quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Planejamento de Ações: como sua empresa pode usar as datas comemorativas para vender mais

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para quem deseja alavancar seus negócios.
Dificilmente você vai encontrar um empresário ou gestor que não venda mais no Dia das Mães e não veja o faturamento subir na Black Friday, por exemplo.
Seja qual for o modelo da sua empresa, aproveitar as datas comemorativas, e também as sazonalidades, para orientar o planejamento de ações pode resultar em ações com mais apelo de engajamento e conversão.
Isso porque, as datas comemorativas são ótimas oportunidades para fortalecer a sua marca, aumentar o vínculo com seus clientes e melhorar as vendas.
Portanto, existem várias ideias e oportunidades através dessas datas comemorativas que podem ser aproveitadas para seu negócio.
Atualmente, as datas comemorativas mais importantes para a grande maioria são:
  • Páscoa
  • Dia das Mães
  • Dia dos Pais
  • Dia das Crianças
  • Black Friday
  • Natal
Essas duas últimas são consideradas as mais relevantes.
Mas também existem outras especiais, como Dia dos Namorados, Dia do Livro, Dia do Rock. Tudo depende do segmento e estratégia da sua empresa.
O calendário de 2018 está repleto de oportunidades para você aumentar o faturamento da sua empresa, se diferenciando da concorrência. É importante entendermos que promoções e ações sazonais são apenas parte de uma estratégia macro de marketing. Elas funcionam muito bem para dar um empurrãozinho e levar aquele contato que está em cima do muro a bater o martelo.
Para ter sucesso nas campanhas de datas comemorativas, independente do segmento, é importante estar atento a alguns detalhes. Um bom planejamento é indispensável para dar direção à ação estratégica que será adotada pelo seu negócio. Afinal, quando se tem um caminho claro a seguir, ganha-se tempo e dinheiro!
Diante disso, trago neste post algumas dicas para que você consiga aproveitar as datas comemorativas e as sazonalidades para atrair, se relacionar e vender muito mais.

Passo a passo para o plano

1 – Mapear as datas comemorativas

Levante as datas que são celebradas universalmente ou regionalmente e que fazem sentido para a sua persona e o posicionamento da sua marca.
Hoje temos data comemorativa para tudo e todos: Dia do Meio Ambiente, Dia Mundial da Água, Dia da Secretária, Dia do Médico, Dia do Advogado, Dia do Planeta e, pasmem, tem até Dia da Toalha, Dia do Cotonete e Dia da Praça!
Essas datas são ótimos gatilhos de oportunidade para você promover sua empresa e criar conteúdo e ações originais e criativas, atreladas ao seu negócio.
Lembrando que, de nada adianta você aproveitar as datas comemorativas se elas não “conversam” com seu posicionamento e seu persona. No Dia da Toalha, faz muito mais sentido uma loja de casa, mesa e banho ou até mesmo um hotel realizar uma ação do que uma consultoria de TI, não acha? Então se atente a isso na hora de mapear as datas.

2 – Realizar benchmarking

Buscar inspirações no mercado e até mesmo junto à concorrência pode auxiliar e muito no seu planejamento.
Analisar uma ação que já foi consumida pelo mercado é um meio de saber por onde começar, como identificar ações que tenham boa repercussão e evitar abordagens que possam não ter o efeito almejado.

3 – Fazer um resgate histórico

Se sua empresa já está no mercado há no mínimo 1 ano e já realizou qualquer tipo de ação de marketing, o resgate dessas ações pode trazer referências valiosas.
Seja nos formatos mais tradicionais, as datas comemorativas podem já ter sido foco de um planejamento anterior de marketing, agilizando assim a elaboração do planejamento deste ano.

4 – Definir uma campanha especial 

Agora é o momento de definir o propósito e o formato em que as ações serão trabalhadas:
Vendas?
Datas para ações comerciais: algumas datas comemorativas são importantes para o comércio e não devem ficar de fora, pois o seu concorrente provavelmente fará alguma ação nesse período. Como o mercado investe agressivamente nessas datas, a dica aqui é ir além do desconto e ser criativo para chamar atenção.
Exemplo #1 –  Loja de chocolate gourmet
  • Data Comemorativa: Páscoa
  • Ação: post sobre os benefícios do cacau + CTA para conhecer a linha de chocolates puro cacau da marca
  • Propósito: conteúdo topo de funil para atração, mas com gatilho para aumentar vendas
  • Formato: post em tópicos, rico em imagens, promovido no blog e redes sociais.
Exemplo #2 –  Clínica de estética
  • Sazonalidade: período de frio, onde as vendas de depilação caem
  • Ação: cupom de 20% de desconto na depilação com cera de chocolate
  • Propósito: é um conteúdo de fundo de funil, focado na geração de Leads e conversão em vendas
  • Formato: LP, peça gráfica simples a ser promovida nas redes sociais e via email marketing com sua base.
Exemplo #3 – Escola de culinária
  • Data Comemorativa: Dia da Gula
  • Ação: LP com 3 receitas irresistíveis com morangos
  • Propósito: conteúdo de meio de funil, para relacionamento com a base
  • Formato: conteúdo estilo eBook, link para vídeo e divulgado para a base de Leads via campanha de email marketing
Branding?
Datas para fortalecer a imagem da empresa: datas em que a empresa pode fazer alguma menção apoiando ou celebrando uma causa e que não necessariamente precise envolver uma promoção ou dar descontos. Dessa maneira, sua empresa reforça a imagem na cabeça dos seus consumidores, que poderão lembrar de você da próxima vez que precisar do seu produto ou serviço.
Exemplo #4 – Qualquer empresa
  • Data Comemorativa: Dia mundial do doador de sangue
  • Ação: banner estimulando a doação de sangue.
  • Propósito: conteúdo para relacionamento com a base
  • Formato: peça gráfica simples a ser promovida nas redes sociais

5 – Elaborar plano de execução

Depois de saber o que e por que fazer, é preciso definir como e quando fazê-lo, pois o planejamento de execução é tão importante quanto a definição da pauta e do planejamento de ações.
Em vez de deixar para promover a ação no dia que ela começar, procure estabelecer um senso de antecipação. Fale dela alguns dias ou semanas antes e mostre o que os clientes podem esperar. Isso é algo feito com muita frequência durante a Black Friday.
Aproveite e baixa gratuitamente nossos templates para criação das campanhas para o Black Friday e para o Natal.

Conclusão

Pode parecer clichê, mas o planejamento é o coração de uma boa estratégia de marketing digital.
Sendo assim, quebrar a cabeça para elaborar um planejamento bem embasado e estruturado e prezar pela produção de textos e peças relevantes e de qualidade deve ser visto pelas empresas como um verdadeiro investimento.

Fonte: http://agenciamktideas.com/planejamento-de-acoes-datas-comemorativas-para-vender-mais/?utm_campaign=newsletter__planejamento_de_acoes_como_sua_empresa_pode_usar_as_datas_comemorativas_para_vender_mais&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Os melhores lançamentos da Netflix em 2017


Stranger Things, Narcos, House of Cards, Mindhunter, The Crown... Quais dessas séries te conquistou?

Por 
26/12/2017 às 15h43


Em 2017, o número de séries originais da Netflix subiu bastante em relação aos anos anteriores. Além de novos títulos, o serviço de streaming lançou temporadas novas de algumas séries já existentes, e que conquistaram o coração dos assinantes.
Porém, devido ao número dos lançamentos, é difícil saber o que merece o seu tempo e o que deve ser ignorado. Por isso, veja os melhores lançamentos da Netflix em 2017, ou que tiveram alguma temporada nova este ano, ranqueados pelo IMDb:

Stranger Things (9.0)

Stranger Things se passa em 1983 no estado americano de Indiana, quando um menino desaparece sem deixar vestígios. Ao procurar por respostas, a família, os amigos e a polícia gradualmente mergulham num mistério envolvendo experimentos ultrassecretos do governo, forças sobrenaturais e uma estranha garotinha”, segundo a Netflix.
A série conquistou diversas pessoas pelo toque mais nostálgico e foi classificada pela Netflix tanto como um título para assistir em família como uma série que fez casais verem sem o parceiro (hoje, quase uma traição). A segunda temporada foi lançada em 27 de outubro de 2017.

Black Mirror (8.9)

Black Mirror é uma série antológica que aborda uma certa inquietação coletiva com o mundo moderno. Cada episódio é independente e carrega histórias repletas de suspense ao mesmo tempo em que explora temas relacionados ao universo de paranoia tecnológica em que vivemos”, conta a Netflix.
O nome é uma referência às telas de TV, monitor ou smartphone (espelho negro, sacou?). A quarta temporada estreia dia 29 de dezembro de 2017. Ouça o Tecnocastsobre o episódio San Junipero, da terceira temporada.

Narcos (8.9)

“Na Colômbia dos anos 80, os chefões do tráfico competiam entre si enquanto travavam um conflito sangrento com a polícia. Narcos é um retrato realista da guerra pelo controle das rotas internacionais de tráfico e o conflito entre as forças políticas, policiais, militares e civis num complexo e macabro jogo de poder por uma das mercadorias mais lucrativas do mundo: a cocaína”, diz a Netflix.
A história foca principalmente em Pablo Escobar, com uma trama baseada em fatos reais, porém possui alguns toques de ficção. A terceira temporada foi liberada em 1º de setembro de 2017.

House of Cards (8.9)

Segundo a Netflix, o casal de políticos Francis e Claire Underwood começa a ter o relacionamento abalado na quinta temporada de House of Cards, lançada em 30 de maio de 2017. Desde a primeira temporada, ambos chegaram a cargos políticos bem altos e conseguiram muito poder — nem sempre da maneira mais correta.

Mindhunter (8.8)

“Dois agentes do FBI expandem as fronteiras da ciência criminal nos anos 70 com um perigoso mergulho no universo da psicologia do assassinato. Eles decifram a mente de assassinos em série nas prisões de segurança máxima. E cunharam um novo termo: serial killer”, dizem as sinopses da Netflix sobre a série, original do serviço de streaming e que teve a primeira temporada lançada em 13 de outubro de 2017.

The Crown (8.7)

The Crown conta a história de dois dos endereços mais famosos do mundo: o Palácio de Buckingham e 10 Downing Street. Conheça as intrigas, as paixões e as maquinações por detrás dos acontecimentos que moldaram a segunda metade do século XX. Duas casas, duas cortes, uma coroa”, segundo a Netflix.
Disponível em 4K, The Crown é a série que custou mais para a Netflix produzir e foi lançada em 8 de dezembro de 2017.

Anne with an E (8.6)

Anne with an E retrata o amadurecimento de uma garota que enfrenta adversidades e desafios para encontrar seu lugar no mundo e ser amada. Ambientada na ilha de Príncipe Eduardo no final do século XIX, a série acompanha a vida de Anne Shirley (Amybeth McNulty), uma jovem órfã que, após uma infância de abusos entre orfanatos e casas de estranhos, é enviada por engano para viver com um casal de irmãos em idade avançada”, diz a Netflix.
A primeira temporada de Anne with an E foi lançada em 12 de maio de 2017.

Godless (8.5)

“Família e vingança. Justiça e ganância. A paz é um luxo que as pessoas de La Belle não podem mais bancar. Um bandido implacável aterroriza o oeste à procura de um desertor de seu bando que encontrou uma nova vida em uma cidadezinha habitada apenas por mulheres”, diz a sinopse da Netflix sobre a série, nova, lançada em 22 de novembro de 2017.

13 Reasons Why (8.4)

“Baseado no best-seller de Jay Asher, 13 Reasons Why narra a história do adolescente Clay Jensen, que volta da escola e encontra na entrada de casa uma caixa misteriosa com seu nome. Dentro, ele descobre fitas cassete gravadas por Hannah Baker—sua colega de classe e crush — que se suicidou duas semanas antes. Na gravação, Hannah explica que decidiu se matar por 13 motivos”, segundo a Netflix.
Um dos lançamentos mais polêmicos do ano, 13 Reasons Why foi lançada em 31 de março de 2017 e, assim como diversos outros títulos da empresa, não é recomendada para menores de 16 anos.

Sense8 (8.4)

“Oito pessoas de países diferentes descobrem que estão conectados mentalmente após compartilharem uma visão. De uma hora para outra, eles descobrem que conseguem não apenas conversar entre si, mas também acessar as habilidades e segredos uns dos outros”, diz a Netflix.
Cancelada em 2017, Sense8 causou comoção entre fãs que se identificavam na série, como explicamos aqui. A segunda temporada foi lançada em 5 de maio de 2017 e vai ganhar um último episódio especial em 2018.

BoJack Horseman (8.4)

“Will Arnett dá voz a BoJack, o astro decadente de uma série de sucesso dos anos 90 chamada Horsin’ Around. Mergulhado em muito uísque, pouca autoestima e relacionamentos fracassados, ele tenta retornar ao mundo do entretenimento com a ajuda de seu parceiro humano Todd (Aaron Paul) e de sua agente felina e ex-amante Princess Carolyn (Amy Sedaris)”, segundo a Netflix.
A quarta temporada de BoJack Horseman foi lançada em 8 de setembro de 2017.

Master of None (8.4)

Master of None segue a vida pessoal e profissional de Dev, um ator de 30 anos que vive em Nova York e não consegue nem decidir o que quer comer, quanto mais o que vai fazer do resto da vida. A história de Dev passa por assuntos tão diferentes quanto as dificuldades dos idosos, a experiência dos imigrantes ou como encontrar a melhor massa para o jantar”, diz a Netflix.
A segunda temporada de Master of None foi lançada em 12 de maio de 2017.

The Get Down (8.4)

The Get Down é uma saga mítica que revela como Nova York, em plena decadência, deu origem a uma nova forma de arte. Ambientada na Nova York de 1977, este drama musical retrata o surgimento do hip hop e os últimos dias da disco music através da vida, música, arte e dança de um grupo de jovens do South Bronx que acabariam mudando o mundo para sempre”, segundo a Netflix.
A primeira temporada de The Get Down foi lançada em 7 de abril de 2017.

G.L.O.W (8.0)

“Inspirada na famosa liga feminina de luta livre dos anos 80, esta série ambientada em Los Angeles repleta de longas cabeleiras e golpes sensacionais retrata a história fictícia de uma atriz lutando por sua última chance de chegar ao estrelato: a participação em uma série semanal sobre as mulheres da luta livre”, segundo a Netflix.
A primeira temporada de G.L.O.W foi lançada em 23 de junho de 2017.

Designated Survivor (7.8)

Designated Survivor começa depois que um ataque acontece em Washington e mata todos os senadores e deputados, além do presidente e vice-presidente. Resta apenas um ministro de baixo escalão do governo, que agora tem que comandar os Estados Unidos e enfrentar uma série de desafios, incluindo decifrar quem promoveu o atentado.
A segunda temporada de Designated Survivor foi lançada em 28 de setembro de 2017.

Unbreakable Kimmy Schmidt (7.8)

“Depois de 15 anos presa por uma seita, Kimmy (Ellie Kemper) redescobre a vida em Nova York e tenta ficar em dia com o que mudou. Sua energia e pensamentos positivos colidem com um mundo que ela achava que nem existia mais”, diz a Netflix.
A terceira temporada de Unbreakable Kimmy Schmidt foi lançada em 19 de maio de 2017.

Santa Clarita Diet (7.7)

“Joel (Timothy Olyphant) e Sheila (Drew Barrymore) são um casal de corretores de imóveis entediados com seu dia a dia em Santa Clarita, uma cidade no subúrbio de Los Angeles onde vivem com sua filha adolescente Abby (Liv Hewson). Um dia, Sheila passa por uma transformação drástica que coloca a família em uma espiral de morte e destruição… mas num bom sentido”, segundo a Netflix.
A primeira temporada de Santa Clarita Diet foi lançada em 3 de fevereiro de 2017.

Marvel – Os Defensores (7.6)

Marvel – Os Defensores acompanha o Demolidor, também conhecido como Matt Murdock (Charlie Cox), Jessica Jones (Krysten Ritter), Luke Cage (Mike Colter) e Punho de Ferro, também chamado Danny Rand (Finn Jones). Eles formam um peculiar quarteto de heróis com um objetivo comum: salvar Nova York. É a história de quatro figuras solitárias, oprimidas por desafios pessoais, que a contragosto descobrem ser mais fortes quando jogam juntas”, diz a Netflix.
A primeira temporada de Marvel – Os Defensores foi lançada em 18 de agosto de 2017.
E para você, qual o melhor lançamento da Netflix em 2017?

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Os 10 comerciais mais vistos do YouTube em 2017


Ranking traz os comerciais mais vistos pela audiência no YouTube ao redor do globo


São Paulo – O YouTube divulgou hoje (6) o 2017 YouTube Ads Leaderboard, o ranking das campanhas publicitária mais vistas na plataforma mundial.
O top 10 traz comerciais de marcas de peso como Apple, SamsungDior, Budweiser, Adidas e Kia.
O primeiro lugar não é americano. A campanha da Samsung é indiana e superou os 150 milhões de visualizações.
O ranking conta a audiência orgânica dos comerciais, tendo mais peso que as visualizações de inserções pagas. A retenção da audiência também é levada em conta.
Confira:

1. Samsung

Campanha: We’ll take care of you, wherever you are. #SamsungService
Audiência: 150,3 milhões

2. Clash Royale

Campanha: Clash Royale: The Last Second (Official Commercial)
Audiência: 110,7 milhões

3. Dude Perfect/Oreo

Campanha: Ping Pong Trick Shots 3
Audiência: 90,6 milhões

4. Dior

Campanha: Miss Dior – The new Eau de Parfum
Audiência: 43 milhões

5. Budweiser

Campanha: Budweiser 2017 Super Bowl Commercial | “Born The Hard Way”
Audiência: 28,5 milhões

6. Kia

Campanha: 2017 Kia Niro | “Hero’s Journey” Starring Melissa McCarthy
Audiência: 25,9 milhões

7. Adidas

Campanha: adidas Originals | ORIGINAL is never finished
Audiência: 25,4 milhões

8. Apple

Campanha: iPhone 7 — The Rock x Siri Dominate the Day — Apple
Audiência: 25,3 milhões

9. Levi’s

Campanha: Levi’s “Circles” Commercial l Full
Audiência: 22,3 milhões

10. Mr. Clean

Campanha: Mr. Clean | 2017 Super Bowl Ad | Cleaner of Your Dreams
Audiência: 17.6 milhões

Top 10 de Livros de Marketing mais vendidos em 2017 no Brasil


Go Pro: 7 passos para ser um profissional do Marketing de rede, de Eric Worre, é o mais vendido do país. Philip Kotler e Martin Lindstrom são autores com mais obras no ranking

Por 04/12/2017

bruno@mundodomarketing.com.br


"Go Pro: 7 passos para ser um profissional do Marketing de Rede" é o livro mais vendido na categoria de Marketing em 2017. Eric Worre, o autor da obra, é considerado uma das principais referências nesta área que cresce impulsionada por empresas de venda direta e afiliação no Brasil. Seu livro encabeça o topo da décima edição do Ranking de Livros de Marketing mais vendidos no país desenvolvido pelo Mundo do Marketing.
O segundo título mais vendido neste ano, e que também esteve presente no levantamento das vendas realizado junta às Livrarias Cultura, Fnac, Saraiva, Submarino e Americanas.com em anos anteriores é "Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber", de Philip Kotler. O terceiro posto é ocupado não por um, mas por dois livros. O Box contendo as obras "Small Data" e "A Lógica do Consumo", Martin Lindstrom encerra o pódio de 2017.
Com este combo, Lindstrom tem três livros no Top 10. "Brandsense: segredos sensoriais por trás das coisas que compramos", também de autoria do papa da neurociência aplicada ao Marketing figura em novo lugar. Ele, inclusive, desbanca Kotler, que neste ano tem somente dois títulos como mais vendidos do ano, com o clássico "Administração de Marketing".
O Top 10 de Livros de Marketing mais vendidos é um levantamento realizado pelo Mundo do Marketing anualmente. O ranking reúne as vendas dos principais varejistas do país, em suas lojas físicas e online. Ao completar uma década, a listagem aperfeiçoou ainda mais os seus critérios. Entraram na lista somente os títulos classificamos na categoria Marketing de forma prioritária, que por sua vez está dentro do guarda-chuva de Administração e Negócios.
  1. Go Pro: 7 Passos Para Ser Um Profissional do Marketing de Rede 
  2. Marketing De A a Z   
  3. Box - Small Data e A Lógica do Consumo              
  4. Administração de Marketing 
  5. O Poder da Ação 
  6. Personal Branding - Construindo Sua Marca Pessoal 
  7. Roube como um artista: o diário
  8. O Poder do Hábito - Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios
  9. Brandsense: segredos sensoriais por trás das coisas que compramos
  10. Gente Que Convence - Como Potencializar Seus Talentos, Ideias, Serviços e Produtos

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Motorola entra no time das alfinetadas e zoa Samsung e Apple em novo comercial

Na semana de lançamento dos novos modelos de iPhone, a Samsung resolveu dar uma trollada na Apple e lançou um comercial alfinetando as funcionalidades do smartphone da marca (veja aqui) . Dessa vez, a Motorola resolveu entrar na brincadeira e quis mostrar as vantagens do seu smartphone para sair por cima das outras duas concorrentes.
Aproveitando o lançamento do Moto Z2 Play, o comercial valoriza uma das principais (e mais cobiçadas) novidades criadas pela Motorola: os “moto mods”, que modificam e “turbinam” os aparelhos dando a eles novas funções e garantindo uma experiência única de usabilidade. Confira o comercial:  
No fim, a Motorola sugere que o usuário faça um “up-upgrade”, deixando subentendido que seu aparelho está um patamar acima dos outros. É possível ver muitas semelhanças na linha criativa ao comparar com o comercial lançado pela Samsung, o que mostra que a Motorola realmente quis entrar na disputa entre as gigantes do mercado. A primeira cena do comercial mais recente parece começar exatamente onde o anterior termina, além da presença de dois protagonistas muito parecidos com os anteriores.
E aí, qual o seu time nessa disputa? :P

Fonte: http://plugcitarios.com/2017/11/28/motorola-entra-no-time-das-alfinetadas-e-zoa-samsung-e-apple-em-novo-comercial/?utm_campaign=youtube_entra_na_onda_dos_stories_-_newsletter_36&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Veja dicas para tornar as equipes de marketing mais ágeis

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Você, com certeza, já deve ter ouvido os termos “gestão ágil” ou “metodologia ágil”. São conceitos muito presentes no universo dos desenvolvedores de software. No universo das agências de marketing digital, porém, o desenvolvimento ágil de processos e projetos tem se mostrado muito eficaz para as equipes de marketing.
A escalada da tecnologia no mercado de trabalho, que vem se intensificando desde a proliferação da Internet nos idos de 1990, despertou a busca incessante pela inovação, aumento da produtividade e flexibilidade. Mas foi na virada do século que o Manifesto Ágil tomou um formato definitivo, elaborado pelos principais especialistas em software da época.
O progressivo aumento da exigência e da competitividade do mercado estimulou as empresas a repensarem seus modelos de negócio para atenderem às demandas. Vivemos hoje um novo momento, seja em termos de produção ou de atendimento ao cliente. Atualmente, atribui-se um maior valor à experiência do cliente.
O cenário de prazos apertados, jobs complexos e planejamentos desatualizados pode ser evitado a partir da adoção de metodologias (ou métricas) ágeis, que consistem em métodos de gestão interativos e incrementais que dinamizam o workflow dentro do quadro produtivo e compartilham, passo a passo com o cliente, todas as etapas do processo de produção até a validação final.
“É a arte de fazer o dobro do trabalho em metade do tempo”
Jeff Sutherland
Grande parte das metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, por exemplo, prezam fundamentalmente pela divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades de forma organizada dentro de equipes de marketing.
Para implementar estratégias de gestão ágil de projetos, no entanto, é preciso seguir alguns passos:

A subdivisão de equipes de marketing

O primeiro passo é dividir as equipes de trabalho em pequenos grupos. Cada grupo, por sua vez, deve ser responsável por uma parte do processo de produção dentro da agência: os encarregados pelo planejamento, os desenvolvedores de conteúdo, os programadores e daí por diante.
Subdividir as equipes de marketing e delegar tarefas com prazos estipulados é essencial para garantir um fluxo saudável à produção.

Os sprints de produção

Dentro dessa lógica, os chamados sprints produtivos tratam da etapa em que a produção do projeto acontece em larga escala. Após essa fase, os resultados são analisados e compartilhados com o cliente.
De outro lado, dividir as metas do projeto com a equipe de trabalho também é de grande valia para motivar o grupo como um todo em torno de objetivos comuns.

feedback com o cliente

Prezar por uma relação saudável com o cliente, colocando suas ambições em primeiro lugar, é essencial no decorrer de um projeto. A agilidade no relacionamento com o cliente é a receita para um feedback eficaz.
Desta forma, alterações em curso no processo podem ser resolvidas rapidamente visando a conclusão da demanda. A interação com o cliente no decorrer da produção, porém, pode evitar alterações de última hora – já que a validação das mudanças aconteceria ao longo do processo de aprovação.
Além de definir uma metodologia ágil para a execução dos processos internos da empresa, outras ações também são válidas para criar um bom ambiente de trabalho visando a organização das demandas e o aumento da produtividade da equipe. Veja abaixo:
  • Faça um planejamento realista – é fundamental estabelecer metas realistas dentro do projeto e compartilha-las com todos os envolvidos. A transparência e a confiança é essencial na relação com a equipe de trabalho;
  • Reveja as metas da empresa – para evoluir em termos de organização, é ideal realizar um balanço sazonal das metas da empresa. Essa revisão pode acontecer mensalmente ou trimestralmente, por exemplo, e deve garantir que todos os membros estejam cientes dos objetivos;
  • Incentive as equipes de trabalho – ser realista, transparente e organizado ao estabelecer prazos, metas e objetivos dentro do cenário produtivo é fundamental para manter o alinhamento entre os membros. Agir no reconhecimento e na motivação da equipe de trabalho ajuda a manter um bom ambiente produtivo;
  • Invista em ferramentas que facilitem o processo – as tecnologias estão a nossa disposição para qualificar os serviços. É ideal investir em ferramentas e plataformas que facilitem o processo de análise, divisão ou execução de tarefas. Os softwares, além de ajudarem na organização interna, trazem maior flexibilidade à relação com o cliente, já que ele pode estar a par do andamento da produção.
Você deseja agir na transformação digital da sua empresa? Anda na busca pelas melhores estratégias para dinamizar o relacionamento com o cliente e intensificar a produção?