terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

8 canais do YouTube indicados para os empreendedores


Capacitação, inspiração, dicas, mercado, metodologias, startups, desenvolvimento pessoal e depoimentos são os principais temas abordados nos vídeos.
Quem nunca quis montar, cozinhar ou solucionar algo e foi logo buscar um tutorial no YouTube? A plataforma está crescendo muito, especialmente com as oportunidades de dinamizar e acelerar o aprendizado, e nada mais justo que o empreendedor também se aproveitar dessa tendência. Para expor sua marca online? Talvez. Mas antes disso, para se capacitar com os milhões de vídeos que estão aí de bandeja e impulsionar ainda mais seus negócios.
Por isso, separamos oito canais do YouTube, brasileiros e estrangeiros, nos quais você precisa se inscrever o quanto antes:

1. Endeavor Brasil

O canal da Endeavor no YouTube tem um arsenal de vídeos de capacitação e inspiração em moldes diversos – pílulas, mentorias, webséries, palestras. Nas playlists, você encontra a divisão tanto por formato (Day 1, CEO Summit, Sonho Grande, Webinars e outros) quanto por tema. Isso sempre com grandes nomes de referência. Jorge Paulo Lemann, Abílio Diniz e Romero Rodrigues são alguns deles.
Dentre os vídeos mais assistidos, está o Day 1 de Robinson Shiba, fundador do China in Box. Dê uma olhada nessa história:

2. TV Sebrae

O Sebrae é um destino certo para donos de pequenos negócios se capacitarem. O canal divulga vídeos semanais que vão desde dicas curtas direcionadas a setores específicos (agronegócio, varejo de moda, turismo, e-commerce…) a webséries que tratam da dinâmica das economias locais ou mostram trocas de experiência entre empreendedores com algo em comum – como é o episódio do programa Afinidades abaixo.

3. Arata Academy

Seiiti Arata tem muitos anos de experiência dando cursos que passam por produtividade e gestão financeira. Há 3, ele passou a compartilhar conversas e mini-aulas também no YouTube, dando dicas de desenvolvimento pessoal, seja você empreendedor ou não.
Quer entender o impacto do Arata Academy? O vídeo abaixo, sobre liberdade financeira, traz desafios sensacionais e tem mais de 1,3 milhão de views.

4. Man in The Arena

O conteúdo do Man in the Arena também está em vídeo. São quase 100 entrevistas com diversos empreendedores e inovadores que contam suas trajetórias até suas empresas ganharem nome. Entre os últimos destaques, estão líderes de organizações como Uber, School of Life e Catarse. Saiba mais sobre eles em artigo sobre podcasts.
Veja a conversa com Marco Gomes, fundador da boo-box, empresa de publicidade recentemente adquirida pela FTPI Digital.

5. Inc. Magazine

A Inc é um bom caminho para começar a navegar nos canais estrangeiros. Em seu canal do YouTube, a revista reúne depoimentos de empreendedores gigantes como Mark Cuban (dono do Dallas Mavericks e investidor no programa “Shark Tank”), Elon Musk (SpaceX e Tesla) e Howard Shultz (Starbucks). Entre várias outros vídeos valiosos, uma série que vale conferir se chama Playbook: “aprenda fazendo – ou escutando daqueles que já fizeram”.
Para mostrar um pouco do que acontece por lá, conheça um hábito norturno de Marcus Lemonis (da série “O Sócio”, citada neste artigo) que faz seus dias renderem tanto:

6. Marie TV

“Crie um negócio e uma vida que você ame”. Com esse slogan, a apresentadora e coach Marie Forleo se propõe a responder questões do público com dicas para otimizar sua energia e fazer dos seus sonhos uma realidade lucrativa.
No vídeo abaixo, que tem mais de 400 mil visualizações, ela conversa sobre dominar o jogo do dinheiro, com o grande empreendedor e filantropo Tony Robbins.

7. Entrepreneur Magazine

Como a Inc, a revista Entrepreneur também aborda de tudo, do prático ao motivador. Os temas de capacitação são divididos entre playlists geralmente entituladas “How to:” (“Como fazer:”) e complementadas pelo assunto, que pode variar de finanças a redes sociais. A inspiração fica por conta de líderes globais e jovens visionários.

8. Kauffman FoundersSchool

Se você está à frente de uma startup e nunca viu um curso da Kauffman FoundersSchool, a recomedação é clicar logo. Todo o universo das metodologias lean, growth hacking e desenvolvimento ágil você escuta de gente que entende bem do assunto para poder transformar suas ideias em algo realmente grande.
Por exemplo: quer entender como fazer seu MVP direito? O empreendedor e professor Steve Blank, idealizador do customer development, explica nesse vídeo, que é o mais assistido do canal:
Feito em parceria com a Endeavor Brasil

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Embalagem pode definir a compra nos pontos de venda




A embalagem pode definir a compra de um produto nos pontos de venda. De acordo com especialistas de varejo, ela influencia o consumidor e pode determinar a sua escolha. Levantamento da Nielsen, por exemplo, mostra que cerca de 70% das decisões de compra são tomadas na frente das gôndolas, sendo que 50% destas são feitas por hábito. 
O estudo também mostra que o consumidor fica, em média, 15 segundos na frente de uma gôndola e foca sua atenção no máximo 1,6 segundo em cada ação no ponto de venda. Apesar da importância do design atrativo, a embalagem fala cada vez mais sobre o produto. Especialistas destacam que uma boa embalagem é aquela que, além do valor estético, transmite os valores da marca, a preocupação com a conservação do produto, respeita a legislação vigente e agrega sustentabilidade em seu processo de fabricação.
Entre os principais atributos de uma boa embalagem estão: despertar o desejo de compra, conservar adequadamente o produto, trazer informações sobre o produto, ser produzida de forma sustentável, oferecer praticidade, ser reciclável.
Fonte: Abre/Abal

4 Livros para entender o comportamento do consumidor

De um jeito ou de outro, sabemos que boas estratégias de marketing e publicidade conversam de forma mais profunda com o comportamento do consumidor. Afinal de contas, ao entender como o cérebro responde aos diferentes estímulos sensoriais da comunicação é possível traçar planos mais eficazes para impactar o público.
Pensando nisso e sabendo que existe uma grande oferta de informações relacionadas ao tema, hoje eu destaco para você 4 livros que vão te ajudar a entender melhor como funcionam as bases que regem nosso comportamento, tomada de decisão, e como isso se relaciona com as ações de mercado as quais somos expostos.
1 – O poder do hábito
Este livro é um grande marco da área de psicologia empresarial e foi escrito pelo repórter de negócios do NY Times, graduado da Harvard Business School, Charles Duhigg. Publicado em 2012, o livro te apresenta aos grandes princípios da neurociência que se relacionam com a formação de um hábito. O autor traz como referências estudos de caso da área de marketing que ajudam a tornar o seu conteúdo fácil e prático. Nas palavras do próprio autor, “vendendo uma nova música, uma comida ou um berço, a lição é a mesma: se você vestir uma nova coisa em velhos hábitos, é mais fácil para o público aceitá-la”.

2- Posicionamento: A batalha por sua mente.
Dos autores americanos Al Ries e Jack Trout, a ideia desse livro nasceu na década de 70, quando os dois iniciaram uma série de artigos para a revista Advertising Age, apresentando ao público o termo “posicionamento”. Isso gerou uma rica discussão sobre o lugar que um produto ocupa na mente dos consumidores, inclusive em relação a produtos parecidos e concorrentes. O livro foi publicado em 1981 e explicou a teoria dos publicitários sobre o papel do marketing nos negócios, o lugar de um produto na imaginação popular e a mudança necessária para que os consumidores prefiram um produto ao outro. Essa leitura ajuda a entender como o marketing e a psicologia se encontraram formando as bases para o que chamamos hoje de Neuromarketing.

3 – Hooked: How to Build Habit-Forming Products
Escrito pelo autor israelense Nir Eyal, o livro foca na forma como determinados produtos caem em uso popular. Com exemplos práticos, como Twitter e Pinterest, o autor aborda questões em torno do marketing de conteúdo e da experiência do usuário, explorando os fatores que resultam em produtos bem-sucedidos. Como seu conteúdo se baseia na criação de hábitos, esta opção é uma boa acompanhante do livro “O poder do Hábito”, indicado acima. Foi publicado em 2014 e até o momento, não possui edição em português.

4 – Foco
Escrito pelo psicólogo e jornalista Daniel Goleman, este livro aborda de maneira exemplificada os processos atencionais que ocorrem de forma implícita. Assumindo que a atenção se tornou um recurso escasso, o autor discorre sobre a importância do foco para aumentar a produtividade. O livro fala sobre os tipos de atenção, elementos distratores, processos bottom-up e top-down, entre outros, e te ajuda a entender o funcionamento da atenção e sua aplicação no dia-a-dia, tanto pessoal quanto profissional.

Estas foram as dicas de hoje para você começar a entender os processos por trás do comportamento do consumidor de forma prática, com leituras que trazem exemplos para facilitar o aprendizado. Entendendo melhor como nosso cérebro e nossa percepção funcionam, fica mais fácil trabalhar em ideias promissoras! Caso você não tenha visto ainda, este post aqui reúne outros 8 ótimos livros sobre Neuromarketing! Já conhece algum desses? Conta para gente!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Conquistando clientes através do marketing emocional

por: Afonso Bazolli
Conquistando-clientes-atraves-do-marketing-emocional-televendas-cobranca
Por: Mayara Fleck
A forma de fazer marketing está mudando junto com a evolução tecnológica e com o número de empresas disputando pela mesma fatia de mercado. Para o especialista Philip Kotler, neste cenário o marketing tradicional já não é tão efetivo.
“99% das compras feitas no mundo inteiro, são decididas por fatores emocionais.”
Nos tempos atuais, todo empresário sabe como o marketing é impactante no sucesso da sua empresa. Mas como tudo, o modo de se fazer marketing está mudando. Tentar convencer o consumidor de que aquele produto é ideal para ele já não funciona tão bem quando nos anos de 1960. Hoje o consumidor quer se sentir parte de uma marca, ou seja, a existência dela precisa fazer sentido.
Para Philip Kotler, referência mundial em marketing, com mais de cinquenta livros publicados, o futuro pertence ao Marketing 3.0. “Pense no consumidor não em termos de alguém que vai comprar seu produto, mas alguém que deseja que o mundo seja um lugar bom para viver. O que você está fazendo para mostrar a ele que se importa?”, diz Kotler.
99% das compras feitas no mundo inteiro, são decididas por fatores emocionais. Mesmo que você só compre o que realmente precisa, a maior parte dos seus gastos vão ser com produtos que criaram uma relação emocional com você. Kotler usa como exemplo a marca de frangos estadunidense, Perdue Chicken, seu fundador Frank Perdue se importava com os animais e os tratava de forma distinta, ele não utilizava processos brutos com os frangos, o que resultava em uma carne mais macia.
“Há uma história com a marca, uma história que te toca enquanto os competidores estão apenas dizendo ‘nós vendemos frango’”, explica Kotler.
O marketing emocional pode ser realizado em vídeo, áudio ou post que você compartilha no Facebook. A essência é passar um sentimento, através de uma história narrada, assim como uma música impactante. Com ele a empresa está pensando nos seus valores e ideais, transmitindo essa emoção através de uma mensagem.
“Mudamos do marketing de transação para o marketing de relacionamento”, comenta. “Mais e mais empresas estão focando em fazer mais pelo consumidor”, conclui Philip Kotler.
Uma escola pode usar o marketing emocional para criar uma relação de apoio com os alunos, pais e professores. Assim como uma farmácia, que utiliza essa estratégia para dizer que nas situações mais difíceis ela vai estar presente para solucionar seus problemas.
O segredo é a marca deixar claro o que realmente está propondo para o seu cliente, que ele pode ser mais do que um consumidor, alguém que ajudou a construir a empresa e tornou o que ela é hoje.

Saiba porque as garrafas de 290 ml da Coca-Cola são chamadas de KS

E porque refrigerante na garrafa de vidro parece mais gostoso? Também tem explicação pra isso.




27/01/2019 às 20:57:56


Provavelmente, por força do hábito, você mesmo já deve ter pedido uma Coca “KS” em algum restaurante ou lanchonete. Mas afinal de contas, o que significa essa sigla? "KS" é o acrônimo para "King Size" (o tamanho do rei) e diz respeito ao fato desse formato ser maior do que o normal.
Acontece que originalmente a garrafa de Coca-Cola normal, chamada de "regular", era bem menor. A KS era portanto um tamanho "maior". Na tradução contextual para o português seria Tamanho Real ou Padrão. A embalagem de vidro de 290ml também era considerada a medida certa para matar a sede de uma pessoa.

Mas e porque o refrigerante na garrafa de vidro parece mais gostoso? A ciência explica. O vidro é um material impermeável e de grande inércia química, ou seja, demora anos para interagir quimicamente com o conteúdo. Por isso você sente que o refrigerante é mais gostoso nessa embalagem. Por ter um índice de porosidade inferior ao do alumínio e da PET, é bem mais eficiente na hora de reter o gás carbônico que sai do refrigerante.
Nos últimos anos, a garrafa KS retornou ao mercado para suprir o aumento no consumo de refrigerantes em embalagens individuais. Portanto, sempre que você ouvir seu amigo pedindo uma Coca Cola KS, você saberá de onde vem este nome, que tenho certeza que já lhe deixou curioso em saber o que significa. Outra vantagem é que ela, em tese, não deixaria passar alguma substância para o líquido, o que alteraria seu sabor, além de manter o conteúdo gelado por mais tempo.
coca
Anúncio original da garrafa King Size (KS).
Fonte: http://www.curtamais.com.br/goiania/saiba-porque-as-garrafas-de-290-ml-da-coca-cola-sao-chamadas-de-ks

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Meus 5 Maiores Aprendizados nos 5 Anos a Frente do Tinder no Brasil e na América Latina.


Andrea Iorio

Andrea Iorio

Chief Digital Officer (CDO) at L'Oréal | Speaker |Angel Investor (Zen, Filmr, Scorp) | F... See more
Foi no início de 2014 que a minha história com o Tinder começou.
No final de 2013, eu estava trabalhando como gerente comercial do Nordeste no Groupon e estava morando em Salvador, na Bahia (na foto abaixo, com minha equipe do Groupon em Salvador). Foi nessa época que a então diretora de Marketing do Grupo Match – maior grupo do mundo de sites e aplicativos de relacionamento – me contatou via Linkedin porque queria lançar uma oferta de descontos na assinatura do Parperfeito através do Groupon.
Umas semanas após a parceria, ela me ligou novamente: o convite era para cuidar do business development dos produtos do grupo aqui na América Latina. Dentre eles, tinha um aplicativo chamado ‘Tinder’. Eu já tinha ouvido falar. Eles tinham acabado de lançar nos Estados Unidos e praticamente não havia acontecido lançamento oficial no Brasil – havia pouquíssimos usuários do app. O carro chefe do grupo era o Parperfeito, e, para passar uma ideia de tamanho, o site evangélico do grupo - o Divino Amor - tinha mais usuários do Tinder.
Então, o meu desafio era de cuidar de desenvolvimento de negócios de todos os sites e aplicativos do Grupo, mas desenvolvi um olhar especial para o Tinder, pois o app já estava começando a fazer um tremendo sucesso lá fora.
Com isso em mente, fomos atrás de popularizar o aplicativo no Brasil. E, no começo, mal tinha verba, né?
O que dava para fazer era patrocinar uma choppada de medicina por mês (foto abaixo de um de nossos primeiros eventos) e olhe lá, rs. Como estratégia de marketing de guerrilha, eu e um estagiário saíamos de madrugada nas ruas do Rio de Janeiro para colar adesivos do Tinder em restaurantes e lugares estratégicos que o nosso público-alvo frequentava – e fizemos isso até uma noite em que o dono de algum restaurante começou a jogar ovos na gente, e aí acreditamos que talvez fosse melhor mudar de estratégia!
E então, veio a Copa do Mundo e tudo mudou de figura. Vimos que havia um potencial muito grande por causa da quantidade de usuários estrangeiros que já usavam o app e que viriam para o Brasil. E como imaginávamos, o aplicativo cresceu MUITO. O boca a boca dos gringos na Copa foi um fator decisivo para esta primeira onda de crescimento.
No começo de 2015, aconteceu um momento muito marcante para mim – do ponto de vista de desafio profissional e pessoal. Eu e mais outros dois executivos do Grupo Match fomos para Los Angeles, para o escritório-sede do Tinder (foto ao lado) para fazer uma apresentação que defendesse a estruturação de um time exclusivo para o Tinder Brasil, com o qual pudéssemos fazer uma gestão total do Tinder no País. Eu tive que desenhar um plano macro, com estratégia de crescimento do aplicativo nos anos seguintes e defender com unhas e dentes este investimento e seu retorno diante do CMO e o time dele nos EUA. Fico feliz porque muito das minhas projeções de fato aconteceram.
Confesso que eu não esperava que o Tinder fosse ser o aplicativo número 1 em faturamento no Brasil e no mundo. Também não esperei toda a visibilidade que o app ganhou e que, consequentemente, eu também tive. Lá no começo de 2014, eu acreditava que iria cuidar dos negócios dos vários sites e aplicativos do Grupo Match, mas olhar de forma especial para o Tinder proporcionou uma virada de chave na minha carreira. Eu consegui deixar uma marca na empresa e ela deixou a sua marca em mim.
Um dos resultados que mais acho incríveis é que quando patrocinamos o Rock in Rio 2017 (o nosso Tinder Studio, abaixo), o Tinder foi uma das cinco marcas mais lembradas no evento. Isso porque grandes marcas de empresas tinham investido muito mais verba e estavam junto conosco no TOP 5 de marcas que mais engajaram. Neste momento, eu vi o poder da marca Tinder e me senti muito realizado em estar à frente deste fenômeno.

Trabalhei muito com a imprensa, no Brasil e na America Latina. Por isso, outro momento que me marcou bastante também foi a minha entrevista ao Fantástico, para um especial do Dia dos Namorados em 2017. A entrevista com a Renata Ceribelli foi memorável! Também tive a chance de passar mais uma hora no show de radio da Martha Debayle, uma das 50 mulheres mais influentes do México pela Forbes. Uma inspiração.

Mas nem tudo são flores, né? Foram muitos desafios. O jogo de cintura para lidar com a falta de budget no início, as armadilhas de se ter muita exposição – pois ao estar à frente de um aplicativo como o Tinder, você tem que ser muito cuidadoso com o que você diz, com o conteúdo que você cria, em como você se posiciona e no que você faz.
De toda esta experiência, acredito que 5 aprendizados foram os mais marcantes no meu percurso como Head LatAm do Tinder:
  1. O quanto MENOS VISÍVEL for a "mão da marca" em suas campanhas de Marketing, MAIS EFETIVAS elas serão. Calma, deixe eu explicar melhor esse ponto. Pelo tempo todo que trabalhei no Tinder, ao conhecer novas pessoas e comentar que eu trabalhava no Tinder, essas pessoas costumavam rir e responder: “Tá bom, mas agora me diga o que você faz de verdade, pois eu nunca vi propaganda do Tinder!”. No começo eu ficava chateado porque achava que meu trabalho não estivesse tendo impacto - sendo que sabia bem de tudo o dinheiro que gastávamos em marketing, mas depois realizei que era exatamente o oposto: o conteúdo que criávamos era tão orgânico, divertido e verdadeiro que o investimento atrás era quase “invisível” e não se diferenciava muito do que era conteúdo espontâneo gerado por usuários, imprensa ou influenciadores. E sabemos que é esse tipo de conteúdo e marketing que mais gera vontade de experimentação e propensão a compra. Foi por isso que chamei o minha metodologia de Marketing no Tinder de “Marketing Invisível”.

  1. No seu funil de marketing, RETENCÃO de usuários vem antes de AQUISICÃO (e não o contrario). De nada adianta crescer se o produto não estiver pronto para reter, converter e fidelizar seus clientes: vejo com muita frequência start ups correndo para lançar um MVP meio boca e logo investir em crescimento para poder logo mostrar para potenciais investidores resultados de curto prazo. Isso é totalmente errado. Tradicionalmente, no mundo Mobile, e de forma geral no mundo de marketing online, o funil era dessa forma:
Mas ele deveria seguir esse fluxo:

Esse é o motivo pelo qual meu KPI principal era a quantidade de usuários ativos por mês, ou Monthly Active Users (MAUs) e ligava menos nos downloads que o app tinha todo dia. Você pode estar com a melhor estratégia de aquisição do mundo, mas se não tiver retenção - e, em seguida, conversão de usuários - de nada adianta: seus usuários entram de um lado, mas logo saem no outro. Isso é jogar dinheiro fora.

3. Transformação Digital não é um assunto de Tecnologia, mas sim de PESSOAS. Sucesso nos negócios vem a partir de times conectados profundamente com o PROPÓSITO da empresa.
Gosto e concordo muito com a Teoria do Circulo Dourado, de Simon Sinek, que diz que as pessoas não compram o que você faz, nem como você faz: elas compram o POR QUE você faz. Elas viram seu cliente se estão alinhados com o PROPÓSITO e os valores que você transmite. E sendo que a empresa é apenas uma entidade jurídica, quem verdadeiramente mostra esse alinhamento com o propósito é o time, e não uma frase bonitinha no Site da empresa.
Eu me alinhei muito com o propósito do Tinder, que é conectar pessoas que mesmo próximas uma da outra, não teriam a chance de se conhecer devido ao numero limitado de interações que o mundo "físico"nos permite. E falo a verdade, acredito muito nele. Até porque tive a chance de ver (ou ler) com meus próprios olhos, milhares de casos de sucesso que o Tinder trouxe.
O interessante é que caso de sucesso não é apenas namoro, ou casamento. Para mim, caso de sucesso é fazer amizade com novas pessoas em algum lugar onde você nunca foi, ou é o caso de alguém que aprendeu um novo idioma por colocar o próprio Tinder em algum lugar estrangeiro (com o Tinder Passport), e praticar um idioma por aí. Já ouvi histórias de reencontro de colegas de escola que se mudaram pra cidades diferentes, de pessoas que resgataram o cachorro perdido no bairro (subiram o perfil do cachorro, e logo acharam após ter dados match!) ou até, como foi o caso de uma mulher da Inglaterra, achou um doador de orgãos.
Sentia (e ainda sinto) uma genuina felicidade ao saber que alguém se conheceu pelo Tinder, ou em conhecer os filhos de casais que se conheceram pelo App, assim como profunda preocupação e tristeza quando ouvia de relatos de más experiencias na plataforma (naturalmente tinha esses casos). Qualquer uma dessas situações me motivava sempre a melhorar a experiencia para todos.
Só que uma persona conectada com o Propósito não é suficiente, mas é necessário que todas as equipes - e as agencias, fornecedores, parceiros, e stakeholders de uma forma geral - estejam. Esse foi o caso do Tinder, e fez com que o sucesso dele não estivesse ligado apenas as linhas de código, os algoritmos e nossa interface bonita - mas sim á nossa capacidade de verdadeiramente conectar pessoas.
Então, aprendi a priorizar o propósito como o fator que guia nossas decisões e desafios profissionais. Sempre colocar o propósito no começo – antes de tudo, mesmo de questões financeiras.

4. Ambientes dinâmicos e complexos fazem de AGILIDADE e CAPACIDADE DE EXECUÇÃO prioridades mais importantes que Planejamento e Ideação.
Eu reportava diretamente aos Estados Unidos, lidava com muitos stakeholders, trafegava em um ecossistema de agências muito grande, e tudo isso em um ambiente de crescimento MUITO rápido. Isso me proporcionou bastante flexibilidade, agilidade e jogo de cintura.
Olhando para trás e revendo algumas decisões, percebo alguns equívocos em campanhas e lançamentos de funcionalidades, por exemplo, como análise errada de métricas, alocação de verba em lugares errados etc. Mas, no final, eu não faria diferente. Porque são os erros que nos faziam evoluir. A gente sempre foi adepto do conceito “test and learn”. Então, preferíamos executar ao invés de ficarmos parados até termos 100% das informações para podermos dar os próximos passos. No final, só aprendemos com os erros.
Não é segredo que sou um grande admirador do Jeff Bezos, e ele costuma dizer que “você deve aprender a tomar decisões com 70% da informação necessária”. Pois as vezes o tempo necessário para chegar ao 100% de informação necessária vai te atrasar e prejudica a execução.
É importante dizer que é claro que planejamento é necessário, mas ao mesmo tempo esse cenário VUCA (Volátil, Incerto Complexo e Ambíguo) nos dificulta planejar a longo prazo, pois o cenário está em constante transformação. Temos então que ter a capacidade de reagir com rapidez a essas mudanças.
5. Produtividade não é "Fazer o mais possível" mas sim "Fazer o mínimo necessário". MINIMALISMO de fato é um elemento fundamental nos negócios.
Do meu ponto de vista, o conceito tradicional de produtividade, que é usar o mínimo de recursos para produzir o máximo possível, está falho. Essa definição foca demais em quantidade como prioridade, e também nos tira o foco da PRIORIZAÇÃO, pois atiramos um pouco por todos os lados.
Minha definição de produtividade é USAR O MÍNIMO DE RECURSOS PARA PRODUZIR O MÍNIMO NECESSÁRIO. Assim, focamos no que é importante: qualidade.
Às vezes, fazer o máximo possível simplesmente não é necessário até porque sabemos bem que pela lei de Pareto, 20% das causas (recursos) geram 80% dos efeitos. Essa forma falha de Produtividade pode sugar nossos recursos físicos e mentais. Temos que aplicar o MINIMALISMO.
Como já comentei, no Tinder começamos praticamente sem recursos. Tivemos que aplicar o minimalismo e aprender a crescer com grana. Também as equipes eram enxutas, e eu reportava diretamente para os Estados Unidos, onde tinha a chance de falar com meu gestor apenas 30 minutos por semana (de tão louca a rotina dele!): tinha que ser minimalista na comunicação. Para termos agilidade, sempre fui minimalista em reuniões: menos reuniões e mais alinhamento em bate-papos curtos/Slack/email.
Por exemplo, sempre tive mais sucesso em aprovar e executar projetos quando resumia a própria estratégia numa frase, do que em um Power Point de 50 slides. Até porque, os decisores nunca vão ler tudo aquilo.
O que eu fazia no Tinder pra aplicar meu conceito de produtividade é, primeiramente, priorizar o que realmente importa. Depois, coloco, para mim e para equipe, deadlines curtos de entregas para que, assim, se passe menos tempo numa mesma tarefa. Se temos pouco tempo, nossa mente fica mais atenta e a qualidade final tende a ser melhor (a lei de Parkinson diz justamente que o volume de trabalho é consequência do tempo que se tem à disposição).
Resumindo, o Tinder conseguiu essa agilidade graças a o "Scarcity Mindset"que sempre nos acompanhou. O lema que mais remete a essa necessidade é uma frase latina: "Si Minor Plus Est, Ergo Nihil Sunt Omnia". SE MENOS É MAIS, ENTÃO O NADA É TUDO.


Recentemente assumi um novo desafio na L'Oréal. Ainda sobre o Tinder, com o legado que deixei desejo que o aplicativo continue nessa trajetória de crescimento, líder de mercado. Espero também que um líder o leve de forma muito bem-sucedida para a sua segunda fase!
Para este novo desafio de Digital Chief Officer da divisão de produtos profissionais da L’Oréal, que assumi recentemente, vejo paralelos e diferenças.
O paralelo é que a experiência será tão ou mais desafiadora do que tocar o Tinder. Ao mesmo tempo, vejo uma evolução e um aprendizado muito grande, que é trazer a bagagem do Tinder (grande conhecimento do universo de startups e expertise técnica) e aplicá-la em uma grande empresa, com mais de 100 anos, e que esteja passando pelos desafios próprios de um mercado em transformação digital.
Na L’Oréal, meu objetivo é solidificar o mindset de digital first: meu objetivo é que a divisão de Produtos Profissionais abrace o crescimento exponencial, navegue fluidamente em um ambiente VUCA e impulsione a digitalização – integrando a vida real dos consumidores com a experiência digital, assim como no Tinder.
E, em 2019, com esta nova fase, eu espero evoluir como profissional e como pessoa, ainda mais nos aspectos de liderança. Quero me aproximar das pessoas – transformar o digital no real e ter oportunidade e a honra de poder deixar o meu marco na mente e no coração das pessoas. Com coragem e compaixão.