quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Como o cérebro das pessoas reage a promoções

Como o cérebro das pessoas reage a promoções

Essa semana vai acontecer o famoso Black Friday, uma das datas comerciais mais esperadas tanto por parte dos consumidores, quanto por parte das empresas, que lucram de uma maneira surreal em uma única noite (ou semana). Mas porque será que essa data tem um retorno tão grande? Será que é apenas por conta dos preços baixíssimos?
Vamos aos fatos, quando o assunto é gastar, o cérebro dos consumidores tem um comportamento bastante peculiar. Existem diversos estudos dentro da área de neuroeconomia que nos mostram evidências para um comportamento conhecido como “loss aversion” (ou aversão a perda), que é decisivo quando o consumidor está em processo de compra. A questão é a seguinte, quando o consumidor está comprando algo, na grande maioria das vezes, há uma ativação no cérebro de uma área relacionada à experiência da dor. Parece loucura, mas foi justamente isso que fez com que os cientistas e economistas chegassem ao conceito que citei acima.
Um exemplo clássico deste conceito é o uso de crédito x débito. Quando um consumidor escolhe pagar no débito, por exemplo, a sensação de perda e por isso “dor” é muito maior, já que naquele momento, o dinheiro já está saindo da sua conta (isso também vale para o pagamento em cash). Por outro lado, o crédito oferece uma sensação de ganho, já que o produto físico está com o consumidor, mas o dinheiro não é perdido imediatamente.
Tudo bem Mariana, mas quando a situação é de Black Friday? Quando os descontos entram em cena, as coisas mudam de figura, é claro. Em cima desse conceito de “loss aversion”, um desconto é sempre visto de maneira positiva, como ganho. Se, por exemplo, existe a opção de pagar no crédito ou débito (com desconto), os consumidores na maioria das vezes optam por pagar no débito, por causa do desconto! A percepção de ganho nesses casos é maior e isso tudo acontece no âmbito do inconsciente.
Resumindo, é importante que você entenda esses pequenos detalhes sobre o inconsciente do consumidor para realizar os melhores planejamentos, não só durante o Black Friday, mas também durante o ano todo! Boas vendas =)

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