segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Os 10 básicos para fidelizar clientes no teu cabeleireiro

Observado as regras do marketing mais atual, mostramos 10 regras básicas para o teu cabeleireiro para que fidelizes e aumentes a tua carteira de clientes
As tuas clientes saem pela porta e não repetem? Ou ao menos, não o fazem tanto quanto tu desejarias? Na realidade, 100% de fidelização seria o recomendável, o estado ideal. Porém consegui-lo não é tarefa fácil, pensas cada vez que perdes um dos teus clientes e não sabes como.
Fidelizar clientes - Peluquería

O que fazer? Fideliza!

A estratégia de fidelização é uma das mais importantes para uma empresa que, porém, muitas vezes se descuida para dar prioridade à captação de novos clientes.
É o que ocorre em qualquer negócio e área e claro, no cabeleireiro, em que a rotação do cliente é um dos principais quebra-cabeças que tiram o sono ao responsável e empresário, dono ou encarregado do salão.
Para que isto não ocorra, comecemos pelo princípio...…

O que é a fidelização de clientes?

fidelização de clientes centra-se e trabalha no crescimento e a retenção da carteira de clientes existentes.
As campanhas de fidelização são assim estratégias que têm que se observar, seguir e implementar com certeza e segurança.
A estratégia de fidelização é uma das mais importantes para uma empresa que, porém, muitas vezes é descuidada para dar prioridade à captação de novos clientes.
É obrigatório aqui diferenciar entre os dois conceitos-chave relativos à fidelização:
  • Fidelização por lealdade. Constrói-se uma relação com o cliente baseada no compromisso e na confiança.
  • Fidelização por recompensa. Trata-se simplesmente de incentivos atrativos que cativam pontualmente.
Na realidade a qualquer cabeleireiro, como ao resto dos empresários, o que interessa na fidelização, seja de uma maneira ou outra, é que repercuta na continuidade e estabilidade de um cliente captado para que este se converta em permanente.
Então, como haveríamos de proceder?
Damos-te as chaves.
Fidelizar clientes - Peluquería

Estratégias de fidelização

1) CONSTRÓI UMA RELAÇÃO DURADOURA.
Relaciona-te com o teu cliente.
São muitas as empresas que dão por cumprido o seu objetivo uma vez adquirido o seu produto. No teu caso, uma vez que tenhas penteado, cortado ou pintado o teu cliente. na realidade, a primeira compra ou a primeira visita ao teu salão é o primeiro degrau de uma estreita colaboração que há de perdurar no tempo.
Um bom serviço, a atenção ao cliente, a manutenção da beleza e saúde do seu cabelo será a garantia da sua fidelização. Decide-te por envolver via mailing, Whatsapp e online ofertas, conselhos e recomendações para manter o teu vínculo indestrutível e em aumento.
2) UMA EXPERIÊNCIA SUPERIOR.
Direta aos sentidos.
O consumidor atual não compra produtos, compra experiências. Procura, e cada vez mais exige uma experiência satisfatória. Deve ser diferente de tudo o resto, algo que se recorde e relembre para sempre, direta aos sentidos. Por isso, dispor de serviços no salão de bem-estar com um protocolo de calibre igual em relação à sua aplicação, criando momentos inigualáveis e inesquecíveis, será a tua vitória.
Uma boa experiência de compra pode ir para o lixo, por uma má gestão do teu pessoal, que não responde à tua filosofia nem imagem nem selo de marca.
3) COERÊNCIA DE MARCA.
Que a tua equipa seja como tu.
A mensagem da tua marca tem de ser coerente e consistente. Ainda que existam alguns pontos mais importantes que outros, tem de cuidar ao detalhe da atenção e da consistência em todos eles. De nada serve ter a melhor web e trabalhar o teu branding se quando o cliente vai ao teu salão recebe uma atenção péssima. Uma boa experiência de compra pode ir para o lixo por causa de uma má gestão do teu pessoal, que não responde à tua filosofia nem imagem nem selo de marca. Por isso as tuas equipas têm de ser a própria extensão das tuas mãos.
4) ATENÇÃO PERSONALIZADA.
In situ e online.
O consumidor atual exige uma atenção personalizada adaptada aos seus interesses, aqui e agora. Diagnosticar e tratar será uma das tuas ferramentas mais fiéis, fiáveis e produtivas, in situ. Porque além de termos de saber comunicar com os nossos clientes através também das novas tecnologias. Campanhas pontuais ou estendidas no tempo, com ofertas e serviços. Tudo baseado numa comunicação ágil e personalizada, a chave. Está demonstrado que personalizar as comunicações aumenta a probabilidade de êxito das campanhas.
Fidelizar clientes - Peluquería
5) TRANSFORMA OS ERROS EM OPORTUNIDADES.
Presenteia e pesquisa.
Está claro que quantos menos erros, melhor. Mas imagina que meteste a pata na poça com um dos teus clientes. Ainda que dependa da natureza do problema, normalmente, uma reclamação de um cliente pode ser uma oportunidade para conquistá-lo. Escuta-o, dá-lhe uma solução e compensa o transtorno. Por isso, elabora e oferece a compensação ideal às suas insónias. Fará com que se esqueça o problema. Se a tua cor não é a esperada, envia-lhe ou proporciona-lhe um tratamento sem custo enquanto esperas pela altura de cortar de novo, ou um lote de produtos premium se é que não está satisfeito com o tratamento que se fez no salão.
6) FALA COM O TEU CLIENTE.
E vende-lhe.
A comunicação com o cliente é fundamental. Mas não se trata de fofocar, mas de saber mais, dos seus gostos, modo de vida, costumes em relação ao seu cabelo e imagem. Conhecendo-o melhor saberemos até onde podemos chega e tudo o que é possível que este consuma e necessite em benefício do teu talão.
A comunicação com o cliente é fundamental. Mas não se trata de fofocar, mas de saber mais, dos seus gostos, modo de vida, costumes em relação ao seu cabelo e imagem.
7) DIFERENCIA-TE.
Apenas tu o tens ou és o melhor que o faz.
Se queres que o teu cliente fique contigo tens que oferecer-lhe algo que lhe interesse, algo atrativo, algo que os outros não tenham. Tu não vendes uma cor de cabelo mas sim uma experiência de coloração que transporta o teu cliente a uma dimensão única, desde o momento em que entra pela tua porta, por exemplo.
8) FLEXIBILIZA-TE.
Abertura de horários.
Tenta adaptar os teus horários para ampliar a possibilidade de que a tua cliente, que também trabalha, possa ir ao teu salão sempre que necessite e possa. Além disso, entra novo a gestão online para reserva de lugar a qualquer hora e em todo o momento.
9) OFERECE INFORMAÇÃO E ENTRETIMENTO.
O último em tendências.
Que fácil seria se todos nos encarregássemos de publicitar e difundir o que é moda em cabeleireiro e criar tendência. Tem à mão as mais modernas e últimas coleções e propostas de cabeleireiro. Em formato online é muito fácil, outra parte do entretenimento com acesso gratuito no teu salão.
A experiência será assim amena, algo que a tua cliente agradece.
Fidelizar clientes - Peluquería
10) CUMPRE OS OBJETIVOS.
Não prometas algo que depois não fazes.
Se anuncias e publicitas determinados preços, não os mudes. Se dizes que determinado serviço fará brilhar o cabelo da tua cliente como nunca, fá-lo se é mesmo assim. E se publicitas o teu salão como o sumun do bem-estar, os equipamentos, mobiliário e ambienta deverão responder à ideia e até sobrepassá-la. Evita dizer ao cliente que o atendes num quarto de hora se na realidade vais demorar quase uma hora. Um costume demasiado recorrente no salão e que é muito nefasta. Custará ao cliente voltar.

Mais ideias

Chega o momento de colocar em ação. Desenha o teu programa!
1) PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO.
É uma das ações que melhor funcionam. Um módulo pode ser o programa de bolsa, em que por cada compra ou serviço realizado acumula-se uma percentagem, de forma que chegado o momento, o cliente poderá realizar uma compra ou serviço grátis. Outro tipo pode ser aquele me que se trocam pontos por prendas ou serviços extras.
2) CANAIS DE COMUNICAÇÃO DE ÚLTIMA.
Há meios de comunicação especialmente eficazes para a estratégia de fidelização.
O e-mail marketing, o marketing por SMS, as redes sociais, são grandes ferramentas de fidelização. Além disso, se se incluem dentro da estratégia global da empresa, geram-se sinergias proveitosas para todos os elementos implicados.
Evita dizer ao cliente que o atendes num quarto de hora se na realidade vais demorar uma hora. Um costume demasiado estendido no salão e que é nefasta.
3) APANHADOS DE SURPRESA.
Surpreende-o com um detalhe personalizado, um convite exclusivo ou uma iniciativa inesperada.
4) VENDAS VIPS.
Se fazes o teu cliente sentir-se único, tu também podes sê-lo para ele.
Convida o teu cliente a uma venda privada ou exclusiva, permite que conheça a coleção antes de a lançar, ou reservar serviços e produtos que ainda não tens nas tuas estantes. São ações que fazem ao cliente sentir-se especial e que criam um vínculo de reciprocidade, que lhe predispõe a uma resposta positiva.
5) DESCONTOS
Os descontos são eficazes, mas não são garantia de fidelidade. Não obstante, são mais uma ferramenta para reforçar a relação com os nossos clientes mais próximos, prontos para sê-lo eternamente. Fidelizar clientes - Peluquería

3 passos obrigatórios

Já sabes tudo ou quase tudo o que há que saber para fidelizar. Mas falta-nos o detalhe do processo.
Uma vez aqui, procede-se da seguinte maneira:
IDENTIFICA.
Segmenta a tua base de dados segundo a frequência de compra, gasto médio… Identifica os teus melhores clientes e trata-os de forma diferente, como merecem.
DEFINE.
Tens de estabelecer o teu objetivo prioritário, vais basear-te em promover as tuas vendas de produto, aumentar o teu talão médio, subir o número de visitas por cliente...? Decide!
ATUA.
Uma vez definido o objetivo, emprega as tuas técnicas.
O e-mail marketing, o marketing por SMS, as redes sociais, são grandes ferramentas de fidelização.
» Promoções e descontos.
» Venda cruzada: sabes que produto comprou anteriormente e ofereces um complementar.
» Up-selling: mostras uma versão superior do produto e complementos ou serviços adicionais.
» Apresentação em primeira-mão de novos produtos.
» Oferta de serviços adicionais que melhoram a experiência de compra do utilizador.
» Transmissão de segurança e confiança, facilidades nos processos e nas condições de compra.
» Uma atenção ao cliente extraordinária.
E por último, toma consciência. Vender ao teu cliente novo custa seis vezes mais que fazer a um já existente, pelo que o planeamento estratégico do nosso negócio e sobretudo no salão de cabeleireiro há que ter necessariamente um plano de fidelização.
Segundo uma conhecida máxima do marketing, 20% dos clientes gera 80% das compras.
Esses 20% são a chave porque ao fim ao cabo, a melhor publicidade é aquela que fazem os clientes satisfeitos, não esqueças.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

OMO é alvo de críticas de clientes por informação na embalagem


por: Afonso Bazolli

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Consumidores criticaram a informação presente na embalagem, onde se lê que 800 gramas é igual a um quilo. Procon Paraná afirma que vai notificar a Unilever
Consumidores usaram às redes sociais para criticar uma informação presente no rótulo do novo OMO Lavagem Perfeito – antigo OMO Multiação. Em linhas gerais, o público não gostou da afirmação presente na embalagem onde a empresa diz que 800 gramas seria igual a um quilo. Pior: muita gente afirma que o novo sabão em pó, embora em quantidade menor, teria o mesmo valor do antigo OMO em pó. O Procon Paraná vai notificar a fabricante Unilever.
A polêmica começou a partir de tuite de uma consumidora chamada Cynara Menezes. Diz ela: “@OMOBrasil DIMINUIU a quantidade de sabão na caixa de 1kg para 800g e ainda quer convencer as pessoas que 800 = 1kg”.  A Consumidor Moderno identificou e acompanhou a evolução das críticas a partir da plataforma de monitoramento de redes sociais ICustomer, da PLusoft. Eis o primeiro tuíte.
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Não demorou e outros consumidores retuítaram o comentário ou fizeram críticas ainda mais contundentes à marca. Alguns clientes lembraram que a mesma comunicação também foi usada na versão de 1,6 kg do produto – o antigo 2 kg.
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No entanto, o assunto “esquentou” e alguns clientes disseram que foram enganados e ameaçaram mudar para outra marca.
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Em um primeiro momento, a marca não respondeu aos consumidores na própria linha do tempo do Twitter e do Facebook. Muitos dos clientes foram conduzidos para um chat privado. Mas, minutos depois, a própria companhia respondeu abertamente a alguns comentários mais ásperos.
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Pode ou não pode?
O assunto é controverso, mas essa relação entre a quantidade de produto e o seu respectivo preço foram alvos de um posicionamento do Poder Público. Trata-se da portaria da 81/2002, publicada pelo Ministério da Justiça e assinada pelo então ministro Aloysio Nunes Ferreira. Em linhas gerais, a portaria estabelece regra para a informação aos consumidores sobre mudança de quantidade de produto comercializado na embalagem.
Em linhas gerais, essa diminuição na quantidade do produto e manutenção do preço é permitida, segundo a portaria. No entanto, a empresa precisa informar a mudança claramente e em letras de tamanho e cor destacados. Além disso, isso também seria permitido em caso de oferta de um novo produto com semelhanças com um anterior – o que poderia ser o caso do novo OMO.
Procon Paraná
Cláudia Silvano, diretora do Procon Paraná, afirma que soube do problema via redes sociais e vai pedir explicações a Unilever. “O Procon Paraná vai notificar o fabricante para explicar o que significa essa comunicação na embalagem. Particularmente, penso que esse tipo de informação que o produto tem o mesmo rendimento de um quilo é bem audacioso.
O outro lado
A reportagem entrou em contato com a Unilever, detentora da marca, para falar sobre a comunicação “800 gramas = 1 quilo”. Em nota, a empresa informou que o novo produto possui nova fórmula e que seria mais eficiente que o produto anterior.
“OMO lançou a linha OMO Lavagem Perfeita em março de 2019 substituindo o OMO Multiação, trazendo uma nova fórmula com performance superior, com ativos concentrados que o tornam muito mais poderoso. Antes, 1kg de OMO Multiação rendia 10 lavagens utilizando 2/3 de um copo americano para uma máquina cheia (de até 8kg). Agora, 800gr do novo OMO também rende 10 lavagens, pois a dosagem a ser utilizada diminuiu por conta do ativo concentrado, sendo necessário utilizar somente ½  xícara de chá para uma máquina cheia (de até 11kg). Como o rendimento continua o mesmo (10 lavagens), a marca manteve o mesmo preço do produto e reduziu o peso sem comprometer o rendimento. A mesma lógica vale para a embalagem de 1,6kg que substituiu o OMO Multiação de 2kg”.
Dentro da lei
Além disso, segundo a nota, a empresa cumpriu todas as legislações referentes ao tema. “É importante ressaltar que toda a mudança foi feita seguindo as normas estabelecidas pela legislação vigente e com ampla comunicação para o consumidor, tanto na embalagem como por meio de campanhas em TV e digital e atendimento no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). A mudança é parte de um amplo investimento em inovação e tecnologia da marca para desenvolver soluções cada mais eficazes para os consumidores com menor impacto ambiental”, disse a Unilever em comunicado.

Lojas sem caixas e pagamentos por SMS: startup é nova aposta da Coca-Cola


por: Afonso Bazolli



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A Coca-Cola liderou uma rodada de investimento de US$ 15 milhões que avaliou a Iris Nova em cerca de US$ 60 milhões
Por: Bloomberg
Diante da mudança nos hábitos de compra que está sacudindo o setor de alimentos e bebidas, a Coca-Cola está adquirindo uma participação minoritária na Iris Nova, a empresa responsável por uma loja sem caixas em Nova York na qual os clientes pagam bebidas por meio de mensagens de texto.
A Coca, agora a maior investidora da startup, liderou uma rodada de investimento de US$ 15 milhões que avaliou a Iris Nova em cerca de US$ 60 milhões.
A Iris Nova é a fabricante da Dirty Lemon, uma linha de bebidas de alto padrão, incluindo uma, recentemente descontinuada, feita com canabidiol (CBD). A linha ganhou força entre os clientes no Instagram antes do lançamento da primeira loja da empresa em Manhattan, neste ano.
A participação abre uma oportunidade, no caso da Coca, para uma marca que vem conquistando clientes fora dos canais tradicionais de comércio, usando o burburinho das redes sociais e as vendas diretas ao consumidor para impulsionar o crescimento. A
Coca-Cola é uma das marcas mais reconhecidas do mundo, com grande presença no varejo, mas por enquanto a Iris Nova não pretende se expandir para lojas como Walmart, Target e Kroger, segundo o fundador e CEO Zak Normandin.
“Isso diluiria tudo o que construímos”, disse. “Acreditamos em um futuro no qual os consumidores terão uma conexão direta com as marcas, e não se consegue isso no sistema tradicional de varejo.”
Em sua busca por crescimento, a Coca-Cola fez barulho neste ano com a compra da rede de cafeterias britânica Costa por US$ 5,1 bilhões. Além disso, a gigante das bebidas investiu em marcas menores, como a empresa de água com gás Topo Chico e a Moxie, um refrigerante cult com uma base de seguidores no estado americano de Maine.
Celebridades entre investidores
A Iris Nova conversou com outras grandes empresas de bebidas e firmas de private equity antes de decidir se associar à Coca-Cola, disse Normandin. A empresa espera começar a gerar lucros até o fim do ano que vem e pretende atingir US$ 100 milhões em vendas até o fim de 2021.
Além da Coca-Cola, o ex-atleta do New York Yankee Alex Rodríguez, a atriz Kate Hudson e o experiente executivo do setor de tecnologia Tim Armstrong estão entre os investidores que participaram da rodada de financiamento, segundo a empresa.
Os clientes podem entrar na loja da Dirty Lemon — chamada The Drug Store –, no bairro de Tribeca, em Nova York, pegar uma bebida e sair. Eles são encorajados a enviar uma mensagem de texto para a empresa, que a responde posteriormente.
Os novos clientes precisam abrir conta, enquanto os compradores já existentes são cobrados. A empresa diz que processou cerca de 90 por cento dos pedidos por meio de mensagens de texto, inclusive de assinantes on-line, desde o início das vendas, em 2015.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Jornada de compra do cliente: as pesquisas de mercado que você deveria fazer em cada etapa para vender mais


Daniela Schermann
Jornada de compra do cliente: as pesquisas de mercado que você deveria fazer em cada etapa para vender mais
A jornada de compra do cliente é uma série de etapas pelo qual ele passa até se tornar um cliente. A jornada começa na descoberta de um problema que o consumidor quer resolver e termina na decisão de compra. Veja todas as etapas e como as pesquisas de mercado vão ajudar a passar mais facilmente por elas e vender mais!
A decisão de compra de um produto ou serviço envolve diferentes etapas e variáveis que influenciam o processo de escolha do consumidor. Com a internet, a chamada jornada de compra deixou de ser linear e, na maioria das vezes, muitas etapas acontecem antes mesmo do cliente fazer qualquer tipo de contato com as lojas.
Por isso, compreender quais são os fatores que influenciam no processo de decisão dos consumidores se tornou um desafio ainda maior, mas está longe de ser impossível. As pesquisas de mercado podem fazer você entender como o seu cliente se comporta em cada uma das etapas e ajudá-lo a planejar as suas estratégias para ampliar a sua presença online com conteúdos, mídias de performance e materiais educativos que podem acelerar o processo de escolha e aumentar as suas vendas.
Nós vamos explicar, em linhas gerais, cada uma das etapas da jornada de compra do cliente e quais as principais pesquisas que você deveria fazer em cada uma das etapas.

1. Descoberta do problema

A jornada de compra do cliente começa quando o cliente mal sabe que possui um problema.
Ele está começando a pesquisar sobre determinado assunto, seja porque encontrou algo que o interessou nas redes sociais ou porque sentiu necessidade de fazer uma busca na internet.

Exemplos:

Fábio está com dor de cabeça constante e não sabe por que, então começa a pesquisar possíveis causas no Google.
Marina é microempresária, vê um post no Facebook sobre as dificuldades de manter o mailing de clientes organizado, lê e se interessa pelo tema.
O seu objetivo, neste etapa, é ser encontrado pelas diferentes pessoas, seja nos mecanismos de buscas, seja nas redes sociais. Estratégias de SEOcampanhas de mídia online e materiais educativos, como blogs e ebooks, são fundamentais para ampliar a sua presença online e ajudar o seu público-alvo na descoberta do problema.

Pesquisas que vão ajudá-lo nesta etapa:

Pesquisa de imagem/marca: pergunte para os seus clientes como eles enxergam sua marca e como eles conheceram seus produtos. Os resultados podem gerar insights de palavras-chave para campanhas online.
Pesquisa de hábitos de mídia: entenda em quais redes sociais seus clientes estão para definir sua estratégia de mídia e presença online. Além disso, descubra se ele gosta de ler, ver vídeos e se acompanha blogs para definir os tipos de materiais educativos que irá criar.

2. Reconhecimento do problema

Nesta etapa, o consumidor já se aprofundou mais sobre o tema e reconhece que tem um problema ou uma oportunidade.
Seu objetivo, nesta etapa da jornada de compra do cliente, é despertar o desejo ou necessidade no consumidor. Para fazer isso, conteúdos mais aprofundados podem ajudar o seu cliente a avançar na jornada, como guias, tutoriais e ebooks avançados.

Exemplos:

Fabio leu bastante sobre o tema e concluiu que pode estar com problema de vista, por isso está tendo dores de cabeça. Marina leu muitos artigos sobre mailings, email marketing, curtiu algumas páginas do Facebook, descobriu algumas empresas e plataformas e percebeu que precisa contratar uma plataforma de envio de email marketing para se manter em contato com seus clientes.

Pesquisas que vão ajudá-lo nesta etapa:

Pesquisas de hábitos de consumo: descubra como seus clientes pesquisam produtos e serviços. Nós temos um questionário editável que pode ajudá-lo a fazer essa pesquisa.

3. Consideração da solução

Aqui, o consumidor avaliou algumas soluções e está considerando qual a melhor opção. Nesta etapa, o seu principal desafio é se manter como uma solução viável. Ao mesmo tempo, você precisa criar um senso de urgência, para que ele não desista da compra e deixe para resolver depois. Agora é o momento em falar da sua própria empresa, oferecer trials, vídeos com demonstrações, cupons de desconto, ebooks de cases e materiais que mostrem a credibilidade da sua marca ou sócios.

Exemplos:

Fabio encontrou duas clínicas de olhos e está em dúvida em qual delas marcar uma consulta. Ele está pesquisando comentários em redes sociais e nos próprios sites das empresas para avaliar a reputação das clínicas.
Marina está avaliando três ferramentas de email marketing e preparou uma planilha comparando preço, funcionalidades e envios por mês de cada uma delas.

Pesquisas que vão ajudá-lo nesta etapa:

Pesquisas de avaliação de site: Descubra o que os seus clientes acham do seu site, se as informações estão claras, se a explicação do seu produto está compreensível, se ele é atraente e fácil de navegar.
Pesquisa de avaliação da concorrência: Faça uma pesquisa para descobrir como seus clientes se posicionam no mercado, saber o que o seu público-alvo acha do produto oferecido por eles e entender os diferenciais competitivos de cada marca.

4. Decisão de compra

Encerrando a jornada de compra do cliente, este é o momento em que, após avaliar todas as opções, o cliente enfim toma a sua decisão. Seu objetivo, claro, é ser o grande escolhido.

Pesquisas que vão ajudá-lo nesta etapa:

Pesquisa de satisfação: Hoje, é muito difícil que um consumidor realize uma compra sem saber o que os clientes atuais pensam sobre o produto. Comentários, pesquisas em sites como o ReclameAqui, reviews e pedidos de sugestões por redes sociais e whatsapp fazem parte da decisão de qualquer compra. Não fique no escuro: avalie sempre a satisfação dos seus clientes.
Pesquisa de NPS: O Net Promoter Score é uma metodologia para descobrir o quanto seus clientes indicariam a sua empresa para outras pessoas.
Se você conhecer a jornada de compra do seu cliente e fizer as pesquisas certas para entender o que move o seu cliente em cada uma das etapas, com certeza irá acelerar o processo de compra e aumentar a efetividade das suas vendas.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

ANUNCIAR NO GOOGLE: UM GUIA PARA COMEÇAR COM O PÉ DIREITO


Por Content em 26 de julho de 2019
Leitura de 18 minutos
Qualquer um pode anunciar no Google utilizando a ferramenta de publicidade online do buscador, chamado de Google Ads.
Porém, nem todos conseguirão fazer valer o investimento nessa plataforma de anúncios, isso é um fato. O que determina boa parte desse destino é a falta de experiência e conhecimento básico de como funciona a engenharia da ferramenta.
O modelo de negócio, quando guiado por uma relação legítima de oferta e demanda de mercado, tem 99% de chance de dar certo, já que o Google criou soluções para anunciar em quase tudo em que toca (o 1% que não dá certo o Wesley Safadão explica).
Com base nesta visão realizamos uma atualização e ampliamos o nosso guia para você começar a anunciar no Google. Atualmente, a ferramenta possui diversas funcionalidades e com certeza uma delas pode atender suas necessidades.
Confira os primeiros passos e as atualizações da ferramenta que  te permitirão começar com o pé direito e a conseguir bons resultados a curto prazo. Continue a leitura!

Por onde começar quando for anunciar no Google Ads?

Qualquer um com uma conta associada ao Google pode logar no painel do G. Ads. Não tem uma conta? Então você deve ir para este link para fazer uma conta começar a anunciar no Google. Após preencher todos os dados você deve ir no endereço: ads.google.com e logar.
O painel vai pedir para incluir qual a principal meta de publicidade. Após escolher a opção que atenda seus objetivos, você deve inserir o nome da empresa e o site do seu negócio.
meta de publicidade
meta de publicidade

1 – Passo a passo para configurar a conta do Google Ads

1 – Nas configurações iniciais da sua conta de anúncios, você irá determinar onde se encontra seu público-alvo, podendo inserir localizações definidas ou inclusive determinar um raio de exibição a partir do seu endereço. A ferramenta neste momento oferecerá a estimativa de pessoas alcançadas na área determinada.
2 – Defina em seguida seu produto/serviço. Nesta etapa são definidos idiomas, categoria do seu negócio, quais produtos ou serviços específicos você quer anunciar no Google. O objetivo da ferramenta é conhecer o máximo possível o que será anunciado, podendo assim contribuir da melhor forma com os resultados.
3 – Pronto, agora você já pode criar seu primeiro anúncio! Escolha títulos atraentes e uma descrição que siga as regras de otimização dos anúncios. Insira imagens que poderão ser usadas para a criação de anúncios da rede de display.
4 -Determine seu orçamento. Neste momento fique atento a moeda que está sendo utilizada.  Por fim, configure o faturamento da sua conta.

2. Como funciona o faturamento do Google Ads

O Faturamento é o fator mais importante para anunciar no google, afinal, ele é o caminho de compra e venda do inventários de públicos e palavras-chave da rede de pesquisa e display do Google Ads. Sem o faturamento configurado, não é possível deixar nenhuma campanha ativa.
Atualmente, existem duas maneiras principais de efetuar pagamentos para a plataforma: cartão de crédito ou boleto bancário. O cartão pode ser configurado para pagamentos manuais — quando se compra créditos para gastar com anúncios, similar a um celular pré-pago. Também é possível configurar para pagamentos automáticos — quando o gasto é acumulado na conta para só posteriormente ser enviado para a operadora de cartão. Aqui você pode incluir mais de um cartão, como backup da conta.
O boleto também funciona como uma compra de créditos para gastar posteriormente e pode ser pago em qualquer rede bancária do país de origem da conta, em até 20 dias após a emissão. Após esse período, deve-se emitir um novo boleto caso queira fazer um pagamento.
Aqui na agência, sempre que mandamos um boleto para o cliente enfatizamos esse ponto, do Ads gerar automaticamente uma data posterior de faturamento. Se você precisar mandar o boleto para um setor financeiro da sua empresa, vale a dica: informe-se da necessidade de pagamento antes da data de faturamento, evitando assim a interrupção dos anúncios por falta de verba.
Em caso de desistência, o administrador pode pedir a devolução dos créditos via transferência para conta bancária.
Nesta modalidade temos também o boleto pós-faturado. É uma opção para aqueles que possuem um investimento mínimo de R$10mil/mês e funciona como uma linha de crédito disponibilizada pelo Google Ads, na qual o total utilizado será cobrado posteriormente através de boleto. Este é um formato que necessita de comunicação prévia com a ferramenta e está sujeita a análise para liberação.

3 – Defina e instale o rastreamento de conversão do Ads

Anunciar no Google apenas com o objetivo de aparecer na pesquisa é algo até básico. Contudo, é valido fomentar que quem tem objetivos de marketing bem definidos precisa fazer mais que isso, precisa ter foco em conversão.
Citamos assim porque vamos apresentar rapidamente aqui o que é, como funciona e como instalar o rastreamento de conversões básico do Ads. Há outros métodos mais sofisticados, mas fica para outro artigo.
Mas o que é um Código de Rastreamento? É um código que comunica o carregamento de uma página para uma conta do Ads. Ou seja, se você deseja saber se um visitante que clicou em um anúncio navegou até a página de contato de seu site, por exemplo, você precisará instalar o código nessa página de contato.
1. Para isso você precisa ir no menu Ferramentas> Medição>Conversões e clicar em adicionar conversões.
ação de conversão
2. Selecione a primeira opção (website).
3. Escolha a ação de conversão que melhor atende seus objetivos.
criar ação de conversão para site
4. Nomeie, defina um valor para a conversão, contagem e demais detalhes que a ferramenta solicita e salve.
5. Confira com atenção a Janela de conversão, que deve seguir sua estratégias de análise de conversões.
janela de conversão
Selecione em seguida a forma de instalação da tag no seu site.
nova ação
Observação: Copie o cole o código de conversão antes da tag </body> da página que deseja marcar. Se você tiver dúvidas com relação a essa instalação é válido pedir ajuda ao programador ou empresa que criou o seu site.

4. Conversão que são os mais comuns:

  • Conversão em contato: Nesse caso, precisamos colocar o código de rastreamento na página de obrigado, após o preenchimento do formulário;
  • Conversão em Leads: Quando você tem um ebook e precisa saber quantos converteram (passaram por um Landing Page – página de conversão – que você pode criar no RD Station, software de automação que indicamos). Neste caso, precisamos colocar o código de rastreamento na Thank You Page (página de agradecimento) do ebook.
Observe que registro de conversão está bem ligada a essa página de obrigado, mas, sim, existem outros modos de rastrear e tudo depende do objetivo da conversão.
Como citamos no início, este é um texto introdutório, para quem nunca anunciou no Google. Se o conteúdo está fazendo sentido para o seu momento, entenda que a importância de saber a conversão/objetivo foi realizado está justamente ligado ao entendimento (posteriormente) aos resultados dos seu anúncios.

5. Criação de novas campanhas

Atualmente para a criação de uma nova campanha é necessário escolher a meta que pretende trabalhar.
novas campanhas
Rede de pesquisa, display, campanha de vídeos, shopping e universal app. Até onde você pode anunciar vai longe, permitindo acessar uma diversidade enorme de oportunidades de interação com o seu público.
Dificilmente alguém usa simultaneamente todos os tipo de campanhas disponíveis. Logo, faremos apenas um breve resumo de como elas funcionam.
  • Rede de Pesquisa: a força bruta da receita do Ads, além de a queridinha de todo o Google. O princípio é aparecer nos resultados de pesquisa do buscador em um sistema de ranqueamento e leilão com outros anunciantes que disputam as mesmas palavras-chave. O que a torna tão vantajosa é o fato de lançar anúncios justamente quando as pessoas estão pesquisando pelas palavras-chave envolvidas.
  • Rede de display: por se tratar de publicar anúncios em sites e blogs parceiros, a rede de display abrange basicamente quase toda a web e, dependendo da segmentação que for aplicada, atingirá com certeza o público-alvo, mais cedo ou mais tarde. Com ela, também é possível fazer o famosoremarketing do site, além de publicar inventários completos de e-commerce.
  • Campanhas de vídeos: o maior site de pesquisa do mundo é o Google, o segundo é o Youtube (sim, os resultados apenas aparecem de uma maneira diferente). Manter um serviço desse tamanho não sai barato, por isso o Google tratou de fazer render dinheiro, integrando ele à rede de anúncios do Google Ads. Basicamente, é possível investir dinheiro para promover vídeos publicados na rede, (aqueles comerciais que aparecem quando você está vendo aquele vídeo de receita caseira de moqueca de peixe).
  • Google Shopping: indicado para quem tem e-commerce. Atualmente um oásis de baixa concorrência, pois depende de um certo conhecimento aprofundado para se manter anunciando. Logo, poucos anunciantes chegam aqui. A principal vantagem é automação da gestão de anúncios do inventário de produtos. Este pode ser atualizado diariamente, removendo produtos esgotados e publicando novos que chegam.
  • Smart: campanhas na rede de display, criadas automaticamente com base em informações oferecidas pelo usuário, como fotos, títulos e textos. Desta forma a ferramenta produz anúncios e os redimensiona automaticamente de acordo com o formato exigido pelo website.

6– Entenda como funciona o ranqueamento

Vamos supor que Paulo quer anunciar no Google sobre sua Agência de Inbound Marketing na rede de pesquisa. Eles cria um grupo de palavras-chave com variações do termo. Em encontro a isso temos José que quer anunciar o mesmo serviço para a região. Paulo define quer quer pagar no máximo R$0,50 por clique enquanto José é mais agressivo e resolve pagar até R$0,80.
Isso é chamado de lance de leilão. Após o anunciante definir o seu orçamento diário, ele deve definir até onde ele deseja pagar por clique (esse é o princípio do leilão do Ads, mas veremos mais sobre estratégias de lances a seguir). O orçamento é distribuído pela plataforma de anúncios ao longo do dia e toda vez que alguém pesquisa pela palavra-chave os anunciantes que tiverem verba são ranqueados com base no lance. Em tese, José conseguiria posições mais altas do que Paulo.
Porém, no final de uma semana, nosso intrépido anunciante vai checar seus relatórios e vê que, mesmo com lances mais altos e um orçamento mais generoso, seus anúncios pouco apareceram. O que foi isso? Má sorte? Bruxaria? Sabotagem? Calma! Não é nada que a ciência não possa explicar.
Além do orçamento e do lance de leilão, existe um terceiro fator que define a posição média de um anunciante. O Índice de Qualidade da palavras-chave.
Esse número vai de um a dez e serve como uma nota com base na relevância do texto, destino da url do anúncio e a taxa de cliques que recebe (CTR, do inglês Click Through Rate). Palavras pouco interessantes (baixa CTR) com páginas de destino não condizentes com o anúncio, além de textos ambíguos tendem a conseguir uma baixa nota. Enquanto a situação inversa tende a obter um índice mais alto.
Mas o que isso tem haver com o ranqueamento se eu “tô pagannnndo”? O Google preza pela qualidade dos resultados de pesquisa e relevância de seu buscador e isso também inclui a relevância dos anúncios.
Assim, você sempre deve considerar esse fator tão importante quanto o dinheiro disponível para anunciar, pois palavras-chave com um índice muito baixo sequer participarão do leilão.
Essa informação de Índice de Qualidade é possível verificar em palavras chave das suas campanhas na sua conta do Ads.
Em todas os níveis da sua campanha (Campanhas, Grupo de Anúncios, Anúncios e Palavras-chave) você pode determinar quais as segmentos, colunas, relatórios entre outras funções como vemos na imagem abaixo.
Em colunas você pode incluir novas métricas. Acesse o índice de qualidade e mantenha ele sempre ativo, para suas análises.
Identificando o índice de qualidade das palavras chave e avalie o uso ou não do termo em questão.
indice de palavra-chave
Existe um artigo bem completo sobre Índice de Qualidade no blog da Resultados Digitais que foi escrito na época pelo o CEO da Conexorama, quando estava lá na RD, participando do nascimento da empresa (isso antes do nascimento da nossa Agência). É válido conferir, para se aprofundar no entendimento do impacto da nota do índice no ranqueamento.

7 – Estratégia de lances

Já afirmei em outros artigos e volto a afirmar neste: Digital Advertising envolve anunciantes disputando a atenção de um público segmentado em uma relação de oferta e demanda por essas oportunidades. As redes mais sofisticadas utilizam o sistema de leilão para determinar o quanto se paga. Porém, como se dará esse lance vai depender da estratégia de lances.
Hoje, o Google Ads utiliza tecnologias de IA e Machine Learning para ajudar o anunciante a diversificar a sua estratégia de lances. Tanto que recomendo começar a anunciar no Google no modo automático (escolhendo a opção de lanças “maximizar cliques”) para calibrar a campanha.
Para entender melhor, segue um pequeno entendimento de como funciona cada uma das estratégias de lance para anunciar no Google:
  • Automático (maximizar cliques): Estratégia de lances para quem está começando. O Ads testará diversos lances ao longo de 5 dias até enconto de equilíbrio em fazer render o orçamento diário e conseguir cliques.
  • CPC manual: clássico do Ads. Funcionamento básico da estratégia de lances em que o anunciante pode definir o lance CPC (Custo por Clique) individualmente para cada palavra-chave. Recomendado para quem trabalha com poucas palavras apenas.
  • CPC otimizado: semelhante ao CPC manual, porém permite o Ads aumentar o lance automaticamente quando há maior chance de conseguir cliques.
  • CPA de destino: recomendado para quem tem orçamentos mais robustos, pois a estratégia de custo por aquisição precisa de um número mínimo de conversões para começar a funcionar bem. Você define o quanto deseja pagar por conversão (por Custo por Conversão) para cada grupo de anúncio e a Inteligência Artificial ajustará os lances para se aproximar dessa meta com base no desempenho da campanha.
  • Maximizar conversões: funciona parecido com maximizar cliques, só que o alvo será obter o máximo de conversões dentro do orçamento diário. Como envolve uma Machine Learning mais complexa, é recomendado apenas para quem tem orçamentos mais robustos e no mínimo 30 conversões por mês.
  • ROAS desejado: Apenas para quem tem as configurações de e-commerce integradas à conta do Ads, O Return on Advertising Spend otimiza o lance dos grupos de anúncio com base no faturamento bruto. O anunciante define o quanto deseja de retorno sobre o investimento de publicidade em um grupo de anúncios a IA definirá os lances para se aproximar dessa meta. Exemplo: Se você gasta R$3 mil por mês e quer um retorno de R$6 mil bruto em vendas, deverá definir um ROAS de 200%.
  • Localização da página segmentada para pesquisa: se você tem por objetivo exibir um número de telefone e para isso é importante estar sempre na primeira página de pesquisa, a estratégia é essa. Lembrando que é apenas uma meta definida para a IA, não uma garantia.
  • Parcela de vitórias desejada: Sempre digo que o importante é o retorno sobre o investimento, o resto é firula. Mas se você tem alguma birra para resolver com algum concorrente na rede de pesquisa a estratégia de lances “golpe baixo” é a parcela de vitórias desejada. Com essa estratégia é possível criar uma lista de domínios que você deseja aparecer a frente nos resultados de pesquisa e a AI trabalhará para otimizar o lance contra eles.

7 – Defina KPIs e crie rotinas de otimização

Falamos de dezenas de configurações para entender a base da ferramenta, mas uma coisa deve ficar em foco, suas KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance) para que fique claro como anunciar no Google está no caminho correto (ou não).
Elas devem ser as métricas essenciais para entender o que está acontecendo na sua campanha e definir uma rotina de análises e ajustes. Algo que não será diferente do ciclo PDCA já conhecido por administradores (Plan – Do – Check – Adjust).
Uma campanha terá sucesso sem essa rotina, mesmo que seja por apenas duas semanas (e por favor, não faça uma campanha de uma semana, pois não há nenhum dado consistente para analisar). Mantenha em mente essas duas siglas e as chances de obter resultados serão muito maiores.

8 – O que não falamos aqui sobre anunciar no Google:

Como você pode ter percebido, nosso artigo é de introdução para quem nunca anunciou, mas focamos em ir um pouco além do básico. Falar do pontos chaves, ou seja, das estratégias, do que você deve prestar atenção para não perder dinheiro nos seus anúncios.
Citamos isso, pois temos algumas leituras complementares, que vão ajudar você seguir nesse frente, como por exemplo:
Além dessas leituras, tem um ebook sobre aumentar visitantes qualificados no curto prazo, que fala de Ads e de Facebook Ads, que está bem completo.

[Glossário] Termos comuns para quem está anunciando no Google:

Arrisco a dizer que ao longo deste texto, você pode ter esbarrado em alguns termos ligados a anunciar no Google que ainda não esteja familiarizado, certo? Se sim, antes de finalizarmos esse conteúdo geramos um glossário com os termos mais comuns no Google Ads, confira!
  • Ads: Ads é o nome da ferramenta de anuncio nas soluções Google;
  • Código de Rastreamento: é um código que comunica o carregamento de uma página para uma conta do Ads;
  • Conversão: conversão é contabilizado quando alguém que clicou no seu anúncio realizou uma ação que foi definida por você como valiosa, sendo um contato, um Lead ou até uma compra online.
  • CPA: Também conhecido por “custo por aquisição” é resultado do valor investido (R$) dividido pelo número de conversões, chegando assim no custo por aquisição;
  • CPC: Também conhecido por “custo por clique” é o resultado do valor investido (R$) dividido pelo número de cliques que teve os anúncio em determinado período;
  • CPM: também conhecido por “custo por mil exibições” é o resultado do valor investido (R$) divido pela quantidade de vezes que o seu anúncio foi exibido mais de mil vezes, comumente ligado a rede de display;
  • CTR: também conhecido por “taxa de conversão”, do inglês Click Through Rate, significa a quantidade de vezes que o seu anúncio foi exibido divido pela quantidade de cliques, chegando assim nessa taxa de conversão em cliques;
  • Índice de Qualidade: é a engenharia que o leilão de anúncios, utiliza para avaliar (em uma nota de 0 até 10) a qualidade de três elementos: relevância do anúncio, disputa de Custo por Clique e relevância da página de destino;
  • Leilão de Anúncios: ocorre toda vez que é realizada uma pesquisa no Google, com o objetivo de mostrar resultados pagos relevantes;
  • Links Patrocinados: é o formato de publicidade online para anunciar oferecendo um link para o usuário clicar;
  • Orçamento diário: é a diretriz que o anúncio cadastra na ferramenta para controlar o valor de consumo diário dos anúncios ativos na sua conta de publicidade online;
  • Palavra-chave: é o termo que o usuário de internet utiliza para buscar algum assunto no buscador;
  • Posição do Anúncio: é a posição que o seu anúncio tem na página de resultado da palavra chave que os seus anúncios estão acionando sua participação no leilão dos anúncios;
  • Rede de Display: é a rede de anúncios com banners em sites parceiros do Google;
  • Rede de Pesquisa: é a rede de anúncios com links patrocinados nas páginas de resultados;
  • SERP: da sigla em inglês Search Engine Results Page, que significa “Página de Resultados” de uma palavra chave pesquisada no buscador.
E você, agora se sente mais preparado para anunciar no Google? Deixe um comentário, suas dúvidas ajudarão a completarmos esse material.