segunda-feira, 25 de julho de 2016

Cinco cursos gratuitos para ajudar empreendedores a enfrentarem seus maiores medos


Se alguém disser para você que empreender é como passear em um parque, pode ter certeza: essa pessoa não sabe do que está falando. A não ser que ela tenha se esquecido de acrescentar dois detalhes: que é como passear em um parque desconhecido e, por vezes, assombrado. Aí, sim, a analogia faria mais sentido.
O ato de empreender tem tudo a ver com a exploração de um novo território – e com os riscos que isso implica. Não adianta se basear  na experiência de quem já se aventurou por aí: essa experiência é fundamental, sem dúvida, mas existem descobertas que você fará sozinho(a). Os aprendizados de outros empreendedores vão te ajudar a se preparar para alguns desafios, só que é aquela história: eles são eles, você é você. Com suas próprias habilidades e limitações, com sua própria forma de encarar os fantasmas que geralmente tiram o sono de quem empreende.
Felizmente, além do testemunho de quem já enfrentou essas ameaças, existem instrumentos que podem te ajudar a superá-las. São cursos totalmente online e gratuitos para você entender que não se tratam de nada além disso: meras assombrações. E que, vindas das sombras, não podem resistir à luz do conhecimento (aplicável).
Vamos conhecer algumas delas, e os cursos certeiros para combatê-las:
1. O temível cliente desconhecido
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Uma figura espectral, sem perfil nem vontade definidos, e a qual, por isso, você não faz ideia de como abordar. É, não conhecer bem o público que consome seu produto ou serviço pode ser mesmo assustador.
Mas existe um curso criado exatamente para resolver esse problema. É o Como Construir a Empresa Certa para os Clientes Certos.
Com ele, você vai aprender a identificar as verdadeiras dores e as necessidades não satisfeitas dos clientes. São cerca de seis horas de vídeo-aulas com Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício. E se o seu inglês não está tinindo, não se preocupe: tem legendas em português.
Pode acreditar: depois desse curso, o cliente desconhecido não vai mais tirar seu sono!
2. O medonho descontrole financeiro
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Perder o controle sobre as finanças é um dos maiores medos dos empreendedores. Se você é vítima disso, não se preocupe: é perfeitamente normal que você pode entenda tudo sobre um produto, um serviço ou um mercado específico, mas nada de planilhas ou cálculos.
E para te ajudar a entender, existe o curso Finanças Básicas para Empreendedores. Com ele, você aprende a pegar esse touro pelos chifres, controlando as entradas e saídas do seu caixa e garantindo a saúde financeira da sua empresa. Neste caso, as vídeo-aulas são ministradas pelo mentor Endeavor Marcelo Nakagawa, verdadeiro craque no assunto. São mais ou menos quatro horas de conteúdo totalmente online e grátis.
3. O abominável retorno sobre os investimentos em Marketing
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As ferramentas de Marketing podem ser poderosas aliadas da sua empresa – desde que bem conhecidas e utilizadas. Do contrário, você corre o risco de investir tempo e dinheiro em esforços infrutíferos, o que pode ser letal para sua gestão. Não é apavorante?
O curso Introdução ao Marketing para Empreendedores atua exatamente nessa questão. Aqui você aprende a definir sua estratégia de Marketing, a posicionar sua marca e a conquistar mais clientes. Ou seja, o curso joga luz em uma área que pode ser para lá de assombrada.
São pouco mais de quatro horas de vídeo-aulas ministradas por Leonardo Filardi, especialista em negócios de alto crescimento.
4.  O assustador funil de vendas 
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Imagine a situação: você tem uma vaga ideia de como é a jornada de compra do seu consumidor, mas ainda não consegue encaixá-lo em um funil de vendas. Ou seja, ele não está totalmente fidelizado e pode correr para os braços da concorrência. Uma perspectiva angustiante e aflitiva, não?
Ainda bem que você pode contar com o curso Como Aumentar e Gerenciar Suas Vendas para evitar essa situação. Com as quatro horas de vídeo-aulas, você vai aprender a estruturar uma estratégia de vendas para alavancar receitas e garantir maior satisfação dos clientes. O conteúdo é ministrado pelo especialista Thiago de Carvalho.
5. A amedrontadora incerteza sobre como crescer
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Se você está ansioso para avançar nos negócios mas não construiu uma estrutura sólida para crescer, esse próximo passo pode causar problemas.
E para resolvê-los, foi criado o curso Como tornar seu negócio escalável e inovador, que ensina como inovar e criar um negócio com alto potencial de crescimento.
São cinco horas de vídeo-aulas com conteúdo totalmente aplicável, ministrado pela especialista Camila Key.
Enfim, esses cursos são algumas armas para te ajudar a combater monstrinhos que vivem causando ansiedade em quem empreende. O importante é adquirir conhecimento e botar para fazer. Porque só assim você vai descobrir sua própria forma de vencer esses medos. Boa sorte!

Clientividade: entenda a arte de oferecer o que o cliente quer



Livro apresenta um conceito inovador que busca desconstruir as teorias tradicionais do marketing

Publieditorial, 
Reprodução
 César Souza, autor
Clientividade. Palavra nova, que talvez você ainda não conheça, mas que chega com poder de fazer frente à crise. Esse é o título do novo livro de César Souza, consultor, presidente e fundador do Grupo Empreenda, que tem em sua carteira de clientes diversas empresas da lista das 500 maiores e melhores do Brasil. Um dos palestrantes mais requisitados do país, ele costuma afirmar que cliente é muito importante para ficar apenas nas mãos do pessoal de vendas, marketing e atendimento. É com esse tom provocador que ele lança o livro que propõe uma revolução no mundo corporativo: colocar os clientes no centro das decisões dos negócios.
Autor do best-seller “Você é do tamanho dos seus sonhos”, que já passou a marca dos 200 mil exemplares vendidos e que receberá uma edição definitiva em junho pela Best Business, Cesar revela em seu novo livro os principais desafios da gestão de clientes. Baseado em uma ampla pesquisa com mais de mil executivos e dirigentes das maiores corporações brasileiras, o consultor revela, por exemplo, que a maior dificuldade para as empresas é construir uma cultura em que todos os colaboradores e parceiros estejam voltados para o cliente. É por isso que ele defende que o cliente é assunto de todos, do porteiro ao presidente.
Ao apresentar o conceito e mostrar como funciona o princípio da “Clientividade”, Cesar critica o marketing tradicional, que ainda enfatiza os 4Ps (produto, preço, promoção e praça). Segundo o consultor, este modelo não dá a devida prioridade ao cliente. Neste contexto, ele aponta uma reestruturação na definição dos valores de produtos e serviços. Se antes eram os custos que definiam o valor final, agora são os preços que definem os custos:
“Em vez de obter lucros adicionando um percentual em cima de custos de produção, as empresas agora definem o que podem gastar a partir do preço que seus clientes estão dispostos a pagar. Quem dita as regras, atualmente, é o valor percebido pelo cliente”, declara.
Dedicando especial atenção à linguagem e suas intenções, Cesar propõe a substituição dos PDVs (pontos de vendas) pelos PDCs, pontos de compra, o que indica o foco no comprador e não nos vendedores. Outro pilar inovador criado por ele é o “solucionamento”, que vai além do atendimento e do relacionamento ao apresentar soluções integradas que gerem valor, não apenas produto e preço.
Com uma linguagem dinâmica e baseada em situações rotineiras, “Clientividade” indica o caminho para fidelizar os clientes de uma forma constante e rentável, uma estratégia essencial para a sustentabilidade dos negócios, sobretudo, em tempos de crise.

Serviço

CLIENTIVIDADE - Como oferecer o que seu cliente quer
César Souza
160 páginas
R$ 24,90
Editora Best Business
(Grupo Editorial Record)

20 RECURSOS DO FACEBOOK, DO TWITTER, DO LINKEDIN E DO PINTEREST QUE VOCÊ NÃO SABIA QUE EXISTIAM (MAS DEVERIA SABER)

Por Romulo Correa

Date
21/07/2016 i

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As redes de mídias sociais estão sempre incluindo novos recursos bacanas, mas pode ser difícil acompanhá-los, principalmente se não houver um anúncio sobre a mudança.
Por exemplo, você sabia que pode reorganizar as seções da página da sua empresa no Facebook? Que pode incluir uma apresentação do SlideShare diretamente em um tweet? Ou pode adicionar notas ocultas de relacionamento às suas conexões do LinkedIn? (Esse é o meu favorito).
Nossas redes sociais favoritas podem fazer tanta coisa legal que algumas delas podem passar despercebidas. Para ajudá-lo a descobrir esses tesouros escondidos, reunimos vinte desses recursos menos conhecidos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no Pinterest. Confira aqui.
Vinte coisas pouco conhecidas que você pode fazer no...

Facebook

1) Salve links para mais tarde.

Você já viu artigos em seu feed de notícias que gostaria de marcar para ler depois? É possível fazer isso. Há pouco tempo, o Facebook adicionou um recurso que permite aos usuários salvar links para artigos, eventos, programas de TV, música e muito mais. Assim, eles podem ser lidos mais tarde. Basta clicar naquela pequena seta para baixo no canto superior direito do artigo no seu feed e escolher a opção “Salvar”.
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Para ver o que você salvou, vá para a sua página inicial e selecione “Salvos”, na coluna da esquerda. (Ou vá direto para https://www.facebook.com/saved/.)

2) Substitua anúncios por filhotes de animais.

Nada como filhotes dormindo para me fazer sorrir. Se você ama animais e odeia banners, então talvez o BabyAnimalBlocker seja sua alma gêmea. A extensão gratuita do Chrome transforma anúncios em imagens de animais em qualquer site que você visite, incluindo o Facebook. (Saiba mais sobre isso aqui.)
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3) Encontre conversas direcionadas.

A barra de pesquisa na parte superior da sua página do Facebook não serve apenas para pesquisar nomes (Ou páginas, grupos, eventos e aplicativos.) Agora, você pode digitar algumas palavras-chave para procurar posts do feed de notícias, tanto no computador quanto em dispositivos móveis. (Saiba mais sobre a atualização da pesquisa gráfica [Graph Search] do Facebook aqui.[em inglês])
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4) Faça uma enquete com as pessoas em um grupo ou evento.

Embora o Facebook tenha removido o recurso de enquete das atualizações de status das páginas de empresas, você ainda pode fazer isso em grupos e eventos. Escolha a guia "Enquete" dentro da barra de atualização de status. Clique em "Adicionar opções de enquete" para inserir opções de múltipla escolha. Use esse recurso para pedir comentários do público sobre a localização ou execução do evento, um conteúdo que você tenha postado e assim por diante.
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5) Edite fotos diretamente no aplicativo do Facebook para dispositivos móveis.

Se você quiser fazer uma rápida correção em uma foto no seu dispositivo móvel, pode editá-la até certo ponto no aplicativo do Facebook. Melhore a foto, aplique um filtro ou corte/gire a foto.
Como? Depois de fazer o upload, basta tocar na foto para que essas opções sejam exibidas na parte inferior da tela.
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6) Reorganize as seções na página da sua empresa.

Quer que a seção “Fotos’ venha acima da “Sobre”, na página da sua empresa? Não tem problema. É só você passar o mouse sobre o cabeçalho da seção até que um pequeno lápis apareça. Clique no lápis e escolha "Gerenciar seções".
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A partir daí, você pode arrastar para reordenar.
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Twitter

7) Incorpore apresentações SlideShare diretamente em seus tweets.

Quando você inclui uma apresentação SlideShare diretamente em um tweet, seus seguidores podem folheá-la sem precisar sair do Twitter (ou da página em que o tweet está incorporado). 
Para incluir uma apresentação SlideShare em um tweet, você só precisa criar um link para ela. A inclusão será automática. Você também pode fazer isso para documentos e vídeos do SlideShare.

8) Descubra quem deixou de seguir você.

Usando o unfollowers.com, você realmente pode descobrir quem deixou de seguir sua conta no Twitter. Isso é especialmente útil para as marcas que estão construindo presença no Twitter e fazendo experimentações com abordagens diferentes como voz, tempo de postagem e assim por diante. Se você descobrir que muita gente importante e relevante está deixando de seguir você (como pessoas influentes do seu setor), precisará mudar algo na sua estratégia.

9) Fixe seus GIFs no Twitter para eles serem reproduzidos automaticamente.

Se você postar um GIF no Twitter adicionando-o como se fosse uma foto, ele não será reproduzido automaticamente no feed do Twitter dos seus seguidores. Mas ele fará isso se você fixá-lo na parte superior do seu feed do Twitter. Experimente!
Para fixar um tweet, você precisará primeiro tweetá-lo. Em seguida, clique nas reticências na parte inferior do tweet e escolha "Fixar na sua página de perfil". Ele vai aparecer na parte superior do seu feed, na sua conta pessoal do Twitter, até você cancelar sua fixação (o que pode ser feito se você clicar novamente nas reticências e selecionar “Desafixar da página de perfil”).
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10) Analise seus tweets gratuitamente.

Quase todas as pessoas (artigo em inglês) com uma conta do Twitter agora podem usar o Twitter Analytics para ter acesso livre aos dados sobre a atividade de sua linha do tempo e seus seguidores. O painel de controle fornece dados sobre impressões, participação, cliques em links, retweets, favoritos e respostas. Você pode até exportar esses dados para um arquivo do Excel. (Saiba mais sobre o Twitter Analytics aqui. [artigo em inglês])

11) Pesquise e analise uma hashtag.

Usando o Topsy.com, você pode pesquisar hashtags diferentes e ver se os usuários as estão usando, com que frequência em determinado período e muito mais. Robyn Showers, a gerente de mídias sociais aqui do HubSpot, usa esse recurso quando está escolhendo uma hashtag para um evento futuro. Por exemplo, uma vez ela ficou em dúvida entre #watchitwednesday e #webinarwednesday. O Topsy.com informou a ela que #watchitwednesday era usada historicamente por marcas esportivas e a comunidade de hip hop, um público bem diferente daquele do HubSpot. Então ela escolheu #webinarwednesday, que não era utilizada há anos e historicamente tinha um público mais voltado para a área de negócios.

12) Marque pessoas nas fotos do Twitter.

Assim como no Facebook, você pode marcar suas fotos no Twitter, e isso não entra na contagem dos 140 caracteres. Depois de fazer o upload da foto no seu tweet, você pode clicar em "Quem está nesta foto?" e marcar até dez pessoas.
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13) Crie uma colagem de fotos do Twitter.

Precisa escolher entre duas, três ou até quatro fotos para tweetar? Acabou a indecisão: você pode incluir até quatro fotos em um tweet automaticamente e criar uma colagem. Veja este exemplo do BuzzFeed:
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13) BuzzFeed:

As seis fotos mais interessantes de Zac Efron vestindo calça de pregas
180 180 Retweets563 563 curtidas
Este recurso está disponível para computadores e dispositivos móveis, e requer apenas algumas etapas simples. Aprenda aqui a criar colagens de fotos no Twitter (artigo em inglês).

14) Ver todos os tweets que você classificou como favoritos.

Na sua página do Twitter, você pode ver todos os tweets que alguma vez classificou como favoritos (qualquer pessoa pode vê-los também). Você pode usar esse recurso como uma ferramenta de marcação ou como um local para rever seus tweets prediletos naqueles dias de chuva.
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LinkedIn

15) Adicione notas ocultas de relacionamento.

Como eu disse, este é meu recurso pouco conhecido favorito do LinkedIn. É possível adicionar a qualquer conexão notas de relacionamento, lembretes e uma nota sobre como vocês se conheceram (e quem os apresentou). Para acessar esse recurso, clique em "Relationship", logo abaixo da foto de perfil da pessoa. Ninguém mais pode acessar as informações que você coloca aí.
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16) Inclua arquivos de mídia no seu perfil.

Acabe com o peso do seu perfil e acrescente mídia ao texto para demonstrar o seu trabalho. Você pode usar imagens, documentos, links, SlideShares, vídeos e áudio a seções diferentes do seu perfil. Para adicionar esses arquivos de mídia, clique em "Editar perfil" e procure o ícone de mídia quando você passar o mouse sobre cada seção.
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17) Salve uma busca de emprego (ou dez).

A procura de um emprego no LinkedIn geralmente dura mais de uma sessão de login. Depois de fazer uma pesquisa, você pode salvar o resultado clicando em "Salvar" na parte superior da página. Você pode salvar até dez pesquisas de emprego de cada vez.
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18) Crie uma página de demonstração (Showcase Page).

As páginas de demonstração são páginas ramificadas da página principal de uma empresa. Com elas, as empresas podem promover produtos específicos ou fazer ações de marketing para uma buyer persona específica. A Microsoft, por exemplo, tem páginas de demonstraçãopara o Office, Dynamics, Lync e outros produtos:
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Se seu objetivo é manter o conteúdo do LinkedIn relevante, pessoal e interessante para buyer personas específicas, as páginas de demonstração podem ser um ótimo acréscimo à sua estratégia de mídias sociais. (Se você quiser saber mais, veja aqui um guia para iniciantes em páginas de demonstração. [em inglês])

Pinterest

19) Use links rastreáveis que não são marcados como spam.

O Pinterest tende a bloquear links abreviado; portanto, se você está adicionando cookies a links e abreviando-os, provavelmente seus pins não estão vinculando a lugar nenhum. A boa notícia é que você realmente não precisa encurtar seus links rastreáveis no Pinterest. Ao contrário de redes sociais como o Twitter, o link em si não fica visível para os usuários, são os pins que ficam vinculados. Então, tudo que você precisa fazer é criar aquele link longo e rastreável e pronto. (Saiba como aqui.[artigo em inglês])

20) Veja quem está fixando pins do seu site.

Você já se perguntou quais usuários específicos do Pinterest estão fixando pins do seu site? Veja como: copie e cole este link na sua barra de endereços: http://www.pinterest.com/source/yourwebsite.com/. Em seguida, troque "yourwebsite.com" pelo endereço do seu site e pressione Enter. (Por exemplo, para ver quem está fixando pins do HubSpot, nós digitaríamoshttp://www.pinterest.com/source/blog.hubspot.com/.)
E agora que você tem todas as dicas para turbinar suas redes sociais, é importante saber como utilizar esses canais tão populares na sua estratégia de marketing digital. O certificado inbound é um curso gratuito e completo que te ensina o momento certo de investir em redes sociais.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Comportamento do consumidor: 4 cases de sucesso


Algumas das empresas reconhecidas como inovadoras servem de exemplo de como os próprios consumidores ajudam um negócio a prever os passos do público se reinventar

Pedro D’Angelo, Administradores.com, 
iStock
Se você quer se dar bem no seu negócio, já sabe que entender o comportamento do consumidor é fundamental, certo?
Ouvir o seu cliente, entender seus hábitos e se basear nas informações coletadas para dar os próximos passos é essencial para tomar as decisões certas e seguir para o sucesso. Mas como as empresas conseguem, na prática, agir com base em informações concretas obtidas diretamente com seus clientes?

Algumas das empresas reconhecidas como inovadoras servem de exemplo de como os próprios consumidores ajudam um negócio a prever os passos do público se reinventar, explorar novas possibilidades e crescer ainda mais.

Confira então alguns cases de como a análise do comportamento do consumidor faz a diferença para as empresas.

Amazon.com
Com mais de 1,5 bilhão (sim, bilhão!) de itens disponíveis em seu catálogo, a Amazon é um verdadeiro gigante do e-commerce mundial. E como ela chegou nesse posto? Trabalhando a informação.

A Amazon é reconhecida pelo grande trabalho que faz de captação de dados dos seus clientes, que são convertidos em estratégias que preveem o que oferecer ao consumidor a seguir. Eu mesmo comprei um livro na Amazon e já estou tentando – com todas as minhas forças – resistir às novas ofertas e dicas super relevantes para mim que estão chegando no meu e-mail.

Além desse tipo de estratégia, já bastante utilizada, que sugere novos produtos e oferece promoções especiais com base nas informações que você já forneceu ao site, a Amazon ainda pretende ir além. Atualmente, a empresa já estuda formas de prever tanto o comportamento do consumidor a ponto de preparar o envio de novos produtos antes mesmo da compra ser efetuada! É, quando chegarmos lá, acho que não vou conseguir resistir mais e vou acabar comprando mais livros.

Netflix
Quando se fala em empresas inovadoras e que sabem muito bem ouvir seus clientes, a Netflix sempre está na lista – e muitas vezes, no topo dela. A força e a relevância que a Netflix tem enquanto negócio, hoje em dia, é inegável, porque ela faz o possível e o aparentemente impossível para inovar, se impor no mercado e sair na frente.

A Netflix utilizou estratégia de pesquisa para desenvolver House of Cards, identificando pelo comportamento do consumidor quem seriam os atores e diretores que os espectadores mais gostam de ver. Se isso já é brilhante, fique sabendo que o estudo dos hábitos de consumo não para por aí.
Recentemente, a Netflix divulgou um estudo sobre os hábitos dos usuários ao assistir séries, analisando 100 séries vistas em 190 países. O estudo mostra como o espectador costuma assistir cada tipo, quanto tempo dedica ao programa e, assim, é possível entender quais os fatores que levam a isso. Séries com ação e velocidade são “devoradas”, enquanto séries com tramas elaboradas e dramas intensos são “saboreadas”. Você acha que eles vão parar por aí com essa informação? Pode ter certeza que não.

Café Pilão
Se você acha que só empresas de tecnologia, que conseguem coletar dados online, podem inovar e oferecer experiências baseadas no comportamento do consumidor, saiba que está enganado. Imagine você como uma marca tradicional de café pode sair na frente da concorrência e oferecer novidades ao consumidor. Foi isso que o café Pilão fez.

Como é cada vez mais comum que o brasileiro faça todas as suas refeições e lanches fora de casa, a Pilão resolveu sair da prateleira do supermercado e criar um espaço só seu para receber seu cliente. Resultado disso é a Casa Pilão, que nasceu lá em 2010 e mudou a realidade da empresa de produto para oferecer serviços e ainda se transformar em franquia.

A ideia é simples: entendendo que o padrão do consumidor era o de se alimentar fora de casa e visando proporcionar uma nova experiência para os amantes de café, a empresa super tradicional deu um passo à frente que trouxe valor à marca, respeitando e mantendo o nome que a empresa já carregava.

Spotify
Outro queridinho quando o assunto é case de sucesso em inovação para o consumidor é o Spotify.

A plataforma de streaming de música é notícia em todo mundo, seja pelas discussões que traz para a indústria musical, pelas vantagens oferecidas aos usuários (gratuitos ou pagos) e, mais ainda, pelas novidades e invenções que traz enquanto empresa.

Assim como a Netflix, que já aposta em produções próprias de séries e até mesmo de filmes, o Spotify vem traçando estratégias com base no – enorme – volume de informações que tem dos seus mais de 75 milhões de usuários.

Bem recentemente, inclusive, o Spotify lançou um documentário sobre o cantor Gabriel o Pensador, como a primeira grande aposta de novo conteúdo da plataforma no Brasil. E o documentário “Gabriel o Pensador: Derrubando muros, expandindo horizontes” foi, basicamente, um trabalho de análise de informações.

Levando em consideração a aceitação por parte dos fãs de música no Brasil e a relevância do artista – socialmente, politicamente, etc -, Gabriel o Pensador foi escolhido, de certa forma, pelos fãs e para os fãs.
Tudo indica que essa será apenas a primeira de muitas iniciativas que a marca lançará no mercado. É só esperar para ver, ouvir, interagir e muito mais.

Deu para se inspirar nos cases para tentar fazer o mesmo na sua empresa ou com a sua ideia de negócio? Então lembre-se delas, as pesquisas de mercado. Fazendo uma pesquisa com suas Buyers Personas ou mesmo uma pesquisa de satisfação com seus clientes atuais você consegue se planejar para dar os próximos passos e ser tão inovador quanto a Netflix (ou quase isso…). Vamos lá?

Pedro D'Angelo - Especialista em pesquisa de mercado do Opinion Box, plataforma pioneira de pesquisa digital.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

O poder de uma embalagem


Mais do que chamar atenção para os produtos no PDV, embalagens também têm papel crucial no processo logístico

3M Inovação
iStock
Imagine um simples melão. Daqueles que vêm com um adesivo indicando que está maduro e pronto para consumo. Você compra, leva para casa, abre. Mas quando vê não está como esperava. Ou além do ponto, ou ainda não amadurecido o suficiente. Talvez você, como consumidor, não queira se dar ao trabalho de voltar ao supermercado para reclamar. Mas coloque-se na posição de lojista e imagine que esse problema aconteceu não apenas com um cliente, mas com vários. Muito provavelmente, um lote inteiro foi comprometido. O que fazer?
Talvez você não saiba, mas, a partir daquele melão defeituoso, graças à tecnologia de embalagem dele, pode ser possível saber quanto tempo o produto levou para ser transportado, quem transportou, qual empresa o distribuiu, qual plantou, a fazenda específica e até mesmo o local do terreno de onde foi colhido.
Esse caso ilustra muito bem e nos permite ter uma dimensão mais clara de quão importante é a inovação no segmento de embalagens. E não falamos aqui simplesmente das que envolvem os produtos nas prateleiras das lojas, mas numa perspectiva bem mais ampla.
Uma tecnologia da 3M, desenvolvida e aperfeiçoada inteiramente pelas equipes brasileiras da empresa, permite construir a rastreabilidade de alguns processos da cadeia logística de um produto com um nível de detalhe de impressionar. O foco dessa solução é a demanda por embalagens de despacho, aquelas de papelão que levam os produtos das fábricas às lojas.
Guilherme Loureiro, Gerente de Produto da 3M Brasil, explica o funcionamento. "Contamos com diferentes insumos, para diferentes aplicações. A identificação e rastreabilidade se dá por meio de etiquetas, com soluções para diferentes mercados, alimentos, bebidas, frigoríficos e vários outros. Junto delas, a 3M tem a solução completa para implantar a identificação e a rastreabilidade. Temos desde um simples aplicador de etiquetas até sistemas complexos, com print&apply, balança para pesagem dinâmica e software para controle de todos os periféricos da linha de identificação".

Por que isso importa?

Vendo de fora, talvez não seja fácil perceber o quão importante é esse processo de identificação e rastreabilidade. O próprio mercado levou muito tempo para aprender a aproveitar as potencialidades que esses sistemas oferecem. Loureiro lembra, por exemplo, que por muitos anos as industrias não utilizavam os códigos de barras das embalagens para gerenciar os estoques da produção.
"Anos atrás, a indústria utilizava uma etiqueta por que alguém mandou colocar, mas não sabia o potencial e a utilidade real daquilo. Mas hoje existe um movimento nas empresas para utilizar de fato essa identificação. Quando a empresa faz isso, ela consegue rastrear para saber o que está acontecendo com o produto na cadeia logística", explica Guilherme.

Economia e sustentabilidade

Outro case da 3M reforça a importância da inovação em embalagens. Nesse caso, trata-se da Solução Multipack 3M, que serve para criar kits promocionais no ponto de venda, como, por exemplo, aquelas ofertas "pague 3 e leve 4" que reúnem em um só pacote a 4 unidades de pasta de dente.
Depois de muitas pesquisas, a empresa chegou a um solução que é mais atrativa que outras disponíveis no mercado até então e sustentável. "Gera economia, não danifica a embalagem original, e por usar menos material, você tem ganhos para o meio ambiente", ressalta Loureiro.
E, por falar em sustentabilidade, essa solução multipack têm ainda outros aspectos relevantes nesse âmbito. Seu processo de produção consome menos energia e produz um volume bem menor de resíduos.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

MAIS VALOR E MENOS PREÇO

Por Gerente Comercial de Varejo e Franquias)
Vivemos um momento conturbado politicamente e de recessão em nosso país, gerando quedas abissais em rendas familiares, consumo, faturamento, rentabilidade e tendo como consequência, o desemprego. 

Para alavancar as vendas, grande parte das empresas tem focado em oferecer altos descontos e preços baixos em seus produtos, procurando assim atrair os consumidores através de seus preços.
Baixar preços como estratégia de venda, sempre será uma atitude mais rápida para conseguir girar seu estoque e atrair mais consumidores.  Porém a mais rápida não é necessariamente a mais eficaz.
Sacrificar suas margens, sem uma avaliação responsável de impacto em rentabilidade e saúde financeira da empresa é um caminho sem volta para colocar sua empresa em sérios problemas de caixa e inadimplência junto a seus credores. 
“A guerra de promoções e preços baixos esta com toda força entre as empresas, sacrificando margens, custos, postos de trabalho e deixando como vitimas empresários, trabalhadores e suas famílias.”
Tirando necessidades especificas como;  negociação em cascata com fornecedores para promover determinado produto, trocas de produtos sazonais ou com prazos de vencimento próximos de vencer para renovação de estoque. Toda e qualquer politica de preços com descontos agressivos, deve ser pensada e calculada no impacto direto sobre as finanças de sua empresa.
Também pode e deve ser utilizada com o objetivo de causar um impacto momentâneo, gerando uma sensação de oportunidade única, com produtos específicos e tempo curto de duração.
Outra questão primordial, é quando nossos principais atrativos são promoções e ofertas, passamos a imagem que a qualidade daquela marca e/ou produto serem apenas seus preços. Criando uma visão especifica de ser tratado apenas como commodity. Sem agregar qualidades, facilidades, benefícios, serviços, marketing, diferenciais, conceito e desejo. 
Como disse anteriormente, a ação exclusiva de pricing é a mais rápida, mas ela se torna muito mais necessária quando seu produto não agrega todos esses outros conceitos, que são muito mais morosos e necessitam de mais dedicação para conseguir os resultados esperados. Mas, que quando são elevados como foco primordial de trabalho e ações, começam a gerar frutos mais saudáveis para faturamento e saúde financeira de sua empresa e relação junto a consumidores.
Nós consumidores quando começamos a ver vantagens e benefícios que determinado produto, serviço ou marca é capaz de trazer em nossa vida, começamos a colocar valor em sua empresa e a questão preço passa a ser apenas mais um item em nossa decisão de compra, mas não o fator decisivo.
Gerar valor em nosso trabalho, nossa relação com colaboradores e clientes, em nossos produtos, serviços e principalmente em nossa marca, é agir com responsabilidade em todos os envolvidos nesse processo. É se preocupar com qualidade, agilidade, ética, relação, respeito, diferenciação e principalmente credibilidade.
Criamos valor de toda nossa cadeia de trabalho quando oferecemos satisfação, retorno, conceito, experiências positivas e marcantes de compra a nossos clientes.  Esse trabalho é árduo, difícil, criterioso e deve ser realizado todos os dias e em todos os momentos. Apenas através de todo esse processo, conquistamos o respeito, confiança e desejo de nossos consumidores em nossos produtos e empresa.
Não estou aqui defendendo aumento de preços, fim das promoções, margens absurda de lucros e ganhos, estou sim sugerindo uma mudança de foco em gestão.
No final mesmo com toda essa turbulência vivida, nós consumidores queremos sempre ter a certeza de fazer um bom negocio, investindo nosso tão suado dinheiro em compras que vão nos trazer benefícios e mudanças positivas em nossas vidas.
Gerar satisfação e felicidade a seus consumidores é rentável e sempre será um bom negócio!

terça-feira, 28 de junho de 2016

Mais uma do SBT para você se inspirar


Emissora promove nova série "A Garota da Moto" pregando uma "pegadinha" em publicitários

Redação, www.administradores.com, 
Para apresentar a nova série “A Garota da Moto” ao mercado publicitário, o SBT, em parceria com a Giusti Comunicação, criou uma ação inusitada. Com objetivo de destacar o universo da trama, uma motogirl visitará as principais agências de publicidade do país. Na ocasião, os profissionais de mídia serão presenteados com um kit irreverente, que remete à fama que os motoboys possuem no trânsito: a de arrancar retrovisores dos carros.
Com isso, os publicitários receberão um retrovisor universal, para substituir o que a “Garota da Moto” teria arrancado, acompanhado de uma carta escrita a mão pela personagem principal da trama – Joana – com um pedido de desculpas. A motogirl também aproveita a oportunidade para deixar o cartão de visita de Joana para serviços de entrega, que na verdade é um pen drive com o plano de mídia do SBT para a nova série.

A série

Com produção assinada pelo SBT e Mixer, “A Garota da Moto” relata a vida de Joana, interpretada por Christiana Ubach, uma jovem que decide fugir para São Paulo e trabalhar como motogirl para proteger o filho de uma psicopata (Daniela Escobar). Joana vê na moto sua melhor amiga, pois ajuda a fugir dos perigos e sustentar seu filho em meio a tantos desafios. Uma série cheia de suspense, drama, humor e romance. A atração estreará em julho e terá 26 episódios de 46 minutos cada.