terça-feira, 4 de julho de 2017

O marketing de influenciadores precisa crescer

Pesquisa realizada pela Traackr and Top Rank Marketing aponta que apenas 43% dos anunciantes dizem estar na fase experimental da disciplina
(*) Por Wendy Marx, do Advertising Age
O influencer marketing está na moda entre os profissionais de marketing. Só tem um pequeno problema: ele é tremendamente subutilizado.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Traackr and Top Rank Marketing, 43% das empresas dizem estar na fase experimental do influencer marketing. Outros 28% dizem que seus programas são táticos. Os números caem no B2B: apenas 15% dos anunciantes dizem ter um programa integrado em exercício.
Apesar de todo o burburinho sobre a disciplina, empresas não estão colocando seu dinheiro no lugar certo. A maioria dos profissionais de marketing entrevistados gasta menos de US$ 100 mil por ano com influencer marketing — quantia considerada gorjeta para empresas maiores. Aqui está o nó: o influencer marketing está sendo usado eventualmente, não estrategicamente.
É fácil confundir o marketing de influenciadores com alguém como uma Kardashian mostrando um produto recém-lançado nas redes sociais por uma grana. É claro, isso pode funcionar para algumas marcas dispostas a pagar milhões por um tuíte. Mas não é diferente de pagar qualquer celebridade para enaltecer ou anunciar seu produto.
O verdadeiro marketing de influenciadores não é lubrificar as palmas da mão de uma celebridade em troca de tuítes. É desenvolver uma relação contínua com influenciadores respeitados na indústria — aqueles engajadores, com audiência devota — para que eles se tornem fortemente conectados com uma marca e uma empresa.
Um bom marketing de influenciadores é usado em todas as áreas de uma organização, não só pelo marketing, mas pelo Recursos Humanos e pelo suporte de pré e pós venda. Dessa forma, ele acrescenta valor sobre a jornada do consumidor, não só no estágio de noticiar.
Por exemplo, o time de audiência e marketing da SAP se alia a autores influentes, acadêmicos e consultores de negócio para prover conteúdo atrativo para múltiplas linhas de negócio. Os influenciadores vão a conferências de usuários da SAP, onde eles têm a oportunidade de conhecer os executivos da empresa. No evento, a empresa transmite entrevistas ao vivo com eles. O resultado? Os influenciadores geram 17% das discussões online sobre os eventos da SAP.
Mas você não tem que ser do tamanho da SAP para fazer algo parecido. Uma empresa menor pode colaborar com influenciadores em verticais particulares.
O verdadeiro marketing de influenciadores é desenvolver uma relação contínua com influenciadores respeitados na indústria para que eles se tornem fortemente conectados com uma marca e uma empresa.
Embora influencer marketing seja um termo novo, é uma extensão do marketing de boca a boca elevado ao nono grau. Desde sempre profissionais de marketing têm usado pessoas influentes para vender produtos ou serviços. As novidade são as redes sociais e a internet, que deram a mais pessoas a oportunidade de ser influenciadores assim como maneiras mais fáceis de engajar. Quem poderia imaginar que um adolescente pudesse ter seis milhões de seguidores no Instagram?
Esse é o lado positivo. A queda vem na implementação. Em várias empresas, o marketing de influenciadores está atrelado a nós organizacionais. Nas empresas entrevistadas pela Traackr and Top Rank Marketing, os profissionais de relações públicas executam o influencer marketing durante 65% do tempo, mas dominam a função só em 16% do tempo.
Uma ferramenta para o crescimento
“Enquanto endossos pagos e iniciativas eventuais podem oferecer benefícios de curto prazo, influência 2.0 — o próximo estágio do marketing de influenciadores — oferece a capacidade de virar parte da jornada do consumidor”, escreve Brian Solis, analista principal da Altimeter e autor do artigo “Influência 2.0: O Futuro do Maketing de Influência”, baseado na pesquisa citada.
O que Solis quer dizer é que para reverter a abordagem tradicional do marketing de influenciadores, comece com o consumidor, não com o influenciador. Dessa forma, o marketing de influenciadores pode ser incorporado numa organização e impactar cada parte da experiência do consumidor. A ação tem início com o conhecimento da jornada do consumidor e agregada influenciadores em cada estágio. É determinante saber quem seus consumidores ouvem e onde para você identificar influenciadores que ressoam. Somente dessa forma o marketing de influenciadores pode crescer.
Tradução: Thaís Monteiro 

  • quinta-feira, 29 de junho de 2017

    "Essa Coca é Fanta" no Dia Internacional do Orgulho LGBT+

    A ação foi criada apenas para colaboradores da marca e distribuída na sede da Coca-Cola em Botafogo, no Rio de Janeiro.
    THALES BRANDÃO
    CidadeMarketing
    Coca-Cola cria latinha em homenagem ao Dia International do Orgulho LGBT+, comemorado nesta quarta-feira, 28/06, em vários países. Com um slogan muito comum utilizado para se referir as pessoas com sexualidades diferentes, geralmente aos homossexuais, a marca estampa nas embalagens a máxima "Essa Coca é Fanta".

    Divulgação

    A ação foi criada apenas para colaboradores da marca e distribuída na sede da Coca-Cola em Botafogo, no Rio de Janeiro.

    terça-feira, 27 de junho de 2017

    5 livros para se tornar um profissional de elite



    O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler.


    Dalila Ribeiro
    iStock
    Já dizia Mark Twain: o homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler.
    A leitura de bons livros são portas abertas para o conhecimento. Para um profissional que deseja crescer na carreira e se destacar no mercado de trabalho, tão importante quanto investir em conhecimento técnico, é investir em desenvolvimento pessoal. E quando falamos em desenvolvimento pessoal, falamos, entre outras coisas, em:
    • Tornar-se alguém com uma visão de mundo mais abrangente e mais estratégica;
    • Exercitar o autoconhecimento, saber gerir suas emoções e estar consciente do poder que a sua mente exerce sobre a sua vida;
    • Aprender a usar a sua mente a favor do seu sucesso e bem-estar, construindo dia após dia uma mentalidade positiva que preze pelo prazer dos resultados a longo prazo;
    • Buscar meios de equilibrar todas as áreas da sua vida, como, por exemplo, saber ser estratégico para conciliar a carreira profissional com a vida financeira e familiar;
    E chamamos tudo isso de desenvolvimento pessoal porque, para conseguir agir de acordo com esses princípios, não é suficiente ter o conhecimento intelectual sobre esses assuntos, é necessário que você compreenda como a sua mente e seu corpo podem assimilar tudo isso de modo a tornar essas premissas parte da sua rotina. Para isso, existem cinco livros incríveis que todo profissional de elite precisa ler - são livros que vão levar você para um próximo nível de compreensão e atitudes na sua vida pessoal, profissional e financeira.
    1. Poder Sem Limites – Anthony Robbins
    Escrito por Anthony Robbins quando ele tinha apenas 25 anos, figura entre os seus melhores junto com “Desperte o seu Gigante Interior”. Nesse livro, você consegue aprender muito sobre como mudar a sua vida de acordo com a realização dos seus sonhos, e pode entrar em contato com poderosa metodologia da PNL (Programação Neurolinguística) ensinada por Tony nos seus seminários, cuja participação chegam a custar 6 mil dólares.
    2. Desperte o Seu Gigante Interior – Anthony Robbins
    Com 660 páginas que você não consegue parar de ler, também com base na metodologia da PNL, esse livro é uma porta aberta para o autoconhecimento e para a configuração de uma mente (Mindset) poderosa. Se você quer compreender porque tem determinados comportamentos que vêm atrapalhando o seu sucesso; se quer encontrar meios para superar as dificuldades e mudar de uma vez por todas, instalando hábitos vencedores e eliminado hábitos que atrasam você; se deseja conviver melhor com as pessoas a sua volta; se você quer melhorar a sua capacidade de liderança e tem vontade de aprender a configurar a sua mentalidade para alcançar o sucesso, então você precisa ler esse livro.
    3. Pai Rico Pai Pobre – Robert Kyiosaki
    Gostaria de transformar os seus ganhos em uma fortuna? Gostaria de deixar de viver para pagar as contas? Quer aprender a fazer o dinheiro trabalhar para você? Robert Kyiosaki traz tudo isso em uma leitura leve e gostosa, sem complicações e com um poder transformador. Embora Pai Rico Pai Pobre seja uma obra que se dedica muito a dizer porque as pessoas devem trabalhar para elas mesmas, você, enquanto assalariado, pode aprender muito sobre como não deve se comportar diante da sua vida financeira enquanto trabalhador e também lança um olhar muito esclarecedor sobre como devemos lidar com a questão do dinheiro em si. Uma grande leitura para quem deseja melhorar a administração financeira.
    4. Pense e Enriqueça – Napoleon Hill
    Napoleon Hill (1883-1970) passou 20 anos de sua vida estudando o comportamento de pessoas de sucesso, analisando o que essas pessoas faziam que as proporcionavam a realização de grandes sonhos. Foram entrevistados por ele mais de 16 mil pessoas, entre eles os 500 milionários mais importantes da época, que mostraram a ele a fonte de sua riqueza. No livro Pense e Enriqueça ele lança luz sobre os principais traços comportamentais dos grandes vencedores e divulgou o conceito de Master Mind da forma como ele é conhecido hoje, se mostra uma leitura leve e daquelas que não conseguimos parar de ler. Gostaria de saber os segredos do sucesso de nomes como Thomas Edison, Henry Ford, Theodore Roosevelt e John D. Rockefeller? Então não perca tempo e corra atrás do seu exemplar.
    5. Inteligência Emocional – Daniel Goleman
    Escrito em 1995 pelo psicólogo americano Daniel Goleman, esse livro vai instalar na sua mente os mecanismos para que você consiga melhorar e desenvolver a cada dia a sua Inteligência Emocional. Com bases científicas muito bem fundamentadas, Goleman consegue explicar de um jeito leve a importância fundamental das emoções humanas em todas as esferas da vida, deixando bem claro como e porque todos nós devemos nos dedicar a esse aprendizado se quisermos de fato sermos pessoas de sucesso.
    Está esperando o quê? Se tem algum desses cinco livros que você não leu agora é a melhor hora para começar, afinal de contas, essa história de deixar tudo para amanhã é um dos maus hábitos que você vai aprender a mudar com a leitura do livro “Desperte o Seu Gigante Interior”.

    sexta-feira, 23 de junho de 2017

    O comportamento do consumidor on-line




    Por Milton jung.
    “O SPC-Brasil foi às ruas (virtuais) para identificar mudança de comportamento no consumo do brasileiro pela internet. Os números divulgados nesta terça-feira, em primeira mão pelo Jornal da CBN, mostram que o medo das compras on-line tem diminuído de forma considerável. Dos internautas consultados, 89% disseram que fizeram ao menos um compra on-line no último ano. A maior parte deles, 43%, aumentou a quantidade de produtos adquiridos.
    Na entrevista com superintendente financeiro do SPC Flávio Borges destacamos que essa migração ocorreu em pleno período de crise econômica. Chego a desconfiar, porém, que se deu exatamente pela crise econômica. Mas a melhor resposta, certamente, está nas mãos dos especialistas. Ou nos dados a seguir:
    O que tem levado essas pessoas a trocar a loja real pela virtual?
    Curiosamente, 58% dos internautas têm a percepção de que os produtos vendidos pela internet são mais baratos do que nas lojas físicas. Até é verdade, principalmente se colocarmos na conta custos de deslocamento, tempo desperdiçado e o fato de a facilidade de comparação de preços ser muito maior e mais rápida na internet. Aliás, todos esses itens aparecem na lista de benefícios citados pelos consumidores:

    E o que você compra pela internet?
    Aqui, encontrei a resposta mais reveladora da pesquisa: vestiário, calçados e acessórios, como cintos e bolsas, aparecem no topo da lista com 35%, sendo que se pegarmos apenas a resposta de mulheres, o percentual quase bate a casa dos 38%. Digo reveladora porque por muito tempo ouvi especialistas falando que o consumidor não compraria roupas pela internet pois tem a necessidade de experimentá-la antes. Justiça seja feita, pelo menos um deles sempre apostou no sentido inverso: meu colega de blog Carlos Magno Gibrail – mas sobre isso deixo para ele se aprofundar em futuro artigo.
    Dos ouvintes que consultei durante o programa, recebi, pelo Twitter, algumas respostas que vão ao encontro do resultado da pesquisa do SPC:



    Dentre os que não compram pela internet, 49%,2% dizem que não o fazem devido ao pagamento de frete. Aparece ainda com relevância: não poder experimentar, não levar o produto na hora da compra e não poder ver o produto. O temor de não receber o produto ou de ser vítima de algum golpe, aparece em menor percentual, mas ainda existe, como se percebe em uma das mensagens que recebi pelo Twitter:

    Ouvinte 1

    Como a pesquisa foi realizada pelo SPC-Brasil, um tema de interesse foi o nível de endividamento desses consumidores que preferem usar cartão de crédito e parcelar em até três vezes. O maior perigo, que se vê na pesquisa, porém, é que assim como as compras que fazemos em shopping ou no varejo físico, também a maioria das pessoas não faz qualquer tipo de planejamento”
    Fonte: Milton Jung

    quarta-feira, 21 de junho de 2017

    Tudo que você precisa saber sobre Marketing Digital!

    Marketing Digital, muito têm se falado sobre isso ultimamente. Todos os dias toneladas de conteúdo jorram sobre esse assunto. É tanta informação solta e desconexa que não dá pra entender direito. O que é Marketing Digital, afinal? Essa coisa funciona mesmo?

    Nesse guia eu vou te mostrar o que é, e como fazer do jeito certo pra ter resultados!
    O marketing sempre existiu. A estrutura publicitária como conhecemos hoje só se tornou possível graças a cultura de massa financiada pelos meios de comunicação e pela migração de boa parte das pessoas para zonas urbanas, sumérios, babilônios e egípcios já possuíram, há quatro mil anos, estruturas arcaicas de convencimento e venda.
    No Egito antigo, haviam profissionais que eram responsáveis por venderem os artigos trazidos do oriente, até que os navios fossem totalmente descarregados. Quem fizesse isso mais rápido, faria mais viagens, que resultaria em mais negócios. Esses eram os primeiros experts em vendas.
    Na Roma antiga existiam outdoors e anúncios, e uma espécie de encartes publicitários, para os principais eventos da cidade. Os próprios debates públicos entre os sofistas, em Atenas, eram nada mais nada menos do que cartas de vendas, para captura de alunos.
    Publicidade Científica - Publicado em 1923
    Até que em 1923 Claude Hopkins lançou a obra Scientific Advertising (Publicidade Científica). Até então, o marketing ainda era compreendido e executado como uma espécie de alquimia. Você colocava na rua uma série de tentativas, geralmente justificadas pela preferência estética do comunicador ou do contratante, e pagava para ver.
    Claude foi o primeiro a desenhar um sistema de reconhecimento e de validação da atenção, informação e da conversão desses seguidores em clientes e, depois, em recorrentes. A obra foi tão importante para o surgimento da propaganda moderna que até os dias de hoje ainda justifica a sua leitura.
    Duas décadas depois, David Ogilvy, tidos por muitos como o maior redator publicitário da história, produziria o pensamento que abriria as portas de vez para uma nova forma de se fazer propaganda:

    O Surgimento do Marketing Digital

    Esse termo Marketing Digital foi popularizado no início dos anos 2000, com o aumento da utilização da internet. Mas assim como o marketing tradicional o marketing digital já existe a bastante tempo, mas bastante tempo meeeeesmo.
    Esse foi o primeiro profissional de marketing digital da história.
    Primeiro profissional de marketing digital - (Fonte da imagem Wikipedia)
    Esse é Guglielmo Marconi, em 1896 ele foi a primeira pessoa a demonstrar uma “transmissão pública de sinais wireless.”
    Foi esse cara que inventou o rádioPouco depois da sua primeira demonstração na Inglaterra, sinais em código morse foram transmitidos através de águas abertas.
    E enquanto demoraram outros 10 anos para o rádio alcançar o público geral, certamente não demorou muito para os criadores descobrirem que eles poderiam usar isso para vender coisas.
    A primeira transmissão ao vivo foi de uma performance de ópera no Met, e adivinhe o que as pessoas fizeram depois disso? Compraram ingressos!

    Assim nasceu o marketing digital.

    Você deve está surpreso pois no surgimento do marketing digital não haviam computadores, internet, Smartfones, aplicativos, anúncios no Google e nem Facebook. Isso porque o marketing digital (de raiz) não tem nada a ver com internet.

    O que é Marketing Digital?


    A Wikipedia define de forma errada quando diz que: Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos... [grifo meu].
    Eu uso uma definição mais real e mais fácil de lembrar:
    Marketing digital é qualquer forma de marketing de produtos ou serviços, que envolva aparelhos eletrônicos.
    Por isso o marketing digital tem estado por aí desde sempre (porque aparelhos eletrônicos também têm) e porque isso não tem necessariamente a ver com o Google Ads, Remarketing ou retargeting.
    O marketing digital pode ser feito tanto online quanto offline, esse último veio primeiro e sempre dá bons resultados desde que usado da forma correta.

     Por que o marketing digital é importante?

    Isso é simples, porque hoje todo mundo está conectado! Certamento o seu smartphone está ao alcance de suas mãos agora. No mundo todo a quantidade de pessoas conectadas só aumenta. No Brasil, mais da metade da população tem acesso constante a internet.
    Poi isso a forma tradicional de se fazer publicidade e marketing está migrando para o mundo digital, simplesmente porque tudo e todos agora são "digitais".
    A participação de pessoas gastando mais tempo usando aparelhos eletrônicos só vai crescer daqui por diante.
    Com os Brasileiros gastando 11 horas ou mais em aparelhos eletrônicos todos os dias, não falta muito até nós gastarmos TODO o nosso tempo no mundo digital.
    E enquanto sim, o marketing online é a razão pela qual garotos de 25 anos podem agora sentar na sua sala de estar e ganhar 2 milhões por ano jogando vídeo-games.
    Os 2 grandes grupos do marketing digital são o online e o offline. Essas são as diferentes áreas do marketing online.
    As 7 grandes categorias do marketing online são:
    1. Otimização para os mecanismos de busca (SEO)
    2. Marketing dos mecanismos de busca (SEM)
    3. Marketing de conteúdo
    4. Marketing de Mídia Social
    5. Anúncio pague-por-clique (PPC)
    6. Marketing de afiliados
    7. Email marketing
    Essas são apenas algumas linhas onde podemos atuar com marketing digital. Esse campo de atuação é bastante vasto, e constantemente surgem novas formas de atuar e ter mais resultados.
    Agora eu pergunto se você e o seu negócio já estão atuando de maneira efetiva e estratégica, afim de extrair todos os recursos que o marketing digital tem?
    Saiba que nesse exato momento centenas de pessoas estão no Google fazendo pesquisas referentes ao produto ou serviço que você vende. A pergunta agora é: Eles conseguem te encontrar? Se a resposta for negativa, lamento dizer, mas você está deixando o dinheiro na mesa e seus concorrentes vão pegá-lo pra si.
    Eu sou especialista em marketing digital.

    Posso ajudar você e o seu negócio a alcançar resultados excepcionais utilizando o poder do Marketing Digital. Entre em contato comigo, estou a disposição para alavancar os seus resultado!