para oportunidades de mercado.

Alguns insights de pensadores importantes no marketing direto são apresentados na obra:
• John Greco, Presidente da DMA
• Professor Don Shultz, PhD, Northwestern University
• Lucas Donat, Presidente da Donat/Wald
• Mike Caccavale, Fundador e Presidente da Pluris Marketing
• Michael Becker, Vice-presidente de estratégias móveis da iLoop Mobile
• Melissa Read, PhD, Vice-Presidente de Pesquisa e Inovação da Engauge
• Tim Suther, Vice-Presidente sênior da Global Multichannel Marketing Services

Chiclets desbanca Brahma e é líder de engajamento nas redes sociais

 

Cerveja encabeçava o ranking indexSocial desde o fim de 2011, até ser ultrapassada em março pela marca da Kraft Foods. Volkswagen aparece no segundo lugar da listagem

Por Cláudio Martins, do Mundo do Marketing | 19/04/2012

claudio@mundodomarketing.com.br

A Chiclets se tornou líder de engajamento nas redes sociais ao desbancar a Brahma em março deste ano. A informação é do indexSocial, ferramenta criada pela agência Espalhe para monitorar a atuação das marcas em sites como Facebook, Twitter e YouTube. A Brahma mantinha liderança no quesito desde o fim do ano passado e em março caiu para a terceira posição. No segundo lugar aparece a Volkswagen, que se destacou pela última vez na listagem em outubro de 2011.

Em relação ao ranking de audiência, o Guaraná Antarctica continua na primeira colocação, seguido pela Skol. A L’Oréal aparece no terceiro lugar, à frente de Brahma, Claro Brasil, Trident Brasil, Hotel Urbano, Halls, Nike Futebol e Itaú. A listagem da audiência é baseada em um índice composto pela total de fãs, seguidores e assinantes nas redes sociais.

Digital encabeça marketing imobiliário em 2012

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A afirmação do título deste post é um resumo da visão dos grandes players da construção civil no Brasil, entenda-se Lopes, Gafisa e Tecnisa. Depois de uma queda na venda de imóveis em 2011, o setor acredita que em 2012 as vendas voltem a ser mais expressivas. A reportagem de capa da edição de abril da Revista Marketing (Editora Referência) traz dados e afirmações que reforçam essa ideia.

O Índice Imobiliário da BM&F (IMOB), responsável pelo desempenho do setor, valorizou em 5% neste ano. A Associação de Investidores do Setor Imobiliário cravou que em 2012 o Brasil será o segundo melhor mercado para investimentos imobiliários do mundo! Esses dois dados têm animado o setor, que investe cada vez mais no marketing digital para atingir todos os públicos.

Segundo a reportagem, as construtoras têm investido fortemente em 3 áreas do marketing: promoções, eventos e digital, sendo este último o mais importante nos dias de hoje.

A Lopes, por exemplo, acredita que um empreendimento bem sucedido tem 80% das unidades vendidas em até três meses. Para isso é preciso criar um relacionamento com o cliente, e as mídias digitais desempenham bem esse papel.

“Neste mercado, o marketing é muito importante porque as pessoas estão comprando algo que vai ser entregue em 24 e 36 meses”, afirmou Pedro Cesarino, da agência Archote, à publicação.

A Gafisa atualmente tem 90 canteiros de obra espalhados pelo Brasil e, para converter construções em unidades vendidas, tem apostado grande parte de seus investimentos em marketing digital. “O meio digital impôs maior velocidade à comunicação e as redes sociais o contato mais rápido e próximo com nosso cliente”, explicou Erika Fugiwara, gerente de marketing da Gafisa.

Para Claudio Bernardes, professor do curso de Negócios Imobiliários da ESPM e presidente do Secovi-SP, “ainda são raros os casos em que a pessoa compra um apartamento pelas redes sociais, mas o primeiro passo da compra, que é a escolha, começa ali”.

A Tecnisa foi a primeira construtora a negociar um apartamento por meio das redes sociais e a web é hoje origem de 40% das vendas. Romeo Busarello, diretor de marketing e ambientes digitais da empresa, compartilhou com a revista que o investimento em web está presente na estratégia da Tecnisa há 10 anos. E muito do que é feito tem como base o uso de blogs, sem esquecer as redes sociais, como o Pinterest, sua mais recente aposta.

Curso de Marketing Digital na Construção Civil
A equipe da midiaria.com tem estudado o mercado imobiliário e de construção nos últimos meses e compartilhará dados, cases e boas práticas num workshop de 3 horas dedicado ao setor em 08 de maio, em São Paulo. O evento acontecerá na YCON – Formação Continuada, escola voltada para o aperfeiçoamento de profissionais do setor de engenharia civil e arquitetura.
Se estiver interessado em saber mais sobre esse setor e como trabalhar o marketing digital nele, veja o programa do curso Marketing Digital na Construção Civil e faça sua inscrição aqui.
Veja outras dicas da seção #dasbancas

Eleições 2012: mídias sociais no marketing político

 

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As eleições de 2012 estão chegando e abre-se uma oportunidade para o profissional de marketing e comunicação no desenvolvimento de campanhas eleitorais por meio das mídias sociais.

Primeiramente, você sabe o que o candidato político precisa transmitir em sua campanha? Ele deverá exibir uma imagem de respeito, seriedade e confiança. E é essa a função do consultor de marketing político, o marketólogo: orientar o candidato durante as eleições e também em sua trajetória pessoal.
Com as recentes mudanças na legislação eleitoral, como a Lei da Ficha Limpa, esse profissional deve ser ainda mais requisitado. Principalmente porque surgirão novos candidatos que precisarão construir uma imagem.
O que compreende o marketing político?
O marketing político compreende dois ramos de atuação: a comunicação política e o marketing eleitoral.
A Comunicação Política acontece fora do período de eleição, sendo ela responsável por tratar assuntos relacionados à imagem do candidato e suas ações, esteja ele atuando no governo ou não.
O Marketing Eleitoral tem foco total nos eleitores, começando sua atuação antes das eleições e se concretiza no último dia da campanha, com objetivo de desenvolver ações do candidato para atingir os eleitores em massa.
Hoje, as mídias sociais são o melhor canal para disseminação e promoção da imagem do candidato . Temos um grande case de sucesso que foi a campanha do Barack Obama, que através das mídias sociais conquistou:
  • 130 mil seguidores no Twitter;
  • 14 milhões de views em apenas um vídeo no Youtube;
  • grupo no Facebook com 2,3 milhões de membros.

Obama utilizou menos de 2% de seu budget total para ações online, que tiveram forte aceitação do público eleitorado.

Confirma aqui as principais ações de mídias sociais aplicadas na campanha do Obama.
O grande desafio é fazer o bom uso das redes sociais. Não adianta criar um perfil no Facebook e postar mensagens no Twitter e achar que é só isso. Se o usuário perceber que o canal não possuí interação, ele o abandona imediatamente.
Hoje, o Brasil superou o Japão e ocupa a segunda posição entre os adeptos do microblog, com 33,3 milhões de twitteiros. No caso do Facebook, os números são maiores : 45,3 milhões de brasileiros utilizam a página de relacionamento, dos quais 4 milhões estão na cidade de São Paulo.
Percebeu a oportunidade? Aposte nas mídias sociais!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A história do comércio eletrônico em infográfico

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O e-commerce é uma realidade para muitos países e negócios independentemente de sua posição geográfica – essa, inclusive, é uma das barreiras que o comércio eletrônico vem quebrando desde 1979. Sim, acredite, as transações online começaram no final dos anos 1970, pelas mãos do inglês Michael Aldrich. Um infográfico da ZippyCart.com mostra o histórico do e-commerce e da própria web.

Dez anos depois do trabalho de Aldrich, outro inglês, Tim Berners-Lee, criou a World Wide Web, que já prenunciaria o comércio B2C pela internet.
Mais adiante na linha do tempo do comércio online, os anos 90 concentraram a bolha das pontocom, com muitas empresas apostando na web para fazer negócios. 1994 reúne dados curiosos. A Pizza Hut registrou sua primeira venda pela web: uma pizza de pepperoni e cogumelos com muito queijo. Foi aberto o primeiro online banking e as soluções de e-commerce foram construídas para pequenos comércios.
Com os anos 2000 vieram os alfinetes que estouraram a bolha das “pontocom” e trouxeram novas formas de transação e comunicação via internet. Google, Facebook e Adwords são respostas dessa nova forma de se pensar a venda online.

Hoje, sabemos que o mobile commerce, as compras coletivas e o social commerce estão por aí. Qual será a próxima moda?

sexta-feira, 4 de maio de 2012

As 10 músicas mais empreendedoras do mundo

Postado em 25 de abril de 2012 por Guilherme Lito
Musicas empreendedoras - LUZ Geração Empreendedora


Na semana passada lancei aqui 5 fatos que seu filho não acreditará que aconteciam no século XXI. Leitores, MUITO OBRIGADO, chegamos à marca dos quase 700 shares em menos de uma semana. Está vendo como vocês são poderosos? Parabéns! :)
Enfim, um dos primeiros comentários foi do nosso queridíssimo leitor e amigo Eduardo Marinho, que postou a letra de uma música do Legião Urbana. De fato música sempre me motivou e abriu os olhos, e a cada dia que passa, tem maior influência na minha vida.
Que empreendedor nunca dependeu de um empurrãozinho da sua música predileta ao longo do dia?
Hoje vim mostrar-lhes as 10 músicas mais empreendedores do mundo! Peço liberdade poética para tradução de tudo!!
Sem mais delongas, vamos lá:

Gringas…

1. Natasha Bedingfield – Unwritten


Pois é, eu, muito provavelmente assim como você, não esperava ver essa música na lista (ainda mais na minha lista! Rs) mas ela é tão empreendedora que já destaco Natasha logo de cara como A MUSA DAS STARTUPS!
Tem algo mais startupeiro do que o que segue?!
“Eu não estou escrito, não consigo ler minha mente, sou indefinido. Só estou começando, com caneta na mão e o fim não-planejado. Você está encarando a folha branca na sua frente, abra a janela suja, deixa que o sol (cliente) ilumine as palavras que você não conseguiu achar. Buscando algo que está longe, mas tão perto que você sente seu gosto, solte sua inovação!”
I am unwritten,
Can’t read my mind
I’m undefined.
I’m just beginning
The pen’s in my hand
Ending unplanned
Staring at the blank page before you
Open up the dirty window
Let the sun illuminate the words
That you could not find
Reaching for something in the distance
So close you can almost taste it
Release your innovation
Ela ainda encaixou a seguinte frase lá no meio, “eu quebro tradições… fomos condicionados a não cometer erros, mas eu não consigo viver assim” (I break tradition… We ‘ve been conditioned to not make mistakes but I can’t live that way…)
Você não esperava por essa da nossa querida Natasha eim! É uma AULA de Lean Startup. Que beleza! Ela ainda termina a música com classe:
“Viva sua vida com os braços abertos. Hoje é quando seu livro começa, o resto ainda não foi escrito.”
“Live your life with arms wide open.  Today is where your book begins.  The rest is still unwritten.”

2. Eminem – Lose Yourself


“E se você tivesse apenas uma tentativa, uma oportunidade para conseguir tudo o que você sempre sonhou em um momento. Você a aproveitaria ou deixaria escapar?”
“Look, if you had one shot, or one opportunity. To seize everything you ever wanted in one moment.  Would you capture it or just let it slip?” 
Eminem já começa a música na onda do empreendedorismo. O filme 8 mile é muito bom, e mostra uma trajetória empreendedora também. Para quem não viu, vale a pena! #ficaadica

3. Frank Sinatra – My way


Que beleza, nosso querido Frank entra em cena! Que maneira empreendedora de ver a vida… Podemos dizer que Frank apresentava um perfil empreendedor menos Natasha (lean startup) e mais old school (passos planejados e mais certos). Vamos às partes marcantes:
“Arrependimento, eu tenho alguns, mas poucos para serem mencionados. Eu fiz o que tive que fazer e fui até o fim, arquei com tudo. Tracei cada trecho, cada passo ao longo do caminho e mais, muito mais que isso, fiz tudo do meu jeito.”
Bem Steve Jobs isso eim…
É isso aí, Frank! Há de se ter muito cuidado em cada passo que se dá para frente!!

4. Daft Punk – Harder, Better, Faster


“Trabalhe mais forte, faça melhor, mais rápido, nos faça mais fortes.”
Resume bem o dia a dia de uma startup, não? Não preciso dizer mais nada… Quer dizer, preciso sim. Olha que interessante, os caras deixaram que o clip caísse “nas mãos da galera”, literalmente, e outras versões do clipe foram gravadas. A melhor, para mim, é dessas meninas…


Lição empreendedora dos imortais Daft Punk: faça seu cliente trabalhar por você!

5. Fort Minor – Remember the Name


O Fort Minor deu a fórmula do empreendedorismo, se é que existe uma:
“Isso é 10% sorte, 20% habilidade, 15% força de vontade concentrada. 50% prazer, 50% dor, e um motivo por completo para se lembrar do nome.” – EMPREENDEDORISMO!
“This is ten percent luck, twenty percent skill
Fifteen percent concentrated power of will
Five percent pleasure, fifty percent pain
And a hundred percent reason to remember the name!”
Concordo em gênero, número e grau!


Brazucas!


Vamos valorizar nossa cultura nacional! Aos empreendedores tupiniquins de plantão…
6. Legião Urbana – Quando o Sol Bater na Janela do seu Quarto


Música muito bem postada pelo Eduardo nos comentários do post da semana passada. O que mais me anima nela é que podemos ver o mundo como uma coisa horrorosa que não vai mudar nunca, onde todos roubam uns aos outros e é uma selva. Sim, é verdade. E ficou claro que muitas pessoas de fato veem o mundo assim, mas é só uma questão de postura e de ver o que você quer ver. Vamos deixar Renato dizer por mim:
Porque esperar
Se podemos começar
Tudo de novo?
Agora mesmo,
A humanidade é desumana
Mas ainda temos chance,
O sol nasce pra todos,
Só não sabe quem não quer,

Adoro o “Por que esperar?”… Se a gente for esperar o pessoal parar de roubar, matar, desviar verbas e etc, vai ser difícil!

7. Jorge Aragão – Dobradinha Light


Sou um grande fã do Jorginho, e gosto muito de uma frase dessa música que mostra uma postura muito empreendedora. Se liga:
“Tô P com a turma que anda me pirateando e tem cara de pau pagando… eu vou no tranco, na pegada, ainda aturando esse mafuá me criticando… Quer saber? Com talento, um pouco de sorte e saúde meu velho eu tiro onda, não vivo a sombra.”
Demais! Haja estômago para ser empreendedor e aturar tudo o que dizem a respeito de você e sua empresa!!!

8. Caetano Veloso – Alegria, Alegria


“Caminhando contra o vento, sem lenço, sem documento, no sol de quase dezembro, eu vou…”
E aí empreendedor, se identificou? Não é preciso dizer mais nada!
Obs: quem encontrar um videozinho melhor dessa música por favor comenta com o link para eu trocar porque esse realmente não está bonito…

9. Raul Seixas – Tente outra vez


Mais um da série “montagens cafonas que encontrei no youtube”, nada mais empreendedor do que tentar outra vez, certo? Você ainda está na sua primeira startup? Relaxa, provavelmente você ainda irá à falência para tentar outra vez. E quando isso acontecer, chame o Raul para te dar umas dicas!
Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!…

10. ForFun – O Viajante


Fato: 18 das 25 músicas mais tocadas no meu computador são do ForFun. Para mim, eles são uma aula de (música e) empreendedorismo, principalmente na evolução da banda, que passou por um processo comparável ao do Los Hermanos, Radiohead, Beatles e outros, que souberam evoluir e se superar com o tempo. É claro que ainda tem gente que não dá chance ao som deles porque há quase 10 anos atrás a banda tocava outro tipo de música, mas vamos deixar isso para lá…
Essa música descreve exatamente o que nós, da LUZ, queremos muito que vocês façam: peçam as contas e ressignifiquem suas respectivas vidas profissionais (e pessoais, já que um é cada vez mais parte do outro). Querem ver como é o sentimento? Leia abaixo…
Pedi minhas contas, viajei e caí no mundão
Vou ver o mundo tendo o mundo como anfitrião
Florestas, rios, cidades e litorais
Pessoas, sentimentos, tradições e rituais
Colocarei meus pés em trilhas, pedras, manguezais
Fazendo o elo entre meus filhos e meus ancestrais
Serei sincero com o meu verdadeiro ser
Quero servir, quero ensinar, eu vim pra aprender
Cá entre nós, essa última palavra poderia ser EMPREENDER!

Para finalizar, as duas músicas MENOS empreendedoras do mundo. Uma na batida da outra: “Deixa a vida me levar” (a pior dica para qualquer empreendedor) e “Deixa acontecer naturalmente” (a prima da dica anterior). Por favor empreendedores, não sigam as dicas que seguem abaixo!





E aí empreendedores, que outras músicas tem boas lições por aí? Comente, compartilhe! :)
Saudações, de música em música estamos mudando o mundo!!

Internet supera jornal e se torna 2ª mídia no Brasil em 2012


A internet assumirá a segunda posição entre as mídias ainda em 2012, deixando o meio jornal para trás em volume de investimentos. De acordo com estimativa apresentada pelo IAB Brasil nesta terça-feira, 24, o digital crescerá 39%, fechando o ano com 13,7% de participação e faturamento na casa dos R$ 4,7 bilhões. Em 2011, a web representava 11% do polo publicitário.

O crescimento do mercado de buscas será de 50% e o de display (banner) terá incremento de 25%, informou o presidente da instituição, Fabio Coelho - que também preside o Google Brasil.

De acordo com com o IAB, a internet cresce, em média, quatro vezes mais do que o mercado de publicidade, em geral - e esses números não contabilizam redes sociais. Em breve será divulgada uma estimativa de faturamento para este ano, em que sites como Facebook e Twitter estarão envolvidos.

As 100 maiores empresas do país investem 13,4% de suas verbas publicitárias no meio digital, segundo Coelho, que considerou a web um mercado "pujante".

Para chegar aos resultados apresentados hoje, o IAB considerou os 80 milhões de internautas no país maiores de 16 anos, dos quais 49% pertencem às classes C, D e E e 51%, às A e B.

Por Marcelo Gripa