quarta-feira, 17 de julho de 2019

Neuromarketing: como o cérebro influencia o comportamento do consumidor

Daniela Schermann
Neuromarketing: como o cérebro influencia o comportamento do consumidor
Você sabia que o cérebro influencia o comportamento do consumidor? Entenda o conceito de neuromarketing e como ele influencia o poder de decisão de compra.
Você já sentiu uma vontade incontrolável de comer pão de queijo ao sentir o cheiro do salgado em uma padaria? Ou sentiu sede só por escutar o barulho de uma lata de refrigerante abrindo? E você sabia que existem muitas pessoas e empresas no mundo pesquisando como esses estímulos acontecem em nós? O neuromarketing estuda a união entre o nosso cérebro e o marketing. O objetivo do neuromarketing é entender como os estímulos cerebrais provocados por marcas, produtos e anúncios influenciam o comportamento do consumidor.

Neuromarketing: o que é?

O neuromarketing é a ciência que estuda as reações que acontecem no cérebro humano quando uma pessoa é exposta a produtos, marcas e propagandas. Sabemos, no entanto, que nossos desejos, impulsos e reações são muito mais subjetivos e difíceis de serem mapeados e medidos do que qualquer ciência pode prever.
O autor dinamarquês Martin Lindstrom, que estuda profundamente o comportamento do consumidor, afirma que 85% das compras são decididas pelo nosso subconsciente. No entanto, existem mecanismos e formas de ativar partes do nosso cérebro para tornar marcas lembradas mais facilmente ou relembradas diante de diferentes gatilhos mentais, além de formas de facilitar o nosso processo de decisão.
Na palestra do especialista Fernando Kimura, no RD Summit de 2016, que eu tive o prazer de assistir, ele mostrou como marcas despertam emoções e sensações nos consumidores com o objetivo de serem lembradas. Para isso, ele fez a plateia inteira cantar a música com os ingredientes do Big Mac.
Nós precisamos saber de cor o que vai dentro do sanduíche? Não. Mas ainda assim, a campanha, que foi lançada no Brasil em 1983, ainda é lembrada por todos. E o Big Mac é o sanduíche mais vendido no mundo até hoje.

Como funciona o neuromarketing?

O neuromarketing ainda é uma ciência muito nova, que vem sendo amplamente estudada por acadêmicos e empresas mundo afora para entender como o ser humano pensa, decide e sente. Sabemos que, ao tomar uma decisão, podemos ativar três mecanismos do nosso cérebro: a razão, a emoção ou o instinto. O neuromarketing, então, busca entender como cada um dos mecanismos é utilizado durante o processo de decisão de compra.
As pesquisas de neuromarketing envolvem diversas técnicas para monitorar como o cérebro reage a diferentes estímulos que uma imagem, um cheiro ou um texto relacionado a uma marca podem provocar.
Durante as pesquisas de neuromarketing, observa-se as ondas cerebrais, a frequência cardíaca, as expressões faciais, o movimento dos olhos e a dilatação das pupilas. Com os resultados, é possível compreender o que causa desejo, repulsa, necessidade, urgência e outros fatores que podem influenciar diretamente o comportamento do consumidor.
Neuromarketing: como o cérebro influencia o comportamento do consumidor

Técnicas de neuromarketing

Se você está pensando que eu estou sugerindo que você submeta seus clientes a um eletroencefalograma enquanto vê uma foto do seu produto, fique tranquilo! Aqui no Opinion Box, nosso objetivo é democratizar a pesquisa de mercado e outras formas de entender o comportamento do consumidor.
Por isso, vou mostrar alguns exemplos bem simples que qualquer empresa ou produto pode aplicar no seu negócio.

Explore os sentidos

Sabe aquela sensação boa que uma música, um cheiro ou uma foto que lembra sua infância provoca em você? A sua marca pode despertar o mesmo tipo de sensação no seu consumidor.
Procure entender como você pode despertar os cinco sentidos do seu consumidor. Se você possui uma loja física, ela possui algum cheiro característico, que seus clientes podem associar à sua marca? Ela toca música? E a embalagem do seu produto, é agradável ao toque?
Mesmo que seu produto seja virtual, você pode explorar a visão. Quais emoções as cores, o layout e as fotos do seu site despertam no visitante?

Storytelling

Nós já falamos aqui no blog sobre Storytelling. Ao contar histórias interessantes e envolventes, você desperta emoções, ativa sensações e é mais facilmente lembrado. O recurso do storytelling é amplamente usado, desde as salas de aula até o marketing.
E você pode se beneficiar das histórias para se aproximar do seu cliente. Ao invés de falar que o seu produto é o mais tradicional do mercado, conte uma história que represente essa tradição. Ao invés de falar que ele influenciou milhares de clientes, peça para que pelo menos um deles conte como foi utilizar o seu produto. Use a criatividade.

Gamification

Seja Candy Crush, Atari, Playstation, Paciência no computador ou mesmo com cartas de baralho. Você já perdeu a noção do tempo jogando algum tipo de jogo, certo? Os jogos despertam os mais variados tipos de sensação e podem jogar muito a favor da sua marca.
Explorar o relacionamento do cliente com sua marca de uma forma lúdica é uma excelente estratégia. Seja através de recompensas, incentivos ou alertas que despertem o sentido de urgência são algumas técnicas de gamificaetio que você pode explorar.

Desperte o senso de urgência

Por falar em senso de urgência, essa é uma outra estratégia de neuromarketing que pode ser explorado. Cartazes na vitrine com “últimas peças da coleção” ou “últimos dias da promoção” são exemplos simples de explorar o senso de urgência e que funcionam.
Só tome cuidado nesse caso para não gerar o senso de urgência baseado em informações falsas, que podem quebrar a confiança do consumidor. Se você colocou um banner em seu site dizendo que a promoção só é válida para aquele dia, certifique-se de
que ela foi encerrada ao fim do dia.

Positivismo

Sabe a história do copo meio cheio ou meio vazio? Ao falar algo sobre sua marca ou produto, certifique-se de que o copo sempre esteja cheio. Um exemplo simples: muitas marcas orientam a seus vendedores que não utilizem a palavra “não” em seu discurso de venda.
Assim, se o cliente pede um item que acabou ou pergunta sobre um serviço que sua marca não oferece, o truque é contar isso para o cliente de forma positiva. Ofereça produtos similares, avise que em breve você terá reposição daquele item ou que estão se esforçando para atender essa demanda o quanto antes.
Além disso, ao divulgar os diferenciais do seu produto, certifique-se de que você está destacando como aquele produto vai resolver a dor do seu cliente. Todo mundo gosta de ser apresentado a soluções.

Foco

Fazer escolhas é difícil. Em graus maiores ou menores, todo mundo tem dificuldade ao tomar uma decisão. Por isso, se você oferece muitas opções para o seu cliente, repense sua estratégia.
Já ouviu aquela frase: “Menos é mais”? Limite as opções, facilite as escolhas do seu cliente e pense em como tornar seu processo de decisão mais simples e focado.
Se o seu produto é digital, foque na usabilidade e diminua o caminho até a conclusão do carrinho de compra.
Se você possui um restaurante, por exemplo, veja se o seu cardápio oferece as opções de forma simplificada e organizada. Uma boa saída, neste caso, é usar fontes de tamanho diferentes para destacar os pratos mais pedidos, ou até mesmo um resumo no início do cardápio com o prato do dia.

Neuromarketing: exemplos práticos

Apresentei várias opções de estratégias, mas será que elas fazem tanta diferença assim na prática? Veja os exemplos abaixo e tire suas próprias conclusões.
A Coca-Cola é uma das marcas que mais explora os sentidos em suas propagandas. Veja esses 10 segundos de comercial e me fala se você não ficou com sede?
Você provavelmente já viu a campanha Retratos de Real Beleza, da Dove. Um dos cases mais conhecidos (e emocionantes) de Storytelling foi criado pela agência Ogilvy & Mather e foi o grande vencedor do prêmio de Cannes em 2013. Caso não se lembre, veja o vídeo abaixo:
Agora um case de senso de urgência. Você já pesquisou uma hospedagem no site da Booking? Veja essa imagem abaixo e repare. Só nesse anúncio tem seis mensagens para que você não deixe sua reserva para depois:
Neuromarketing: como o cérebro influencia o comportamento do consumidor

Neuromarketing e pesquisa de mercado

Agora que você já entendeu o que é neuromarketing, como aplicá-lo e conheceu alguns exemplos, vamos falar como a pesquisa de mercado pode ajudar sua estratégia de neuromarketing.
O primeiro passo é entender o seu consumidor. Se você quer despertar suas emoções e lembranças, encantá-lo e conquistá-lo, você precisa conhecê-lo bem de perto. Pesquisas sobre o comportamento do consumidor e seus hábitos de consumo são fundamentais para que você acerte sua estratégia de neuromarketing.
Além disso, fazer pré-testes de campanha são muito importantes para garantir que sua estratégia vai atingir os resultados esperados. Você também pode testar elementos da sua campanha, do seu site ou da sua identidade visual. O que as cores do seu site despertam no seu visitante? O que os consumidores pensam ao ver a logomarca da sua empresa? Faça uma pesquisa de mercado e descubra!

Branding: como fazer gestão de marca de forma eficiente


Daniela Schermann
Branding: como fazer gestão de marca de forma eficiente
Antes de começar a falar de branding, ou gestão de marca, vamos fazer um rápido exercício:
Quando você pensa em inovação, qual a primeira marca que vem à sua cabeça? E quando falamos de sustentabilidade? Algumas marcas são mais associadas a determinados conceitos, independentemente do seu ramo de atividade.
Da mesma forma, algumas marcas são mais lembradas ou valorizadas do que as concorrentes, sem que necessariamente seu produto seja melhor. Isso acontece por causa do trabalho de branding.

O que é branding?

Branding é o trabalho de gestão de marca, que envolve todas as ações para tornar a sua marca reconhecida, lembrada e valorizada. O branding começa com a própria concepção da marca e envolve tudo aquilo que gera associação com a sua marca.
O objetivo do branding é criar conexões com os consumidores para que sua marca seja facilmente identificada e lembrada pelos consumidores, seja consciente ou inconscientemente.
Assim, a forma como você se comunica, os valores e a missão da empresa, as emoções que sua marca consegue gerar na audiência e os atributos e conceitos que sua marca espelha fazem parte do branding.

Por que branding é importante?

O objetivo do branding é gerar valor para a sua marca. E é exatamente por isso que ele é importante.
Não estamos falando apenas de valor financeiro, ainda que as marcas que possuem uma boa gestão de marca são também marcas com maior valor agregado. Mas, mais do que isso, um bom branding vai tornar sua marca mais confiável, reconhecida e lembrada pelos consumidores.
Mesmo no caso de marcas pequenas e pouco conhecidas, o trabalho de branding é fundamental. Pense nas vezes em que você passou na frente de uma loja de bairro e entrou porque a vitrine, a logomarca e a decoração da loja chamaram a sua atenção.
Ou então quando você pesquisou algo no Google e caiu em um site com um visual moderno e descolado, que despertou sua curiosidade. Ou ainda as páginas que você passou a seguir no Facebook porque elas postaram um conteúdo ou imagem que te surpreendeu positivamente.
Somos bombardeados por exposição de marca a todo momento, e algumas se sobressaem em relação a outras, despertando mais sensações positivas. Isso é resultado do trabalho de branding.
Além disso, o trabalho de branding nos ajuda a reconhecer uma marca mais facilmente. Dois arcos amarelos imediatamente nos remetem ao McDonald’s. O símbolo da Nike é reconhecido em qualquer lugar, mesmo que não haja mais nada escrito junto a ele.
Branding: como fazer gestão de marca de forma eficiente

Branding: como fazer gestão de marca eficiente

O branding consiste em fazer a gestão de uma marca. Por isso, antes de mais nada, claro que é preciso que você tenha uma marca a ser gerida. A marca envolve tudo o que remete à empresa, como o próprio nome, logo, slogan, paleta de cores e identidade visual.
A gestão da marca estabelece, por exemplo, como é a voz da sua empresa: informal ou séria e cordial?
Vale lembrar que o branding não deve focar apenas seu público externo, mas também o público interno. Afinal, são pessoas que estão em contato constante tanto com a marca quanto com o público final.
Seus colaboradores falam sobre a sua empresa em conversas, nas redes sociais e com os próprios clientes. Por isso, é fundamental que eles ajudem a propagar os valores, atributos e conceitos da marca. O time da empresa mostra que a marca realmente faz aquilo que defende e que de fato possui os objetivos e valores que diz.
Além de fazer a gestão da marca internamente, é preciso também prever ações que reforcem os conceitos da marca para seu público externo. Para isso, tenha sempre em mente que o branding precisa atingir os seguintes objetivos:
  • Mostrar o diferencial da sua marca: O que faz a sua marca ser única e se diferenciar da concorrência?
  • Ter uma presença marcante: Mais do que estar no lugar certo na hora certa, sua marca precisa estar presente de uma forma inesquecível.
  • Ser relevante: os consumidores precisam entender claramente por que eles devem prestar atenção na sua marca.
  • Atender as expectativas: não adianta apenas dizer que você é o melhor, o mais barato ou o mais bonito. É preciso que as atitudes da sua marca estejam alinhadas com o discurso

E-branding: a gestão da marca na era digital

Como a internet e os dispositivos móveis, está cada vez mais fácil criar e espalhar conteúdos de marca. Redes sociais como o Instagram e o Facebook, por exemplo, vêm estimulando parcerias, anúncios e a veiculação de material de todo tipo de empresa nas suas plataformas.
As práticas de digital branding, ou e-branding, trabalham nessa frente. Elas usam plataformas digitais para divulgar seus produtos e soluções, para criar elos com o cliente mas também para mostrar a que veio.
Veja mais sobre essa prática em um post exclusivo sobre o assunto, clicando aqui.

Pesquisa de mercado para branding e gestão de marca

A pesquisa de mercado é um grande aliado para um branding eficiente. Antes de definir a voz da sua marca, por exemplo, é fundamental entender com quem você está falando.

Pesquisa de buyer persona

Ao fazer uma pesquisa de buyer persona, você descobre quem são os seus clientes em potencial e pode determinar como, quando e onde falar com eles. Uma buyer persona é a representação do seu cliente ideal, e com os dados levantados para criar essa personagem, você consegue impulsionar o branding. Assim, é possível trabalhar a gestão da marca desde suas etapas mais iniciais.

Pesquisa de imagem de marca

Também é muito importante fazer uma pesquisa de imagem e marca, tanto para traçar sua estratégia de branding quanto para medir os resultados das ações.
A pesquisa de imagem e marca identifica a percepção do público em relação à marca. Você pode entender quais são os atributos e conceitos associados à sua marca. Além disso, é possível entender o grau de conhecimento e os diferenciais que os consumidores enxergam frente à concorrência.

Pesquisa de teste de embalagem

Além disso, pode fazer um teste de embalagem para verificar se ela está devidamente associada à sua marca. Uma pesquisa de teste de embalagem oferece insights diretamente do consumidor sobre a “cara” do seu produto. Com esses dados é possível otimizar o visual de um produto, disponibilizar informações que interessam para o consumidor e atrair clientes mais facilmente.
Embalagens mais atrativas, com as informações, tamanho e cores certas vão ajudar a impulsionar vendas e se destacar diante da concorrência. Faça uma pesquisa para avaliar cada atributo da embalagem do seu produto e tira conclusões a partir da opinião do seu público.
Existem muitos outros tipos de pesquisa que podem ser feitas para melhorar a gestão de marca da sua empresa. Você pode, por exemplo, fazer pré-testes de campanha para entender se a sua estratégia de comunicação está alinhada com os conceitos que sua marca pretende transmitir. Você pode também avaliar suas redes sociais e site, para entender a imagem e a linguagem atribuídas a eles. Esses são apenas alguns exemplos de como a pesquisa de mercado pode ajudar no branding da sua empresa. Quer fazer uma pesquisa de mercado?

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Cursos online de Marketing Digital que você precisa conhecer


Fazer um curso de Marketing Digital pode ajudar empreendedores, profissionais, agências e estudantes a aproveitarem melhor o mercado; veja estas dicas
Quando comparado com outras áreas do conhecimento, sabemos que o Marketing Digital é um campo relativamente novo. Por isso, muita gente tem procurado por cursos de Marketing Digital tanto para ter uma introdução organizada ao tema quanto em busca de profissionalização.
Pensando nisso, reunimos neste post dicas de cursos que abordam o Marketing Digital e alguns de seus temas correlatos.
São cursos gratuitos e pagos, introdutórios e avançados — então deve ter pelo menos um que esteja de acordo com a sua necessidade. :)

Por que fazer um curso de Marketing Digital

Fazer um curso de Marketing Digital pode ser útil para diversos profissionais em diferentes momentos da carreira. Para empreendedores, por exemplo, a popularização da internet trouxe oportunidades de alavancar diferentes tipos de negócio. Mas, para colocá-las em prática, é importante saber como o Marketing Digital funciona e como aplicá-lo à sua empresa.
Fazer um curso online de Marketing Digital pode trazer entendimento do mercado, economia de tempo gasto na escolha de conteúdos de aprendizado, atualização e direcionamento para o empreendedor extrair o melhor possível de suas estratégias e aplicar as melhores práticas na sua empresa.
Da mesma forma, para profissionais como gestores, analistas e consultores, um curso de Marketing Digital é um recurso valioso de capacitação e constante atualização para realização das atividades dentro da empresa e um possível diferencial no seu currículo.
Já para jovens e estudantes que estão escolhendo a profissão que desejam seguir, a carreira em Marketing Digital surge como uma boa opção. Nesse cenário, fazer um curso de Marketing Digital é uma forma de complementar o aprendizado da universidade e capacitar profissionais para responderem à demanda do mercado de trabalho.
Ainda não ficou convencido? Recomendamos, então, a leitura do post Por que tirar uma Certificação em Marketing Digital?.
Agora vamos aos cursos!

Cursos gratuitos de Marketing Digital

Cursos introdutórios (RD University)

  • Duração: a partir de 1h30
  • Certificado: sim
A RD University é a área da Resultados Digitais voltada a preparar as pessoas para o novo mercado digital. Oferecemos quatro cursos introdutórios e gratuitos para quem quer dar os primeiros passos no Marketing Digital. Também há aulas mais avançadas, que são pagas. Elas serão abordadas na parte do post dedicada a cursos pagos. Conheça os cursos gratuitos oferecidos pela plataforma:

Marketing Digital para o Empreendedor (Endeavor)

  • Duração: 2h
  • Certificado: não oferece
O custo de Marketing Digital oferecido pela Endeavor é voltado a empreendedores que desejam aplicar a metodologia aos seus negócios.
São aulas que abordam desde a introdução ao tema até como montar um departamento de Marketing Digital na empresa, passando pelo alinhamento entre marketing e vendas e por métricas importantes a observar. Também traz cases de empreendedores que utilizam a metodologia.

Marketing de Conteúdo (Rock Content)

  • Duração: 4h
  • Certificado: sim
A certificação em Marketing de Conteúdo da Rock Content explica principais conceitos dessa metodologia, como introdução, objetivos, definição de personas e métricas, em 10 aulas.
Ao final, é possível fazer uma prova com 70 questões de múltipla escolha e, ao acertar pelo menos 70%, ganhar uma certificação.
As aulas são ministradas pelo cofundador da Rock ContentVitor Peçanha.

Viver de blog

  • Duração: diversas
  • Certificado: não
O fundador do site Viver de blog, Henrique Carvalho, oferece workshops gratuitos sobre produção de conteúdo e criação de blogs. Também estão disponíveis cursos pagos sobre temas relacionados, como produtividade para quem produz conteúdo, aprendizado acelerado e vendas.

Cursos pagos de Marketing Digital

RD University

  • Preço: R$ 399
  • Duração: entre 5h e 6h
  • Certificado: sim
Além dos cursos gratuitos sobre os quais falamos no tópico anterior, a RD University oferece aulas mais extensas para quem quer iniciar ou se aprofundar em tópicos como Customer Success, Inbound Marketing e Inbound Sales. Conheça os cursos pagos da RD University:

Academia do Marketing

  • Preço: R$ 640
  • Duração: 30h, com 90 dias para conclusão
  • Certificado: sim
O curso de Marketing Digital da Academia do Marketing é indicado para estudantes da área de marketing e profissionais que buscam atualização.
O conteúdo programático inclui planejamento de Marketing Digital, métricas, monitoramento, Landing Pages, SEO, dentre outros temas relacionados.

ComSchool

  • Preço: diversos (ver lista de cursos)
  • Duração: diversas (ver lista de cursos)
  • Certificado: oferece selos reconhecidos pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)
A ComSchool é uma escola localizada em São Paulo que oferece cursos de Marketing Digital online e presenciais — nesta última modalidade, está presente em 8 cidades brasileiras.
Em fevereiro de 2019 eram mais de 60 opções de cursos sobre redes sociais, métricas, SEO dentre outros temas relacionados ao Marketing Digital.

Digital House

  • Preço: diversos
  • Duração: diversas
  • Certificado: sim
A Digital House Coding School oferece cursos de desenvolvimento, Marketing Digital, ciência de dados, análise, gestão, dentre outros. A ideia da escola, localizada em São Paulo, é preparar os alunos para que sejam profissionais do futuro digital.

Escola do Marketing Digital

  • Preço: sob consulta
  • Certificado: sim
A Escola do Marketing Digital, fundada pelo professor Jessé Rodrigues em 2010, em São Paulo, oferece o Programa de Certificação em Marketing Digital, o Prodigital. São mais de 300 videoaulas, totalizando mais de 200h, nas quais são abordados os diversos pilares da metodologia. Há planos voltados para estudantes, empreendedores e consultores.

Goobec

  • Preço: diversos
  • Duração: diversas
  • Certificado: sim
Formada por instrutores e consultores com conhecimento em Marketing Digital e certificados pelo Google, a Goobec oferece treinamentos práticos e teóricos, baseados nas boas práticas de marketing de busca do mercado.
Localizada em São Paulo, a escola oferece cursos presenciais e online, com temas como Google Ads, mídia programática, Google Analytics e redes sociais.

Impacta

  • Preço: diversos
  • Duração: diversas
  • Certificado: sim
A Impacta oferece diversos cursos de Marketing Digital online, que vão desde temas mais amplos, como storytelling e fotografia, até mais específicos, como Email Marketing. Também abriu recentemente um MBA em Marketing Digital, disponível nas modalidades presencial e a distância.

Mestre Academy

  • Preço: diversos
  • Duração: diversos
  • Certificado: sim
Mestre Academy é um projeto nascido na Agência Mestre, agência de Marketing Digital de São Paulo que oferece cursos desde 2009.
As aulas são ministradas pelos especialistas Fábio Ricotta e Frank Marcel, que juntos somam mais de 20 anos de experiência na área.
São oferecidos cursos sobre Google Analytics, SEO, ecommerce e WordPress.

Mix Cursos

  • Preço: diversos
  • Duração: diversas
  • Certificado: sim
O portal Mix Cursos oferece cursos voltados a quem quer trabalhar com redes sociais: há aulas sobre como fazer marketing no Facebook, Twitter, Pinterest, WhatsApp, dentre outros. Também aborda outros temas correlatos ao Marketing Digital, como programação.

M2BR Academy

  • Preço: diversos
  • Duração: diversas
  • Certificado: sim
A M2BR Academy oferece cursos presenciais no Rio de Janeiro sobre temas diversos do Marketing Digital: Google Ads, redes sociais, Email Marketing, SEO, ecommerce, vendas são só algumas das aulas oferecidas.

Produção de Conteúdo (Alex Moraes e Rafael Rez)

  • Preço: R$ 850
  • Duração: não informa
  • Certificado: não informa
Ministrado pelos especialistas em Marketing Digital, Alex Moraes e Rafael Rez, o curso Produção de Conteúdo ensina a produzir mais de 20 tipos de conteúdo. São 40 aulas com técnicas e dicas voltadas a profissionais de diversas áreas que desejem oferecer conteúdo de valor.

Udacity

  • Preço: R$ 2290
  • Duração: 3 meses
  • Certificado: sim
O curso de Marketing Digital da Udacity, organização norte-americana de educação a distância, inclui 9 módulos que abrangem temas como fundamentos do marketing, estratégia de conteúdo, mídias sociais, SEO, Email Marketing, análise, dentre outras.
O programa foi construído em colaboração com líderes do mercado digital, como Google e Facebook.

Mirago

  • Preço: diversos
  • Duração: diversas
  • Certificado: sim
Oferece diversos cursos ligados a Marketing Digital e tecnologia. Tem cursos introdutórios gratuitos. Além disso, oferece aulas em diversas modalidades: ao vivo, online, presencial e in company.

Cursos de Marketing Digital da Resultados Digitais

RD University
Como falamos ao longo do post, a Resultados Digitais tem uma plataforma de educação chamada de RD University, que oferece diversos cursos gratuitos e pagos sobre Marketing Digital. Clique nos links para saber mais sobre cada um deles:
E, se você chegou até aqui, aproveite para se inscrever com 15% de desconto nos cursos Inbound Marketing para Analistas e Inbound Marketing para Gestores. Para isso, é só usar o cupom DESCONTOBLOGRD, que deve ser aplicado no carrinho de compras, no site da RD University.
Confira alguns depoimentos de alunos da RD University:

Foi bastante surpreendente para mim a estrutura do curso que fiz, pois fugiu do padrão que conhecemos e mesclou vídeos, textos, materiais de apoio e cases de sucesso. (Amanda Tassi Braga)

Fazer um curso da RD University foi esclarecedor até para pensar sobre ingressar nesse mercado e em como fazer isso. (Maria Luiza V. Precioso)

Conclusão

Para quem está interessado em aplicar as estratégias de Marketing Digital, as possibilidades de atuação são infinitas. Por isso, entendemos que pode ser difícil saber por onde começar. Aí é que entram os cursos, que servem para dar um direcionamento aos profissionais, além de capacitá-los.
Fazer um bom curso de Marketing Digital pode ajudar empreendedores, profissionais, agências e estudantes a aproveitarem melhor o mercado. Esperamos que esse post tenha ajudado a dar um norte para quem procura um curso de Marketing Digital. :)