terça-feira, 9 de julho de 2019

Audio branding: sucesso que soa bem aos ouvidos

Audio branding – sua empresa tem a sua?
Experiências sensoriais também dizem muito sobre a forma como as pessoas se relacionam com uma marca. Pense no cheiro do café daquela cafeteria, o sabor da batata frita ou barulho de uma latinha de refrigerante sendo aberta – é aí que entra a audio branding.
A audio branding é um recurso usado por muitas empresas porque estimula sensações e sentimentos que criam um tipo de vínculo entre o ouvinte e a marca.
A audio branding é aquela sensação que você tem quando ouve o tema de abertura do seu programa de televisão favorito. Quando levanta a cabeça ao procurar quem abriu a latinha no ambiente em que você está. Quando cantarola aquele jingle que ficou gravado em sua cabeça.
É um sentimento familiar, confortável, animado, caloroso e quase nostálgico – e que pode fazer maravilhas por suas vendas. Afinal, esse é o tipo de sentimento que sua empresa deve buscar inspirar junto seu público-alvo.
Como é possível obter isso? Siga na leitura e descubra como ter sua própria audio branding.

Ajustando sua identidade de marca: definindo uma audio branding

Embora a audio branding ainda seja um aspecto amplamente subestimado na criação de uma identidade comercial, ela é mais comum e efetiva do que muitos profissionais de marketing digital imaginam.
Na verdade, a audio branding existe nas melodias que são reproduzidas quando as pessoas configuram seu computador Mac ou Windows. São as notas exclusivas que elas ouvem quando começa a reproduzir seus programas de TV favoritos ou a sintonizar um podcast familiar. Qualquer som que uma empresa possa usar para solicitar ação ou gerar ressonância emocional é um exemplo de audio branding.
Para a maioria das empresas, seu ativo mais reconhecido é o logotipo. No entanto, a identidade visual só pode levá-lo até certo ponto. E ela ainda está sujeita às renovações de layout, que visam modernizar e trazer outros valores atribuídos à marca.
O som é diferente: ele é difundido por toda a vida, gostemos ou não. Ele oferece uma maneira de alcançar seus clientes, mesmo quando eles não estão prestando atenção ou tomando suas decisões de compras. Muito pelo contrário: muitas vezes a áudio branding de uma marca está inserida em sua rotina diária, construindo gradualmente um senso de afinidade.
Acha que não? Então puxe pela memória: quantas vezes você reproduziu o som que o Windows faz ao encerrar ou quando dá sua famosa “tela azul’?

Importância da audio branding

Você deve estar se perguntando como sua empresa pode trabalhar sua audio branding – especialmente se ela atua no setor B2B.
Entendemos sua preocupação – realmente é mais fácil consagrar uma audio branding quando a empresa atua no B2C. Seus investimentos em mídia tendem a focar em canais de grande acesso das massas – como a programação em TV aberta e fechada, por exemplo. Também há a possibilidade de trabalhar um jingle não só na própria TV, mas também em rádios AM/FM e digitais, além de serviços de streaming como o Spotify e o Deezer.
Mas como já dissemos anteriormente, as mídias de massa não são o único lugar em que o uso da audio branding está funcionando para as empresas.
Algumas outras marcas a serem consideradas: a Siri, os anúncios que você ouve várias vezes enquanto está em suas playlists no Spotify e muito mais. Os sons que são associados a essas marcas provocam reações emocionais de quem os ouve.
Pense em como você se sente quando ouve sua canção de Natal favorita. A música natalina é um bom exemplo de audio branding do que causa esses sentimentos alegres.
Biologicamente falando, o apelo ao sentido da audição é um dos mais fortes, especialmente quando se trata de conectar uma reação emocional a um produto ou serviço.
As empresas de telefonia móvel utilizam a audio branding em grande escala, através de comerciais de televisão, anúncios de rádio e até mesmo através dos próprios aparelhos.
Quando as pessoas ouvem esses jingles – mesmo que não seja o aparelho que elas utilizam no dia a dia, a mensagem é incorporada. Quem sabe, no futuro, estas pessoas não possam mudar para essa marca em suas próximas decisões de compra?

Exemplos de áudio branding: sons para seu time de marketing estudar

Ficamos tão envolvidos com os aspectos visuais do universo do marketing digital integrado que muitas vezes ignoramos nossos outros sentidos.
Mas você já pode observar, com a ajuda dos tópicos acima, que os sons já são um fator importante na forma como as pessoas pensam e sentem sobre as marcas.
Empresas como a IBM, a Intel e até o Mc Donalds usam logotipos sonoros para ajudar os clientes a entender e lembrar as identidades que estão tentando criar para suas empresas. Você pode até ter uma audio branding rodando em sua memória musical em seu cérebro agora mesmo. Dúvida? Então confira a seguir alguns bons exemplos:

Plantão da Globo

Desafiamos qualquer um a manter-se concentrado, sem procurar a televisão mais próxima, ao ouvir essa vinheta tão característica.

20th Century Fox

Quem resiste a cantarolar essa audio branding junto enquanto está na sala escura do cinema esperando o começo do seu filme?

Intel

A marca tornou-se mundialmente conhecida por seus processadores de última geração – e também por esse logotipo sonoro.

Nokia

Nos tempos em que os celulares com o jogo da cobrinha dominavam o mundo – e o setor de telefonia móvel – todo mundo sabia de qual marca estávamos falando sempre que essa audio branding soava aos ouvidos.

iMac

Usuários de iMac conhecem bem esse som – e provavelmente já podem sentir o gostinho da xícara de café que acompanhava esse som em um dia de trabalho.

Law & Order

Mesmo quem não é fã da série (e de toda a sua franquia) certamente já foi impactado por este logotipo sonoro e sabe o que ele significa.

5 benefícios de contar com uma audio branding

Agora que esclarecemos o conceito e mostramos o quanto a audio branding faz parte da vida de consumidores e todo o mundo, é hora de abordarmos algo que impacta efetivamente os seus negócios: os benefícios para a sua marca.
Olhando para as tendências do marketing digital para os próximos anos, é possível perceber que a importância da audio branding tende a ser cada vez maior no cenário corporativo.
Afinal, áudio e streaming têm sido populares há algum tempo, mas a crescente adoção dos comandos de voz está acelerando a necessidade de levar a audio branding a sério.
Por que? À medida que mais e mais pessoas começam a interagir com as primeiras tecnologias de voz, a diferenciação sutil usando o áudio ficará mais crítica.
Colocar uma etiqueta em seus produtos atrelando à sua marca desde já pode fazer a diferença nas decisões de compras no futuro – não tão distante assim, já que as assistentes de voz já cumprem papéis importantes nas decisões de compras em lares americanos.
Sua empresa deve pensar no impacto que uma audio branding consistente pode ter em toda a gama de experiência da marca.
Por isso listamos a seguir cinco benefícios que sua marca pode realizar através da audio branding:

1) Identidade de marca distinta e memorável

Segundo Gary Vaynerchuk“audio branding é o equivalente em som do nome de usuário de uma marca. Se uma empresa ‘joga’ sua tag ao lado de propagandas ou conteúdo que corresponde ao posicionamento de sua marca, eventualmente essa tag de áudio por si só evoca os sentimentos pretendidos em torno dessa marca. ”
A tag de áudio certa terá fortes associações de marcas também em outras mídias – como vídeos em redes sociais, livestreamings de eventos e muito mais.

2) Amplificação dos valores de marca

Audio branding é o tipo de estratégia de marketing que requer um sistema de sons baseado em um DNA sonoro que expresse os valores e a personalidade de uma marca – tornando-se um ponto de identificação em todos os seus pontos de contato.
Para que isso funcione de forma eficaz, é preciso criar uma sensação consistente, desde os conteúdos publicitários, editoriais, mensagens de chamada em espera no sistema telefônico, webchats, showrooms, vídeos de treinamento, do site, YouTube e produtos.

3) Impactos no humor do consumidor

A audio branding certa pode ter um efeito calmante nos clientes, diminuindo o estresse e levando a compras maiores.
Um estudo de caso mais antigo foi fundamental para uma série de mudanças em pontos de vendas: especialistas descobriram que tocar música suave e ambiente para reduzir o estresse era capaz de aumentar as vendas no varejo em 10%.
O relatório destacou como a música de ritmo lento induz respostas positivas e melhora a experiência de espera das pessoas em baixa densidade de público.

4) Impacto positivo nas decisões de compra

Um estudo mostrou que o número de tons que compõem um logotipo de áudio pode ter um impacto sobre a disposição das pessoas em tomar suas decisões de compra.
O estudo descobriu que seis notas tiveram melhor desempenho que três ou nove. Os pesquisadores atribuíram a diferença à fluência de processamento.

5) Mais confiança na sua marca

O ativo mais importante de uma marca é a confiança – e a melhor maneira de ganhar confiança é se comportar de maneira consistente.
Uma audio branding bem projetada, que centralize o som da marca e infunda a execução da música nos pontos de contato da marca, pode criar uma abordagem omnichannel às experiências de seus consumidores com a sua marca. Isso é o que aumentará a sensação de confiança – mais do que o uso de música licenciada qualquer.
Embora as músicas licenciadas possam adicionar impacto ou auxiliar a memória, elas também podem prejudicar a marca, especialmente se não expressarem seus valores. E o impacto sem significado não agrega nada de positivo à sua estratégia.

Como criar uma estratégia de audio branding

A audio branding não é uma demanda do marketing digital – o conceito já existe há décadas. Na verdade, o primeiro jingle foi lançado em algum lugar por volta de 1926.
No entanto, a audio branding está começando a ver um ressurgimento em popularidade, graças à transformação digital e a popularização de alto-falantes inteligentes, mecanismos de busca baseados em voz e até mesmo conteúdo no formato de podcast.
À medida que os consumidores ocupados recorrem ao áudio para ajudá-los a tomar decisões de uma forma mais prática e rápida, encontrar os produtos de que precisam e até mesmo realizar compras, as marcas estão começando a adotar uma abordagem mais estratégica com relação ao som.
Então, como sua empresa pode elaborar a sua própria estratégia de audio branding?
Primeiro: lembre-se de que áudio branding envolve muito mais que apenas a produção de um jingle.
Todo som que toca durante uma interação do cliente com sua marca é um elemento de audio branding. Seja a música que sua empresa toca em uma loja física, a vinheta de abertura de seus vídeos ou podcast, o som que o seu chatbot a cada nova resposta – é preciso apostar em uma abordagem consistente para sua audio branding. Depois de entender isso, siga estas três etapas:

1) Conheça seus clientes

Como de costume, a melhor maneira de garantir o impacto certo no público certo é descobrir para quem você está vendendo – o seu perfil de cliente ideal.
Olhe para o seu mercado-alvo e pergunte ao seu time ou agência de marketing digital que tipo de sons será mais atraente para o seu consumidor.
Por exemplo, um cliente jovem em busca de diversão será atraído por um tipo muito diferente de trilha sonora do que por um comprador B2B profissional em busca de segurança.
Considere:
  • A idade do seu cliente médio;
  • Que tipo de marcas eles já apreciam o som;
  • O que eles estão procurando em seus produtos e serviços.

2) Escolha a emoção que sua marca deseja transmitir

Uma das razões pelas quais ter uma audio branding é tão eficaz é seu impacto altamente emocional.
Os sons nos fazem pensar e sentir de uma certa maneira. Enquanto algumas assinaturas sonoras são românticas e sedutoras, outras são divertidas e despreocupadas.
Pense em como você deseja que seus clientes se sintam ao interagir com sua marca. Você pode conduzir uma análise de concorrentes durante esse estágio para obter uma visão das experiências que outras empresas em seu nicho criam com sua própria audio branding.
Que tipo de sensação deve estar atrelada ás suas soluções? Algo dramático e excitante? Gentil e acolhedor? Divertido e familiar? Certifique-se de que sua audio branding corresponde à sua identidade de marca.

3) Certifique-se de que sua branding voice seja consistente

Finalmente, a voz da sua marca é uma parte crítica da sua identidade.
A maneira como sua marca soa para o mundo é uma parte importante do que o torna único. Embora você possa transmitir aspectos de sua voz por meio de seu marketing de conteúdo e mídia visual, é necessário garantir que seu tom brilha em sua audio branding também.
Considere que tipo de som melhor representará sua empresa com base na imagem que já começou a criar. Ao escolher influencers que falam pela sua marca, selecione pessoas que compartilham sua voz e a percepção que você deseja criar para sua empresa.

Por que as empresas não devem negligenciar a audio branding

Se você chegou até aqui nesse artigo, já percebeu a importância da audio branding é importante para sua marca.
As empresas que negligenciarem a audio branding estarão perdendo uma grande oportunidade de criar uma conexão real entre clientes em potencial e sua marca.
Extrair sentimentos com base no som é uma das maneiras mais simples de atrair novos clientes e mantê-los.
Sua empresa está chamando a atenção sem que seu lead sequer perceba – e isso traz chances excelentes para a conversão de benefícios em vendas por causa da audio branding.
Estar atento às novas e inovadoras tendências de marketing é a melhor maneira de continuar a promover sua marca.
Embora a audio branding não seja novidade no jogo de marketing, é uma ótima maneira de recrutar novos clientes e dar aos seus clientes atuais um motivo para ficar por perto.
Quando usamos emoções e criamos uma reação cognitiva a certos sons, a marca fica com as pessoas por mais tempo. Então sempre que elas ouvem qualquer coisa, mesmo remotamente, perto do som que criado para comercializar sua marca, é nela que essas pessoas vão pensar sobre.
Portanto, a audio branding é uma necessidade para continuar a crescer e expandir seu potencial de vendas. O conceito está funcionando para empresas como a sua em todo o mundo. Agora é hora de fazer isso funcionar para a sua marca!

Marketing de indicação: grande aliado no aumento das vendas


Com o avanço da tecnologia, é preciso que os empreendedores estejam sempre ligados às inovações e tendências que chegam ao mercado e que trazem bons resultados para o negócio. Entre elas, está o marketing de indicação, que vem ganhando cada vez mais espaço como uma maneira estratégica para tornar a marca mais forte e alavancar as vendas.
Isso se deve ao fato de a propaganda boca a boca ser sempre uma prática eficaz para gerar visibilidade para um produto — por meio de clientes satisfeitos — e abrir o acesso ao mercado, e pela viabilidade de ser implementada por qualquer empresa, independentemente do seu porte e da área de atuação.
Quer conhecer melhor essa técnica, seus benefícios e como aplicá-la com sucesso no seu negócio e tornar-se um destaque entre os concorrentes? Então, continue sua leitura!

Entenda o que é marketing de indicação

Como o próprio nome diz, trata-se da indicação que os clientes fazem para o público comprar os produtos ou contratar os serviços de uma determinada companhia. As indicações podem ser: internas, externas e orgânicas ou externas e pagas. Conheça melhor sobre elas a seguir!

Internas

Os próprios gestores e funcionários da organização indicam a marca para os seus contatos. Isso pode acontecer pessoalmente ou por meio das redes sociais. É um bom meio de sugestão por ser espontâneo e sem custos para o negócio.
O ponto negativo é que, pelo fato de as pessoas serem partes integrantes da instituição, elas podem indicá-la ao cliente em busca do próprio proveito. Dessa forma, apesar de ser um marketing por indicação relevante, pode não ser o necessário para atrair novos consumidores. Isso vai depender do grau de proximidade entre o colaborador e as pessoas que estão recebendo a indicação.

Externas e orgânicas

É uma estratégia fundamental para a companhia. Ela acontece quando os clientes ficam satisfeitos com o que compraram da marca e, então, fazem a indicação para as pessoas próximas. É uma ação gratuita e, por isso, gera uma credibilidade para o negócio.
Além disso, pode ser feita de forma pessoal ou por canais digitais, por exemplo, por intermédio de comentários positivos, reviews, depoimentos, entre outros.

Externas e pagas

Esse é um tipo de marketing de indicação que ganha cada vez mais espaço. Ocorre quando a empresa encontra o representante ideal para a sua marca e paga para realizar uma parceria. Isso significa ser indicada por essa pessoa.
Para identificar o parceiro adequado, é preciso que a organização esteja presente nas redes sociais e ache um bom influenciador, que tenha domínio sobre o público-alvo do negócio. Para isso, você pode pesquisar no Instagram, no YouTube, no Facebook, entre outros, e compreender bem o perfil das figuras que realmente sabem influenciar as pessoas.
É importante deixar claro ao público quando essas parcerias pagas acontecerem. Dessa forma, apesar de não ser uma ação gratuita, subentende-se que o influencer não aceitaria realizar a indicação de uma marca ou produto em que não tem confiança.

Exemplo prático

Imagine o seguinte cenário: você tem que comprar uma caixa de leite sem lactose, algo que nunca tenha provado antes. Então, recebe um flyer da marca B que fabrica o produto. Após, encontra um conhecido e fala sobre o que precisa. Ele indica a marca C, que tem uma linha de leite sem lactose de qualidade.
A pergunta é a seguinte: qual marca você escolheria? Provavelmente a C, já que ela foi indicada por uma pessoa confiável.
marketing de indicação possibilita que os consumidores satisfeitos com suas compras passem para frente os bons serviços oferecidos. Sua eficácia está justamente na praticidade de fazer com que essas pessoas pratiquem uma publicidade real e confiável.

Conheça os benefícios do marketing de indicação

marketing de indicação pode trazer diversos benefícios ao negócio e que vão propiciar uma grande vantagem competitiva. Conheça alguns deles:
  • aumento dos números de clientes fit;
  • elevação do número de vendas;
  • redução dos custos de aquisição de clientes;
  • acréscimo da margem do negócio;
  • fidelização dos clientes atuais e indicados.
Independentemente da finalidade escolhida ao adotar o marketing de indicação, é primordial estabelecer métricas para avaliar se as ações estão gerando os efeitos esperados e adequar as estratégias conforme os dados coletados.

Aprenda como aplicar o marketing de indicação em suas empresas

Para que alguém indique alguma coisa para outra pessoa, precisa ter vivido uma experiência satisfatória — isso é uma obrigação da empresa. Assim, todo o processo de compra dos clientes, desde o primeiro contato com o negócio até o recebimento do produto, deve ser eficiente.
Entre as medidas que tornam esse trajeto um sucesso, estão a acessibilidade do site, a disponibilidade de informações, a entrega dentro do prazo estabelecido, a rapidez das respostas, o bom atendimento ao cliente, a resolução de problemas, entre outros, superando as expectativas do público.
No entanto, somente propiciar uma experiência positiva e esperar que os consumidores falem bem da marca não é a alternativa que gera maior retorno para o marketing de indicação. Lógico que ajuda bastante, mas também é necessário estimular o público a falar bem da empresa.
É possível levar as pessoas a fazerem a promoção da marca por meio de algumas práticas, e é isso que torna as ações de marketing visual uma medida de retorno eficaz e que influencia no total de vendas de forma relevante. Existem diversas maneiras para motivar os clientes a indicarem a companhia para as pessoas ao seu redor, por exemplo, oferecendo vantagens para aquele que mais realizar indicações, como descontos, brindes, entre outros.
Algumas instituições repassam ao marketing de indicação a atividade de contar com influenciadores. Para isso, elas enviam produtos grátis e, caso eles aprovem a mercadoria, falam sobre suas experiências e dão sua opinião nos meios de comunicação com o público, como Instagram, blogs e demais.
Nessa situação, é importante lembrar de entender se a persona se enquadra como consumidora de conteúdo do influenciador e qual é o perfil dos clientes que compõem essa audiência.
É notório que várias pessoas não confiam quando uma figura presente na mídia diz sua opinião sobre um produto ou serviço, mas, em um contexto geral, os influenciadores geram mais engajamento em relação ao público.

Inspire-se com cases de sucesso

Existem algumas empresas que, com a finalidade de fidelizar os clientes e por meio do marketing de indicação, conseguiram alcançar o sucesso nos negócios. Veja algumas delas a seguir!

Nubank

Um dos cartões de crédito mais famosos foi criado por um banco digital que preza muito pelo marketing de indicação, já que a instituição bancária dá preferência para quem se interessa por meio da sugestão de uma pessoa que já utiliza o cartão.
O objetivo do Nubank para alavancar as vendas é que os próprios clientes indiquem para o banco quem eles acham que também deveria ter o cartão. Claro que a marca implementa outras técnicas de fidelização dos consumidores, mas a propaganda boca a boca é parte fundamental nos projetos do negócio.

Uber

O Uber teve um crescimento surpreendente e, em 2017, já apresentava uma média de 15 milhões de usuários no país, graças à sua prática para fidelizar clientes.
O que ele faz é disseminar, entre o público, independentemente do tempo de utilização do serviço, as vantagens da transmissão de um código disponível no aplicativo para algum conhecido. Assim, se o indivíduo que recebeu o código também se tornar um usuário, ambos ganham um desconto.
Essa medida estimula o marketing de indicação e faz com que os próprios clientes se tornem um canal para o aumento dos serviços, que, nesse contexto, são as corridas com o aplicativo.

Outback

A marca não mede esforços para agradar quem já conhece o restaurante e captar novos clientes. No ano de 2018, o Outback criou a campanha do dia do amigo, em que o consumidor precisava acessar um link e tirar uma foto junto a um amigo, apresentando-a no estabelecimento.
Com essa foto, os dois amigos tinham direito a um chopp para cada, e a pessoa que tirasse uma foto com quatro amigos ganhava a bebida com o maior tamanho disponível no recinto. Além disso, a empresa sempre realiza promoções com combos de alimentos para grupos, o que, de forma indireta, propicia a propagação da marca.

AirBnb

Trata-se de um site de reservas de hospedagens por todo o mundo, que aplica o marketing de indicação por meio de descontos para usuários. Funciona da seguinte forma: o cliente convida um conhecido ou indica um novo anfitrião, então, ele ganha créditos que podem ser utilizados como descontos para as próximas reservas.
O desconto varia conforme a ação e, atualmente, é de R$ 130 para o novo usuário que realiza uma reserva e de R$ 65 para quem indicou. Já nos casos de anfitriões, quem indicou ganha R$ 156 assim que ele fechar a primeira reserva do seu imóvel.
Essa prática motiva não só o uso do aplicativo, mas também a indicação dele para um número maior de pessoas, já que todos podem usufruir de alguma vantagem.

O Boticário

A empresa também adota o marketing de indicação como uma forma para aumentar as vendas. Entre as principais ações de propaganda boca a boca, estão as amostras grátis dos produtos que podem ser retiradas nos estabelecimentos.
Além disso, uma estratégia muito usada também é a distribuição de brindes personalizados para os consumidores — por exemplo, relógios de parede e chapéus.
Durante um certo período, eles comunicam a disponibilidade das amostras e, para que o público consiga obter o produto, deve se cadastrar no programa fidelidade da instituição e compartilhar a promoção com um amigo. O impacto desse tipo de medida é muito alto em relação às vendas e à captação de novos clientes.

Saiba como funciona o referral marketing na prática

Algumas ações devem ser implementadas na prática para que o referral marketing gere os resultados esperados. Veja, a seguir, algumas delas!

Peça indicação aos clientes

Não tenha vergonha de pedir aos clientes que indiquem seus serviços para conhecidos, pois, se eles estão satisfeitos com o seu trabalho, é até esperado que façam isso de forma espontânea, sem sua interferência direta.
É possível criar uma estratégia com recursos para fortalecer esse processo. Primeiramente, entenda o momento ideal para pedir novas indicações — pode ser depois de um bom atendimento, quando o cliente está claramente feliz com o resultado, por exemplo.
Uma possibilidade é solicitar que ele entregue cartões de visita para parentes e amigos. Se, nesses cartões, houver um brinde ou tipo de desconto, torna-se algo ainda mais motivador.

Propicie um bom atendimento e ofereça benefícios

Para aumentar as chances de ser indicado, é essencial ser um bom profissional e responder positivamente às expectativas dos clientes. Além disso, use técnicas do marketing de relacionamento, como a distribuição de brindes.
Um mimo sozinho não é suficiente para um consumidor colocar a empresa como prioridade, mas pode alimentar as demais ações e maximizar a fidelização do público.

Crie relações verdadeiras e duradouras

Crie boas relações com parceiros de mercado e, com isso, consiga que eles lhe indiquem clientes dos quais não podem suprir necessidades e demandas por serem de um ramo diferente ou não fabricarem o produto. Para isso, uma ideia é participar de eventos e palestras que fortaleçam seu contato com outros empreendedores.

Realize parcerias com outras empresas

marketing de indicação não precisa ser realizado apenas por intermédio de pessoas físicas. Empresas de qualquer porte podem indicar serviços para as pessoas. Para isso, você pode criar algum tipo de parceria ou convênios informais.

Entenda o marketing boca a boca no meio digital

O meio digital é uma excelente forma para aproveitar todos os benefícios que o marketing de indicação pode oferecer, principalmente pelo grande número de acessos que tem todos os dias por todos os perfis de pessoas. Veja como ele funciona na prática!

Estabeleça os objetivos da empresa

Qualquer ação de marketing precisa de um objetivo. Por esse motivo, não basta apenas pensar em aumentar o volume de vendas — a medida precisa ser inteligente. Estruture suas metas após responder às seguintes perguntas:
  • O que você pretende alavancar com essa prática?
  • Qual é o volume de crescimento esperado?
  • Em quanto tempo deseja atingi-lo?
O objetivo precisa ser realista e realmente importante para o negócio. Ao responder essas perguntas, será possível delinear metas claras e capazes de nortear as ações que devem ser aplicadas para alcançá-las.
No meio digital, isso pode ser feito por meio de um planejamento com o intuito de aumentar as curtidas do Facebook, por exemplo, por meio de vídeos ou publicações que mostrem a qualidade do produto ou o que a empresa tem de diferencial, que podem ser compartilhados por outras pessoas até chegarem aos seus amigos.

Torne os seus produtos e serviços irresistíveis

Não se esqueça de que as pessoas só vão indicar a empresa se tiverem uma boa experiência de compra. Isso quer dizer que é preciso fornecer muito mais que mercadorias e serviços de boa qualidade. Também é preciso estar atento a todos os detalhes que fazem parte do processo até a sua entrega.
Um atendimento customizado, entregas que respeitam os prazos definidos e, até mesmo, o zelo com as embalagens dos produtos influenciam diretamente na satisfação do consumidor e na vontade de falar sobre a marca para as pessoas ao redor.
Essa personalização implementada e o cuidado ao elaborar as embalagens podem ser utilizados para mostrar o diferencial do negócio, já que o cliente vai gostar tanto que tirará uma foto das encomendas e postará voluntariamente nas redes sociais, como o Instagram, que é direcionado para esse fim, atraindo o interesse das pessoas que o seguem.
Outros métodos inteligentes são a criação, por parte da empresa, de sua própria página e a elaboração de conteúdos com potencial para se tornarem virais, com narrativas inteligentes e que envolvam as pessoas que o recebem, mostrando o que a marca tem de diferente perante os concorrentes.
Embora reproduzir um material que possa se tornar um fenômeno mundial seja um passo para o sucesso, as ações devem estimular o máximo possível as pessoas para que elas falem dos seus produtos de forma natural.

Conceda vantagens para os clientes indicadores

Como foi mostrado nos cases de empresas que deram certo por meio do uso do marketing por indicação — por exemplo, o Uber, que oferecia descontos na primeira viagem e, depois que a indicação era efetivada, o cliente que indicou também tinha direito a um cupom para os próximos usos —, você pode fazer o mesmo com o seu negócio.
Ofereça descontos, vantagens e brindes para quem recomendar a marca e utilize os canais digitais para que essa promoção se propague mais rapidamente entre o público. Com o avanço da tecnologia, possibilitando que qualquer tipo de pessoa tenha acesso à informação, essa, com certeza, é a melhor forma de fazer isso.
O recomendável é que, para produtos recorrentes, o cupom de desconto tenha validade para a próxima compra. Já para mercadorias que não são compradas com muita frequência, duas alternativas são: oferecer um vale para que o cliente gaste como achar melhor ou dar um brinde. Desse jeito, além de captar novos clientes, você poderá aumentar o ticket médio por consumidor.

Faça a divulgação do programa de indicações

Para garantir a efetividade do programa de indicações, é preciso divulgá-lo para que o máximo de clientes saiba sobre ele. Por isso, é essencial disseminar de forma ampla e complexa a ação.
Para que isso aconteça, você pode inserir banners e avisos longos no site da empresa, por exemplo, no menu inicial e na página na qual ficam os produtos. Anexar esse aviso depois da conclusão da compra também pode gerar impactos positivos, tendo em vista que o consumidor ficará contente pela aquisição e com muitas expectativas, o que o torna mais suscetível a outras estratégias.
Outra maneira relevante para que esse tipo de divulgação gere os impactos esperados é fazê-la por meio dos anúncios nas redes sociais e em campanhas de e-mail marketing. Dependendo da oferta, a vantagem adquirida depois da indicação pode engajar o seu cliente a realizar uma nova compra, mesmo que ele não tenha a planejado.

Conquiste e mantenha os novos clientes

Após conseguir os novos clientes, é necessário refletir sobre como fidelizá-los. As possibilidades para se tornarem fiéis à empresa são grandes, mas isso não vai ocorrer se eles tiverem uma experiência negativa ou neutra (sem nenhum diferencial que chame sua atenção) com o estabelecimento.
Por isso, é importante investir no relacionamento e na aproximação com os consumidores depois da compra. Uma boa ideia é adicioná-los nas redes sociais da empresa para oferecer, de forma contínua, descontos e vantagens e mostrar os novos produtos, chamando a sua atenção e exibindo as principais tendências das quais eles não podem ficar de fora.
Além de contribuírem para a fidelização, esses clientes poderão tornar-se os novos promotores da marca, gerando um ciclo de recomendação.

Conte com o auxílio dos influenciadores

Já foi mostrado, no decorrer do conteúdo, que os influenciadores são pessoas de referência em um determinado nicho e que têm um grande poder de persuasão entre os membros que compõem esse grupo. Com a popularização da internet e dos canais digitais, foi criada a figura dos influenciadores digitais, que mantêm um grande número de seguidores que os acompanham pelos seus comportamentos ou opiniões.
Essa é uma prática habitual entre webcelebridades do YouTube e do Instagram que pode propiciar possibilidades para quase todos os segmentos existentes no mercado e evitar a queda de alcance das redes sociais.
Por meio do sampling marketing (envio ou distribuição de amostras grátis do produto), por exemplo, é possível promover indicações voluntárias dessas pessoas, a partir de sua satisfação com o item recebido.

Esteja atento às reclamações

Da mesma maneira que as recomendações têm uma grande importância, o oposto pode gerar consequências graves. Uma única reclamação pode fazer com que o público que faz parte da convivência do cliente insatisfeito veja a marca de forma negativa.
As plataformas, como o Reclame Aqui, e as redes sociais fortalecem ainda mais esse processo, podendo gerar sérios prejuízos para o estabelecimento envolvido, já que é grande o número de pessoas que buscam por referências, opiniões dos clientes e demais provas sociais antes de realizarem uma compra em determinada loja.
marketing de indicação é uma estratégia poderosa para o seu negócio, porém, ela não pode ser a única, afinal seus clientes precisam encontrá-lo antes de recomendar a sua empresa.
A recomendação sempre vai depender da experiência do seu cliente com a sua empresa. O atendimento, a atenção, o suporte e a agilidade sempre serão levados em consideração, então, é importante manter esses setores sempre alinhados.
Por meio deste conteúdo, você pôde perceber melhor como o marketing de indicação contribui para a atração de novos clientes e sua fidelização, gerando lucratividade e um crescimento saudável para a empresa. É uma estratégia que vem crescendo muito com o tempo, tendo em vista que não existe recomendação mais confiável do que a do consumidor satisfeito com o produto ou serviço adquiridos. Por esse motivo, não espere mais para implementar as práticas mais adequadas ao seu negócio e garantir o aumento das vendas de forma correta, efetiva e duradoura.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Coca-Cola e Bradesco são destaque em neurociência



Campanhas publicitárias das empresas lançadas em fevereiro estiveram à frente em estudo da Forebrain

5 de abril de 2019 - 10h08
Em fevereiro, as campanhas “Vamos comer juntos?”, da Coca-Cola e “Fale com a Bia e abra sua conta”, do Bradesco, tiveram maior relevância para o público em estudo da Forebrain que avalia neurocientificamente a narrativa emocional de campanhas.
A campanha da Coca-Cola liderou os rankings de Atenção, que mede a captação e sustentação da atenção do telespectador, e Memorização, que identifica como o cérebro consegue armazenar, reter e recuperar diferentes tipos de informação ou experiências. Billy Nascimento, sócio da Forebrain, comenta que a peça trouxe um storytelling engajante e relevante para o momento atual, abordando preconceitos ainda existentes de maneira extremamente sutil e universal.
Já a do Bradesco lidera na categoria Motivação, que revela a emoção do telespectador diante do filme seja ela positiva ou negativa. Segundo o neurocientista, o filme trouxe um aspecto de humanização forte para algo extremamente tecnológico que é a inteligência artificial.
O levantamento é feito com base em tecnologia EEG, que analisa ondas cerebrais, e eye-tracking, que monitora o movimentos dos olhos de consumidores que avaliaram filmes publicitários divulgados em fevereiro. 
Confira as campanhas de destaque em cada categoria:
Atenção
Coca-Cola – “Vamos comer juntos?”
McDonald’s – “Clássicos 2019”
Reckitt Benckiser – “SBP + VOCÊ – Repelente de tomada”
Uol – “PagSeguro”
Petrobras – “Geóloga”
Motivação
Bradesco – “Fale com a Bia e abra sua conta”
Philco – “Tem coisas que só a Philco faz pra você”
Renault – “Invejosa”
Sanofi – “Comece o cuidado com um colo”
General Motors – “Realidade possível”
Memorização
Coca-Cola – “Vamos comer juntos?”
McDonald’s – “Clássicos 2019”
Cielo – “Cielo LIO: a Revolução começa agora”
Reckitt Benckiser – “SBP + VOCÊ – Repelente de tomada”
Uol – “PagSeguro”