segunda-feira, 24 de março de 2014

O relacionamento com a mídia na era digital

Como combinado no post Como melhorar o seu relacionamento com a mídia, chegou a vez de falarmos sobre o relacionamento com a mídia na era digital.
Quantos de nós estão acima dos 27 anos? Estes lembram como a comunicação era feita há 15 anos ou mais? Quando paramos para pensar em como tudo era feito há 15 anos, percebemos que os anos realmente passaram.
Naquela época os comunicados de imprensa, anúncios, reportagens e muito mais eram impressos durante a noite para que o cliente pudesse ler e aprovar. Material entregue para aprovação do cliente? Agora é esperar. Lembrando que o material era impresso e o feedback viria da mesma forma. O feedback voltava alguns dias depois e o material final era produzido.
Hoje isso parece uma incrível perda de tempo (e assassinato de árvores).
Os relacionamentos com a mídia costumavam ser sobre ser convidado para as reuniões do conselho editorial, hospedagem dos jornalistas em eventos de uma semana para que eles pudessem aprender mais sobre a marca e encontrar uma razão para um almoço, café ou jantar com jornalistas para construir o seu relacionamento com eles.
No cenário atual, a necessidade de um profissional de comunicação tornou-se ainda mais necessária, porque os jornalistas estão tão ocupados, que apenas enviar um e-mail pode ser insuficiente. É preciso relacionar-se por todos os canais existentes.
Então, é claro, as mídias sociais entraram na briga e os jornalistas começaram a usar isso e seu próprio conteúdo para encontrar fontes. O tempo de pegar o telefone e conversar sobre o que estava acontecendo na organização mudou. Ainda funciona, é claro. Mas apenas se tiver um conteúdo interessante. Ser amigo de fulano ou sair pagando jantares e vinhos não será suficiente. Para os mais éticos pelo menos. E a chegada da web – com a mudança de atitude dos jornalistas – mudou a forma como nos comunicamos.
É muito fácil de entender de redes sociais e construção de relacionamentos com os seres humanos. Todos nós fazemos durante as nossas vidas.
O que é mais difícil de entender é como fazer isso usando a tecnologia e sem nunca realmente ter conversado com alguém que pudesse ajudá-lo a contar a sua história.
A seguir estão algumas dicas para você considerar o uso quando você embarcar em um no relacionamento com a mídia na era digital.
1. Use as redes sociais. Se você têm como alvo as publicações ou os jornalistas para o seu segmento, encontre-os nas redes sociais. Muito provavelmente eles estão no Twitter e você pode segui-los lá. Adicione-os a uma lista do Twitter para que você veja tudo o que é publicado por eles. Encontre um motivo para se conectar com eles por lá, mesmo que seja apenas para se apresentar e manter uma conversa diária no Twitter. Em breve você vai encontrar algo que eles estão trabalhando.
2. Leia seus posts. A menos que eles trabalhem na TV, a maioria dos jornalistas tem algo que você pode ler e comentar. Muitos vão ler os comentários em seus posts. Se você oferecer uma opinião diferente ou fornecer mais informações sobre o tema, é muito provável que o jornalista entrará em contato com você para futuras histórias.
3. Envie um e-mail personalizado. Apresente-se e mantenha contato mesmo após a pauta. Mas personalize o e-mail. Cite o nome, matérias ou temas relacionadas da área do jornalista. Envolva e mostre-se interessado. O relacionamento certamente fluirá mais facilmente.
4. Personalize seus contatos. Complemento da dica anterior. É muito fácil escrever um comunicado de imprensa sobre a marca, copiar uma centena de e-mails, adicionar um monte de endereços de e-mails em cópia oculta e clicar em enviar. Mas isso dificilmente funciona. Você deve buscar informações sobre os jornalistas do setor e sobre o que andam escrevendo. Não insulte-os enviando algo que você enviou para todos em cópia oculta.
5. Esteja disponível para falar sobre as tendências do setor. Haverá momentos em que você não tem nenhuma notícia para compartilhar ou as notícias que você tem não servem para os jornalistas que estão em sua mira. Mas eles podem pedir para comentar sobre as tendências e notícias do setor. Embora possa ser apenas uma citação em uma matéria maior, a estratégia aqui é ser útil o mais rápido possível. Isso vai levar a uma pauta mais centrada em torno de você no futuro.
Se você fizer apenas uma dessas cinco dicas - e fizer de forma consistente e inteligente – em breve você terá um sucesso super bacana no relacionamento com a mídia – dentro e fora do mundo digital.

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